« Boot de 6 minutos | Home | Celulares com wi-fi »

outubro 04, 2005

Guardando recibos com inteligência

Quando você paga uma conta ou fatura via internet, o que você faz com o comprovante? Vai no indefectível "print"? Se eu fizer isso, me sentirei como se tivesse pego a fila no banco também.

Vamos resolver isso com inteligência?

postado via pocket pc

Como odeio guardar papel e odeio gastar fortunas com cartucho de impressora, uma opção é usar aqueles caros programas geradores de PDFs e armazenar tudo em dados. E como eu odeio PDFs e tenho o RepliGo registrado há séculos, uso-o também como gerador virtual de comprovantes de pagamentos.

O RepliGo é um programa que já descrevi aqui no blog. Primariamente ele é usado para converter qualquer documento para o formato .rgo, no intuito de visualizá-lo em dispositivos Windows Mobile, Palm OS, Symbian ou no próprio Windows do desktop. Ele instala uma impressora virtual no PC, e quando você quiser "imprimir", o programa cria um .rgo para ser salvo onde se quiser, inclusive direto nos portáteis.

Quando converto um arquivo, eu o salvo o numa pasta específica. Geralmente são PDFs ou páginas web. Tenho e-books, matérias de sites, artigos científicos, reportagens diversas. E tenho uma pasta só para recibos, subdividida em categorias conforme a origem da fatura.

Vamos economizar. Tinta de impressora vale ouro...

Escrito por Bia Kunze em Vida Sem Fio em outubro 4, 2005 04:43 PM

IMPORTANTE: escrevam nos comentários somente o que estiver dentro do assunto do post. Dúvidas genéricas sobre outros assuntos, mandem-nas para: bia arroba garotasemfio.com.br. Obrigada!

Há séculos que eu venho dizendo pra mim mesmo pra instalar o repligo, mas a palavra "converter" sempre me faz desistir hehehehe .. :)

Escrito por Glacial em outubro 4, 2005 07:28 PM

Não se trata de simplesmente converter. Trata-se de converter uma cacetada de coisas em um formato único.
Para quem coleciona artigos, matérias, textos científicos, listas, catálogos, letras de músicas, e uma infinidade de outras coisas, oriundas das mais difersas fontes (páginas html, arquivos office, pdf etc) o que pode ser melhor que ter tudo em formato único? E legível no PC, no PDA e no celular?

Escrito por Bia Kunze em outubro 4, 2005 09:44 PM

Tem gerador de PDF gratuito pro pseudo sistema operacional que você usa.

Vantagem do PDF em cima do RepliGo é que o primeiro é um padrão, em qualquer plataforma legível, etc.

Escrito por xfer em outubro 4, 2005 11:38 PM

Mais uma vantagem do PDF, é que quando precisar imprimir algo que arquivou digitalmente ele irá imprimir do mesmo modo como teria sido impresso no momento da conversão para PDF.

Escrito por Alexandre em outubro 5, 2005 12:02 AM

Ao colega "xfer" ... não sabemos qual o "pseudo sistema operacional" do(a) outro(a) colega ... então acredito não ser muito elegante defini-lo assim ... E comentando aqui ... existe uma ferramenta gratuita e online de conversão de mais de 50 tipos diferentes de arquivos para o formato PDF ... chama-se "DocMorph" ... é da U.S. National Library of Medicine (NLM , a mesma do Medline, acessível através da URL http://docmorph.nlm.nih.gov/docmorph/

Escrito por Fraige em outubro 5, 2005 01:31 AM

eu uso a extensão scrapbook do Firefox, que arquiva as páginas e deixa elas organizadas num painel no browser.

Escrito por Jeferson em outubro 5, 2005 01:47 AM

Ah, Fraige, Windows é um pseudo sistema operacional mesmo... não ligo não. :)
Quanto ao PDF, nada contra, o problema é usar o Adobe Reader versão mobile... ele é uma caquinha.

Escrito por Bia Kunze em outubro 5, 2005 12:26 PM

Eu não captei alguma coisa...qual o problema de arquivar em html? E ler no plucker por exemplo?

Escrito por sergio lima em outubro 5, 2005 12:40 PM

Sergião, já tentou salvar uma página .asp, ou .jsp ou .php no Interneca Explorer (ou até mesmo no Firefox) ? Simplesmente não dá certo! Os navegadores não conseguem entender certas páginas dinâmicas, daí ser mais fácil enviar para uma impressora virtual, seja para .pdf ou para RepliGo (.rgo). Nesse caso, é questão de gosto e praticidade. Concordo com a Bia, o Adobe Reader para portáteis é muito lento e gigantesco!

Escrito por Jorge Flávio em outubro 5, 2005 01:27 PM

O problema que vejo no Repligo é que não tem sistema de busca.

Escrito por Enoch! em outubro 5, 2005 03:29 PM

O Acrobat para Pocket é um Lixo! Pior que a versão pra Palm!

Se não não for um documento tagged, aí a coisa fica ainda pior!

JP

Escrito por José Paulo Gomes em outubro 7, 2005 10:30 AM

Esse artigo sem dúvida alguma será muito útil para mim... Mas o que me mata mesmo em relação à impressora é que profissionalmente a uso para imprimir trabalhos com grande detalhe e qualidade fotográfica, não dá pra correr do monstro :(

Escrito por Donizetti em agosto 12, 2006 07:33 PM

Prezado(a)s,

Alguém saberia informar se é possível instalar o Adobe Acrobat [ler arquivos PDF] em um POCKET PC com windows mobile 5.0?

Att,

José Eduardo

Escrito por José Eduardo em outubro 18, 2006 02:14 AM

José Eduardo, o pessoal tem reclamado muito da instablidade do Adobe... mas não custa tentar né, de repente você tem mais sorte :)

Escrito por Bia Kunze em outubro 18, 2006 02:32 AM

Pra quem usa linux vai a dica:

http://wiki.ubuntubrasil.org/InstalandoImpressoraPDF

Depois que descobri essa página passei a pagar tudo pela net. Falta agora convencer a chefe pra fazer o mesmo com o escritório.

Boa semana a todos!

Escrito por José Vitor em novembro 22, 2006 08:54 AM

O Repligo era um daqueles programas que eu sentia falta quando recentemente mudei de Palm OS para WM 5, mas agora que descobri que ele também tem versão para PPC, fico muito feliz...este aplicativo é show...também viciei em não imprimir mais recibos e coisas parecidas.

Escrito por Antonio Ferreira em maio 28, 2007 12:30 AM

alguem ja usa o Evernote ??alguma coisa contra

Escrito por Edubevi em novembro 18, 2007 07:49 PM

Eu tenho um x51v e uma impressora com entrada USB.

Eu posso através de um cabo USB imprimir direto na impressora?

Eu ja li que o pocket não é um USB host, mas como então ele recebe e envia dados numa boa para o PC por intermédio de um cabo USB ?

Acho que seja possível fazer isso conectando a onta do cabo USB em vez de no PC, direto na impressora, tenho diversos softwares para pocket que tem a função de imprimir ( via bluetooth, infravermelho, wifi, etc. ) mas nenhum fala sobre USB.

Se for problema de software talvez exista um documento exemplificando o processo todo, que sem dúvida, já que sou programador C, assembly, não terei dificuldade alguma.

Possuo tbém todos os pacotes do desenvolvedor em C da Microsoft bem como dos add-ons para este voltados a programação para windows mobile.

Escrito por Alex em junho 20, 2008 07:12 AM

Segundo informações técnicas do processador PXA contido neste pocket, ele aceita a função USB HOST, pois no caso dos PPC, são os processadores que fazem quase todo o trabalho são só de processamento, mas de interface com o resto do hardware ( video, radios wifi infravermelho, bluetooth, USB, etc ), apesar de alguns pocket terem uma ajuda adicional já interna ( processador grafico, som, etc. ).

O resto depende do S.O. pois a unica coisa que falta é a implementação do controlador ( software ), ou por um driver adicionado ao S.O.

Então acredito ser possivel USB Host no axim x51v.

Escrito por Alex Dedalus em junho 21, 2008 04:55 AM