« O "apagão" do Skype | Home | Verde-wasabi »

agosto 22, 2007

HTC Touch desbanca o iPod nano?

O HTC Touch não é um primor de potência ou memória interna, não tem GPS nem tela VGA. Mas a bateria dele DURA uma barbaridade. É impressionante, e olha que eu sou uma heavy-user, principalmente de conexão GPRS / EDGE - item que mais consome energia. Vários usuários recém-adeptos do Touch têm dito a mesma coisa para mim - e não são poucos, considerando meus amigos, conhecidos e leitores desse blog que mandam emails.

Apesar de não ter gostado do plug do fone, que é mini-USB, compreendo que uma saída padrão sacrificaria muito o tamanho do bichinho. E descobri uma qualidade que até então não tinha visto em outros smartphones: a qualidade do áudio e do player interno, o Audio Manager. Comecei a ouvir para testar, mas aos poucos fui jogando mais e mais músicas para o Touch e, quando vi, o coitado do nano foi ficando à revelia. A qualidade dos fones também é um ponto positivo, já que os fones que acompanhavam meus Qteks anteriores deixavam muito a desejar.

Até agora eu preferia ter um player separado do smartphone (no caso, o meu iPod nano) por causa da autonomia de bateria. Uma vez que ouço músicas e podcasts direto, ter o nano só para isso poupa o fôlego do smartphone. Mas a autonomia do Touch enfim está dando coragem para eu finalmente convergir.

Outro fator tem influenciado o "abandono" do nano. Em Curitiba não tenho mais banda larga em casa, e, por isso mesmo, atualizar o iTunes em busca de podcasts novos tornou-se uma tarefa penosa. Seja num hotspot ou via EDGE, tenho que abrir o note, atualizar tudo, plugar o nano e sincronizar. Como quando estou no notebook é a trabalho, fazendo outras coisas, acabava esquecendo. Nessa correria diária, tem dias que nem levanto a tampa do meu note...

A "carência" pelos meus podcasts favoritos fez eu optar por ir jogando os feeds, aos poucos, no Egress, junto com os outros feeds RSS que costumo acompanhar. Quando vi, estava baixando e ouvindo cada vez mais podcasts no Egress, como fazia quando tinha o Dell x50v, antes do nano. O fato do Touch ser um PDAphone sempre online e ter uma bateria respeitável finalmente trouxeram à tona uma convergência viável e prática para o dia-a-dia!

Nas últimas semanas, testei um iPod vídeo e odiei. Pesado, grande, pouco prático para quem já carrega um mundo de quinquilharias às costas diariamente. Para quem, como eu, acha a dupla iTunes + iPod imbatível, confesso que não estou tendo problemas para sincronizar o WMP 11 com o Windows Mobile 6. Aliás, esse tipo de sincronismo de mídia melhorou muito.

Estou investindo mais e mais noTouch para ouvir músicas e podcasts. Tanto que resolvi presenteá-lo com um fone bluetooth estéreo, o HT820 da Motorola. Em breve falarei mais dele aqui. O próximo passo será um cartão de 4 GB ou mais. Mas o nano não foi entregue à aposentadoria definitiva. Continuo usando ele para plugá-lo no carro, por causa do conector padrão. Nos aparelhos de som de casa ou do consultório também prefiro deixá-lo tocando música, uma vez que nesses ambientes o Touch está cumprindo outras tarefas.

Outra coisa: testei por 15 dias um iPod vídeo e odiei. Pesado, grande, pouco prático para quem já carrega um mundo de quinquilharias às costas diariamente. Além disso, achei temeroso andar de bike por aí com um iPod que tem HD em vez de memória flash. Ninguém bate o iPod nano ainda na combinação de espaço interno com portabilidade. Mas... será que, com o tempo, acabarei deixando ele mais de lado ainda? Nem eu sei.

Pesquise preços de: HTC, iPod nano, fone bluetooth estéreo Motorola HT820

postado via gprs / edge

Escrito por Bia Kunze em Música Móvel | Windows Mobile em agosto 22, 2007 01:22 PM

Citações

Endereço para citar este post:
http://www.estrelasdopassado.com/odontopalm/cgi-bin/mt/mt-tb.cgi/1190

IMPORTANTE: escrevam nos comentários somente o que estiver dentro do assunto do post. Dúvidas genéricas sobre outros assuntos, mandem-nas para: bia arroba garotasemfio.com.br. Obrigada!

Bia, para vc que tem uma vida muito corrida, acho que a convergência de equipamentos é uma tendência natural. Não dá pra ficar carregando muita coisa por aí. Sou dentista e carregar maleta, notebook , celular, mp3 player é praticamente impossível.

Escrito por Alfred em agosto 22, 2007 01:32 PM

Bia, quanto ao touch, não posso dizer nada, pois nunca sequer cheguei perto do aparelho...
Mas em relação ao iPod vídeo, só consigo concordar com você na parte que diz que seria temeroso andar de bike com o troço. Claro, comparado com o Nano, o video pode até parecer grande. Mas não esqueça diferença da capacidade de armazenamento. A do nano chega no máximo a 8gb, o que é pouco pra quem é fissurado em música e quer deixar a coleção inteira no iPod. Então, pra memória que oferece, o iPod vídeo tem uma relação de peso e tamanho bem razoável...

Escrito por André em agosto 22, 2007 02:02 PM

Poxa Bia, o HT-820 é muito feinho. Você não considerou o Motorola S9? Algum motivo especial?

http://direct.motorola.com/ens/usa/bluetooth/stereo-music.html

Escrito por Zé em agosto 22, 2007 02:34 PM

Olá!
Muito bom o conteúdo do seu blog,
estou assinando seu feed.

boa semana...

Escrito por Murilo Parra Contro em agosto 22, 2007 02:41 PM

Pesado o Ipod vídeo??????

não tem comido feijão para ficar forte?

Escrito por Cobra em agosto 22, 2007 03:31 PM

Realmente o HTC Touch é muito legal, acabei de ter uma reunião com o pessoal da HTC e realmente esse aparelho é muito pequeno e leve!!! Achei a tela um pouco pequena, mas o sistema de Touch com o dedo é sensacional.
Bjos

Escrito por Caio Sales em agosto 22, 2007 03:59 PM

Não tem comido feijão para ficar forte? (2)

Ah Bia, que exagero...O Video nem é tão grande assim. Eu carrego ele no bolso para cima e para baixo e nem percebo que ele tá no bolso. Só sei que ele continua lá e non foi pro chão porque o som ainda está tocando :p

Non abandone a Apple Biiiiia! :~
O povo no orkut está falando muito bem do Touch como um bom substituto brazuca pro iPhone :)

Escrito por Ed em agosto 22, 2007 08:40 PM

Pôxa, acho que ainda pego esse Touch...Só vejo vantagem. Faltaria só uma opção de GPRS ilimitado da Tim para pessoa fisica aqui no CE.

Escrito por Carlos Olimpio (Malino) em agosto 22, 2007 08:53 PM

O ipod video e grandinho mesmo, ja testei um ipod video e fui dar um giro de bike, e ainda peguei umas trilhas e o danado não pulou, engasgou nem nada do tipo, a respeito de convergir tudo para o touch e legal mesmo, imagina levar so o smartphone e o note na mochila, perfeito.
Bia você deveria aos poucos tentando ter o minimo de gadgets possiveis e concentrar mais so num smartphone e um notebook bom!

Escrito por Irvin em agosto 22, 2007 09:05 PM

Malino, estou usando o GPRS da Tim aqui em Fortaleza, plano de 1GB, por R$49 mensais. Te garanto: dá e sobra. E olha que sou VERY hard-user de conexão móvel ;)

Escrito por Johnny Bravo em agosto 22, 2007 11:35 PM

Jonhny, vc eh de fortaleza? eu tenho interesse nesse celular, como eu faço pra falar com vc? me escreve ai no email.

Escrito por junior capoeira em agosto 23, 2007 12:38 PM

Depois de ler isso e de ver a demo no site do HTC, eu não quero mais nenhum telefone, só esse!
abs

Escrito por Anderson em agosto 23, 2007 05:00 PM

O Touch é realmente surpreendente: pequeno e poderoso!
Deixou o iPhone no chinelo (não só no Brasil como no mundo todo, vide os foruns gringos que frequento!!) nessa a HTC acertou em cheio!!
muita gente está migrando de Smartphones bem mais poderosos (como eu que já tive Um X500 e tenho um HP 6945) para a praticidade e eficiencia do pequeno grande HTC...

Escrito por luiz em agosto 23, 2007 08:45 PM

Meu proximo phone!!! Otimo mini-review bia!!! bjaooo

Escrito por g0ham - Marcus Valério em agosto 24, 2007 01:28 AM

Falaram do fone S9 segue link do Revew no YOUTUBE
Interessante mas caro!
Sobre o Touch eu estou de olho nele mas fiquei sabendo que e um pouco dificil fazer escrita nele, imagina eu com os dedos enormes que tenho, e por isso ainda nao comprei mas ja esta para lancar o TyTN2 que vai cair como uma luva para mim, embora um pouco maior, mas vem com GPS e teclado deslizante com inclinaçao da tela mais memoria e um prossedador beirando os 400. Vou aguardar os revew

Escrito por Fabio em agosto 24, 2007 10:06 AM

Escrito por Fabio em agosto 24, 2007 10:08 AM

junior capoeira, estou em Fortaleza sim.
Clique no link logo abaixo para entrar em contato comigo.
ABraço!

Bia, gostei muito desse review sobre o audio - e aproveito pra te dizer, o Motorola S9 é muito show, tenho usado ele em corridas e pedaladas, é bem ergonômico e nao incomoda nada. E o som é ótimo. Aprovei.

Escrito por Johnny Bravo em agosto 24, 2007 11:55 PM

Não sei se alguém já perguntou isso. Como é a assistência técnica da HTC no Brasil? Já existem peças para o HTC Touch? Mesmo algo básico como a bateria ou o carregador?

Escrito por Luiz em agosto 27, 2007 12:28 AM

Luiz, tem sim.

Escrito por Bia Kunze em agosto 27, 2007 03:03 PM

BIA,
Ou alguem que saiba, o Touch pode receber emails do Exchange Server e enviar tbm ?
Se quiserem me responder, mrmlinux@hotmail.com

Escrito por Marcelo em agosto 30, 2007 09:57 AM

Bia, viajei um bocado lendo seu post. Escrevi sobre isso no meu blog (Convergência - ou Jobs, Gates, e o mundo móvel). O mais surpreendente pra mim não é que você tenha conseguido convergir o mp3 player com o telefone, mas que tenha passado do iTunes para a plataforma Microsoft. Isso é sinal de mudanças por aí...

Aliás, vi uns comentários anteriores, e agora caiu uma ficha - 11 anos atrás o Palm desbancou concorrentes com muito mais features... não é a mesma coisa que está acontecendo com o HTC agora? Tomara que eles continuem assim!

Escrito por Carlos Ribeiro em setembro 1, 2007 08:30 PM

Bia eu tenho um iPod Video não uso ele durante o trabalho e sim para reproduzir video em TV ou quando vou viajar sentar em um onibus com um aparelho desse é um alivia tenho um vasta biblioteca de videos e se não foce ele teria que gravar tudo em DVD ou liguar o computador a TV o que é pouco pratico.

O HTC touch é bom, porém essa interface touch é um infeliz tentativa de cópia do iPhone que é o verdadeir aparelho de convergência infelizmente não para nós brasileiros.


Escrito por Antonio em setembro 7, 2007 01:12 PM

Desculpe, mas quando você fala que a bateria "dura muito" fiquei confuso quando pelo menos três usuários do HTC Touch me adiantaram que não chegou a durar 1 dia a um dia e meio (usando muito pouco o bluetooth e acessando pouco tbém a internet - 15 minutos no dia)!!!
Em quem devo acreditar ???

Escrito por Elidio em dezembro 3, 2007 08:15 PM

Bia, demais mesmo esse review do touch. Nao botava uma fé nesse aparelhinho,já que tenho um monstruoso treo 680.
Mas com essas suas descriçoes do aparelho, já estou pensando em trocar meu treo pelo HTC touch..
Vc pode dizer o que vem de acessorios com o touch?!!
por acaso vem algum carregador veicular?!?!

Escrito por Jabez em fevereiro 2, 2008 05:31 PM

Bia... Uma informação, por favor:

Quanto tempo dura a sua bateria com carga completa no HTC Touch?

Meu modelo é o P3452 e ela não dura nem um dia inteiro.

Coisas que deixo ativado: Direct Push, com horários de pico desativados, auto-atualização da previsão do tempo, Bluetooth desativado.

Wi-Fi apenas ativado quando estou em casa e com ele no modo ativo e não standby.

Nenhum outro programa adicional que utilize a conexão com exceção do anti-vírus (Norton SmartPhone Security programado para 1 atualização automática apenas 1 vez por semana).

Será que isso acontece com outros usuários também?
O meu já veio com Windos Mobile 6.

Abração e parabéns pelo excelente blog!

Escrito por Leandro em abril 8, 2008 04:21 AM

Bateria durando muito!!! mas como assim???

O meu htc touch não dura nem um dia... pra mim isso é um fator ruim, é um ótimo aparelho, mas a bateria... pelo amor de Deus!! uma porcaria..

Escrito por Jean em fevereiro 19, 2009 01:28 PM

Pessoal, eu comprei um HTC TOCH P3452, E INFELIZMENTE POSSO AFIRMAR: mesmo em Standy By sem qualquer uso a bateria não dura 10 horas. Como analista de teste e acostumado com este universo a HTC falhou feio. O interessante é que no manual tecnico do aparelho o tempo de duração declarado não bate com a pratica. Não seria propaganda enganosa?
Um outro fato muito negativo, é se você colocar no bolso, e houve uma pequena pressão da propria calca jeans ele desliga sozinho. Se você pressionar levemente o tela por mais de 5 segundos ele desliga. Você acham que este problema tem jeito?

Escrito por Marcelo Oliveira em março 22, 2009 12:34 PM