« Chegou a rádio digital! | Home | Gerencie melhor seu Pocket PC »

setembro 27, 2005

Eu voto NÃO no referendo!

E aí? O que é inovação  pra você?

No dia 23 de outubro, todos os cidadãos e cidadãs com mais de 18 e menos 70 anos deverão comparecer às urnas para responder "SIM" ou "NÃO" à pergunta: "O comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no Brasil?"

Mais de R$ 600 mil reais estão sendo gastos pelo governo federal nesse referendo. A pergunta que fica é... não seria melhor investir esse dinheiro em segurança pública?

postado via pocket pc

Tenho ouvido cada besteira por aí a respeito desse referendo que fiquei arrepiada. Muitas pessoas estão confundindo as bolas e achando que o referendo é sobre o desarmamento e não sobre a proibição da venda legal de armas. Essa proibição pode aumentar ainda mais o contrabando de armas e munições e criar mais espaço para a ação dos bandidos. O mercado negro de armas vai encontrar novos horizontes e prosperar.

A proibição da venda de armas não vai desarmar os bandidos. Bandido não usa arma legalizada. Nem vai acabar com a violência e a falta de segurança. Querem desarmar o cidadão de bem, aquele que compra LEGALMENTE uma arma, coisa que não é simples - exige inúmeras certidões e exame psicotécnico. Vão nos tirar o nosso legítimo direito de DEFESA.

O jornalista Alexandre Garcia escreveu um artigo interessante defendendo a venda de armas, na "Gazeta de Cuiabá", em 13/09/2005. Leiam o artigo na íntegra.


Cidadão ou súdito?

Domingo cedo eu ia de táxi de Ipanema ao Aeroporto do Galeão e, antes de entrar no túnel Rebouças, o motorista festejou: "Estamos com sorte; o túnel está aberto" Ainda pela madrugada, o túnel fechara mais uma vez, porque bandidos interrompem o tráfego para roubar carros, armados de fuzis automáticos e metralhadoras. Significativamente, o túnel passa abaixo dos pés do Cristo Redentor. Na quinta-feira à noite, eu havia feito uma palestra no Hotel Sheraton, em frente à favela do Vidigal, e até uma hora antes não se sabia se a Avenida Niemeyer estaria bloqueada ou não pelos tiroteios. Quando cobri a guerra no Líbano, em 1982, não imaginei que iria encontrar situação semelhante na Cidade Maravilhosa, em pleno século 21. E como reage o governo? Tentando desarmar as pessoas de bem, que têm armas para sua legítima defesa.

Dos milhares de armas que as pessoas entregaram, algumas caíram em mãos dos bandidos. Sabe-se de 83 dos melhores exemplares - algumas já encontradas para confirmar a troca de mãos. Não se sabe do resto. As velhas, enferrujadas, das viúvas, já passaram pelo rolo compressor. Diz-se que as armas estão sendo recolhidas para que não caiam nas mãos dos bandidos... Enquanto isso, em São Paulo, no bairro chique de Itaim, quase 30 edifícios já foram assaltados sem pressa. Os bandidos entram e ficam seis horas a vasculhar os apartamentos, com a confiança de que não haverá reação porque, afinal, as pessoas não têm armas para defender seus lares. No meu estado natal a gente aprende que se nos agachamos, alguém vai acabar nos montando.

Não vejo problema em implantar o maior rigor no registro de armas. Exame de equilíbrio emocional, de ficha policial e de adestramento no manejo da arma são necessários. Mas não vejo por que impedir o cidadão de exercer o elementar direito da legítima defesa. Além disso, proibir venda de armas de nada vai adiantar, porque o bandido não compra arma na loja, mas na ponta do tráfico.

Desarmar pessoas de bem não é vantagem alguma. O Estado precisa é desarmar o bandido. Que, no Brasil, não toma armas das residências das famílias mas dos quartéis do Estado. As outras vêm do exterior, no contrabando. Vamos gastar 600 milhões de reais com o referendo. E se esse dinheiro fosse aplicado em equipar e treinar policiais?

Pesquisa da semana passada mostra o pavor que impera nas capitais. Em Belém, três em cada cinco famílias declaram viver em área sujeita à violência ou vandalismo. No Rio, duas em cada cinco. O índice menos ruim é o de Brasília: uma em cada cinco famílias declara-se moradora de área de risco para a segurança. Vinte por cento! Nosso índice mais baixo de violência deve ser parecido com o do Iraque, onde todo mundo anda armado. Aqui se mata mais, sem dúvida. Mais de cem por dia. Nessa guerra, em vez de desarmar o atacante, tratamos de desarmar a vítima.

Vai nos restar o carro blindado, a grade nas portas e janelas, as câmeras de big-brother orwelliano, a folha de pagamento dos seguranças, o colete à prova de balas. E o medo. De que lado está o Estado? Se quiser todos desarmados, que reforme a Justiça e a polícia, para termos lei e segurança. Brasileiro com medo não é cidadão; é súdito.


E se você vai votar "SIM", aproveite e mergulhe nessa campanha do site Armaria... coloque um cartaz como esse no portão de sua casa:

Escrito por Bia Kunze em Vida Sem Fio em setembro 27, 2005 12:28 PM

IMPORTANTE: escrevam nos comentários somente o que estiver dentro do assunto do post. Dúvidas genéricas sobre outros assuntos, mandem-nas para: bia arroba garotasemfio.com.br. Obrigada!

Bia, concordo com você e com o Alexandre.
Também irei votar NÃO, porém - infelizmente - acredito que no referendo vencerá o SIM... você tem reparado na quantidade de personalidades que estão defendendo o voto no SIM? Querendo ou não, tratam-se de formadores de opinião que têm o IMENSO poder - mas não a responsabilidade - de influenciar a maioria dos votantes, aqueles 75% de analfabetos funcionais que temos no país e que sequer imaginam as consequências da aprovação desta ou de qualquer outra lei.
É por essas e outras que, embora eu seja um otimista por natureza, venho encarando com pessimismo o futuro para onde nós estamos sendo conduzidos...

Escrito por Eduardo Camargo em setembro 27, 2005 02:19 PM

O importante é o debate e a conscientização. Como eu sei que você é uma garota inteligente e que deve ter pensado bem no assunto, não tem problema. Sempre fui petista e nem preciso dizer o tamanho da minha decepção. O PT prá mim acabou e com certeza nem por isso vou pro PSOL!! Simplesmente acabou... Não vai ser por aí... Se não fosse tanta roubalheira, os R$600.000,00 até que não seriam nada!! De qualquer forma, como eu acho que não estou DEFESO com um porte legal de arma -- e com a arma -- vou votar "sim". Concordo plenamente com você, que isto não resolve o problema da criminalidade, mas talvez diminua ou iniba um pouco acidentes domésticos e afins. Quando o cara por bem ou por por mal quiser ter uma arma, terá. O referendo tá aí e não tem volta e cada um vai deixar a sua opinião...

Beijão,
Wellington

Escrito por Wellington Peixoto Santos em setembro 27, 2005 03:17 PM

Olá Bia, também voto NÃO! Já cansei de utilizar argumentos dos mais racionais e profundos para defender o ´não´, mas aqueles que vão votar no sim só sabem pensar no sentimentalismo da Rede BRobo e de algumas ONG´s.

Quem vota sim, coloque na porta da casa e do escritório o adesivo que a Bia tá indicando. Ué! Não tem coragem? Mas você não vota sim?

Escrito por Alberto Aoki em setembro 27, 2005 03:28 PM

Só mais um comentário prá acabar com a minha participação antes que isto vire um "flame"... Agora que eu vi direito quem escreveu o artigo acima. Alexandre Garcia??? Esse cara prá mim é um dos grandes representantes do anti-jornalismo deste país. Trabalhou ou trabalha para um grupo que sempre viveu deste anti-jornalismo. Não é porque o PT deu no que deu, que antigas referências vão se tornar boas hoje, ou verdadeiras. Esse cara era um Collorido, que se aproveitava dos analfabetos funcionais, que o colega acima menciona, para confundi-los ainda mais.

Escrito por Wellington Peixoto Santos em setembro 27, 2005 04:03 PM

Perfeito Bia!

Vamos fazer a nossa campanha na net contra o desarmamento.

Acho que o SIM vai ganhar disparado mas vamos tentar!!!

JP

Escrito por José Paulo Gomes em setembro 27, 2005 04:28 PM

Também não gosto muito do Alexandre Garcia, mas ele mandou muito bem no artigo... inclusive recebi vários links a ele por email.

Escrito por Bia Kunze em setembro 27, 2005 05:39 PM

Tô com você, voto não!!! Bjos

Escrito por Pat em setembro 27, 2005 06:47 PM

Eu voto pelo Sim, apesar dos pesares.

Escrito por Raquel em setembro 27, 2005 08:28 PM

Concordo com o amigo Wellington, o importante nesse caso é a discussão, a conscientização. Então, por que (a mídia) não divulga amplamente - e com imparcialidade - os PRÓS e os CONTRAS que acarretará a proibição da venda de armas, inclusive mencionando SE alguns bã-bã-bãs (como a grande maioria dos políticos, inclusive nosso QUERIDO presidente) irão REALMENTE desfazer-se de suas armas caso o SIM vença e a lei seja implementada? Ou então, porque não comentam - com maior ênfase - notícias como a mencionada pelo TERRA no último dia 9 ("PF vai apurar desvio de armas de campanha nacional" - link: http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI660515-EI5030,00.html)?

Escrito por Eduardo Camargo em setembro 28, 2005 10:20 AM

Eu concordo por todas as causas de violência apontadas pela turma do "sim", até acho que ninguém tinha que ter arma, mas:

1) a solução proposta não resolve o problema, e ainda cria outros problemas;
2) os bandidos não precisam saber disso (por força da lei);
3) nada justifica o cerceamento de um direito do cidadão.

Se a moda pega, daqui a pouco proibem carros (porque matam nas estradas), piscinas (porque crianças podem cair nelas e morrerem afogadas), e por aí vai...

Ah sim, depois leia o decálogo de Lênin

Escrito por Dudu em setembro 28, 2005 03:08 PM

Sim, o túnel foi fechado por bandidos armados, como tenho um 38 vou entrar e dar uns tiros pra tirar esses desgraçados de lá. Me espanta que as pessoas pensem que andar armado resolve. Tudo bem, existe o argumento (muito forte por sinal) de que se o bandido tem arma por que eu não posso ter? E também não sou ingênuo de pensar que essa medida irá desarmar os bandidos.
A única coisa que sei é que perdi um amigo e um querido professor porque ambos eram cidadãos de bem que estavam armados ao serem abordados por ladrões. E que mesmo que tivesse uma arma em casa, eu nunca a pegaria pra resistir a um assalto porque teria toda a minha família em casa também, e que nunca me sentiria seguro porque imaginaria se um dia algum dos meus sobrinhos conseguiria acha-la.

Escrito por Zé em setembro 28, 2005 08:46 PM

Me sinto na obrigação de confessar que não havia considerado alguns aspectos. O "SIM" é a resposta mais civilizada, mas o Brasil ainda não é um país tão civilizado... Perdeu essa oportunindade, há mais ou menos uns 50 anos. O governo não mostra nem explica como vai compensar a segurança se o "SIM" vencer, e o pior, onde está e quanto é o orçamento para isto? Como eu sou de São Paulo, eu estava pensando como tal, isto é, na violência do dia-a-dia, como trânsito, etc, mas já estou na dúvida, quanto a segurança de uma família no campo, muitas vêzes sob a liderança somente da mãe numa casa... Com a proibição de um porte legal numa casa, se mesmo assim você tiver uma arma e um bandido entrar na sua casa e você o matar, pode acontecer a seguinte situação: Você até pode ser absolvido da morte por legítima defesa, mas pegar uns mêses de cana por porte ilegal de arma!!! É complicado e estou começando a pensar melhor no assunto!!!

Escrito por Wellington Peixoto Santos em setembro 29, 2005 10:54 AM

Bia, você acha que se estivesse armada evitaria o infeliz incidente que aconteceu com você?

Quantas vezes você acha que o cidadão comum usa normalmente a sua arma? Será mesmo que ela terá alguma utilidade na hora H? Ele tem essa prática toda?

Bandidos vão continuar roubando e matando. Independente se o cidadão tenha ou não uma arma.

A questão nesse ponto é diminuir uma violência que pode ser contida. Ou você acha que todo mundo que tem arma, possui porte legal?

Escrito por Chequer Gonzaga em setembro 30, 2005 08:14 PM

Isso coloca a placa " Sou da PAZ, nesta casa não tem armas" e aproveita e convida o labrão para tomar um chá.

Escrito por Voto não em outubro 4, 2005 12:11 PM

se vou possuir ou nao uma arma e uma decisao unica e exclusiva minha, nao dos imbeciloides e alienados dos atores de telenovelas, que por sinal acham que o mundo é uma novela, nem dos imbecis que se acham no direito de decidir como vou me portar diante da total incapacidade das autoridades de prover a ordem. nao penso em me armar, mas se achar que preciso, nao aceito que individuos com estupidas ideias utopicas decidam que nao posso.

Escrito por luiz carlos em outubro 4, 2005 10:32 PM

Se o SIM vencer, quem possui arma registrada não precisa entregá-la, poderá mantê-la em casa, mas não sair à rua com a arma se não tiver o porte.
Essa regra já está prevista no Estatuto do Desarmamento.

Eu acho que quem tem arma corre mais risco de morrer em um assalto do que quem não tem.

Vamos evitar o q pode ser evitado: mortes por brigas idiotas , acidentes...

Escrito por Rodrigo em outubro 5, 2005 02:27 AM

Bom vou votar Sim pois sim eh VIDA

Escrito por Clara em outubro 5, 2005 10:43 AM

eu voto nao porq se votar sim o bandido ira me agradeser

Escrito por isadora em outubro 5, 2005 03:53 PM

Pena a campanha do SIM, que é a do governo, tem dinheiro, artista da globo, estratégia de marketing e está muito melhor que a do NÃO. Pior ainda é que boa parcela da "massa" que tomará essa decisão é diretamente influenciada por imagem e mídia, sem conhecimento e preparo intelectual para refletir sobre um assunto tão sério e com consequencias tão profundas no futuro social do país.

Escrito por beatriz em outubro 5, 2005 04:32 PM

Bem lembrado. A campanha do Sim é a que mais usa efeitos especiais e gente famosa, exatamente numa época em que se discute a proibição de efeitos e gente famosa nas campanhas eleitorais. Já o pessoal do Não distorce os fatos quase tanto quanto o do Sim.

Eu voto Nulo.

Escrito por João M. em outubro 5, 2005 10:15 PM

Eu ainda acho que esse referendo é uma grande perda de tempo e dinheiro. Querem desviar nossa atenção das coisas que realmente importam...

Aliás, dizem que nos ares de Brasilia só se sente cheiro de pizza...

Escrito por Bia Kunze em outubro 6, 2005 10:41 AM

Se esse governo se preocupasse mesmo com o povo brasileiro, faria o Referendo sobre a transposição do Rio São Francisco. Por que temos que engolir de goela abaixo essa questão que é primordial,não só para o povo brasileiro, como também para o mundo todo?
Meu voto é não, pois o sim está fabricado!!!!!!

Escrito por Márcia Mello em outubro 6, 2005 09:12 PM

Estava navegando pela Internet e deparei-me com você colega... Sou tb CD e voto pelo NÃO... Tem coisas por tras desse Governo que ainda não consegui identificar.... Temos coisas mais importantes neste Brasil para votar... Fico pensando no Rio de Janeiro, os "bandidos"descendo o morro sabendo que a cidade esta desarmada. ABSURDO EU VOTO Não....
Dr Nilton Leite
camopo@globo.com
Cidade São Roque-SP

Escrito por Dr. Nilton Leite em outubro 6, 2005 09:20 PM

VOTO NÃO!
SOU POLICIAL E SEI MUITO BEM O QUE REALMENTE CAUSA A CRIMINALIDADE NO PAÍS. TEMOS QUE PARAR DE CULPAR SERES INANIMADOS E COMEÇARMOS A CULPAR O SER HUMANO, QUE É O ÚNICO RESPONSÁVEL POR TUDO NESSE MUNDO. E SABEMOS MUITO BEM QUE O SER HUMANO NUNCA É EXEMPLARMENTE PUNIDO POR SEUS ATOS, PRINCIPALMENTE NESSE PAÍS DE CORRUPTOS E INCOMPETENTES.
QUERO DIZER AO SR.WELLINGTON PEIXOTO SANTOS QUE, TENHO CERTEZA QUE ELE É UM GRANDE INCOMPETENTE E SEUS ARGUMNTOS NÃO TEM QUALIDADE ALGUMA.
O BRASIL É O PAÍS IDEAL PARA ELE, POIS ESTÁ REPLETO DE INCOMPETENTES E INCAPAZES.
QUE SER HUMANO É ESSE QUE NÃO CONSEGUE TOMAR CONTA DE UMA ARMA? UM OBJETO DE MENOS DE UM QUILO! ALÉM DISSO PARA TUDO QUE FAZEMOS DEPENDE DE ADESTRAMENTO, ASSIM COMO DIRIGIR, CERTO?
E PRA QUEM NÃO SABE, EXISTEM ESCOLAS DE TIRO EM TODO PAÍS QUE ENSINAM OS "INTERESSADOS" A ATIRAR E MANUSEAR UMA ARMA.
TEMOS QUE PARAR DE ENCHER A BOLA DO BANDIDO, TEMOS QUE DEIXAR DE SERMOS OVELHAS E PASSARMOS A AGIR COMO LEÕES!!!

Escrito por walmir paiva em outubro 9, 2005 02:57 PM

MUDEI DE IDÉIA, AGORA MEU VOTO É SIM !!!

MUDEI DE IDÉIA

AGORA MEU VOTO É SIM !!!

Antes, eu tinha certeza de que ia votar no NÃO e ninguém ia me convencer do
contrário. Mas o tempo foi passando, entrei nas comunidades do SIM e do NAO
no orkut, ouvi propagandas no rádio e na TV e os argumentos do SIM me
convenceram. Vou votar SIM. Sabe por que?

Vou dar 20 motivos:

1. Descobri que é a arma legal que alimenta os bandidos. Todas aquelas
AR-15, AK-47, granadas e bazucas que os traficantes do Rio usam foram
roubadas de cidadãos honestos que compraram as armas legalmente. Da minha
casa mesmo, por exemplo. Ano passado me roubaram quatro mísseis stinger.

2. Descobri que todos os pais que têm armas de fogo costumam deixá-las
carregadas e engatilhadas em cima do sofá da sala. Por isso que 94 milhões
de crianças brasileiras morrem brincando com armas de fogo todos os anos.

3. Descobri que quem mora em fazendas, isolado de todos, no meio do mato,
não precisa de armas. No meio da natureza rola uma 'vibe' muito forte, as
energias positivas das árvores e das flores protegem eles.

4. Descobri que os 570 milhões de reais investidos para realizar o
referendo foram muito bem empregados. Afinal, porque que a gente vai gastar com
segurança, quando se pode gastar num referendo? E dizendo SIM eles, nossos
governantes, vão ver o quanto a gente adorou ter esse privilégio de exercer
nosso direito como cidadão de decidir os rumos do nosso Brasil!

5. Descobri que se o NAO ganhar, as armas de fogo vão imediatamente ficar
90% mais baratas e vai acabar a burocracia para a compra de uma. No dia
seguinte à vitória do NÃO, qualquer pessoa (bandido ou não) vai poder ir
numa loja de armas, comprar um 44 e oito caixas de munição, já vai sair
armado e vai para o bar mais próximo para arrumar briga e me matar.

6. Descobri que delegados e policiais civis militares e federais - que são
em quase totalidade favoráveis ao NAO - não entendem N-A-D-A de violência e
criminalidade. Quem manja mesmo do assunto são atores, sociólogos e
dirigentes de ONGs

7. Descobri que todos os assaltantes de casa têm superpoderes. Eles
atravessam portas e paredes e se materializam imediatamente na sua frente e
apontam uma arma para a sua cabeça enquanto você ainda está deitado,
tornando impossível qualquer reação. Eles não perdem tempo e não fazem
barulho arrombando portas.

8. Descobri que se eu vir ou ouvir algum bandido pulando a cerca e entrando
no meu quintal, eu não vou conseguir afugentá-lo com um tiro para cima ou
para o chão. Se ele ouvir o tiro, aí sim, é que ele vai ficar excitado e
vai querer de toda forma entrar em casa e trocar tiros comigos. Eles adoram
fazer isso.

9. Descobri que estrangeiros que lideram ONGs como a Viva-Rio têm muita
experiência no assunto. Afinal, todo mundo sabe que a situação social,
econômica e de criminalidade da França, Inglaterra e Estados Unidos (que é
de onde eles vêm) é IGUALZINHA à realidade do Brasil. Não tenho a menor
dúvida de que todas as teorias deles vão funcionar direitinho aqui.

10. Descobri que o governo quer que a gente vote SIM. E o governo sempre
pensa no nosso bem. Afinal, todo mundo sabe que a qualidade da saúde
pública, ensino público, segurança pública, e etc vem melhorando cada vez
mais, dia a dia.

11. Descobri que todos os cidadãos de bem assim que acabarem suas munições
vão manter suas armas eternamente sem munição, até se deteriorarem, ninguém
vai buscar bala no mercado negro (até porque a violência vai diminuir um
bocado), e assim não corre o risco do mercado negro se fortalecer.

12. Descobri que se o SIM ganhar, não vão mais acontecer mortes banais.
Maridos ciumentos só vão agredir as mulheres com travesseiros, torcidas
organizadas vão se dar as mãos, facas e canivetes vão perder o fio, tijolos
e paus vão ficar macios e os pitboys vão todos se converter ao budismo.

13. Descobri que essa história dos crimes por armas de fogo ter aumentado
500% na Inglaterra nos 6 anos após o desarmamento por lá foi uma coisa
super
normal, afinal, a população tá se expandindo, né? É natural que haja um
aumento.


14. Descobri que o jovem é a principal vítima da arma de fogo. Claro que
isso não tem nada a ver com o fato de o jovem ser o maior usuário de
drogas,
e nem o fato de que quase 100% dos envolvidos no tráfico de drogas têm
menos
de 30 anos (porque morrem ou são presos antes). Isso é só coincidência.

15. Descobri que no Texas - onde há quase uma arma por habitante - reduziu
para quase a metade o índice de crimes violentos nos últimos dez anos. Mas
isso é porque nesses dez anos, o pessoal parou de comer carne vermelha e
começou a ouvir mais Bob Marley.

16. Descobri que todo mundo que tem arma de fogo é um suicída em potencial.
E a única causa do suicídio é a arma de fogo, e não a falta de
perspectivas,
falta de um ideal, falta de um sonho a buscar ou então distúrbios psíquicos
como a depressão.

17. Descobri que se algum bandido invadir a minha casa, basta eu ligar para
o 190. A polícia sempre tem homens e viaturas sobrando e levará menos de 3
minutos para me atender.

18. Caso isso não aconteça, basta eu fazer o sinalzinho do "sou da paz" com
as mãos e o ladrão vai saber que eu sou um guri legal, e então ele vai
embora em paz sem levar nada e sem violência nenhuma. Eles sempre agem
assim
quando descobrem que você é da paz, e não um daqueles psicopatas malvados
que são a favor do NÃO.

19. Caso o ladrão seja muito, mas muito malvadão, eu só preciso gritar por
socorro. Em cinco segundos vão aparecer a Fernanda Montenegro, a Maitê
Proença e o Felipe Dylon para me salvar e prender o bandido. Sem usar
armas.
Êêêêêêêêêêê!!!

20. Se o SIM ganhar, o Brasil vai ser um país mais feliz. Que nem na
novela!
Obaaaaaaa!

Escrito por Mauricio Jorge em outubro 21, 2005 11:06 AM

Comente!




Lembrar?

(you may use HTML tags for style)