« TIM libera o 3G de 850 MHz | Home | Podsemfio n.64 - Falta de Educação »

abril 17, 2008

Primeiros testes com o 3G da TIM

A julgar pela enxurrada de emails e twitts que venho recebendo desde ontem, não sou só eu que estou ávida para testar o 3G da TIM. Bem, ávida é pouco. Estou sem banda larga há exatos um ano e três meses, vivendo apenas do EDGE da Claro e correndo atrás de hotspots da Vex quando em trânsito, para tarefas mais pesadas.

Finalmente tive contato hoje com o 3G da TIM e postarei aqui as minhas primeiras impressões, além de esclarecer algumas das dúvidas que vocês têm me mandado.

Vamos primeiro às boas notícias!

O que eu mais gostei é que a migração dos atuais clientes de dados para o 3G é indolor. Basta um modem ou celular compatível com a rede de 850 MHz. Quem hoje tem o plano de 1 GB, está automaticamente do plano de 1 Mbps. E é esse que estou testando, uma vez que o de 7 Mbps ainda não está operacional.

As velocidades estão ótimas, seja aqui em Curitiba ou na Bahia, conforme postou o Belote. Claro que ainda é cedo para dar um parecer final sobre a qualidade do serviço, mas por enquanto, está animador:


Na imagem acima: navegando, abrindo emails, vendo vídeos no YouTube, numa máquina Windows XP SP2.

Sobre roaming: é preciso esperar as demais frequências no restante do país entrarem em operação. Mas se o seu aparelho suportar 850 e 2100 MHz, por exemplo, poderá no futuro usar 3G tanto em Curitiba como em São Paulo, por exemplo. Mas isso ainda é extra-oficial. Os dois modems que vi, Onda e Huawei, funcionam em 850 MHz e 2100 MHz. Não consegui respostas sobre como será a implementação da faixa de 1900 MHz nos estados onde ela foi arrematada em leilão. Vale lembrar que a TIM adquiriu frequências em todo o Brasil exceto municípios atendidos pela CTBC em Minas Gerais.


Na imagem acima: média obtida com o download de um podcast.

Bem, agora vamos às más notícias!

Como já era de se esperar, os planos de 1 Mbps e 7 Mbps, ilimitados, não são exatamente ilimitados. O primeiro tem limite de 3 e o segundo, de 5 GB mensais. Em GPRS / EDGE são valores bastante altos, mas em 3G, nem tanto, já que atividades típicas de banda larga, como multimídia, consomem muito. Pode parecer sacanagem, mas eu até entendo a limitação. Nos EUA tiveram que colocar esse limite porque parece que alguns malucos inventaram de usar conexão móvel como servidor, ou algo do gênero... :-)

Essas são minhas colocações iniciais. No feriado farei mais testes, andando pela cidade e região metropolitana, com alguns smartphones. Colocarei os leitores a par de tudo na semana que vem, aqui no blog. Enquanto isso, vocês podem ir acompanhando toda a "maratona" no meu Twitter. E quem estiver navegando em 3G e quiser mandar suas impressões para compartilhar com os leitores, poste aqui nos comentários ou mande screenshots por email!

Pesquise preços de: aparelhos 3G, modems 3G, smartphones 3G

postado via 3G

Escrito por Bia Kunze em Telecom em abril 17, 2008 09:02 PM

Citações

Endereço para citar este post:
http://www.estrelasdopassado.com/odontopalm/cgi-bin/mt/mt-tb.cgi/1375

IMPORTANTE: escrevam nos comentários somente o que estiver dentro do assunto do post. Dúvidas genéricas sobre outros assuntos, mandem-nas para: bia arroba garotasemfio.com.br. Obrigada!

Oi Bia, ouvi dizer que se vc estourar o limite do seu plano "ilimitado", a velocidade automaticamente é rebaixada voltando ao normal só no mês seguinte. Mas para quanto será que a velocidade é rebaixada? Metade, um terço, um quarto da velocidade contratada?Té mais. Estou esperando pelos seus testes.

Escrito por Alfred em abril 17, 2008 10:17 PM

Exatamente, Alfred, foi isso que me disseram, mas não se sabe quanto.

Escrito por Bia Kunze em abril 17, 2008 10:39 PM

Os N95 da tim serão de 850 ou 2100mhz?

Escrito por Milton Toshiba em abril 17, 2008 10:40 PM

Bia, tem previsão para a entrada em operação em SP?

Escrito por O Primo em abril 17, 2008 10:46 PM

Milton, tem vários "sabores" de N95. Tem que procurar pelo N95 que tem 850 MHz, que é vendido nos EUA. A Claro também tem ele, mas tem que ver com cuidado.

Escrito por Bia Kunze em abril 17, 2008 10:48 PM

O Primo, só depende do OK da Anatel. A rede está prontinha.

Escrito por Bia Kunze em abril 17, 2008 10:51 PM

Será que realmente é confiável?? Será que ainda nao está apresentando sérias limitações. Digo se em alguns locais da cidade o sinal nao fica ruim.

Escrito por Luciano Martins em abril 17, 2008 11:13 PM

Bia, na verdade no Brasil nao irá se operar 3G sob 1.9 Ghz ... o que as operadoras arremataram foi 1.9 Ghz de SUBIDA e 2.1 Ghz de descida, por isso é chamado 2.1 Ghz ...

O que diferenciou foi o tamanho em Mhz de cada lote de frequencia arrematado, o que permite a operadora "enfiar" mais ou menos usuários por BTS (torre), o que tornou alguns lotes mais ou menos cobiçados na mesma área.

Minha opiniao particular é que lancar uma rede 3G sob 850 Mhz, é temerário ... o aclamado Nokia N95, so pra citar, até é Quad Band e "enxerga" 850 Mhz em qualquer versao, MASSSS, se quiser trafegar em 3.5G (HSDPA), tem que ter uma versao especifica pra 850 Mhz (os NAM-3), e se for o padrao 2.1 Ghz (que é padrao tecnicamente MUNDIAL) tem que usar o NAM 1 Classic ou o N95 8G de frequencia apropriada.

Os modems comercializados pela TIM recentemente nao sentem, pois eles sao capazes de trafegar HSDPA tanto em 850 Mhz quanto em 2.1 Ghz.

É esperar pra ver ... :-)

Escrito por Jose Navas Junior em abril 17, 2008 11:34 PM

É bom ver que o modenzinho da TIM "fununcia". E não só em UMTS(3G) mas em HSDPA(3.5G) - Por favor, se eu estou errado avisem. Essas siglas confundem.
Que pena. Então meu plano de 1GB vai virar 1MB...
Queria taaanto testar 7MB.
Outra vez, quem sabe. Antes 1M q EDGE.

Escrito por Felipe "Avatar" Arruda em abril 18, 2008 12:31 AM

Temo que essa banda larga da TIM seja o mesmo fiasco que foi o Claro 3G. Pra se ter uma ideia tenho uma postagem no meu blog em que 100% das pessoas estão reclamando do serviço. Quanto a esse plano Ilimitado, é duro aceitar o quanto essas empresas lesam o consumidor. Pois o consumidor tem o direito de saber a informação de maneira clara e precisa, sem arrodeios ou mascaramentos. Ilimitado no meu dicionário quer dizer sem limites, mas parece que não deles.

Escrito por Diogenes em abril 18, 2008 12:53 AM

Não teve problemas com o modem Huawei no D510?
Que bom!

Escrito por Rafael T. em abril 18, 2008 12:59 AM

Pelo que sei no plano da claro de dados, qualquer um dos planos a velocidades é baixada para 128 Kbps, claro que isso nominal, a real é menor ainda, e sei tambem que para o plano 512 Kbps o limite é 5 Gb.

Para o plano de 1 Mbps o limite fica em 10 Gb mensais, e a um outro plano para 256 Kbps, mas não sei dizer ao certo que já ta liberado.

Escrito por Mobilebrazil em abril 18, 2008 01:03 AM

Enquanto vc navega em 3G ainda estou na discada,pelo amor de Deus qual a melhor? Claro ou Tim? Na Claro depois da franquia fica 128Kbps e na Tim? Garota estou só esperando seu parecer de Doutora.

Escrito por Ricardo Vieira em abril 18, 2008 01:07 AM

Aqui nos EUA, por exemplo o meu plano é "ilimitado" mas se voce abusar corre o risco de ser banido. Tá uma discussao séria porque todas as empresas dizem que é ilimitado mas tem um Cap que você não sabe ao certo até quanto pode usar. Muitos estavam usando a banda para transmitir Video live no estilo do Justin.Tv

Eu uso o EVDO da Verizon e a velocidade fica em torno de 700 kbps. Mas no rush cai para 200 kbps.

O custo para mim fica em torno de 50 dolas.

Escrito por Eddie Silva em abril 18, 2008 01:23 AM

Foi muito empolgante pra mim, perceber que o 3G chegou quando justamente eu havia abstraido completamente pra não ficar esperando e sofrendo aqui na Bahia.
consegui um pico de 998 kbps de download. pra mim tá bom.

Escrito por Ernesto Belote em abril 18, 2008 01:56 AM

Uso o EDGE da TIM no plano TIM WEB 1GB aqui no meu bairro em fortaleza e a velocidade é muito boa, fica entre 140 e 200 com picos de 250. Uso só quase no Smart pq tenho Velox, mas no notebook tb não faz feio.

Escrito por antonio martins em abril 18, 2008 05:14 AM

Bom dia!

Adorei o artigo. Estava pensando em adiquirir essa internet, mas eu queria mais é utilizar ela no celular, para acessar coisas simples, como emails e msn, isso é possível?

Eu tenho um N95 com chip da TIM, comprei ele desbloqueado, não sei quantos MHZ ele tem, sabe me dizer onde vejo isso?

Abraços,
Carlos

Escrito por Carlos em abril 18, 2008 07:43 AM

Aleluia. Finalmente entrou esse 3G. Fiz o teste no linux, com o modemzinho da huawei, e esta funcionando bem.
A taxa de download chegou a ficar em torno de 43KBytes/s (350kbits)
O upload nao parece acompanhar a taxa de download, ficando abaixo de 10Kbytes.
Mas mesmo assim, ja acho uma melhoria no servico.

Escrito por George Tavares em abril 18, 2008 08:06 AM

Aqui em Portugal tenho 3g com happy hour das 9 da manha as 4 da tarde. O limite no restante horario é de 5 gigas. O problema é uma clausula minuscula onde a Vodafone proibe VoIP. Eu uso o Skype e nunca tive problemas, mas...

Escrito por JV em abril 18, 2008 08:35 AM

Olá, Bia
Tenho uma dúvida pois gostaria de usar o modem da Tim no meu Notebook e um chip para ser usado no meu Smatphone 3G, pois é lógico que não vou usar os dois simultaneamente, mas isso vai ser possível? ou terei de optar por um ou outro?
Att.

Escrito por Newton em abril 18, 2008 09:31 AM

Olá Bia, queria aproveitar a deixa que é sobre 3G, e queria comentar um pouco a respeito do modem da Claro, aqui em Brasília, algumas pessoas com quem tenho conversado, realmente relataram que o serviço está bastante instável, uns com queda de conexão, e no meu caso, (meu cunhado tem um) não existem quedas e sim tombos com fratura exposta, chegou ao extremo de pedir 6horas pra baixar um arquivo de 2mb, realmente inaceitável.
e a Claro não se posiciona...
É duro contratar um serviço que não cumpre o que promete.

Escrito por Emerson Duarte em abril 18, 2008 10:44 AM

Testei aqui em Floripa, perto da UFSC, na frente da Eng. Mecânica e só to pegando EDGE.

Tenho o plano de 1GB a alguns meses com modem Huawei, e sempre encarei como quebra galho de último recurso.

Será que o problema é cobertura ou firmware do modem?

To pegando ~24KBytes no EDGE de download. Da umas paradas, mas da pra navegar.

Escrito por Rafael da Silva Rangel Filho em abril 18, 2008 10:51 AM

Seguinte: ao ultrapassar o limite do "ilimitado"...(rsrs) vc será "derrubado" para EDGE...ou seja, simplesmente vc sairá do mundo 3G temporariamente, até o próximo mês...é o que minha parceira TIM diz...óbvio que preciso ver acontecer pra ter certeza!!! Considerem o EDGE uma internet discada um pouco melhorada, ferramenta interessante para pequenos trabalhos e navegação emergencial (ou melhor alternativa para não consegue ADSL como eu!!!!)

Escrito por Wecsley - Pratique em abril 18, 2008 10:58 AM

Postei algumas imagens e minhas primeiras impressões no meu Blog: http://ernesto.belote.eng.br/2008/04/18/rede-3g-da-tim-na-bahia-finalmente/

Vou sair agora e testar mais um pouco essa 3G

Escrito por Ernesto Belote em abril 18, 2008 11:30 AM

3 a 5 GB eh muito pouco. Esse argumento de evitar o uso da conexao para servidor nao justifica, era soh limitar velocidade/cota de upload...


Abs!

Escrito por Gilney em abril 18, 2008 12:13 PM

Olá Bia.

Pelo que fiquei sabendo, quando a franquia dos planos expira, a velocidade é reduzida para a velocidade do EDGE até o próximo mes.

Só não sei ainda como será feito esse controle dentro da TIM.

Escrito por R. Maruo em abril 18, 2008 12:54 PM

Olá Bia,
Está perfeita a conexão 3G da Tim, dowloads rápidos e comandos precisos. Melhor que o EDGE, com certeza está. Bom, esperamos tanto tempo que valeu a pena, agora é só curtir a nova banda larga. Novos aparelhos 3G virão para facilitar a nossa vida.
Curtam a 3ªGeração!
Abraços,
Helson Castro

Escrito por Helson em abril 18, 2008 02:52 PM

Bia, o 3G da Tim reduz para 200Kbps, e a proomessa é que fique em 3G. Ou seja bem melhor que no EDGE.Estive no lançamento em Recife e foi assim que foi informado.

Escrito por tamman em abril 18, 2008 05:29 PM

Oi td bom? Sei que recebe muitos coments e nem sei se poderá me ajudar, mas vou deixar minha perguntinha.Se puder...

Então eu ganhei um notebook e não tenho telefone em casa. Como posso por internet sem gastar muito?Já revirei a net e só vejo tal de roteador, modem, wireless, wi-fi e uns planos da tim , claro e vivo. Não faço idéia do que comprar ou como montar e não tenho grana para chamar um técnico.
Se puder me ajudar ficarei muito grata mesmo.
att. ANdreza

Escrito por Andreza em abril 18, 2008 05:59 PM

vixi, desculpa, agora q vi seu recado sobre comentários fora do post...q vergonha. desculpa.
bjs

Escrito por Andreza em abril 18, 2008 06:02 PM

Pelo visto, o sonho de largar a banda larga cabeada ainda está bem distante....

Escrito por Thiago Santana em abril 18, 2008 08:37 PM

A Banda Larga móvel não veio substituir a banda larga fixa, a propaganda Claro passou uma falsa idéia de que isto seria possível.

A Banda Larga móvel, como o nome já diz, é para quem está longe de casa e do trabalho, e precisa navegar na Internet.

O espectro de freqüência é algo limitado e não comporta um trafego de dados intenso. Não foi feita para filmes, jogos usar Joost ou Emule.
Se todo mundo começar a usar a Internet móvel para isto, vai ficar ruim para todos.

As operadoras não tem para onde correr e devem limitar o volume de dados por mês, para que não hajam abusos e todos tenham um bom proveito da rede.

Escrito por Sidney Costa em abril 18, 2008 10:26 PM

Caro Sidney Costa: Se não veio substituir ok, mas então que não vendam a idéia e a aparência de que isso é possível. Mas se então não vai guentar, que sejam honestos e vendam somente o que podem entregar. ADSL, Cabo, todos tem mais usuários que banda, mas entregam perto do que vendem, pois o que complica a vida dessas tecnologias é o P2P, e agora tão fazendo traffic shaping. Já na banda larga móvel o que irrita, é vender 1MB e nunca atingir essa velocidade, mesmo em testes internos. então vendam 400Kbits ou o que seja viável tecnicamente. Falta transparência nas empresas, essas empresas deviam ser multadas e pesadamente, chega de ZONA nesse Brasil. Temos de lutar pelos nosso direitos.

Escrito por Rafael da Silva Rangel Filho em abril 19, 2008 01:15 AM

Rafael,

como você pode ver no que eu disse acima:
"a propaganda Claro passou uma falsa idéia de que isto seria possível."

Escrito por Sidney Costa em abril 19, 2008 01:21 AM

Pois é Sidney, a empresa deveria ser multada por propaganda enganosa.
Liguei pra TIM e descobri que meu modem (E220) não suporta 3G em 850mhz, somente em 2100mhz, isso tá escrito na caixinha :) Mas gostaria de saber se não tem um update para o modem, e segundo o atendimento não tem, se alguem souber de algum, por favor me indique. Vou ver se eles trocam o modem pra mim, pq navegar em EDGE é dose, e se não trocarem, provavelmente vou cancelar o plano, pq parece que eu como um dos primeiros usuários do serviço, acabei pagando para eles montarem a estrutura 3G, mas não vou poder usufruir dela :(

Escrito por Rafael da Silva Rangel Filho em abril 19, 2008 01:55 AM

Descobri o seu blog em uma matéria da REvista Gloss, desde então visito sempre, adoro o seu blog, até te linkei, dá uma passadinha lá pra conferir, bjos!

Escrito por Sandra em abril 19, 2008 03:10 PM

Sou usuario Velox (plano de um mega de velocidade) e do TIM WEB. Uso Tim Web quase somente no meu PDA e pra mim está otimo. Ontem testei para ver se no meu bairro de Fortaleza já tem 3G mas somente EDGE por enquanto. Aproveitei e testei a velocidade, no speedtest.net deu entre 150 e 200 para download.

Hoje fui a um Shopping ver o 3G da claro em um quiosque. Lá tinha um notebook conectado a um modem Claro conectado em um plano de um mega de velocidade. A moça foi muito educada e prestativa, logo me mostrou a velocidade de banda larga do 3G. Tudo muito lindo, carregando muito rapido e a moça falando maravilhas do sistema, que era muito bom, muito veloz. Em suma, aquele papo de vendedor. Bem,tudo funcionava lindo quando ela tava usando mas não resistiu quando EU fui testar, na frente dela e de outros vendedores. Logo percebi que ela usava os mesmos sites para mostrar a velocidade, incrivel pois as paginas carregavam instantaneamente. matreiro como sou percebi que na verdade a pagina, o uol, carregava rapido por causa do CACHE do navegador, pedi para usar o notebook e coloquei em uma pagina similar, o terra e depois o IG, e demorou quase dois minutos para carregar cada uma. Parecia discada. Depois coloquei para fazer o speedtest, novamente foi um vexame. Das tres vezes que fiz o teste o resultado ficou entre 180 e 220, bem longe dos 1000 que deveria dar. Foi lindo quando os vendedores não souberam explicar e começaram a se enrolar, dizendo que era culpa da instabilidade da rede, do local, do shopping... Interessante que para carregar a pagina do UOL (pre carregada no cache) não existia instablidade de rede nem shopping nem nada. Outra coisa, o plano é de 12 meses e pronto, ou seja, se assinar o contrato fica preso durante 12 meses, preste o serviço ou não. Isso é um absurdo e um atentado aos diretos de cliente que temos.

Em suma, estão enganando o pessoal legal, vendendo algo que não é real, com um contrato de fidelidade abusivo, um serviço porco e muita dor de cabeça.

Escrito por antonio martins em abril 19, 2008 07:39 PM

Também tenho um modem huawei e220. Minha dúvida é se nessas cidades (Curitiba, BH, etc.) haverá rede 3g também em 2100mhz ou só nos 850, pois SP e RJ terão somente em 2100. Assim, se após assinarem a concessão da ANATEL eles colocarem uma rede NACIONAL 2100mhz e em alguns locais funcionar em 850, acho que aí tanto faz; mas se em cada local houver uma freqüência, aí só trocando para o e226 (R$ 250,00 desbloqueado no ML).

Escrito por julio em abril 19, 2008 10:59 PM

O claro 3G no plano de 1mb (aqui no RJ) quando você ultrapassa cai para 200Kbps. Só volta no mês seguinte.

Escrito por Welington em abril 20, 2008 08:16 PM

Sou cliente (ou deveria dizer refém?!?) do plano 3G da Claro. Não é dos piores, mas tem muita coisa a ser melhorada. Mas para quem ja quase sofreu um processo indevido por conta da Oi Telemar, até que ter internet Banda "Larga" sem-fio não é tão ruim. As velocidades são inferiores ao que se divulga, levando em conta todos os impecílios topográficos, geológicos, metafísicos etc. Ainda sim, temo que estamos passando por um momento de mudança e, como toda mudança, precisamos ter critério e bom senso.

Escrito por Rafael Santiago em abril 20, 2008 11:14 PM

Modem da Huawei ? Modem da(ar)growell ? Modem da yiso(lixo) ?

Nem de brincadeira !
Mudaram a minha porta de um armario da Nortel aqui no portão onde moro pra um armario "novo" da Huawei... Nem preciso dizer como ficou a minha conexão internet.

Escrito por Grind em abril 21, 2008 06:03 AM

Solução interessante... mais funciona com o linux do EEE?

Escrito por Vinicius Castoldosh em abril 21, 2008 04:21 PM

Ola bia ..
Vivo tentando e consigo! Meu BB ta finalmente online 2 meses depois...agora posso colaborar mais no blog

Escrito por pedro henrique dutra em abril 21, 2008 04:43 PM

Espero que a Tim aqui em Salvador, não ofereca o mesmo serviço que costuma oferecer a quem contrata seus serviços de telefonia. No mais, esperar pra ver. Boa sorte pra gente.

Escrito por Edgard Vasconcellos em abril 21, 2008 10:29 PM

Olá, Bia!
Tenho um N73 da TIM desde 29 de março e tenho gostado da velocidade de navegação no celular com 3G. A mudança foi mesmo indolor. Só percebi mesmo o aumento de velocidade.
Aproveitei o fim de semana para testar em São Paulo e a velocidade também foi boa. Não testei a navegação usando o celular como modem, ou um modem dos planos web, mas pelo jeito a coisa vai melhorar. Só tomara que isso se mantenha!
Até mais!

Escrito por Carlos Wavel em abril 22, 2008 02:29 PM

É padrao essas operadoras colocarem limite no ILIMITADO.
Assinei um Plano de dados da Amazonia Celular(que agora pertence a Oi), ainda nem chegou.. mas quando li no contrato sobre a Internet Ilimitada que assinei, eles colocam o teto de 15gb, se ultrapassar cai a velocidade até alcançar 20gb e ai é cortado até o próximo mês.
Ao menos esse teto é bem alto, pq 15gb com EDGE/GPRS é complicado.. e depois que cair a velocidade então, pra chegar nos 20 é duro hehe

Ruim é um limite de 5gb pra uma conexao de 7mbps. É dificil nao estrapolar.

Escrito por Lucas em abril 22, 2008 02:52 PM

Bia,

Estou testando o 3G da TIM desde a semana passada. Aqui em Recife estou obtendo em MÉDIA de 520 kbit/s pra download e 170 kbit/s pra upload. com picos de 1020 kbit/s.
O consumo de bateria aumentou consideravelmente no meu TyTN a ponto de estar durando um dia bem justo.

Beijocas sem fio

Escrito por Rodrigo Rocha em abril 22, 2008 03:46 PM

Usar modem da Huawei é péssimo. Huawei é a pior marca de equipamento de redes que existe na atualidade.

Escrito por Jaboatão em abril 22, 2008 05:08 PM

Na Claro para você se tornar um cliente 3G, seja Banda Larga ou através do celular, é necessário que seja realizado os seguintes passos:

1º possuír um aparelho 3G compatível com o 850;
2º Possuir um sim card 3G
3º ser migrado nos sistemas da Claro para a tecnologia 3G (permanecendo no mesmo plano ou indo para um plano 3G)

Minha dúvida é relacionada aos leitores do Blog que disseram estar testando o 3G da TIM. Como foi essa mudança? O Sim Card de vocês já era 3G? Como foi a mudança sistemica, permaneceram com o mesmo plano ou ofertaram algo novo? Até agora a sensação que tenho é que a maioria não está dentro das condições de utilizar o 3G mas acabam deixando depoimentos fantásticos sobre a TIM. Será que são usuários ou funcionários? Sabemos do poder de formação de opinião que o Blog da Bia tem, e isso pode ser um prato cheio para o marketing das Telecom's.

Escrito por Claudio em abril 23, 2008 12:50 PM

sim card 3G?
Extra!! Extra!! 14 pessoas enganadas!!

Escrito por ZeroleO em abril 23, 2008 06:09 PM

Não vejo a hora da vivo definir seu 3G gsm assim troco o cel com wifi e com plano de dados limitado. Tenho um pacote ilimitado de dados tipo tartaruga :)

Escrito por Milton Toshiba em abril 23, 2008 09:00 PM

Cabe lembrar a todos que o TCU aprovou hoje o leilão realizado pela ANATEL dos 44 lotes de banda larga 3G. Como o leilão foi homologado dia 23/03 e a partir desta data, os contratos devem ser assinados em até 45 dias, é provável que o extrato do contrato , que comunica a sua assinatura, seja publicada No DOU até o fim deste mês.

Escrito por Bullitt Kowalski em abril 23, 2008 10:26 PM

Eu já estive em Recife e em Belo Horizonte, tenho um TYTN e a velocidade está boa. A rede fica alternando entre 3g e HSDPA (símbolo H). O problema é que a bateria acaba rapidinho!!!!!! Nossa eu fiquei impressionado... na cidade onde moro, utilizando EDGE, fico o dia todo conectado à rede... ligado no MSN. Na 3G e HSDPA acho que não dura 2 horas!!!!!!!!! pq será???????????

Escrito por Luiz em abril 24, 2008 12:26 PM

Alguem me de a boa noticia que conseguiu conectar via hsdpa em qualquer local que naum seja o centro, batel e merces...o mapa de cobertura divulgado pela TIM ainda naum reflete a realidade!!!

Escrito por Wecsley - Pratique em abril 24, 2008 05:18 PM

Acho que o negócio da redução de velocidade, seria o mesmo que é chamado no exterior de (FUP, ou fair use politicy, ou Política de uso justo).

No caso, se você ultrapassa constantemente a cota, todo mes, e com quantidades altas, a operadora se sente no direito de reduzir sua velocidade (o foda é que na tim, eles não determinaram o quanto é essa redução, e como ela é feita; E não há contrato no site ainda).

Eu particularmente, conheço algumas pessoas que tem o serviço da Claro, e elas nunca reclamaram de redução (tambem... com os inúmeros problemas que o serviço tem...). Mas acho que eles trabalham com um FUP "distorcido". Seria mais pra esse lado, presumo.

Escrito por Diego em abril 24, 2008 11:28 PM

Acho que o negócio da redução de velocidade, seria o mesmo que é chamado no exterior de (FUP, ou fair use politicy, ou Política de uso justo).

No caso, se você ultrapassa constantemente a cota, todo mes, e com quantidades altas, a operadora se sente no direito de reduzir sua velocidade (o foda é que na tim, eles não determinaram o quanto é essa redução, e como ela é feita; E não há contrato no site ainda).

Eu particularmente, conheço algumas pessoas que tem o serviço da Claro, e elas nunca reclamaram de redução (tambem... com os inúmeros problemas que o serviço tem...). Mas acho que eles trabalham com um FUP "distorcido". Seria mais pra esse lado, presumo.

Escrito por Diego em abril 24, 2008 11:29 PM

Para quem perguntou sobre a história do SIM card 3G, até onde eu sei a Claro veio com esta história de que a rede 3G dela só pode ser acessada com estes chips 3G... mas até onde eu estou sabendo, na Tim é diferente. Os chips 2G podem acessar a rede 3G sem frescuras e sem necessidade de troca de cartão em caso de mudança de plano de acesso.
Será mais uma invenção sem sentido da Claro???

Escrito por Rodrigo em abril 25, 2008 03:14 PM

alguem poderia me informa quando a oi vai chega com 3g no piauí.o mini-modem ts 9989i e compativel com o 3g?

Escrito por maxwell de castro em abril 25, 2008 03:53 PM

BIA!!

Muito bom isso, eu estou quase comprando um MacBook, é totalmente compatível?

Será que não tem nenhum sem esse cabinho ai erg...

A meu ver a tim tem uma rede GSM e 3G defasada, é muito, muito ruim! Alguns dias atrás mandei alguns sms para um amigo que simplesmente não chegam! Eu particularmente escolheria a Claro para utilizar em meu Laptop pois trabalhar com algo instável é arriscado e irritante.

Escrito por Júlio Turolla em abril 25, 2008 10:02 PM

Se você que é assinante da Claro para Banda Larga vejam as mudanças:

É o seguinte: Antes de mudar as configurações você deve ligar para 1052 e falar com o Atendimento 3G pois para dar certo ele vai atualizar o cadastro para essa nova configuração e passar passo a passo para você criar ou apenas alterar o perfil. Depois disso você vai em Ferramentas > Gestão de Perfils

Clica em novo e coloca em Nome: Claro 3G
APN Estático: bandalarga.claro.com.br
Altenticação: Nº de Acesso: *99***1# | Nome de usuário: claro | senha: claro

Após isso clica em salvar e depois em definir como padrão e clica em OK. Agora você vai conectar para ver se fucionou, caso fique dando erro 619 é pq tem até 4 horas para ser atualizado esse novo APN no seu cadastro quando o atendente fez a alteração.

Escrito por 3G em abril 27, 2008 06:09 AM

em são caetano do sul - sp

TIM Web

so estou pegando edge com o modem huawei 226 .... max 180kbps
será que com o modem onda dá diferença?
(modem onda melhor que o huawei?)

fora que não tem explicação em canto nenhum que tem que configurar o discador para todas as redes... o default do discador é só aceitar o 3g....

acabei assinando tim pq o pessoal claro informa que a velocidade cai para 128kbps apos 1gb e que a tim mantem 254kbps, mas está parecendo que na verdade no final eles todos chutam vc de HDSPA para EDGE.... ou seja, o nivelamento de velocidade é por tecnologia de conexão, ou seja, nada de 254 'cravado'......

Escrito por poof em abril 27, 2008 12:14 PM

E dia 29 de abril é assinatura dos termos de autorização do 3G no Brasil.
É, dia das Mães vamos ter boas surpresas...

Escrito por Alexandre reis em abril 27, 2008 04:57 PM

a ctbc lancou os planos 3g aki em franca sp...fui ao shopping ontem a noite ver e a taxa de down deu 890kbps...pelo teste do site rjnet q e o primeiro q aparece no google na pesquisa de teste de velocidade...a conexao pareceu boa...tinha os aparelho sericsson k850i...nokia 5610 e outro modelo da nokia q nao me lembro o codigo...segundo os atendentes q eram bem fraquinhos a banda disponivel hj e a de 850mhz e a partir de julho irao liberar a de 2100mhz...abraços...

Escrito por henrique em abril 27, 2008 11:26 PM

Oi Bia!
Eu tinha o antigo plano de 1Gb da TIM, e uso o modem HUAWEI E220. gostaria de saber se este modem é compatível com a tecnologia 3G ou terei que trocar pelo E226?

Agradeço e parabéns pelo site! Sempre acompanho e adoro suas matérias:)

Escrito por Leonardo em abril 29, 2008 10:43 PM

Olá Bia!

Venho acopanhando seu blog há algum tempo. Tinha uma linha da Telefônica aqui em São Paulo, quando em julho/2007 minha conta explodiu (dos $65,00 que pagava pulou para $ 105,00 quando optei pelo plano pasoo). Cancelei na hora que recebi a conta. Agora neste mundo sem fio, possuo (alem da linha celular da Tim), uma linha do Livre da Embratel e para internet estou utilizando o TIM WEB. Pra mim que estou em uma "zona mista" (informacao da TIM) recebo somente o sinal GPRS (que é um pouquinho melhor que o discado). Meu plano é de 250 mb/mes. Será que quem possui este plano poderá utilizar o 3G? Se pelo menos a frequencia trocar do GPRS para EDGE já tá bom. Ah, meu modem é o "xing-ling" da Huawei E226, que por sinal não é taaaooo ruim assim.

Abraços.

Transmitido via GPRS/TIM

Escrito por Sílvio César em abril 30, 2008 01:06 AM

tenho um 3G 1m pra min ta otimo,
nao vou troca qualidade por novidade

Escrito por alla em abril 30, 2008 07:45 PM

Na área da minha casa (Curicica) não existe Velox(OI ADSL), Vírtua (NET), AJato (TVA) nem "Reza Forte". Assinei o plano EDGE da TIM com modem Huawei E220 (que permite 3g somente a 2100Mhz). Com 6 meses de uso do Tim Web, minha namorada assinou o Claro 3G que prometiam funcionar em toda a cidade do Rio, aqui em casa não funcionava, ela só conseguia navegar com EDGE a menos de 100kbps e eu com o Tim numa média de 200kbps. Depois de muita reclamação com a Claro, temos 3G funcionando super bem com a Claro e a Tim, após assinatura com a ANATEL, passou a funcionar com velocidade extraordinária. Dá pra comparar uma empresa que só nos deu acesso depois de tantas reclamações e outra que sem nem anunciar o serviço na TV já estava funcionando tão bem???

Escrito por Igor em maio 2, 2008 05:50 PM

Tenho um modem onda msa 501 hs, hoje é dia 02/05/08 e não consigo captar a rede 3g da TIM em nenhum bairro, ja tentei na Tijuca, São Cristovão e Centro...fico pensando se o problema é da rede ou do modem. Liguei p/ TIM eles dizem q meu modem e compativel, mas q a cobertura ainda é parcial. Gostaria de saber se outras pessoas estao tendo o mesmo problema q eu....Abçs

Escrito por Luiz Santana em maio 2, 2008 07:55 PM

3g tim em sao paulo capital so dia 15 de maio....

Escrito por poof em maio 3, 2008 01:29 AM

Referente ao Escrito por Igor em maio 2, 2008 05:50 PM:
Igor, tenho um modem Huawei E226, porém bloqueado para CLARO. Entretanto, quando faço a varredura por redes disponíveis detecto não só a rede 3G da Claro como também as redes 3G da TIM e da OI. Estou aqui na professor Manuel de Abreu, próximo ao estádio do Maracanã. Só não me conecto por causa do bloqueio do meu modem.
Enfim, tente por aqui, quem sabe funciona.
Boa sorte
Marcelo

Escrito por Marcelo em maio 3, 2008 03:00 AM

Ninguem falou de preços.....
Qto sai o serviço? O modem é emprestado ou vendido?

abs

Escrito por Ryce em maio 3, 2008 09:19 PM

o Modem E220 nao funciona no 3g da tim so o E226 ou onda. e a tim se nega a trocar o meu e220. vai ter pau...

Escrito por Alex em maio 4, 2008 02:39 AM

Aqui em São paulo o 3G da Tim passou a funcionar oficialmente no dia 1o de maio de 2008. Nestes primeiros dias, fiz testes com meu celular e a conexão era muito ruim e lento!

Deixei algumas impressões no meu post:
http://www.messa.com.br/eric/ecode/2008/05/3g-da-tim-em-sp-e-rj.html

Nos vemos pelo Twitter! :-)

Escrito por eric messa em maio 4, 2008 02:51 PM

Olá. Testei a rede 3G da Tim em SP nos primeiros dias após o lançamento e a achei 10. Velocidades na casa dos 800-900 Kbps, medidos pelos sites medidor.interair.com.br e testesuavelocidade.com.br
Fui capaz de manter uma video-conferência pelo Skype sem nenhuma queda ou congelamento da imagem ou ruídos no audio.
Tudo isso usando um modem Huawei e220. Testei a velocidade pelo navegador padrão do SonyEricsson k850i usando o site medidor.interair.com.br e nesse caso a velocidade não passou dos 200Kbps. Penso ser alguma limitação do browser do celular pois no MacBook foi muito bem.

Escrito por Marcus Abe em maio 6, 2008 09:43 AM

Desde que TIM lançou o 3G aqui no Recife fui tentar comprar o modem Huawei e nas lojas da TIM afirmam que nao tem pra vender.Resolvi comprar um placa da Sierra wireless porque não gosto de modem chines.
Nao consegui conectar na internet com 3G embora mostre que a rede existe.
A rede 2G da TIM usando modem SonyEricsson ou Sierra funciona muito bem no Recife.

Escrito por msam em maio 6, 2008 02:35 PM

Desde que TIM lançou o 3G aqui no Recife fui tentar comprar o modem Huawei e nas lojas da TIM afirmam que nao tem pra vender.Resolvi comprar um placa da Sierra Wireless porque não confio muito em modem chines.
Nao consegui conectar na internet com 3G embora mostre que a rede existe.
A rede 2G da TIM usando modem SonyEricsson ou Sierra funciona muito bem no Recife.

Escrito por msam em maio 6, 2008 02:36 PM

Pessoal,
Depois que postei consegui conectar de casa o 3G da TIM.Deu 983 kb/s no speedtest.net
Estou usando uma placa PCMCIA Sierra 875 da Cingular desbloqueada.

http://www.flickr.com/photos/26336260@N03/

Escrito por msam em maio 6, 2008 08:45 PM

Seguinte povo.
Os planos ilimitados da TIM quando você passa a cota ele reduz para 200kbps no EDGE.
No plano de 1Mbps após ultrapassar 3Gb de utilização.
No plano de 7Mbps após passar de 5Gb.

Escrito por Allan em maio 8, 2008 11:10 AM

Mais uma coisa.
No Mercado livre tem um vendedor que cobra R$250,00 no modem huawei 226.
É confiável e barato!

Escrito por Allan em maio 8, 2008 11:14 AM

Acho que esse blog tem que mudar para "Garota Tim Fio"... vai defender pra la a TIM...

Escrito por João em maio 15, 2008 03:01 PM

Será possível um moden que possamos usar na claro ou tim? e quanto ao uso home, há algum adicional na nossa fatura mensal?

Escrito por Camilla Silva em maio 25, 2008 10:09 AM

ativei o timweb e desativei na hora quando soube o limite de 3gb. ao passar dos 3gb, a velocidade cai nominalmente para 250kb.

Escrito por filipe em maio 26, 2008 07:55 PM

Pessoal,

Em relação ao DOW e UP beleza, mas para jogos precisamos de PING baixo, qual o ping alcançados por vocês?? no 3G

Abraço

Escrito por Alex em maio 27, 2008 11:16 AM

Qual é a posição da tim e da claro em relação a home? há algum adicional na fatura por deslocamento?

Escrito por camilla em maio 28, 2008 03:00 AM

A banda larga da tim vai ter mais sucesso porquê a rede não vai ser lançada em todos os bairros.

Escrito por paulo brseek em maio 28, 2008 06:09 PM

fico pensando... se o ilimitado possui limitações, pq então não criaram logo o pré-pago 3g ?

Escrito por CHICO-OLINDA/PE em junho 2, 2008 10:27 AM

Galera, contratualmente observei que a CLARO diz garantir no minimo 10% da velocidade contratada, ou seja: se tenho o plano 1Mbps terei a garantia de 102,40 kbps de conexão que por sua vez dividido pela cota de 8bits dá uma velocidade de 12,8kbps para downloads, insuficiente por exemplo para assistir videos da GLOBO.COM que exige no minimo 256kbps de conexão, ou seja 32Kbps para downloads. Alguem sabe se na TIM tb é assim ?

Escrito por CHICO-OLINDA/PE em junho 2, 2008 10:34 AM

Ola...
Comprei nesta ultima sexta feira o modem da tim e contratei a velocidade de 1MB, moro no barreirinha em Curitiba, quem mora aqui neste bairro sabe o quanto uma conexão ADSL pode ser problemática.
Quando comprei o aparelho, a vendedora mostrou que se não contente com o serviço temos 7 dias para devolver o aparelho e receber o dinheiro de volta.
A velocidade aqui ainda não é satisfatória, pois não utiliza o 3G, apenas a mesma velocidade da Vivo de 236.8kbps, para navegação web básica até que é funcional, mas não aconselho a ultilizar downloads, ou tentar utilizar da mesma forma que 1 ADSL, estou usando no meu desktop aqui em casa, amanhã pretendo testar no laptop no centro da cidade, onde supostamente o 3G já esta disponível, para verificar como a conexão tim se comporta em seu estado funcional de 1mbps.

Escrito por Luiz em junho 8, 2008 10:44 PM

Olá

Pessoal, tenho o TIM WEB plano de 1GB ja tem um tempo, e o meu modem é o E220 huawei. Uso ele aqui na cidade de ITABIRA/MG (100km de BHTE) e aqui é uma porcaria, velocidade máxima de 30kbps, que dá uns 3KBps de download. Estava já descrente da vida com internet móvel. Mas esse fim de semana estava passando por uma conexão no aeroporto de congonhas, e resolvi ligar meu note no modem e logo de primeira tomei um susto, pois o led que normalmente pisca verde, comecou a piscar AZUL, e quando vi estava conectado a uma rede HSDPA e a velocidade de download estava na casa dos 280KBps, melhor até que muitos ADSL que ja vi por ae, muito bom.. Mas infelizmente, depois descobri que isso funcionou em SP pois é rede de 2100Mhz, e aqui em Minas (BH) são redes de 850Mhz e esse modem E220 não opera nessa frequencia.. :(

Alguem sabe se a TIM pretende operar nessa frequencia de 2100 em outros estados a não ser no Rio e em SP? Ou sabe se há algum firmware ou um milagre de Deus para fazer esse E220 operar em 850Mhz..

Abraços

Escrito por Jaider Mazio em junho 9, 2008 03:30 PM

Hoje tornei-me outro refem da claro. seja la o que Deus quiser !

Escrito por MARCOS em junho 9, 2008 10:39 PM

Aqui em Santo André, o 3g Tim ainda não tem cobertura, mas funciona em edge, na velocidade maxima.. acreditem.. de 8,30 kbps.. Eu que adquiri o plano 1giga da tim, com a certeza da vendedora que alcançaria no minimo a velocidade de 100,00kbps que seria os 10% estipulado no contrato... por fim, sem comentarios em relação a tão admiravél Tim. até que entre a cobertura 3g fico bunitinha na discada, ja que aki tbm não tem adsl speedy.

Escrito por nam em junho 15, 2008 05:58 PM

A verdade seja dita:

"Todo mundo que tá usando o 3G é cobaia."

O Serviço só vai melhorar depois de uns 2 anos...

Escrito por Leonardo em junho 16, 2008 07:56 PM

Olá! Parabens pelo site!
Vou adquirir o 3G da Tim essa semana, e fiquei sabendo que se fidelizam atraves do mini modem por 24 meses, portanto quero comprar o modem por fora. Pode me indicar algum bom modelo e onde comprar barato?

Mais uma coisa: no Rio de Janeiro subúrbio, bairro Penha, tem algum resultado positivo?

Escrito por danda em junho 17, 2008 09:26 PM

Impressoes sobre o TIM WEB 1 MEGA:

Sou residente de Curitiba-PR, Estou usando o Tim Web 1 mega há 4 dias e aqui estao minhas impressoes sobre o produto:

Utilizando o aparelho no centro da cidade, durante o horario comercial é quase impossível utilizar a internet de forma confortavel. Variacoes de velocidade ocorrem em segundos, de 50kbps a 800kbps. Isso ocorre porque o sinal cai toda hora para EDGE.

Em casa a noite, a velocidade fica mais constante, pela madrugada a navegacao é muito similar ao Net Virtua 2 megas que tenho aqui.

Vou devolver o produto amanha, infelizmente nao da pra trabalhar com esse produto

. Na questao de velocidade, eles cumprem o que prometem, ja teve ocasioes em que estava operando a 1,5 mbs.

Mas o grande X da questao nao é a velocidade e sim a estabilidade. Oscilacoes bruscas em questoes de segundos, sinal cai toda hora para EDGE e as vezes preciso discar 5, 7 vezes para obter conexao.

É de deixar qualquer um irritado e estressado.

Escrito por carlos em junho 18, 2008 02:55 AM

o meu firmware

Escrito por antonio carlos vieira rocha em julho 6, 2008 08:51 PM

pessoal no meu blog http://monkeyti.blogspot.com tem um post com testes do 3G da Brasil Telecom GSM, muito bom o serviço assinei o de 600 ilimitadissimo, e baixo a até 2200 kilobits, baixei um arquivo de 250 mb em menos de 30 minutos. entrem ai e vejam, abraços

Escrito por Pedro em julho 19, 2008 06:08 PM

Boa tarde Bia. Tenho acesso Tim Web com placa PCMCIA. O problema e que troquei meu note e o novo nao tem mais a entrada PCMCIA. Estou acxessando usando meu cel como moden, mas o acesso fica muito instavel e péssimo.
Se souber de alguem que queira trocar o moden pela placa por nao gostar de andar com ele pendurado prá lá e prá cá, por favor passe meu email para que possamos entrar num acordo a respeito.
Obrigada e uma grande semana

Escrito por maria christina becker em julho 27, 2008 07:50 PM

Oi Bia e demais blogueiros, li em vários fóruns que para utilizar o 3G via celular a TIM precisa habilitar em seu sistema o acesso 3G para a LINHA do cliente (ativar uma flag ou algo do gênero), senão não funciona, é isso mesmo? Está sendo um parto conseguir isso com a TIM, agora estou esperando o resultado da minha reclamação na ANATEL... Abraços! Ricardo

Escrito por Ricardo em agosto 1, 2008 02:47 PM

oi bia td bem contigo?
bom queria saber se vc poderia me ajudar.
eu tenho um modem da tim huawei E226. o meu problema e o seguinte.
eu tava avegando com ele, mas qndo fui iniciar o meu pc e tentei me conectar a ele, o modem me pede para eu inserir um codigo de desbloqueio, n sei q codigo q e esse ai e eu acabo n me conectando, sera q vc tem noçao de qual numero seria esse codigo?
bom fico por aqui e espero um retorno breve e possitivo, abraços e se cuide

Escrito por Julio em agosto 4, 2008 01:13 PM

Oi Bia,

Tudo bem?

Sou usuário do Tim Web desde o lançamento com EDGE e desde que começou o 3G em 1 mês baixei 16 GB para testes de grandes cargas e não tive baixa ou limitações ou cobranças a mais...

Escrito por Minoru em agosto 20, 2008 05:30 PM

Eu moro na região do Sapopemba, na cidade de São Paulo. Neste lugar inóspito a Telefonica não instala Speedy e a Net não instala o Netvirtua. Sem opções, arrisquei e comprei o modem D301 da Claro, com plano de 1Mbps. Para minha surpresa funcionou bem... nos primeiros dias. Depois tive muitos problemas para conseguir conectar. Hoje mudei a apn de "bandalarga.claro.com.br" para "claro.com.br", e os problemas de conexão se foram. A velocidade passa de 500Mbps. Como uma alternativa à internet discada é muito bom. Testei em outros lugares: centro de Santo André, Bairro dos Casa em São Bernardo e Vila Conceição em Diadema, e tive bons resultados. Finalmente banda larga em Sapopemba!

Escrito por Reginaldo em outubro 5, 2008 11:37 AM

Olha... não sabia desse limite ai! Más até agora, tenho navegado aqui em BH a 1Mbps ou mais, baixando por dia uns 3GB e não me trancafiaram no EDGE :)

Escrito por eric_mg em novembro 26, 2008 03:39 PM

Bia,

Duas perguntas:

1) Você tem como me informar quando estará disponível o 3G da VIVO na cidade de Divinópolis-MG?

2) Encontrei no site da Huawei o upgrade do modem E226 para usuários da TIM para transformar o modem, de 3,6Mbps para 7,2 Mbps. O suporte explica direitinho a respeito, mas o suporte da VIVO no mesmo site não diz nada a respeito da versão que tem lá, inclusive tentei instalá-la no meu modem e chegou a travar, o que deu um gelo na espinha, pois, na informação da TIM não poderia haver travamento de forma alguma. Ainda bem que meu modem continua normal. Será que para atingir 7,2Mbps, se estiver disponível, é claro, terei que fazer um upgrade também?. Contratei o serviço e comprei o modem no final de agosto e não sei se já está preparado para 7,2Mbps.

Att,

Altamiro

Escrito por Altamiro em dezembro 21, 2008 09:25 PM

Bia vc sabe como se faz passo a passo o desbloqueio do modem E220 da Tim?

Escrito por Jonh em dezembro 30, 2008 11:15 AM

Oi sou de castanhal-PA e gostaria de saber se minha conexão não vai sair dos 200kbps ai cai pra 30kbps e minha conexão contratada e de (1 mbps) que esta loge
como vcs veém poxa a sim e ruim to con 2 dias com o modem huawei e226 da tim e gostaria de saber qual eo problema,eo sinal e da EDGE TIM respondam plix xaw ate resposta e-mail pra contato carlosclebeson@hotmail.com xaw...

Escrito por Clebeson em janeiro 1, 2009 01:25 PM

Olà, pra todo o mundo. Sou estrangeiro, italiano, mor temporarariamente em Fortaleza. Modem e220 desbloqueado da Italia e uma tim-web Brasil "bunda larga" da 1 gb... Pessoal aqui no Brasil è foda mesmo! Nai Italia eu me coneto com a Tim-italia, ema banda larga (hdspa ate 2,5 mb) aqui no brasil essa Tim-immunda sem fronteiras com pacotes illimitados-limitados a minha conexao EDGE e de 20kb..o seja nada de nada, a preistoria da net.
De toda forma.. o modem Huawei e220 nao possui banda de 850mhz HDSPA. Vosses podem desbloquear os modem da Huawei no site
http://www.huawei.com/mobileweb/en/doc/list.do?type=-1&id=66 onde se encontra todos os firmware mas... nao tem upgrade para ter a preistorica banda de 850mhz em hdspa usada da aquilos vagabundos-bandidos-safados sem vergonha da Tim... NAO ASSINHE NADA COM A TIM !!!! SOU GASTA DINHERO A TOA--- ciao carlo


Escrito por Carlo em fevereiro 3, 2009 02:46 AM

Com o modem desbloqueado, vai se conetar com um software que se chama "mobile Partner" e o mesmo da "TIM Web Banda Larga" mas em Ingleis. Existe tambem um link para ter "upgrade" dos modem e220-e226 da Tim-Brasil. Mas esqueçe de ter a banda larga 3G (o seja HDSPA) em 850mhz com o modem Huawei e220 necesaria pela Tim-brasil. O modelo e226 sou existe aqui no brasil. Todos os dois ja estam modelos atrasados. "Um fuscao" da Huawei... sinto muito mas os fabrcantes em geral jogam aqui no brasil sou tecnologia atrasada falando que e o ultimo modelo.
O link da Huawei-Tim se encontra:
http://www.huawei.com/pt/catalog.do?id=1627
Tambem da Claro e Vivo.

Escrito por Carlo em fevereiro 3, 2009 02:58 AM

Gostaria de adquirir uma unidade móvel 3G da TIM.
Favor indicar vendedor em Recife-Pe.
cep:52060-110
Angelo

Escrito por miguel angelo vieira da cunha em fevereiro 5, 2009 08:11 AM

A TIM esta ruim d + aq pos tar sem conexão desde sabado gostaria de saber quando essa conexão chegar sou carlos clebeson de CASTANHAL-PA
respondam.... Postei um aq em 01-de-janeiro e sem resposta q isso ? responda awe...

Escrito por Carlos em fevereiro 11, 2009 12:40 PM

oi, eu moro em pvh/RO, tenho tim 3g banda larga, mas não funciona muito bem, creio que não estege implantado o sistema ainda , quanto a previsão de ser implantado o sistema da 3g.

Escrito por aldo rodrigo em março 23, 2009 05:22 PM