« Mais coisas que você PRECISA saber sobre o Diamond | Home | Podsemfio n.66 - Gerenciamento do tempo »

maio 14, 2008

A stylus vai morrer?

O programa leitor de RSS para Palm OS mRSS chegou à versão 5.0 cheio de novidades, na semana passada. Visual completamente novo e interface aprimorada para o uso dos dedos. Sim, essa é realmente uma nova tendência entre os desenvolvedores: interface "finger-friendly". Isso vale tanto em Palms como em Windows Mobile.

Repararam como todos os aplicativos clássicos de empresas como Resco e WebIS, há anos no mercado, agora seguem essa mesma linha? Menos informação na tela, botões maiores e rolagem com o dedo?

Eu sempre dispensei teclados físicos em meus dispositivos e tentava usá-los com uma mão só, mesmo antes do HTC Touch. Aliás, com o Touch, desempenho a maioria das minhas funções do dia-a-dia sem stylus, inclusive a entrada de dados. Só quando sento com calma uso a canetinha, quase sempre para responder emails. Ou então na cama, aos domingos antes de deitar, quando faço meu brainstorm da semana. E mesmo assim, nem é a canetinha do Touch... é a minha fiel Zoot, que por questões de ergonomia e empunhadura, gosto mais de usar. A stylus do Touch só uso para reset...

Tio Istive falou mal das stylus no lançamento do iPhone. Até entendo. As canetinhas são uma herança da época de ouro dos PDAs não conectados. Para telefonia e navegação básica, usar as duas mãos não é nada prático. Será que a Stylus está condenada à morte?

Pesquise preços de: HTC TyTN II, canetas Zoot, HTC Touch

postado via gprs / edge

Escrito por Bia Kunze em PDA em maio 14, 2008 01:43 PM

IMPORTANTE: escrevam nos comentários somente o que estiver dentro do assunto do post. Dúvidas genéricas sobre outros assuntos, mandem-nas para: bia arroba garotasemfio.com.br. Obrigada!

Olá Bia,

Eu sinceramente acho que já passou da hora inclusive!!

Depois de usar um iPhone já dá pra ter certeza de que é muito mais fácil usar um PDA/Smart sem esse acessório incômodo, que faz você precisar utilizar seus equipamentos com as 2 mãos.

Eu particularmente me sinto frustrado toda vez que a HTC lança um equipamento e que ainda vem com aquela canetinha chata!

Escrito por dre em maio 14, 2008 03:30 PM

Acho que Stylus sobrevive por mais alguns anos. Só morre quando as telas sensíveis a toque e as aplicações de reconhecimento de voz estiverem mais maduras.

Escrito por Flavio em maio 14, 2008 03:43 PM

Eu sempre usei o dedão mesmo (desde o Palm m100), mas para os homens mais higiênicos, que como eu não deixam crescer a unha do mindinho, a caneta ainda é útil quando alguma precisão é necessária.

Talvez para as meninas não seja, porque vocês com suas belas unhas conseguem simular a caneta.

Escrito por André Simões em maio 14, 2008 04:21 PM

dre, o Iphone é bacana e tudo o mais, mas ainda não tem aplicações de produtividade e as soluções de terceiros ainda são imaturas. Acabei deixando meu Iphone com minha esposa e para trabalhar continuo com meu Ipaq firme e forte!!! Com stylus!!!

Escrito por Gilmar em maio 14, 2008 04:41 PM

Meu namorado tem um Palm com essa canetinha. Eu, sinceramente, acho ridículo um negócio desses. Aliás, eu até agora não entendi o problema que as pessoas têm com as teclas; virou um desespero generalizado pelo touch screen até mesmo quando para isso é preciso usar... um acessório extra como essa maldita caneta! Como isso pode ser melhor que uma simples tecla? Incompreensível.

Escrito por Cynthia em maio 14, 2008 04:57 PM

Ah, e outra: meu cunhado perdeu a stylus dele e ficou meses usando toscamente o telefone até conseguir comprar ($$$) outra.

Escrito por Cynthia em maio 14, 2008 04:59 PM

No meu ponto de vista a canetinha vai sumir sim, mas ainda tem que ser feito muito em termos de interface.

Sou utilitario de um UTstarcom ppc6700, e tem tanto teclado fisico como a caneta, e gosto de sempre navegar nele em modo landspace, onde posso desfrutar melhor dos dedos e do teclado Qwerty fisico, a caneta me serve apenas para usar o teclado virtual.

A maioria dos programas estão se reinventando, e como prova disso uso o SPB menu, que serve como um "launcher" para mim, substituindo os menus do widnows mobile, utilizando botões grandes consigo ter acesso a tudo.

A unica reclamação fica por conta da tela marcada de digitais desse tipo de uso.

Escrito por Lucinei Robson em maio 14, 2008 05:47 PM

Eu acho uma pena.

Não gosto muito da idéia de ficar colocando a mão "cheia de dedos" na tela. Sim, eu sou higiênico, lavo minhas mãos. Mas a pele tem gordura natural, que por menor que seja, com tempo não acumularia na tela ?

Mas não tenho nenhum aparelho que tenha tela sensível ao toque. Até gostaria de saber sobre a questão ...

Usam aquelas películas protetoras removíveis ?

Escrito por Daniel em maio 14, 2008 07:48 PM

Realmente a caneta algo incmodo. Percebo isso com os vendedores que utilizam o sistema de vendas que eu desenvolvi. A primeira verso era totalmente dependente de caneta e ela (a caneta) era a primeira a ser perdida pelos usurios.
Agora aprimorei o software e permito a utilizao dos dedos (em especial a rolagem de dados e os botes maiores) deixando a aplicao mais "amiga dos dedos" e realmente muito mais fcil utilizar!
Espero que a caneta entre em extino!

Escrito por Raphael de Bem em maio 14, 2008 11:04 PM

Acho que a única coisa de bom que o Iphone trouxe para o mundo da produtividade foi mudar a tendência que existia até o seu lançamento dos fabricantes lançarem somente modelos com teclados. Era geral. Diziam que era uma tendência do mercado consumidor. Quem usa um PDA há bastante tempo não abre mão de telona e nem do touch screen. E concordo com o Gilmar: coloque o Iphone em uma sala de aula ou use-o no seu trabalho que você vai ver do que ele não é capaz.

Escrito por afreitas em maio 14, 2008 11:41 PM

Sobre isso eu lembro do comentário do diretor de inovação (ou algo assim) da HTC na entrevista q foi linkada em outro post por aqui: um dos mercados fortes deles é a Ásia, onde as pessoas gostam de reconhecimento de escrita. E aí está toda a diferença para o iPhone.

Particularmente, eu acho as interfaces de toque fantásticas para navegação e etc. MAS, na hora em que você precisa fazer uma entrada de dados mais rápida (escrevendo como desenho mesmo) ou até rabiscar um esboço de algo, a caneta ainda é imbatível. Ou alguém vai ficar batucando na tela do iPhone em uma reunião de trabalho? Ou prefere ficar rabiscando em bloquinhos q depois têm de ser transcritos?

Vamos ver como virá o iPhone 3G. De repente podemos ter alguma forma de entrada mais aperfeiçoada q um tecladinho, ainda q sem caneta. E espero q finalmente o lado "phone" seja realmente aperfeiçoado, pois do jeito q é hoje não é muito mais do q um iPod Touch metido à besta, afinal o q tem ali é mais primitivo do q celulares de 2 ou 3 anos atrás.

Escrito por olival.junior em maio 14, 2008 11:49 PM

Olha, uso PDAs desde aquela primeira versão do Palm com tela meio verde, desde lá já troquei umas 20 vezes de equipamento e tenho certeza de que a stylus não vai fazer falta quando ela for embora definitivamente.

Eu tenho um iPhone e comprei mais por curiosidade, antes sempre usei Palm ou WM. Cheguei a testar um Symbian e digo que de todos o mais limitado é o Symbian.

Só quem usa o iPhone diariamente é que sabe as aplicações que ainda não se consegue rodar nele. Não digo que ele é perfeito, mas posso dizer que faço tudo o que 90% dos usuários comuns do dia-a-dia fazem com seus Palm ou WM. A única coisa que sinto falta ainda é de um editor de textos e planilha, mas isso vai surgir já já. Até porque o sistema é relativamente novo e não está aí há anos como o PalmOS e WM. Até o Symbian que o povo idolatra não permitia edição de arquivos Office até um tempo atrás. A Microsoft deve ficar de olho e renovar a interface do WM7 senão vai começar a complicar. O PalmOS já está morto há alguns anos, mas ainda é útil.

Eu já fui doido por um N95 mas depois de ver de perto cheguei à conclusão de que ele é limitado também. As aplicações que existem para ele são primárias e o uso do acelerômetro que está sendo tão badalado por aí a Nokia não soube aproveitar. O úunico ponto que o N95 leva vantagem para o iPhone é a câmera. De resto eu dispenso, não há vantagem!

Escrito por dre em maio 15, 2008 09:47 AM

Bom, para mim faz toda a diferença poder escrever uma mensagem curta, um recado, da maneira mais próxima a usar a escrita tradicional.
Se para isto for preciso a stylus, eu quero.

Escrito por Ricardo Bomfim em maio 15, 2008 10:53 AM

Eu não gostei da stylus do Touch...

Escrito por Jane PTM em maio 15, 2008 11:49 AM

Eu realmente não me acostumo a telas engorduradas de dedos. O stylus está lá escondidinho no aparelho, pra que tirar?

Quando usava Palm achava a stylus bem confortável.

Escrito por Zé em maio 15, 2008 06:26 PM

Digo o seguinte: Stylus, uso, gosto e não abandono tão cedo.

E película eu uso sempre, para o caso de tocar a tela usando o dedo ou unha, além do mais, protege bastante.

Mas eu acho que se as aplicações forem evoluír de uma forma que possam ser usadas com o dedo facilmente, que não fiquem pobres quando a pessoa for usar uma stylus.

Escrito por Caio César em maio 15, 2008 09:23 PM

Vcs já ouviram falar que a escrita desenvolve o raciocínio? Que essa é uma diferença entre o modo ocidental e o Oriental de desenvolver raciocínios?
Quem tem uma noção básica de grafologia (ciência, não adivinhação) sabe o que estou falando. E certas coisa são um saco só com o teclado (Cinthia, tente editar uma planilha só com o teclado, mesmo no micro..)sem falar nas impossíveis: Eu usava o CAD no meu Palm, e acho que mesmo com um programa desenvolvido para ser amigável com Touch, ficaria muito pior que com uma Stilus. Acho que os aparelhos vão se especializar, para atender os diferentes tipos de pessoas.

Escrito por Henry em maio 15, 2008 11:58 PM

A tendência pelo finger-friendly veio para ficar e chegou com tudo depois do iPhone.

Vejo que está é o estágio anterior aos comandos de voz com os dispositivos como celulares, pda's, smartphones, etc.

Escrito por Ricardo Navarro em maio 16, 2008 04:24 PM

está certo que a interface do dedão agradou a muitos, mas tente usar um CAD no PDA, ou mesmo editar uma planilha no excel sem uma stilus.

Mirar (e acertar) uma célula e criar um intervalo em uma fórmula não será tarefa das mais fáceis.

Ainda sou aliado de película e stylus no meu pda.

Escrito por dflopes em maio 16, 2008 06:20 PM

Também acho que não morre tão cedo. Quando uso o Opera Mini, tenho que mirar umas 3x com o dedo pra acertar um link, sendo que com a stylus é muito mais fácil.

Eu não sou muito fã dessa onda de criar botões e textos gigantes para apertar com o dedo. Prefiro texto menor, pois é possível colocar mais informação na tela.

Escrito por Ricardo em maio 16, 2008 09:07 PM

Da mesma forma que os PDAs estão morrendo, acho que a styllus também começou a agonizar.

Escrito por remo sales em maio 16, 2008 09:45 PM

Acho que só vai morrer quando uma interface decente de voz funcionar, pois sempre haverá o problema de tamanho x peso x funcionalidades. Não quero "urubuzar" o Istive, mas será que em dois anos, passado o impacto da novidade do Iphone, ele vai segurar a onda? Sem querer desmerecer ou menosprezar, tirando a interface mais amigável (que agora virou padrão na indústria) e o design (cujo padrão sempre muda), o que o Iphone tem de insubstituível em relação aos outros smartphones?
Sobre padrão é bom lembrar os Palms, que hoje já foram superados nos recursos multimídias. Embora a simplicidade do software continue imbatível, para o mercado já é passado.
Assim, acho que a evolução seria um "tudo-em-um" escondido atrás de uma tela dobrável, que responderia legal por comandos de voz. Ou até sem tela, com um mecanismo de projeção em superfícies. Até lá, tentar acertar um link com o dedo numa comprimida, andando, ainda desanima a navegação.

Escrito por julio takada em maio 17, 2008 02:46 AM

a stylus tende a desaparecer, já que podemos usa a ponta dos dedos pra que diabos usariamos uma canetinha chata?
é isso ai, muito bom seu blog senhorita, é sempre bom ver mulheres interessadas em tecnologia =]

Escrito por the door em maio 17, 2008 11:43 AM

Não sei pra você, mas pra mim, usar a caneta é muito mais fácil e preciso do que usar a ponta do dedo, pelo menos nos aparelhos que possuo. Além do mais, reconhecimento de escrita, só com caneta.

Mas o que o Ricardo falou, concordo e assino embaixo. Pessoal pode até caprichar para facilitar o uso com o dedo, mas realmente é bem chato ver tudo "gigante" e menos informação.

Mas acho que ainda vão acertar, ao menos, eu espero.

Escrito por Caio César em maio 17, 2008 11:58 AM

Pra quem tem o iphone a stylus já morreu faz tempo...

Ja tive uns 5 palms e usei bastante stylus e reconhecimento de escrita. Com o teclado do iphone e o multi-touch s stylus não faz nenhuma falta, acreditem...

Escrito por Raphael em maio 17, 2008 10:55 PM

Raphael, você pode estar certo, mas só quando a pessoa em questão gostou da interface do iPhone. O que não é o caso de todos, eu mesmo, não curti não.

Os asiáticos continuarão não concordando também em perder reconhecimento de escrita. De qualquer forma, a maioria não deve ficar cogitando um iPhone, vários países asiáticos não contam com redes GSM.

Eu continuo sendo fã de reconhecimento de escrita, teclados físicos e interfaces mais normais.

Escrito por Caio César em maio 18, 2008 11:51 AM

Bia, acho que outra pergunta seria: o desktop vai morrer?
Venda de PCs no País cresceu 25% no 1º trimestre
| 16.05.2008 | 07h52

Por Milton F.da Rocha Filho

Agência Estado O mercado brasileiro de computadores pessoais (PCs) negociou 2,5 milhões de novas unidades no primeiro trimestre deste ano, o que representa um crescimento de 25,6% sobre o mesmo período do ano passado. Os dados fazem parte de um estudo contratado pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) junto à consultoria IT Data. A previsão é de que o setor termine o ano com um crescimento de 17% sobre o ano passado.

A associação estima ainda que o mercado de desktops (computadores de mesa) cairá 2% este ano, enquanto que o de notebooks (computadores portáteis) crescerá 98%. Dados do Ministério do Trabalho indicam que nos primeiros três meses deste ano foram criados mais de 550 mil postos de trabalho com carteira assinada. E, a cada 2,7 empregos gerados, as empresas adquirem um PC, segundo a IT Data.

Escrito por julio takada em maio 18, 2008 10:11 PM

para a min a caneta e bem util, apesar de eu não digitar textos longos no meu pda mas eles estao no caminho certo estão fasendo com a caneta nao seja mais necesaria apesar o incomviniente dos botoes pra quem tem miopia (eu tb tenho), porem para os que gostão dela basta sacala no aparelho pra que nao gosta dela basta melecar a tela usando os dedos msm.
mas sinceramente acho que a caneta tb vai sobreviver por mto tempo porque apenas 25% dos usuarios de pda podem fica trocando de aparelho a cada lançamento para poder ficar livres da caneta, eu por edxemplo ate 2 meses a atras usava um Jornada 548 com mto custo troquei ele por um Qtek s110, msm assim estou a anos longe das novidades extrodosas dos pdas este e meu caso agora imaginen ate uns 80% de todos os usuarios terem comdiçoes de faser a upgrade aparelhos anti-caneta eu chuto + ums 7 ou 8 anos ai sim poderão diser que a caneta esta morta

e julho vc disse q a venda de pcs de mesa esta aumentando, mas estes pcs que estão semdo cada vez mais vendidos são para aqueles que nunca tiverão um computador, por exemplo aki na minha cidade tem um supermercado que esta vedendo pc completo com tela de LCD de 15" a R$899 e em ate 14X sem juros, pra quem nunca teve um pc isto chega ate a ser um intimação

Escrito por oce711 (sandro) em maio 19, 2008 07:09 PM

Eu pessoalmente acho a caneta utíl para o windows mobile, porque ele não foi projetado para se usar com o dedo. Mas eu já modifiquei quase toda a interface e aplicativos do meu HTC Touch para que ficassem Finger-Friendly e só mais uma coisa... O iPhone é apenas a prova de que mesmo sem a Stylus na maior parte das vezes, é sim nescesário ultilizar os telefones touch-screen com as duas mãos.
Algo que como eu já sei por prática, só pode ser modificado no HTC Touch com Windows Mobile graças a sua tela pequena e é claro o Windows Mobile.

Escrito por Pedro em maio 20, 2008 08:13 PM

Pra quem tem mãos grandes (meu caso), a stylus faz falta, sim! Acho ótimo que o Touch venha até com um lugarzinho especial para ela! Aliás, é uma das coisas de que não gosto no iPhone!

Escrito por Fabiano em maio 21, 2008 12:54 PM

Pra quem tem mãos grandes (meu caso), a stylus faz falta, sim! Acho ótimo que o Touch venha até com um lugarzinho especial para ela! Aliás, se entendi direito, o iPhone não vem com uma, né? Nesse caso, perde pontos!

Escrito por Fabiano em maio 21, 2008 01:06 PM

Fabiano, a tela do iPhone não responderia a uma stylus. Ela é multi-toque e só "sente" toques de dedos mesmo... :P

Ele é um aparelho realmente diferente, por isso compará-lo com os diversos aparelhos Windows Mobile não é lá muito correto...

Escrito por Caio César em maio 21, 2008 06:10 PM

Eu, aos 56, portador de tendinite, não posso abrir mão de uma canetinha... Atualmente estou com um E61i, que me saiu de graça em promoção da BrT...

Quando tenho que escrever muito, lanço mão da stylus que inventei: um lapis-borracha. Ficou show!

Escrito por Cesar em maio 23, 2008 08:05 PM

Poxa, Bia, nove dias sem post? Tá doente?

Escrito por Lyssuel Calvet em maio 23, 2008 11:14 PM

Estou "decepcionado" com o tempo sem atualização do seu blog Bia. Sou fã dos seus comentários, e não vejo a hora do próximo, e do próximo..... mas ultimamente, a cada 5 comentários, pelo menos 2 vc se desculpa da demora, da falta de tempo. Acaba enjoando.... Desculpa aí pelo meu "resmungo", mas sou seu fã, e fã quer que o seu "idolatrado" sempre esteja em evidência.

Força mulher!

Escrito por Guga em maio 23, 2008 11:46 PM

Basta ver o Touch como exemplo desta tendência. Os menus estão maiores para os toques dos dedos, Vários aplicativos estão sendo feitos já neste padrão. Telas multi-toques, aprimoramentos em aplicativos de reconhecimento da fala, aprimoramentos também em reconhecimento de gestos e expressões, biometria,e por aí vai.....

Logo, nem os dedos vamos usar para acessar nossos smartphones.

Escrito por Guga em maio 23, 2008 11:55 PM

parece que quem vai morrer é esse blog aqui, os intervalos de atualização estão cada vez maiores e os posts cada vez mais vazios. pena, já foi um otimo lugar de informação.

Escrito por anonimo em maio 25, 2008 05:33 PM

Boa Tarde!

Alguém sabe o que aconteceu com a Bia?
Estamos em 26 de maio e desde o dia 14 ela não atualiza mais o blog.....

Bia, não sei o que está acontecendo, mas seu blog atualizado está fazendo falta.

Só para acrescentar: a HTC afirma, por seu board, que está focada em crescer no Brasil. Pena que a prática não ajude. O site da empresa é um apêndice da HTC América. Enviei um e-mail pelo formulário solicitando informações do TyNT II (em português, opcção disponível). Recebi a resposta do funcionário, em inglês que a HTC só responderá e-mails em inglês. O funcinário não teve a menor idéia do que perguntei, já que não entende português, pelo que deu a perceber a resposta. Acho isso uma falta de consideração com o país. Para quem sabe inglês, meu caso, tudo bem. Mas e para a maioria das pessoas que não falam inglês? A elas, a HTC não atenderá? É um tiro no pé! É a mesma coisa de querer oferecer atendimento em francês para os Estados Unidos, não dá!

Escrito por Drauzio Rezende Junior em maio 26, 2008 02:38 PM

Ô Loco Bia!!!

Escrito por Guga em maio 26, 2008 03:04 PM

A caneta stylus não morre tão cedo. Que mania é essa das pessoas quererem decretar o fim de algum recurso ou tecnologia?

O reconhecimento de voz pode substituir o reconhecimento da escrita, mas se o cara quiser só rabiscar umas idéias, acha que por voz fica mais fácil? É claro que não! O cérebro não funciona assim, tanto que o melhor amigo de qualquer mente pensante é o papel e o lápis (ou lapiseira, caneta, stylus, etc). Tá aí uma boa idéia do Steve, criar um brush ajustável para o dedo, mas mesmo assim parece meio idiota escrever com o dedo.

Existem questões ergonômicas e de usabilidade, como a Bia citou, que impedem a aposentadoria da caneta stylus. Os softwares aplicados, como planilha e CAD não vão "usáveis" só na dedada. Existe a necessidade de precisão. E a caneta é uma excelente ferramenta para trabalhos finos e precisos.

As telas de dispositivos móveis tem uma limitação de tamanho. Se os programas virarem todos finger-friendly, caberá só uns 10 botões gigantes na tela. É no mínimo impraticável. A solução revolucionária, como citado acima, é criar um sistema holográfico e de tamanho ajustável pra manipulação no melhor estilo Minority Report, mas pra isso vai mais uma década.

Agora sobre iPhone, a comparação é inevitável e também inadequada. iPhone é pra brincar, e funciona quase muito bem. Outro dia olhei um vídeo de jogos emulados do SNes no iPhone. Que bizarro o cara sofrendo pra usar o direcional touch screen. Bota logo um direcional no iPhone, porque o esquema de movimentar o celular só funciona pra tela grande de TV, como no Wii.

Escrito por Anderson em maio 26, 2008 04:47 PM

Fiquei sabendo que ela foi atropelada, pois estava com distraída com seu smartphone em mãos, atravessando a rua...

Escrito por Fernando em maio 27, 2008 11:58 AM

Com certeza ela vai alegar alguma desculpa nesse gênero, pra justificar tanta demora pra atualizar as notícias...

Bia, se você não está dando conta, então pára. Ou deixa pra alguém da sua confiança pra ajudar a atualizar poxa, o que não pode é virar o que está virando...

Escrito por Afonso em maio 27, 2008 05:22 PM

Bia, Nem pra dar uma resposta para os comentarios, por menor que seja, voce aparece... Tudo bem que talvez voce nao tenha novos assuntos para novos posts, mas pelo menos apareca nos comentarios. Parece que voce nao esta nem ligando para o que o pessoal esta achando do fim ou nao da caneta stylus... Nao eh so postar e abandonar ate o proximo assunto... Assim eh facil.

Escrito por Arthur em maio 27, 2008 09:57 PM

Qual a desculpa que voce vai dar agora... Essa do atropelamento eh boa.

Escrito por Arthur em maio 27, 2008 10:01 PM

Caros, acho que se voces querem perguntar diretamente a Bia o que está acontecendo aconsolhe entrar em http://twitter.com/garotasemfio pois é atualizado a cada hora.

Escrito por Raphael em maio 27, 2008 10:47 PM

ai galera vava ela esta pq o twitter dela ta ativo ccom poste de 8 horas atras
agora o motivo dela nao ta pondo a mao aki... ai esta parte e so com ela msm
po mas nun mensagen la ela diz q o 3g ta legal perto do comsultorio dela mas o que q custava ela mandar um alou pra galera

Escrito por sandro (oce711) em maio 27, 2008 11:54 PM

Duas semanas sem postagens da Bia eh foda mano. Pelo jeito vamos ficar orfaos do blog da garota sem fio. Bia, cria entao o blog GAROTA SEM TEMPO.

Agora voltando ao assunto para debatermos, claro, sem a Bia, quanto maior a definicao da tela chegarmos, e menor eh o tamanho da propria (como nos celulares), mais dificil vai ser pra aposentar a tal canetinha. Pensou uma tela de 640x480 com um tamanho de 2,5 polegadas? Ou deixamos nossas unhas crescerem e as afinamos, ou usamos utensilios como a canetinha. Resumindo: vamos conviver algum tempinho com a stylus ainda.

Bia, sua blogueira desnaturada, volte a postar aqui, nem que seja pra falarmos de sabao em po.

Escrito por Renato Freitas em maio 28, 2008 03:27 PM

Ei galera.. peguem leve aí!

Escrito por Albert em maio 28, 2008 08:59 PM

Cara, baixei e instalei um browser pro motoQ, chamado "The Iris Browser" desenvolvido pela "Torch Mobile", gratuito, e pra minha surpresa...

O orkut aparece exatamente, digo EXATAMENTE igual como no meu desk...
Dá pra mandar scrap, apagar, etc, etc, etc, tudo funciona perfeitamente...

Parece bom demais ? Sabe se existe algum problema com esse programa ? (quando a esmola é demais... Tô desconfiado)

Escrito por Noronha em maio 28, 2008 10:31 PM

Gente, lembrando que isto é um blog. Informação de qualidade, Grátis. A Bia faz isso porque gosta. Ela tem outras coisas a fazer, um consultório pra gerenciar, programa de rádio, etc.

Eu acho uma tremenda falta de educaçãoe de consideração com a Bia vcs ficarem cobrando atualização. Isto desmotiva qualquer um.

Escrito por Pedro em maio 28, 2008 10:33 PM

Mas 2 semanas sem atualizacao, pra quem disse em alguns posts atras que se dedicaria 50% em odonto e os outros 50% nos assuntos do blog, ela esta deixando a desejar. Pra quem de certa forma se tornou profissional no assunto, somos como se fosse clientes dela. Eh como se a Bia fosse tratar dos meus dentes, me deixar com a boca aberta, pra resolver outros assuntos.

Ja temos varios assuntos pra comentar nessas ultimas semanas, como os rumores do iphone 2.0, ou nos concorrentes do Asus EEE, Ou ate mesmo na nova plataforma do windows, que da suporte a multi-touchscreen para notebooks e tablet pcs, e assim por diante......

Se a Bia se prontificou a ter um blog, espera-se dela atualizacoes constantes, nao esporadicas.

Desculpe, mas verdade eh essa. Gosto muito do blog, mas a qualidade deve ser mantida.

Escrito por Renato Freitas em maio 29, 2008 02:44 AM

Renato...
Já que lê tanto o blog da Bia, dá uma olhada no post do desabafo.
Existem grandes projetos para o blog. Layout, etc etc etc..
Ela encara isso como um Hobby, sempre deixou bem claro isso. Mas como ela é bastante profissional no que faz, a gente acaba virando fã.
Nunca me senti um CLIENTE. Sempre me senti um LEITOR. Um leitor feliz por saber que tem gente que faz review e vai buscar a informação para usuário final BRASILEIRO, que sabe o que usamos, o que pensamos e nossas reais necessidades.
Renato... Dá um tempo amigo.
Quem espera sempre alcança...
A bia disse que faria um review de alguns Smarts da Serie E da Nokia... Mas apareceram vários compromissos (onde tiveram prioridades no blog e que muitos nem me interessaram tantos, mas li.) Não foi feito, mas eu entendi. Ela tem a vida pessoal e profissional dela... Ela tem um monte de mails pra responder... Hahahaha

Renato. Releia o post do desabafo da Bia que você vai entender melhor!
Abraços e esperamos novas da garota sem fio! :)

Escrito por Daniel em maio 29, 2008 04:45 AM

a bia tem um monte de coisa nova no flirck e no twitter...

ela sempre esta conectada, mas aqui ela demora a postar mesmo. Ela preza pela qualidade dos posts e não pela peridiocidade.

Escrito por scooter.girl em maio 29, 2008 10:16 AM

Acho que fui um pouco energico e ofensivo nos meus comentarios....

Escrito por Renato Freitas em maio 29, 2008 10:51 AM

Na verdade eu entendo que a bia deve estar cheia de serviso, ou alguns outros preparativos como ela mesmo disse, imagina voce adpatando todo uma blog a uma nova interface, os teste que deve ser feito, o que deve ser ajustado para continuar os posts antigos e meterias, vai todo um processo,

meu proprio projeto de site eu digo, trabalho com suporte a sistema de agronegocio e desde inicio de maio esta uma correria para adpatação de todos os clientes a Nota Fiscal eletronica (tambem um assunto interresante), e acabo ficando sem tempo para elaborar o projeto que um dia quem sabe acerto, fazer um site estilo o GSMArena, mais de um modo brasileiro, mas que por enquanto esta abandonado.

Como dizer, o que falta é tempo, quem mandou fazerem o dia com somente 24 horas.

Escrito por lucinei em maio 29, 2008 01:01 PM

Eh Galerinha.....Um pouco de consideracao seria bem vindo neh....
A Bia faz um otimo trabalho (DE GRACA), mantem um blog que serve a muitas pessoas, e tem todo o direito de cuidar de outras coisas. Nao conheco nenhum outro blog que trate de assuntos moveis tao completo como esse, e sou leitor de varios outros blogs que tem atualizacao quinzenal e as vezes ate mensal e nem por isso recebem esse tipo de cobranca. Nao eh nada facil manter esse site, muitos de vcs tem site e sabem disso.
Vamos ter um pouco mais de respeito e consideracao pela profissional Beatriz kunze. Acho que eh o minimo que ela merece depois de tantos anos prestando servico gratuito a todos nos leitores.
Bia...por favor nao desanime por causa de uns e outros please....nos te amamos e te admiramos.

Escrito por kaka em maio 29, 2008 05:43 PM