« Copa esquecível, final inesquecível | Home | Podsemfio versão low »

julho 11, 2006

CDMA x Nokia

Não exatamente uma notícia nova, mas é péssima para os fãs da Nokia e de CDMA. Merece ser comentada. A Nokia anunciou que deve parar de fabricar aparelhos para essa tecnologia. Com isso, os usuários dessa tecnologia - presente no Brasil pela Vivo - se vêem com pouquíssimas opções de marcas boas para celular.

As melhores marcas de celular - seja no quesito qualidade ou funcionalidade - sempre foram a Nokia e a SonyEricsson, com a (Benq-)Siemens correndo por fora. Uma vez que SE e Siemens investem só em aparelhos GSM, não sobrou coisa boa para quem prefere CDMA. (Er... Alguém aí prefere CDMA...? Alguém...? Alôôô...?)

Samsung e LG são campeoníssimas em produção e venda de aparelhos CDMA, o que faz todo sentido já que a Ásia, paraíso do CDMA, é o berço dessas empresas. O chato é a *péssima* conectividade dessas marcas. Bluetooth é item raro por ali. E para quem faz questão, o jeito é apelar para os BOOMtorolas, que têm boa variedade de aparelhos, inclusive o "cult" v3. Mas convenhamos, isso não é lá grande vantagem, pois muitas das funcionalidades bluetooth são "capadas" pela Vivo. (Lembrei de do diálogo, que ouvi por acaso outro dia numa loja, em que uma vendedora, ao ser inquirida "sobre para que serve esse tal bluetooth" respondeu: "para usar com esse foninho!")

Aiko, Kyocera e Pantech têm participação tão pequena que nem vale a pena comentar, e os aparelhos também não são grande coisa.

Para não dizer que a Nokia "abandonou" o CDMA, ela irá de agora em diante apenas "licenciar a marca Nokia" em aparelhos fabricados por outras empresas, como o bizarro Nokia 6315i, da Pantech. Que não tem NADA dos Nokias que conhecemos, além do design de gosto duvidoso. Juro que ainda não entendi o porquê disso.

Não existe milagre. Quem quer um celular para outra coisa além de falar, tem que aderir ao GSM, tecnologia altamente PDA-friendly e que 'conversa' numa boa com seus demais gadgets. A Vivo, fazendo jus ao nome, quer abocanhar esse mercado, já que operará em GSM também até o fim do ano. Você arriscaria? E o CDMA, tem futuro?

Pesquise preços de: acessórios para Nokia e Symbian acessórios para celular celulares CDMA

postado via gprs

Escrito por Bia Kunze em Celular em julho 11, 2006 02:43 PM

IMPORTANTE: escrevam nos comentários somente o que estiver dentro do assunto do post. Dúvidas genéricas sobre outros assuntos, mandem-nas para: bia arroba garotasemfio.com.br. Obrigada!

Mas isso só até o fim do ano... Depois, a Vivo será GSM. Aí eu quero ver como vai ficar a guerra das teles, com todo mundo operando com a mesma tecnologia

Escrito por Dudu em julho 11, 2006 02:55 PM

CDMA? Futuro?
Pelo menos aqui no Brasil não tem não...

[E, tirando EUA-Coréia-Japão, ninguém mais usa CDMA no mundo....]

Escrito por Felipe Cepriano em julho 11, 2006 03:32 PM

Sei que tenho um LG CDMA. Não entendo muito dessas coisas, mas eu queria falar no Skype com um phone sem fio andando pela casa. Uix, que trampo pra conseguir me entender. rsss

Escrito por junior em julho 11, 2006 03:41 PM

Sempre achei prepotente os anúncios da Vivo dizendo que o CDMA é(era) a tecnologia do futuro. Ainda há isso escrito nas brochuras dela. Como diz o ditado (nojento, mas é cultura popular): Cuspiu pra cima, cai na testa! E da Vivo!

Acho muito bom essa mudança de idéia. Como usuário da Vivo (não porque queria), vou adiar a troca de aparelho, que seria GSM mesmo, e ver no que dá. Assim, nem precisaria trocar de número, etc. Mas pesarei (e como) o atendimento. O atendimento telefônico ruim é esse da Vivo. O por e-mail dá de goleada em informação e presteza.

Acho que a decisão da Vivo, além de outras questões técnicas, também deve ter ligação com a recente fusão da Nokia e Siemens nã área de infra-estrutura de redes, já que eles dominam boa parte do bolo, são de empresas que usam apenas o GSM, com o abandono do CDMA pela Nokia.

Escrito por AndersonTS em julho 11, 2006 03:46 PM

Puxa comprei semana passada um nokia 6265,muito legal,ainda na semana passada,a noticia alardeava o futuro da vivo,o gsm,ou na verdade o wcdma,sinal gsm com codigos em cdma,mas nada a ver com a qualcowm,detentora do cdma e agora ficando pobre,com oque parece o fim da parceira,nossos pobres bolsos dos clientes da vivo,agradecemos

Escrito por carlos em julho 11, 2006 03:52 PM

Acho que a Nokia tem razão em não produzir aparelhos para o padrão de TV digital que o Brasil adotou. Não vale a pena. Aqui são poucas as pessoas que comprar aparelhos tops de linha. O mercado nacional é movido a celulares pré-pagos de R$1,00 (ainda assim à prestação).

Com um público desses, como é que eles vão vender celulares que custam a partir de R$1500?

A Motorola (éca!) e as outras que disseram que não vão perder este mercado vão quebrar a cara.

Quanto ao CDMA (ou EV-DO ou qualquer outra coisa que a Vivo diga que é melhor) pode até ser melhor em alguns pontos que o GSM, mas do que adianta? Tudo de bom que esses aparelhos possam ter ela bloqueia. Além disso, 80% dos usários de celular no mundo usam GSM. Então pergunto: CDMA dura muito tempo ainda?

Escrito por Alessandro em julho 11, 2006 05:42 PM

Depois que o GSM chegou, não entendo como alguém usa outra tecnologia...
Os aparelhos da Nokia são fantásticos. Tive um Siemens e tinha vontade de jogá-lo contra a parede pelo menos uma vez por dia. gosto tanto da Nokia que voltei a namorar a idéia de um 6681.

Escrito por Lu em julho 11, 2006 07:02 PM

Boa noite Bia, lembra uma vez que perguntei a ti, qual séria o celular para adquirir, de tanto ler seus post, comparações, acabei adquirindo o SonyEricsson K750i, sensacional, são tantas aplicações em Java, Controle Remoto para utilização, exemplo fiz um teste com o mouse sem fio funcionou como um verdadeiro mouse, etc, etc...

Obrigado e agradecido..Bia

Escrito por Marcio em julho 11, 2006 08:14 PM

Aproveitando sobre o CDMA, lembrei que a Vivo está querendo trabalhar com a tecnologia GSM, estava na loja da Vivo e perguntei sobre esse artigo que tinha lido, vocês acreditam que nenhum funcinário sabia sobre isso, é móle, e tive uma péssima noticia, tenho um celular LG e estava com problema de versão do soft SP21 que o atual séria o SP24, acredita que a LG não faz isso, tenho que ir numa autorizada para fazer essa atualização, disse ó serviço é gratuíto ? Não tenho que desembolsar somente R$ 45,00 para essa atualização...fiquem esperto sobre a versão do seu aparelho...como que descobri isso...pedi para um colega para ver o menu e notei que o dele tinha mais opções ao meu...é móle...

Escrito por Márcio Amorim em julho 11, 2006 08:19 PM

Alessandro, acho que não é bem assim. O v3 da Motorola vende como pão quente. Sim, no país das Daslus, celulares "chiques" têm sim mercado...

Escrito por Bia Kunze em julho 11, 2006 10:14 PM

já estava na hora da nokia parar de fornecer modelos para essa coisa de CDMA, a vivo que aproveite o final da copa e zi-dane..

:))

Escrito por fábio em julho 12, 2006 04:43 PM

Bem, o motivo da Nokia sair do mercado de CDMA foi os varios processos na justica que a Qualcomm croiu contra a Nokia. Alem de que o mercado CDMA eh 10 vezes menor no mundo. Sair dessa roubada foi vantagem.

Escrito por Renato em julho 13, 2006 02:42 PM

A Nokia não fabricará mais CDMA. Não que isso seja novidade(mas já que a velocidade de conexão e otimização no uso do canal de voz é infinitamente melhor que o GSM, por que nao fabricar mais?) Pela briga da Qualcomm(detentora do CDMA) e da Nokia eh grande. A Vivo vai agregar o GSM apenas porque a Anatel não liberará as frequencias de 900Mhz para as regiões de MG e Ne.

Mas não que GSM seja melhor que o Cdma.

Ambas são boas.

Mas é como comparar carro a álcool e a Gasolina.

Beijo no coração....
Ronin

Escrito por Ronin em julho 17, 2006 03:18 PM

Comprei recentemente um nokia 6155 e adoro a Vivo e o Cdma,nao acredito em migracao para Gsm,mas sim ao WCDMA.

Escrito por lu em julho 21, 2006 03:31 PM

A tecnologia CDMA é muito superior. A TV digital vai utilizar mobilidade em dispositivos de REDE, como WiMax, que usa OFDM/OFDMA, e a adoção de GSM em larga escala prejudica a longo prazo as redes 3G/4G na briga com WiFi e WiMax. A pergunta vai ser: celular com internet ou wimax mobile com telefone? O Skype responde a questão, mostrando as vantagens do VoIP, e o GSM fica no chinelo para o OFDM. Resumindo: GSM e CDMA já eram. Ou as teles evoluem (GSM é retrocesso), ou perdem mercado a longo prazo.

Escrito por Zé em agosto 8, 2006 10:22 PM

A Vivo vai manter as 2 redes ativas.

Bem, como eu peguei ontem um 6265 por causa do programa de pontos, ainda vai demorar p/ eu querer trocar de aparelho.

E "80% do mundo usa GSM" é 1/2 falácia, EUA, Coréia e Japão são mercados tão pequenos assim (numericamnete falando)?

O q espero é q ambas cresçam e uma melhore por causa da concorrência da outra.

Escrito por RJP em agosto 13, 2006 05:36 PM


O GSM não é atrasado. Só perdeu seu posto de “todo poderoso”. Serviços muito parecidos com os do CDMA como fotomensagem e videomensagem, Java para instalar programas, EDGE para conexão de dados, wap 2.0, e uma oferta de aparelhos que continuará promissora por mais alguns anos. O grande limite para o GSM é mesmo a fase de vídeo em tempo real. Simplesmente não existe um formato de GSM que seja capaz de fazer vídeo conferência, nem entre dois telefones, quanto mais a multiconferência do CDMA.
A certeza de que o futuro é CDMA nós já temos, mas o melhor de tudo é saber que esse futuro está a poucos dias do Brasil.

Escrito por KARINA em setembro 25, 2006 09:16 PM

Gente! É simples...
Está entrando no Brasil um sistema de tv digital japonês que utiliza essa tecnologia em celulares apenas para o CDMA. E como os aparelhos que possuirem esse sistema serão relativamente caros, a Vivo olhou para o futuro. E visando permanecer em 1° lugar no ranking das operadoras no Brasil, está incluindo a tecnologia GSM para abrangir todas as classes e gostos de clientes.
Esta por ser a de mais facil acesso no sentido de valor para o cliente.


Valeu !

Escrito por Wilton em setembro 27, 2006 10:09 AM

bem, estava trocando um celular por pontos e entrei em seu site, estou entre um pantech com mais funções mais bateria e até câmera e um samsung dobrável mais com mais opções de uso da tecnologia, o nokia já não vejo mais tanta graça nele mesmo tendo lançado dois bons modelos. mas nessa guerra todao de wcdma gsm tb acho q o mais provável seja o wcdma

Escrito por felipe em outubro 11, 2006 10:29 PM

GOSTARIA SABER SE O 6280, COM:
Conceito de tampa deslizante num design compacto
Duas câmaras integradas: Câmara de 2 megapixels no
lado de trás, com modo de câmara panorâmica de ecrã
inteiro e flash de câmara. Câmara VGA frontal para
vídeo-chamadas.
Ligações a alta velocidade com 3G e EDGE
Capacidade de vídeo-chamadas de dois sentidos para
comunicação cara a cara.
Capacidade de partilha de vídeo
Tons de toque de vídeo
Acesso de e-mail rápido e prático
Visor de alta resolução, de 262.144 cores
Design fantástico, com conceito de tampa deslizante fácil de utilizar
Leitor de música com áudio estéreo
ESSE É O TELEFONE....MAS ACHO QUE AINDA Ñ CHEGOU NO BRASIL E SE CHEGOU ALGUÉM SABE SE TEM NA VERSÃO GSM?

Escrito por BORBOLETAZULLL em outubro 15, 2006 11:26 AM

Borboleta, fale com Sérgio, veja se ele tem.
unlockbr@hotmail.com

Escrito por Bia Kunze em outubro 15, 2006 07:04 PM

Nos dois polos da tecnologia mundial: Estados Unidose Japo, a tecnologia usada em telefonia celular o CDMA. E sabe porque?

- Ela a mais indicada para reas urbanas densamente povoadas, pois permite a transmisso de at dez chamadas simultneas, no mesmo canal de rdio, na mesma freqncia e no mesmo intervalo de tempo.

- Qualidade de transmisso: excelente qualidade de voz. A voz no fica metlica, no tem eco e nem interrupes.

- Melhor cobertura, permitindo maior mobilidade: com dupla cobertura, digital e analgica, no mesmo aparelho, possvel ser atendido pelo sistema analgico em locais onde o sinal digital ainda no estiver disponvel.

- Autonomia de bateria: maior rendimento nas reas digitais. Uma bateria pode ser utilizada por at 3 horas de conversao ou dois dias em stand by (confira as especificaes de cada modelo).

- Servios Suplementares: O CDMA oferece, alm do Correio de Voz de excelente qualidade, os servios de Chamada em Espera, Consulta e Conferncia,
Transferncia Temporria de Chamadas e alertcall.

- Segurana e Privacidade: praticamente impossvel rastrear e ouvir clandestinamente as suas chamadas telefnicas.

Escrito por Rafael Sanches em outubro 29, 2006 01:44 PM

galera o cdma é a melhor tecnologia,porem é cara,nao é tecnologia q todos podem ter.é a unica q evoluiu + rapida pra 3g.o gsm parece q evoluiu para o wcdma(olha q leva o nome do cdma junto...sera pq?cdma é a melhor!)esa tecnologia ainda nao xegou ao brasil.so troco meu cdma por wcdma(se ele for bom é claro).

Escrito por phaollo em outubro 30, 2006 09:45 AM

Muitos comentam sobre qual tecnologia é melhor, mas perdem tempo porque não comparam. Primeiro: a tecnologia CDMA tem uma qualidade de voz bem melhor que a GSM, com menos queda de ligação ou interferências; Segundo: os serviços mais avançados em transmissão de dados são CDMA (compare a TV no celular, por exemplo); Terceiro: hoje existem muito mais usuários da tecnologia GSM, por ser uma tecnologia que possui aparelhos mais baratos e atinge em cheio o povão; Quarto: na prática, a 3G funciona de fato na Ásia... e sabe qual a tecnologia que manda lá? CDMA... Conclusão: comparem, depois façam opiniões baseadas em fatos e não baseada em amadorismo...

Escrito por Rafael Probem em novembro 3, 2006 09:44 PM

Rafael, a tecnologia CDMA (e o Brew, sua plataforma de desenvolvimento de aplicações)dá muita dor de cabeça para as próprias operadoras, por causa do alto custo de implementação, licenças e patentes. O GSM dá mais liberdade, só isso. Por isso seu sucesso, de modo que até a Vivo começará em breve a atuar em GSM.
Quanto ao "povão", a Vivo CDMA é a campeã de penetração no segmento pré-pago, então não faz sentido o que você disse.
O CDMA está condenado à morte, não por ser uma tecnologia ruim, mas porque ninguém mais quer pagar patentes de uso à Qualcomm. A não ser que essa questão seja reestudada, o GSM continuará firme.
E 3G não funciona só na Ásia. A Europa começou em 2006 a operar sua rede de terceira geração, bem como mais recentemente, os EUA.

Escrito por Bia Kunze em novembro 3, 2006 10:29 PM

Dor de cabeça eu vou ter agora pra vender GSM.
Sem cobertura indoor, não pega em elevador, lugares fechados e etc.
Já trabalhei na Claro na Tim e na OI e hoje estou na VIVO.
Trabalhar com CDMA é a coisa mais fácil do mundo, sabe porque?
O produto é fantástico!!!
Aqui no Brasil usamos a evdo0, nos EUA já está em testes a EVDV com upgrade C com dados a 70mbps.
Já pensou?
A tão falada W/CDMA européia são 2,0 mbps.
O desanimo aqui na VIVO por trabalhar com tal tecnologia é enorme!!!
Os cursos são desanimadores, pois a diferencia entre as tecnologias é gigantesca!!!
A maior lorota do mundo é q a Nokia vai parar de fabricar CDMA. Eles vão continuar sim!!!

Escrito por Walter em novembro 18, 2006 01:10 PM

Me diga o q vcs fazem com os lichos de seus aparelhos GSM...que tem uma transmição de dados pré historica ....tenta fazer um download ...demora a noite toda e ainda dá erro ..
já no cdma se vc estiver em cobertura 1 xrtt vc baixa uma musica em segundos....
e ainda pode assistir TV ..
faço isso no GSM ...

Escrito por Maicol Quisque em dezembro 29, 2006 11:35 AM

É aquela mesma teoria de sempre, colocada na prática neste post: O dono do post trabalha com aparelhos GSM, portanto é certo q criticaria o CDMA. Transmissão de dados (um dos principais assuntos desse blog) em CDMA é superior e mesmo assim o q prevalece na hora da comparação são as opiniões pessoais, gerando uma tendência para outros leitores. Abraço

Escrito por Alex da Costa em janeiro 23, 2007 10:41 AM

nao tem geito pessoal a melhor marca de celulares é a samsung,mas tem q ser GsM pq CDMA é o ***

Escrito por gabriel em março 10, 2007 03:34 PM

alguem tem ideia de qdo vai chegar a tecnologia 3g/wcdma?! eu li uns artigos aqui na net, mas ate agora nada confirmado...

wcdma eh melhor q gsm pode acreditar

Escrito por Narucy em agosto 17, 2007 07:00 PM

Segundo informações de funcionários da vivo, o tdma (finalmente) será tirada do ar.
O próximo passo, é retirar a banda CDMA, ficando então, com apenas três sinais no Brasil.
sinal GSM (chip)
sinal EVDO (para poucos)
sinal WCDMA (futuro)

Ainda segundo funcionários, com o leilão que ocorreu da banda 3G de telefonia celular (WCDMA, a vivo deverá acelerar a disseminação da banda EVDO, para então poder tirar de circulação a banda CDMA 1xRTT.

Falta saber quando ocorrerá, pois tenho um deskmodem e na minha região só tem o 1xRTT...estou agusrdando o EVDO.....

Abraços

Escrito por Renato em janeiro 10, 2008 09:12 AM