« Revista Criativa | Home | Perdas e danos? »

março 02, 2006

As maravilhas do IMAP

Meu polêmico post detonando o Gmail rendeu. Admito que é fácil falar mal de alguma coisa sem propor algo melhor, tanto que me chamaram de chata. Então chegou minha vez de rebater os fãs do Google com um serviço superior e igualmente gratuito: o AIM Mail, o único *totalmente* gratuito que suporta IMAP - padrão ideal para os usuários móveis.

Nesse post, avalio o serviço e de quebra esclareço aos iniciantes e leigos as diferenças entre contas POP e IMAP de e-mail.

postado via laptop

POP ou IMAP?

O POP é o padrão mais difundido hoje, usado pela imensa maioria dos serviços de email gratuitos (Yahoo, Gmail, Bol, Ibest e tantos outros) ou de provedores pagos de internet (UOL, Terra, BrTurbo, entre outros). O IMAP é uma evolução do POP e exige servidores mais espertos, por isso não é facilmente encontrado. E quando é, sempre é pago. O pioneiro no Brasil em IMAP foi o ótimo Mandic, serviço pago de e-mail que conta com toneladas de fãs há anos. Mas fora isso, por ser uma tecnologia melhorada, o IMAP continua restrito a contas corporativas e servidores próprios.

No geral, eis as diferenças principais entre os dois protocolos:

IMAP: Graças a esse protocolo, é possível ter uma interface de webmail dentro de programas como o Outlook. Pode-se sincronizar todas as pastas que você tem em seu servidor, ou apenas as que você escolher. Pode-se ver apenas os cabeçalhos das mensagens e só então escolher quais baixar. Dá para apagar mensagens sem ter de baixá-las. Pode-se movê-las para outras pastas sem ter de baixá-las. Pode-se baixar apenas o texto de uma mensagem. Como tudo fica no servidor e é lá gerenciado, pode-se acessar e gerenciar as mensagens em casa, no trabalho, no PDA, ou em qualquer PC ou cliente de e-mail compatível com IMAP. Se seu desktop ou PDA der pau, nenhum e-mail será perdido, pois tudo fica no seu servidor. Só saem de lá quando você quiser, como num backup externo, por exemplo.

POP: Nesse protocolo, você tem que baixar todas as mensagens de uma vez. Abriu seu cliente de e-mail, tem que esperar baixar tudo. Dependendo do seu cliente de email, você até pode optar em deixar uma cópia do servidor, ou fugir de anexos pesados, deixando-os para depois. Mas as mudanças que você efetuar no seu cliente (como mover ou deletar mensagens) não se refletirão no servidor. Ainda assim, na hora de baixar as mensagens, você estará sempre restrito ao conteúdo da Caixa de Entrada. As demais pastas são acessíveis somente por webmail.


Experiência pessoal

Todo meu correio eletrônico se resume hoje a 3 contas de e-mail, todas IMAP. Uso uma conta pessoal (checada de 15 em 15 minutos no meu PDAphone ou notebook), uma para listas de discussão (que acesso quando tenho tempo livre para ler as listas, boletins e newsletters que assino) e uma terceira para spam (conta que uso com catch-all e apelidos específicos para me cadastrar em sites, lojas e serviços da web e que por isso, obviamente, recebe todo o lixo possível e imaginável). Uso e abuso de apelidos ocultos, redirecionamentos, filtros e pastas. É ótimo ter tudo automaticamente organizado no servidor. Posso gerenciar meus e-mails pelo meu note (MS Outlook), meu PDA (WebIS Mail) ou mesmo via webmail em qualquer máquina.

O importante para mim é que, sempre que eu acessar meu correio, posso gerenciar minhas mensagens com liberdade total, sempre de maneira organizada. Ganho um tempo absurdo com isso. Como meu servidor é limitado a 75 MB, anualmente faço um backup de tudo numa mídia externa e deixo meu servidor pronto para outra. Meus e-mails são guardados em CDs organizados por ano, organizados numa extensa árvore repleta de pastas e subpastas.

Como bem disse um amigo meu outro dia, virginianos não sobreviveriam sem IMAP... Assim, o protocolo IMAP é disparado a melhor opção para usuários móveis.


AIM: IMAP de graça!

Até hoje só se tinha conhecimento do Hotmail como serviço gratuito de e-mail compatível com IMAP. Mas como ele é horrível, nem é digno de consideração aqui.

Estou usando o AIM Mail e gostando, são 2 GB de espaço para aproveitar ao máximo a função IMAP e deixar tudo organizadinho. A interface web é um pouco lenta quando há centenas de mensagens, mas é limpa e intuitiva. Os refresh de pastas são instantâneos. Há um antispam nativo também.

É ótimo para usar junto com um programa de e-mail. Comigo funcionou perfeitamente no MS Outlook e no Pocket PC. No período de testes, usei minha conta AIM Mail para as listas de discussão. O único motivo de não tê-la mantido foi a ausência de filtros. Mas aí seria exigir demais do serviço. Raras vezes saiu do ar. Acho que, por oferecer gratuitamente o que oferece, ele é ótimo.

Na verdade, eu já tenho IMAP com filtros no meu servidor de hospedagem. Se não tivesse, com certeza eu usaria o AIM hoje como minha conta de e-mail principal.

Escrito por Bia Kunze em Reviews em março 2, 2006 10:51 PM

IMPORTANTE: escrevam nos comentários somente o que estiver dentro do assunto do post. Dúvidas genéricas sobre outros assuntos, mandem-nas para: bia arroba garotasemfio.com.br. Obrigada!

Caraca não tinha idéia da diferença. Valeu Bia!
Realmente entendendo como funciona, IMAP é sem dúvida mais vantajoso.
Isso me lembrou o serviço em flash Goowy ( http://www.goowy.com/ ) que foi falado num dos podcasts do ElasPod.
Inclusive já comecei a fuçar. É muito interessante. Mas com aqui na empresa o site é vetado :(
Fazer o quê...

Escrito por Bruna Pazinato em março 3, 2006 09:07 AM

Usei por muito tempo o Mandic até ter meu domínio e servidor, de fato eles são excelentes e sempre inovadores.

Escrito por Ale em março 4, 2006 08:04 AM

Bia, ano passado testei o AIM Mail e não gostei. A interface web é/era leeennta e quase não há opções de personalização.

Não tenho dúvidas de que IMAP é melhor que POP. Mas enquanto não resolvo pagar pelos serviços de um servidor, o Gmail é a melhor opção mesmo, pela quantidade de recursos disponível.

Eu também gosto de ter meus e-mails organizados do mesmo jeito em qualquer lugar - por isso, já que não tenho IMAP, só uso Gmail via webmail!
As opçãoes de html básico e Gmail Mobile facilitam a vida e o bolso quando quero acessar pelo LifeDrive ou pelo celular...

Escrito por Enoch! em março 4, 2006 09:06 AM

Olá Bia,

Em primeiro lugar, sobre aquele outro post (o do Gmail), em meu comentário tentei apenas expressar minhas experiências, contudo, devo confessar que sou fã da Google, e os fãs possuem uma tendência a ver com mais facilidade os aspectos positivos. Talvez, se eu tivesse abnegado um pouco minha admiração em relação à referida empresa, certamente teria escrito de outra forma.

Sobre este post, devo dizer muito obrigado, já que, você encontrou o que a muito busco: Um serviço de e-mail de qualidade que oferecesse IMAP. E é justamente a indisponibilidade de tal recurso que me fez optar por utilizar apenas webmail nos últimos anos. Agora, com esse serviço talvez eu reconsidere dessa decisão.

Eu também achei um outro, UES (www.unitedemailsystems.com/). É gratuito, oferece IMAP e outras possibilidades que me surpreenderam positivamente. Mas, quando o testei há aproximadamente um ano, notei uma certa lentidão em alguns momentos, o que seria aceitável, porém, ao mandar alguns e-mails, justamente com a intenção de testar o serviço, eles acharam por bem não chegar aos seus respectivos remetentes. De tal forma fiquei com um é atrás quanto à confiabilidade do serviço. No inicio deste ano voltei a tentar usá-lo, mas eles estavam em manutenção, não aceitando momentaneamente novos usuários. Tentei novamente hoje, já que o teu post me trouxe à lembrança o UES. Cadastro feito... e estou testando mais uma vez.

Obrigado,

Escrito por John832 em março 4, 2006 11:41 AM

Remetentes? Leia-se destinatários. Onde estava com a cabeça. :)

Escrito por John382 em março 4, 2006 04:05 PM

Hummm, imap é sempre uma boa mesmo. Mas como eu não sou usuário movel, digamos, não leio meus emails sem estar em frente a um computador, as interfaces web e plugins do firefox, atualmente, andam me atendendo bem :-)
Mas sempre vale a pena conhecer um serviço novo.

Escrito por Ataliba em março 5, 2006 11:25 AM

Hotmail com IMAP? e grátis??? Voce não está confundindo com a conexão Hotmail-HTTP do Outlook? :|

Escrito por Jeferson em março 5, 2006 07:41 PM

É, Jefferson, dá para dizer que o Hotmail é um pseudo-IMAP... lixo.

Escrito por Bia Kunze em março 5, 2006 07:50 PM

olá bia kunze,
como eu configuro o imap do aol no outlook/pegasus?
usei imap.aol.com mas ao tentar conectar dá erro após um tempo.
agradeço.
abraço.
ralph

Escrito por ralph em julho 31, 2006 05:12 PM

Tenh um c65 simens,versao soft 0.50. o que devo fazer pra instalar runtime? obg.

Escrito por jose aurio em setembro 26, 2006 09:09 AM

So pra constar que ja faz um tempinho que o gmail tem IMAP, hehe. :D

Escrito por romulobr em fevereiro 17, 2009 03:25 PM