« Canon também joga a toalha | Home | Review: Ubuntu »

maio 27, 2006

A ditadura do Word

Parece que toda e qualquer categoria profissional que não seja de TI desconhece *completamente* que existe vida fora do Microsoft Office. O que tenho visto no jornalismo é alarmante. Poderia chamar de 'a ditadura do Word'.

Um belo dia um professor lia um conto na sala enquanto os alunos o iam transformando em nota de jornal, digitando nos PCs. Em certo momento, ele parou ao meu lado e perguntou por que eu não usava o Word.

Não há muito o que explicar. Para que vou usar um editor pesado e sofisticado como o Word para redigir notas jornalísticas ou anotações de sala de aula? Prefiro o Notepad. É mais leve, compatível, e o melhor, salvando em txt fica perfeito para leitura e edição no PDA depois. Só uso o editor de textos quando preciso elaborar melhor um trabalho, quando ele precisa ser entregue nas normas da ABNT. Ainda assim, a formatação a última etapa do trabalho. O conteúdo eu elaboro todo no bloco de notas.

O professor nem respondeu, fez cara interrogação e saiu de fininho. Em outra ocasião, o questionamento se repetiu. Dessa vez eu estava com o meu notebook. Um outro professor foi revisar um texto meu, quando caiu a ficha: "epa, esse não é o Word!"

Não, não era. Era o OpenOffice. Ele perguntou por que eu o usava ao invés do tradicional MS Office. Pacientemente expliquei que o OpenOffice é mais leve, mais compatível, mais integrado, de código aberto. E que não pagaria uma licença caríssima de um software o qual não uso 10% dos recursos. O professor apenas sorriu. Só ficou preocupado em saber se conseguiria ler o documento em outra máquina depois.

Mas o que o evento que me motivou a fazer esse post foi um diálogo que tive com um colega.

Lá estava eu na sala de aula quando um rapaz veio espiar meu notebook.

- Uai, isso é o Word? Tá meio diferente...
- Não. É o OpenOffice - respondi.
- Hã?
- Uma suíte de escritório, igual ao Office da Microsoft, só que livre.
- Por que você não usa o Word?
- Porque o Office custa 1000 paus.
- Você tá de sacanagem... usa um pirata ué, sai uns R$ 15, eu tenho, se quiser copio para você e...
- Não, é opção mesmo. Prefiro esse.
- Mas é pior, não?
- Tem todos os recursos que 90% dos usuários de editor de texto precisam.
- Mas por que você não usa o Word 'normal'?
- Esse é gratuito e bem mais leve que o MS Office, não preciso usar um piratão.
- Mas todo mundo usa!
Já meio de saco cheio e zangada pelo "Word normal", retruquei lacônica:
- Eu não sou todo mundo!

O olho arregalado dele foi engraçado. Eu estava concentrada no trabalho e com preguiça de ficar explicando. Depois de alguns segundos em silêncio, ele respondeu:
- Bem, eu pirateio mesmo, não sou trouxa. E você é maluca! - e foi embora.

Ai ai ai. Acho que preciso me acostumar com essa alcunha de 'trouxa'. Não é a primeira vez que ouço, nem é a primeira vez que tenho que conter o impulso de dar um soco em resposta.

postado via gprs

Escrito por Bia Kunze em Desktop em maio 27, 2006 12:37 AM

IMPORTANTE: escrevam nos comentários somente o que estiver dentro do assunto do post. Dúvidas genéricas sobre outros assuntos, mandem-nas para: bia arroba garotasemfio.com.br. Obrigada!

Apoio vc nessa causa do openoffice.org.
Acho que as pessoas usam as coisas porque todo mundo usa tbm. Uma mania de ser igual a todos, querendo fazer parte de alguma coisa...

Abrax.

Escrito por Heitor em maio 27, 2006 01:13 AM

"Depois de alguns segundos em silêncio, ele respondeu:
- Bem, eu pirateio mesmo, não sou trouxa. E você é maluca! - e foi embora."

E isso não fica restrito apenas aos programas que ele usa. Quem tem atitudes dessas sempre quer "levar vantagem" e faz coisas semelhantes no dia-a-dia. Um suborno aqui pra não tomar uma multa de trânsito, outro aqui pra votar em fulano...
Depois não reclame dos políticos e nem da situação!

Escrito por AndersonTS em maio 27, 2006 02:17 AM

Bia, eu comentei isso em um post meu. Se as leis anti pirataria fossem mais rigidas, tenho certeza que no Brasil, teria uma adoção em massa ao OpenOffice, e um pouco mais tarde, ao Linux.
Só tenho o windows XP instalado aqui para deleite da mamãe, mas sabe que ela ja esta se virando bem com o pinguim :D
Prefiro a alcunha de trouxa, doque o titulo de malandro !

Escrito por Rodrigo Reis (Milhouse) em maio 27, 2006 09:25 AM

diálogo com um conhecido:

conhecido - diz cara. ó, tõ fazendo um curso de informática.

eu - e mesmo. tais aprendendo o quê lá?
(na esperança de que ele fosse me dar uma resposta d gente, mas com quase certeza da resposta que eu ia receber)

conhecido - uíndous, úôrdi, equicél e pauerpointe.

eu - sei...

Escrito por Joel Orbit em maio 27, 2006 10:54 AM

Sabe... é tão triste vermos que no fundo nós usuários de PC ficamos tão restritos à softwares propretários facilmente piratiáveis, a malandragem corre solta mesmo.

O Linux poderia se tornar uma opção mais "mastigável" pra grande massa. Quem sabe um dia? ;)

Escrito por Ricardo em maio 27, 2006 11:56 AM

O que eu gosto nos produtos Microsoft, são a integração que têm entre sim. E apenas isso.
Para quem já mexeu com Linux e/ou outros programas Open Source sabe do que estou falando.
O OpenOffice é uma suite extremamente poderosa (muitas corporações adotam o OpenOffice) que poucos sabem extrair todos os recursos que ele oferece, por incrível que pareça alguns nem sabem que se pode gravar arquivos pdf por ele.
O que eu acho engraçado é que faculdades pedem artigos e ainda falam que "tem que ser no Word", como se o Word fizesse alguma coisa que outros não fazem, por exemplo Abiword. Ah! Não estou falando de integração, mas de edição de textos. Só discordo quendo disse que o OpenOffice é mais leve. Ainda é bem pesado.

Escrito por Daniel Zanin em maio 27, 2006 06:39 PM

Passando de fininho por aki resolvi comentar pela 1a. vez.

Amigo Rodrigo Reis, as leis anti-pirataria são super rígidas pra falar a verdade as leis no Brasil são quase em sua totalidade muuuito rígidas, o que falta é fiscalização e justiça.

Daniel Zanin, já instalou o Ooo 2.0? Veja o tamanho dos arquivos, tempo de instalação, interface amigável (preocupada com os usuários migrantes), se isso não for suficiente dê uma olhada no preço barato em qq moeda :) 0R$, 0US$ ...

Escrito por Leo Fernandes em maio 27, 2006 07:28 PM

O que acontece é a falta de informação que impera nesse país : as pessoas só conhecem o OFFICE porque é só o que se ensina nas '' escolas de informática''. Quando a pessoa compra seu primeiro PC ela quer os programas que ela aprendeu a mexer, que alias é o que os amigos dela tem. Quanto a pirataria, muta gente, mas muita gente mesmo, nem sabe que o WINDOWS que está instalado na maquina dela é pirata, e nem sabem o preço do original...

Escrito por jair em maio 27, 2006 08:50 PM

Uso o Open só no linux. no windows eu uso tudo pirata, inclusive o Word.

Sei lá... Se MS Office fosse gratuito seria (quase) perfeito...

Escrito por otavio em maio 27, 2006 10:36 PM

O Macari fez um desabafo parecido no podcast código livre.
Vc tem toda a razão. Ouço cada bobagem no ambiente de trabalho: O Bill Gates gosta que pirateie os produtos dele porque faz com que as nossas empresas comprem os programas dele. É o tal do jeitinho brasileiro, a malandragem carioca, a lei do menor esforço, a lei de Gerson, o todo mundo faz. Quando eu falo que estão deixando de criar emprego(mesmo que nos EUA), que estão ajudando o mercado informal riem da minha cara.
Espero que vc não esteja errando na sua escrita por causa do Open Office. Reparou que você comeu algumas palavras e acrescentou onde não devia?

Escrito por Fernando Ventura Jr. em maio 27, 2006 10:41 PM

Viva a pirataria! Tem que copiar mesmo... trouxa aqueles que pensam que um Cd da Sandy e Junior custar 30 reais é justo...tão pedindo pra piratear mesmo.... e viva as cópias...

Escrito por Marcos em maio 28, 2006 03:51 AM

Talvez vc vai gostar de usar o http://txt2tags.sf.net/ pra economizar um pouco nas formatações, ele transforma texto estruturado em (X)HTML e outros formatos. Software do bão e brazuca.

Mas depois vc tb pode procurar um editor melhorzinho que o notepad, vai! ;-)

Escrito por dipnlik em maio 28, 2006 09:59 AM

Eu não tenho nada contra a MS. Quem disse que o Office é ruim? Eu só acho melhor fazer a coisa direito, se quer o Office, tudo bem, registre-o e divirta-se. Se não pega o OpenOffice, melhor do que o MS Office pirata.

Dip, não preciso achar editor de notas. Vai o notepad mesmo, nas máquinas da faculdade não dá para instalar nada.

Escrito por Bia Kunze em maio 28, 2006 10:17 AM

Olá Bia,

Em casa e no trabalho eu utilizo o OpenOffice.org tanto no Linux quanto no Windows e acho muito melhor que o MS Office.
Eu crio até textos no Open e exporto para PDB para ler no meu Palm IIIxe, como o meu PDA é muito antigo e eu não tenho o "Documents To Go" adaptei uns scripts no meu Ubuntu Linux para que quando eu clicar com o botão direito do mouse sobre um arquivo texto ele seja transformado em um documento e-text do palm e edito-o no software ZDoc que é um editor de textos GPL para palm.

Uma dúvida que tenho é: Há como integrar o Documents To Go com o OpenOffice.org, ou existe uma alternativa parecida no mundo linux.

Eu utilizo o meu PDA diretamente com o linux e faço o Sync com o Jpilot, sem contar que como o bixinho é lento ele quase congela para ler um mero PDF, então eu converto para Html e uso o Sunrise.

Desculpe pelo longo comentário.

Meus parabéns pelo site.
Eu o acompanho desde Janeiro/2005.

Sucesso e que Deus lhe abençoe.

Anderson R. Sousa. - arsousa

Escrito por Anderson R. Sousa em maio 28, 2006 01:14 PM

Eu já perdi vaga de emprego por causa disso. Fui questionado sobre algumas coisas do Outlook, a maioria eu respondi e uma em particular, sobre compartilhar pastas, eu não sabia mesmo. Segue o diálogo:

- Desculpa, mas essa função eu não sei.

- Mas é uma função tão utilizada!

- Pode ser, mas eu honestamente nunca vi. No mais eu prefiro não usar o outlook.

- Prefere não usar? E o que vc usa então?

- Eu uso o thunderbird.

- Thunderbird?

- É, da fundação Mozilla. É mais leve, mais prática e pra mim funciona melhor.

- Mas vc tem que usar o que todo mundo usa, como vc espera ser um profissional da informática se não sabe usar o que todo mundo usa. Não conheço esse thunderbird, mas vc devia usar o outlook em casa.

Foi neste momento que eu perdi a paciencia...

- Olha, em casa eu uso o que eu achar conveniente. Pra mim o outlook não serve nem pra peso de papel.

A entrevista acabou por aí e, obviamente, eu não fui contratado...

Escrito por Hades em maio 28, 2006 02:07 PM

O emule é o meu pastor e nada me faltará :)

Escrito por Augusto em maio 28, 2006 04:45 PM

O MS Office não é o mais utilizado à toa. Após os desastres do dBase IV, do WordStar 2000, do VisiCalc e seus sucessores, o público teve acesso a um produto unificado, razoavelmente bom e que teve continuidade. Então, pq não usá-lo? Os produtos da M$ não são sucesso apenas pela provável parceria do Gates com o Coisa Ruim. Um prova é o grande número de programas não-M$ que utilizamos hoje. Penso que tudo passa pela questão da qualidade e da continuidade dos produtos.

Escrito por Luis Eduardo em maio 28, 2006 05:21 PM

Nossa, que coisa mais simples... intuitivo e prático.

Adorei a parte dele ser todo em modo texto. Que coisa mais inteligente... isso vai durar até no futuro distante, quando inventarem uma idéia revolucionária chamada interface gráfica...

Escrito por Gill Bates em maio 28, 2006 09:02 PM

Vc já viu o ThinkFree? Não é open source, mas é free e online. http://www.thinkfree.com.
Tem a versão desktop tb por algo em torno de US$50,00. Vale a pena conhecer..

Escrito por Jupisa em maio 28, 2006 09:37 PM

Se você puder rodar programas direto de um pen drive, Notepad2. É ótimo e não precisa instalar, pois está em um único executável.

Outra opção, writely.com.

Mas essa de ser chamada de trouxa, é comum. Amigos e colegas ainda não entendem porque eu pago pelo software, se posso ter tudo pirata "de graça", ou seja, ajudando o crime organizado com o CD de R$ 10. Detalhe: são profissionais da área de software. A pirataria é cultural e epidêmica aqui no Brasil.

Mas pense assim, a educação quanto ao uso correto de programas é uma maratona e não uma corrida de 100 metros.

Escrito por Moardib em maio 29, 2006 05:52 PM

Não amo a Microsoft de paixão, mas tenho que admitir que o Word foi o melhor software editor de texto que já usei.
Durante um tempo até tentei o OpenOffice.org, mas o trabalho não fluia. Agora que está nascendo o novo Office então o MS Word dá de 10 a zero no OpenOffice.
Só acho que deveria haver cada vez mais essa conversa inter-softwares. Felizmente há.

Escrito por Thas Veloso em maio 29, 2006 08:14 PM

Não é problema seu Bia, o problema é da MS, ela implantou esse padrão nas pessoas, as escolas por sua vez não fazem questão de migrar, pois a própria MS possui um lado educacional em que as instituições compram uma cota e pode copiar para todas as máquinas, professores e funcionários em custo nenhum para esses, ou seja a escola compra uma licensa educacional e instala em todos os labs e depois repassa aos funcionários, quem vai querer baixar e instalar o open assim ? Fica meio difícil.

Escrito por Rafael em maio 31, 2006 11:12 AM

O M$Office pode ser o melhor pacote, mas é muito caro, pra que usá-lo, se tem o OpenOffice(BrOffice) "de grátis", hehehe, e faz tudo que é preciso fazer, sem frescurinhas.
"Trouxa" é o cara/empresa que compra licenças de M$Office, quando podia economizar muito usando o OpenOffice, ô coitado, de qualquer forma, ao menos, devemos conhecer o básico de um Office, qualquer que seja o pacote, quando chegar a hora de uma entrevista vc se dá bem, porque sabe um pouco de cada, "é pau pra toda obra".
Aqui na empresa é tudo OpenOffice/BROffice, e nunca tivemos problemas, só no início, aquela rejeição do pessoal do escritório, mas pode perguntar a qualquer um hoje, "vc deixou de fazer alguma coisa por usar o OpenOffice?", todos dizem que não, é só questão de costume.

Escrito por Nelio em maio 31, 2006 03:23 PM

Oi Bia,

Volta e meia visito seu blog e dessa vez resolvi deixar um comentário.

De fato, é inegável que existe algo próximo de uma ditadura do Word - e portanto, do Office. Não quero discutir isso pois uma série de questões tornaria esse comentário muito longo. Gostaria, no entanto, de 'refutar' a tese de que o Office custa mais de mil reais e que esse é o motivo mais forte para a pirataria.

Certamente, o Office 2003 em sua versão mais poderosa, isto é, com milhões de recursos que 95% das pessoas jamais usarão ou jamais poderão usar de modo a se beneficar de todos esses recursos, custa mais de mil reais. Mas há variações do Office. Eu mesmo, semana passada, comprei o Office edição acadêmica, pelo valor de R$ 329,00 aqui em Porto Alegre. Com um detalhe importantíssimo: com três licenças. Com isso, perguntei pra dois amigos se eles não queriam ter um Office devidamente licenciado por esse valor que, dividido por três, custaria apenas R$ 109, 66. Além disso, liguei pra Microsoft para saber se este era um Office com programas de recursos limitados. A resposta: não, Outlook, Word, Excel e PowerPoint eram os mesmos programas da versão mais cara do Office. Era o que eu precisava: software legítimo com bom preço. Fui na loja, comprei o Office versão acadêmica e agora três pessoas têm o software devidamente licenciado. Registrei o software e já fiz até atualizações. Valeu a pena, sem dúvida nenhuma.

Acho que muitas pessoas nem sabem que podem comprar o programa por um preço acessível e acabam pirateando um Office que nem podem compreender de tantos recursos e programas paralelos.

Ah, só pra registrar: durante muitos anos, meu processador de textos preferido foi o Word Perfect. Simplesmente excelente. Mas isso é outra história. E tb sou fan do bloco de notas ;-)

Fora isso, sucesso pra vc!

Escrito por Fernando em maio 31, 2006 11:23 PM

"Muito prazer, meu nome é otário!"

Escrito por Diego T. em junho 1, 2006 10:18 AM

É realmente muito complicado o modo como as pessoas defendem a pirataria por aqui!
Eu sou uma pessoa que gosta muito de usar e recomendar softwares abertos, como Firefox, por exemplo, mas é muito dificil fazer as pessoas enxergarem a qualidade de algumas coisas, quando elas já estão acostumadas ("bitoladas") em outras....

Muito bom post ^^

Escrito por Brunno dos Santos em junho 1, 2006 02:05 PM

Bia, até que você pegou leve usando o Notepad ou OpenOffice... Imagino o que eles não iriam fazer ou o que o professor iria falar se você tivesse usando o Vi, por exemplo. Cada um usa o que quer e pronto! Acho lamentável a mania do pessoal que defende a pirataria e o software proprietário, de tentar forçar uma barra (às vezes pegando pesado, até) para que todo mundo faça a mesma coisa, seja igual, como se fôssemos autômatos e não pudéssemos fazer o que desejarmos. Livre arbítrio.

Para quem escreveu "Prefiro a alcunha de trouxa, doque o titulo de malandro !" eu digo: Perfeito! Essa é a idéia!

Anderson, teu problema de ter perdido a vaga, foi somente a forma como você deve ter respondido à pessoa (digo isso baseado no que li do teu post). Talvez você pudesse ter dito que usa o Thunderbird porque é mais seguro e não executa scripts quando recebe e-mail, como faz o Outlook (pela configuração default). Aqui no meu trabalho, por exemplo, uso o Thunderbird, mas em casa gosto de usar o Pine. Ou, ainda, você poderia ter dito: "Eu costumo usar webmail". Já quanto a pergunta de "Como você deseja ser um profissional de informática usando outras coisas diferentes do que todo mundo usa". Isso foi lamentável. Fique triste de ter perdido o emprego, mas fique contente porque quem te disse isso não é, absolutamente, um profissional de informática, mas um empurrador de roedores (metido a profissional). Na verdade, essa pessoa é bem ignorante (estou sendo simpático aqui).

Escrito por André M. em junho 2, 2006 12:12 PM

Eu uso o OpenOffice.org há muito tempo e sou grande evangelista do produto em meus clientes. Minha opção pelo produto se deu pelo fato de poder utilizar o mesmo software em um micro Windows ou Linux. Inclusive, seu nome mudou para BrOffice aqui no Brasil devido a uma briga judicial.

Escrito por Rodrigo Azevedo em junho 3, 2006 06:09 PM

Cheguei aqui através de uma busca no Google sobre o Open Office. Bah, esse cara é um mané mesmo e maluco eu acho q é ele, pq a reação dele é de uma pessoa meio abaladinha da cabeça mesmo! :P
E além de doido parece uma daquelas pessoas q sofreu lavagem cerebral - "Office é bom, Office é bom ...".
Quando ele ficou totalmente sem argumento sai p/ agressão, q mané. :P
Beijos.

Escrito por Mariana Martins em junho 3, 2006 08:38 PM

Todos nós devemos nos educar: software pirata é crime. E a maioria dos usuários de MS Windows brasileiros, usam Windows pirata comprado a R$ 10,00 no camelô da esquina. OpenOffice.org (BrOffice) e GNU/Linux neles! :-)

Escrito por Ary P. em junho 18, 2006 01:47 PM

Achei muito bacana o seu artigo. Eu também já passei por situações semelhantes.
Gostaria de saber a sua opinião a respeito de sites de diversas instituições (bancárias e de telefonia, por exemplo) que foram inteiramente desenvolvidos para serem "melhor visualizados com o internet explorer", mas simplesmente não são corretamente visualizados com o mozilla firefox, ou o konqueror.
Em função disso, ainda não pude dispensar o windows. Mas não vejo a hora!!!
Vamos popularizar os sistemas livres!!!

Escrito por Marco Antonio em julho 12, 2006 05:34 PM

Parabéns! O OpenOffice é uma excelente opção!

Realmente é terrível essa parte dos outros meterem o bedelho e "não entenderem o pq a gente não pirateia como todo mundo faz".

Parabéns por ser livre, por ter liberdade de escolha.

Escrito por Eduardo Furlan em agosto 3, 2006 09:13 AM

Você respondeu de forma bem inteligente e teve paciência até demais com esse "mala", pena que há muita gente que não tem idéias e críticas tão construtivas quanto deveria ter em relação ao software livre. Passo muito por isso com relação ao Linux, mais a tolerância vale a pena (em muitos casos).

Escrito por Julian Slackware em outubro 4, 2006 05:47 PM

Vc eh retardada

Escrito por Rafael em março 17, 2007 01:50 AM

Eu casco o bico com essas coisas...falando como se a pessoa q nao conhece outros softwares sao ignorantes..e vc manja, e uma experiente profissional da area de TI..sempre concordei com muita coisa q fala...ate os gostos...ter um qtek nao e para qualquer um..kk..tenho o 9000 aki...so q tem um detalhe...faço faculdade na FEI... em sao berando do campo- sp..e temos um acordo aqui, que qualquer aluno pode pegar na biblioteca de graça todos os produtos MS,..ou seja...mudou muito meu conceiot a respeito da MS..para mim nao e mais M$, e acredito, que ninguem e Lider e grande corporaçao por acaso..chega de dar uma de coitado..de ze pobre...somos o que somos devido a apenas nossas atitudes..pirataria nao e legal...muito menos usar desculpas esfarrapadas...voce pdoeria pro exempo, pegar um exemplar em minha faculdade, sob minha autorizacao . Isso nao e pirataria..estaria transferindo meu direito a uma das varias licenças a quais tenho direito para voce.
O brasileiro nao sabe de seus direitos...e fica dando desculpa
GRato Denis

Escrito por Denis Cavale em abril 2, 2007 04:23 AM

Bom, o que falar do Office2007. Ficou bom? Pra mim uma droga. Ja utilizei uma versao do Openoffice.org, chamada DualOffice, onde os menus sao iguaizinhos ao word, mas fica nisso quando vc vai entrando pros submenus, vai vindo as janelas do OpenOffice tradicional. A questaõ é essa. Se vc tem dinheiro pra pagar pelo luxo de ter um pacote famoso entao compre o Microsoft e se deleite com as 10 opçoes que ele tem diferente do Open. -Olhem bem pro Open ele tambem tem ferramentas a mais que o MSOffice- Se nao, seja coerente usa o legal feito em comum pra comunidade. Deixem a preguiça de lado e descubra as coisas interessantes do Open

Escrito por Sedenir em julho 15, 2008 05:46 PM

Comente!




Lembrar?

(you may use HTML tags for style)