« O Aifôni é o meu pastor, assunto para meu blog não me faltará | Home | HTC S621 já disponível na TIM »

junho 20, 2007

Review: HTC Advantage (parte II)

Antes de prosseguir, leiam a primeira parte da análise do HTC Advantage / X7500.

Câmera

Ele vem com duas câmeras. Atrás, que faz fotos de até 3 MP e filma. Na frente, uma VGA para videoconferências, função que exige redes 3G.

A qualidade das fotos é apenas razoável, nada muito surpreendente e dentro da média das câmeras de celulares nesse padrão. Obviamente, os melhores resultados são obtidos em fotos diurnas e externas.

Fotos feitas com a câmera frontal VGA:

Fotos feitas com a câmera de 3 MP:

Senti falta de uma função macro no bichinho. Gosto muito do modo macro no meu S200 para fazer fotos rápidas de documentos impressos e páginas de livros. Uma pena!

VueFLO

O VueFLO é uma tecnologia baseada num sensor de posição. Graças a ela, dá para rolar a tela na horizontal ou na vertical simplesmente inclinando o aparelho para o lado desejado. Se você não quiser, basta desativar a função. Dá também para definr com qual aplicativo você quer usar. Pode parecer bobeira, mas é uma delícia para ler e-books na cama ou navegando na internet no sofá da sala, hehehe. Aliás, leitura naquela tela é um prazer à parte!

Ferramentas interessantes

Opera – O Advantage já vem com o Opera, além do Pocket IE. Não há o que discutir: o Opera é o melhor browser para dispositivos móveis hoje. Eu questionava a navegação por abas num smartphone pitoco, usava no máximo duas ao mesmo tempo. Com aquela telona, navegar é uma delícia.
Task Manager – o Advantage vem com um gerenciador nativo de tarefas. Com ele você determina se o botão “X” do Windows Mobile fecha ou minimiza os aplicativos. Um recurso há muito pedido pelos usuários e ignorado pelos desenvolvedores.
Assistente de impressão – Você quer imprimir seus documentos e e-mails em trânsito? Com esse aplicativo, é possível.
Streaming – Funcionou com os vídeos do YouTube Mobile e com várias rádios online. Muito legal. O fone estéreo que acompanha o Advantage tem boa qualidade de som, mas achei um pouco desconfortável no meu ouvido.
GPS – O aparelho já vem com a tecnologia embutida. Dá para imaginar o espetáculo que é usar um navegador de ruas naquela telona maravilhosa? Acompanha um CD com o software de mapas TomTom.
VGA Output – Basta encaixar o cabinho VGA que acompanha o produto, ligá-lo num monitor, TV ou datashow, ativar o TV Out e pronto!

Teste de mãe

Minha mãe ficou babando quando viu o Advantage. Claro que a tela foi o que mais chamou a atenção. Mas ela gostou muito do teclado também. Ela ressaltou que quem não enxerga muito bem de perto sofre com essas telinhas de PDAs, com fontes minúsculas, e que, para piorar, exigem "precisão de atirador de tiro ao alvo" para tocar algum ícone com a canetinha. Por isso ela prefere o Symbian, e com toda razão. Porém ela adorou navegar na internet pelo Advantage. Nem precisei dar muitas instruções, logo ela estava navegando sozinha, encantada. Mas ela deixou claro que não o usaria como celular junto. Teria um chip de dados separado para colocar nesse PDAzão.

Coisas que não gostava de fazer em PDAphones e que são excelentes no Advantage

* Escrever textos longos
* Usar como caderno e fazendo apontamentos com o Transcriber (aquele sistema dos PPCs em que você escreve palavras inteiras e ele reconhece, e não letra-a-letra)
* Guardar PowerPoints de aulas para rever e estudar mais tarde (em especial aqueles que os professores enchem de texto e dão sono)
* Ler e-books e PDFs mais extensos, na cama ou no sofá
* Editar planilhas
* Streaming de TV
* Assistir episódios dos meus seriados favoritos – não costumo usar legendas, mas para quem precisa delas, no Advantage ficam perfeitas, a leitura não é prejudicada

E, apesar de parecer um mini-notebook, não é preciso carregar uma mochila à parte. Ele cabe em qualquer bolsinha feminina, como um livro dos pequenos.

Gostei muito também da autonomia de bateria. Apesar de não ser um parâmetro exato, pois lia pouco email nele (no S200 ele verifica automaticamente a cada 15 minutos) e quase não usava voz, fiquei bem satisfeita. Carregava apenas umas duas vezes por semana.

Pontos negativos

* Apesar de ser pequeno, para algumas pessoas ele pode parecer pesado. É porque sua superfície precisa, por questões de segurança, ser fechada por ímã.
* O teclado podia ter retroiluminação. Digitar em ambientes escuros não é muito legal
* Para quem quer uma solução que substitua de maneira full um browser de notebook, infelizmente muitos sites não funcionam direito nele. Aliás, muitos sites, infelizmente, exigem o Internet Explorer de desktop para funcionar. Entre eles, a intranet da minha faculdade. Tentei fazer algumas mudanças no registro do sistema, fazendo com que os sites reconhecessem o Opera como o IE6. Mesmo assim, a tela de login da Unicenp, que fica no header do site (abaixo) simplesmente não aparece. Mistério. Abordarei o assunto "registry tweaks" em posts futuros. Não fosse isso mais o fato de eu precisar editar podcasts nas minhas viagens, estaria com um Advantage hoje. Não precisaria mais levar meu notebook no trabalho, na faculdade e, principalmente, em viagens.

Obrigada ao Johnny Bravo, por me emprestar um exemplar para testes. Espero que tenham gostado. Dúvidas? Postem aqui nos comentários!

Pesquise preços de: HTC, Qtek, acessórios para Pocket PCs

postado via wi-fi

Escrito por Bia Kunze em Reviews | Windows Mobile em junho 20, 2007 11:08 AM

Citações

Endereço para citar este post:
http://www.estrelasdopassado.com/odontopalm/cgi-bin/mt/mt-tb.cgi/1107

IMPORTANTE: escrevam nos comentários somente o que estiver dentro do assunto do post. Dúvidas genéricas sobre outros assuntos, mandem-nas para: bia arroba garotasemfio.com.br. Obrigada!

É, ele parece ser muito bom, mas ainda não sou tão "cativado" por "mobiles 'grandes'" como esse... a não ser que ele tenha a capacidade de substituir (por completo) um notebook, coisa que ainda não existe.
Prefiro ainda o HTC 8525 (chato pacas eu hein hehehe).

abraços bia, e ótimo review.

Escrito por Me ajude em junho 20, 2007 12:23 PM

Ta.. Agora o pesquise preços ali nao ficou mto bom nao hehe, nao tem no buscape hehehe =P Mas um otimo review..

Escrito por stefan em junho 20, 2007 12:44 PM

Legal, mas muito caro! Pra quem já tem um notebook e não se incomoda de carrgar um "caderninho" é uma boa pedida. As mulheres que sempre andam de bolsa levam vantagem! Bia, tem neguim publicando reviews que deveria ler os seus antes pra aprender como se faz...

Escrito por Raphael em junho 20, 2007 01:22 PM

Que perfeição, Bia. Tô besta.

Só non gostei muito da câmera frontal dele, Já vi VGA tirar fotos melhores...

De certo modo, achei lindo. Só non digo que me apaixonei porque ando olhando bem interessado pros handhelds, que parecem satisfazer as minhas necessidades fúteis atuais o_o

:* beijão

Escrito por Ed em junho 20, 2007 01:56 PM

Bia,
Onde vc comprou esse HTC? Qto custou?
Tás interessada em vender?

Escrito por leonidas em junho 20, 2007 02:08 PM

RA!!! fotos tipicas do Sul :)

Quanto será que vai sair? será que sairá entre um PDA bom e um notebook simples?

Pq a Vivo não lança nada do tipo? ein? ein? ein?

Escrito por Jonny em junho 20, 2007 03:43 PM

Excelente teu review,parabens!A proposito voce ja testou o Opera Mini Dimension?Ele esta muito proximo do Nokia Web Browser,sugiro que faca um review quando puder.Abraco(comentario enviado via gprs com o Opera Mini 4 Dimension)

Escrito por Angelo Ywan em junho 20, 2007 04:31 PM

Leonidas, não comprei, o Johnny Bravo me emprestou para o review. O link dele está no final do post.

Escrito por Bia Kunze em junho 20, 2007 04:36 PM

E como se faz ligação? Coloca o caderninho do lado do rosto? Ou tem que comprar um fone bluetooth?

Escrito por cleciok em junho 20, 2007 05:59 PM

ÍI, desculpa, eu li teu post no meu x50, e não desci a página até o finalzinho.
Vo ler até a última palavra os próximos post hehe!
bjos e continue sempre assim
:)

Escrito por Leonidas em junho 20, 2007 08:23 PM

Aí é que o primeiro post se engana, pois configuração de notebook já têm sim.
http://www.blog.daniellakai.com/index.php?/plugin/tag/type+u
O último modelo se não me engane já tem a configuração em dobro e claro...custa o dobro também.

Escrito por Daniduk em junho 20, 2007 08:57 PM

Escrito por Ed em junho 20, 2007 01:56 PM:
"Só non gostei muito da câmera frontal dele, Já vi VGA tirar fotos melhores..."

A camera frontal dele nao almeja ser boa - ela é para videoconferencia, onde o que importa é rapidez na captura e baixo frame rate, para poder transmitir o video com poucos engasgos.
A outra camera dele é que é fotográfica, com 3MP.

Pra usar como telefone - sim, é possível colocar o "caderninho" colado no rosto, como se fosse um big telefone. Mas, obviamente, que compra um desses, compra junto um fone bluetooth pra nao ficar pagando mico, nem correndo risco de ser assaltado ;)

Escrito por Johnny Bravo em junho 20, 2007 11:32 PM

BOM dia, gostaria de sabe se alguém poderia me ajudar: Tenho um pocket pc dell axim x50v e ao tentar fazer um upgrade para o windows mobile 5 eu dei um hard reset e o pocket não ligou mais de jeito nanhum. Já vi a bateria, está tudo em ordem. Acho que o problema é no sistema, alguém poderia me ajudar, por favor?

Escrito por Flauberto em junho 27, 2007 12:44 PM

Acabei de comprar o Advantage X7501, e achei sensacional pois atende as minhas necessidades, principalmente por este ser infinitamente muito rápido. O que a Bia testou foi o X7500, e a diferença entre ambos é o WM6 no X7501 e, infelizmente, neste novo modelo tiraram a câmera de videoconferência, que acreditava acompanhar o aparelho. Contudo, como a rede 3G ainda está no ventre das operadoras, apesar da Claro ter saído na frente, a câmera de videoconferência não seria tão útil no momento, mas existem outros modelos da HTC, por exemplo, o TyTN II que tem este recurso. Valeu!!!

Escrito por Mauro em dezembro 20, 2007 11:34 AM