« Análise do Treo 700p | Home | Objetos de desejo »
maio 18, 2006
Bloqueadores nos presídios funcionam?
Passado o susto inicial da onda de violência paulistana, é hora de tomar uma atitude com relação aos celulares nos presídios.
A situação em São Paulo está mais cabeluda que a sobrancelha do governador. Agora as autoridades trouxeram à tona a discussão sobre os bloqueadores de celulares. Seria uma solução para evitar rebeliões organizadas e impedir que bandidos continuem comandando o crime de dentro dos presídios.
A pergunta é: essa tecnologia funciona? Bem, minha opinião é que todo dispositivo de bloqueio de seja-lá-o-que-for é hackeável. Todo cadeado pode ser serrado, toda fechadura pode ser arrombada. É uma alternativa caríssima e não é à prova de falhas. E para piorar, tais bloqueadores podem ser deliberadamente 'desligados'... quem se responsabilizará por eles?
A única solução que realmente daria certo seria tirar todas as torres de celular das redondezas. Claro, como isso mexe com interesses econômicos, é bem provável que ninguém cogite. Mas e você, como autoridade, faria o que?
UPDATE: na continuação desse artigo, falarei um pouco sobre quais opções de bloqueio de celular que existem e como funcionam.
postado via gprs
Escrito por Bia Kunze em Celular em maio 18, 2006 01:48 PM
IMPORTANTE: escrevam nos comentários somente o que estiver dentro do assunto do post. Dúvidas genéricas sobre outros assuntos, mandem-nas para: bia arroba garotasemfio.com.br. Obrigada!
Claro que o mais apropriado é tirar as torres, mas as operadoras NUNCA deixariam isso... [E provavelmente alegariam que os usuarios que moram por perto seriam prejudicados com isso...]
Agora, "está mais cabeluda que a sobrancelha do governador" foi HILÁRIO :)
Escrito por Felipe Cepriano em maio 18, 2006 02:19 PM
Isso funciona sim.. normalmente sao ondas de rádio com potencia maior que anula o sinal das estações.
Existem outras maneiras, como por exemplo detectores de metal em portarias. Mas como todos nos sabemos, o problema nao eh tecnológico e sim a corrupcao que ronda cada centimetro do nosso país. Se arrumarem alguma forma de bloquear celular, os bandidos arrumaram outra coisa pra se comunicar.
Escrito por Daniel Zanin em maio 18, 2006 02:21 PM
O problema simples, vamos explodir as cadeias de dentro das cidades e constru-las no meio da floresta amaznica, resolvido.
Escrito por Gustavo em maio 18, 2006 02:30 PM
Acho que ajudaria muito Bia, mas só teria efeito com outras medidas, como foi divulgado pela imprensa, nos EUA, ou seja, conversas com os presos só através de interfone, familiares para visitas, só depois de passagem por detectores de metais e RX, presos devem trabalhar e ficar uniformizados e outras medidas....
Escrito por Ricardo Sena em maio 18, 2006 02:45 PM
Eles não sugeriram há muito tempo um esquema parecido com a gaiola de Faraday ? (http://en.wikipedia.org/wiki/Faraday_cage). Poderiam criar isso para diminuir o sinal e aliado a remoção das torres de retransmissão, pode ser uma boa alternativa. Entretanto, nada impede de que alguém consiga um amplificador para o sinal do celular.
Outra : tem tomada dentro das prisões para recarregar o telefone ? Isso me surpreende :)
Escrito por Betinho em maio 18, 2006 03:00 PM
Eu acho que o povo precisa mudar um pouco essa visão sobre violência, afinal, o que é mais violento?
Um ônibus ser incendiado ou crianças morrendo nos corredores de hospitais públicos sem a menor infra-estrutura básica por falta verba. As quais foram desviadas pelas "autoridades" que hoje estão discutindo uma solução para o problema da violência em SP.
Escrito por Danilo Carlos Avante em maio 18, 2006 03:08 PM
Ao meu ver, a privatização dos presídios seria interessante. Imagina o sujeito tendo que trabalhar, vai lá ter tempo para pensar em conversar no celular? Além dele ter que gerar o dinheiro para o seu sustento. E creio que o problema não é bloquear o sinal de celular, é bloquear o acesso ao celular por parte dos presos. O cara está preso e não de férias!!! Solução? Rigor na lei e exemplo de cima para baixo. Deputado não tem restrição quando comete os crimes, um bandido pé de chinelo vai ter?
Hipocrisia pouca é bobagem!
Escrito por Rodrigo Medeiros em maio 18, 2006 04:25 PM
Tenho outro opinião...bloqueadores de celular só mostra a incopetência do governo brasileiro de administrar seus "funcionários" que deixam entrar o celular na cadeia...o Governo brasileiro tem mais culpa que o PCC nesse caos que está acontecendo....mesmo se bloquear como a Bia mesmo citou pode ser quebrado..e com a facilidade de se conseguir algo na cadeia eles vão começar a usar telefone por satélite, Nextel, até mesmo o fixo do diretor da prisão..nada que uma graninha extra naõ resolvar..infelizmente funciona assim....
Escrito por Fabio em maio 18, 2006 05:38 PM
A meu ver a maneira mais prática seria transferir os presídios para lugares ermos.
Escrito por Perry Werneck em maio 18, 2006 07:08 PM
Bloqueio NO celular sim... é hackeavel... mas se a operadora bloquear o número, aí eu quero ver... hackear isso de dentro de um presídio fica beem difícil :]
Escrito por Estêvão Samuel Procópio em maio 18, 2006 07:17 PM
Ei Bia! E o podcast do fim de semana que você ia levantar?! Não me esqueci!!!
Abraços
Escrito por Daniel em maio 18, 2006 08:12 PM
E desde quando vagabundo pode ter celular????
Escrito por Augusto em maio 18, 2006 10:30 PM
Sobre tirar as torres: as operadoras não têm uma obrigação contratual de prestar o serviço? Elas são concessionárias de um serviço público e a Anatel estabelece regras que definem a qualidade de serviço a ser prestada; se as áreas próximas a presídios não fossem atendidas, as operadoras estariam violando o seu contrato com o governo.
Bloquear os números, como sugerido pelo Estevão, não é prático. Presidiários usam números clonados, principalmente de pré-pagos, e os abastecem com cartões roubados ou conseguidos via golpes. Se bloquearem o número, eles mudam de número.
Aliás, o fato de usarem basicamente números clonados me leva a crer que as tais torres devem até gerar prejuízo para as operadoras; um bom número daquelas ligações acaba não sendo pago por ninguém, e ocupa recursos da operadora investigando as queixas dos clientes reais, mudando números etc.
Isso dito, concordo com o que o Fabio disse acima: o problema não é das operadoras, o problema é que estão deixando celulares chegar na mão dos presos. Se chega celular, o que mais não chega?
Escrito por Wilson em maio 19, 2006 12:36 AM
Danilo, não me leve a mal, mas crianças, adolescentes, adultos ou idosos passando fome é contingência da vida. Este papo de intelectual que leva a considerar bandidos como vítimas e os que sofrem a violência como algozes.
Também sou contra as concessionárias ou mesmo as autoridades gastarem mais dinheiro com esses parasitas. Que se revistem os advogados e as visitas.
Uma dúvida: Onde eles recarregam os celulares? Ou a bateria tem vida ilimitada?
Escrito por fernando em maio 19, 2006 12:27 PM
Olá Fernando... não estou defendendo os bandidos não. Só acho que o problema vai além do uso de bloqueadores de celulares.
Uma dúvida: Por que o Maluf, o Zé Dirceu, etc... não estão presos?!
Eles não são bandidos também?!
Escrito por Danilo Carlos Avante em maio 19, 2006 01:58 PM
colocar bloqueadores é da responsabilidade de quem quer bloquear o sinal.
jogar isso nas mãos das operadoras é querer não gastar dinheiro com uma coisa que pode ser
boa pra população, e querer tirar o buta deles da reta. não concordo mesmo.
primeiro, não deveria chegar celulares nas mãos dos presos. já que tá chegando, que instalem
os bloqueadores nas várias frequências que as
tecnologias utilizam e fim de papo !
Escrito por Filipe Cardoso Lana em maio 21, 2006 05:10 PM
Pelo menos com relação aos presídios...as idéias de Michael Faraday poderiam ser aplicadas. Mais detalhes em:
http://www.vivasemfio.com/blog/?cat=22
[]'s
Escrito por Wagner em abril 3, 2007 11:07 AM
povo de meu país, nao se deixe enganar. reparem que toda deiscussão a cerca de problemas da gestão penitenciária no Brasil, sempre termina em corrupção de servidores. Gostaria que voçê que está lendo este comentário conhecesse nossa LEP e tomasse conhecimento da realidade das nossas cadeias e por fim, que a imprensa com grande poder que tém, contrastasse a situação dos presídios estaduais e os novos presídios Federais para que a população esteja capacitada rebater esses politicos demagogos que se dizem preocupados com a nossa realidade penitenciária.
Escrito por fernando em junho 9, 2008 06:03 PM
