« TIM Web Móvel: primeiras impressões | Home | Literatura sob demanda »

junho 26, 2007

Preciso de uma câmera digital nova

Minha câmera digital tem quase 3 anos e até então eu não pensava em trocar. Até esse último fim-de-semana.

Minha câmera é uma Kodak CX 7430. Apesar de geeks preferirem marcas como Canon ou Nikon, eu fui de Kodak porque a anterior também era Kodak, uma das primeiras a adotar a expansão em SD. Gosto da marca porque eu achava excelentes a qualidade técnica, a simplicidade de uso e o suporte da empresa aos consumidores.

Em termos de imagem, estou satisfeitíssima. O problema são os vídeos. Pela primeira vez estou usando os filminhos dela para produzir um material editável - videocasts e trabalhos da faculdade. Mas o maldito formato .mov não é amigo dos editores baseados em Windows.

Transformar o formato quicktime em avi sem perda é um processo muito demorado e que gera arquivos gigantescos. Um processo nada prático, sou uma profissional móvel e preciso de agilidade. Como não estou a fim de comprar uma filmadora (não agora), o jeito será trocar de digital. Sairei em busca de uma que filme em .mpg ou .avi e que me permita editar tudo sem stress inclusive nos editores de vídeo mais simples.

Estive olhando uns modelos da Sony e os preços me deixaram boquiaberta. Há Cybershots de 7.2 MP por cerca de 500 reais. Mas não gostaria de usar o padrão MemoryStick. Isso implicaria em comprar outros cartões de memória, leitores de cartão e outras coisinhas. Uma besteira, pois já tenho tudo isso em SD. Usuários de PDAs e afins procuram escolher suas câmeras digitais pensando na convergência. Gosto muito de retirar o SD da minha câmera digital, jogar no meu PDAphone e ali mesmo organzizar meus álbuns, fazer pequenas edições e até postar no Flickr. Tudo fica bem organizadinho no cartão. O aplicativo Resco Photo tem uma opção que permite você postar rapidamente suas fotos em serviços online. Depois de configurado, basta selecionar a foto, marcar a opção "publish to web" e a foto é automaticamente postada em seu álbum online.

Assim, máquinas da Sony estão, por ora, descartadas. Se algum leitor tiver sugestão de uma boa câmera, que filme em VGA no formato .mpg ou .avi, tenha zoom ótico de pelo menos 3x e use expansão SD, é só postar nos comentários. Não tenho gana por muitos megapixels - minha atual Kodak tem 4 MP, já está de bom tamanho. A qualidade da lente e da máquina como um todo é mais importante que a quantidade de megapixels que ela produz nas fotos.

Pesquise preços de: câmeras digitais, acessórios para câmeras, câmeras digitais Kodak

postado via gprs / edge

Escrito por Bia Kunze em Gadgets em junho 26, 2007 12:33 PM

Citações

Endereço para citar este post:
http://www.estrelasdopassado.com/odontopalm/cgi-bin/mt/mt-tb.cgi/1121

IMPORTANTE: escrevam nos comentários somente o que estiver dentro do assunto do post. Dúvidas genéricas sobre outros assuntos, mandem-nas para: bia arroba garotasemfio.com.br. Obrigada!

Casio é uma boa: sugiro a Casio Ex Z750. Aqui tem review:

http://www.dpreview.com/reviews/casioz750/

Escrito por Gustavo em junho 26, 2007 01:53 PM

a câmera que você precisa É ESSA http://compare.buscape.com.br/casio-exilim-z60-6-0-megapixels.html

Tenho ela é é fantástica.

Por menos de 500 você compra ela dos importadores ou de vendedores sérios do mercadolivre.

Escrito por Leonardo Marques em junho 26, 2007 02:32 PM

Ola Bia!

Eu tenho o mesmo problema que você... Tenho uma Sony cybershot pequena, mas prefiro andar com o trambolhão da Canon S2 IS. Grande pq é daquelas "semi-profissionais", com zoom de 12x, mas tem slot SD. Como eu tenho um adaptador mini-SD > SD, eu posso bater fotos com a câmera e enviar pela internet via celular.

Para você ficar feliz, eu já vi na internet (nunca vi ao vivo) uma camera justamente da Kodak com Bluetooth! Mas não deve ter aqui no Brasil. Acho que para você seria o ideal, não?

Vou procurar o link e já te passo!

Escrito por Jonny em junho 26, 2007 02:35 PM

http://klikdigital.blogspot.com/2007/03/cmera-digital-61-mp-v610-kodak-2-lentes.html

Esse é um exemplo, mas ACHO (não confirmei, mas pelo nome...) que todas as Kodak's EasyShare tem bluetooth!

Escrito por Jonny em junho 26, 2007 02:39 PM

Oi Bia. Dê uma olhada no site www.showdecameras.com.br, a vendedora era do Promocenter da Augusta, superconfiável.Se vc quer uma câmera barata tem uma da Canon de 4 megapixels que está por volta de R$320,00 neste site. A Canon SD1000 tb é muito boa e menorzinha, vc põe no bolso e ninguém percebe. Como vc está vindo bastante aqui para SP, eles te entregam o produto em casa. Bom, é isso. 1 bj

Escrito por Alfred em junho 26, 2007 02:44 PM

Escrito por alexandre em junho 26, 2007 02:53 PM

Eu indicaria alguma Canon, mas não sei o que vc quer especificamente!
BJs

Escrito por Dricota em junho 26, 2007 02:54 PM

A Canons SD 1000 que o Alfred citou está mais barata que a SD 900 que eu falei!

http://compare.buscape.com.br/prod_unico?
idu=87442&kw=Canon+PowerShot+SD1000&ordem=prec

Escrito por alexandre em junho 26, 2007 03:01 PM

Escrito por alexandre em junho 26, 2007 03:02 PM

Escrito por alexandre em junho 26, 2007 03:03 PM

Sugiro uma CASIO. Tenho uma Z60 que é maravilhosa. Finíssiima, usa SD Card e tem inúmeros recursos.

Escrito por Xico Pires em junho 26, 2007 03:12 PM

*Fuja* das Sony, Casio e afins. A imagem é péssima e não tem o que fazer. As cores são horríveis. Se você quer algo decente, tem que ser Canon, mesmo. Tire a foto de uma mesma cena com uma Canon e com uma outras dessas, e compare as imagens. Não há o que falar. Minha Canon PowerShot G5 já tem uma certa idade, mas a qualidade de imagem é infinitamente superior à quaisquer Sony ou outras do mesmo nível, mesmo as mais recentes. A diferença está no chip de processamento da imagem.

Você que está sempre indo à SP, vá ao Stand Center, na av. Paulista, compre a melhor Canon que puder pagar, e seja feliz. E a faixa de preços vai ser bem similar.

Escrito por Howe em junho 26, 2007 03:15 PM

Você disse que gostaria de espetar o SD da câmera no PDA e postar no Blog/Flickr. Mas, todos esses programas, como SPB Mobile Shell, Resco Photo, dentre outros que você usa estão instalados na memória do S200 ou no SD? A memória não fica curta e o processador de 200 MHz não sofre com esses programas todos?

Escrito por C.Domingues em junho 26, 2007 03:17 PM

Tenho uma sugestaõ bia .... andei testando uma camera da Casio muuuito boa.. segue abaixo as caracyeristicas dela :
CAMERA DIG. CASIO EXILIM EX-Z700 SILVER- LCD 2.7" 7.2 mega pixels
O LCD dela tem um tamanho razoavel, vai continuar usando memoria SD e o preço esta bem inferior ao da Sony

Escrito por kaka em junho 26, 2007 03:32 PM

Se bem que entre uma Casio e uma Sony... fico com a Sony... e o preço esta bem parecido.
Se optar pela Sony , esse foi o modelo com melhor custo beneficio que eu achei no mercado:
CAMERA DIG. SONY DSC-S650 7.2 MEGA pixels SILVER

Escrito por kaka em junho 26, 2007 03:34 PM

Oi Bia,

Câmera boa, bonita, pequena, barata e com todos os recursos que você precisa:

Samsung S630

Escrito por Bruno Fontes em junho 26, 2007 03:38 PM

Ah, se quiser gravar em MPEG-4, tem a Samsung S800! ^_^

Escrito por Bruno Fontes em junho 26, 2007 03:43 PM

RA RA RA RA
Ubuntu X Windows X Mac
GSM X CDMA
Linux server X Windows Server
Canon X Sony...

A eterna briga! rs rs rs

Bia, não sei se as outras Canon's tem isso, mas tem 3 recursos que a Canon fica no chinelo em relação a Sony:
1- Minha Canon S2 não mostra a capacidade da pilha. Só mostra "esta acaband... OFF".
2- Quando conecto a camera na USB, ele não deixa colocar arquivos no windows explorer. Somente pegar as fotos
3- e a principal: não tem como redimensionar a foto. Se você bater uma foto em alta resolução, e quiser diminuir para mandar pela internet, na Sony você pode fazer isso diretamente na câmera. Na Canon isso não é possivel, somente batendo uma foto em definição inferior! Imagine bater uma foto única e não puder mandar na hora só porque não tem como reduzir (afinal vc não vai mandar 3mb).

Mesmo com tudo isso eu gostei mais da Sony do que a Canon

Escrito por Jonny em junho 26, 2007 03:46 PM

Bia, comprei uma Canon A630 e tô satisfeitíssimo. Vídeos AVI VGA, 8MP, display rotatório, zoom óptico de 4x e armazenagem padrão SD!

Gosto muito dela...

Escrito por Carlos Bonini em junho 26, 2007 04:04 PM

Olá Bia,

Acho que a Canon A530 lhe atenderá bem. Com 5 megapixels, 4x de zoom ótico, filme em avi com resolução máxima de 640x480, um processador bem rápido para o padrão da máquina e ajustes automáticos e manuais (caso queira), cartão SD, conexão mini usb (no meu caso foi decisivo na compra pois é a mesma conexão do meu PDA...um cabo a menos para carregar), trabalha com 2 pilhas AA e custa R$ 600,00. Veja o review completo em http://www.steves-digicams.com/2006_reviews/a530.html

Uso uma Canon reflex para trabalhar e a A530 como companheira inseparável para as cenas cotidianas. Ela é como carro 1.0 sabendo usar te leva para QUASE qualquer lugar. Comprei e estou super satisfeito.

Parabéns pelo Blog

Escrito por Luis Carbonari em junho 26, 2007 04:08 PM

Já comparei e por isso tenho uma Casio. Avaliei, qualidade, versatilidade, rapidez e recursos. De uma olhada no site da Casio antes de fechar negócio. As Sony, são mais simples de serem utilizadas só que com as Casio vc consegue maior precisão (ajuste de foco, velocidade de obturação, etc....) Abração

Escrito por Douglas em junho 26, 2007 04:22 PM

Bia

As Cameras da Nikon possuem slot SD e as da Panasonic tb ...

Fora que os Estabilizadores de imagem das Nikon e das Panasonic estão anos luz a frente das Sony e afins

[]'s


André

Escrito por André Seoane em junho 26, 2007 04:24 PM

Acabei de adquirir uma Canon PowerShot SD700 IS Digital ELPH. Vale muitíssimo à pena, inclusive pelo preço ser bem mais barato em relação aos modelos mais novos (essa câmera é a top de linha das ultracompactas, mas de 2006). Fuja dos modelos mais novos pois a qualidade da imagem decaiu.

Escrito por Marcelo em junho 26, 2007 04:31 PM

No site www.digiforum.com.br, vc encontra dicas de qual câmera comprar.

Escrito por Alfred em junho 26, 2007 05:22 PM

Se você ainda estáva satisfeita com sua kodak, então imagino que não seja muito exigente com as fotos, nitidez, tons de cores etc. Então recomendo as ultracompactas da Casio ou Panasonic. A panasonic dispõe de modelos com 10x de zoom e estabilizador de imagem e bem fininhas e bonitinhas, como toda mulher gosta :] Eu tenho uma DSLR like (grandona) e uma Canon A610 (compacta já grandinha), em ambas priorizo funções manuais e sempre edito as fotos que uso no PhotoShop...Pra suas necessidades acho que basta uma câmera pequena, fininha, com cartão SD, video em avi com pelo menos 640x480@30fps e de preferência com estabilizador, isso você encontra em alguns modelos casio e panasonic. A canon têm as SD 700IS e 800IS que são pequenas mas não tão fininhas.

Escrito por Carlos Olimpio (Malino) em junho 26, 2007 06:05 PM

A qualidade (tanto das fotos quanto dos vídeos) das Canon são realmente excelentes (para não ser extremista não vou usar a palavra insuperável). Porém o uso delas como "filmadoras" esbarra em um problema, que é a não compressão dos vídeos na própria máquina, o que resulta em vídeos gigantescos.

Tenho uma Canon S2IS e uma Casio Z60. Apesar dos vídeos feitos pela S2 serem fora do comum, com qualidade excelente, incluindo até possibilidade de ajustes no zoom ótico durante a gravação, o tamanho dos vídeos acaba sendo um incômodo, já que acaba sendo necessário converter os mesmos para melhorar isso. Já na Casio, é pegar o vídeo e pronto.

Outra dica acho que são as Panasonic... Nunca mexi com nenhuma a fundo, se não me engano ela tem modelos que filmam até em 800x600 (e até alguns modelos específicos com opcão wide)...

Escrito por Fernando em junho 26, 2007 06:18 PM

Bia, boa tarde! Conheço uma câmera excelente, a Nokia N95!!! O cartão é micro SD mas vem com adaptador, 5MP, filma em 30 fps, tem lentes Carl Zeiss e só fica devendo o zoom optico. Mas de quebra vc ganha um GPS!! Acho que é uma boa escolha! Abraço!!!

Escrito por Rodrigo Toledo em junho 26, 2007 06:57 PM

Olha, pra quem quer filmar, o bom são as Sony e as Nikon. Câmeras como as Canon gravam vídeos em 640X480 em apenas 15fps, o que é bastante estranho. Sony e Nikon gravam em 640X480 em 30fps, o que faz toda a diferença.

Escrito por Rafael Marin em junho 26, 2007 07:02 PM

Olá, a duas semanas eu comprei uma nikon, ta certo acho que tem pouco zoon mas eu gostei muito da qualidade fotográfica, não peguei com muito MP mas tenho de zoon 5x, acho que é exelente para uma can portátil.

A minha nikon é uma L1 com 6.2mp e 7x de zoon, gostei da vor tb, ela é preta. Paguei 500 no ML de uma loja aqui de CTBA.

Este é o meu flickr http://www.flickr.com/photos/carlos_frohlich/ eu sou o kalu que te pediu ajuda no fds sobre o last fm por e-mail, enfim meu last funcionou perfeitamente após querar a cabeça com itunes e ipod.

Até mais, e obrigado mais uma x por responder meu e-mail.

Escrito por Carlos Frohlich em junho 26, 2007 07:50 PM

Rafael, só uma correção, as Canon (pelo menos a partir da "geração" da S2IS) também gravam em 30fps....

Escrito por Fernando em junho 26, 2007 07:50 PM

Oi Bia deixa de ser miseravel coloca a mão no bolso e compra uma Sony T100 lançamento da sony com cartão memory stick de 4 gb ja vem com adapatador para sd funciona que e uma beleza acabei de comprar uma na tia ifigenia por 1200 reis visor de 3 pol na cor preta,tem rosa tbm.
Bjs

Escrito por Daniel em junho 26, 2007 10:47 PM

Esse de longe foi um dos posts com mais comentários!
E, no fundo, acho que a Bia ficou com mais dúvidas que certezas......

Escrito por lexreis em junho 26, 2007 11:39 PM

Bia, recomendo uma Casio EX Z-60 ou EX Z-750 (a que possuo). A Z-750 tem diversas opções automáticas e pasme possui opções para fotos manuais. Pontos fortes: leve, fina, carga entre um flash e outro é instantâneo, utiliza bateria e trabalha com SD. Um item importante que vc citou tem nela: video! Ela grava video no formato mp4. Eu gravei 1h de video de qualidade com 1GB de Cartão.
QQ coisa mande-me um e-mail, tenho um amigo que mora em Sampa e tem disponivel pra venda Z-60, que possui funções similares a Z-750 exceto controles manuais.

Escrito por Jorge Alexandre em junho 26, 2007 11:49 PM

Bia minha Sugestão sao as cameras Mitisuca, tenho uma , acho muito muito boa, fotos maravilhosas, e os videos bons em .avi , o padrao dos cartoes é o que vc quer, eu gosto muito da minha camera...fica ai a sugestao... as mitisucas são BBB, Boas Bonitas e Baratas.

Escrito por Victor em junho 26, 2007 11:53 PM

Oi Bia !

Pois e depois de ver esse "ringue" Aqui sobre cameras digitais eu indicaria a Panasonic.
Antes de mais nada... Porque panasonic ?

Bem... ela pode não ser a melhor, ter mais recursos, etc, etc, etc...

Mas a lente que ela usa incontestavelmente e a melhor, as lentes da LEICA que na minha humilde opinião batem as lentes Carl Zeiss que vão nas "famigeradas" Sony !

Espero ter ajudado !!!

Escrito por grind em junho 27, 2007 12:51 AM

Simplicidade é tudo!
Canon A460 5Mpixel Zoom Ótico de 4x , grava videos em .avi Aceita cartões SD. custa pouco mais de 400 reais... se quiser uma fora de linha,Canon A430 , com 4 Megapixels.

Bjocas

Escrito por Rodrigo Bertoli em junho 27, 2007 01:40 AM

Concordo com o Grind.
Acredito que sabe quem foi Cartier-Bresson.
Ele usava uma Leica.
As Panasonic série DMC-FX3 tem o mesmo espírito das que ele usava: Leves, compacta sem ser minúscula (melhor para manusear), e um conjunto óptico excelente.
Todos os recursos da Sony e cartão SD.

Escrito por Henry em junho 27, 2007 03:19 AM

Olhando o comentário de todo mundo, ainda acho melhor você tentar achar essa camera Kodak bluetooth. Vc já usa Kodak, e pode deixar de ser a garota "troca SD" para ser realmente a garota sem fio no quseito câmeras digitais :D

Escrito por Jonny em junho 27, 2007 03:45 AM

Minha primeira câmera digital foi uma Kodak, comprei-a em 2002 e só mudei para uma câmera nova (Canon) em 2005.

A Kodak é ótima e muito resistente, a minha ex continua fazendo muitas fotos nas mãos de um amigo, mas deixa a desejar na questão dos filmes...

Bem, você pode até ficar em dúvida quanto ao modelo, porque a marca é uma só: Canon.

Escrito por Ferrugem em junho 27, 2007 04:14 AM

Cara, só queria era saber por que o meu Gravatar não aparece de jeito nenhum... grrrr!!!

Escrito por Jerfferson em junho 27, 2007 04:26 AM

Apareceeeuuu!!!!!!

Foi só trocar de e-mail :-)

Escrito por Ferrugem em junho 27, 2007 04:28 AM

Bia, qd comprei minha câmera foi pensando da mesma forma que vc, convergência, então descartei de cara as Sony, dái, pelos reviews que li acabei indo parar na Canon, e estou muito satisfeito, inclusive, nas fotos sem flash, eu acho a imagem da Canon muito superior a da Sony, já nas fotos mais escuras e com flash a Sony leva uma vantagem....

MAs enfim, estamos com duas Canon's aqui em casa, uma mais antiga, A520 e outra mais nova, A430, a 520 já me basta, 3x ótico, filma, muitos controles manuais e slot SD, já a 430 da minha irmã, tem todos os recursos da minha, mesma resolução, só possui um pouco menos de ajustes manuais por se tratar de uma série mais básica....

Porém é ótimo tirar as fotos, jogar pro Palm, usar o mesmo cartão no som do carro e nos mp3 players, me salvou de gastar mais dinheiro com cartões...

[]'s

Escrito por Afonso em junho 27, 2007 10:04 AM

Olá, sugiro as seguintes marcas: Canon, Fuji, Nikon ou mesmo Olympus. Tem excelente conjunto óptico e qualidade no ccd.

Fuja das Sony, mitsuca, cassio, etc que são muito ruinzinhas. Essas câmeras na verdade são um lixo! A Sony é a pior relação custo beneficio.

[ ]s

Formel

Escrito por Formel em junho 27, 2007 02:48 PM

Oi! Faço um comentário adicional à sua necessidade. Como você é dentista, se precisar de um estudo de caso vai precisar também de uma boa macro, coisa que a Nikon (5400) tem. Fiz para o ex-meu ortodontista (Petrelli) e ele amou. A minha tem 3 anos e além do resto todo, uma característica que me fez decidir por ela: a tela giratória; sabe aquilo de todo mundo deitar no chão prá fotografar o Cristo do Corcovado? Eu abaixo (só) a câmera e giro a telinha. Prá fazer auto-retrato, idem. Você pode segurar a sonda na boca do paciente, ver o que tá fazendo com o instrumento e ainda direcionar a câmera pela tela virada prá você.
Trabalha com SD, claro. E se precisar copiar em papel, é show. Os filmes também são ótimos.

Escrito por Lucia em junho 28, 2007 11:14 PM

Compre uma Canon de dezena par: A520, A540, A640 etc...

Escrito por Otavio Kaminski em junho 29, 2007 01:54 AM