« Mini-review: Samsung i321 | Home | Enfim, Ubuntu (quase) pronto »

fevereiro 21, 2007

Tecnologia requentada: o fax da era do celular

O que pode ser melhor que e-mail e instant messengers em termos de comunicação à distância? Hoje fazemos num smartphone coisas que antes só poderíamos fazer presos à uma mesa, com um computador e uma linha telefônica. E antes disso ainda, só via telefone e fax.

Mas quem disse que o fax morreu? Já cometei aqui no blog que ele continua firme e forte e ainda é um dos meios mais fortes de comunicação entre empresas, principalmente as da área de vendas, que estão em contato direto com clientes e fornecedores. Aqui no Brasil, sua força se reflete inclusive nas minhas atividades como prestadora de serviços em odontologia, conforme já contei aqui.

A gente pode achar que é uma questão de tempo que uma tecnologia tão ultrapassada morra, uma vez que sua substiutição por novas tecnologias é gradual. Mas aí aparece um dispostivo como o Greta... e joga essa idéia ralo abaixo.

O Greta (notem o nome retrô) é um mini aparelho de fax portátil, que funciona por GPRS e usa baterias recarregáveis. Com tudo o que um aparelho tradicional de fax tem, inclusive o indefectível rolo de papel térmico.

Já imaginou a cara do seu chefe quando você entrar numa sala de reuniões repleta de notebooks e Blackberries e sacar um Greta da sua pasta? "Pois não, vou passar um fax para a filial agora mesmo..." Brincadeiras à parte, se uma empresa se propõe a colocar esse aparelho no mercado, é sinal que há demanda, não?

Eu, particularmente, odeio fax. Mas admito que preciso dele de vez em quando, sempre por força das circunstâncias. Há operadoras de saúde que ainda querem que a gente faça continhas, preencha guias em 3 vias carbonadas, e envie por fax. Qual o problema com Excel e e-mail? A gente perde um tempo enorme nisso...

Não é preguiça não. Gosto de ser produtiva. Esse tempo deveria ser gasto dando atenção aos clientes. Acho o fim ficar além do meu horário ouvindo musiquinhas intermináveis no telefone até que uma alma generosa me dê o tal sinal de fax do outro lado...

Outro dia precisei enviar um e me vi deseperada sem meios para isso. No meu consultório até tenho um aparelho, mas eu não podia me deslocar até lá só para isso, não tinha tempo hábil. A solução está dentro do próprio Windows XP. Basta ir em "adicionar / remover programas", "adicionar componentes do Windows". Há uma aplicação nativa de Fax, simples e eficiente, basta a linha telefônica. Que bom que não precisarei do Greta, posso me virar com meu notebook, hehehe...

Pesquise preços de: aparelhos de fax acessórios para fax assistência técnica para fax

postado via wi-fi

Escrito por Bia Kunze em Gadgets em fevereiro 21, 2007 01:50 PM

Citações

Endereço para citar este post:
http://www.estrelasdopassado.com/odontopalm/cgi-bin/mt/mt-tb.cgi/899

IMPORTANTE: escrevam nos comentários somente o que estiver dentro do assunto do post. Dúvidas genéricas sobre outros assuntos, mandem-nas para: bia arroba garotasemfio.com.br. Obrigada!

Olha, andar com uma impressora de fax portátil eu acho exagero. Mas enviar receber fax só no meio eletrônico eu acho bom e necessário. Parece que tem muito pouco disso em telefone, não?

Escrito por luc-movel em fevereiro 21, 2007 02:03 PM

Oi bia.

Tb acho o fax um tanto ultrapassado, mas fazer o que, somos obrigados a ultilizar isto. Existe um programinha muito bom para windows chamado MightyFax que gerencia tudo, muito bom. Para quem ainda tem um modem 56k dentro do pc o link é este: http://www.rkssoftware.com/mightyfax/screenshots.html

[]´s

Escrito por Guilherme em fevereiro 21, 2007 03:48 PM

Também acho ridículo usar um fax.

Sendo um pouco extremista, é como enviar um sms apenas com o número do seu telefone, para que a pessoa te ligue, ou ainda enviar um sinal de fumaça ou um pombo correio.

Para ser sincero, ainda prefiro pombos correios que fax!

Escrito por Bruno Fontes em fevereiro 21, 2007 03:52 PM

o ScanR (www.scanr.com) é uma ótima opção considerando as novas cameras, eu utilizo com meu N80

Escrito por Ivan em fevereiro 21, 2007 05:41 PM

Cara, eu odeio fax, mas as vezes torna-se um mal necessário. Quanto a esses programas para usar o desktop como aparelho de fax, eu já tentei algumas vezes, mas sem sucesso. Nunca consegui enviar um fax do meu PC, mas também nunca desperdicei muito tempo tentando. Será que tem algum tutorial explicadinho por aí?

Escrito por Ferrugem em fevereiro 22, 2007 04:18 PM

Tambem não gosto de fax e há 16 a epsoft, empresa da qual sou gerente comercial desenvolve ferramentas que levam o fax para a web.

Acessem nosso site e conheçam o NovoFax. www.novofax.com.br

Trata-se de um serviço que encaminha para seu e-mail todos os documentos enviados para o seu numero de fax.

Não é ncessário placa de fax modem ou linha telefonica, o paradigma é e-mail, podendo ser visualizado em palm e até mesmo celular.

Maiores informações podem mandar e-mail para cleber@epsoft.com.br que terei o maior prazer em responder.

Escrito por Cleber em março 7, 2007 10:27 PM

Cara Bia Kunze, desde já peço perdão pelo desabafo, apelo, entretanto, faz-se necessário e em medida de urgência.
Bia, espero que seu domínio na área de Odonto não seja tão ruim quanto vc demonstra ser na Tecnologia. A forma que vc expressa o assunto “O nojento papel de fax”, demonstra claramente que “nojento/porca” não é o papel de fax e sim “você/clínica”, uma vez que, segundo você, recebe/recebia fax “um papel enrolado, encardido...”. Bia, Noções de higiene e limpeza são de extrema importância e necessárias à saúde, principalmente, no seu caso que trata-se de uma clínica de Odonto.

À propósito, Bia; caso ainda não saiba; vale ressaltar que Fac-simile deve ser colocado no modo automático(modo ideal, conveniente, “polite” para quem tem um aparelho de fac-símile).Desta forma, evita-se o “contaminável” atendimento manual bem como, evita-se a necessidade de outrem ainda ter que solicitar o tal “sinal de fax”. Incômodo este, com certeza, muito mais a outrem que para quem atende a ligação, a outrem e não p/vc pois, vc sequer deveria estar atendendo a chamadas, menos ainda, ter deixado o fax com o automático desligado. Logo, espero que a sua “ficha” realmente caia e vc tome mais cuidado ao tratar de assuntos que não domina ou pelo menos, informe-se melhor antes de comentar a respeito. Melhor, “NÃO FAÇA DO SEU COMENTÁRIO UMA ARMA” pois, não dá para entender como uma pessoa tão leiga em informatização / tecnologia etc, como você, faça comentários a respeito do querido, estimado, tão esperado celular Greta, aliás, de tecnologias em geral. Vc já imaginou o tempão que vc perde para “escrever” com aquela “canetinha” do Palm, pior ainda, se for com aquele pequenino teclado para iPaq. A não ser que vc tenha feito um “excelente curso de digitação” para tal paciência. E ainda, se vc estiver em um lugar/local onde tudo funcione, raridade quando se trata de Brasil. Bia, nota-se que vc não deve viajar pelo exterior e Brasil afora, nunca necessitou realmente de tecnologias; pelo visto, apenas para “diversão” uma vez que ainda chama um possível cliente/fornecedor/... de “corno”, pois, ninguém envia fax aleatoriamente e/ou fique fazendo trotes via fax logo, o “sinal de fax” que vc citou e ainda tratou a pessoa de “corno”, certamente deveria ser um paciente/cliente/fornecedor e/ou algo do gênero; o que muito decepcionou-me, principalmente, por ter vindo de uma “Doutora” . Enfim, Bia, se não entende, não comente. Vale lembrá-la que Postura e Educação são coisas, também, de berço e ainda, "ai dos espertos se não fossem os tolos". Juízo Bia e Estude, Leia mais antes de fazercomentário. Abraço, Minor

Escrito por Minor em abril 12, 2007 12:19 AM

O fax ainda é de suma importância em algumas situações/atividades. Por exemplo, um advogado pode evitar de perder um prazo fatal transmitindo a petição via fax para o Tribunal... mas não pode fazê-lo direto do computador, porque a petição precisa estar assinada... Então só com o bom e velho fax e, se ele for portátil, muito melhor, não?

Escrito por Obervador em dezembro 5, 2007 10:09 PM

APELO- Amo, venero o FAX. Absurdo é alguém ter a ousadia de falar mal do FAX, pior ainda, além de falar mal ainda utilizá-lo. Graças a ele posso enviar um rabisco qualquer a qualquer lugar a qualquer tempo, espaço... já outras tecnologias ainda tenho que digitá-las, quiçá depender de internet ainda para daí poder enviar. Graças à Deus temos agora o maravilhoso CELULAR GRETA, da Possio. Infelizmente, vivemos ainda num país que é uma roça e sequer sabemos quando ele aqui chegará. Eu mesma, há tempos, quero comprá-lo mas, não tenho conseguido por aqui..., pois, aqui em nosso país sequer as tecnologias oferecidas/disponibilizadas nos aparelhos móveis/celulares que compramos podemos utilizar, pois, você compra e paga o aparelho mas, quem manda nele é a operadora, pois, o cidadão brasileiro é tão lerdo que se submete a covardia de aceitar comprar um aparelho celular "fidelizado", ou seja, compra-se o aparelho celular com mil e uma tecnologias, porém, quem manda e "desmanda" no aparelho é a operadora e ainda, mais da metade das tecnologias do aprelho não funcionam porque a operadora não as disponibiliza, apesar de possuí-las. Tenho dó daquele que fala mal do querido, inestimável, amável aparelho de fac-simile e ainda admite que não consegue "viver" sem ele no escritório, casa etc nos dias de hoje.

Escrito por Parce em novembro 19, 2008 11:12 PM