« ShoZu, o amigo móvel do Flickr | Home | Tecnologia requentada: o fax da era do celular »

fevereiro 21, 2007

Mini-review: Samsung i321

Eu falei muito bem do MotoQ em seu review, publicado em dezembro. Fiquei muito impressionada naquele que foi o meu primeiro contato com um smartphone rodando o sistema Windows Mobile for Smartphones. Agora chegou a vez de avaliar um aparelho desses que funcione em redes GSM. E a novidade que a TIM trouxe é o Samsung i321.

O SGH-i325N, ou Samsung i321 é exclusividade brasileira. Lá fora seu modelo correspondente é o SGH-i320N (ou simplesmente Samsung i320). Fisicamente são praticamente idênticos, com algumas poucas melhorias do i321 em autonomia de bateria (algo que infelizmente não pude avaliar).

Perfil do usuário de Windows Mobile for Smartphones

Hoje há cada vez mais gente interessada em smartphones, mas muitos se frustram ou se confundem com o excesso de funções de um Windows Mobile ou um Palm OS, principalmente com a tela sensível ao toque. A maioria desses usuários busca apenas um celular mais esperto, porém que continue simples, intuitivo e principalmente, pequeno e leve como os aparelhos "normais". Um Qtek ou um Treo definitivamente não combina com esse tipo de usuário.

Prova do sucesso desse sistema operacional é a grande procura no exterior por aparelhos como o Samsung Blackjack, o T-Mobile Dash e o Motorola Q.

Até então só tínhamos o Symbian para satisfazer tal público. Agora com o Windows Mobile for Smartphones, um novo leque de possibilidades se abre para um público bem definido. O sistema é rápido, estável e muito, mas muito intuitivo mesmo, uma vez que todo mundo conhece o "jeito Windows" de se acessar arquivos, pastas e programas.

Tenho percebido que, entre as dezenas de pessoas que me escrevem toda semana querendo colocar mais mobilidade em sua vida profissional, o usuário dinâmico, que se desloca muito e exerce suas atividades profissionais em notebooks, é o que mais se adequa ao Windows Mobile for Smartphones. O perfil desse pessoal é mais ou menos assim:

1. Querem um smartphone que seja o mais leve possível, pois já carregam muita "tralha" no dia-a-dia, e que não seja tão largo como os Blackberry ou Nokia série E.
2. Que possibilite gerenciamento de emails de forma fácil. Navegação é mais eventual, só para emergências ou pesquisas rápidas.
3. Não querem aprender a escrever diretamente na tela e preferem teclado QWERTY. Os botões físicos possibilitam escrita com uma só mão, de forma mais ágil que os Symbian sem esse teclado.
4. Não se importam com a não-edição de documentos Office, pois preferem fazê-la em seus notebooks. Um visualizador de boa qualidade é fundamental para checar o conteúdo desses documentos tão logo eles adentrem o inbox.
5. É fundamental que esse smartphone funcione como um modem ao ser ligado ao notebook. Assim, para facilitar a vida e otimizar o desempenho, é importante que esse smartphone tenha porta mini-USB, bluetooth (caso o notebook também tenha) e possua EDGE (no caso dos GSM) ou EVDO (nos CDMA).
6. A presença de wi-fi não é crucial. Tais usuários não querem depender de hotspots, preferem uma conexão de dados sempre presente. Portanto, costumam adquirir um plano de dados com a operadora.

Análise do i321N

Ao retirá-lo da caixa, o primeiro "oooh!" vem na hora que se constata e finurinha do aparelho. Ele é muito fininho, tal como o MotoQ, mas um pouquinho mais estreito. Pode agradar em cheio aqueles que gostam do E62 e E62 da Nokia, mas os acham muito largos. E o danado é muito leve *mesmo*. Pesa apenas 95g. Compará-lo com o supernutrido N80, por exemplo, é covardia:

Não tem cabo miniUSB como o MotoQ, é cabo proprietário. O fone de ouvido usa conector proprietário também. Não gostei muito do botão direcional e do tecladinho. Mesmo sendo suspeita para falar de teclados QWERTY, ainda acho o do MotoQ melhor, com teclas mais altas e um pouco mais afastadas. Quem tem dedos mais grossos pode sofrer um pouco, mas isso vai do gosto e da habilidade do usuário. Eu, particularmente, acredito que um botãozinho estilo joystick é mais interessante nesses dispositivos sem tela sensível ao toque.

A tela QVGA é excelente! Muito nítida e brilhante. O SO rápido, muito ágil. O padrão de expansão é microSD, mas na caixa não vem cartão incluído. Que pena. Não pude testar a autonomia de bateria, pois não fiquei com o aparelho tempo suficiente para tal, mas nos fóruns dizem que não é grande coisa. Ele tem uma câmera de 1.3 MP, mas não espere grande coisa dela também. Tosquinha, serve só para brincar mesmo.

Em termos de sistema operacional, tudo nele funciona como no MotoQ - sugiro que vejam os detalhes aqui. A base de softwares para esse sistema está crescendo bastante, e, ainda que só seja possível visualizar arquivos Office nele, a Dataviz já oferece o Documents To Go como alternativa, por U$ 30.

Vale lembrar que usar o Skype no i321 dependerá da velocidade da rede de dados da sua operadora GSM. O ideal é usar EDGE, mas ainda assim, o resultado não é totalmente satisfatório. O mesmo vale para o MotoQ: VoIP nele é uma delícia sob a rede EVDO, mas em 1xRTT temos resultados semelhantes ao EDGE.

Gostaria de ficar com esse aparelho um pouco mais de tempo para fazer uma análise mais profunda, não só dele mas também do sistema Windows Mobile for Smartphones, que, como já falei aqui, considero muito promissor. Conversarei com o pessoal da TIM e pretendo ter um desses em definitivo comigo. Mas em primeira instância, aprovei o i321. É uma excelente escolha para quem quer um celular inteligente sem ter que apelar para PDAphones mais trambolhudos. O i321 pode conviver no seu dia-a-dia substituindo seu celular, sem pesar no bolso.

E quando digo sem pesar no bolso, falo tanto no sentido literal como no figurado. Além da TIM, a Claro recém colocou esse aparelho em seu catálogo de smartphones também. Comprando-o com um plano de minutos e de dados, dá para conseguir um bom desconto, conseguindo por R$ 600 ou R$ 700. O aparelho avulso e desbloqueado também já chegou em várias lojas online, mas obviamente aí é bem mais caro.

Pesquise preços de: Samsung i321 celulares Samsung acessórios para celular

postado via wi-fi

Escrito por Bia Kunze em Reviews | Smartphone | Windows Mobile Phone em fevereiro 21, 2007 11:21 AM

Citações

Endereço para citar este post:
http://www.estrelasdopassado.com/odontopalm/cgi-bin/mt/mt-tb.cgi/896

IMPORTANTE: escrevam nos comentários somente o que estiver dentro do assunto do post. Dúvidas genéricas sobre outros assuntos, mandem-nas para: bia arroba garotasemfio.com.br. Obrigada!

Me metendo onde não devo:

"Conversarei com o pessoal da TIM e pretendo ter um desses em definitivo comigo."

A TIM é o "patrocinador secreto" do blog?

Escrito por Felipe Cepriano em fevereiro 21, 2007 11:37 AM

Não há "patrocinador secreto". Estou conversando com eles para patrocinarem diretamente o blog e o podcast. Mas não há nada oficial ainda, só isso... estamos esperando passar o carnaval para o ano de 2007 começar de verdade e avançarmos nas negociações :)

Escrito por Bia Kunze em fevereiro 21, 2007 12:24 PM

Não gostei. Esse teclado é muuuito estranho, fala sério! Deve ser horrível digitar com essas letras, números e símbolos, todos na mesma cor.

Escrito por Ferrugem em fevereiro 21, 2007 01:27 PM

Ainda tenho esperança de haver m smartphones desses com teclado sensível ao toque.
Tomara que vc feche com a TIM!

Escrito por lexreis em fevereiro 21, 2007 03:13 PM

Comprei o aparelho pela Claro... estou MUITO satisfeito pois eliminei a Palm do bolso e agora tenho um aparelho, que alem de super fino, tem tudo que preciso pro meu dia-a-dia. Para clientes da Claro o celular acompanha um microSD de 128 mb e 1 par de baterias. Cada bateria dura em média 2 ou 3 dias. A unica coisa que poderia ser melhorada é o navegador internet explorer, que no windows mobile, é super limitado.

Escrito por Gus em fevereiro 21, 2007 05:02 PM

E a Bateria dele??? É boa??
Pois tenho um moto Q e a bateria é um lixo!!!!
Dura soh umas 12 a 16 horas....

Escrito por Eduardo em fevereiro 21, 2007 05:31 PM

humm bem interessante, alguem sabe se aquele plano de 40megas da claro, como ficaria um uso para deixar um msn ligado, acessando umas páginas, dá para um mês?

Escrito por Walter Jr. em fevereiro 21, 2007 06:07 PM

Sobre o patrocínio da TIM: penso que audiência ao Garota sem Fio não falta. Para mim passou a ser uma referência em tecnologia, ao lado de publicações como Info Exame, IDG Now, etc. Torço por você, também, neste tema da TIM.
Qual é a quantidade de acessos ao dia no GSF?

Se precisar, conte com este leitor.
Abraços.

Escrito por Alex Cardoso de Lima em fevereiro 21, 2007 08:48 PM

Olá! Tenho um 02 Neo White e estava muuuiiiito satisfeita com ele até que, na semana passada, resolveu parar de "tocar", e só consigo ouvir o som do aparelho se conecto o fone de ouvido. Comprei o aparelho nos EUA, mas gostaria de saber se vc conhece alguma assistência técnica da Qtek/HTC aqui em SP...assim seria mais fácil, ao invés de ter que enviar para o exterior arrumar. Para variar, nem na Claro nem na TIM o pessoal soube informar o nome de uma assistência técnica do Qtek. Portanto, para não ficar sem aparelho, no sábado acabei comprando um Samsung i321N da Claro...Ele é tudo que vc colocou no seu review, mas a bateria é terrível!!! Dura muito pouco!!! Bem que desconfiei quando o vendedor disse que vinham 2 baterias na caixa. De resto, tá fazendo bem o papel de substituto. Vou usar mais essa semana e depois envio os comentários! Se souber da assistência técnica do Qtek, por favor me dê um toque! Obrigada e parabéns pelo blog!!!

Escrito por Karina em fevereiro 21, 2007 09:20 PM

Opa... verdade, Karina, esqueci de avisar que ele vem com DUAS baterias... o antecessor i320 também, e o pessoal reclama muito da autonomia.
Espero poder avaliar isso melhor.
Quanto à assistência da HTC, pesquisarei e depois publicarei aqui.

Escrito por Bia Kunze em fevereiro 21, 2007 09:25 PM

Piada velha: sabe por que o trio elétrico não deu certo em Portugal? Porque nos primeiros 100 metros o fio se soltou da tomada.

Moral da história: bateria muito curta é só um pouco melhor que um fio beeeeeeeem comprido.

Escrito por luc-movel em fevereiro 21, 2007 10:01 PM

Estive esses dias na loja da TIM a procura de informações sobre este aparelho porém não gostei as opções de plano de dados dele... plano ilimitado não tem?

Bia entre os serviços da Vivo para o MOTOQ e da Tim da o Samsung qual vc destacaria?

Escrito por Jane em fevereiro 22, 2007 07:07 AM

Não seria esse aparelho o I321N, ao invés de I325N?

Escrito por rodmaia em fevereiro 22, 2007 09:46 AM

Com relação ao uso do MSN no Samsung pela Claro, sei que cada mensagem enviada tem um custo de R$ 0,36 aproximadamente. Preço salgado pra ficar batendo papo. Pessoalmente, uso o MSN no aparelho apenas para business, que neste caso compensa.

Escrito por Gus em fevereiro 22, 2007 03:03 PM

Sim, rodmaia, eu ainda estava em ressaca pós-carnaval e escrevi i325. Já corrigi. Obrigada.

Escrito por Bia Kunze em fevereiro 22, 2007 09:05 PM

Correção feita, eu só queria mais info sobre autonomia da bateria, pois estou de olho no bichim. O fato de vir com 2 na caixa é um péssimo indicativo.

Escrito por rodmaia em fevereiro 24, 2007 07:26 AM

Fiquei decepcionado por ser triband e não quadri como todos os concorrentes.

Escrito por Marcelo em fevereiro 24, 2007 07:47 PM

Esse I321N é igual ao BlackJack?

Escrito por IN Hsieh em fevereiro 26, 2007 10:04 PM

Como pode ser patrocinada pela Tim se critica a operadora neste site?
http://www.ivox.com.br/usr/?login=biakunze

Escrito por Mariana em fevereiro 27, 2007 11:33 AM

Não entendi Bia, como vc pode querer se patrocinada pela Tim, se mete a maior bronca na operadora?
Se vc receber deles, irá omitir os reais fatos da operadora.
Fui cliente e fiquei super descontente com os serviços e cobertura da operadora, achei o texto seu abaixo, e como vc é um ícone da telefonia celular...fiquei confusa ao ver que vc está pretendendo fechar com eles patrocionio...?????


De: biakunze

Nota:

Opinião muito recomendada

Fui usuária da TIM por apenas 2 meses, mas foi o que bastou. Para começar, venderam-me um aparelho como se tivesse internet (sendo que a opradora nem tem o serviço). Quando veio a primeira conta, veio o susto. Eu havia optado pelo plano que tem 50 minutos livres... mas as ligações para celulares da operadora concorrente não contavam! Como meu namorado e amigos para quem eu ligava eram da concorrente, paguei uma nota no fim do mês. Fui tratada com total descaso pelos atendentes, que até menosprezaram minha inteligência, dizendo que eu havia confundido internet com mensagens curtas. Ora, eu não sou idiota! Falei em WAP o tempo todo e eles sempre confirmaram! Agiram de má fé comigo, na gana de caçar mais uma cliente. No meio da discussão, duvidaram que eu desabilitaria minha linha no mesmo dia. Foi o que fiz, e em menos de 24 h estava com um aparelho novo habilitado pela concorrente. Mas nem aí o pesadelo acabou. A TIM comunicou-me que meu telefone seria desabilitado em 5 dias úteis. Levou um mês... cheguei até a receber a segunda fatura mesmo sem continuar usando o serviço e tendo solicitado o desligamento! Nem quis discutir mais: quitei logo minha conta, só para não prolongar essa novela mexicana. Cuidado ao embaracar na TIM. É uma canoa furada!!

Escrito por Mariana em fevereiro 27, 2007 11:39 AM

Mariana, uma coisa não tem nada a ver com a outra. A iniciativa de me procurar foi deles. Trata-se de um acordo comercial, eles auxiliam com as despesas do site, eu coloco um banner e uma chamada no podcast. E só. Eu falo bem quando convém, falo mal também quando convém. Não vou bajular ninguém mesmo patrocinada, minhas opiniões continuarão sendo minhas e eles não vão interferir nelas. E convenhamos, operadora por operadora, todas têm problemas. Se fosse a Claro, a Vivo ou qualquer outra, há queixas do mesmo jeito.

IN Hsieh, esse Samsung *parece* o Blackjack, mas há algumas diferenças técnicas. Só a estampa é quase igual.

Escrito por Bia Kunze em fevereiro 27, 2007 03:13 PM

Bia,

Leio seus comentarios tem algum tempo, tenho um TREO 650, que acho bem pesado, na empresa me forneceram um Blackberry 7290, que achei um horror para usar, principalmente pela falta do Viva Voz, estou em dúvida entre o Motorola A1200 e o Samsung I321N, este último me atrai pelas dimensões. Em sua opinião qual dos dois aparelhos tem melhor desempenho geral?

Escrito por Marcio Almeida em março 4, 2007 04:21 PM

Bia, obrigado pela resposta. Desisti de comprar o MotoMing por causa dos comentários de usuários no blog.

Minha dúvida em relação a este Samsung é a falta do wifi, mas, como nunca usei essa funcionalidade no celular, não sei se realmente faz diferença ter ou não.

Algum comentário? Thx

Escrito por IN Hsieh em março 6, 2007 06:56 PM

Comprei o aparelho desbloqueado... estou MUITO satisfeito pois eliminei a Palm, agenda do bolso,carrego meus trabalhos em planilhas e texto e agora tenho um aparelho, que alem de super fino, tem tudo que preciso pro meu dia-a-dia. Para clientes da Brasil telecom o celular acompanha um microSD de 128 mb e 2 baterias. Cada bateria dura em média 2 ou 3 dias. A unica coisa que poderia ser melhorada é o navegador internet explorer, mais windows play dele arrebenta, nos contatos nem fala, vem para colocar endereço, fax, E-mail, a foto do contato, aniversário, 4 tipos de telefones.Bem mobile, é super, pois são para pessoas inteligente e que gosta de tecnologia avançada.

Escrito por Dilson em março 13, 2007 12:54 PM

Bom dia. Vc ja fez avaliação do novo hand held da HP rx4240. Gostaria de saber se e melhor que o Palm Tx. Muito obrigado.

Escrito por Carlos Eduardo em março 23, 2007 11:41 AM

Achei muito bom o Black jack, melhor que o i321 e mais bonito e fino. Vc sabe se vai demorar para ter nas lojas da Tim ou conhece algum site que ja tenha desbloqueado, pois n achei.
Muito obrigado.

Escrito por Carlos Eduardo em março 23, 2007 11:45 AM

Bom dia, Acobo de adquirir este Samsung i321 Windows Mobile, baixei o Skipe pelo link desta pagina o S.O. iforma que: "NÃO É UM APLICATIVO VALIDO DO WINDOWS CE", VCS TEM ALGUMA SOLUÇÃO PARA MIN?

Escrito por rogerio em abril 9, 2007 11:28 AM

Estou pensando em adquirir esse smartphone, liguei agora pra samsung, e me informaram que o cartão micro SD pode ser no máximo de 1gb.
Sabe se tem algum outro aparelho que aguente o de 2gb?

Escrito por Marcelo em abril 11, 2007 12:25 PM

Gostaria de saber se tem assistencia tecnica do HTC em São Paulo?

Escrito por Ricardo em abril 11, 2007 08:36 PM

Existe assistencia tecnica do HTC em São Paulo?

Escrito por Ricardo em abril 11, 2007 08:37 PM

Comprei há alguns dias o blackjack desbloqueado nos EUA (SGH-i607). Lá ele funcionou perfeitamente com o meu SIM CARD da Claro e não tive nenhum problema para fazer ou receber ligações. Ontem cheguei ao Brasil e ainda não consegui fazer o aparelho funcionar. Aparece a mensagem NO SERVICE o tempo todo. Já tentei de tudo, até alguns códigos para deixá-lo apenas GSM sem sucesso. Alguém teria alguma dica? Obrigado.

Escrito por Cesar em abril 29, 2007 04:47 PM

Bia!
Tentei comprar ontem esse aparelho na TIM e fui informada de que não posso habilitar o Nosso Link nele... Preciso dele para ler e-mails do escritório, mas não queria entrar no corporativo... Vc sabe se o Nosso Link não funcionaria mesmo?!
Obrigada!

Escrito por Gabriela em maio 10, 2007 01:59 PM

Bia,

comprei o I321 e estou aqui fuçando, mas acabei de esbarrar numa dúvida (quase certeza, já):

Não dá pra colocar toques MP3? Só o que vem nele?

Beijso

Jeff

Escrito por Jeff Paiva em maio 16, 2007 03:39 AM

Opa, consegui achar uma solução meio hackeada, fazendo a ligação do arquivo mp3 com music player via Windows Explorer... mas achei a solução tão leste-ibérica!

Srá que tem alguma coisa mais fácil e o lusitano fui eu (sem intenção de ofender os conterrâneos de Camões, please).

Escrito por Jeff Paiva em maio 16, 2007 12:10 PM

Caros colegas,

Na minha opiniao nao vale a pena adquirir o Samsung I321N no momento. Tendo em vista que o Blackjack (SGH-i607), é de longe superior ao modelo atualmente comercializado pelas operadoras claro e tim.
Comecando pelo suporte Cartao de Memoria de 2GB & Conectividade Wireless e Bluetooth 2.0
É um aparelho quad-band e tem opcao de trabalhar na rede WCDMA ( acredito que seja caracteristica CDMA para dados... nao tenho certeza )
sem contar que o blackjack pode ser usado como modem, caracteristica que nao sei se esta presente no modelo brasileiro.
Estava entusiasmadissimo para adquirir o modelo brasileiro da samsung, entretanto as caracteristicas que me inquietavam era o fato da ausencia de conectividade wireless, quad-band e o fato do cartao de memoria... que aqui entre nos, 1gb hoje em dia, nao da nem pra carregar o cafe da manha. rsrsrs

Bom aqui vai meu parecer, sempre que a oferenda é alta, o santo desconfia.

Tendo em vista estas caracteristicas, mesmo a Claro oferencendo o I321N por um preço mais do que acessivel (no plano 200, aprox. 133 reais , vc adquiri o aparelho por 350 reais)

Não vale mto a pena.. pq acredito que nao bastara mais do que alguns meses para que o Blackjack esteja mais difundido no mercado nacional, ou entao, difundido no mercado de Import/Export.

Meu segundo parecer é que a redatora do blog nao deveria ter dado respostas evasivas, citando caracteristicas um pouco diferentes. Não alertando os usuarios da realidade tecnologica.

Deixo aqui meu descontentamento registrado, tendo em vista que cheguei mto perto de cometer a besteira de adquirir este aparelho pela claro. Tendo que o plano de fidelização deveria ser comprido por longos 15 meses.

E por final registro aqui, que assim como jornalistas, analistas, etc. Nao deveria nunca omitir os fatos a fim de proteger suas materias.
Porque o prejudicado no final das contas é o proprio consumidor.

Assim como nos primordios, conhecimento sempre foi fonte de poder, e hoje este conceito se fica cada vez mais no nosso cotidiano.

Por ora, conterei meu impeto em adquirir esta "beleza" tecnologica, porque esta ainda nao atenderia as minhas necessidades. Onde estarei a procura da Maravilha Blackberry que logo estara difundida ou pelo menos comecara a ser difundida no mercado logo logo. Pelo menos eu espero.
Para os tecnologos de plantao, aqui vai um site extranjeiro com foruns e aplicativos para download do blackberry.

http://www.blackjacksmartzone.com/

agradeço pelo espaço,

E parabenizo pela criação deste blog, onde os comentarios ajudam a expandir o conhecimento dos usuarios. Aqui mais do que nunca se percebe a necessidade da uniao intelectual.


Grato e continuem assim.... ;)

Escrito por Rafael Obertopp em maio 21, 2007 05:36 AM

Olá! Boa noite.

SOS! Tenho um palm 650 e há dias notei que a função phone desapareu. Fiz algumas tentativas de corrigir o problema e até agora nada. O teclado virtual não aparece e acredito q foi deabilitado. Quem poderia me dar uma ajuda?

ABS

CElso

Escrito por Celso em maio 24, 2007 12:25 AM

Desde já grato pela habitual atenção.

Meu nome é Fernando, sou consultor de negócios da Tim.

Meu email é
f-doc@hotmail.com

Estou disponível para maiores informações sobre aparelhos e vendas de smartfone entre outros aparelhos que utilizam tecnologia de dados e voz.

Novamente grato.

Escrito por Consultor Tim Empresa Fernando em maio 29, 2007 09:00 PM

Ola Bia,

Há algum tempo tenho acompanhado seu blog com muito ineresse, vc está de parabéns, eu gostaria muito de perguntar sobre a sincronização desse modelo I321N, pq me pareceu que seria somente via EDGE, é isso, ou posso usar cabo? isso pq sou um viciado no palm Tungsten, onde a sincronização de agenda, contatos etc é via cabo usb, isso facilita muito, alem de ser super rápido. obrigado pela atenção, ABS

Claudio

Escrito por Claudio em junho 2, 2007 08:58 AM

Bom estive acompanhando estes comentários , e é bem interessante para tirmarmos nossas dúvidas , também tenho várias dúvidas , que voês podem me ajudar .... A claro já trabalha para pessoas júridicas planos ilimitados , queria saber , mas acho que sim se o I321 serve como modem e se quando estiver na inetrenet como modem ele poderá realizar ligações ...

Escrito por Gabriel em junho 5, 2007 02:30 PM

Bom estive acompanhando estes comentários , e é bem interessante para tirmarmos nossas dúvidas , também tenho várias dúvidas , que vocês podem me ajudar .... A claro já trabalha para pessoas júridicas planos ilimitados , queria saber , mas acho que sim se o I321 serve como modem e se quando estiver na inetrenet como modem ele poderá realizar ligações ...

Escrito por Gabriel em junho 5, 2007 02:31 PM

Adquiri um aparelho desse, porém, gostaria de saber onde encontro programas para "equipá-lo".
Obrigado.

Escrito por Rodrigo em junho 12, 2007 02:14 PM

Olá!
Alguém já instalou o teclado virtual java no SAMSUNG I321N?

Escrito por JOSE RENATO RODRIGUES DA SILVA em junho 12, 2007 09:29 PM

Configurei o Samsung i321 para envio e recebimento de email. Recebimento tudo bem, mas não consigo enviar. minha operadora é a TIM. Algume sabe o procedimento?
Grata

Escrito por monica em junho 13, 2007 04:06 PM

Ola Bia, tudo bem? Tenho acompanhado a algum tempo seu blog e ja li muitas coisas, mas ainda estou uma grande duvida, pretendo adquirir um smartphone (minha lina é da Claro), na sua opinião, mediante a tantas ofertas, qual é o melhor aparelho?
Obrigado
Anselmo

Escrito por Anselmo em junho 15, 2007 07:21 PM

Senhores,

Estou morando em NY e nesta semana fui a uma loja de aparelhos celular e me deparei com um modelo Black Jack da Sansung. Gostaria de saber de acordo com suas experiencias, se este aparelho e perfeitamente compativel ai no Brasil. Desde ja agradeco.
Marcelo
NY.

Escrito por Marcelo domingos em junho 23, 2007 01:33 PM

Bom, eu possuo um e posso falar um pouco mais sobre ele:
Eu não testei a bateria ainda muito bem, mas ela me pareceu satisfatória, eu não cheguei a usá-la muito, mas ela consegue durar mais do que um dia, e de qualquer forma, tem duas por isso: Caso acabe uma a outra está de reserva.
É minha primeira vez com o WM 5 mas consegui usar sem muita dificuldade( sou meio suspeito para dizer isso, eu sempre acabo conseguindo usar sem muita dificuldade).
O teclado permite bem o manuseio com uma só mão mas realmente, quem tem dedos muito grossos vai ter certa dificuldade para Apertar os botões. Apesar disso dá para usar bem, mas eu ainda não consegui compreender como se utiliza os acentos. Ele possui um dicionário t9 integrado ( Não me pergunte o porque, afinal o teclado é qwerty.
Eu não sei se foi problema meu e na configuração, mas eu achei o som nele meio baixo, não o alto falante que é sulficientemente bom, mas o lugar habitual.( talvez eu simplesmente não tenha encontrado o local correto).
Não sei se repararam, mas ele possui dois botões laterais, um no qual você bloqueia o teclado e acessa uma lista rápida de funções e o outro é programável ( eu programei para o Gerenciador de Tarefas ).
Ele é Multi-Tarefas, então não precisa ficar em uma só coisa.
O processador também é bom 425mhz se não me engano.
Ele tem também botões especificos que mudam o modo para silencioso e mostram as mensagens.
Ele tem um flashzinho que você pode usar de lanterna, basta segurar os dois botões de volume por alguns segundos que a lanterninha vai se acender, ela é até que forte, mas não espere muito( muito menos da bateria ).
É um pouco dificil encontrar programas pra ele, principalmente os freewares, eu ainda estou procurando um para transformar o meu em controle remoto ( embora isso seja um pouco inutil ).

Ele usa cartões Micro-SD que são realmente pequenos, deixar um desses cair é perda na certa.

Bom, só não gostei de não ter Wi-Fi, o que facilitaria a vida do usuário bastante.

O "livro de contatos" é impressionante, são dezenas de campos à completar, eu só completei uns 3 para cada contato.

Ele vem com o Picsel Viewer Nativo para ver arquivos word e compania, mas ainda assim eu instalei o Documents To Go ( Que funciona muito bem por sinal ) para complementar meu aparelho.

Eu testei o Bluetooth e o IR, os dois parecem conseguir transferir arquivos normalmente sem problemas maiores.

Ele é capaz de se recarregar pelo USB, e pode funcionar como Pen Drive,

O manual é um PDF, e ele vem com o Active Sync e o Outlook 2002 original para você usar.

Ele não vem com java pré-instalado, você tem que baixar o Virtual Machine e instalar manualmente.

Realmente, o tamanho dele impressiona, encaixa na mão, é pequeno e fino.

Ainda tenho que aprender a usar acentos nele, e no que eu acho que ele perde é na falta de Wi-Fi ( bem que nem muitos celulares por aí tem wi-fi hoje em dia )

Escrito por Lucas em junho 26, 2007 01:32 AM

Gostaria de esclarecer algumas coisas levantadas no comentrio de nosso colega Roberto.
Estou estudando qual o modelo de celular eu comprarei em breve, e pesquisei muito at o momento.
O que eu aprendi foi o seguinte:
O I321N uma verso melhorada, exclusiva do Brasil para o Blackjack (notem que a linha toda denominada blackjack). Algum afirmou que tais melhorias estariam ligadas principalmente ao maior ponto fraco deste (como de todos os outros) smartphones: a bateria. Ele TRI-BAND, tem bluetooth 2.0 e expanso de memria microSD at 2GB! e no 1GB como citado. Mas nos I32x o compatimento de memria fica junto da bareria. Tem que abrir a capa da bateria (traseira) e acho que tem q tirar a bateria para trocar de carto...
O I320N o antecessor dele, americano (ou mundial, no sei), que por sua vez sucessor do I320, com pouqussimas diferenas.
O I600 a verso europia que tem Wi-fi b/g, um teclado um pouco mais "amadurecido", QUAD-BAND, o que seria timo para usurios internacionais e interessados no novo Vivo GSM.
O I607 uma verso do I600 exclusiva AT&T/Cingular americana (s vezes vendido desbloqueado, no ebay.com, por ex.)
As principais diferenas entre a srie I32x e a srie I6xx que os ltimos tm a entrada do carto de memria do lado, o teclado ligeiramente diferente, tm um Jog Dial na lateral para rolar (tipo o scroll do mouse), tm plugues diferentes (no podem intercambear acessrios, consomem mais rpido a bateria por serem 3G QUAD-BAND/UMTS/HSDPA(para dados at 1.8Mbps), o I600 europeu tem uma segunda cmera para video-conferncia, todos tm cmera de 1.3MP.

Nenhum deles tem touch-screen, e li que tcnicamente o que diferencia um Pocket PC/PDA de um Smartphone o mtodo de entrada: touchscreen ou teclado.
Outro detalhe: eles lem arquivos Word, Excel e Powerpoint, mas NO editam. Mas qto a isso, vc pode comprar um programa chamado Documents to Go.

Pessoalmente as nicas coisas que me chamam mais a ateno no I600 o boto de rolagem lateral que facilita a navegao, uma pequena melhora nas setas de navegao do teclado e principalmente o Wi-fi.
Para mim o I607 NO muito melhor que o I321N
Como acaba sendo invivel importar o europeu, e as operadoras no tm interesse em oferecer wi-fi, temendo uso indiscriminado de voip e reduo de receitas com GPRS/EDGE (que custou bastante p/ ser implementado) para deixar o usurio livre.
Adorei o aparelho. Vou experimentar o Nokia E61 tbm, s por causa do Wi-fi. Este ideal para VoIP mesmo.
Infelizmente o E61 meio desajeitado (muito largo), e provavelmente acaberei ficando mesmo com o I321N.
Ah, detalhe: todos os Blackjack acompanham uma segunda bateria... por que ser???

Escrito por Marco Mussolini em junho 27, 2007 01:33 AM

Todos os Black Jack aceitam atualizar por cabo ou Bluetooth atravs do programa Active Sync, aceitam funcionar como modem no computador (desde que vc configure-o como um "terminal GPRS", de acordo com seu provedor). Ao mesmo tempo em que o telefone usado pra dados ele pode ser usado em ligaes normais tambm. A princpio se seu computador tiver Wi-fi e Bluetooth, seria possvel vc ter acesso Internet totalmente sem fio sem usar GPRS/EDGE.
Para usar os servios de dados (GPRS/EDGE) necessrio contratar um plano de dados ou pagar um valor maior por quantia de dados (em KB ou MB).
O valor avulso do MB costuma ser em mria R$5 a R$ 6, dependendo da operadora, estes baseados em planos ps pagos. Planos pr-pagos costumam ter tarifas de dados exorbitantes (mais de R$ 15 por MB).
No mercado, h planos desde 5MB (+/I R$ 10), tem de R$ 80 para 40MB ou at mesmo ilimitado por R$ 140.
Notem que os planos so mensais e no so cumulativos e vc tem que pagar usando ou no. A operadora no te avisa quando vc exceder a franquia contratada, e neste caso fique atento ao preo por MB adicional.
Compare bem os preos entre as operadoras. No meu ponto de vista ainda precisam baixar bastante os preos.
Isso s deve demorar um pouco para acontecer pq eles j oferecem preos mais convidativos para usurios coorporativos, com valores negociados e "sigilosos", mas partir do momento que oferecerem ao pblico em geral um valor prximo a este, ser necessrio baixar o coorporativo.
Essa a lei da oferta e da procura...
Servios de celular na coria acabam sendo at mais baratos que os fixos pq a concorrncia muito forte.
Os Black Jack so perfeitamente compativeis ao Brasil, principalmente os QUAD-BAND, mas cuidado com os que foram destravados que nem sempre esto realmente destravados.
Se vc comprar avulso (sem ser de uma operadora, sem problema, apenas confirme se ele usa a frequncia da operadora que vc vai usar aqui). Quad-band aceita todas as frequncias.

Escrito por Marco Mussolini em junho 27, 2007 02:07 AM

Cara, voc sabe qual esse esquema para ter acesso a internet totalmente sem fio sem usar o GPRS/EDGE.

Eu posso tambm confirmar que ele permite o uso do telefone como modem, basta usar um aplicativo chamado " Link do Modem"

Escrito por Lucas em junho 27, 2007 06:38 PM

Bia ou amigos,

Me ajudem a decidir por favor, Nokia N73 ou Samsung i321?

Obrigado.

Detalhe: Possuo Notebook e linha de dados ilimitada pela Claro, acho interessante a estabilidade do SO da Nokia, porém o teclado QWERTY do i321 me ajudaria muito em emergências.

Escrito por Sergio Seiji em julho 13, 2007 07:26 PM

Tive o mesmo problema que o Ricardo, o i607 nao quer pegar no Brasil. Alguem sabe de alguma solucao, tipo como mudar banda e tal? Ja testei com SIMs da Tim e BrT, acho que deve ser alguma particularidade da nossa telefonia nojenta...

Escrito por Alysson em julho 17, 2007 12:45 PM

Matei a charada do i607 p/ o Brasil galera! Suei a camisa, mas vou postar aqui um tutorial p/ unlock i607 Brazil.

Digite *#9999*0#.
Aperte back no teclado.
Aperte more no teclado.
Aperte 8 para selecionar "phone control".
Aperte 7 para selecionar "GCF Test Mode".
Aperte 2 para selecionar "band preference".
Aperte 3 para selecionar "GSM Band Preference".
e finalmente 5 para selecionar GSM 1800mhz.

De nada!!!

Escrito por Alysson em julho 17, 2007 02:40 PM

Adquiri um i321n e vou aproveitar para dividir com voces minhas primeiras impressoes e tambem algumas dúvidas. Agradeceria se algum colega pudesse ajudar. Eu nao consigo: colocar fotos ou outras imagens no fundo de tela (somente as imagens padrao do aparelho), nao consigo mudar o toque (somente os q ja vem como padrao, novamente), nao consigo usar acento e nao consigo habilitar bloqueio automatico do teclado (grande falha, a meu ver). No mais, o SO parece bastante rápido, e a leveza e tamanho do aparelho sao impressionantes. Abs

Escrito por Guilherme em agosto 6, 2007 02:19 AM

Ola Bia!

Legal o review. Estou aqui na dúvida entre o I321n e o MotoQ. Como qualquer um dos dois está entrando por R$1 pelo plano empresarial da Claro, vou pegar uns deles e não me preocupar muito com o que ainda está por entrar no mercado. Quanto aparecer um muito bom, com Wi-Fi e tudo mais, passo esse para minha filha e compro outro.

Abração.

Escrito por Jr Gandara em agosto 20, 2007 12:23 PM

Olá pessoal!

Adquiri recentemente um i321n, adorei o aparelho, mas tem algo que realmente me incomoda. A qualidade do som para músicas é muito ruim, tanto com o fone de ouvido fornecido quanto com um fone bluetooth (uso o ht820 da motorola). O que acontece é que os sons agudos ficam muito metalizados.

Isso acontece com vocês também? Sabem se é algum defeito do aparelho? Já mexi em todas as configurações do aparelho relativas a audio (que além do SRS WOW XT, são poucas), e não consigo resolver esse problema!!

Grato,

Robson Rocha

Escrito por Robson Rocha em setembro 11, 2007 10:16 PM

Bem,
O celular com WM5 realmente é muito bom.
Tive muitos problemas com o primeiro apararelho, mas a Samsung trocou e agora consigo utilizá-lo plenamente. Sugiro que complmentem com TCPMP e DocToGo.
Amplexos,
Sérgio

Escrito por SERGIO em setembro 28, 2007 01:34 PM

Oi Bia!! Tudo bem?? Gostaria deixar registrado que o seu site é uma grande ferramenta pra quem gosta de tecnologia e para usuários que como eu, ficam em duvida na hora de comprar um novo aparelho. Bom recebi uma proposta de minha operadora muito interessante mas estou em duvida de qual aparelho comprar. E gostaria de sua ajuda para escolher. Li os dois reviews dos aparelhos Samsung i321 e Motorola A1200i. Não consegui decidir com qual vou ficar....
Achei muito interessante a possibilidade do Motorola A122i de poder “entender” um cartão de visita...

Obrigado e até breve!

Escrito por Marco Andrei Espindola em outubro 22, 2007 02:09 AM

Ol tenho um smartphone que uma verso superior o I607....show de bola, nossa estou encantado com as facilidades e praticidades....gostei tanto que criei um site da nossa biblioteca. agora nossa Biblioteca de Turismo tambm Biblioteca Wap de Turismo, aqui em Foz do Iguau. Muito bom...valeu aos seus criadores, pois esta criatura esta feliz com este aparelho.

Escrito por Ronaldo Ghellere em novembro 8, 2007 08:50 PM

Bom... sou um visitante... lí os comentários...
Trabalho com desenvolvimento para Pocket PC desde 1999 quando ainda não existiam coisas como o I321. As aplicações eram escritas em eVC pois o eVB era um verdadeiro lixo. Tenho longa estrada nessa carreira e muitas coisa que você disse estou de acordo! A frase que levantou seu artigo foi: usuários querem celulares intuitivos. Isso é tudo... realmente é.

Agora uma tendência que tenho observado e que as operadores de telefonia móvel estão fazendo e pouca gente observando é a retirada de equipamentos com WiFi... estão incentivando a compra desse equipamento justamente porque não oferece Wifi que é o futuro nas comunicações sem fio (não resta dúvida alguma nisso, basta enxergar esse modelo - mas depende do Wimax dar certo).

Imagina um monte de gente usando Skype em rede WiFi conversando com outras de outros países conectadas em um HTC com WiFi! Fantástico... Tchau GSM... Tchau mesmo...

A verdade é: Ainda não conseguiram integrar TV, computador e fone em uma coisa só... por causa da necessidade de leitura, entrada de informações (que é uma droga em celular e pior nos palms tentando reconhecer letras)...

Para uso pessoal tenho um Qtek A9100. Uso o Skype dentro da empresa na rede WiFi é um show... bypass na operadora :D

Continue metendo o pau em qualquer operadora que você quiser, porque em breve, elas acabarão... terão que se render às redes normais IPs... Wimax... WiFi... e digo mais...gigantes japoneses estão vindo para cá e vão acabar com a festa do GSM huahuahuahua. Muita gente critica o CDMA da vivo pq não entende nada de tecnologia. 5G já é disponível no Japão e trafega coisas incríveis como exemplo de streamming de vídeo! conheci a tecnologia por meio de um professor amigo que há 20 anos estuda mobilidade.

Parabéns pelo review e o blog é seu, expresse as suas idéias... não vicíe seu olhar em patrocínio... olhe para a pesquisa, para os fatos.

Atenciosamente
Prof. Mateus

Escrito por Mateus em novembro 13, 2007 10:49 AM

Como faço para configurar o aparelho samsung 321n para entrar na internet pela operadora OI?

Escrito por Nilson em janeiro 1, 2008 10:07 PM

Ola Nilson, ligue para o *144 que eles te mandam uma mensagem e você a salva. Quando fizer isso o próprio aparelho criará uma conexão wap gprs para a OI.
Eu fiz isso e foi muito tranquilo.

Escrito por Andre em janeiro 18, 2008 01:40 PM

Poxa comprei um desse estou muitop satisfeito, poré oq me incomoda é a bateria que está durando muito pouco, apenas umas 12 horas, ele vem com mais uma bateria que saber se alguem aqui sabe de um acessorio como um carregador avulso para garregar a outra bateria em quanto a outra estaria em uso no smartphone.

Escrito por sheldon em janeiro 27, 2008 09:52 PM

Olá!
parabéns pelo blog!
Adquiri recentemente um aparelho desse, logo ficou muito apaixonado por tudo que ele tem pra oferece, é meu primeiro PDA. Por uns 3 anos fiquei ensaiando para compra um PALM e um certo dia passanso em uma loga de celulares, vi o smartphone da SAMSUNG o I321N muito bonito fiquei maravilhado pelo aparelho.
Chegando em casa ja linkei com o o PC e instalei varios programas da minha area (saúde, pois sou enfermeiro), e então comecei a usa-lo.
Mas ai veio a decepção, percebi que a bateria de litio, não tinha um bom desempenho pois só estava durando umas 8 horas. Eu carregava pela manha e no fim da tarde já esta me alertanto para recarregar novamente. Então me dirigi a loja onde comprei que perguntei se era isso mesmo a carga da bateria se sua duração estava dentro das espectativas, pois no manual do usuário diz que ela dura em media 3 horas de conversação. Então fiquei muito chateado, todos aqui sabem o quanto é maravilhos vc carregar por exemplo a sua biblioteca e vários dicionarios no bolso sem falar e infinidade de programas que para minha aresa existem para o usiario se esbaldar. Então pensei deve ser porq eu uso ele demais. Então entrei em seu setup e baixei a luminosidade do display para mais escuro no gerenciador de energia, e nada de economia. Tentei então entrar em contato com a SAMSUNG e a moça do call center me falou que a bateria era para durar em media uns 3 dias, fiquei então abismado, hora então porq será que o mei está durando tão pouco. Levei o aparelho apra a assistencia tecnica aqui da minha cidade e o laudo tecnido diz que o aparelho veio com defeito, que a placa mãe dele está gerando uma sobre carga de energia e vai ter que troca-la.
Seria então um defeito de fábrica em sério deste aparelho pois não é só eu que estou reclamando da autonomia do aparelho.
Logo assim que passar o feriado vou ao PROCON para saber quais são os meus direitos, perante tal situação.

Escrito por SHELDON FEITOSA em fevereiro 3, 2008 02:32 PM

Pessoal, esotu apanhando ... não consigo colocar NET para funcionar no meu I607 de jeito algum...
algume pode me ajudar?

Escrito por lenito em março 24, 2008 01:36 AM

Tenho um Samsung SGH I 321 e não consigo configurar nada. Alguem pode me passar as configurações de MMS, GPRS, PROXY, WI-FI, INTERNET ,OUTLOOK, pela operadora Tim.
Por favor me ajudem pois já fazem 10 meses que estou na caça destas configurações.

Escrito por dany em março 24, 2008 11:52 PM

Por favor se alguém puder me ajudar nesta duvida. Comprei um Pc Pocket ppc-6700 da empresa UTStarcom VIVO CDMA. Ele esta funcionando perfeitamente, mas quando fui até a Vivo para habilitar a linha, não deu nada certo, então levei ele para um camarada que tem uma loja aqui em Guarulhos-Sp para ver se ele consegue, meu pocket já esta lá faz 2 semanas, conseguimos até entrar na programação da linha do mesmo, mas não sabemos qual modelo de telefone damos para VIVO, já tentamos APACHE, PPC-6700 e UTStarcom, mas nem um desses aparelhos a VIVO reconhece como valido aqui no Brasil para habilitar, me falta só saber o modelo certo para conseguirmos habilita-lo. Por Favor quem tiver um Pocket igual ao meu passe o modelo no qual o habilitou, para eu conseguir habilitar o meu.

Preciso com urgencia. me contate no e-mail: juniorvana12@uol.com.br ou celular: (11) 9820-1998.

Obrigado agradeço desde já a ajuda.

Escrito por Aluizio Leite Pessoa Filho em abril 9, 2008 12:32 AM

Por favor se alguém puder me ajudar nesta duvida. Comprei um Pc Pocket ppc-6700 da empresa UTStarcom VIVO CDMA. Ele esta funcionando perfeitamente, mas quando fui até a Vivo para habilitar a linha, não deu nada certo, então levei ele para um camarada que tem uma loja aqui em Guarulhos-Sp para ver se ele consegue, meu pocket já esta lá faz 2 semanas, conseguimos até entrar na programação da linha do mesmo, mas não sabemos qual modelo de telefone damos para VIVO, já tentamos APACHE, PPC-6700 e UTStarcom, mas nem um desses aparelhos a VIVO reconhece como valido aqui no Brasil para habilitar, me falta só saber o modelo certo para conseguirmos habilita-lo. Por Favor quem tiver um Pocket igual ao meu passe o modelo no qual o habilitou, para eu conseguir habilitar o meu.

Preciso com urgencia. me contate no e-mail: juniorvana12@uol.com.br ou celular: (11) 9820-1998.

Obrigado agradeço desde já a ajuda.

Escrito por Aluizio Leite Pessoa Filho em abril 9, 2008 12:34 AM

Tenho um samsung sgh i321N há mais de 6 meses e, embora lindinho, é uma porcaria. É que às vezes ele simplesmente não recebe ligações. fica piscando, a gente sabe que tem alguém tentando falar, mas ele não toca e não identifica a chamada. Para quem liga dá chama, chama e ninguém atende, nem a caixa postal. Não sei se o problema é do aparelho ou da Tim. Já reclamei com ambos e não solcuionaram o problema... Enfim, tem muitas funções, mas não exerce a função básica de telefonde...

Escrito por Beatriz em abril 13, 2008 10:10 PM

Também adquiri um e acontece o mesmo problema, ou seja, o celular não recebe algumas ligações. Quem liga para o celular dá chamada, porém eu não consigo atender pois o celular somente fica piscando, não identifica a chamada, não cai na caixa postal e não fica como ligação perdida. Realmente é uma porcaria!!! Quem souber aonde esta o problema, se é a operadora ou realmente o celular, me avise por gentileza, pois não tenho mais vontade de ficar com o aparelho.

Escrito por Rafael Endrigo Peretti em abril 17, 2008 11:50 PM

comprei um desses usado, era da tim mas desbloquearam para que eu pudesse usar com a claro, so que nao consigo mandar mensagens com fotos, videos, musicas, diz: falha na conexão e nao sei o que tenho que fazer, nem como configurar. Alguem pode me ajudar?

Escrito por darkeyesforce em abril 20, 2008 11:34 AM

Adquiri o meu Samsung i321N ontem na propria Claro e por incrivel que pareca tb ja perdi algumas ligacoes hj, acontece o mesmo problema relatado por outros usuarios. Ele nao toca, acendem-se as luzes vermelhas no teclado e vc nao consegue atender a ligacao de jeito nenhum pois fica tudo travado. Tentei desligar o aparelho e ligar novamente mas ele travou no logout, tive que retirar a bateria na marra e religa-lo, resolveu por enquanto, mas vamos ver ate quando.

Escrito por Guilherme Matos em junho 6, 2008 07:11 PM

Bom, é ótimo saber dos defeitos a longo prazo deste aparelho, adiquiri o meu atravez do shoptime, e pedi a devolução do meu dinheiro imediata, pois ele veio com o a parte frontal do teclado empenado (alem do lacre da caixa estar rompido) Eu já ia devolver por achar esta versao do windows mobile bem basiquinha, no meu mpx220 (motorola) pasmem parecia ter mais funções e neste nem personalizar o toque dos seus contatos com musicas mp3 eu consigo. Amanha é o ultimo dia do pazo de devolução do aparelho, e amanha mesmo mando essa bombinha de volta

Escrito por Brunao em junho 15, 2008 01:27 PM

gostaria de saber como faço pra desbloquear o sansumg sgh-i321n, por favor me digam, obrigado.

Escrito por pedro pereira filho em junho 30, 2008 10:02 AM

Vc sabe qual reader (de código de barras) funciona no i321n?

Escrito por Carlos em junho 30, 2008 03:35 PM

oi gostaria da sua ajuda comperi esse modelo nao nao consigo cincronizar ele com o pc, par usar o outlook, da um help ai

Escrito por daniel em julho 16, 2008 08:12 PM

OLÁ CARO,COLEGAS COMPREI UM,SAMSUNG I321N ESTOU TENDO DIFICULDADE PARA CONFIGURAR NET,E OUTLOOK.
PRECISO DE ALGUEM PODERÃ ME AJUDAR?
GRATO.NSK

Escrito por nks em julho 22, 2008 01:03 AM

OLÁ CARO,COLEGAS COMPREI UM,SAMSUNG I321N ESTOU TENDO DIFICULDADE PARA CONFIGURAR NET,E OUTLOOK.
PRECISO DE ALGUEM PODERÃ ME AJUDAR?
GRATO.NSK

Escrito por nks em julho 22, 2008 01:04 AM

OLÁ CARO,COLEGAS COMPREI UM,SAMSUNG I321N ESTOU TENDO DIFICULDADE PARA CONFIGURAR NET,E OUTLOOK.
PRECISO DE ALGUEM PODERÃ ME AJUDAR?
GRATO.NSK

Escrito por nks em julho 22, 2008 01:08 AM

Boa tarde amigo!!!

Acabo de adquirir um o SGH- i321n - me agradei bastante do visual e coisa e tal,,,, mas na verdade , o que eu realmente precisava era do office, no caso do Excel, pois sou representante comercial e preciso sempre das minhas tabelas.

Pergunto,, -existe alguma possibilidade de instalar algum programa para me suprir desta necessidade?
Aguardo ansiosamente uma resposta.
Obrigado

Escrito por Felipe em agosto 3, 2008 03:55 PM

Boa tarde amigo!!!

Acabo de adquirir um o SGH- i321n - me agradei bastante do visual e coisa e tal,,,, mas na verdade , o que eu realmente precisava era do office, no caso do Excel, pois sou representante comercial e preciso sempre das minhas tabelas.

Pergunto,, -existe alguma possibilidade de instalar algum programa para me suprir desta necessidade?
Aguardo ansiosamente uma resposta.
Obrigado

Escrito por Felipe em agosto 3, 2008 03:56 PM

Olá, eu ganhei um Samsung desses 6 meses atrás e não consegui utiliza-lo ainda, pois ele não da sinal, é zero em espaço ceu aberto onde qualquer Tabajara funciona. A operadora é TIM e até me auxiliaram na troca do sistema de Rede, que não funciona. Sabem algo ??? Grato

Escrito por Danilo em agosto 8, 2008 03:42 PM

Alguem me ajude...
comprei um celular da utstarcom ppc6700 CDMA (pokectPc), mais não consigo a programação.

Escrito por Selito em setembro 22, 2008 09:44 AM

Ai galera tenho um sgh i321, assim como vcs achei qualidades e defeitos mas se vcs puderem me ajudar, existe algum site que mostre alguns programas que posso usar nele, seja qual for a finalidade, alem disso tem algum codigo para resetar a senha padrão, ela era 1234 mas meu primo mudou e nao se lembra qual é...se puderem me ajudar eu agradeço...

Escrito por andré em setembro 23, 2008 02:04 AM

Tb comprei um I321 Samsung e não consigo configurar o outlook, caso alguem saiba me informar eu agradeço.

Escrito por Osvaldo em setembro 29, 2008 08:44 PM

Tambem comprei um i321n e quero saber quem pode instalar programas nele, atualizar pro wm6 e fazer conectar na internet atraves do bluetooth....

Turnpike
Paulo

Escrito por Turnpike em setembro 30, 2008 08:25 PM

Tambem comprei um i321n e quero saber quem pode instalar programas nele, atualizar pro wm6 e fazer conectar na internet atraves do bluetooth....

Turnpike
Paulo

Escrito por Turnpike em setembro 30, 2008 08:26 PM

Tenho um smatphone da Sansung e n troco por dana...adorei o aparelho, muito pratico e tem tudo oque preciso....

Escrito por Miguel em outubro 20, 2008 11:44 PM

Tenho um smatphone da Sansung e n troco por dana...adorei o aparelho, muito pratico e tem tudo oque preciso....

Escrito por Miguel em outubro 20, 2008 11:46 PM

Olá, pessoal, quanto ao problema de chamadas que ficam travadas e sem prossibilidade de atendê-las, mexi muito e parece que resolveu, nas opções de "configurações", "telefones", "mais", "redes", na seleção de redes deixem a opção "manual", clique na tecla que aciona o menu e selecione "redes preferenciais", ele irá exibir uma pancada de redes, o que eu fiz foi deixar selecionada apenas as redes referentes à TIM (no meu caso), depois disso passei a receber e atender as ligações normalmente ok... Mas ainda não consigo sincronizar o active sync com o PC, nem receber e-mails, alguém saberia como fazer?
Quanto ao que eu passei espero que resolva os problemas de vcs.... Abraços... Ricardo.

Escrito por Ricardo Randal em outubro 30, 2008 12:42 PM

Olá pessoal!!! Gostaria de saber se o Samsung SGH I321, suporta jogos java. E tb gostaria de saber em que pasta eu coloco esses jogos para poder rodar. Meu e-mail é victoregep@yahoo.com.br . Obrigado e Abraços!!!

Escrito por Victor em novembro 21, 2008 02:27 PM

ola,tenho um sansung i321 ,consigo receber musicas pelo bluetooth porem nao consigo enviar musicas aos meus amigos ...alguem pode me ajudar..
pode ser por e-mail

dan_dan_vidaloka@hotmail.com

Escrito por danilo em novembro 25, 2008 11:23 AM

Danilo eu tenho o mesmo problema consigo receber arquivos de audio via bluetooth mas não consigo enviar para outros dispositivos...vc ou alquem sabe como resolver esse problema??

Escrito por Ednilson em janeiro 21, 2009 03:17 PM

olha .. sobre rceber a ligação com toques mp3

é o seguinte .. tenho um programa no computador q converte a musica mp3 inteira em um ringtone ... vc q escolhe a edição q quiser ...

agora pra virar toque .. vc salva no "Meu Dispositivo" .. aí , no smartphone vc vai em Gerenciador de arquivos ... la embaixo vai estar seu mp3 salvo ... aí vc seleciona , recorta ou copia e manda pra pasta My Documents ...


estando o toque mp3 salvo nessa pasta vc consegue trocar o toque la na configuração de som , para o toque mp3 de sua preferencia


uma coisinha .. estou com dificuldades para acentuação nesse telefone ..s e alguem puder me ajudar

Escrito por Márcio Fernandes em fevereiro 2, 2009 06:44 PM

Se alguem sabe configurar este telefone para acessar a internet podem me enviar um e-mail por favor tentei e não consegui. obrigado.

Escrito por Afonso em fevereiro 17, 2009 09:43 AM

ajudem na configuração para acessar a internet obrigado.

Escrito por Afonso em fevereiro 17, 2009 09:44 AM

alguem sabe configurar a internet? podem me ajudar?

Escrito por fhenixx@ig.com.br em fevereiro 17, 2009 09:46 AM

Alguém aqui sabe como fazer para este bendito aparelho acessar a internet? Não consigo configura-lo de jeito nenhum... Quero usar o internet explorer e o messenger mas não consigo. O Wap, meio que "na sorte" eu já consegui, mas o IE e o MSN não. Quem souber e puder enviar o passo a passo para danival.dias@gmail.com ou danival.dias@tcm.ba.gov.br eu ficarei ETERNAMENTE AGRADECIDO!

Escrito por Danival Dias em março 20, 2009 07:42 PM

quero instalar a biblia em java, mas não consigo,tem alguma ajuda. obrigado

Escrito por elias em março 29, 2009 10:06 PM

ola Bia tenho um SGH312n e gostaria de saber se a algum tutorial a respeito de como inserir jogos pois ja procurei bastante, espero que me ajude

Escrito por marcelo em março 30, 2009 01:07 PM

AJUDA !!!

Preciso do manual de usuário do UTStarcom 6700 pocker pc (Português).

Alguém pode me ajudar,

Obrigado !

Escrito por Marcelo em maio 19, 2009 01:16 PM

Nota do moderador: por favor não utilizem maiúsculas nos comentários. Obrigado.

O PPC 6700 UTSTARCOM É DA FABRICANTE AUDIOVOX, POR ISSO É QUE NIGUÉM CONSEGUE HABILITAR ELE
É SÓ FALAR O NOME DO FABRICANTE QUE RAPIDINHO ELE ACHAM, LEMBREM-SE É AUDIOVOX O FABRICANTE

Escrito por MARCIO BARNEY em maio 28, 2009 07:50 PM

meu i607 não consigo acessar nenhum programa diz q é pra instalar um layout nem configurações mas não consigo acessar nada podem me ajudar

Escrito por andre em junho 1, 2009 01:09 PM

como desbloquear codigo de asesso ao aparelho nao lembro mas

Escrito por ronaldo em junho 6, 2009 09:48 PM

como desbloquear codigo de asesso ao aparelho nao lembro mas

Escrito por ronaldo em junho 6, 2009 09:49 PM

Olá, eu gostaria de saber como faço p/ bloquear o teclado do smartphone i321 da samsung?

Escrito por Robson Harrys Bueno de Camargo em junho 7, 2009 11:25 PM

bem estou preste a trocar um N70 por um i321n gostaria de saber a opinio de vcs j q todos so bem entendidos deste aparelho alem do mais estou vendo muitas reclamaes dele por aqui estou quase desistindo e o principal problema o q ninguem aki consegue desbloquea-lo sendo ele da claro-carto ou espero por 1 ano pra desbloquear?

Escrito por andrea em junho 9, 2009 09:46 AM

tenho um desses! o aparelho no geral é bom, o processador poderia ser mais rápido (peso da idade), tinha um nokia e ainda não acostumei com o wm (instalar, rodar programas e garantir que não vai ficar um monte de arquivos perdidos ainda é um sacrificio para mim).
mas o pior é de longe a duração da bateria. 12h se não usar... quando vi a bateria reserva na caixa pensei: que luxo. mas agora vejo que é por pura necessidade. pelo menos a samsung pensou no usuario.

Escrito por fm em junho 30, 2009 07:04 PM

Olá!!
Td bem??
Passando por aqui, me deparei com este smartphone.
Tenho uma dúvida: Como são as entradas do CABO e do FONE?
Gostaria de ver fotos, mas se não tiver, pode me explicar? é por entrada USB? aquela universal, como do Motorola Rokr E2 e de muitos outros? é uma entrada de fone como as de todos os Samsungs? Enfim...estou confuso. Preciso muito saber, Obrigado!

Escrito por Gui Motta em julho 11, 2009 01:10 AM