« Terminei o review do Advantage... | Home | 4 meses »

junho 11, 2007

Review: HTC Advantage (parte I)

Nessa primeira parte do review do HTC Advantage (também chamado de X7500 ou Ameo, e já tem um sucessor, o X7501, com WM6) falo das especificações, detalhes técnicos, tela e teclado.

Introdução

Em primeiro lugar, temos que ter em mente que o HTC Advantage não é um substituto para seu atual celular ou smartphone. O tamanho, intermediário entre um PDA ou notebook, o transforma no dispositivo ideal para quem quer um escritório móvel veloz e eficiente. Com a vantagem de permitir um chip GSM que o transfomará num dispositivo sempre conectado. É um verdadeiro escritório móvel, sem a necessidade de acessórios.

Diferentemente do conceito do Palm Foleo, que se propõe a ser um mobile companion, ou um compnheiro para seu smartphone, o Advantage é um aparelho de converge tudo. Posso usar meu smartphone normalmente no dia-a-dia, e quando for viajar, coloco o chip GSM no Advantage e terei um único híbrido. Claro que, nesse caso, um fone bluetooth torna-se um acessório indispensável.

Especificações

Processador: Intel, 624 Mhz com chip gráfico ATi
Memória: ROM de 256 MB, RAM de 128 MB e microdrive de 8 GB
Expansão: mini-SD compatível com SDHC, aqueles novos cartões de alta capacidade
SO: Windows Mobile 5 PPCPE
Dimensões: 133,5 mm (altura), 98 mm (largura), 16 mm (espessura)
Peso: 359 g
GSM: quadriband, GSM, GPRS e EDGE e HSDPA (3G)
Câmeras: uma de 3 MP para fotos e vídeos e uma frontal VGA para conferência
Conectividade: bluetooth, wi-fi, mini-USB e TV Out / saída VGA para monitores, datashow, etc, com cabo incluso
GPS
Tela de 5'' touchscreen com teclado destacável que também fecha-se e “gruda” protegendo a tela
Acompanha ainda: Case de couro, película, CD com trial do Outlook 2007 (não gostei disso!), CD com softwares, cabo VGA / TV, fone de ouvido (estéreo padrão e de ótima qualidade)

Tela

A tela, enorme, brilhante e VGA, é a principal atração do Advantage. Junto com o teclado, tornam o dispositivo quase um Ultra Mobile PC - mas rodando Windows Mobile! A versão que vem nele é a 5, com alguns adicionais interessantes, que tratarei na 2ª parte desse review, quando falar das ferramentas e aplicativos.

A principal vantagem do Advantage sobre um UMPC é a rapidez – apertou o botão, ligou, está pronto para usar. Além disso, pode ser dispensar o celular em viagens. A área de trabalho clean também ajuda. Quanto menor a tela do UMPC, mais complicado fica visualizar todos aqueles ícones, janelas, bandeja do sistema, barra de tarefas... e ver planilhas nessa tela, então?

Graças ao conforto visual, passei a editar planilhas, coisa que não conseguia fazer na tela minúscula e QVGA do S200. Usava mais para visualizar mesmo. Também passei a usar o transcriber, um recurso que até então nunca me animei a usar. Quanto mais área de escrita, maior o conforto de se escrever nela e de se ver o que está se escrevendo!

Teclado e case

Não é um teclado convencional, como os de notebook, mas dá para escrever confortavelmente. Os botões são compridos, não tem como pressionar o do lado por acidente. A acentuação também é simples, não há segredos. Só senti falta de uma retroiluminação para ambientes escuros. A tela ilumina um pouco, mas não é suficiente.

Quando a tela está na vertical, basta encaixar o teclado por baixo – ele é preso por imã! - que ela horizontaliza automaticamente. Aliás, a superfície do X7500 é toda imantada. Ao fechá-lo na case, como um livro, o imã do teclado se prede ao imã das bordas da tela e ele fica firmemente fechado. A parte do PDA tem um reforço para fixação nas bordas, por encaixe. Não há perigo dele cair.

Achei genial ele já acompanhar uma película. Saiu da caixa, é a primeira coisa que devemos fazer com aparelhos touchscreen. Não é grande coisa como película, mas o importante é que você mantém a tela do Advantage virgem sempre.

A case, de couro, é muito bem feita, e o tornam perfeito para trabalho. Como um pequeno livro. E mesmo com o teclado encaixado, não é preciso removê-lo da capa. Ele parece grande, mas pelas fotos acima, dá para notar que ele é menor que um daqueles cadernos pequenos.

* * *

Na continuação do review, falarei da câmera, das ferramentas e aplicativos.

Pesquise preços de: Qtek, HTC, Windows Mobile

postado via gprs / edge

Escrito por Bia Kunze em Reviews | Windows Mobile em junho 11, 2007 01:01 PM

Citações

Endereço para citar este post:
http://www.estrelasdopassado.com/odontopalm/cgi-bin/mt/mt-tb.cgi/1095

IMPORTANTE: escrevam nos comentários somente o que estiver dentro do assunto do post. Dúvidas genéricas sobre outros assuntos, mandem-nas para: bia arroba garotasemfio.com.br. Obrigada!

Muito bom o seu blog, realmente estou penssando em comprar um PDA e seu blog me ajudou na escolha...

Gostaria de convidar vc a fazer uma visita no www.webparatodos.com.br

Obrigado.

Escrito por Cristian Trentin em junho 11, 2007 04:24 PM

Resta saber quando essa belezura vai chegar ao 3o. mundo!!!!!! E por quanto???????

Escrito por Walter Luis Jr. em junho 11, 2007 04:27 PM

Bia, tens idéia se era criança estará a venda no Brasil? Se sim, quando?

Escrito por Franque em junho 11, 2007 04:36 PM

Bia, tens idéia se essa criança estará a venda no Brasil? Se sim, quando?

Escrito por Franque em junho 11, 2007 04:37 PM

Franque e Walter, essa belezura é vendida na Brasil, mas através de importadores.
Perguntem para o Johny Bravo que sempre aparece por aqui.
Fora isso, não vende....

Escrito por lexreis em junho 11, 2007 04:57 PM

Galerinha ...


Esse eh o site do grupo do Eduardo ( Johnny Bravo ), tem uma tabelinha de preços lá ...

http://br.groups.yahoo.com/group/bondedospdaphones/


[]'s


Escrito por André Seoane em junho 11, 2007 06:27 PM

Bia parece que ele tem o mesmo tamanho do ultraportátil, vaio UX71, então pergunto, eles são feitos para público alvo diferentes?

Grato

Escrito por Milton Toshiba em junho 11, 2007 07:08 PM

Consultei rapidamente o Froogle e o eBay. Lá nos EUA custa entre US$1000 e US$1300!

Escrito por Zilog em junho 11, 2007 07:45 PM

Bia, qual a sensação de escrever nele à mão? A tela avança naturalmente ou vc precisa ir baixando alguma barra lateral? Tem reconhecimento de escrita?
Esse aparelho deve entrar na minha lista de must-haves.

Escrito por Manassés Martins em junho 12, 2007 07:29 PM

A tela avança naturalmente; Tem reconhecimento de escrita exatamente igual a todos os outros pdas com Windows Mobile. Abraço!

Escrito por Johnny Bravo em junho 12, 2007 08:14 PM

Eita que a mão coça só de ver um bichinho desses...
Bia, como que é o consumo de bateria? Você chegou a testá-lo rodando videos? Será que em processamento ele é similar ao X51V ou o SO garante algum ganho de performance? Esse chip dedicado de video da ATI garante grande processamento em games etc?

Sei que o danado é mais voltado à area corporativa, mas temos nossos momentos de intervalo né?

Johnny Bravo, nos próximos PDA Chopps, você tem que levar uma unidade pra cada um kkk

Abraços a todos

Escrito por Malino em junho 14, 2007 06:31 PM

Acabei de comprar o Advantage X7501, e achei sensacional pois atende as minhas necessidades, principalmente por este ser infinitamente muito rápido. O que a Bia testou foi o X7500, e a diferença entre ambos é o WM6 no X7501 e, infelizmente, neste novo modelo tiraram a câmera de videoconferência, que acreditava acompanhar o aparelho. Contudo, como a rede 3G ainda está no ventre das operadoras, apesar da Claro ter saído na frente, a câmera de videoconferência não seria tão útil no momento, mas existem outros modelos da HTC, por exemplo, o TyTN II que tem este recurso. Valeu!!!

Escrito por Maruo em dezembro 20, 2007 12:34 PM