« Mais Origami | Home | Saudades dos amigos »

março 10, 2006

TV digital sob outra visão

Fiquei louca da vida com a boataria falando que o presidente Lula já escolheu o padrão japonês para nossa TV digital. Tudo indica que seja verdade. Mais que tecnologia, é muito dinheiro e interesses que estão em jogo.

Já expliquei aqui as diferenças técnicas entre os padrões e as brigas de interesses. Resolvi reler os relatórios com os estudos sobre TV digital no Brasil, apresentados ao Governo Federal por pesquisadores, e passei a refletir a questão sob outro aspecto. Afinal, o padrão a ser escolhido pode afetar o brasileiro culturalmente? Sim, pode!

postado via PDAphone

Não houve nenhuma revolução tecnológica na televisão desde o advento da TV em cores. E aqui no Brasil, temos pelo menos 30 anos de mesmice e hegemonia de uma única emissora, já que a TV paga não decola.

Eu estava sonhando com a TV digital, TV na telinha de celulares e portáteis em geral, interatividade... e até com o TiVO, supra-sumo dos fãs geeks de entretenimento audiovisual... Quando de repente a ficha caiu: para que tudo isso, se eu *NÃO* vejo TV aberta? Minto. Vejo só o Auto Esporte, mas via internet no Globo Media Center, porque ninguém merece acordar domingo às 8 da manhã só para isso. Mas ok, não vejo mais nada.

Imaginei o cenário nacional com as TVs inseridas na nova tecnologia digital... foi SIMPLESMENTE a visão do inferno! Imaginei 4 canais de Rede Globo simultaneamente no ar: a Globo 1 passando só novelas, a Globo 2 passando seu tradicional e discutível jornalismo 24 horas, a 3 com programas de auditório e popularescos em geral, e a 4 com reality shows. UAU! Imaginei-me com um TiVO, podendo agendar a gravação do programa do Gugu para eu ver quando eu quiser. Ou interagindo em tempo real com paredões de Big Brother. UAU! Quanta revolução!

Discussões técnicas entre padrões japonês e europeu? Acho que o buraco é mais embaixo. Vamos pensar em como a escolha de um padrão pode influenciar na qualidade da nossa programação?

Sou contra qualquer tipo de censura, mas não sou ingênua a ponto de acreditar que as emissoras querem se esforçar espontaneamente para melhorar o nível da TV. Também não acredito em quem diz que o povo está cansado de baixaria. Basta ver os números do Ibope. Baixaria tem audiência. Se não gostassem, era só desligar ou mudar o canal, não?

Como também não tenho esperança de ver programas inovadores e de qualidade nascerem, ou ver a TV Cultura recebendo o investimento que merece, só me resta torcer para o padrão europeu ser o escolhido. Tenho certeza que, deixando as operadoras proverem conteúdo, e não só acesso, as emissoras de TV vão se mexer. Pode ser a chance de vermos canais alternativos, como a ótima AllTV, saírem da obscuridade. Ou mais e mais canais novos. Ou quem sabe, junta-se a tudo isso a TV por IP?

Concorrência é sempre bom e os usuários saem ganhando. É mais ou menos o mesmo motivo pelo qual os podcasts estão crescendo. A mesmice enjoa.

CHEGA de novela! Acorda, Brasil!

Escrito por Bia Kunze em Cybercultura em março 10, 2006 08:49 AM

IMPORTANTE: escrevam nos comentários somente o que estiver dentro do assunto do post. Dúvidas genéricas sobre outros assuntos, mandem-nas para: bia arroba garotasemfio.com.br. Obrigada!

Isso é verade mesmo a tv aberta desse pais é uma lastima, minha tv em casa é só para ver junto com o DVD e mais nada, ja que a tv paga só presta quando é muito bem paga, os bons canais estão nos pacotes mais caros ai não dá.

Escrito por Rodrigo Nunis em março 10, 2006 09:01 AM

Isso é verdade mesmo, a tv aberta desse pais é uma lastima, minha tv em casa é só para ver junto com o DVD e mais nada, ja que a tv paga só presta quando é muito bem paga, os bons canais estão nos pacotes mais caros ai não dá.

Escrito por Rodrigo Nunis em março 10, 2006 09:03 AM

Só queria acrescentar uma coisa a respeito da má qualidade na programaçao da tv aberta ... atualmente estou vivendo na Espanha e aqui a qualidade da programaçao da tv aberta é horrorosa, na minha opiniao, pior do que a da tv brasileira porque além da programaçao horrivel, quando tem algum programa mais ou menos interessante a quantidade brutal de propaganda, intervalos comerciais de 15 (quinze) minutos, desanima a qualquer um a assistir a tv aberta.

Por aqui a tv digital aberta promete muito, mas ainda nao tenho um receptor para poder opinar a respeito dos canais exclusivamente digitais, mas se a programaçao nao muda, nao adianta nada, como bem disse a Bia, seria um inferno ter mais canais com a mesma programaçao.

Escrito por Leandro Bueno em março 10, 2006 09:50 AM

Ainda falta um post.... :(

Escrito por Bruna Pazinato em março 10, 2006 01:10 PM

Bia, desculpe "cobrar" assim, mas queria saber se você ja subiu o podcast, vai subir, etc... ?
É que você não comentou mais nada sobre ele desde quando postou q "jaja taria subindo ele".

Entendo q você deva estar muito atarefada... é que eu tb sou muito curioso :D

beijos
boa sorte

Escrito por Rodrigo Reis em março 10, 2006 02:06 PM

Numa boa... estou acompanhando o assunto BEM de longe... E pelo mesmo motivo que você: eu praticamente NÃO assisto TV. TV pra mim é o monitor dos filmes que vejo em DVD.

Sendo assim, qual padrão agrada quais emissoras pra mim é indiferente. O que pesa pra mim é: qual padrão vai nos dar maior gama de bons televisores e pelo melhor preço.

Escrito por Dudu em março 10, 2006 04:06 PM

Olha, Bia, agora vamos dar uma de advogados do diabo?

Eu não sou técnico da área. Mas duas coisas são pacíficas:

1 - O padrão japonês oferece melhor qualidade de vídeo
2 - O padrão europeu PRECISA das redes de telefonia para oferecer mobilidade.

Embora eu desconfie e MUITO da Rede Globo, você sabe que as operadoras de telefonia fazem de tudo para aumentar seu ARPU e sempre inventam tudo para cobrar, e caro, pelos seus serviços. Será realmente que ficar nas mãos das empresas de telefonia é uma boa? Será que o conteúdo delas seria necessariamente melhor? Até hoje, não foi...

Segundo alguns analistas dizem, a discussão do modelo de negócios que virá à frente importa, e muito, na certeza ou fatalidade de continuismo ou inovação.

Escrito por oculos em março 10, 2006 07:24 PM

Bia,

A questão aqui é outra... quem pode garantir que essas novas emissores (e, por conseqüencia, as atuais) irão prover conteúdo de maior qualidade, se para a grande massa de audiência o que interessa mesmo é o que temos aí na tv aberta?

Como você mesma mencionou, é fato que um programa de baixo nível atrai muito mais público (e, por conseqüencia, muito dinheiro) que um programa que forneça um pouco de informação e cultura à população brasileira (só para citar um exemplo recente, quando a RedeTV ainda mantinha em sua programação o programa do João Kléber, a média de audiência no horário atingia picos de 8%; já exte foi extinto, substituído pelo jornal da RedeTV, esta média caiu para 1%). Daí te pergunto: porque mudar, se a audiência não deseja nenhuma mudança?

Este público que está aí não está acostumado (e tampouco interessado) a ter pensamento crítico, não porque não há alternativas a ele, mas sim porque não os interessa. Eles buscam, na mídia, entretenimento e não cultura. Não querem participar, não querem analisar, não querem pensar.

Então, se a esse público - o grande consumidor do que a tv produz - não interessa a mudança, que motivação teria ela para promover essa mudança?

Quanto a nós, que temos uma visão um pouco mais crítica sobre os fatos que nos cercam, só nos resta migrar para as tvs por assinatura...

Abraços,

Eduardo Bueno

Escrito por Eduardo Bueno em março 11, 2006 08:20 PM

Eu sou a favor do padrão japonês, pela qualidade técnica, apesar de achar que o ideal seria IPTV (É flexivel - comporta 2 ou 2000 emissoras, suporta desde video 1x1 pixel até 9600x7200 :) e teoricamente é mais facil de se produzir pra ele)

Digamos que o DVB seja escolhido (Ou IPTV, ou ISDB com suporte a multi-programação) - e que as emissoras não fizessem lobby pra impedir a concorrencia, o povo não vai deixar de assistir programas de gosto duvidoso (Pânico, SuperPOP, Gugu, Fastão, etc...) pra assistir a AllTV - ou seja, não vai compensar o investimento dela em TV Digital, ou ela vai a falencia, ou vende a concessão...

Escrito por Felipe Cepriano em março 11, 2006 08:22 PM

Ola! Concordo com o que voce disse, embora tenha minhas ideias particulares sobre isso. Bem, visite meu novo blog no endereço http://www.persuasao.com.br/blog

Abraços
Bruno

Escrito por Bruno de Paiva em março 11, 2006 08:23 PM

Concordo com quase tudo, Bia, mas... ótima allTV? hehehe eu fico com regularmente boa!
Quando quiser discutir sobre allTV, me chame... Embora eu tenha toda uma história com a all - devendo a ela até a minha escolha pelo jornalismo -, não acredito mais que ela seja algum referencial para televisão. Era um projeto incrível, que ainda tenta sobreviver, mas que não brilha tanto. E, não sei, mas não me parece que ela mereça brilhar não...
Dava um podcast... ou melhor, dará. Quando eu conseguir começar! hahaha

Escrito por Gustavo Jreige em março 11, 2006 08:24 PM

Recentemente saiu na Veja uma reportagem (bem sem noção por sinal) sobre televisões de plasma e LCD. Na seção de cartas da revista seguinte uma senhora disse "troco todos os benefícios da TV digital por um pouco de qualidade na TV aberta". E outro, disse "minha televisão com tudo de imagem tradicional vai muito bem, na verdade estou mais interessado em me informar sobre a gripe aviária do que sobre TV digital".

Escrito por Zé em março 11, 2006 08:25 PM

Poxa, acho um pouco de ingenuidade da sua parte imaginar que as operadoras de telefonia seriam grandes vanguardistas que trariam qualidade de programação. É só observar quantas tem disponibilidade de notícias, seja por SMS seja por qualquer outro meio, para reality shows e programas popularescos. De qualquer forma acho que elas já estão se mexendo, a Oi agora tem uma radio (ela substituiu a Radio Cidade aqui no Rio), não me espantarei se daqui a algum tempo surgir a OiTV, com programação tão ruim ou pior que as outras que estão aí já. Vc já disse, o povo gosta de baixaria (pelo menos o de São Paulo, já que o IBOPE mede a audiência principalmente lá não?), e pra poder disputar o segundo lugar todas apelam pra isso.

Escrito por Zé em março 11, 2006 08:27 PM

você gosta de homen

Escrito por leandro santos de frança em novembro 22, 2007 03:02 PM