« Podsemfio n.18 | Home | "G" e "E" »

novembro 09, 2006

O outro lado da campanha dos feeds completos

O Rafael Arcanjo tomou uma excelente iniciativa no mundo blogueiro, a campanha em prol dos feeds completos. As vantagens dos feeds completos são indiscutíveis, como vocês mesmos poderão checar lendo o texto dele. Foram dezenas de blogs que aderiram à campanha, e eu visitei vários (em alguns comentei) a fim de compreender os argumentos dos blogueiros. E fiquei meio assustada! De uma hora para a outra, o feed resumido virou um câncer! Vamos analisar o outro lado da moeda?

Eu acho incorreto disponibilizar apenas um feed completo. Por que não oferecer, além da versão completa, a versão resumida? Você quer que só blogueiros que naveguem em desktop leiam seu blog? Acho que o ideal seria expandir seu leque de leitores e assinantes, não?

Um diretor de grande portal brasileiro, com quem costumo conversar regularmente, deixou bem clara a razão de preferir feeds resumidos. Ele só acompanha seus favoritos pelo Blackberry. Outro amigo meu, da Novell, um americano que está passando uma temporada no Brasil, também prefere os feeds resumidos em seu Treo 650, pois reclama (e muito) da lentidão das redes no país.

Para quem lê feeds em dispositivos portáteis, como celulares, PDAs e smartphones, vale lembrar que textos muito longos exigem maior tráfego de dados. Hoje, executivos de grandes empresas, diretores de grandes portais, veículos de comunicação, magistrados, jornalistas e até executivos de gravadoras usam mais os smartphones para acompanhar seus sites favoritos. Eu que o diga: prestando consultoria a eles, garanto que o número de adeptos é enorme. Ninguém mais tem tempo para ficar amarrado à escrivaninha e ser antenado ao mesmo tempo. E são sempre pessoas de opinião e de alto poder de decisão.

Na internet móvel, paga-se pelo tráfego, e não pelo tempo de conexão. Até quem tem tráfego ilimitado ou usa o wi-fi, muitas vezes se depara com a pouca memória do aparelho, ou com a lentidão dos dispositivos. Imaginem baixar dezenas (ou centenas) de feeds completos, repletos de html e imagens anexadas num celular...

Mesmo num blog ou site que você adora, às vezes há posts que não interessa ler. Mas aí já é tarde, depois da atualização dos feeds, seus preciosos KB já foram consumidos e seu dinheiro já foi para o ralo. E para os fãs dos feeds completos: não adianta criticar os grandes portais de notícias ou jornais online por disponibilizar suas notícias em feeds resumidos, apenas. Há um motivo estratégico para isso: o número de notícias publicadas por dia é ENORME e isso pode congestionar o inbox, estrapolar a banda do site gerador, travar o agregador ou dispositivo móvel do leitor... E ainda pode atrapalhar a vida de quem usa internet discada - a IMENSA maioria dos internautas brasileiros.

Assim, aproveito o gancho do Rafael e incremento sua campanha: disponibilize DOIS feeds, o completo e o resumo! Seja versátil e democrático. Amplie sua base de leitores!

postado via wi-fi

Escrito por Bia Kunze em Web em novembro 9, 2006 10:10 AM

Citações

Endereço para citar este post:
http://www.estrelasdopassado.com/odontopalm/cgi-bin/mt/mt-tb.cgi/680

IMPORTANTE: escrevam nos comentários somente o que estiver dentro do assunto do post. Dúvidas genéricas sobre outros assuntos, mandem-nas para: bia arroba garotasemfio.com.br. Obrigada!

Vi seu comentário no meu blog Bia, vou criar um feed resumido, eu tinha pensado nisso mas seu comentário foi uma ordem :)

Escrito por Christiano Milfont em novembro 9, 2006 10:42 AM

Bia,
parabéns pela pertinência e pelo seu tato de mostrar o outro lado da moeda, de forma tão hábil e objetiva.

Nada mais democrático do que disponibilizar as duas formas.

Concordo, plenamente, contigo. Parabéns!!!

Escrito por Antonio em novembro 9, 2006 10:51 AM

Sem comentarios!
Parabens, você tem toda razão Bia. Apesar de eu ser adepto ao Feed completo, pois acompanho somente em meu Desktop, concordo com você, o importante é deixar o usuario final escolher que feed ele quer!

Escrito por Brunno dos Santos em novembro 9, 2006 11:07 AM

Opa, não tenho blog. Mas leio vários, o seu inclusive :) oi! Não vejo problemas nos feeds resumidos, acabo entrando do mesmo jeito. Mas de todos os posts que li sobre a campanha o seu foi o mais justo e com argumentos. Apoiado. Comecemos outra campanha. Feed completo e a fiado. O melhor dos mundos para o leitor. Abs

Escrito por Dumpa em novembro 9, 2006 12:58 PM

Eu apóio, desde que o resumo não seja apenas alguns caracteres do início do post. O que infelismente acontece com QUASE TODOS os feeds resumidos.

Escrito por Carlos em novembro 9, 2006 01:08 PM

Parabéns Bia,
Muito bem lembrado, já estou com dois Feeds, o completo e o parcial.
Novamente parabéns.

Escrito por Flávio Theruo Kaminisse em novembro 9, 2006 01:46 PM

...apoiada na sua opinião e vamos pedir para que parem com as colocações ou 08 ou 80, sempre existe o meio termo, àquele que agrada às duas partes envolvidas, pelo menos no que toca a informação e suas nuances de como obtê-la.
Abraços.

Escrito por Marcio Alexandre em novembro 9, 2006 01:55 PM

Não só concordo com você Bia, como também gostaria de pedir encarecidamente uma terceira versão dos Feeds com a opção:

Feed *SEM DEL.ICIO.US*

Acho um verdadeiro pé no saco ficar vendo o que o pessoal adiciona no seu bookmark pessoal. Precisamos dar uma filtrada nas coisas, senão satura.

Eu já tinha falado isso num post chamado Delicious nos Feeds fede! (http://rockgrafia.com/rs/artigo/delicious-feeds/) e aproveito a deixa para reforçar o movimento ;)

Escrito por Fellipe Cicconi em novembro 9, 2006 02:04 PM

Bia, como te falei na resposta ao seu comentário, quem deseja ler um resumo, basta configurar o leitor de feeds para mostrar só o resumo!

Assim, o feed completo já contempla estes leitores de dispositivos móveis (meu caso também)!

Uma boa sugestão pra quem quer diminuir o tráfego no dispositivo é selecionar um subconjunto de feeds que gostaria de ler no dispositivo móvel. O excelente bloglines permite isso!

Assim o leitor decide se quer resumo e de que feeds! Por isso o feed completo é o mais democrático e abrangente...pois é o leitor que escolhe se quer completo ou resumido!


[]´s

Escrito por Sergio F. Lima em novembro 9, 2006 02:51 PM

Pra quem lê os feeds no desktop, a versão resumida é mesmo uma praga. Pra quem, como eu, baixa-os pra ler offline no pda, é pior ainda - imagina como é frustrante encontrar um artigo interessante e tter apenas três ou quatro linhas, seguidas de um famigerado link "Continue lendo"?!

Mas, realmente, o que você diz é relevante: o blog tem que agradar a todos. Nunca tinha me ocorrido que para quem usa navegação online portátil o feed resumido fosse vantagem. Vou tentar implantar a versão resumida pelo FeedBurner e, se não houver incompatibilidades, deixo as duas no blog! Liberdade de escolha, não é? ;)

Escrito por Lu em novembro 9, 2006 02:57 PM

Hum, entendo seu ponto. Dois feeds, ok. Só que a preferência deve ser sempre pelo completo, na minha opinião.

Escrito por Bender em novembro 9, 2006 03:46 PM

Desculpe-me a pergunta primária, sou novo no mundo dos smartfones e uso-o apenas para navegar nos meus favoritos e postar em meu blog.

Tenho um cartão de 1GB e qual devo baixar? Nem imagino como fazer funcionar aqui no MotoQ...

Grato

Escrito por milton toshiba em novembro 9, 2006 05:20 PM

Eu disponibilizo 4 feeds, 2 completos, um parcial e um de comments. Beijo

Escrito por junior em novembro 9, 2006 08:15 PM

Como gosto muito dos seus posts o seu eu prefiro feeds completos... Então qual o endereço dele??? :)

Escrito por Vinicius Cordeiro em novembro 9, 2006 08:59 PM

Meus feeds estão todos na coluna da direita, na home do blog.

Eu coloquei os links do meu del.icio.us no blog justamente porque o povo todo estava pedindo...! mas não são links pessoais, só links relevantes aos assuntos do blog.

Escrito por Bia Kunze em novembro 9, 2006 09:33 PM

O Sergio está certo, embora eu não vá pelo caminho da democratite. (democrático seria votar pelo tipo de feed e insatisfazer 49% dos leitores).

Quem oferece o feed resumido não contempla quem quer o feed completo.

Quem oferece o feed completo permite que quem quer só o resumido configure seu cliente para baixar somente o título e os primeiros xxx caracteres de cada post.

Se o cidadão não sabe fazer isso, problema dele. Além de criar o conteúdo e disponibilizar o feed o site ainda tem que ser babá?

Escrito por cardoso em novembro 9, 2006 09:52 PM

Oi Bia,

Como citou o Neto Cury, a sua forma elegante e inteligente de colocar o seu ponto de vista é um dom.

A principio para mim sua idéia não fazia muito sentido, visto que seria apenas configurar no seu agregador para receber o resumo do feed, ao invés de recebê-lo completo (levando em consideração que o blog já assim o disponibiliza).

Aí que veio o problema. No Bloglines isto é muito fácil de configurar. Fui procurar no Netvibes e no Google Reader para ver onde ficava. Cadê?

:(

Qual agregador você usa?

Escrito por Rafael Arcanjo em novembro 9, 2006 10:16 PM

Olá Bia,

Já comecei a fornecer também os feeds parciais. Acredito que isso passou despercebido porque a maioria dos usuários não usam dispositivos portáteis.

Mas devemos ser o mais democráticos possível. O leitor é quem decide.

Abraço.

Escrito por Aldemir Silva em novembro 9, 2006 11:09 PM

Bia,

Na minha opiniao, grandes portais nao postam feeds completos por uma unica e simples razao. PUBLICIDADE. Se eu leio todas as noticias no meu agregador de feeds favorito, quem vai ver aquela montanha de banners em flash que eles colocam la no site? Quem vai pagar por todo esse conteudo se os usuarios nao sao expostos aos anuncios?

Alguns feeds ja estao enviando propaganda junto, mas com certeza o retorno nao dever ser o mesmo.

Nao acredito que grandes portais estejam taooooo preocupados com o consumo de banda de seus usuarios.

[]'s
Diogo

Escrito por Diogo em novembro 9, 2006 11:49 PM

Bia,

Postei a respeito disso no meu blog tambem. Coloquei um rul achando que seria o trackback pra cá, mas não apareceu aqui. Dê uma olhada.

Abraços

Escrito por Thalis Valle em novembro 10, 2006 07:48 AM

Cardoso, o Rafael tem razão.

Infelizmente não são todos os agragadores que deixam configuar para baixar só uma quantidade X de caracteres dos feeds. Não sei os agregadores de desktop, mas dos online, realmente só o Bloglines tem essa função.

Nos PDAs / smartphones não é muito diferente. Não há esse tipo de função na maioria dos readers.

Eu uso o Bloglines porque é o que oferece a melhor compatibilidade desktop / PDA / celular, a versão mobile dele é show. Alguns poucos sites e blogs configurei feed completo.

Mas não podemos negligenciar quem não usa Bloglines, né Cardoso? Aliás, o Google Reader deu uma melhorada e já ampliou um pouco a base de fãs.

Escrito por Bia Kunze em novembro 10, 2006 12:28 PM

Bia, lembrei exatamente de ti, ou melhor de um post seu explicando a mudança nos feeds do seu blog para facilitar a vida de quem os acessa via dispositivo móvel, quando li o post da campanha hoje pela manhã.

Por um lado é bom ter um feed completo, se é uma publicação focada mais em texto, que dificilmente tem figuras é vantagem quase, cito como ex. o Whiplash.net que publica uma montanha de matérias por dia, porem se abrir UM dos feeds imagino que o consumo de banda para abrir o site com a matéria seja maior que exibir o texto e eventuais imagens (raras) de forma completa de todos os posts do dia sem o peso do layout... POREM o outro lado da moeda seria um feed completo como o do Sedentário & Hiperativo que tem muitas imagens e consome muita banda...

Conclusão... 2 feeds, um completo e outro resumido... como em podcast, um focado em qualidade, outro em tamanho...

Escrito por Diego T. em novembro 10, 2006 01:59 PM

Bia, no caso do Google (totalmente em inglês), se alguem que acessa seu blog e consegue formalizar uma comunicação à eles solicitando esta melhoria, seria interessante, como também aos outros agregadores, mas creio que não se pode esperar resolver para atender os mobiles.

Gostaria de "conversar" com você antes de alterar o post, pode ser ?
Vou tentar lhe enviar um email ou instalar o skype para tal.

Escrito por Rafael Arcanjo em novembro 10, 2006 03:28 PM

Mas então qual é o padrão para o "feed PDA friendly"? 100 caracteres? 200? cria um padrão que quem quiser segue.

Escrito por bernabauer em novembro 11, 2006 05:47 PM

Muito pertinentes suas considerações. Não uso dispositivo móvel para acessar internet e por isso, feed resumidos me atrapalham pq ter que dar um clique a mais e esperar carregar a página é trabalhoso.

No entanto, um feed resumido é importante para os que usam dispositivos móveis.

O melhor mesmo seriam duas versões.

Se queremos uma internet democrática, ela deve servir a todos.

Escrito por Carlos em novembro 22, 2006 04:55 PM

Bia, boa tarde !

Tenho duas dúvidas:

- Tenho um motoQ e me disseram que eu não conseguirei baixar musicas, isso é verdade?

- Tenho um site mas o google não o acha, esse site está no ar há uns 2 anos e até hoje, nada.
www.hqz7.com.br

Muito obrigado !

Cláudio

Escrito por Claudio em dezembro 6, 2006 03:19 PM

Oi Bia eu gostaria de saber como disponibilizar informações "pequenas" como notas para acesso pelo celular em uma página como a do url acima.Se puder me ajudar manda-me um e-mail!

Escrito por Antônio Carlos Telau em dezembro 13, 2006 06:04 AM

Os Feeds ajudam de alguma forma a melhorar a indexação dos blogs?
Muita gente ainda tem dificuldade em entender o que sao Feeds nao é mesmo?

Escrito por Clic Grátis em outubro 1, 2007 10:57 AM