« Primeiros testes com o 3G da TIM | Home | HTC P3401: o "smartpeão" »

abril 24, 2008

Podsemfio n.64 - Falta de Educação

Respondendo perguntas de leitores e ouvintes sobre WiMax, explicando a diferença dos tablets da Nokia (N800, N810) para os PDAs comuns, uso de dispositivos móveis na educação e novas tecnologias como ferramentas de inclusão social. Encerramento com Van Halen - Hot for Teacher.

Baixe ou ouça a edição n. 64 do podcast diretamente na página do Podsemfio.

Pesquise preços de: Nokia E61i, Nokia N800, Nokia N810

postado via wi-fi

Escrito por Bia Kunze em Podsemfio em abril 24, 2008 08:25 AM

Citações

Endereço para citar este post:
http://www.estrelasdopassado.com/odontopalm/cgi-bin/mt/mt-tb.cgi/1376

IMPORTANTE: escrevam nos comentários somente o que estiver dentro do assunto do post. Dúvidas genéricas sobre outros assuntos, mandem-nas para: bia arroba garotasemfio.com.br. Obrigada!

Bia! To baixando o podcast pra ouvir...acerta o numero da edição perto do link...num é 64 ao inves de 62?

Escrito por Mauro Neto em abril 24, 2008 09:36 AM

Ol Bia!
Acabei de ouvir o PodSemFio de hoje! Ficou timo!
no pela minha participao, mas claro, pela sua
resposta aos educadores! A internet e a tecnologia
mudram! Hoje podemos produzir contedos, no
como antes, s "copiar" e "colar&qu
podcasts so o melhor exemplo da nova internet que
vem surgindo por a, interatividade!
Beijos!

Escrito por Fabiano em abril 24, 2008 12:12 PM

Gostei do podcast, principalmente pela musica no final, estou ate procurando o cd do van halen para comprar as musicas (respeito aos direitos autorais). E tambem sobe as sua experincia com a Wimax que vira a ser mais uma tecnologia indispensavel em nosso dia-a-dia.

Ps. ao ler "falta de educação", já pensei que a bia falaria sobre alguma experincia com telefonia ou atendimento telefonico das operadoras.

Escrito por Mobilebrazil em abril 24, 2008 01:07 PM

Bia, o feed está com algum problema? Não estou conseguindo baixar pelo iTunes.

Escrito por Zé em abril 24, 2008 02:41 PM

Também não subiu pelo itunes aqui. Abs, Ricardo.

Escrito por Ricardo Evangelista em abril 24, 2008 04:43 PM

Bia, realmente sou sua fã!

A educação do Brasil seria muito melhorada se mais pessoas acreditassem que podem mudar! Os professores não fazem idéia do tamanho de suas responsabilidades.
Nas minhas aulas de ginástica laboral, que duram em média 10 a 15 minutos, eu sempre planto uma sementinha e faço os alunos pensarem, é imensamente gratificante saber que influencio positivamente cada um deles, mas imagina se pudéssemos usar a tecnologia a nosso favor, seria realmente um sonho!
Adorei o podsemfio e fiquei com peninha dessa sua voz fraquinha..
Melhoras e super beijão!

Kaká Visconti

Escrito por Kaka Visconti em abril 24, 2008 05:34 PM

Aqui tmb não aparece o episódio 64 no itunes.

Escrito por Erick em abril 24, 2008 07:06 PM

Um amigo meu do interior viu sua foto no site e comentou: _Ô tadinha dessa garota sem fio... eu inté que fazia um fio cum ela, sô!

Escrito por Cebola em abril 24, 2008 07:17 PM

Agora, falando sério... Nem as tais professoras trotskistas nem a garota sem fio têm razão... Vende-se a inclusão digital como uma panacéia para a ignorância. Mas o que acontece é que é preciso formar primeiro cidadãos (capitalistas ou não) com capacidade de pensar, argumentar e opinar. A tecnologia é o meio, não o fim. Tudo depende de como ela é usada. Já vi muito jovem de periferia usando telecentro para entrar no Orkut, pois não fazia idéia da fonte inesgotável de pesquisa que a internet é. É só dar uma rápida olhada nas "Pérolas do Orkut" para ver o resultado.

Escrito por Cebola em abril 24, 2008 07:37 PM

Oi Bia. Parabéns por mais um excelente Podcast.

Tem notícias sobre a venda do N800 aqui no Brasil ?

Parece que na FNAC vendem/vendiam. No site consta no cadastro, mas não disponível.

Não sei de nenhum outro lugar que venda.

Incrível isso no Brasil, quando se tem dinheiro e vontade, não tem produto. E lá no exterior existem todo tipo de aparelhos que nunca chegarão aqui.

Ou muito atrasados, como é o caso do N800 :/

Sabe de algo ? Se não souber, não tem algum contato na Nokia do Brasil que responda em 1a mão ? :)

Obrigado !

Escrito por Daniel em abril 25, 2008 01:56 AM

Muito triste isso que aconteceu no seu curso! Infelizmente, a maioria do pessoal da área da educação faz parte daqueles grupinhos de esquerda que, de bom grado, fariam, do Brasil, uma nova Cuba! Mais um obstáculo para a nossa educação...

Escrito por Fabiano Forte em abril 25, 2008 08:31 AM

Antes de que eu me esqueça (de novo): melhoras, hein?

Escrito por Fabiano Forte em abril 25, 2008 08:36 AM

Opa Bia e todos!

Um blog com algns casos de uso celular em educação:
http://nomadismocelular.wordpress.com/

Sobre você não participar da discussâo ao vivo com os professores, e preferir gravar um podcast para rotulá-los acho uma atitude que nâo acresenta nada a educaçâo, nem aos professores... argumentar, mostrar outro ponto de vista, mesmo que seja minoritário, é melhor que adjetivar!

Escrito por Sergio F Lima em abril 25, 2008 10:10 AM

Bia vc comentou no twitter que ainda não achou nenhuma agenda pra symbian boa. Eu tive o mesmo problema com meu E65. Só consegui resolver usando o Handy Calendar. Quanto a educação Bia, na educação formal existe um abismo muito grande entre a realidade da sala de aula e a teoria. Já dei aulas em escolas públicas e percebi que os alunos são absolutamente conectados com o mundo da tecnologia, mas não sabem como usar os recursos que dispõe. A grande maioria possui celulares avançados e mp3, mas só usam pra brincar. Tive que proibir o uso de mp3 nas minhas aulas...Isso não aconteceria se os celulares e mp3 fossem utilizados por estes alunos como forma de facilitar o seus estudos. Fora isso não é muito raro ver garotas novinhas se fotografando em trajes menores com seus celulares. Isso é falta de educação, diálogo e mais um monte de outras coisas. A falta de educação é fruto do capitalismo, lutar contra ela é o que rompe as barreiras. As políticas públicas para tornar as escolas espaços tecnológicos sempre são frustradas. Talvez, por isso a marra das professoras. Acredito que vc pode contribuir muito , por isso nunca desista!

Escrito por scooter.girl69 em abril 25, 2008 03:13 PM

Bia, eu só não fiquei abismado com o seu relato porque tive que assistir uma aula de ética que defendia que no mundo antigo (seja lá o que for isso) as pessoas trabalhavam para viver. E agora vivem para trabalhar graças ao consumo. Pra alguém ensinar isso, nunca deve ter estudado história, antropologia, psicologia e outras coisas mais.

Os mais jovens estão conectados, usemos isso na escola ou não, mas os educadores preferem não enxergar. Colocam a bunda em cima da realidade e preferem usar esse discurso Marxista demodé achando que salvarão o mundo.

E não seja tão otimista. Eles são a maioria. O mundo está repleto de beócios e a maioria dos que não o são não têm boas intenções.

Escrito por igor em abril 25, 2008 06:11 PM

Bia!!! O feed tá apontando prá versão zipada, e não para o arquivo de mídia!!! ;-)

E parabéns pelo pod!!!

Jeff

Escrito por Jeferson em abril 25, 2008 07:03 PM

Sérgio, obrigada pelo link! Eu expus meus argumentos até onde podia, mas era uma contra 17 e fiquei com medo de apanhar, hauhauauha!
Falando sério: em dado momento, eu não podia dizer mais nada. Muito do que eu disse era grego, em especial no que dizia respeito a podcasts.
Sobre o problema do feed, estou checando aqui. Acho que já resolvi o problema, em todo o caso, se ainda não atualizar - no meu atualizou - me avisem!

Escrito por Bia Kunze em abril 25, 2008 07:14 PM

Ainda não escutei o podcast Bia, mas já baixei pelo iTunes.

Escrito por Zé em abril 25, 2008 07:52 PM

Bia, parabens! Com certeza foi um dos melhores! Continue com o excelente trabalho e não ligue para essas pessoas que realmente estão paradas no tempo e não sabem do que estão falando. Tecnologia SEMPRE é bom, basta saber usá-la a seu favor. E sobre o leitor de tela, achei muito bacana! Funciona igualzinho ao Jaws, que é exatamente o mesmo software, só que para navegar em sites da internet. Até mais! Carlos

Escrito por Carlos Soler em abril 25, 2008 09:43 PM

Bia,
Parabens pelo podcast 64, foi muito elucidativo sobre o wimax.
Quanto as criticas do seu curso não se apoquente, isso é pavor tecnologico e preconceito acumulado!
Agora a entrevista do seu amigo foi excepcional!

Escrito por Angelo Marcondes em abril 25, 2008 11:00 PM

Bia, com certeza um dos melhores podcasts.
De fato, existem muitas pessoas que se fecham para as noviades e as facilidades e possibilidades que elas nos trazem. Isso é literalmente pré-conceito e ignorância.
Eu sou um, que não argumento sobre o que não conheço, justamente por isso.
E o que o Cebola disse é verade. A tecnlogia nos traz um mundo de conhecimento enorme, mas depende de como usamos.
Se a gurizada usar pra acessar orkut e msn não vale a pena. Em ambiente escolar deve-se usar, para trazer conhecimento, acessoa a literatura infinitas e, principalmente interatividade com estas dscobertas.
Tudo depende de como se usa, e não é válido só pra tecnologia.
Abraço!

Escrito por Rafael T. em abril 25, 2008 11:13 PM

Bia, ainda estou escutando seu ultimo podcast e com certeza é um dos melhores que ja escutei. Ponto de vista sobre midia e educacao impecavel e infelizmente talvez muito a frente do resto do mundo ainda analogico. Mudancas rapidas demais para alguns educadores lentos demais.

[]'s

Escrito por Fabio em abril 26, 2008 02:27 AM

Vim fazer coro ao Cebola.
E também, em parte, às professoras. O mundo da tecnologia tem um viés consumista muito forte. Mas é burro quem não consegue enxergar vantagens na tecnologia, seja em qualquer aplicação.
A postura das professoras é esperada. Elas, seja na pedagogia ou no magistério, têm Paulo Freire - um pensador de esquerda - como guru.

Escrito por Glau em abril 26, 2008 08:03 PM

Bia
parabens.
Perdoai-os eles não sabem o que fazem...

Escrito por Pedro Henrique Dutra em abril 27, 2008 10:08 AM

Gente, Paulo Freire não tem nada a ver com a resistência de ALGUNS educadores quanto a adoção da tecnologia no ensino. Se for olhar por esse aspecto seria justamente o contrário, pois o Paulo Freire foi, antes de tudo, um revolucionário do sistema de ensino.
O que, acredito, falta é justamente um pensamento conjunto para implementar políticas de inclusão da tecnologia na ecucação que sejam efetivas. Muitos educadores simplesmente não entendem como certos avanços em TI podem substituir seu velho quadro negro. Ranço esquerdista? Acho que não. É desinformação mesmo.
As idéias da Bia sobre o assunto são ótimas (embora eu não concorde com todas), e é muito bom que existam porta-vozes como ela para iniciar essa discussão.

Parabens pela iniciativa Bia.

Escrito por Zé em abril 27, 2008 10:31 AM

Sabe o que não entendo, é como querem melhorar a nossa educação com uma mente 40 anos atrasada, será que não conseguem enxergar as "n" possibilidades que a tecnologia pode ajudar nessa área... Mente pequena é uma m... Parabéns Bia, a melhor coisa foi essa resposta inteligente.

NÃO perdoai-os eles por que eles não sabem o que fazem e nunca vão ter mente para isso.

Escrito por Kosmidis em abril 27, 2008 12:48 PM

Bia, parabéns pelo podcast.

Você realmente fez a melhor coisa ao acabar não discutindo com o povo todo lá na sua aula. Uma das piores coisas é discutir um dogma com alguém que crê nele.

A sua resposta ficou ótima. Parabéns pela sua iniciativa com o uso do E65 (tenho um telefone desses também).

Escrito por Lucas em abril 27, 2008 08:10 PM

ola, Bia gostaria de sugerir, que se fosse possivel, vc colocar nos links q aparecem os programas para assinar o podsemfio e ate mesmo os feeds o excelente leitor Spb Insight para facilitar a vida de quem assim como eu faz tudo atraves do smartphone,fica a sugestao e os parabens pelo excelente trabalho...

Escrito por alexsander em abril 28, 2008 09:29 AM

Bia

2 comentários:

1- Quando eu fiz licenciatura em Biologia, descobri que a professora de Didática não tinha a menor didática... como isso é possível?

2- Informática é um assunto relativamente novo em escolas. Pegue algo mais antigo como Educação Física, e veja quantas escolas tem algum projeto que realmente cuide da saúde dos seus alunos... A grande maioria simplesmente dá uma bola de futebol e fala "escolham seus times"...

Por ai dá para ver como anda a educação brasileira!

Abraços!

Escrito por Jonny em abril 28, 2008 10:24 AM

Olá, Você já viu as TVs laranjadas da rede pública estadual(instalaram ano passado e no inicio deste)? Gostei bastante da iniciativa de colocar uma TV com entrada para Pendrive e Cartão SD em todas as salas de aula, com 29 polegadas (eu acho), dá pra fazer slideshows, passar filmes em Divx, musicas em MP3... E nesta semana o governo distribuiu pendrive para os professores, são apenas 2Gb, mas tem sido um "salto qualitativo" (hehehe) nas possibilidades de trabalho em sala. Agora tem muito professor que era de giz e apagador aprendendo a converter videos, editando powerpoints e coisas afim... Particularmente não gosto do governo atual, mas foi uma bela iniciativa.

Escrito por Erickson Leon em abril 28, 2008 11:18 AM

Bia,
Não sei se viu pelo Twitter, mas vi este portal e achei muito interessante, e acho que vc vai se interessar:
http://teachtoday.eu/


Vi no http://www.tiagodoria.ig.com.br/2008/04/28/portal-sobre-educacao-e-novas-tecnologias-google-e-facebook-no-meio/

Escrito por Ronaldo Assim em abril 28, 2008 09:12 PM

Olá Bia, o depoimento do Fabiano foi um exemplo de uma das várias formas como as novas tecnologias podem mudar a vida das pessoas, eu sempre fui um entusiasta por tecnologia, pela tecnlogia em sí e pelos benefícios que ela pode trazer pra sociedade, mas esta visão de inclusão para pessoas com necessidades especiais eu só tive a pouco tempo quando ví o filme Babel, na época o 3G ainda mal era notícia aqui, mas na Europa e Ásia, já era algo real, no filme, existe uma personagem que é uma estudante com deficiencia auditiva,bem como a maioria de seus amigos, normalmente até a tecnologia 2,5G o uso de um celular por pessoas com estas necessidades se limitava a textos e imagens, mas no filme quando ela liga para uma amiga e fala com ela pela linguagem de sinais atravez de uma video chamada eu tive uma epifania. Foi algo tão simples mas tão maravilhoso que eu fiquei abismado de nunca ter pensado nesta possibilidade, isso traz a mobilidade e versatilidade total de um celular para as pessoas com deficiencia auditiva, deixando de limita-las aos textos e imagens que não são totalmente em tempo real. É um exemplo mais simples e bem mais fácil de visualizar, mas imagino que muitos como eu não tinham visto este lado. Torço realmente para que as pessoas que ainda olham pra tecnologia como consumismo repensem e vejam as possibilidades de mudança e evolução que ela carrega. Abraços!

Escrito por Miron Alighieri dos Santos em abril 29, 2008 12:11 PM

Um dos melhores episódios de seu podcast.
Máquina de datilografar ou computador?
Mimeógrafo ou impressora a laser?
Quadro negro ou datashow/projetor?
Tem gente que ainda não sabe a diferença que faz!

Escrito por Nélio D. Vieira em abril 29, 2008 05:03 PM

Parabens Bia, também sou deficiente visual e fico verdadeiramente feliz em poder ouvir observações como as suas, infelizmente falar do que não se conhece não é uma tarefa das mais fáceis. Para as pessoas que só conseguem ver smartphones como tocadores de mp3 bonitinhos e notebooks como DVD playerssofisticados, tais aquisições até podem ser puro consumismo, porém para pessoas como nós que utilizam estes equipamentos como meio de pelo menos amenizar toda esta problemática que só ratifica a necessidade de nos adaptarmos a uma realidade que independe de nós para existir, há tempos passou a ser no mínimo uma importante alternativa.
O fato de utilizar notebooks e smartfones, não me orgulha nenhum pouco, visto que isso em lugar de exemplo só me torna mais uma das tristes excessões deste país, contudo acho que ignorar a importância de tudo isto só constitui mais um motivo para questionarmos a nossa verdadeira capacidade de nos desenvolvermos, pois aqueles que ignoram o futuro, jamais viverão se quer o presente.

Desculpe-me pelo livro aí em cima ... (rsrsrs)

Abraços...

Escrito por Miguel Fernandes em abril 29, 2008 07:35 PM

Bia,

Acompanho seu blog a mais de um ano e acho a fantástica a sua dedicação em apresentar informações relevantes para as pessoas que precisam. Quem dera se nossos governantes pensassem em educação com o mesmo carinho que vc tem pelo seu blog. Com certeza já teríamos uma educação pública tipo 2.0. O fato é que a quantidade de escolas que usam giz e mimeógrafo é infinitamente maior do que aquelas que possuem computadores e internet. O que existe é muita conversa sobre o que deve ser feito e pouca ação para mudar.

Parabéns pelo seu trabalho! Sou sua fã.

Escrito por Elaine Costa em abril 29, 2008 09:20 PM

Bia estes mesmos professores são aqueles que compraram comp. parcelados pelo projeto do governo e só usam o anti virus porque já vem instalados e acham que estão seguros.
A VERDADE ESTÁ LA FORA (Fora da cabecinha curta destes professores) como diria Fox Molder.
ei ouvi direipo ou vc vai dar aulas só de lingerie....hahahaha.Brincadeirinha

Escrito por Maurício Birochi em abril 30, 2008 09:28 AM

Fala sério... Essa garota sem fio é muito sexy! Olha essa foto, que provocante...

Escrito por Safado em maio 14, 2008 05:31 PM