« UOL Wi-Fi | Home | Review: Qtek 9090 (I) »

fevereiro 09, 2006

Memory Stick o quê?

Há não muito tempo, a Palm Inc. avisou certo dia que, dali por diante, todos os seus palms viriam com um tal "conector universal", para que as pessoas pudessem usar seus PDAs com qualquer acessório da empresa, como teclados, carregadores, modems etc. Até então, cada modelo de palm tinha seu respectivo teclado, cabo, base...

Lição número 1 para quem entra no mundo da mobilidade, gafanhoto: nada é para sempre. O conector universal-pero-no-mucho durou 2 anos. É o preço da evolução.

A Sony vai pelo mesmo caminho da Palm. Um belo dia, a empresa anuncia que seus Memory Sticks dariam lugar ao Memory Stick Duo, com metade do tamanho físico e maior capacidade de armazenamento. O MS Duo virou padrão nos celulares Sony Ericsson.

Porém, a Sony confirmou, junto com o release oficial do lindíssimo e poderosíssimo celular M600, um terceiro formato: o Memory Stick Micro. E já avisou que o dito, também chamado de M2, será o novo padrão em seus produtos daqui pra frente. Caramba, os sonymaníacos mal tinham se adaptado aos Duo!

Por isso sou fã dos SD/MMC. Até os RS-MMC (versão encolhida do MMC) costumam vir, em algumas marcas, com um adaptadorzinho que os deixam no tamanho de um MMC normal, podendo ser acessado nas leitoras já existentes.

Eu sempre odiei a mania da Sony de usar formatos proprietários (vejam o ATRAC e o finado Betamax), mas vocês não acham que agora ela passou da conta com essa dos Memory Sticks? Aliás, qual será o limite de miniaturização para cartões de memória? E será que é certo surgirem a cada dia mais e mais padrões diferentes?

postado via PDAphone

Escrito por Bia Kunze em Celular em fevereiro 9, 2006 10:48 PM

IMPORTANTE: escrevam nos comentários somente o que estiver dentro do assunto do post. Dúvidas genéricas sobre outros assuntos, mandem-nas para: bia arroba garotasemfio.com.br. Obrigada!

deixa ela
ela é que vai se ferrar mesmo...
eu odeio o padrão memory stick, mesmo tendo uma câmera digital da sony, porque o bendito SÓ SERVE NA CÂMERA. o palm é SD, o tablet já veio com leitor SD...
o negócio é o SD meeesmo!

abraços

Escrito por the0ne em fevereiro 9, 2006 11:07 PM

Quando eu tinha o Clié e a P32 o mundo era bonito. Depois foi um tal de padrão pra lá, padrão pra cá... Cheguei a ter um PDA usando SD, um telefone usando MMC (nem sempre são compatíveis) e uma câmera usando Memory Stick. Agora cansei. Comprei um leitor SD/MMC que vive na toca PCMCIA do notebook. Ele até lê Memory Stick, mas nem preciso.
Se não vão padronizar, azar o deles, EU vou. Hoje não compro nada que não seja USB ou use SD.

Escrito por Carlos Cardoso em fevereiro 10, 2006 12:02 AM

Isso é demais. Cada vez mais a gente vê as empresas se dobrando ao padrão SD e a Sony vem querendo nadar contra a maré. Ela pode até tentar nadar, mas com certeza vai "cansar" e vai ter de se dobrar ao padrão mais universal e não ficar nesta estória de monopólio.

Escrito por David Neto em fevereiro 10, 2006 12:08 AM

Fui uma das primeiras clientes da sony com a mavica. Troquei a minha sony (já não era mavica) por uma casio exilim z 750 e estou muito feliz usando o meu sd de 1 GB. Deixei a sony pra lá. Bjos.

Escrito por Pat em fevereiro 10, 2006 12:09 AM

Na verdade eles deveriam mudar a nomenclatura: Não se trata de *padrões* mas de *formatos*. Pois a idéia de padrão, ao menos a idéia romãntica que tenho, è algo universal, tudo que eles não seguem...nem dentro da própria linha ;-(

Escrito por sergio lima em fevereiro 10, 2006 07:37 AM

"conector universal-pero-no-mucho"
Depois que eu recuperar o fôlego de tanto dar risada, juro que faço um comentário decente!
Essa foi boa demais hahahaha.

Escrito por Renato Giovanny em fevereiro 10, 2006 11:51 AM

"Por isso sou fã dos SD/MMC. Até os RS-MMC (versão encolhida do MMC) costumam vir, em algumas marcas, com um adaptadorzinho que os deixam no tamanho de um MMC normal, podendo ser acessado nas leitoras já existentes"

Nao sei se entendi bem o que vc quis dizer ,mas o Memory Stick Micro (assim como o DUO) também virá com adaptador para slots Memory Stick "Grandão". E, hoje em dia, até o formato SD possui uma versão Mini e Micro.

Escrito por Mauricio em fevereiro 12, 2006 01:35 PM