« SkypeIn no Brasil | Home | Mini-review: Opera em palms, pockets e pendrives »

fevereiro 02, 2006

Devo processar esse banco?

Nem bem consolei o Glacial, aconteceu comigo ontem. De novo. Na frente do banco. Nem bolsa eu tinha, apenas o celular em uma mão e uma pastinha com um punhado de contas noutra. Só não foi-se o Nokia (que vale R$ 1000 a mais) porque tive a gloriosa idéia de instalar o Opera Mini no Z600 para testar. Foram-se o Z600 e os R$ 550 que tinha acabado de sacar, escondidos no meio dos papéis.

De resto, apenas alguns roxos no braço e uns ralados nos joelhos. Estou bem. Não posso dizer o mesmo dentro de mim. A raiva é imensa. Por que? Porque odeio me expor. Eu só tive que fazer tal saque porque a merda do banco onde sou obrigada a ser correntista está para me mandar as senhas novas de internet banking desde dezembro. Já perdi as contas de quantas vezes liguei cobrando. Deixo recado para o responsável, que nunca retorna. Agora trocaram o "responsável" e estou esperando a boa vontade dele me ligar de volta. E para piorar, tenho que sacar dinheiro vivo porque eles não aceitam contas de algumas concessionárias, obrigando-me a ir até lá, pegar o dinheiro e pagar as ditas numa lotérica.

Os guardinhas dos 2 bancos, um ao lado do outro, onde eu estava perto, só ficaram olhando. Apenas um rapazinho de uns 15 anos veio saber se eu estava bem.

Deixa pra lá, vamos em frente que a vida continua. Nem chorei, só senti ódio atrás de ódio. Apenas deixarei no ar a pergunta do título desse post.

postado via laptop

Escrito por Bia Kunze em Vida Sem Fio em fevereiro 2, 2006 12:13 PM

IMPORTANTE: escrevam nos comentários somente o que estiver dentro do assunto do post. Dúvidas genéricas sobre outros assuntos, mandem-nas para: bia arroba garotasemfio.com.br. Obrigada!

Realmente, ai merece receber um processo, ainda mais com dois seguranças vendo tudo. Isso tem que mudar. bjsss e melhoras.

Escrito por Felipe em fevereiro 2, 2006 01:05 PM

Dadas as circunstâncias, é válido tentar resgatar, ao menos, o valor do aparelho e os R$ 550 junto à empresa.
É revoltante perder bens devido a um problema de burocracia, ou mesmo incompetência, que poderia ter evitado tal fato.
Só não dá pra "deixar pra lá"...

Escrito por Alex Saueressig em fevereiro 2, 2006 01:09 PM

Bia Bia, peguei uma arruda bote na frente do blog, bote na carteira, pq ninguém merece menins!
Mas ainda bem que tu está bem!!!

Escrito por DriScully em fevereiro 2, 2006 01:18 PM

Isso é muito injusto Bia. Entre com processo e solicite as imagens das câmeras de segurança. Não deixe barato não.

Escrito por Jônatas Gardin em fevereiro 2, 2006 01:21 PM

Já que você adentrou na minha área de atuação, vou dar o meu palpite.
Acho que você devia processar o banco sim. E me parece que você tem grandes chances de sucesso. Só vai depender do advogado que você contratar. Ainda mais porque hoje os bancos estão com a moral lá em baixo pelo que se vê nos julgamentos dos tribunais paranaenses.

Ocorre que o Banco não ta nem aí pra você. Logicamente, só estão interessados no seu dinheiro. Questões como segurança ficam sempre em segundo plano. Só preocupam com segurança quando o dinheiro deles está em jogo.

Além do mais, acho que você não tem nada a perder e por mais que não tenha sucesso na ação (o que eu acho improvável) você já arranjaria uma dor de cabeça para o Banco pelo simples fato de terem eles que responder ao processo por uns três anos em média.

O Código de defesa do consumidor está aí para trazer um pouco de equilíbrio a essa relação ante a potencia econômica dos bancos (veja-se os lucros exorbitantes dos últimos anos) e o desprotegido consumidor.

Pense no tratamento que você dá a seus clientes e pense no tratamento que o banco lhe dá.

Vá em frente Bia, reclame seus direitos. Acho que você já vai se sentir melhor por isso.

Escrito por João em fevereiro 2, 2006 01:27 PM

Você deveria processar sim, mas o Estado, que não dá segurança para a população andar tranquila pelas ruas. É dever e acima de tudo, OBRIGAÇÃO do governo!! Os meliantes não podem ficar impunes, tanto os da rua quanto os que se dizem representantes do povo.

Escrito por Andre em fevereiro 2, 2006 01:30 PM

Hummmmm, difícil, mas processe.

Vais ter que provar que o Banco não lhe enviou as senhas, te obrigando a se locomover à agência específica, tolhendo o seu direito de escolha do local onde sacar o $ (alegue que um dos requisitos de escolha do local é justamente a segurança). Alguns irão falar na inversão do ônus da prova (o Banco teria que provar). Esqueça, quanto mais provas Você tiver, melhor.

Poderia processar o Estado, que, de fato, é o responsável pelo ocorrido (falta de segurança pública), o problema é que se ganhar, não vai receber. O Estado do Paraná é um dos, dentre muitos, que não pagam o que devem.

Escrito por betaozen em fevereiro 2, 2006 01:46 PM

Deve sim PROCESSAR imagina se fosse um sequestro, nao deixa passar em branco, nao...

Escrito por Marcio em fevereiro 2, 2006 02:11 PM

Olá.

Lamento o ocorrido... Esta cada vez mais díficil viver neste país. Eu pretendo (já nem sei mais...) ir para o Sul para ter um pouco mais de traquilidade.

JP

Escrito por José Paulo em fevereiro 2, 2006 02:34 PM

Ja passei por isso, e realmente ruim, espero que o susto passe, o que voçeª falou e verdade, ser ladrao ja¡ virou profissao (como pedir esmola, gente pedindo dinheiro para instituiçµes de caridade no telefone. etc), o ruim desta profissao e que estes profissionais sao perigosos e as vezes matam sem do.
O que voçe pode fazer e processar o banco.
Deixo aqui o meu apoio.

Escrito por Ricardo em fevereiro 2, 2006 07:09 PM

Processar, não sei. Acho que pode dar mais incômodo (e raiva) do que o próprio ocorrido.

Mas acho que deverias era divulgar qual é o banco (e, talvez, até qual é a agência) que, por incompetência com senhas e por não aceitar algumas contas, está expondo os clientes a assaltos em frente às suas agências.

Alguns clientes ligando para o gerente da agência e/ou cancelando contas por mau tratamento dado a outro cliente podem ser mais eficazes do que um processo...

Escrito por Wilson em fevereiro 2, 2006 07:16 PM

Pois é... O pior de tudo é o sentimento que fica com a gente. A raiva, a impotência, a revolta e tudo o mais... E no final ainda temos de agradecer por estarmos vivos e "bem", se é que podemos falar assim! Um abraço!

Escrito por Luiza em fevereiro 2, 2006 11:39 PM

Oque eu fico mais puto é com as pessoas defendendo os marginais alegando "falta de oportunidade" ... bah!

Processe o banco e não esqueça de fazer o B.O. ... não é por nada não, mas é melhor que não fazer nada e é mais uma prova no processo .. :)

No mais, bola pra frente e lembre-se sempre que a gente é sempre melhor que esse povo. A gente trabalha e pode comprar tudo de novo, com sacrifício , mas de maneira justa e gratificante. :)

Escrito por Glacial em fevereiro 2, 2006 11:53 PM

Bia, não sei nem o que dizer... Tá foda mesmo. Aqui no Rio até pra mandar filha pro colégio a gente tem que se infrmar se tá na hora do tiroteio. Espero que vc fique bem! Carinho, Pat

Escrito por pat em fevereiro 3, 2006 12:01 AM

Lamento muito. Mas nao sei se o caso quem vc tem que processar eh o banco. A desculpa que eles dariam eh que vc tava na rua, quem tem que te dar seguranca na rua, eh o governo. Até concordo em parte.

Sei muito bem o que vc ta sentindo, parei de contar quando fui assaltado pela 7a vez...

Escrito por Mauricio em fevereiro 3, 2006 10:22 AM

Bia, também lamento o ocorrido, mas fico aliviado de que não tenha lhe acontecido nada - dinheiro e gadgets a gente recupera...

O difícil é controlar o sentimento de revolta, e de incapacidade diante de tal situação.

Já passei por isso uma vez - também quase na porta de uma agência bancária - e, quando fui indagar o gerente do banco para que ele me permitisse verificar as fitas internas da agência, pois eu era capaz de identificar o "meliante", só obtive a resposta de que as câmeras estavam desligadas, e não havia gravação alguma - o que me revoltou ainda mais.

Depois disso ficou a lição e, desde então nunca mais retirei dinheiro em agências bancárias... é muito mais seguro, penso eu, ir até alguma loja de conveniência num posto de gasolina qualquer e tirar o dinheirinho lá mesmo... você consegue ter uma idéia das pessoas que lá estão, tem uma visão geral do local e se achar algo ou alguém estranho, tem sempre a opção de ir até outro posto...

Abraços,

Eduardo Bueno

Escrito por Eduardo Bueno em fevereiro 3, 2006 10:47 AM

Bia, já passei por sequestro relâmpago, também próximo ao banco. Mas, por pura falta de sorte, não tinha nada a ver pois nem dinheiro eu tinha sacado. Mas o sentimento de ira e revolta foi o mesmo. O fdp ainda tirou onda, dizendo que ali não era lugar de se parar o carro, que foi usado em assalto na mesma noite. Detalhe: moro em Natal, uma cidade que era considerada segura.

Escrito por Jorge Flávio em fevereiro 3, 2006 02:30 PM

Bia, querida, puxa, sinto muito... :( Eu poderia dizer que espero que isso te deixe mais forte, mas sei o quão mais forte você já ficou por essa repetição chata... Um beijo, e que tenha sido a última... Ou isso, ou venha pra Conquista (não que aqui as coisas sejam calmas ou mais pacatas, mas... mudanças...eheheh)

Escrito por oculos em fevereiro 3, 2006 06:03 PM

Trabalho na área de tecnologia de um grande banco e acho que não teria sucesso com o processo.
Concordo com o Ricardo que deeria divulgar o ocorrido e não entendi o motivo de "tenho que ser cliente".
Se fosse no BB pagaria suas contas pelo Celular (WAP2, Mobile Banking) ou pela Central de Atendimento... Acho que deveria ter um novo Banco, não combina com você um banco ultrapassado... Hehehe

Escrito por Jayran em fevereiro 6, 2006 09:45 PM

Claro que deve processar. Procure um advogado e pleiteie uma ação cautelar de exibição de documentos, exigindo que o banco que forneça a fita contendo a ação do criminoso. Com ou sem gravação, na maioria das vezes as câmeras ficam desligadas, vc paralelamente ajuize uma ação de reparação de danos materiais, exigindo o pagamento do que lhe fora roubado e indenização por danos morais, pois se tratando de atividade que cria risco especial, dada a natureza da mercadoria que dela constitui objeto, impõe-se a qualquer banco sejam tomadas as correspondentes cautelas para a segurança dos clientes. Lembre-se: a responsabilidade é OBJETIVA, com base no Código de Defesa do Consumidor, prescindindo a culpa, se satisfaz apenas com o dano, comprovado pelo Boletim de Ocorrência.Um forte abraço, Robervan Faria - advogado - Divinópolis/MG

Escrito por Robervan Faria em julho 6, 2006 05:33 PM

Estou numa situacao muito complicada no momento. Estou em Dublin na capital da Republica da Irlanda estudando e na ultima sexta-feira fui usar o meu cartao Visa Internacional do Bradesco num caixa do Bank of Ireland e a maquina simplesmente engoliu o meu cartao e nao me devolveu. Hoje segunda feira eu fui no banco e aqueles sacanas me falaram que o cartao tera que ser devolvido ao departamento de cartoes de credito do Bradesco no brasil. Eu estou fudido de raiva com isso porque estou no exterior e sem dinheiro. O quer voces acham que eu devo fazer... Alguem que tenha conhecimento na area juridica... o que devo fazer? de quem 'e a culpa de tal episodio. Visa? Bank of Ireland?

Escrito por fabiano em dezembro 11, 2006 10:06 AM

O problema da violência contra o cidadão de bem está atingindo um nivel insuportavél aqui no Brasil, tudo isso por falta de segurança pública, se a segurança pública evoluisse tanto quanto evolue a corrupção, nos meios políticos, já teríamos solucionado o problema. Mas acontece que o setor público em todos as esferas, não estão nem aí, resolver o problema, só restando aos ciddãos brasileiros tomar uma atitude cívica, fazendo uma campanha nacional, no sentido de processar os Estados e a União, para que eles, os estados e a União venha a idennizar os cidadãos por perdas e danos em todas os sentidos, morais, psiclógicos, físicos e materiais. Gostaria de receber sugestão sobre este assunto.

Escrito por Carlos Augusto em abril 25, 2009 01:13 AM