« Com que conexão eu vou? | Home | GTD prático em dispositivos móveis »
agosto 26, 2008
Cadê o controle de qualidade na App Store?
Depois de virar do avesso a loja de aplicativos da Apple para iPhone, o que posso dizer até agora é que o resultado é decepcionante.
Desde 2001 estou habituada a buscar programas para trubinar as funções dos meus PDAs - primeiro, Palms, depois, Windows Mobile. Lógico que nesses anos todos os aplicativos desenvolvidos para esses sistemas amadureceram muito, tornando-se os responsáveis pela atual versatilidade profissional dos dispositivos móveis. Sempre pude procurar programinhas em sites de downloads gratuitos, como a www.freewarepalm.com e a www.freewareppc.com, além de fazer compras da loja Handango, a mais conhecida do ramo. Ou mesmo no site dos próprios desenvolvedores.
Quando tio Istive anunciou a possibilidade de desenvolvedores criarem soluções para iPhone, vibrei. Nesse meio tempo, eles usaram e abusaram de sua critividade. iPhones e iPods touch "jailbreakados" passaram a mostrar o potencial dos dispositivos da Apple.
Então veio a solução oficial, a App Store. Com direito a uma "filial" brasileira. Mas depois de uma semana lendo e caçando tudo o que podia sobre aplicações, confesso-me decepcionada. Nem de longe a App Store apresenta aos usuários soluções tão interessantes e produtivas quanto as existentes para outros sistemas.
Enquanto estou ávida por um bom programa de agenda (felizmente uma versão do Pocket Informant para iPhone está sendo desenvolvida), um bom (e versátil) leitor de eBooks, e um gerenciador de documentos, além de outras soluções produtivas, o que a Apple nos apresenta são, na maioria das vezes, aplicações inúteis. Ou, pelo menos, ruins.
Toma-se como exemplo um greneciador de tarefas. Foi um erro grave não ter nativamente no dispositivo, algo que os desenvolvedores imediatamente tentaram "consertar". Hoje há vários disponíveis na App Store, entre gratuitos e pagos. Mas mesmo os pagos podem ser chamados de patéticos. Faltam coisas básicas, como categorizações e contextos. Faltam alarmes. Quando encontra-se um mais completinho, ele resvala num pecado mortal: a falta de sincronismo ou backup. Qual o sentido de se colocar todas as suas tarefas importantes num dispositivo, podendo perdê-las a qualquer momento sem possibilidade de recuperação?
Mas aos desenvolvdores, darei um desconto. Eles estão trabalhando bastante, é só uma questão de amadurecimento. Não se ciram soluções completas de uma hora para a outra. Eu fico indignada é com a Apple, que não está sabendo o que colocar à disposição dos usuários. Há vários (e bons) aplicativos já criados, usados pelo pessoal que faz jailbreak mundo afora. Mas cadê?
Fiquei passada com o caso do aplicativo do pato de borracha. Um cara criou um pato de borracha virtual, que pode ser "apertado" e fazer barulho virtualmente. E só. Tudo bem, cada um cria o que quer, e o programinha era de graça mesmo. Mas o cara esperou o pato ficar entre os "top 25" para passar a ser vendido a U$ 0,99. O pessoal que consulta rankings para separar o joio do trigo acaba comprando.
Sei que a Apple quer dimdim também, mas não é só isso. Outro exemplo foi o de uma régua que usa o acelerômetro. Nos comentários, o desenvolvedor foi "desmascarado" pelos usuários, e descobriu-se que tal régua foi "roubada" do SDK oferecido à comunidade. Não adiantou nada: o aplicativo, pago, está entre os "destaques" da App Store. Cadê o controle de qualidade que tio Istive prometeu?
Não quero ser intransigente, nada tenho contra patos de borracha, sabres de luz ou bolhas para estourar. Todos são livres para criar. Mas fico chateada em saber que há uma "fila" e, creio eu, que bons desenvolvedores não estão tendo a chance de colocar seus trabalhos à venda ainda, enfrentando algum tipo de burocracia obscura. Também tenho a impressão que a Apple está priorizando os games. Aliás, para estes, eu tiro o chapéu: estão sensacionais, aproveitando todo o imenso potencial gráfico da dupla iPhone / iPod touch.
Outro problema sério que constatei: a falta de período de experimentação dos aplicativos pagos. Muitos deles parecem atraentes, mas é difícil averiguar se eles realmente preenchem as necessidades do usuário sem testar antes. As informações que os desenvolvedores disponibilizam são, na maioria das vezes, insuficientes. Ou, pelo menos para saber se não são bugunetos demais. Já baixei coisa que nunca consegui fazer funcionar. Que tal um trial de 5 dias para games e 15 dias para aplicativos, heim, tio Isitive? Desde meu primeiro Palm eu podia experimentar um aplicativo antes de optar pela compra...
Tenho certeza que há bons aplicativos em desenvolvimento. Porém tenho lido por aí, em blogs de desenvolvedores, que a Apple está demorando demais para aprovar suas requisições. Espero sinceramente que nas próximas semanas surjam mais soluções produtivas do que meros simuladores de isqueiros. Enquanto isso, creio que ainda vai demorar para que um usuário profissional de Palm, Windows Mobile ou Blackberry troque seu dispositivo pelo da Apple sem involuir no trabalho.
* * *
Nos próximos posts, ajudarei a separar o joio do trigo, apresentando para vocês o melhor que a App Store oferece.
Pesquise preços de: iPhone, iPod touch, MacBook
postado via 3G
Escrito por Bia Kunze em Aplicativos | Mac Sem Fio em agosto 26, 2008 10:15 AM
Citações
Endereço para citar este post:
http://www.estrelasdopassado.com/odontopalm/cgi-bin/mt/mt-tb.cgi/1418
IMPORTANTE: escrevam nos comentários somente o que estiver dentro do assunto do post. Dúvidas genéricas sobre outros assuntos, mandem-nas para: bia arroba garotasemfio.com.br. Obrigada!
Oi Bia, adoro seu blog. Essa é minha primeira pergunta. Existe um Microsoft Office para IPhone?
Escrito por Leonardo Lima em agosto 26, 2008 12:05 PM
Concordo em relação ao período de Trial mas mesmo assim considero como um marco em termos de solução para busca de aplicativos.
O mundo Mac e do iPhone funciona diferente do resto. Você não precisa ser babá de compitador ou de Smart Phone tendo que garimpar ou pagar por soluções de conectividade. É uma questão de tempo até os apps do iPhone se tornarem os pontos de referência para a indústria mundial e fáceis de instalar e usar sem precisar de assistência.
Assim como uma empresa precisa de um técnico para conseguir montar uma rede média/grande de PC, no mundo Mac basta plugar e pronto. Com o iPhone será assim no mercado empresarial, quando for focado para isso. Por enquanto o iPhone é para uso não-profissional.
Garanto que daqui 1 ano, o iPhone se conectará a qualquer rede sem precisar de ajuste nenhum e será com apenas 1 click, sem falar nos apps que surgirão.
Exemplo da chegada do iPhone: eu nunca vi portais como o Terra e CNET ou sites como Itaú se preocupando comos outros smartphones e percebo um cuidado especial com o iPhone. "Opa, é iPhone então vamos caprichar. Para os outros vai qualquer coisa mesmo já que a sopa de interfaces é perdida em termos de usabilidade."
Escrito por WebMotiva em agosto 26, 2008 12:18 PM
Bia, qual seria um bom site com aplicativos gratuitos para windows mobile?Existe algum ranking das melhores aplicações para WM?
Escrito por Rudolfh Bantim em agosto 26, 2008 12:25 PM
Bia, realmente tem muitos programas que são um lixo, mas eu já encontrei muita coisa boa (paga e de graça), para o pouco tempo em que a App Store está no ar.
Escrito por Nick em agosto 26, 2008 12:32 PM
Nada disso importa.
Quem quer ter um iPhone ou um iPod Touch vai comprar de qualquer maneira. É o poder da marca. Funcionalidades não interessam.
A Apple deveria começar a vender pedra com o logotipo deles atrás.
:)
Escrito por Marcelo Martins em agosto 26, 2008 01:01 PM
Além do pato de borracha, dá para citar o absurdo I am rich que eu descobri no Verdade Absoluta.
Preciso comprar logo o meu iPhone ou iPod Touch. Como posso ficar sem "maravilhas" como estas? Agendas, leitores e programas realmente úteis? Para quê?
Escrito por Enio Luiz Vedovello em agosto 26, 2008 01:36 PM
Esse "I am rich" bateu todos os concursos de programa tosco e ridículo...
"Nos próximos posts, ajudarei a separar o joio do trigo, apresentando para vocês o melhor que a App Store oferece."
Ih, vai demorar então o próximo post...
Escrito por alex reis em agosto 26, 2008 02:48 PM
Bia você conseguiu colocar jogos em seu Ipod atraves da loja de aplicativos da Apple do Brasil?
Escrito por Newton em agosto 26, 2008 02:50 PM
Bia, você não tem um link RSS pro conteúdo completo dos seus textos?
Escrito por Marcello Chagas em agosto 26, 2008 03:52 PM
nunca fui muito fã da apple, talvez por sempre achar ela eletista demais pro meu gosto/gasto.
mas depois q ela colocou prioridade de lançamento do iphone 3G pro paraguai antes do brasil acho mais é q deveriam boicotá-la, ela sempre faz questão de lembrar que nos somos terceiro mundo pra eles.
além do mais pra mim o Iphone i iPod são obsoletos frente as ofertas da concorrência.
Escrito por alex em agosto 26, 2008 04:31 PM
Nossa, vais ganhar alguns inimigos entre Apple-fanboys Bia.
Achei a idéia da App store muito boa, uma centralização desse tipo aproxima muito o usuário casual, que não tem paciência de ficar procurando aplicativos em diversos sites. Também achei que teria muito lixo nesse monte de programas disponíveis, mas não pensei que chegasse a coisas tão básicas quanto agenda. Talvez isso tenha conivência da propria Apple, já que o Mobile Me substituiria tais aplicativos.
De qualquer forma, continuo achando uma palhaçada toda o ufanismo em torno do iPhone, um aparelho limitado, defasado e que todo mundo acha a última bolacha do pacote. Por favor né?
Escrito por Zé em agosto 26, 2008 05:04 PM
Rá...
Até o ParaguaY tem aifone...e o BraZil, neca!
E quanto a programas mais profissionais para o aifone, melhor sentar, pois se forem se basear nos reais consumidores, vai demorar muito pra essa criançada crescer e querer usar o aifone pra trabalhar
;]
Escrito por JuCa em agosto 26, 2008 05:22 PM
"Garanto que daqui 1 ano, o iPhone se conectará a qualquer rede sem precisar de ajuste nenhum e será com apenas 1 click, sem falar nos apps que surgirão."
Um clique e MUUUUUITO scroll, numa interface que obviamente não foi criada pra esse tipo de coisa.. ;)
Quanto à prioridade de lançamento aqui, que seja. é melhor assim, tem menos notícia sobre o "superiphone" que por sinal faz menos que meu celular normal....
Escrito por John em agosto 26, 2008 05:29 PM
Bia, quando peguei o Iphone 3g na mão, só haviam 7 páginas de apps...Agora já são dezenas, realmente é difícil separar o joio do trigo, mas é mesmo assim, pioneirismo...
Na mina opinião, o Iphone ainda é brinquedo de gente grande, ainda vai crescer muito.
Abraços
Escrito por JV em agosto 26, 2008 05:37 PM
Bia,
Venho tentando encontrar alguma coisa interessante ou no mínimo divertida na App Store desde que fiz o ultimo upgrade.
E descobri que não são todos os aplicativos da App Store dos EUA que estao disponíveis no Brasil
Para citar um exemplo bobo, eu quero baixar um aplicativo Solitaire Top3
1 - O desenvolvedor ja anuncia no seu site que o aplicativo esta disponível na app store (http://solitaire.rustyredwagon.com/)
2 - O search da app store encontra o produto (procure "top" ou simplesmente "3")
3 - O produto "Solitaire Top 3" aparece na lista da busca
4 - mas quando voce clica na escolha ele diz que não ha match.. ou seja NEM TODO O CONTEÚDO DA APP STORE ESTA DISPONÍVEL PARA BRASILEIROS!!
Escrito por Marcio Orlandi Junior em agosto 26, 2008 05:40 PM
Chega a ser triste o que a Apple tá fazendo com os desenvolvedores. Os caras do OpenClip.org fizeram uma iniciativa muito legal, e vai lá a Apple e corta as asinhas deles.
Entendo que seja novidade e esteja todo mundo louco pra comprar um iPhone, mas se eles não mudarem a política de relacionamento com os desenvolvedores, logo logo o pessoal vai começar a desistir, ficando só as "softhouses" grandes fazendo joguinhos bestas.
Escrito por Gustavo em agosto 26, 2008 06:58 PM
@Marcio Orlandi Junior:
Eu tive que pedir pra um amigo meu comprar nos EUA um Redeem card da iTunes pra poder comprar o jogo Crash Kart Nitro 3D, que não tem na AppStore brasileira. Isso sem contar muitos outros jogos.
O que será que tá acontecendo?
Escrito por Gustavo em agosto 26, 2008 07:00 PM
@Gustavo
tem o cartão americano no mercado livre
@Bia, eu já descordo de vc, estou achando coisas fantásticas na AppStore, nunca vi nada tão prático, nem se compara com as soluções disponíveis pra Palm OS e Windows Mobile.
Escrito por Daniel Soares em agosto 26, 2008 08:54 PM
Maldito "cool factor".
Coisas realmente úteis são deixadas de lado.
Escrito por Rafael T em agosto 26, 2008 09:33 PM
Concordo com o que o WebMotiva disse com relao facilidade dos aplicativos da Apple.
Utilizei um iPhone por um tempo para testar com o firmware 2.0 e tambm o Mac OS X Leopard em meu PC (sim PC) e realmente sensacional o quesito facilidade.
Porque complicar com .CAB ou .MSI ou .EXE se basta voc plugar o iPhone, acessar a App Store e dar o download do aplicativo que "magicamente" instalado em seu equipamento?
Para desinstalar outro show de bola, toca-se a tela por alguns segundos e nada mais intuitivo do que tocar um X indicando a desinstalao.
No quero defender arduamente a Apple, afinal sou desenvolvedor de solues para o mundo Windows Mobile, mas algo que me deixou MUITO frustado com o Windows Mobile foi a IMPOSSIBILIDADE de sincronizar vrias agendas do Outlook com o Pocket PC e olha que uso a verso Windows Mobile 6 em meu HTC Touch.
A minha surpresa foi conseguir sincronizar vrias agendas (calendrios) com o iPhone e ele ainda deixar uma de cada cor e exibir todas em meu calendrio de forma maestral.
Infelzimente a App Store est com muita coisa ruim, mas nem tudo so pedras, veja o caso do excelente applicativo ondemand SalesForce.com que est disponvel para iPhone e voltado para a Fora de Vendas. Muito bom!
Creio que falta aos desenvolvedores focar no novo pblico que est vido por utilizar o iPhone que o pblico empresarial e os trabalhadores mveis.
Para quem estiver disposto a criar, de forma colaborativa, aplicativos para iPhone, estou disponvel para conversar e quem sabe criarmos aplicativos baixo custo e voltados para a produtividade.
Vlw BIA!
Escrito por Raphael de Bem em agosto 26, 2008 10:18 PM
Nunca entrei na loja da Apple mas a Palm, quando eu era usuário de seus produtos, já centralizava milhares de aplicativos freewares ou pagos em sua página (http://www.palm.com/us/support/software.html). Inclusive, era anunciado assim: mais de 11.000 softwares ou algo parecido. Se o pioneirismo da Apple é esse, nada mais é que marketing ou algo "chupado" da Palm.
Escrito por afreitas em agosto 26, 2008 11:05 PM
A Apple é tão elitista que lançou no Paraguay antes do Brasil sem nexo o que as pessoas falam, o seriviço mal estreiou e ja querem soluções deixa -se o iphone chegar no mercados. E a Anatel ja deu permissão para a venda, agora a operadora que decide de acordo com seus interesses quando isso acontece.O povo que reclama do elitismo vai comprar produtos Foston que alias é muito bom se tiver sorte. Este mercado do Iphone é novo e ainda vaise consolidar. Agradeço atenção
Escrito por jorge sorosini em agosto 26, 2008 11:24 PM
Olá Bia,
Concordo que:
- A AppStore decepciona. Seja pela falta de padrão de qualidade, pela quantidade enorme de aplicativos inacabados (alguns amadores) motivados pela pressa da novidade ou pela falta de criatividade e excesso de "mais do mesmo" (veja a número de apps todo lists ou sudukus).
- A maioria dos Apps são patéticos.
- Os desenvolvedores para iPhone precisam amadurecer.
- O ranking dos Apps é um atentado a minha inteligência. (Morte ao pato de borracha!)
- O maior problema da AppStore é a falta de período de experimentação dos aplicativos pagos.
Complemento que:
- Os aplicativos Omni Focus (meu preferido) e Things são ótimos gerenciadores de tarefas e tem todas as funções q vc comenta. Eu por exemplo, não encontrei nada com mesma qualidade e profissionalismo do Omni Focus para meu HTC touch.
- Os BKPs de todos os dados criados pelos Apps são feitos automaticamente pelo iTunes. Vc não corre risco de perder seus dados, mas não verá nenhum botão chamado "bkp” num aplicativo pra iPhone/iPod.
Escrito por Everaldo em agosto 27, 2008 02:09 AM
Por estas, e por mais uma dúzia de motivos, nunca comprarei nada da Apple. Até porque não sou táo deslumbrado para comprar um device que só serve mesmo para se exibir.
Escrito por Eduardo em agosto 27, 2008 10:11 AM
O mais engraçado deste tipo de comentário é que estas pessoas nunca nem sequer usaram um iPhone, muito menos a App Store.
Escrito por Nick em agosto 27, 2008 10:22 AM
Realmente...muitos usuários da Apple estao pouco ligando pra funcionabilidade dos softwares oferecidos. Tem muita gente que comprou o u quer comprou ou quer comprar produtos Apple unicamente pela razao de ser Apple. Quanto a reclamacao do Alex pela Apple ter lancado o iPhone 3G no Paraguay antes do Brasil..... a culpa nao eh da Apple e sim do Brasil. A Anatel nao homologou o iPhone 3G a tempo do lancamento por isso estamos sem ele...fazer o que neh?? Agradeca ao Governo por isso. Mesmo assim nao fique triste porque o preco do iPhone 3G aqui no Paraguay esta altissimo ...U$ 830.00. Eu ainda nao fiquei louco o bastante pra investir quase mil dolares em um aparelho de celular. Gente...vamos cair na real...so compra Apple quem gosta da marca, porque opcoes de outras marcas tanto para smartphone quanto para tocador existem aos montes no Brasil e no exterior....com precos muito mais em conta do que os da Apple.
Como ja dizia minha querida tia..."O que é de gosto é o regalo da vida" (cada um entenda como quiser)
Escrito por kaka em agosto 27, 2008 11:09 AM
foi lançado o iSilo para o iphone na app store por 9,99, se alguém tiver um iphone e quiser testar eu estou curioso para ver funcionando!
Escrito por c. brown em agosto 27, 2008 01:09 PM
Bia, ouvi usa decepção no podcast e li este post sobre os aplicativos para iphone/ipdo touch.
Gostaria de sugerir para sua organização pessoal e sincronia com o mac o programa OmniFocus
Fabricante:
http://www.omnigroup.com/applications/omnifocus/
Ainda não tem-se muitas opções mas esta já possui um nível profissional.
Escrito por Daniel Gianni em agosto 27, 2008 02:24 PM
[Observação: pode apagar o comentário anterior pois a url ficou muito grande desfigurando seu blog]
Bia, ouvi usa decepção no podcast e li este post sobre os aplicativos para iphone/ipdo touch.
Gostaria de sugerir para sua organização pessoal e sincronia com o mac o programa OmniFocus
Fabricante:
http://www.omnigroup.com/applications/omnifocus/
Ainda não tem-se muitas opções mas esta já possui um nível profissional.
Escrito por Daniel Gianni em agosto 27, 2008 09:56 PM
Usei Nick. Do besta do meu primo. Além do excelente touch, não vejo nada demais nele. Cheio de "propriedades" e deficiências. Ao contrário de outras empresas, quando o Steve sair, a Apple volta a bater na porta da indigência. E se me derem bilhões p/ marketing, eu fico rico vendendo eca como remédio prá nascer cabelo.
Escrito por Eduardo em agosto 28, 2008 04:55 PM
Eduardo, respeito a sua opinião, só não gosto de generalizações e pessoas que se julgam donos da verdade.
Escrito por Nick em agosto 28, 2008 08:54 PM
A Beatriz não coloca o post inteiro no RSS porque ela não quer perder o seu parco ibope. Típico de quem não confia em seu potencial. Lamentável, mas esperado de uma pessoa que posta matérias com erros crassos de tecnologia.
Escrito por Marcos em agosto 28, 2008 11:55 PM
Marcos, do que você está falando?
Não viu na homepage que HÁ SÉCULOS há links para RSS para todos os tipos de usuários e dispositivos?
Tem feed completo, resumido, com imagens, sem imagens...
Posso errar de vez em quando, mas pelo menos sei ler.
Escrito por Bia Kunze em agosto 29, 2008 01:50 PM
Bia, você contatou a app store diretamente para falar essas coisas? Você mandou algum e-mail?
Um abraço!
Escrito por Daniel em agosto 30, 2008 11:52 AM
Realmente, o que tem de app inúteis na App Store, não está no gibi.
Até hoje, não encontrei um editor excelente para o touch e muito menos, um leitor de RSS.
Escrito por Tiago Celestino em agosto 31, 2008 01:33 PM
Acho que a "idéia geral" da AppStore é boa (tanto é que está sendo seguida pelo Google com o Android Market e, ao que tudo indica, a Microsoft com o SkyMarket). Mas, na minha opinião, a maneira como a Apple está gerenciando o AppStore é que cria tamanhos problemas.
O aplicativo "I am Rich" (um aplicativo que só mostrava uma imagem, que não fazia nada, apenas para ser "símbolo de status", custando quase mil dólares) é o melhor exemplo disso: ele apareceu na AppStore após ter passado pela "suposta triagem de qualidade" da Apple e foi colocado à venda. Oito usuários compraram. Com as inúmeras críticas na mídia especializada, a Apple tirou do ar o programa. Neste caso, não sei o que é pior: 1) o cara que criou o I am Rich, 2) a Apple ter aprovado, 3) as oito pessoas que compraram (bem, cada um faz o que quer com seu dinheiro) ou 4) a Apple ter retirado do mercado. Digo isso porque os critérios de seleção e veto de aplicativos da Apple não estão claros e imagine alguém que compra um aplicativo de iPhone imaginando um uso contínuo e depois tem a surpresa de saber que a Apple retirou o mesmo da AppStore? Ou seja: não há mais suporte para o produto. Pior ainda para o desenvolvedor que dispendeu capital e tempo (que também significa dinheiro) para desenvolver um produto que pode ser cortado da AppStore a qualquer tempo (e por qualquer motivo).
Mais grave? Publiquei um artigo no meu blog há alguns dias em que Steve Jobs afirma em uma entrevista ao Wall Street Journal que a Apple tem acesso remoto aos iPhones para remover qualquer aplicativo pré-instalado.
Parafraseando o próprio Jobs: "Isn't that amazing? Isn't that incredible?"
Escrito por Seidi Mobile em setembro 2, 2008 08:55 AM
"Steve Jobs afirma em uma entrevista ao Wall Street Journal que a Apple tem acesso remoto aos iPhones para remover qualquer aplicativo pré-instalado." (do post do Seidi Mobile)
Putz... Ipod com backdoor embutido ?
Caraca isso não era pratica corriqueira de Redmond ?!?
"Mas o que vamos fazer amanhã a noite ?
O que tentamos fazer todas as noites, Pinky. Tentar dominar o mundo..."
Escrito por Grind em setembro 16, 2008 11:49 AM
