« Lista dos PDAs / smartphones mais populares | Home | Notebooks com visor externo »

janeiro 07, 2007

Brasil Telecom bloqueia acesso ao YouTube

Quem usa a internet via Brasil Telecom não consegue abrir o YouTube desde ontem. Na web, não há nenhuma ordem judicial contra a Brasil Telecom solicitando o bloqueio ao site.

Impossível saber se o bloqueio é proposital, fruto da desavença Cicarelli / YouTube, ou derivado de alguma falha nos servidores. Entrei em contato com vários internautas de todo o país, e a restrição ao YouTube se confirma apenas com o pessoal da Brasil Telecom, em toda a área de cobertura, no sul e centro-oeste.

Como não há nenhuma notícia na web falando a respeito de um possível bloqueio por ordem judicial, estou fazendo contato com a assessoria da Brasil Telecom, via rádio CBN, pedindo explicações. Quando tiver novidades, torno a postar aqui, atualizando esse post.

UPDATE 11:40h - Conversando agora no MSN com o Cardoso, ele confirmou que no restante do país, via Telefonica, Telemar e Velox, o acesso está normal. Usando conexão via celular Claro, o acesso também é normal. Fizemos alguns testes e realmente o bloqueio só acontece aqui com a Brasil Telecom e somente com o YouTube. Segundo o Cardoso, esses testes de rastreio de IP e DNS comprovam que não há falha em servidor, o bloqueio é deliberado.

UPDATE 11:58h - O pessoal da Brasil Telecom, que antes desconhecia o bloqueio, agora me confirma: eles estão cientes do não-acesso específico ao site YouTube. Contudo eles não têm mais dados a passar e pedem que aguardem uma nota oficial. A empresa deverá se pronunciar a respeito.


A China é aqui

Quando li as primeiras notas nos últimos dias a respeito de um possível bloqueio ao site YouTube, eu ri. Claro que isso jamais aconteceria aqui, pensei. Afinal, estamos na terra do Orkut, onde muita gente se aproveita de um suposto anonimato para fazer ofensas, dar golpes e cometer crimes. A mídia cansou de pintar o Orkut como um antro de racismo, pornografia, golpes e violência.

Eu não gosto do Orkut, nem por isso eu apoiaria a retirada do serviço do ar. Muito pelo contrário. É um cerceamento da nossa liberdade de expressão, e não se pode punir milhares de pessoas por causa de meia-dúzia de contraventores.

Com o YouTube, é a mesma coisa. Tirar o site do ar porque uma moça, que se acha a última bolacha do pacote, se achou ofendida por algo que fez em um local público e todo mundo ficou sabendo... bem, eu acho que as brigas de torcidas que se iniciaram em comunidades do Orkut e foram para as ruas é algo muito mais grave, não?

Pesquise preços de: roteador wireless modems ADSL placa PCMCIA wireless

postado via wi-fi

Escrito por Bia Kunze em Web em janeiro 7, 2007 11:25 AM

Citações

Endereço para citar este post:
http://www.estrelasdopassado.com/odontopalm/cgi-bin/mt/mt-tb.cgi/827

IMPORTANTE: escrevam nos comentários somente o que estiver dentro do assunto do post. Dúvidas genéricas sobre outros assuntos, mandem-nas para: bia arroba garotasemfio.com.br. Obrigada!

Sou do RS, e realmente está bloqueado pela Brasil Telecom.

Para assistir os vídeos do youtube, estou usando esse plugin do Firefox:

http://foxyproxy.mozdev.org

Com ele é possível driblar o bloqueio sem problemas.

Que país que vivemos... a China é aqui. Nosso judiciário já está sendo ridicularizado lá fora:

http://yro.slashdot.org/yro/07/01/07/024238.shtml

Escrito por Jeronimo Zucco em janeiro 7, 2007 10:41 AM

Bia,
Dia 5/jan o jornal Destak aqui de SP (assim como alguns outros) publicou que o TJ que uma liminar que obrigava a retirada do site YouTube do ar, pois o mesmo não havia retirado o vídeo da Cicarelli do ar (isso é um tanto difícil, ja que o controle sobre tudo que é postado é virtualmente impossível).

Ja o DGI Now corrigiu uma notícia semelhante, dizendo que não foi bem assim...
http://idgnow.uol.com.br/internet/2007/01/04/idgnoticia.2007-01-04.0064595137/IDGNoticia_view

Bem, foi isso que li
^^

Escrito por R. Buzelli em janeiro 7, 2007 10:45 AM

Aqui com Velox, no Rio, não tem bloqueio não, consigo ver e upar os vídeos.

Escrito por lex em janeiro 7, 2007 10:56 AM

Quem se expôs em praia PUBLICA foi ela, mas quem é punido por isso somos nós! Não temos culpa se ela fez o que fez publicamente. Se o fez, supõem-se que não se importou com as conseqüências. 99,99999999% dos demais brasileiros, q nada tem a ver com isso, pagam o pato! Aí está a Justiça Brasileira (e depois não sabe pq é tão desacreditada).

Escrito por Andrew em janeiro 7, 2007 10:56 AM

Eu estou aqui em Sao Paulo e pelo que parece fui bloqueado também, não é Brasil Telecom não, é um provedor chamado Neovia Direcnet!
Mas com os muitos tutorias e proxys por ai burlar o bloqueio parece ser fácil.

Escrito por Rangel em janeiro 7, 2007 11:38 AM

Olá!
Conforme disse à Bia há pouco, estou em Videira/SC utilizando BRTurbo da Brasil "TeleCÃO".
YouTube BLOQUEADO!
Engraçado é que foram extremamente ágeis para bloquear o site, porem quando tenho problemas técnicos a solução demora bem mais!!!

Escrito por Chico Homsi em janeiro 7, 2007 12:11 PM

Ae Bia... conforme tb te avisei... aqui em GO o acesso tb está bloqueado... consegui via proxy tb ..... mta sacanagem.

Escrito por Elson em janeiro 7, 2007 12:37 PM

Será que a BrT não está aproveitando a confusão para desafogar a rede deles?

Lembro que alguem tempo atrás, acho que foi na Info, o pessoal da BrT estava culpando "sites de video" pela lentidão na rede deles.

Escrito por Cássio R. Eskelsen em janeiro 7, 2007 12:43 PM

olha, pra quem tá bloquado e não sabe usar proxy, eias a soulução:
http://www.undergoogle.com/blog/2007/01/instale-o-google-web-accelerator-e.html

Escrito por Gabi em janeiro 7, 2007 12:58 PM

Oi Bia
Tambem estou no Parana, mas uso uma conexao da GVT em minha casa e aqui esta funcionando tudo muito bem.
Como a BrT deu uma de engracadinha acho bom todos da regiao sul passarem a usar a GVT como provedora de dados. Quem sabe assim eles aprendem!!

Escrito por kaka em janeiro 7, 2007 01:58 PM

O pior é que dona Cicarelli é uma idiota. A maior parte das pessoas ficou do lado dela, e o video já estava a caminho do limbo do YouTube. O que ela vai conseguir é fazer o interesse pelo video subir de novo (provavelmente internacional, já que a notícia do processo contra o YT deve sair na midia de fora). E se não for pelo YT vai ser por outras fontes que o povo vai acessar...

Escrito por Zé em janeiro 7, 2007 02:03 PM

Google web accelerator instalado!
Valeu pela dica Gabi!

Escrito por lexreis em janeiro 7, 2007 02:15 PM

Oi Bia,
Em vez de burlar o bloqueio os usuários da BrasilTelecom devem exigir o imediato restabelecimento do acesso. Vocês têm direito.
http://liliana.com.br/wp/2007/01/07/brasiltelecom-bloqueia-acesso-ao-youtube/

Escrito por Liliana em janeiro 7, 2007 02:46 PM

Zé, já saiu na mídia internacional, por meio do Slashdot: http://yro.slashdot.org/article.pl?sid=07/01/07/024238&from=rss ...


E parabéns à Bia pela agilidade na cobertura desta notícia do bloqueio da BrT!

Escrito por hotmar em janeiro 7, 2007 02:53 PM

Sem querer defender a BrT, mas isso pode ser simplesmente um problema de roteamento BGP...Pode não ser somente o YouTube, mas toda uma faixa de endereços IP. Isso acontece às vezes, por besteira de operação ou por mecanismos de proteção contra instabilidades.

Escrito por Marcelo Rosa em janeiro 7, 2007 04:30 PM

Acredito que um bug qualquer da BRT... Tudo bem que que as teles são totalmente desprovidas de escrúpulos, mas pra fazer um bloqueio por conta própria tem que ser muito idiota. :|

Escrito por Jeferson em janeiro 7, 2007 05:05 PM

Eu não uso BrT, mas é de ficar indignado, o pessoal que usa deveria ficar ligando pra eles, cobrando uma solução e ameaçando cancelar as contas.

Escrito por RSS_X3 em janeiro 7, 2007 05:30 PM

O Cássio levantou uma boa questão. Será que o You Tube virou bode expiatório para desafogar a rede já tão congestionada deles?

Escrito por Bia Kunze em janeiro 7, 2007 06:13 PM

A Rede da BrT nem é tão congestionada assim. O acesso deles (a parte ADSL da rede) é que tem um dimensionamento ruim. Mas o Cássio pode ter razão. A BrT há algum tempo bloqueava tráfego IPSec, dizendo que não vendia serviço de VPN. De todas as operadoras é a que mais impõe essas regras absurdas. Mas eu não descartaria ainda a questão de roteamento.

Escrito por Marcelo Rosa em janeiro 7, 2007 06:43 PM

Sei lá viu .. não sou o melhor cara para falar sobre juizes .. mas que uma coisa é certa é : enquanto as pessoas que não tem noção, ficarem deliberando sobre aquilo que não conhecem sem consultar quem realmente conhece do assunto, coisas assim vão continuar acontecendo.
Juizes e políticos precisam começar a ter um bom corpo técnico para lhes ajudar em processos assim.

Escrito por Ataliba em janeiro 7, 2007 07:28 PM

Mudei pro Virtua e vivo batendo o telefone na kra do telemarketing da Brt tentando me vender adsl de novo...nao sinto nenhuma saudade

Escrito por Saulo em janeiro 7, 2007 08:28 PM

benvindos ao Brasil........
c duvidar daki alguns dias bloqueiam todos os servicos do google ¬¬ Gente numca gostei da "cirelA" alen de ser horrivel fikar pulando onda na praia e num keh que mostrem.

Enfin o Cumulo.....

Escrito por Gabriel em janeiro 7, 2007 11:59 PM

Eu nao uso br turbo, mas utilizo conexao da brasil telecom, desde sábado não consigo acessar o you tube tbem.

na internet já é possivel ver correntes de boicote a dani e a mtv.

levando por um lado de teoria da conspiracao é possivel ate imaginar que se trate de um corte ao you tube para que os servicos de videos nacionais venham a bombar por aqui.

pode dar uma olhada, todos os grandes provedores nacionais ja tem um servico de video.

que medo, vou ficar quieto para nao amanhecer com formiga na boca.

Escrito por Max Pires em janeiro 8, 2007 06:35 AM

Sou usuário da Brasil Telecon e não posso acessar o you tube. O bloqueio abre um precedente muito perigoso. Se essa onda pega, em breve blogs, sites, e outros espaços de expressão da internet serão objeto da insanidade da justiça brasileira. Mais uma para formar a imagem do Brasil lá fora.

Escrito por Ale em janeiro 8, 2007 06:58 AM

Estou em Belém, uso o Velox e até agora o acesso ao YT está normal. Eu já tinha lido alguma coisa sobre o assunto, mas francamente, não achei que fosse vingar. Quem sabe, para defender o Orkut, o Google recorreu a advogados melhores que o YT. Sinceramente, acho que desrespeito maior sofremos nós, usuários, que não temos nada com aquela Sra. que não soube ser discreta com as suas intimidades. Vai alguém fazer o mesmo! O mais provável é que ainda pague por atentado ao pudor... Parabéns mais uma vez, Bia!

Escrito por Moshe Dayan em janeiro 8, 2007 12:33 PM

Como burlar o desbloqueio (créditos a kent kalel do orfanato.net):

FIREFOX 2.0
Clique em “Ferramentas” => “Opções” vá até a guia "AVANÇADAS", e clique na guia “REDE”.

Selecione a opção CONFIGURAÇÕES:
Em “Configuração manual de proxy”, digite os valores abaixo:

IP: 128.112.139.108
Porta: 3124

Clique em OK, OK!

Agora, abra o link do YOUTUBE normalmente.

PS1: Irá aparecer uma cheia de coisa escrita em inglês... Ignore e você será redirecionado para a página oficial do Youtube.

PS2: Os valores de IP e Porta são os mesmos para o IE 6 ou 7.
Ferramentas => Opções de Internet => Conexões => Config. LAN

PS3: IE é SuXxXxXxXxXx

PS4: Cicarelli senta _|_ e roda, fia!

Escrito por Tadeu em janeiro 8, 2007 12:51 PM

Reescrevendo o que eu comentei em outro post, Eh foda.

Eu uso Vírtua/SP e não perdi acesso ao YouTube até agora. Pelo que andei checando o único vídeo da Cicarelli foi tirado do ar - Mais a Brasil Telecom continua insistindo no bloqueio, provavelmente pra economizar banda - E talz.

Agora eh FODA a Justiça querer bloquear o maior portal de Vídeos do mundo pros Brasileiros por causa de uma dondoca que transou na praia e não quer seu vídeo na internet ¬¬

òó Morte á Cicarelli!!!

Escrito por Ed em janeiro 8, 2007 03:07 PM

Bom... Num país em que o ministrinho da Justiça é advogado de todos os assassinos ricos (os que queimaram o índio em Brasília, os que afogaram o estudante da USP, o homem e seu amigo Zé Mentireu...), será que algum procurador dará o troco, processando a Cicadella por atentado ao pudor?

De minha parte, já estou evitando *tudo* o que a Cicadella promove. (Dada minha ignorância sobre lixo midiático/comercial, só estou boicotando a MTV, mas deve ter muita coisa mais ;)

"Meninas, FAÇAM isso EM CASA! Não façam numa praia cheia de gente!"

Fui

Escrito por Cachorrao em janeiro 8, 2007 10:38 PM

Quem é o imbecil, eu ou as servidoras!
Para a validade da liminar (aquela do bloqueio), será que no processo as partes prejudicadas foram citadas (eu, as servidoras e o povo brasileiro) ?
Se foram, parece-me que algumas pessoas inteligentes, sugeriram: O BOICOTE, a produtos e empresas interessadas na safadeza daquela "boc.da".

Escrito por kardozo22 em janeiro 9, 2007 10:15 AM

orta abcba20b8f ccv

Escrito por rlwzgp em agosto 18, 2007 03:45 AM

bookmark it
[URL]http://drivehq.com/file/DF.aspx/sitemap.html?isGallery=&share=&shareID=0&fileID=79992302&pay=&sesID=3hvqsjj4ajmhly55ayioh22q[/URL]

Escrito por baiwkx em setembro 6, 2007 01:53 AM

.
, ...

wanj@bigmir.net

+380669150813
+380934877115

http://www.remontik.com.ua/blurbs-view-4008

xfatgyhl

Escrito por xpen em novembro 30, 2007 12:40 PM

Hey ppl look here is new guy who is listing kewl blogs
http://nja-nja.blogspot.com/2008/02/111.html

Escrito por fdhqjx em fevereiro 15, 2008 06:49 PM

Hey ppl look here is new guy who is listing kewl blogs
http://nja-nja.blogspot.com/2008/02/111.html

Escrito por fdhqjx em fevereiro 15, 2008 06:49 PM

icq 418-589-609 * 418589609
WOW name: sidd3
owner of this icq and nickname is cheater and motherfucker
P.S

Escrito por othbdw em fevereiro 19, 2008 03:01 PM

Imagine czk4490 loop. Froogle has an abcba20b8f items checker.

Escrito por oclenj em março 5, 2008 02:01 PM

Imagine czk4490 loop. Froogle has an abcba20b8f items checker.

Escrito por oclenj em março 5, 2008 02:06 PM

 sites [URL]http://measure.igpp.ucla.edu/discus/messages/9/30.html[/URL] sites [URL]http://medschool.slu.edu/facsen/discus/messages/43/139.html[/URL] sites [URL]http://lib.calhoun.edu/discus/messages/9/1062.html[/URL] sites [URL]http://cehs.unl.edu/tcforum/discus/html/messages/7096/8175.html[/URL] sites [URL]http://www.wsu.edu/~moonlee/pr312msgs/art.2808.html[/URL] sites [URL]http://measure.igpp.ucla.edu/discus/messages/9/30.html[/URL] sites [URL]http://medschool.slu.edu/facsen/discus/messages/43/140.html[/URL] sites [URL]http://lib.calhoun.edu/discus/messages/9/1063.html[/URL] sites [URL]http://cehs.unl.edu/tcforum/discus/html/messages/7096/8175.html[/URL]

Escrito por fllclu em junho 9, 2008 10:39 AM

 sites [URL]http://measure.igpp.ucla.edu/discus/messages/9/30.html[/URL] sites [URL]http://medschool.slu.edu/facsen/discus/messages/43/139.html[/URL] sites [URL]http://lib.calhoun.edu/discus/messages/9/1062.html[/URL] sites [URL]http://cehs.unl.edu/tcforum/discus/html/messages/7096/8175.html[/URL] sites [URL]http://www.wsu.edu/~moonlee/pr312msgs/art.2808.html[/URL] sites [URL]http://measure.igpp.ucla.edu/discus/messages/9/30.html[/URL] sites [URL]http://medschool.slu.edu/facsen/discus/messages/43/140.html[/URL] sites [URL]http://lib.calhoun.edu/discus/messages/9/1063.html[/URL] sites [URL]http://cehs.unl.edu/tcforum/discus/html/messages/7096/8175.html[/URL]

Escrito por fllclu em junho 9, 2008 10:40 AM

andreyminaev@ukr.net
(044) 502-88-45
http://www.konstanta.kiev.ua/

Escrito por Антисептик биозащита для дерева em junho 22, 2008 10:02 AM

andreyminaev@ukr.net
(044) 502-88-45
http://www.stroymart.com.ua/

Escrito por портал строительство ремонт em junho 22, 2008 10:04 AM

andreyminaev@ukr.net
(044) 502-88-45
http://www.stroymart.com.ua/

Escrito por портал строительство ремонт em junho 22, 2008 10:05 AM

http://farba.at.ua/ Эмаль лак краска Грунтовка
(044) 502-88-45

Escrito por эмаль ЭП-140, эмаль ЭП-255, эмаль ЭП-773, эмаль ЭП-1236 em junho 22, 2008 10:07 AM

Эмаль лак краска Грунтовка
(044) 502-88-45 http://kpacka.at.ua/

Escrito por ЭП-56, эмаль ЭП-567, эмаль ЭП-586, эмаль ЭП-5 em junho 22, 2008 10:09 AM

http://board.madeua.net/ Доска объявлений Украина

Escrito por Доски объявлений недвижимость строительство em junho 22, 2008 10:10 AM

Escrito por Форум по строительству и ремонту em junho 22, 2008 10:11 AM

 amateur home video amateurs page home adult personal home page [URL=http://hgawffkj.ibelgique.com/home/home1.html]amateur home video amateurs page home adult personal home page[/URL] adult home photos home adult pictures adult home pictures [URL=http://hgawffkj.ibelgique.com/home/home2.html]adult home photos home adult pictures adult home pictures[/URL] home lesbian orgy free amateur lesbian home made home porn movies lesbians [URL=http://hgawffkj.ibelgique.com/home/home3.html]home lesbian orgy free amateur lesbian home made home porn movies lesbians[/URL]

Escrito por ykwrdl em julho 23, 2008 04:30 AM

Escrito por lak em setembro 21, 2008 06:38 AM

Escrito por lak em setembro 21, 2008 06:40 AM

Common whata have you to read???

Escrito por aviabydservis em abril 30, 2009 09:54 AM