« Podsemfio 16 1/2 | Home | Links para 2006-10-30 »
outubro 29, 2006
Urna eletrônica combina com disquete?
O Brasil deu uma aula ao mundo em termos de processo eleitoral, graças às urnas eletrônicas, que atuam em nosso país há 10 anos. Poucas horas depois do fechamentos das urnas, temos os vencedores! Mas nosso papel cívico não terminou hoje. Na verdade, ele começa amanhã...
Curitiba foi a primeira capital a terminar a apuração dos votos, cujos resultados mostraram a sucessão estadual mais acirrada do país. Aqui na Capital, Osmar venceu por uma pequena margem. O estado do Paraná só não foi o primeiro a terminar a apuração porque em muitas cidades de baixo IDH (índice de desenvolvimento humano) o envio dos dados para apuração não é feito via internet. Pasmem, é tudo transportado em disquetes, que seguiram de carro até a capital...
Aliás, foram justamente essas cidades com o menor IDH as responsáveis pela "virada" de Requião sobre Osmar. Vale lembrar que o atual governador é pródigo na implantação de programas assistencialistas. Por outro lado, Requião contribuiu para que o Paraná ficasse bem atrás de SC e RS nos índices de desenvolvimento, numa queda progressiva ano após ano.
Políticos assistencialistas não têm vez nas regiões do país com melhor índice de desenvolvimento humano. Basta ver os resultados de Lula no sul do país. Aqui no sul, mais do que nunca se sabe: ninguém quer esmola. Quer desenvolvimento. Quer oportunidade. Quer investimento no campo, na cidade, na educação, nas pessoas, nas empresas...
Será que o povo de Doutor Ulysses, município de baixo IDH e que votou massivamente em Requião (e Lula), não preferiria viver num local em não fosse preciso salvar os dados da apuração em disquete e levar até a capital pela estrada? Lá eles não tem internet, mal têm linhas telefônicas, aliás... Por outro lado, têm vale-luz, vale-leite... E eles votam em Requião porque, além de não ter luz e linha telefônica, ainda têm medo de perder o vale-leite...
O que acontece com Lula e seu bolsa-família é mais ou menos a mesma coisa. E é triste saber que alguns políticos fizeram "terrorismo" nos rincões mais pobres do país, dizendo que o bolsa-família seria suspenso em caso de derrota de Lula. Muito triste.
Isso está correto? É de se refletir...
Discrepâncias tecnológicas à parte, independente de quem vencesse, não será fácil administrar um estado (e um país) tão divididos ideologicamente, num processo eleitoral que começou morno e terminou pegando fogo.
Quanto a nós, eleitores, nosso dever cívico não terminou hoje, com o voto na urna. Caberá a nós, de agora em diante, questionar, discutir e até fazer barulho quando preciso. Cobrar as reformas tributária, trabalhista e previdenciária, tão necessárias em nosso país. Precisamos de menos assistencialismo e menos demagogia travestidos de políticas sociais, e mais investimentos. E, acima de tudo, não devemos deixar a gatarada impune... há muita coisa sendo investigada, ainda. Espero que, com o fim da corrida eleitoral, não sejam colocados panos quentes em cima.
Desejo boa sorte (e juízo) a todos os deputados, senadores, governadores e presidente eleitos.
E vamos tocar o barco, que a vida continua!
postado via wi-fi
Escrito por Bia Kunze em Cybercultura em outubro 29, 2006 08:03 PM
Citações
Endereço para citar este post:
http://www.odontopalm.com.br/cgi-local/mt-tb.cgi/662
IMPORTANTE: escrevam nos comentários somente o que estiver dentro do assunto do post. Dúvidas genéricas sobre outros assuntos, mandem-nas para: bia arroba garotasemfio.com.br. Obrigada!
Hoje o Brasil, representado por 60% dos eleitores, decidiu que os fins justificam os meios.
Decidiu que falar a verdade ou contar uma mentira é um mero detalhe.
Decidiu que os impostos podem continuar altos que não tem problema.
Decidiu que os gastos públicos podem aumentar.
Decidiu acreditar quando ele disse que "não sabia de nada".
Decidiu que está satisfeito com crescimento medíocre.
Decidiu que dinheiro na cueca, caixa 2, compra de dossiê... tudo isso é irrelevante, desde que continue pingando os 98 reais da bolsa auxílio na mãozinha.
Em um país em que mães emprestam seus filhos às amigas para que estas possam furar a fila de votação não se poderia esperar um resultado muito diferente. O problema da falta de ética não é só dos políticos. É do povo.
Mas, afinal, cada povo tem o governante que merece. Principalmente quando o mesmo é eleito por voto direto.
Aos 60% que votaram no Lula, e aos 11% que o ajudaram a se reeleger votando nulo (ficando em cima do muro enquanto sabiam que ele estava disparado nas pesquisas): espero que vocês estejam certos... porque agora a caca já está feita.
Escrito por Marcos Lacerda em outubro 29, 2006 10:08 PM
Bia... clap, clap, clap, clap, clap... :D
Escrito por JoelOrbitt em outubro 29, 2006 11:12 PM
Belíssimo texto! Parabéns.
Escrito por Emanuel em outubro 30, 2006 12:07 AM
A verdade tem vários lados Bia, com certeza o que voce cita como terrorismo somente é possivel porque nenhum outro governo anterior olhou para essas comunidades, e portanto se eu estivesse em uma dessas comunidades votaria igual, afinal voto em quem defende meus interesses. Ha de refletir nisso tambem.
Existe sim um rompimento entre as classes, e aprecio finalmente as classes menos favorecidas dando seu grito de luta, entao a elite que é numericamente menor nao conseguiu sufocar esse grito, alias faço parte desta elite pensante e formadora de opinião e votei no Lula, então talvez o grito tenha sido ouvido.
E viva a democracia e que o Brasil seja cada vez melhor, para todos e não somente para alguns.
Abracos!
Escrito por Ricardo Macari em outubro 30, 2006 01:31 AM
Eu nem vou entrar no mérito de que sobre IDH e voto, pois a questão não é tão simplista quanto parece...
Quero chamar a atenção para o caso do paraná, onde a decisão se deu por poucos votos e a totalização esperou votos que chegaram de disquetes!
Quem pode garantir que os disquetes foram os mesmos que estavam nas urnas?
Quem pode garantir que o software dentro das urnas faz o que se diz que faz? o programa das urnas não sofreu auditagem externa, pelos partidos!
E terceiro, se as urnas hoje são inauditáveis, é realmente temerário que se acredite que demos uma aula de processo eleitoral!
O mito de que as urnas são infalíveis está sendo reforçado pela rapidez da totalização. Mas quantos testes de invasão foraam feitos com as urnas? Resposta = ZERO!
Quantos técnicos de fora do TSE inspecionaram o código fonte, compilaram e testaram a carga dos programas?
Zero!
Tenho Medo!
Escrito por Sergio Lima em outubro 30, 2006 07:50 AM
Esse negócio de "governar para todos" do PT é conversa.
Eu, como pequena empresária, continuarei SEM GERAR novos empregos enquanto continuar essa palhaçada tributária. E que venha o povo me criticar... porque eu confirmo minhas consultas através de SMS ao invés de ter uma secretária para isso... e uso "siga-me" direcionando minhas chamadas do fixo para o celular no lugar de uma secretária para atender as ligações...
Investir nessas coisas ainda me sai BEM mais barato do que ter um funcionário para isso. Não vou contratar ninguém não!
E quantos e quantos mais não pensam como eu? Qual o impacto das micro, pequenas e médias empresas desse país pensando do mesmo jeito?
Se o povo prefere vale-comida ao invés de trabalho, paciência. E que nos conformemos com o eterno colonialismo... PENSEM!
Macari, o terrorismo existe SIM. Pude entrevistar algumas pessoas que ficaram assustadas com a impugnação de certos candidatos porque seus comitês passaram a espalhar por aí que, com isso, vales, remédios e auxílios em geral seriam cortados:
http://canais.ondarpc.com.br/eleicoes/conteudo.phtml?id=1027
Já tive a infeliz oportunidade de atender, na época de faculdade, pacientes com lesões pré-cancerizáveis em palato por causa de dentaduras "genéricas" distribuídas por um dos deputados da matéria acima. Revoltante!
E não toco mais no assunto, só tecnologia de agora em diante :)
Escrito por Bia Kunze em outubro 30, 2006 10:26 AM
Olha, política é uma coisa complicada de se discutir. Não acho que uma decisão por parte de uma cidadão seja melhor ou pior que outra, apenas esta decisão DEVE ser consciente.
Porém eu diria que você foi um tanto quanto parcial, já que ambos os candidatos tem políticas assistencialistas questionáveis em seus respectivos governos. Eu tenho outra opinião para a votação mais expressiva no Lula no nordeste, mas não vou entrar nesse mérito.
Quanto as urnas... Eu não confio em disquete nem pra gravar arquivo de texto, quem dirá pra carregar os votos de uma região.
Escrito por Zé em outubro 30, 2006 10:41 AM
Bia,
sua colocação é perfeita
"Mas nosso papel cívico não terminou hoje. Na verdade, ele começa amanhã..."
Acreditar que candidato X ou Y irá resolver alguma coisa é furada. Quem precisa mudar somos nós. Como?
Fiscalizando, reclamando, sugerindo etc.
Eu já mandei meu e-mail ao Lula e vocês?
Abraços.
Escrito por Danilo Carlos Avante em outubro 30, 2006 10:52 AM
O pior foi aqui em SC, governador de uma cidade só (Joinville) ... tsc... é incrível, cambada de asnos interesseros..
mas fazer o q...
mais 4 anos aguentando um politico profissional, alcolatra, ao invés de um professor universitário altamente capacitado.
Escrito por Catarinense em outubro 30, 2006 12:39 PM
Deu pra perceber que a maioria dos brasileiro quer mesmo é esmola e não emprego.
Ganhou o candidato que dá o "bolsa esmola" para os outros ao invés de gerar emprego e desenvolvimento.
O nosso tão "desenvolvido" sistema de votação eletrônico é ultrapassado, com código sem auditoria e votos em disquete, o que nos passa a falsa impressão de democracia.
Sim ao voto eletrônico, porém com transparência e tecnologia de verdade!
Excelente texto Bia, como todos os que você escreve.
Parabéns!
Escrito por ILO Navarro em outubro 30, 2006 02:44 PM
Caramba Bia, li ontem esse seu post e hoje dou de cara com uma matéria na Folha que fala exatamente isso q vc disse:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u86129.shtml
Vc daria uma excelente comentarista política rsrsrs...
E eh bastante serio o que o Sergio disse ... agora estou com a pulga atras da orelha... rsrsrs...
Beijos!!!
Escrito por Zé Carvalho em outubro 30, 2006 03:06 PM
Naum concordo muito com as posições políticas da Bia mas o Zé Carvalho tem razão, acho que essa jornalista leu o texto da Bia antes heim :-P
Escrito por Eduardo em outubro 30, 2006 03:11 PM
De fato lamentável o que aconteceu em SC.
Escrito por Espiridião em outubro 30, 2006 03:17 PM
"Aqui no sul, mais do que nunca se sabe: ninguém quer esmola." Bia to assustado com você...sempre te achei conservadora demais, até ai tudo bem, porém entender o Brasil pelo IDH já é demais.
Leia mais, se informe.
Comece por ler Celso Furtado, mais tarde quem sabe Gilberto Freyre. Go ahead infogirl. A vida não é só Ipod.
Escrito por Andre em outubro 30, 2006 03:20 PM
Se afirmar que só pobre vota em Lula não é preconceito, busco novas definições para a palavra. A verdade é que ao sul-maravilha, a figura nordestina e brasileira de Lula não é palatável. Como sugestão Bia, você deve se restrigir a falar de tecnologia, assunto único que domina.
Escrito por Andre em outubro 30, 2006 03:25 PM
André, seria mesmo um erro falar que apenas os pobres votam em Lula e definir tudo apenas por IDH. Não estou dividindo o país por base no preconceito. Nosso presidente fez isso antes, ao tomar partido de um único grupo para o qual ele mesmo preferiu governar!
Mas aqui no sul, as discussões foram mais longe. Questionou-se mais. Só isso... NÃO ACHO QUE O SUL É MELHOR QUE O RESTO DO PAÍS. O fato é que eu simplesmente ABOMINO qualquer tipo de escolha em que não se discute antes! Foi MUITO bom que aqui as pessoas tenham questionado antes, não aceitando meras imposições...
Infelizmente em se tratando de política não é só ideologia que conta. No papel tudo é muito lindo. Se fosse assim, o Socialismo seria um sucesso, não?
Política é uma arte. A arte da sedução, das boas e convenientes alianças... das conveniências... do dar e receber... Para atingir o poder e se perpetuar nele, vale tudo!
Comece lendo Maquiavel, André, que com certeza é o livro de cabeceira do nosso presidente agora "reloaded" :)
Escrito por Bia Kunze em outubro 30, 2006 03:52 PM
Uia ... a discussão aqui tá quente ...
Vou pegar um banquinho ... e pipoca ...
Escrito por Ale em outubro 30, 2006 04:02 PM
Escrito por Raphael em outubro 30, 2006 04:20 PM
Bia, embora já tenha lido parte considerável da obra de Maquiavel, não estando restrito ao Príncipe, não creio que este seja o substrato ideológico do governo. Respeito suas convicções e reafirmo que você deve a todo custo torna-las públicas. Uma questão que gostaria de trazer ,porque não li em dia alguma questionamento ou surpresa sobre a cobertura global das eleições ? existe algum conflito de interesses ? mesmo tendo a globo omitido a queda no avião da Gol no dia anterior ao primeiro turmo, quando todas as outras emissoras o fizeram. Parabéns pelo blogue e pela iniciativa democrática da discussão.
Escrito por Andre em outubro 30, 2006 10:20 PM
"classes menos favorecidas dando seu grito de luta"
Pelo amor dos meus filhinhos, quanta ingenuidade... acorda, tovarish, o muro caiu, comunismo morreu... as "crasses" querem é dentadura genérica cancerígena, "tique" refeição e almoço de um "reau", esse papo ideológico só existe em masturbações coletivas em salinhas de sindicatos.
Você fica feliz com isso? Espere se um dia tiver que contratar funcionários. Distribuição de renda é fácil no dos outros, quando o Governo te GARFAR 90% do que você paga para o funcionário, e você descobrir que não tem como cobrir isso, vai mudar de idéia.
André, sugiro que você saia do Crato e visite o Sul. Até os pobres de lá são limpinhos e cheirosos, os mendigos da rodoviária de Curitiba são loirinhos de olho azul, um charme.
E mesmo assim votam no Lula. Acho que é hora de bani-los para o Nordeste, correto?
Quanto a populistas, não creio que Leonel Brizola fosse nordestino.
Entenda: Pessoas com neurônios não gostam do Lula por ele ser populista e BURRO, não por ser nordestino. Se você prefere achar que o preconceito é geográfico ao invés de intelectual, fique à vontade, mas não é.
Escrito por cardoso em outubro 30, 2006 10:22 PM
Tinha que mandar uma "cardozada", querido moro em Bento Gonçalves, embora tenha nascido em Florianópolis. Sem preconceito e vamos em frente.
Escrito por Andre em outubro 30, 2006 10:29 PM
Moro em Maceió, Alagoas, cidade em que Lula perde sistematicamente desde que começou a tentar ser presidente. Isso não faz o povo da minha cidade ser pior ou melhor que nenhum outro da região em que Lula obteve esmagadora maioria. Não votei nele em 2006 e, infelizmente(hoje, claro), votei nele em 2002, mas não acho de tudo que a analogia que a Bia fez está errada. É sim no N/NE que se concentram as maiores discrepâncias sociais do país e, é fato que, a esmagadora maioria dos votos do Lula veio dos mais necessitados. Não ver isso é pura e simples cegueira...
Escrito por Nabuco em outubro 30, 2006 10:39 PM
Primeiro de tudo, não estimule o preconceito contra gaúchos me chamando de querido. Não tolero esse tipo de falsa intimidade.
Segundo, meu nome é com "s" como qualquer ser semi-alfabetizado consegue deduzir, LENDO-O.
Terceiro, cuidado com as acusações, se você tem alguma prova de que a Bia omitiu algo por conflito de interesses, coloque as cartas, do contrário você pode ser processado por calúnia e difamação.
Quarto, pare de ficar lendo o dia inteiro, se masturbando pensando nesse "povo" idealizado e vá para a rua. Você vai se surpreender e se entristecer ao ver que eles são bem menos politizados e bem menos tristes do que ensinam nas reuniões do Diretório Acadêmico.
Escrito por cardoso em outubro 31, 2006 12:08 AM
Andre, ignore qualquer texto do cardoso, nao vale a pena perder seu tempo com ele, é mais um discipulo de Paulo Francis, mas sem a classe e o estilo, quer apenas aparecer.
Escrito por Ricardo Macari em outubro 31, 2006 12:42 AM
O nivel caiu de vez. Pra mim deu.
Escrito por Pedro Mello em outubro 31, 2006 12:58 AM
cardoso, nossa discussão é totalmente desnecessária e empobrece o blogue democrático de Bia Kunze, perdemos a oportunidade do diáologo e adentramos ao infantilismo. Lamento as provocações e não postarei mais em resposta a você.
Escrito por Andre em outubro 31, 2006 01:27 AM
Queridinho Cardoso,
Será que vc ainda não percebeu que a Bia não precisa de ninguém para lhe proteger??? Sempre acompanho os passos dela desde a lista Palmpoint e vc sempre se esforçando em defende-la (se é que é isso). Será isso uma paixão reprimida? Vá fazer analise seu XibungoVéio. Essa é para você... "Quem insiste em julgar e criticar os outros, sempre tem alguma coisa para esconder". Think dude...
Escrito por Fabio em outubro 31, 2006 01:48 AM
OMG OMG OMG...
Aos que perguntaram, não vou censurar comentário nenhum. Só os que dirigirem palavrões a minha pessoa. Mas juro que eu não esperava que desse nisso...
Não quero que todo mundo concorde comigo. Aliás, dou graças a Deus quando alguém diverge! Não sou a maior sabichona do mundo, mas aqui é minha "casa" e falo o que penso. Assim como é opção minha permitir concordem ou discordem do que eu digo. Sou amiga do Macari e do Sérgio, vivo batendo de frente com eles em algumas coisas, e acho que é justamente por isso que eu os adoro.
O mesmo vale para o Cardoso, é meu amigo há anos e ele não me "defende", apenas pensa igual a mim. O conheço bem para atestar isso.
É para isso que o blog existe. Obrigada a todos por participarem da discussão. São todos meus leitores, não interessa se concordam com tudo o que eu digo, e eu respeito todos vocês.
Escrito por Bia Kunze em outubro 31, 2006 11:49 AM
É, posts como este Bia, realmente, sempre acabam gerando este tipo de reação. Muita gente vê o Lula como um ícone mais que Pop, quase um santo que ganhou a presidência do país. Eu, pessoalmente, acho que ele é um ícono do arrocho da classe média.
Na realidade, o que você disse, sobre a divisão do país, é uma realidade. Lula não ganhou com 60% dos votos e sim, como por volta da 51% dos votos do país ( já que o TRE só pega os válidos ), o que mostra que ele não está com esta bola toda não.
Além do que, ele mesmo, deixou claro que governa para os pobres, deixando de lado a classe média e a rica.
Só, que, como para manter programas sociais, é preciso de dinheiro, a classe média, que é a que paga impostos, está tendo que desembolsar mais do seu salário. Assim, cada vez mais, o país se torna mais uníssono na falta de dinheiro.
Como a carga tributária está muito alta, muita gente, como você mesmo disse, está optando por cortar postos de trabalho. E, uma realidade mórbida, os postos de trabalho que o Lula criou foram abaixo de 2,3 salários minimos. Na minha área, que é TI, a coisa descambou dum jeito que a coisa está cada vez pior.
Ou seja, Lula sim, ganhou, e talvez, merecidamente. Mas, o real desafio dele, nos próximos quatro anos, é unir o Brasil. Porque, durante a eleição, ele deixou claro, que veio pra dividir ... como ele mesmo disse nas palavras finais do último debate na Globo ...
Escrito por Ataliba Teixeira em novembro 1, 2006 02:09 PM
