« Mais HTC Touch | Home | Twitter »

junho 07, 2007

Apple x HTC

Olhando os reviews e opiniões web afora acerca do HTC Touch, e caindo na inevitável comparação com o iPhone, tenho refletido sobre mercados, o futuro do mundo mobile e as opções dos consumidores desse tipo de tecnologia.

Para começar, comparar o HTC Touch com o iPhone é um erro, pois ele não se propõe a ser uma cópia do dispositivo da Apple. São aparelhos com usos e públicos bem distintos. A única coisa que possuem em comum, além do lançamento simultâneo, é a implementação de uma interface nova, mais amigável aos não-geeks, a fim de conquistar novos públicos.

Regra geral: Windows Mobile é trabalho e produtividade. iPhone é lazer e diversão. Mas não vamos entrar em detalhes técnicos. Falemos de mercado.

Apesar de PDAs serem mais ecléticos e poderosos que iPods, os iPods são muito mais aceitos e vendidos. O motivo é simples: todo mundo sabe o que um iPod faz, e todos sabem que faz bem. Pergunte para qualquer leigo se ele sabe o que um iPod faz e o que um Palm faz. E, mesmo que não tenhamos iPhone por aqui tão cedo, todo mundo já sabe o que é o dito cujo: um iPod que fala. Nada mais que isso, sem nerdices.

Aliás, o alvo do iPhone não são os geeks. Ele está mais direcionado a pessoas descoladas que nerds - o que não impede que nerds o desejem também :)

Pontos fortes do iPhone:
- Fator 'design' e 'fashion', herdados do iPod
- Marketing, boa parte advindo do carisma de Steve Jobs
- Amigabilidade com o usuário e facilidade de uso

Pontos fortes do HTC Touch:
- Sistema operacional maduro e bem aceito
- Maior número de potenciais usuários, pois clientes que usam smartphones para fins profissioniais ainda são ampla maioria em cima dos que usam para lazer
- Lançamento e distribuição mundiais imediato, chegando inclusive na América Latina ainda esse ano

Minha estimativa: o iPhone será um sucesso estrondoso, mas seu perfil exclusivista o transformará em objeto de desejo. Valioso mas de acesso restrito, seja pelo preço e condições, seja pela distribuição limitada e gradativa em poucos países. A não ser que a Apple subitamente mude seus planos. Mas os aparelhos da HTC serão maioria e se fortalecerão cada vez mais nos mercados corporativos, competindo ferozmente com o Blackberry. A distribuição mais democrática em países e operadoras favorecerá isso, mas sem tanto alarde quanto o iPhone.

postado via HTC Advantage / wi-fi

Escrito por Bia Kunze em Mac Sem Fio | Windows Mobile em junho 7, 2007 08:46 PM

Citações

Endereço para citar este post:
http://www.estrelasdopassado.com/odontopalm/cgi-bin/mt/mt-tb.cgi/1087

IMPORTANTE: escrevam nos comentários somente o que estiver dentro do assunto do post. Dúvidas genéricas sobre outros assuntos, mandem-nas para: bia arroba garotasemfio.com.br. Obrigada!

Pra mim continua sendo um iPhone "genérico"

Escrito por Jaboatão em junho 7, 2007 10:53 PM

Será que o Touch vai ser lançado também em 850mhz?

Escrito por Alfred em junho 7, 2007 11:40 PM

O Touch é apenas um experimento inicial da nova interface da HTC. Não duvidem que virão novos e mais poderosos produtos. E o Iphone? bom é apenas um celular bonito e nada mais. Pena que a Apple perdeu mais uma vez a oportunidade para se firmar em um mercado de grande valor agregado. Essa necessidade narcicista de Jobs ser o "cult" as vezes prejudica a imagem. O Mac é conhecido por ser o Xodó de Designers e Publicitários. Mas tenho visto muitos mudarem para os novos Core 2 Duo e Win XP e Vista, usando as ferramentas Adobe e Cia, por causa do valor agregado e de retorno que a plataforma Intel/Win proporciona. Mais por menos.

Escrito por Alexandre Norberto em junho 8, 2007 02:07 AM

Se esqueceu de dizer algo extremamente importante:
HTC Touch vem desbloqueado, pode ser usado com qualquer operadora.
Iphone? Exclusivo da AT&T durante 5 anos e sabe-se lá Deus como é que se debloqueia o troço.

e....
Jaboatão....
Depois de tudo que foi dito, tu ainda acha que é um Iphone genérico...me desculpe mas tu é um analfabeto.

Escrito por Arliss em junho 8, 2007 03:39 AM

A apple está ganhando mercado no mundo windows, afinal quem nunca instalou o Itunes, mesmo que seja pra ver como ele funciona (e descobrir que é lento pra chuchu).
E ainda mais com os novos Macs INTEL, um bom parallels ou o bootcamp que permite que vc rode o XP e o vista sem emular nenhum processador com quase 100% da velocidade, não vejo pq não comprar um macbook. Alias um otimo ultra portatil com design otimo. Quem está perdendo territorio é o Microsoft nessa, pois ele com o guerra que ele ta travando com o pinguim (alias quem lê blogs linux, pode ver que ela está meio desesperada) , não olha para a maça...

Por isso que acho que a poderia ser dado mais enfase para o que o windows (e aqui vale o mobile , tmb) pode fazer bem... Sem uma definição obvia até hoje não sei pra que ir pro Vista!

É so dar tempo... Afinal, MP3 Player se tornou sinonimo de IPOD pq?! Pq tem qualidade e mercado bem definido!



ps: Arliss, a apple lançou propagandas agora no começo do mes com uma tarja escrito 2 anos de plano. MAS, a tarja foi removida, e estão especulando [fonte:gizmodo.com] que talvez não tenha mais que ficar algum tempo, afinal isso é venda casada, e aqui no brasil não pode, presumo que lá tmb não. Ou talvez lá pode,sei lá... Americanos são estranhos! hehehe

Escrito por Edson Zen Jr em junho 8, 2007 05:54 AM

O blogue da Bia virou um infomercial da HTC.

Escrito por luc-movel em junho 8, 2007 07:14 AM

luc-movel, como vc é chato! seus comentarios sao insuportaveis!

Escrito por Zico em junho 8, 2007 10:02 AM

Foi extremamente informativo. Eu já estava sonhando em ter um iphone e pensando que ele seria algo mais além de lazer... mas com esse HTC, definitivamente, mudou meu conceito. Infocomercial foi o que fizeram algumas revistas brasileiras no início do ano com o iphone. Foram 3 tópicos seguidos e um anterior bem recente, que podem ter passado a idéia errada e quem não é frequentador assíduo pode realmente pensar como o luc-movel. Mas o que impede a nós, consultores em tecnologia, de termos nossas preferências? No segmento de mobilidade eu definitivamente vou atrás da Bia...

Escrito por Tiago em junho 8, 2007 11:21 AM

O luc-movel é POBRE no amplo sentido da palavra.

Escrito por Insano® em junho 8, 2007 11:33 AM

Olá Bia. Bem, eu atrasado como sempre, não consegui lhe avisar a tempo, mas na hora pensei "vou falar com ela" quando vi a novidade dessa tecnologia da HTC.
Estou vendo vídeos e ainda não tenho uma posição final (por não conhecer essa nova tecnologia) mas tenho a mesma impressão que você sobre essa diferença dos dois "rivais" (se assim os "não especialistas" os declararem).
Só acho que vai ter muito geek sim (eu por exemplo (sou geek??)) querendo botar as mãos em um iPhone, e mesmo tendo essa função maior de diversão, acho que será sim um grande aliado para produçao em geral (não se esqueça de que widgets com certeza aparecerão para ele), mas óbviamente, não tanto quanto um PocketPC.
Agora deixo-te uma dúvida minha. Esse recurso da HTC é dependente de hardware também? (deve ser né) pq senão, imagina um jeito de emularmos isso nos modelos já existentes, ou até mesmo instalarmos de fato o mesmo?
bem, deixo aqui meus abraços a ti e desculpa pelo imenso texto hehehehe.

Escrito por Me ajude em junho 8, 2007 11:54 AM

Eu sou chato sim. Só que em todos os sites de tecnologia que eu li, o sentimento geral com esse lançamento HTC foi de decepção. Até quem gosta dos HTC ficou com cara de ué, porque não tem quase nada de novo. Mas eu sabia que a Bia ia falar bem, e não deu outra. Este blogue tá com muita cara de patrocínio nas últimas semanas.

Escrito por luc-movel em junho 8, 2007 12:34 PM

Queridos, por favor... mantenham o devido decoro no blog, ok? Comportem-se.

Quanto ao recurso TouchFLO, sim, ele é totalmente dependente do hardware. Acredito que deva virar padrão e outros fabricantes além da Apple e HTC implementem em seus aparelhos.

Sobre falar do assunto seguidamente... bem, eu vou postando sempre que idéias vão me surgindo, e é natural que eu fale mais de coisas que estejam me empolgando no momento, ou pelo menos tomando meu tempo, meus feeds, discussões com amigos...

Escrito por Bia Kunze em junho 8, 2007 12:40 PM

Ola, Bia tudo bem, sou novo no seu blog e queria lhe dizer que gostei muito dos seus comentarios sobre o HTC Touch e sobre o iPhone, minha preferência maior deverá ser pelo HTC, mais pelo fator profissional, vi também os videos sobre o HTC e gostei.
Você teria alguma informação sobre quando chega ao Brasil.

Escrito por Ednaldo Machado em junho 8, 2007 01:11 PM

Agora sim (ufa) posso dar minha opinião sobre o modelo HTC Touch.

Bem, primeiro, terei de contrariá-la agora, pois mesmo o dito tendo um WM6 (que você defende que por isso, (e outras características) que ele seja mais voltado a um usuário "produtivo" que juntamente com ele, fica tendo um "escritório móvel") percebe-se que nesse recurso novo aí, a HTC logo visou recursos de mídia, pois quando o recurso é usado (em nenhum dos vídeos que estou vendo ainda) só aparece funçõeszinhas de diversão multimídia e coisas mais básicas de operabilidade do aparelho, e não toda a "produção" que um WM6 pode oferecer (parece que eles tiveram uma certa intenção de esconder o OS em geral).

Agora, sim, ele é muito lindinho, e para um PocketPC, está inovando e melhorando cada vez mais em termos de dimensões (surpreendi-me quando vi a comparação dele com o V3), mas sem o 3G, HSPA, e ainda com um processador de 201Mhz, sinto muito Bia, mas ainda fico com o meu xodó (HTC 8525) que apesar de ser um "tijolinho" em comparação ao Touch, ganha dele em todos os outros aspectos citados, e ainda é hibrido, ou seja, com um teclado (no melhor dos estilos sliders) QWERTY.
Mas ainda assim é um excelente aparelho!
mas fico com o meu xodó ehuraeurae..

abraços.

Escrito por Me ajude em junho 8, 2007 01:17 PM

Grande pena seu display ser pobre em cores com apenas 65.000 cores alem de estar com uma camera pobre sem auto-foco e muito menos flash!
Se o mesmo tivesse 16 milhoes de cores como seu concorrente e uma camera digna com pelo menos auto-foco e flash com a possibilidade de realizar filmagem com 30fps como o N95 com certeza seria este HTC o melhor dispositivo movel do momento!
faltou a ele GPS tambem! Faltou FM digital como nos Sony-Ericsson. E um processador e ram melhorzinha!
Quando será que teremos um dispositivo que realmente seja top de linha?!


Um grande abraço Dra.!

Escrito por Rodrigo em junho 8, 2007 03:01 PM

Eu acho que essa foto diz tudo.

http://www.flickr.com/photos/garotasemfio/512121638/

Tem algo de estranho no mundo dos Blogs tupiniquins....

Escrito por Marcelo em junho 8, 2007 08:26 PM

Tenho uma proposta:
Que tal um blog "Eu odeio o Luc-Movel"???
O carinha chato... mal de Pinguin...

Escrito por Join adventuri em junho 9, 2007 01:41 AM

Eu vejo assim:

iPhone=celular limitado com acesso direto a ITS.

HTC=smartphone

Escrito por Jeferson em junho 9, 2007 07:57 AM

Luc, se vc acha chato o blog da Bia e com cara de comercial, então meu caro, por que cargas d'água vc continua vindo aqui?
E que blogs são esses decepecionados com o HTC?

Escrito por lexreis em junho 9, 2007 11:30 AM

Lex, assim eu acabo até achando apropriado emprestar um pouco da grosseria característica do Insano: você é POBRE se prefere um canal de divu^H^H^H^H comunicação desprovido de qualquer crítica, em que ninguém discorda do "editorial". Nem a própria Bia jamais sequer insinuou que eu não era bem-vindo aqui. É difícil entender por que você haveria de se incomodar. Mas concordo que não devo mais escrever aqui. Realmente, não tem nada a ver.

Escrito por luc-movel em junho 10, 2007 07:08 PM

Luc, diz que vai cagar, bota a viola no saco e vaza filho.

Escrito por lexreis em junho 11, 2007 04:13 PM