« Podsemfio n.64 - Falta de Educação | Home | Seleção de softwares móveis para o feriado »

abril 29, 2008

HTC P3401: o "smartpeão"

Tive a oportunidade de testar o HTC P3401, o PDAphone da HTC voltado para empresas que precisam equipar funcionários que trabalham em campo. Também pode ser uma boa opção oara usuários finais que dependam muito de planos de dados, já que, nessa modalidade, o aparelho tem ótimos descontos nas lojas das operadoras.

Conhecido como P3400 no exterior (onde leva a alcunha de “Gene”), o P3401 é o famoso "PDA de peão". Aquele que empresas compram às centenas para ir às ruas, enfrentando trabalho contínuo e estando sujeito a avarias.

Hoje esse tipo de dispositivo é comum nas mãos vendedores que recolhem pedidos em supermercados, mercearias e lojas de conveniência. Distribuidoras de alimentos e bebidas, como Ambev, Nabisco e Elma Chips há muito utilizam-se de PDAs conectados para agilizar os pedidos. Até os “marronzinhos” que cuidam do trânsito na capital paulista comunicam incidentes através de dispositivos móveis. Por isso mesmo, a robustez e a simplicidade são as características principais dessa categoria de aparelho.

Ainda assim, o P3401 chama a atenção por ser mais fino e elegante que os demais “PDAs de campo” hoje no mercado. Pensando na proteção, ele já vem com uma case emborrachada e uma película para a tela. Pode parecer uma observação simples, mas PDAphones com o perfil de “bater perna na rua” costumam sofrer mais avarias que o normal. Uma película protetora protegerá a tela desde o primeiro minuto de uso, aumentando sua vida útil.

Características

Quase todo de plástico, possui alguns detalhes cromados na parte frontal, como o fone superior onde ficam os leds e um botão inferior. As dimensões reduzidas são por causa da ausência de teclados, sendo que toda a entrada de dados é feita diretamente na tela com auxílio de uma caneta stylus. Apresenta boa empunhadura para todos os tipos de mãos e é confortável de usar. Mesmo assim, seria melhor se o teclado virtual tivesse as teclas um pouco maiores, já que os mais desajeitados precisam praticar “tiro ao alvo” para escrever.


Da esq. para a dir.: Dell x50v, p3401 e Qtek 9100. E a tela do HTC P3401.

A stylus é acessada pela parte superior. Ela é bem encaixada, ajustando-se bem ao aparelho. Acima também há slot para cartões de memória SD/MMC. Na parte traseira do P3401, encontra-se a câmera de 2 megapixels, bastante básica: não há espelho, nem foco automático, tampouco macro. Mas faz vídeos MPEG4 com resolução média (176x144) e pequena (126x96).

A tela QVGA é padrão dos PDAphones da HTC. A leitura de textos em fontes menores pode ficar mais agradável habilitando-se a função “cleartype”.

Performance

O processador da Texas Instruments de 200 MHz apresenta um clock padrão para a maioria dos smartphones. Diferente de antecessores, como o Qtek 9100 (onde havia uma lentidão do sistema) têm-se a sensação que o aparelho é rápido. Vários programas foram deixados abertos sem perda de desempenho. Certamente a memória ROM de 128 MB (para programas em execução) ajuda muito nisso, mostrando um bom casamento entre o sistema Windows Mobile 5 e o hardware.

O P3401 não possui interface wi-fi, função que não se encaixa em aparelhos com a função de proporcionar internet móvel a equipes de vendas. Vendedores e agentes de trânsito não podem obviamente sair à caça de pontos de acesso (“hotspots”) pela cidade, sendo primordial o uso de um plano de dados da operadora. Durante os testes, o sinal se mostrou bastante estável, conectando-se em redes EDGE facilmente e com boa autonomia de bateria – agüentou um dia todo de trabalho online.


Gerenciador de áudio. E a traseira do P3401, com uma câmera bem básica.

Aplicações

Algumas novidades na interface foram muito bem-vindas. Uma delas foi o fato sistema já vir com um software que fecha os programas abertos, sem travamentos. Outra aplicação foi o Gerenciador de Áudio que é muito similar ao Media Player, mas com um interface mais viva e de fácil acesso. Outra funcionalidade nova é o Hub de Mídia, onde pode-se acessar através de uma única tela animada aplicações multimídia – como áudio, fotos e vídeo.
Além das versões móveis do Outlook e do Office (Word e Excel editáveis e PowerPoint apenas para visualização), já vêm instalados no pacote o Adobe Reader LE e um compactador do tipo Zip, evitando a instalação de software de terceiros para os prinicipais usos de trabalho.

Prós e Contras

Prós:
• desempenho: velocidade e autonomia bem-casados para um dispositivo que precisará ficar boa parte do tempo online
• botões de atalho: fazem a diferença no acesso às funções de PDA e telefone
• peso: leve e de manuseio confortável

Contras:
• sem teclado QWERTY: para quem gosta dos teclados embutidos, é uma grande falta
• câmera fraca
• sistema desatualizado – o Windows Mobile 6 já está no mercado há um bom tempo

Características técnicas

• Sistema Operacional: Windows Mobile 5.0 para Pocket PC Phone Edition
• Tela: 2.8" TFT-LCD 240 X 320 pixels QVGA 65536 cores, touchscreen Backlight LEDs
• Processador: Texas Instruments OMAP 850, 201 MHz
• Memória: ROM: 128 MB, RAM: 64 MB
• Dimensões: 109 mm (altura) X 58 mm (largura) X 17.65 mm (espessura)
• Peso: 126 g com a bateria
• Comunicação: GSM/GPRS/EDGE Quad-band 850/900/1800/1900MHz
• Câmera: 2 megapixel CMOS imagine sensor
• Conectividade e Interface: Bluetooth v2.0, Cabo USB externo (11-pin mini-USB 2.0 & audio)
• Armazenamento: slot para cartão SD/MMC

Mais fotos do HTC P3401, aqui.

Pesquise preços de: Sony Ericsson W810i, Nokia N95, Motorola V3

postado via gprs / edge

Escrito por Bia Kunze em Reviews | Windows Mobile em abril 29, 2008 01:17 PM

Citações

Endereço para citar este post:
http://www.estrelasdopassado.com/odontopalm/cgi-bin/mt/mt-tb.cgi/1379

IMPORTANTE: escrevam nos comentários somente o que estiver dentro do assunto do post. Dúvidas genéricas sobre outros assuntos, mandem-nas para: bia arroba garotasemfio.com.br. Obrigada!

Memória SD/MMC???

Nada de micro ou mini SD???

Que maravilha!!! temos leitores RFID que se encaixa no slot SD, mas raramente encontramos mobile para aceitar esse hardware. Com windows mobile então, mais raro ainda!!!

Vai ser uma mão na roda! para ser perfeito, só faltava o slot ser no lado superior (já que ele é maior que um cartão de memória)
Valeu!

Escrito por Jonny em abril 29, 2008 07:05 PM

Bia, foi vc que escreveu mesmo este post? Está de um jeito diferente do que vc sempre costuma escrever. Não me agradou este htc. Acredito que se ele tivesse gps, seria perfeito. Já que ele é voltado pro batidão do dia dia.

Escrito por scooter.girl69 em abril 29, 2008 07:32 PM

Também achei a escrita diferente e, particularmente, gostei bastante... está mais impessoal.
Gosto quando Você escreve bastante, falando bem do assunto (posts curtinhos não me agradam! risos).
Eu estava pensando em trocar meu Touch por um deste, fui assaltada recentemente e estou bem receosa, mas a falta do Windows Mobile 6 me deixou triste :(
Gostei do review Bia, mais uma vez, bom trabalho! Beijocas!

Escrito por NetGirl em abril 29, 2008 07:43 PM

Comparando custoxbeneficio vale a pena sim. Tenho ele e um S621 também.
abs

Escrito por Rodrigo Diniz em abril 29, 2008 08:17 PM

Oi Bia, só pra ilustrar: aqui em São Paulo, os marronzinhos usam o Treo 650 para monitorar o trânsito tranquilo da capital :)

Escrito por Alfred em abril 30, 2008 09:15 AM

Post totalmente bola fora com texto muito tendencioso, pra não dizer preconceituoso e parcial.

Smartpeao por que? Então o touch tb é smartpeao pois o hard dele é 100% IGUAL ao do 3401 só tirando o wifi. sim, ele vem com o wm 5 e sem softwares, mas nada que uma boa pesquisa não faça. O meu eu coloquei o WM6 e tudo que tem no touch nele e ficou igual ao touch em termos de soft e desempenho inclusive com touchflo, cube e tudo mais, 100% igual. E quem desejar ficar com o WM5 também pode deixar ele igual ao Touch, tem muitas oções como o HOME igual, programas e até touchflo com cube Afinal, a diferença dele para o touch é de quase 400 reais em alguns casos. Putz, 400 paus só por um wifi, é ruim hein? A vantagem do touch para ele é apenas o wifi, que não vejo vantagem muito grande, e a espessura fina que não valem a diferença do preço, mas isso compensa em rubustez e proteção.

Esse artigo é totalmente fora da realidade e ela está puxando a sardinha pro lado dela, pois seria chato admitir que o p3401 é igual ao Touch custando 400 paus a menos.

Lembro quando ela começou a falar do IPHONE, falava que não interessava, que não era um bom aparaleho e que isso e que aquilo mas quando pintou a possibilidade dele ser vendido desbloqueado aqui ela mudou de ideia rapidinho. Vi nisso ciumes por causa do touch dela.

Escrito por Um peão dono de um smartpeão. em abril 30, 2008 10:45 PM

Eu também achei o texto diferente, e gostei. Está bem mais detalhado que a maioria dos reviews da Bia. Eu gostaria que fosse sempre assim.

Escrito por luc-movel em maio 1, 2008 04:10 PM

Não podia deixar de comentar:

Os “marronzinhos” usam Palms Treo 650 de tecnologia CDMA (a cor mais escura denuncia). =D

Já saquei meu Treo 650 perto de um e ele ficou olhando para o meu dispositivo com um olhar do tipo "nossa... parece o meu", hehehe.

Escrito por Caio César em maio 1, 2008 10:33 PM

Esta é pro dono do smartpeão! Ela falou smatpeão por causa do revestimento mesmo. Da aparência do aparelho....Bem menos "chique" que dos outros HTC`s. Seria perfeito para meu marido por exemplo. Que odiaria um touch por ser delicado e feminino demais.

Escrito por scooter.girl69 em maio 2, 2008 12:25 PM

Eu particularmente achei bem interessante... tirando eh claro ausencia de wifi

Escrito por Gabriel em maio 2, 2008 08:49 PM

Poxa, o review foi bem positivo pro aparelho. Não entendi a revolta do "Dono de um smartpeão". E a denominação da Bia foi irreverente, não desrespeitosa. O público-alvo do aparelho é aquele citado, qual o problema?

Escrito por Zé em maio 4, 2008 09:17 PM

Falando em planos de dados 3G qual o melhor falando-se de performance que preço estão quase todos iguais tanto no celular quanto para notebooks.

Eu fiz um teste com da claro que a empresa onde trabalho tem, raramente ele fica me 1mb que foi contratato.

Qual o melhor Vivo que usa EVDO, Claro UMTS/HSDPA/EDGE/GPRS, TIM UMTS/HSDPA/EDGE/GPRS?

Escrito por Fábio em maio 18, 2008 02:13 PM

Oi Garota Sem Fio.

Eu tenho um Treo 650 e me disseram que usando um cartão Wlan 802.11b eu poderia ter acesso wi-fi à internet.
Bom... Comprei a coisa e agora não sei como fazer para funcionar.
Você sabe me dizer se realmente funciona ou se eu entrei numa roubada?
Qualquer ajuda, agradeço
Sorte e sucesso para você.
Cássio

Escrito por Cássio Gil em julho 14, 2008 10:41 PM

Parabéns Bia, tenho aprendido bastante com seu blog e até indicado para leigos como eu.
Estou com um HTC 3401 e gostaria de, como o Alfred, deixá-lo com WN6 e demais facilidades do Touch. Se alguém puder ajudar com indicações a um iniciante eu agradeço.
Abs

Escrito por Carlos em setembro 24, 2008 07:35 PM

Demorei um século para achar uma película protetora de tela boa para o meu HTC. Tem um site que vende películas protetoras de tela feitas sob medida para quase todos os modelos de HTC. Dá uma olhada depois: http://www.negev.com.br/lojavirtual/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=61

Escrito por Roberto em janeiro 20, 2009 10:48 PM

comprei um HTC p 3401 e não achei no teclado o ponto de interrogação " ? ".

alguem poderia ajudar?

obrigado.

Escrito por Nelson em fevereiro 5, 2009 01:55 PM

nao consigo armazenar fotos,videos, no cartao de memoria ...
poderiam me ajudar vlw!!!! o meu cel. e o htc p3401

Escrito por Andre em abril 2, 2009 04:09 PM

A respeito do "?" interrogaçao
no teclado ao lado do (ctrl) tem as letras (á ü) aperte ale e vera o "?" abraço

Escrito por Andre em abril 2, 2009 04:15 PM