« Placar final da partida | Home | Perguntar ofende? »
maio 19, 2005
LifeDrive: vale a pena?
Com a alcunha de "Mobile Manager", a palmOne lançou ontem o aguardado LifeDrive, seu novo PDA topo de linha. A pergunta que fica no ar é: será que este PDA pode salvar a empresa do declínio de popularidade e vendas que vem sofrendo?

postado via pocket pc
Vamos às especificações:
Processador: 416 MHz, Intel XScale
RAM: 32 MB
ROM: 4GB Hitachi Microdrive
Conectividade: IrDA, bluetooth e wi-fi
Expansão: slot SD / SDIO
Gravador de áudio: sim
Câmera fotográfica: não
Display: resolução de 320 x 480 pixels
Bateria: íon-lítio, 1660 mAh
OS: Palm OS Garnet (5.x.)
Preço: U$ 499
Em resumo, não há grandes novidades, exceto pelo wi-fi (uma reinvidicação antiga) e pelo HD interno de 4 GB - o que nos faz indagar se o LifeDrive quer concorrer com os Pocket PCs ou com os iPods. O tamanho e o peso não são nada assustadores como os rumores antecipavam. Uma pena que o tão aguardado OS novo (Cobalt) ainda não tenha dado as caras. Mesmo assim, é um dispositivo altamente sedutor, com grande apelo de armazenamento de dados e multimídia. Uma ótima opção móvel para quem gerencia sua vida em trânsito a maior parte do tempo. O LifeDrive é também uma ótima chance para a palmOne reconquistar o terreno perdido pelos usuários que migraram para Windows Mobile em busca de máquinas mais poderosas. Mas não reconsquistando os "migrantes", pois o LifeDrive não apresenta funções novas para quem já tem PDAs topo de linha da Dell ou HP!
Mesmo de olho nos usuários novos ou em usuários de Palm OS com planos de trocar de máquina, há dois sérios obstáculos para o LifeDrive definitivamente cair no gosto do público hard-user:
Primeiro: o novo Windows Mobile 5 já saiu, com muitas melhorias interessantes especialmente nas aplicações nativas. E o principal: com update já liberado para usuários de PDAs topo de linha da Dell e HP. No (ótimo) site do Jalf, tem a lista completa das melhorias.
Segundo: a péssima imagem da empresa junto aos usuários, no que diz respeito à qualidade de seus produtos. Problemas crônicos como MDS, descascamentos, zumbidos, linha verde na tela dos modelos com câmera... O reflexo da atitude dos usuários começa agora a manifestar-se nas estatísticas, já que um relatório do Gartner Group mostrou que a Blackberry superou a palmOne e lidera o mercado de PDAs. De nada adianta lançar um super PDA topo de linha com muitas funções novas, sendo que os riscos dele morrer em sua mão são altos, não é mesmo?
Assim, o sucesso do LifeDrive depende da própria palmOne. Não existe OS melhor ou pior quando a briga é Palm OS versus Windows Mobile. Existe sim uma "sinuca de bico" para os usuários de Palm OS, que não têm outra opção de fabricante à palmOne. Que saudades da Sony...
E quanto a mim? O LifeDrive faria eu voltar ao mundo Palm OS? Bem, minha humilde opinião pessoal é... hã... ei, quem é que o fabrica mesmo? Ah tá. Então não, obrigada.
Escrito por Bia Kunze em PDA em maio 19, 2005 12:12 PM
Citações
Endereço para citar este post:
http://www.odontopalm.com.br/cgi-local/mt-tb.cgi/372
IMPORTANTE: escrevam nos comentários somente o que estiver dentro do assunto do post. Dúvidas genéricas sobre outros assuntos, mandem-nas para: bia arroba garotasemfio.com.br. Obrigada!
Concordo com vc...
Apesar de iniciante, minha experiência com o zumbido do zire 72, além da péssima câmera me fazem pensar que não volto pra lá tão cedo...
Tô muito feliz com o x50v...
Por falar nisso, o meu é do Brasil, ainda não saiu aquela atualização que rolou em português? E com o WM 5: vai ser oferecido pros x50v comprados no Brasil?
Beijos.
Escrito por Pat em maio 19, 2005 12:49 PM
Também concordo.
E ainda acho que faltou uma coisinha: 320x480....?
Bah. Num é VGA.
Escrito por Arliss em maio 19, 2005 12:55 PM
Atraente, o LifeDrive é, mas o risco de perder 4Gb de informações (contatos, livros, músicas etc...) não é nem um pouco atraente.
Ja tive alguns problemas com meu iPAQ, mas sempre consegui recuperar tudo. Se bem que backup deve funcionar no Paml OS também, não é mesmo? Sei lá, na dúvida, prefiro não arriscar.
Escrito por Renato Giovanny em maio 19, 2005 01:23 PM
pode até não valer à pena, mas que é lindo e eu já to querendo... isso é certeza!...rs
Beijos
Escrito por Neto Cury em maio 19, 2005 01:40 PM
Bia, tem 64Mb de memória interna (55Mb disponíveis) mais 16Mb de ROM.
Escrito por Marcelo Gurgacz em maio 19, 2005 02:48 PM
A pergunta que eu faço é: pra que ? Vamos traçar um paralelo com o mercado de eletroeletronicos: vamos supor que a CCE lance uma puta televisao 29 polegadas com TiVo embutido e interface firewire para vc passar os filmes para seu micro. Voce compraria ? Eu nao.
Escrito por Dudu em maio 19, 2005 03:06 PM
Não manjo dessa área, mas que é bonito há isso éh !
Bia, ando tendo problemas no seu blog, às vezes clico em Comentários e fica, fica, fica, fica, e nunca entra :'(
Escrito por duard - Carlos Aquino em maio 19, 2005 03:33 PM
Que pena que você pense assim. Isso prova que a propaganda que a Microsoft faz do Ruindows Mobile realmente funciona.
Escrito por OverLord em maio 19, 2005 08:24 PM
Pôxa Bia, se a Palmone esta tão mau assim, porque vemos mais Palms no mercado do que pockets, principalmente na mão do consumidor final?, vc entra numa loja,seja ela especializada ou não e encontra desde Stylus, até outros itens, não seria uma implicância exagerada, por causa de sua insatisfação?, ja tive dois pockets, sei que eles são bem completos e até revolucionários, trazem a idéia de ter Windows, ou seja, o "PC de bolso" uma realidade, ou quase, mas considerar uma Empresa, que não tem nem digamos um décimo do poder,da Microsoft, e seus parceiros, "Dell"Hp, etc... levando a quase 10 anos, entre altos e baixos o nome Palm, como exemplo de computador de mão em declinio?, acho muito exagerado, só se pelas bandas ai, o pocket domina, pois por aqui, eu vejo muito PalmOne na mão de todo mundo, inclusive vários conhecidos meus tem Palmtops, e são sempre os mesmos, Zires 72, Tungsten E , muito incomum, ver por exemplo, um HP, menos ainda um Dell, note bem são exelentes máquinas, mas não seduzem tanto, quem procura mobilidade, preço e simplicidade juntos, aliás coisa que não ficaram só por aqui ao gosto brazuca, nos Estados Unidos o Tungsten foi campeão de vendas, o Treo briga com o BlackBerry e estamos falando de executivos! não só pobres mortais.
Acho no entanto, que o mercado geral seja pra palmone ou Pockets está junto passando por uma transformação, os celulares já levam muitas vezes a convergência a ponto de ser desnecessário o uso de um Pda, acho que neste mercado, e nessa atual crise, todos estão juntos, infelismente, pra menos favorecida,Palmone o baque parece maior, pois as outras aliadas do Bil, que não vivem só deste segmento, tem aonde se segurar, seja "Dell"HP, etc...
Escrito por Edmundo em maio 19, 2005 09:20 PM
como eu disse e ouvi em outros lugares, só falta esperar o MDS chegar....
Tô fora....
Escrito por Cobra em maio 20, 2005 12:55 AM
Deixo aqui as minhas preocupações com o Magneto, e com as próximas safras que estão por vir: adianta ter poder de processamento se o SO, que move o PDA, consome cada vez mais recursos?
Eu particularmente não quero um SO que faça tudo e mais um pouco, repleto de ferramentas para todos os níveis de usuário. Quero um SO estável, rápido, que consuma o mínimo possível de recursos, com o mínimo de aplicativos instalados e que seja compatível como uma gama enorme de programas. E pq isso? Pq eu quero um modelo personalizado para as minhas necessidades! Quero a liberdade de ocupar os meus MHz e o tempo de carga da minha bateria com o que mais me agradar!
Essa preocupação se estende aos desktops: o Longhorn, novo SO da MS, pelo que tudo indica será um devorador de recursos. E para que? Para apresentar um desktop bonito e com muitas animações.
Por que consumir tantos recursos para fazer o básico? Sim, pois o SO está lá para criar um alicerce forte e seguro para os aplicativos que serão utilizados. Garanto que muitos aqui têm ferramentas do seu SO, tanto no PDA quanto em seu Desktop, que estão ativas e consumindo recursos preciosos sem ao menos serem necessárias para seu dia a dia.
Com esses lançamentos, um modelo top de linha acaba tendo um desempenho nem tão top assim...
Escrito por R. Anjo em maio 20, 2005 12:15 PM
O Longhorn até onde sei, terá 3 versões :
1 - Para que possa ser usado com as máquinas de 128mb e menos ghz
2 - Intermediária, para quem quer um pouco mais de potência
3 - Para usuários exigentes, que curtem um visual "fru-fru" no O.S
Isso eu li em algum site de news de informática !
Escrito por duard - Carlos Aquino em maio 20, 2005 01:43 PM
Bom, sobre a pesquisa do Gartner : para variar, ignora o Treo, dono de 50% das vendas da PalmOne, e só leva em conta unidades VENDIDAS. Não leva em conta a quantidade de PDAs que tem rodando por aí no mercado.
E ainda bem que migrei pra MacOSX + PSP, sem Microsoft pra encher o saco.
Escrito por marcelo.alves em maio 20, 2005 03:19 PM
Oia, eu acho que tira sim... ô bichinho bonito.
Escrito por Ricardo em maio 20, 2005 04:58 PM
Só em poder levar meu OS [Linux que é OS de gente grande ;-)] do Desktop, com os arquivos mais importantes dentro do lifedrive, e dá um boot no desktop de dentro do lifedrive. Isso não tem preço!!!
Só em poder ter um PDA que é 100% independente da plataforma que uso no Desktop (quer seja no trabalho, cibercafé ou casa) isto não tem preço!!!
E por último, mas não menos importante. Só em saber que o sitema operacional dele, em breve, vai rodar sobre um Linux...Isso defiitivamente não tem preço!!!
Isso é tudo que eu desejo. Embora, ainda continue prefirindo uma computação mais sensata ;-) [http://webinsider.uol.com.br/vernoticia.php/id/2304]
Mas goste é igual a ... [coloque aqui sua particularidade preferida] cada um tem o seu e viva a diferença!!!
Escrito por sergio lima em maio 20, 2005 05:13 PM
Não sou idealista de sistema operacional. Sou usuária final. Windows, Linux, Mac OS... eu escolho o que melhor vai me atender. ISSO é computação sensata, conhecer os sistemas operacional e ter a liberdade de escolher o que melhor vai servi-lo. Cada caso é um caso. Infelizmente, hoje, o Linux ainda não serve para mim. Só isso, simples, não?
E quanto ao meu PDA com Windows Mobile, bem... não há outra fabricante de hardware Palm OS em atividade hoje senão a palmOne. E da palmOne eu não compro, porque não me respeitou como consumidora. Só isso, simples, não?
Vixi, só Marxista lê meu blog!!!! Hehehehehe!!! (P.S.: também adoro Marx, acho o máximo, mas na realidade, ele funciona apenas nas páginas dos livros. Creio que a realidade aqui fora funcione mais com Maquiavel...)
Escrito por Bia Kunze em maio 21, 2005 11:21 AM
Depois de longa experiência com a esquerda brasileira, tanto no campo estudantil quanto no sindical, descobri que a melhor tendência a seguir é a Marxista. Linha Groucho.
Escrito por cardoso em maio 21, 2005 12:48 PM
Já ficando bem fora do tópico original do post:
Eu nem sou Marxista (no sentido de que nunca li a obra de Marx) embora use a dialética hegeliana para pensar ;-)
E, para parafrasear Leonardo Boff, Eu li a Bíblia antes, e, dialeticamente tento contruir o Reino dos Céus aqui na Terra ;-)
Sim, eu sou um idealista!!! O real hoje, um dia foi sonho. E termino de modo piegas, mas historicamente verdadeiro:
Sonho que se sonha só é só um sonho, sonho que se sonha em comunidade vira realidade!!!
Por incrível que possa parecer, só é possível que um sistema se adeque perfeitamente às suas necessidades si você tiver acesso aos fontes, para customizá-lo!!! Sorry, no mundo windows isso não existe ;-(
Mas sinto que houve um pequeno abalo na Força ;-)
Abração
Escrito por sergio lima em maio 21, 2005 01:48 PM
"O real hoje, um dia foi um sonho". Sabia, oposicionista... deixa o Lula saber que está defendendo o FHC... ;)
Escrito por cardoso em maio 21, 2005 02:13 PM
Poxa, a PalmOne tá desse jeito? Só tive um pda em toda a minha vida, um M100 que está vivo e passando muito bem até hoje, ainda estou pensando se compro outro pda, pras minhas necessidades, por enquanto, hoje o celular substitui na boa.
Escrito por Zé em maio 21, 2005 06:47 PM
Mas acho que algo que foi levantado é muito pertinente, os SOs atualmente só fazem ficar mais pesados. As máquinas tem que ficar mais robustas pra poderem rodar esses sistemas, sem que haja realmente uma melhoria para o usuário final. Pelo menos desse ciclo vicioso o palm OS não sofre, acho...
Escrito por Zé em maio 21, 2005 06:57 PM
Mas acho que algo que foi levantado é muito pertinente, os SOs atualmente só fazem ficar mais pesados. As máquinas tem que ficar mais robustas pra poderem rodar esses sistemas, sem que haja realmente uma melhoria para o usuário final. Pelo menos desse ciclo vicioso o palm OS não sofre, acho...
Escrito por Zé em maio 21, 2005 06:58 PM
Tenho que concordar que em tempos recentes a PalmOne não tem respeitado os consumidores. Isso é verdade. Porém, trocá-la por Microsoft que há vinte anos vem vendendo seu sistema problemático... Já tentou ligar para o suporte deles? Você se esqueceu das telas azuis do Ruindows? Tudo bem... eu uso Windows no micro, mas não escolhemos usar Windows: Simplesmente não temos escolha alguma. (E não me falem do Linux... )...
A PalmOne está tentando corrigir seus erros e a Microsoft? Se você ler sobre o LongHorn o novo SO do Bill Gates verá que agora ele irá consumir muito mais recursos do equipamento, apresentará tela vermelha, além da azul, terá mais de 3 Gb e precisará de 512 MB de Ram... É absurdo! E no fim, acabaremos por ter uma cópia ultrapassada e defeituosa do MAC OS... Pena que a Apple não faz sistemas para PCs... Quanto ao LifeDrive, pelas informações que tenho lido, ele parece ser uma cartada da PalmOne que agora, se não me engano pertence a um músico Holandês (ou Alemão, algo assim) e que pretende que este seja o primeiro de uma série de lançamentos inovadores. Entre eles, um novo TREO e um novo Zire para o próximo semestre ou início do próximo ano. Como a Apple, a PalmOne sempre saiu na frente em lançamentos... E está, como a Apple (cujo maior acionista é o Bill Gates), sozinha... Vamos aguardar. O lifeDrive poderá ser um sucesso ou um fracasso, mas uma coisa ninguém tira dele: é uma revolução.
Escrito por OverLord em maio 21, 2005 07:08 PM
Que que tem de inovador nisso? Enfia um microdrive CF em um NX80 e já tem um PDA melhor... Quanto aos Windows E ao Linux, você está desatualizado. Ambos já estão MUITO maduros. Minha média de reboot nos servidores Windows é de 8 meses em alguns casos. Mesmo assim para aplicação de algum patch de segurança. Tenho um histórico de CINCO anos de site sem NENHUMA invasão. Mesmo sem ser completamente paranóico, só tomando medidas simples.
Na parte do cliente o linux desktop só não atende a preguiça do usuário em se adaptar, mas quando o custo se tornar proibitivo, ou aprendem ou rodam. Não há motivo para migrarmos para o Longhorn, mesmo as máquinas que rodam 98 podem perfeitamente funcionar com um Kurumim customizado.
Quero é DINHEIRO, ideologia é bom mas não paga minhas passagens.
O longhorn vai exigir mais máquina? Vai, com certeza! com as características dele acho a configuração sugerida até pouco. É um preço pequeno a pagar por um ambiente gráfico integrado à aceleradora 3D, por um filesystem baseado em banco de dados, e N outras características.
Escrito por cardoso em maio 21, 2005 07:31 PM
Respondendo ao Cardoso (Alexandre Cardoso!)
...É verdade..melhor trocar o Real por realidade ;-)
Quanto a ideologia X dinheiro não há essencialmente uma contradição. Ocorre apenas uma mudança no "modelo de negócio". Ao invés de ganhar dinheiro com o produto, passa-se a ganhar dinheiro com o serviço.
Muitas empresas e profissionais já perceberam que software livre não é só uma questão de ideologia(é também) mas é um modelo de negócio baseado no serviço e na colaboração. Nem chega a ser uma novidade, é apenas um modelo de negócio mais interessante, acredite!!!
Escrito por sergio lima em maio 22, 2005 09:48 AM
Cooooom certeza... e ainda temos os garotos entusiasmados fazendo propaganda gratuita pra gente. Eu adoro. Hora de consultoria de Linux é bem mais cara que Windows, e quando o cara chama já tá no desespero mesmo...
Ano passado pintou um serviço para trabalhar no carnaval... dois dias direto, resolvendo as cagadas que alguém tinha feito no maravilhoso ambiente Linux que o cliente instalou... era coisa de R$170/hora, mas o cara não fechou pq o chefe dele descobriu e demitiu o tonto antes :(
Problema insolúvel? Acentuação numa janela DOSEMU e configuração de impressora compartilhada. :)
Escrito por cardoso em maio 22, 2005 02:15 PM
Tenho um Palm ZIRE 72 e estou muito feliz com ele! A relação custo beneficio é Otima! E Funciona tudo perfeitamente! O sistema operacional dele que criticam tanto, realmente é o diferencial, pois é leve, rapido e não tem nada a ver com o infeliz do Windows! E olha que no DeskTop não troco por nada o Linux por Windows, hem? Já vou logo avisando que ODEIO o Linux!!!
Simplesmente adoreio o LifeDrive, e achei MUITO interesante, e só não trocaria ele pelo meu ZIRE 72, pq ele não tem camera! E no momento não preciso de tanta maquina assim...
Nem com o meu ZIRE 72 tô dando conta... Pois com um cartãozinho de 1GB dá pra esquecer que existe limite de memória, imagina com 4Gb que possui o LifeDrive...
Bye
Escrito por Rico em maio 23, 2005 04:26 PM
Pra ser sincero, meu PalmIII já supria todas as minhas necessidades de PDA. Depois disso o resto é luxo.
Escrito por cardoso em maio 23, 2005 06:24 PM
Olha só, meu comnetário é tendencioso, porque sou maníaco por palm. Todas as pessoas que conheci que tiveram palm apaixonaram, os que tiveram pocket, abandonaram. Existem cerca de 120000 aplicativos para palm OS, contra cerca de 20000 para windows mobile e afins... não sei não... na dúvida, evoluo mei zire para um life drive!
Escrito por Mateus em maio 26, 2005 11:17 PM
Bem eu comprei um LiveDrive, gostei muito dele, tenho rede WiFi em casa (11G) e funciona muito bem co compartilhamento de arquivos via ambiente de rede e samba, posso fazer o hotsync atraves do WiFi, sem usar o cabo usb, e ainda testei as funcoes do BlueTooth com meu celular (sony ericson T68I), navegando via GPRS no transito muito rapido pra nevegacao e emails, so que nunca havia usado um palm nem um pocket pc, migrei de uma reliquia (HP 200 LX) para ele, o meu 200 lx é muito bom mas deixava a desejar em espaco de disco, mas o lifedrive ligo no som do meu carro e o uso tb como player de MP3, vale mais a pena que um IPod, pois tenho tudo nele. se experimentar um pocktPC poderia ser que gostasse mais do software, mas o Hardware do Life drive é muito bom isso eu garanto...
Escrito por Diego em agosto 31, 2005 02:56 PM
Gostaria de entrar na discussão para colocar minha impressão de desenvolvedor de software de mobilidade (automação de força de vendas, comanda eletrônica, inventário de estoques, patrimônio, auditoria de Shopping, controle de OS, entre outros projetos ainda em prancheta). Sempre foi difícil, até por ética, indicar um ou outro OS, dado a diferença, por vezes gritante, de preço entre os fornecedores. De um tempo para cá, acompanhando relatos nas listas que eu assino, tenho verificado que os usuários de Palm relatam indisponibilidade as vezes até de dois meses em um ano. Então fica a pergunta: É válido economizar no preço do equipamento, quando se trata de aplicação comercial, ou seja, por meio do PDA é que a empresa fatura, e ficar tanto tempo sem o mesmo. Daqui a pouco tem que se ter tantos PDAs de reserva que a diferença cobriria a aquisição de um HP ou Dell. Por último, muito embora não se tenha mais atualização, o EmbeddedVB da MS é gratuito. Ou seja, joga o custo do projeto para baixo.
Já ouvi um concorrente que desenvolve exclusivamente para PalmOS dizer que empresário quer mesmo é saber do custo que vai representar o investimento em equipamento a despeito de sua confiabilidade.
Desta forma e por não ter tido demanda para PalmOS, ainda prefiro desenvolver para WM ou PPC 2003,2002,etc...
Muito Obrigado
Escrito por Gilberto em janeiro 30, 2006 03:05 PM
Adoro o meu LifeDrive, uso para tudo consigo substituir ate o notebook em muitas horas.
Escrito por Anderson em maio 10, 2006 04:46 AM
Comprei um Palm E2 e me viciei! Maravilhoso para trabalhar e para divertir. Qnd deu pau, mandei e-mail para a assistencia da Palm, tive resposta em menos de 48 h que resolveu meu problema. Enfim, como consumidor fiquei muito satisfeito.
Roubaram meu aparelho mas já comprei um LF com seus 4 g, sabendo que já vendem SD 4 g o bichinho vai virar bichão.
Bjs.
Escrito por Rodrigo Pessôa em julho 27, 2006 02:48 AM
Boa tarde, eu ive um problema e queria saber se alguem pode me ajudar pois eu comprei um Palm Zire 72 e perdi o CD ai eu to sem o soft. para instalar na minha maquina quem poder me ajudar, blz vle...
Escrito por Flavio em agosto 14, 2006 06:26 PM
Flavio, no site da Palm você pode baixar o Palm Desktop e o Hotsync Manager presentes nos CDs originais do aparelho:
www.palm.com
www.palm.com/br
Escrito por Bia Kunze [via smartphone] em agosto 14, 2006 06:51 PM
moto usate veneto http://diffusori-ar.maderalti.info diffusori ar diffusori-ar.maderalti.info diffusori ar http://borazolo.maderalti.info borazolo borazolo.maderalti.info borazolo http://29pt5458.leposit.info philips televisore 4 3 29 29pt5458 29pt5458.leposit.info philips televisore 4 3 29 29pt5458 http://visitors.maderalti.info elisabetta canalis su visitors visitors.maderalti.info elisabetta canalis su visitors http://moto-usate.maderalti.info moto usate veneto moto-usate.maderalti.info moto usate veneto
Escrito por moto usate veneto em agosto 28, 2006 11:31 PM
veii pq meu treo palmone 650 fika dando fora de area quando eu ponho o chip nele manda a resposta pelo meu email falow brigadão pela atenção aê salvador bahia manda um abraço
Escrito por junior duarte em setembro 24, 2008 04:04 PM
