« Foto histórica! | Home | BBB chega ao fim... aleluia! »

março 27, 2005

Terri Schiavo

Eu poderia discorrer linhas e mais linhas hoje explicando a sensação de orgulho que estou sentindo, por ter terminado as vinhetas do talk-show que gravaremos amanhã na universidade. Sabe aquela sensação de dever cumprido, de algo que você se matou fazendo por vários dias, sem ajuda, tendo que pesquisar tudo sozinha? Bem, é isso. Daqui a pouco o Diretor do programa vem aqui em casa conferir o resultado final e dar o ok para enfim renderizar e gravar.

Mas não, resolvi escrever hoje sobre algo que vem me incomodando há dias e estava entalado na minha garganta: o caso Terri Schiavo.

Alguém poderia avisar a Sol, da novela América, o que anda acontecendo no país em que ela tanto almeja morar? O país do Sr. George W. Bush faz embargos comerciais absurdos contra quem não concorda com seu american way of democracy... afronta a autonomia de um país, invade-o e saqueia-o com o pretexto de procurar falsas armas químicas... e agora cria leis exclusivas para beneficiar pessoas específicas, como numa ditadura.

Sim, estou falando dos pais de Terri Schiavo. Não, não sou uma pessoa sem coração. Antes de me xingarem, leiam esse post na íntegra e entendam: deixar Terri morrer é errado, mas deixá-la viver, também é.

O Judiciário autorizou deixar uma cidadã morrer de inanição porque o marido não quer mais cuidar dela. E isso está absolutamente dentro da lei! Claro que acho um absurdo o marido de Terri querer pôr fim à vida da moça (que sequer pôde manifestar seu desejo de continuar vivendo ou não), enquanto os pais se dispuseram a cuidar dela. Quando o judiciário deu parecer favorável ao marido, engoli em seco, afinal é exatamente isso que a Lei determina: o dispositivo segue a lógica que escolhemos com quem nos casamos, o que não vale para outros parentescos. Sendo a paciente casada, quem responde é o cônjuge e nenhum outro parente.

Os pais recorreram, apelaram à comoção pública e ganharam os jornais do mundo todo. Infelizmente, apelaram pelo método mais amoral do Direito: o da canetada. Atropelando toda e qualquer lei, querem que o governador Jeb Bush impeça a determinação do juiz. Não podemos execrar o juiz que autorizou o desligamento dos aparelhos e negou o apelo dos pais de Terri, porque ele está cumprindo rigorosamente a Lei. Quem errou foi o Legislativo, criando leis de última hora, como numa ditadura, interfindo em decisões já tomadas pela Justiça. Derrubar a autonomia do Estado da Flórida para questões de sua exclusiva alçada foi na prática a mesma coisa que invadir e tomar conta do Iraque. Em ambos os casos, alegando questões morais. O conservadorsmo cabeça-dura do partido dos Bush, que sempre defendeu a autonomia e o poder dos Estados, falou mais alto e optou por uma intervenção federal. O juiz seguiu sua consciência e não deixou a "canetada" triunfar, e o novo apelo feito por Bob e Mary Schindler foi rejeitado. Doeu, mas sei que juridicamente, isso foi o correto.

Mas vê-la morrendo de inanição, agonizando por uma semana sem receber alimento pelo tubo em que estava conectada, me faz morrer um pouco por dentro também. Pior que a morte por inanição é também juridicamente aceita! Chama-se isso de ortotanásia, ou seja, deixa-se que a doença siga seu curso natural, sem intervenção médica. Mas não dá. Dói demais no coração, não consigo aceitar de jeito nenhum.

Juridicamente, tudo está sendo feito de forma correta. Mas questões morais e religiosas fizeram a opinião pública criar todo um celeuma em cima do caso. E o mundo todo, de uma hora para outra, faz de conta que não existe mais Lei. Ouvir os advogados dos pais de Terri dizer que uma simples "canetada" resolve tudo passa a ser aceitável. Todos são iguais perante a lei, mas como bem diz a música, uns são mais iguais que outros...

Aplaudo o fato da lei estar sendo cumprida. Pelo amor de Deus, não condenem a Corte Estadual do Circuito de Pinellas-Flórida, que rejeitou os recursos dos pais de Terri; não condenem o juiz George Greer, responsável pelos pareceres contra a reconexão dos tubos de alimentação. Tampouco os pais de Terri, que mesmo atropelando a lei, o fazem apenas por amor à filha.

Assim, essa Páscoa é triste para mim. Logo numa data em que se celebra a Vida, a Ressurreição, eu (que trabalho com pacientes especiais, dedicando a eles o maior amor do mundo) sou obrigada a assistir algo que ao meu ver, não é eutanásia, mas homicídio com requintes de crueldade - tudo amparado pela lei! Eu sou a favor da eutanásia, mas é o cidadão que deve decidir o destino de sua própria vida, e não os outros, como no caso de Terri Schiavo. Os bã-bã-bãs do Direito que me perdoem, mas dá vontade de rasgar o meu diploma, pois já tratei de alguns pacientes ditos "vegetativos" e a sensação que dá é que meu trabalho é considerado perda de tempo.

Se deixar Terri morrer é errado, e deixá-la viver também, o que fazer então? A única coisa correta, moral e juridicamente, seria o marido Michael Schiavo voltar atrás em sua decisão: ou deixar Terri viver, ou se divorciar, deixando Terri aos cuidados dos pais. Mas a ganância sempre fala mais alto: o divórcio o faria perder o US$ 1 milhão ganho de indenização em 1992, pelo não-diagnóstico da hipocaliemia causadora da parada cardíaca que a deixou a moça assim. E continuando com ela, ele teria que assumir o alto custo de seu tratamento...


Clique na imagem acima e veja o vídeo onde Terri sorri quando a mãe vai conversar com ela. É preciso ter o RealPlayer para assistir. Quem disse que isso é vegetativo?

Parem o mundo que eu quero descer...

postado via desktop

Escrito por Bia Kunze em em março 27, 2005 02:46 PM

Citações

Endereço para citar este post:
http://www.odontopalm.com.br/cgi-local/mt-tb.cgi/311

IMPORTANTE: escrevam nos comentários somente o que estiver dentro do assunto do post. Dúvidas genéricas sobre outros assuntos, mandem-nas para: bia arroba garotasemfio.com.br. Obrigada!

Questão difícil e polêmica...

Segundo esta entrevista na Folha(http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u81874.shtml)
Ela não sente mais nada, o que elimina o fato de ela sentir algo até a morte.

Sem querer fazer julgamentos explícitos de ninguém, manter a moça viva deve dar lucro pra alguém!!! E o fato de os pais amarem sua filha e por isso desejarem que ela permaneça viva, mesmo SEM NENHUMA QUALIDADE DE VIDA, TALVEZ(REPETINDO, TALVEZ!!!) indique eles amam mais a si que a própria filha, pois não suportam a dor de perdê-la!!!

Mas como disse, é uma questão difícil de se julgar de longe!!!

BY the way, Boa Páscoa, no sentido cristão do termo, tempo de ressucitarmos para a vida plena!!!

Escrito por sergio lima em março 27, 2005 03:39 PM

Esse é um caso complicado, principalmente pelo fato de ter gerado tal comoção pública, o resultado disso geralmente é a veiculação de notícias com muita paixão, mas sem imparcialidade. Quero dizer com isso que não se sabe realmente o que acontece. Eu também fiquei meio chocado com isso de cortar a alimentação da moça, independente de ela sentir ou não alguma coisa isso parece realmente ser uma forma cruel de terminar a vida de alguém. Agora, se ela realmente não sente nada, se não têm mais consciência, eu até concordo com a decisão pela eutanásia, pois nesse caso isso não é vida, é mera existência. O que me deixa nauseado nessa situação é a forma como se estipula um preço para a vida de alguém, hoje uma pessoa sofre algo e pensa logo em uma indenização, não na punição real dos culpados para que tal crime aconteça de novo.

Escrito por José em março 27, 2005 04:06 PM

COncordo contigo é homícidio sim. Matar alguém de fome e sede sai fora. E o marido está fazendo isto por dinheiro sim e vem me dizer que não que fico putissima :S

Escrito por DriScully em março 27, 2005 04:20 PM

Não sente nada, ok. Então, para que injetar morfina em alguém que não sente nada?

Escrito por Bia Kunze em março 27, 2005 06:37 PM

Sobre o fragmento do vídeo, algo que me pareceu óbvio a primeira vista, mas sempre bom ouvir outra opinião...

View the whole videotape

Sorry, but I'm a physician too, and I would never make a diagnosis based on part of a videotape, especially outside of my field. I've read the original court documents, and while the clipped videotape can convey the appearance of someone who is congnizant, the court expert, the judge, and the Guardian ad Litem appointed by Govenor Jeb Bush all agreed that the full videotape leads to a different conclusion. In addition, the Guardian ad Litem points out that up until very recently, the Schindlers did not dispute that Terri was in a persistant vegetative state. Here's the link: floridahealthinfo.hsc.usf.edu/ TheresaSchiavoFinalReport1December2003.pdf
E. Lamel,(MD), CA, USA

retirado daqui:
http://www.csmonitor.com/specials/readerswrite/schiavo.html?s=u

Perdem-me a sinceridade...mas não é este drama todo que estão fazendo.

Fato 1:
Ela tem qualidade de vida zero, não sente, não tem conciência, etc...

Fato 2:
A família (os pais da moça) não estão brigando pAra que ela fique viva, estão brigando para que o hospital continue pagando pra que ela permaneça com seu *ESTADO VEGETATIVO PERSISTENTE*.

Fato 3:
Não estão matando(comentendo homicídio), ou torturando a moça, estão deixando a natureza seguir seu curso...

Eu sei que, de fora do problema, é fácil ser racional, mas é preciso ler além das manchetes de jornais!!!

Escrito por sergio lima em março 27, 2005 06:37 PM

Eu analisei os vídeos baseado também na minha experiência com esse tipo de paciente. São fragmentos, ok, e foram os pais quem disponibilizaram.
Realmente, Sérgio, difícil julgar sem vê-la ao vivo e analisar a real situação como um todo.

Escrito por Bia Kunze em março 27, 2005 06:44 PM

A lei deve ser cumprida e pronto. Se tem algo errado com isto, muda-se (ou tenta-se) a lei. O pior é que deveria haver junto com esta lei, uma emenda proíbindo a divulgação de casos como esses!! É um absurdo a exploração da mídia... De uma certa forma também estou participando ao manifestar uma opinião, mas depois que se abre esta caixa de pandora, fica difícil. Lamentável...

Escrito por Wellington Peixoto em março 27, 2005 07:14 PM

Sabe, tenho acompanhado todo este caso bem de perto, discutido a respeito com diversas pessoas, mas ainda não tive a "coragem" de escrever a respeito. Na verdade eu ainda me sentia um pouco perdido sobre o que pensar a respeito. Até que conversando com uma amiga eu tinha separado a questão em dois pontos (jurídico e moral). Vc de certa forma fez o mesmo e concordo com vc. A lei pode e deve ser questionada, mas não via "canetada"... E a grande e correta solução deveria mesmo partir do marido. Agora, fato, deixar a pessoa morrer lentamente desta forma... É lei que em matadouros os animais devem ser mortos rapidamente, então pq no caso dela tem que ser assim, lentamente? "Deixar a natureza seguir seu curso" não entra na minha cabeça.

Escrito por Donizetti em março 27, 2005 07:58 PM

O que me revolta e a desumanização da paciente. Ora, parece-me que o problema é um meio-termo: ou se tiram os meios de sobrevivência e induzem à morte, ou deixam viver com o suporte medicinal. Mas deixar alguém seguir o curso da morte daquela forma é desumano, é triste.

Escrito por oculos em março 27, 2005 08:33 PM

Pois é, Wellington... sabe quantas Terris já passaram pelas minhas mãos? Várias...

Escrito por Bia Kunze em março 27, 2005 10:51 PM

Última tréplica...

Óculos, tirar os meios que a mantém em seu "estado vegetativo persistente" é mais digno à vida do que deixá-la exposta, na situação que está, a curiosidade mórbida dos seres humanos. Acredite, ela não sentirá nenhum sofrimento, pelo que pude entender...

Donizetti, num matadouro a morte deve ser rápida para evitar sofrimento!!! No caso desta jovem, a rapidez ou não, não está relacionada a sofrimento, uma vez que ela nada sente ou tem consciência de nada, segundo opinião de especialistas (vide laudo médico de especialistas que nunca foi questionado pela família, tá no link do meu comentário anterior) !!!

Bia, compreendo a sua aflição como alguém que conhece esta realidade de modo mais concreto.

O que quis dizer é que o julgamento que se tem feito da justiça, do marido da moça ou dos pais tem sido feito, baseado naquilo que chega até nós via imprensa.

É óbvio que existem muitas outras questões, complexas envolvendo o caso, e há muita MERCANTILIZAÇÃO DO FATO JORNALÍSTICO.

As coisas não são assim tão maniqueístas, um é o vilão o outro o bandido...

Se, talvez - eu digo talvez pois não nos cabe julgar estando tão distante dos fatos - houvesse um mínimo desejo de generosidade, clemência e valorização da dignidade humana não se faria a exposição pública da moça de modo tão sem ética como a família fez, atroplendo instâncias jurídicas etc e tal...

Não se prolongaria, por tanto tempo, uma "não vida, sem qualidade, sem consciência, sem nada" a não ser que não fosse por amar mais a si, que a própria filha...

Permitir o desencarnar desta moça, *pode ser*, também, uma forma de manifestar amor!!!

Escrito por Sérgio Lima em março 28, 2005 12:20 AM

Comentei isso com a minha esposa ainda ontem, deixá-la morrer de inanição é aumentar ainda mais o sofrimento dela, pois concordo com você ela não é uma "vegatativa" mas simplesmente não consegue expressar-se.
Na minha opinião, se não houver jeito de mantê-la viva, então que se faça a eutanásia, rapida e indolor...

Escrito por Neto Cury em março 28, 2005 04:08 AM

Pois é, Bia... Entendo que você tenha que passar por isto na sua profissão e especialidade que você escolheu e não deve ser nada fácil... Temos que agradecer (cada um ao seu modo), por não estarmos em nenhum dos lados dessa situação, isto é, do da moça em questão, dos pais, do marido, etc... Não posso negar, que só de olhar a foto dela acima ou as imagens da TV, enche os olhos de lágrimas de qualquer um!!! Usando uma expressão curta e bastante expressiva da língua dela: SHIT!!!

Escrito por Wellington Peixoto em março 28, 2005 10:43 AM

Vi ontem na TV que um milionário havia oferecido 1 milhão ao marido da moça para a deixasse com os pais, e ele não aceitou. Ele disse que a própria Terri havia pedido (antes do acidente) que caso ficasse em estado vegetativo deveria ser morta.

É de se pensar...

Escrito por Ricardo em março 28, 2005 11:39 AM

sou a favor de desligarem os aparelhos !
Se ela viver sem aparelhos bem, se não, amém !

Escrito por duard - Carlos Aquino em março 28, 2005 12:20 PM

Não temos o direito de tirar a vida, a vida eh um dom de Deus (Caso acreditem)claro que isso eh uma opinião muito pessoal, mesmo pensando desta forma, não saberia se manteria esta moça viva, realmente não sei se iria contra minha filosofia...eh triste, angustiante.
O que vejo, eh uma certa exploração por parte da midia em torno do caso, coisa tipica de alguns Gugus (Pseudo Apresentador Mentecapto e Boçal)da vida que adoram mostrar a desgraça dos outros.

Escrito por Edmundo em março 28, 2005 03:02 PM

BIa depois que terminei de escrever esqueci de dizer, ainda virei pra minha mãe disse: E A Amanda é o que??
Não sei se lembras, mais é minha vizinha, ela nunca, andou, sentou, egantinhou, falou ou qualquer coisa do tipo vive assim, com Home Care e sendo cuidado pelo outros e como Terri, tem a sonda de gastrostomia e respira sozinha, se ela sente dor não sabemos, se ela chora por fome, por dor não sabemos, então os pais quando quiserem vão deixa-la morrer de fome e sede???
Te garanto que não.

Escrito por DriScully em março 28, 2005 04:04 PM

Comente!




Lembrar?

(you may use HTML tags for style)