« Review: Acer AspireOne | Home | Podsemfio n.76 - Vivo x Claro »
setembro 25, 2008
iPhone da Claro: culpar os impostos é papo furado
"O Brasil é singular. Celular paga mais impostos que revólver e cachaça" disse o presidente da Claro, João Cox, ao justificar os planos, digamos, singulares para o iPhone 3G da operadora. Mas jogar a culpa unicamente na carga tributária não justifica as condições abusivas presentes nas letrinhas miúdas dos planos.
Sim, já sabíamos que o iPhone viria para o Brasil custando uma baba. Meu palpite chegou bem pertinho. Mas para dizer a verdade, levei um choque foi com os detalhes dos planos atrelados ao aparelho. Tão logo eles foram anunciados pela Claro, no início da tarde, postei tudo no Twitter e recebi uma enxurrada de replies enfurecidos. E não é para menos:
1. Desde o plano mais simples, a prioridade é voz e SMS em detrimento dos dados. Ou seja, o Brasil é o único país do mundo que vai vender iPhone pra falar!
2. 100 ou 200 MB de dados é ridículo para um smartphone do nível do iPhone - que tem um navegador cheio (Safari) e prioriza aplicações de áudio e vídeo como o YouTube. Amigos meus que têm iPhone e usam com parcimônia gastam cerca de 500MB na rede EDGE. E olha que estamos falando de um aparelho 3G agora!
3. Dos 200 minutos de voz, 180 são para ligações Claro-Claro.
4. Os minutos não usados num mês não poderão ser usados no outro mês. Só os planos para iPhone têm essa condição ridícula em contrato. Já estou correndo atrás das normativas da Anatel para ver se isso não fere os direitos do consumidor.
Senhor Cox, vai dizer que a culpa disso tudo são dos impostos? Eu tive a impressão que a Claro quer apenas se aproveitar da boa-fé de gente a fim de pagar qualquer preço por um celular da moda...
Nadando contra a corrente da Apple no resto do mundo, o iPhone aqui será o mais caro do planeta, com marketing voltado ao público de elite como um produto de luxo. Sim, pois a festa de lançamento, em Sampa, será na Deslu, numa festa fechada para VIPs.
Nos EUA, quem primeiro teve em mãos o produto foram jornalistas de tecnologia como o David Pogue. No Brasil, serão ex-BBBs?
Resta saber se a política de preços da Vivo será assim também. Para ser bem sincera, não estou muito otimista. Daqui pouco estou saindo para o evento de lançamento da Vivo e contarei todos os detalhes da festa e da coletiva lá no meu Twitter. Fiquem de olho.
Pesquise preços de: iPhone, iPod touch, Macbooks
postado via 3G
Escrito por Bia Kunze em Mac Sem Fio | Telecom em setembro 25, 2008 06:03 PM
Citações
Endereço para citar este post:
http://www.odontopalm.com.br/cgi-local/mt-tb.cgi/1429
IMPORTANTE: escrevam nos comentários somente o que estiver dentro do assunto do post. Dúvidas genéricas sobre outros assuntos, mandem-nas para: bia arroba garotasemfio.com.br. Obrigada!
É como eu disse no twitter, nao é absurdo, é abuso!
Já que eles não estão subsidiando o aparelho eu posso compra-lo sem vincular a plano? e a regra de desbloqueio?
Isso aqui é uma palhaçada!
Escrito por Rafa Emina em setembro 25, 2008 07:25 PM
Sabe qual é a questão? Estamos num país onde conseguimos todo tipo de informação, certo? E mesmo um produto sendo considerado normal lá fora, que é o caso de um ipod, aqui é um produto de luxo, porque são "poucas" as pessoas que tem cacife pra pagar 800 reais num ipod nano que é o valor "original" com os impostos e tudo mais. Daí o que acontece? Neguinho fica doido pra ter o que o pessoal tem lá fora e se mata pra comprar produtos de luxo (que só são considerados de luxo aqui)Você acha que os consumidores realmente tão ligando pro plano que vão comprar? Eles querem mais é poder dizer de boca cheia que tem um IPHONE.
Por mim, tinha mais é que rolar um boicote às operadoras que tão cobrando o olho da cara por isso... Tô louca pra ter um iphone(que fique bem claro que não é pos status e sim por ser viciada em coisinhas modernas), pergunta se eu vou comprar? Pelo menos não aqui, ou não tão cedo, mas até aí já virou carne de vaca e o pedreiro da vizinha já vai ter um... (Sem preconceito)
Escrito por Sanseverini em setembro 25, 2008 07:26 PM
Brincadeira esses preços. iPod mais caro do mundo, iPhone mais caro do mundo... só no Brasil mesmo!
Escrito por Eduardo Marques em setembro 25, 2008 07:29 PM
Realmente ... tem toda a razão no que escreveu Bia ! Infame, colocar iPhone pra ser vendido priorizando Voz e SMS ...indo totalmente contra toda a evolução de interface e tecnologia de transmissão de dados do aparelho em sua versão 3G. De nada adianta campanha tão aclamada pela própria operadora de que: "Isso tudo é 3G, 3G é Claro".
Lamentável ainda mais saber que vai ser o país com o produto (iPhone) mais caro do mundo, como acontecia com os iPods. Que dizer então de os clientes perderem a prioridade para uns "Ex-BBB" !!?
Ps. E sou usuário do serviços dela desde que era ATL aqui no Rio.
Escrito por Eduardo Lamblet em setembro 25, 2008 07:33 PM
Também achei "brincadeira" a justificativa pra toda essa história do iPhone no Brasil. Esperava um preço absurdo, mas nem tanto... E ainda essa história de "iPhone para poucos" assinou embaixo do resto. iPhone para clientes VIP na Daslu passou de todos os limites!
Escrito por Lari Herbst em setembro 25, 2008 07:33 PM
Como será que se deu toda essa negociação por baixo dos panos?
-Bom, vamos vender seu Iphone no Brasil senhor Jobs, com os maiores preços do mundo e com um mínimo de retorno da sua capacidade 3G.
- Well, e quem comprará?
-Celebridades senhor. Elas são bem pagas no Brasil e adoram estar na última moda mundial.
- Ok, Eu ganho, VC ganha e continuamos aumentando nossas vendas no Mercado Negro.
O Brasil é o país do Futuro mesmo!
Escrito por Rogerio em setembro 25, 2008 07:39 PM
É um verdadeiro absurdo isso! E você está coberta de razão! Vamos ter que esperar muito, mas muito ainda, para ter planos decentes e rede 3G que realmente funcione. Sem falar das operadores.... tsc tsc tsc
Escrito por Jefferson Silva em setembro 25, 2008 08:03 PM
Como diz a campanha da Oi: "O país está cheio de oportunistas"
Quem diria que o lançamento do iPhone causaria um levante?! Tenho certeza que a Claro não pensou sobre isso.
Escrito por Flavio em setembro 25, 2008 08:05 PM
Agora é só a galera fazer boicote e não comprar o iPhone nessas condições. (SOnho meu...)
Escrito por Alexandre em setembro 25, 2008 08:21 PM
Eu suspeito que as operadoras joguem os preços pra cima com o unico objetivo de segurar os clientes na fidelidade ou vender pacotes maiores.
Lembro ha uns meses atras um post aqui no GSF dizendo que a carga tributaria na Argentina eh similtar a do Brasil e lá o iPhone seria vendido ao equivalente de 1000 reais no pacote mais caro.
A Claro que informou que o preco inicial do Blackberry Bold seria de 2300 reais!! Como assim, se ele foi anunciado la fora a 300 dolares? Isso nao pode ser tudo imposto!
Escrito por Nicholas em setembro 25, 2008 08:29 PM
Meus queridos amigos.....infelismente terei que ser politicamente incorreto no que vou falar.....
O unico jeito de conseguir mudar essa ideia das operadoras eh protestando. Se vc estiver mesmo muito afim de ter um iPhone 3G e nao esta disposto a pagar o que a claro quer receber.....eu aconselho os distintos senhores e senhoras que leem este distinto blog a visitar a Rua Santa Efigenia em SP ou um dos milhares de shoppings outlet espalhados por todo o Brasil. Infelizmente chegamos ao ponto onde eu passo a acreditar que sonegar imposto nao eh mais crime e sim legitima defesa....se vc comprar legalzinho com todos os impostos pagos alem de pagar 5 vezes mais do que o produto relmente vale, todo o dinheiro dos impostos que deveria ser destinado a benfeitoria publica vai acabar ficando nos bolsos (ou cuecas) de algum politico espertalhao...e ainda por cima vc tera assinado um contrato onde vc entrega a sua alma para a CLARO por 1 ano. Eu ja testei o iPhone 3G I.U.T (imports under table)desbloqueadissimo funcionando perfeitamente com chip da Claro e da Vivo tambem. cada um escolhe quanto quer gastar pra ter um iPhone 3G....eu ja sei quanto vai custar pra mim....
Ah....ele eh realmente lindo!!!
Escrito por kaka em setembro 25, 2008 08:30 PM
O melhora ainda é importar e usar "ilegalmente" por aqui. Infelizmente, a Claro está achando que muita gente vai comprar por planos desse nível.
Prefiro esperar alguns anos até o Android chegar por aqui. :D
Escrito por Tiago Celestino em setembro 25, 2008 08:42 PM
Por isso que eu vou de Blackberry Bold mesmo...
Escrito por Alexandre em setembro 25, 2008 08:47 PM
Gelera....
o esquema é o boicote mesmo.... E o ideal mesmo é esperar o HTC Touch HD. Tudo e muito mais que o iPhone é.
Escrito por Francisco Figueiredo Jr. em setembro 25, 2008 09:07 PM
Engraçado que outros aparelhos mais caros lá fora chegam proporcionalmente mais baratos que o iPhone.
É só ver o caso do N95 8Gb que é vendido com nota (e desbloqueado) por R$ 2.100,00 nas maiores lojas (sub, saraiva, americanas, etc,etc)
Infelizmente nós geeks seremos os únicos a realmente não cairem nesse conto do vigário. Pior vai ser aguentar nossos amigos não-geeks falando "eu tenho iPhone, vc não" (vou pensar: "trouxa").
Ter um iPhone legalizado vai ser atestado de almofadinha trouxa no Brasil.
Escrito por Cassio Rogerio em setembro 25, 2008 09:09 PM
Por este preço, estou pensando seriamente em ir para o paraguai (de avião) comprar um, desbloquear, e voltar no mesmo dia.
A passagem de ida e volta sai R$ 950,00
mais o Iphone por uns R$ 700,00 (foi o que eu li em outro blog, não sei se é verdade)
Escrito por Fabricio em setembro 25, 2008 09:29 PM
Isso é 3G.
3G é Caro.
Escrito por Halex Pereira em setembro 25, 2008 09:32 PM
Em tempo... Bem feito para os brasileiros que são bobos e compram... Têm mais é que pagar caro mesmo... Ao invés de se imporem como consumidores e exigirem mais respeito por parte dos prestadores de serviços e fornecedores, não vêem a hora de aparecerem por aí com seus iPhones de US$ 1.200!!!
Escrito por Roberto Pereira em setembro 25, 2008 09:43 PM
O que eu achei engraçado, para não dizer, absurdo é que, recebi uma ligação da Claro para saber se ainda tinha interesse no iPhone (como me cadastrei no site, já tinha sido contatado para fazer a pré-reserva de R$ 100,00). A oferta: iPhone 8G = R$ 1.999,00... iPhone 16G = R$ 2.299,00. Ambos em até 10X sem juros nos cartões de crédito... Até aí tudo bem... Mas... Não importa qual o plano de pagamento que você escolha, se você não é cliente, não há subsídio... Tenho um plano de 400 minutos com a TIM. Queria um semalhante com a Claro... Mas, não haveria qualquer desconto no preço do aparelho... Liguei hoje para o 1052 e confirmei a informação... Que legal, né?
Escrito por Roberto Pereira em setembro 25, 2008 09:44 PM
Eu até hoje não entendi porque usar celular no Brasil é mais caro do que em qualquer outro lugar do mundo.
Escrito por Pedro Ferreira em setembro 25, 2008 09:50 PM
Eu fiquei sabendo que a Apple somente liberou 3000 unidades para a Claro e 3000 para Vivo, que devem ser distribuídas pelo Brasil. Ou seja, vai faltar iphone para os brasileiros.
Escrito por The Best em setembro 25, 2008 10:01 PM
Cingular nos USA e Singular no Brasil. Aos babacas na fila de um I-Phony as batatas! Melhor alguém agradável do outro lado da linha que uma bíblia do Pastor Jobs na mão... Como ateu, que passou incólume, pelo I-pod prefiro sempre esperar pela vinda de um novo messias (da Motorola quem sabe?)
Escrito por Cebola em setembro 25, 2008 10:15 PM
Ah eu não me sinto nem um pouco impressionado. As empresas de celular querem lucrar e muito com os fanáticos que irão comprar o Iphone no impulso.
Escrito por Yasu em setembro 25, 2008 11:38 PM
Quem falou em 3000 unidades para cada operadora ? Nada disso, sao 30mil para a Claro e 200mil para Vivo
Escrito por Alex Balint em setembro 26, 2008 12:06 AM
Não querendo ser do contra, mas se eu fosse diretor de uma operadora brasileira trazendo o iPhone pro Brasil, eu faria EXATAMENTE o que eles estão fazendo.
Não se trata de falta de respeito com os consumidores (afinal, ninguém está sendo obrigado a comprar nada), mas sim de uma puta oportunidade de negócio: lançamento de um produto de ponta e com uma demanda muito acima da média.
Só não fatura quem for burro... E isso, eles não são :)
Escrito por Leandro Corrêa em setembro 26, 2008 12:28 AM
Se NINGUÉM comprasse, baixava o preço rapidinho...
"4. Os minutos não usados num mês não poderão ser usados no outro mês. Só os planos para iPhone têm essa condição ridícula em contrato."
Eu acho que todos os planos pós-pagos são assim. Minutos não utilizados só acumulam em planos pré-pagos, mas iPhone pré-pago é o cúmulo...
Escrito por Guilherme Atencio em setembro 26, 2008 12:38 AM
Até onde eu sei ninguém é obrigado a comprar.
O preço de um produto é definido pelo mercado, não pelo vendedor nem pelo comprador. É só não vender que baixa rapidinho.
E aposto que vai encalhar. Se custasse metade, encalharia também.
Escrito por Marcelo Martins em setembro 26, 2008 12:53 AM
"O Brasil é singular. Celular paga mais impostos que revólver e cachaça" disse o presidente da Claro, João Cox.
Bia, a afirmação é ridícula, a carga de impostos no Brasil em um celular é de 41% enquanto da cachaça é de 83,07%. Mercado negro vai comer solto.
Escrito por dumpa em setembro 26, 2008 01:08 AM
A multidão enraivecida está botando muita culpa nas operadoras, que querem apenas dar um bote e faturar, como disse muito bem o Leandro. Esqueceram que quem também tem muita culpa dessa palhaçada toda é o senhor Steve Jobs, que hipnotiza todo mundo com equipamentos que nem são tão bons assim. Deu nisso: tanta gente deu tanta trela pras artimanhas de marketing dele que agora o iPhone chega aqui a peso de ouro.
E nem vem com essa de "custo Brasil", os preços e condições do iPhone também são considerados abusivos nos EUA. Diferentes, mas abusivos.
Ver os trouxas vendendo um rim para comprar o iPhone vai ser engraçado, mas engraçada mesmo vai ser a cara deles quando descobrirem a qualidade das ligações que o Jesus Phone oferece. Tem gente que só aprende dando cabeçada.
Escrito por luc-movel em setembro 26, 2008 04:54 AM
A propósito, não quero defender as operadoras nem nada, mas achei estranha essa história dos amigos da Bia que têm iPhone e gastam cerca de 500Mb na rede EDGE - com parcimônia! Eu tenho plano ilimitado no Blackberry, usado sem nenhuma parcimônia. Muito e-mail, Web, RSS (inclusive imagens) e até um podcast curtinho que eu baixo todos os dias. Com isso tudo, consumo de 50 a 90Mb por mês. O que esse pessoal anda fazendo para devorar 500Mb por mês com um celular?
Escrito por luc-movel em setembro 26, 2008 05:02 AM
@luc-movel o problema é o que o seu muito as vezes é pouco pra algumas pessoas, tem que ver o que eles fazem mais do que vc, vc baixa um podcast curtinho todo dia, mais e eles? O que baixam, aonde navegam, e entre outras coisas.
Escrito por Daniel Vieira em setembro 26, 2008 10:37 AM
Então como disseram ae, o tio Steve deve ser burro, afinal ele vendeu o Iphone 3g mais barato que o antigo. O problema é que as operadoras brasileiras são um oligopólio mal regulado, que tiram muito dinheiro por mixaria de banda que dão pra gente. Lá fora, o aparelho é mais barato, o plano de dados é ilimitado e eles ganham dinheiro mesmo assim. Prefiro comprar no mercado negro, usar pré-pago e usar intenet wireless de gente "bondosa" que deixa a rede aberta ou em shoppings e cafés pela cidade.
Escrito por Andre em setembro 26, 2008 10:39 AM
Comprem um Tytn II por 1.200 no ML e seja feliz...
Roda ioutubio, divx, gps interno, uai-fai, um teclado real e, PASMEM, slot para cartão. ahahah
e depois desses preços, e analisando o custo/benefício, vejo que um iphone nao chega aos pés de um [b]treo pró[/b] e suas 500 doletas... ;-)
Que aceita SDHC, GPS interno, edita office, tem MMS e filma sem gambiarras (oh!)
Bater em iphone está ficando mais feio do que em bebado...
Escrito por dflopes em setembro 26, 2008 11:15 AM
Escrito por dflopes em setembro 26, 2008 11:24 AM
"3. Dos 200 minutos de voz, 180 são para ligações Claro-Claro.
4. Os minutos não usados num mês não poderão ser usados no outro mês. Só os planos para iPhone têm essa condição ridícula em contrato. Já estou correndo atrás das normativas da Anatel para ver se isso não fere os direitos do consumidor."
achei ridiculos esses 2 pontos também, além do da Claro priorizar voz (lol).
Além disso, os da Vivo parecem um pouco mais convidativos, por exemplo o plano 180, que tem internet ilimitada por R$198,00 (aqui em Minas), um iPhone sem plano de dados bem largo não é um iPhone, sou mais comprar um de R$299,00 só pra falar. Mas na Vivo estive lendo os regulamentos dos planos de iPhone e também não acumulam torpedos nem minutos para o próximo mês, isto que realmente estraga.
Escrito por Matheus Loures em setembro 26, 2008 11:37 AM
o mais incrivel é que ainda vai ter gente tapada comprando!!
Espera só chegar o Natal ..
Escrito por mitcha em setembro 26, 2008 11:53 AM
Ontem teve gente se vendendo ...pessoas que falavam mal ganharam iphones e agora mudaram de opinião.
Escrito por Junior em setembro 26, 2008 12:05 PM
Eu sou a favor de um boicote! HAhahaha
Escrito por Henrique em setembro 26, 2008 12:07 PM
E os planos da Vivo, onde estão? Sinceramente, Claro não me surpreende. Saí da operadora faz tempo por essas e outras questões.
Caso Vivo opte por ser um pouco mais RACIONAL, com a portabilidade bombando por aí, penso que tende a ganhar alguns clientes felizes.
Escrito por Marcelo Bulgueroni em setembro 26, 2008 12:13 PM
@ luc-movel
O problema todo é que quem deu IPhone de Graça para a Bia foi a VIVO... como fica a credibilidade desse blog??? Basta ver a revolta dela pelo fata da Claro não ter considerado ela "vip" e preferir um ex-BBB.
Queria ver se ela aplica essa politica como Bia Odontóloga, se ela passa para seu pacientes os valores originais dos materiais importados, se ela não tem nenhum lucro.
É facil falar mal da Claro e da VIVO..
Até parece um bando de comunista querendo "socialisar" as telecoms...
"celular de graça pra todos!!!" "abaixo a tirania das telecons..."
Vão trabalhar e parem de chorar!!!
Escrito por rICK em setembro 26, 2008 12:36 PM
Revoltante. Mas era mesmo de se esperar...
Escrito por Dani B em setembro 26, 2008 01:03 PM
Rick,
Se teu papai te dá mesadinha para torrar 2 conto em um smartphone 1/2 boca como o iPhone, feliz de você.
Quem precisa trabalhar realmente, sabe o quanto custa ganhar 2.000 e não vai jogar dinheiro fora assim
Escrito por Cassio em setembro 26, 2008 01:26 PM
Marcelo, quer comprar um jornalista ou um blogueiro? de a ele um produto.
Escrito por João em setembro 26, 2008 01:28 PM
Nao vamos defender nem Vivo nem Claro. As duas vao ganhar mto bem com esse negócio.
Olhando bem, os preços do aparelho não são táo diferentes de uma para outra. Ou seja, os preços tanto na Vivo qto na Claro estão parecidos (um pouco menor na Vivo, talvez).
O fato é q os planos da Vivo, além de maior em número, estão melhor escalonados para o uso do celular. Enqto a Claro apresentou apenas 3 planos vinculados ao iPhone, a vivo possui 8.
Se fosse comprar (não, não vou comprar, pois não me apeteceu esse tal de iPhone), compraria da Vivo pelo aqui exposto.
Escrito por Miguel em setembro 26, 2008 02:11 PM
Eu comprei um iPod Touch por um pouco menos de 800 reais vindo de fora. Não podia estar mais feliz... :)
Não se deixem levar pela 'maravilha do iPhone'. O iPod Touch faz quase tudo por um preço menor e menos gambiarras.
Escrito por Lunks em setembro 26, 2008 02:46 PM
Escrito por Re.one em setembro 26, 2008 03:02 PM
tb não gostei desse iPhone...
Até agora não vi nada demais...
Outros aparelhinhos fazem muito mais e são mais interessantes e baratos...
Sempre achei o iPhone muito marketing desde o inicio...
Mas é bom até... cria uma necessidade consumista, vendem mais, torna smartphones mais populares, aumenta demanda, aumenta necessidade de tornar as coisas melhores...
Quem diria que as pessoas hj em dia pensam em ter um celular com acesso a inet...
Escrito por Luciano em setembro 26, 2008 03:04 PM
Olhem e chorem, nuestros hermanos sulamericanos estão dando baile no Brasil:
http://www.gizmodo.com.br/conteudo/surpresa-iphone-mais-caro-da-america-do-sul-esta-no-brasil
Escrito por André em setembro 26, 2008 03:09 PM
Essa versão nova é boa, já a antiga é capada. Agora, festinha pra iPhone é coisa de marketeiro. Não tô nem aí pra quem vai nessa festa, talvez o Pelé, se pagarem bem.
Comprem de amigos que estão em viagem ou no pior dos casos no Mercado Livre. Mas esperem a poeira baixar. Ficar de criancice (eu quero agora mamãe!) não vai fazer o preço baixar. Daqui uns meses deve cair pra 1 conto e meio, hahahhaha.
Agora percebi como é melhor você poder comprar o cartão SD separado. Embutir o preço do "HD" no celular é sacanagem.
E o raio da assistência técnica, vai continuar uma porcaria como a Sony e a Apple oferecem como ninguém?
Escrito por Anderson em setembro 26, 2008 03:17 PM
Todo mundo fala do preço do Iphone, mas esqueceram que, além do preço proibitivo de lançamento, ainda tem as restrições da própria Apple no iTunes, Apple Store, etc.
Ah...sem contar que os programas de terceiros, que são os diferenciais do aifone não irão funcionar com o jailbreak...hahahaha
Êta povinho sem vergonha na cara!
Aceitam qualquer migalha jogada pelo ianques.
Dá licença que vou ali no camelódromo comprar meu MP9 xing-ling com celular, câmera, TV, retroprojetor, lanterna, canivete suiço e até telefone!
Sinceramente: tô de saco cheio do Aifone, mas reconheço que o istive é fodástico em evangelizar os clientes e não clientes.
Abraços!
Escrito por JuCa em setembro 26, 2008 03:28 PM
luc-movel, tem gente que sobe fotos em blogs e publica podcasts por conexoes moveis... e e nao tenho banda larga em casa, em Curitiba...
Escrito por Bia Kunze em setembro 26, 2008 03:38 PM
@luc-movel
Luc, a diferença está nos browsers. Navegadores como o do Symbian, por exemplo baixam muito menos kbs das páginas, além de não executarem flash, o que não acontece com o iPhone, pois o Safari exibe todos os elementos da página com perfeição, consumindo assim bem menos dados.
Escrito por Leandro Fiore em setembro 26, 2008 04:04 PM
Só complementando o que o Leandro Fiore falou, o modo standard do Blackberry é "mobile" - acessando páginas reformatadas para acesso mobile, portando consumindo menos dados.
Blackberry Bold e Storm serão, assim como iphone, "full page", acessando páginas como um PC normal. Puxando todos os javas, figurinhas, brilhinhos, etc etc etc consumindo BEM mais banda e megabytes.
Fora compra de músicas, download de apps etc... consome fácil 500 mega em UMA SEMANA se quiser.
E lamentável os comentários aqui negativando a imagem da Bia, que falou EXPLICITAMENTE que ganhou um iphone, e está falando com razoabilidade do que ocorre com a Claro, enquanto busca os planos da vivo para comentar igual. Feio é quem embolsa o negócio e não admite. Aí sim, talvez, possamos ficar preocupados.
...Ou algum cidadão aqui devolveria? Só se tivesse contrato proibindo de falar mal...
Escrito por Marcelo Bulgueroni em setembro 26, 2008 05:44 PM
Bia, mudando um pouco de assunto (mas nem tanto): e os competidores? Alguma nova sobre Touch Diamond e Samsung Omnia no Brasil?
Escrito por Borges em setembro 26, 2008 06:27 PM
@Leandro Fiore
Em relação a imagem da Bia é necessário então que ela reveja a campanha anti-claro que ela está fazendo. Obseve os últimos post dela aqui no blog ou no Twitter. Parece que ela está levando a coisa pro lado pessoal.
Os planos da Claro estão longe de ser os ideais, entretanto os da VIVO não são uma maravilha. Mas da parte da Bia as criticas ocorrem apenas para a Claro. daí meu questionamento sobre o fato dela ser "vip" para a VIVO...
O último Podsemfio teve 30 minutos fantásticos, entretanto o encerramento foi uma crítica sem fundamento a Claro (sabiam qu o Araguaia Shopping em Goiânia não possui loja Claro?? Tem um agente autorizado que vende celulares , cameras digitais e outras tranqueiras). É só observar...
Sou (pelo menos era) fã incondicional desse blog. Mas estou perdendo a confiança na Bia. Pode ser que ela realmente não tenha nada acordado com a VIVO, mas aí o problema é outro, a maturidade em seus textos...
Escrito por rICK em setembro 26, 2008 06:48 PM
Nossa, não sei o aconteceu com a Claro, no caso Iphone, ela foi o contrario da VIVO no caso de lançamento do BlackBerry Bold, que na vivo sai por 1709 reais em qualquer plano sendo q na Claro sai por 899 no plano mais top. Ja no caso Iphone os papeis se inverteram. No ponto de vista do Plano AMBAS as operadoras criaram planos ridiculos para o pontecial usuario do Aparelho.
Acredito que neste caso, o momento e de poupar nosso rico dinheirinho e aguardar, o Natal se aproxima e ainda acredito que nessa época deverá aprecer boas promoções e melhores planos.
E concordo com a BIA quando ela diz que irá verifiar na ANATEL sobre os planos e minutos.
Vocês já repararam, e isso vale para todas as operadoras, que cliete PRÉ-PAGO, tem mais beneficios que os usuário PÓS-PAGO?
O blog ta DEZ como sempre.... Mas ponto de atenção para a puxada de sardinha para esta ou aquela empresa....
Escrito por Mingo em setembro 26, 2008 07:55 PM
O que mais me irritou foi o fato de no site da vivo (sou cliente claro desde tempos da ATL) a divergencia de precos assusta. muuito mais baratos, tem descontos para quem ja é cliente antigo. fui na loja da claro e pasmem. qual o preco do aparelho... 2999... para quem ja e cliente 2299... ai ofereceram o "plano Iphone" o qual tem desconto por 24 meses para ter 999 reembolsado... fala serio... em 24 meses ja saiu o iphone 5g, etc. ninguem merece...
Escrito por Tomoki Sato em setembro 26, 2008 07:59 PM
É uma piada
a guria acha ruim e paga uma fábula em um pedaço de vidro que é um lixo perto de alguns celulares da nokia e os futuros android e posta fotinha fazendo unboxing ?
Eta povinho desgraçado esse brasileiro ! LOL
Escrito por john em setembro 26, 2008 08:25 PM
Realmente... o brasileiro é o povo mais rico do mundo. É claro que eu estou falando de $$$$ !!! Sim, porque, pra acontecer essa correria toda por conta de um dos celulares mais caros do mundo (preços do Brasil), é porque os compradores têm $$$ pra gastar!!!
Escrito por Jorge de Melo em setembro 26, 2008 08:55 PM
Pessoal, até parece que vocês não moram aqui! Estava mais que na cara que a exploração seria das grandes... Mas brasileiro adora!!!!!
A Apple tem até uma parcela de cumpa sim, afinal de contas ela criou um divisor de águas; Ai/Di (antes do iPhone/Depois do iPhone). E isso aconteceu no dia 09/01/2007. Eu não consigo esquecer desses dia e acho que as frabricantes de celulares também não!
Escrito por Euclides em setembro 26, 2008 09:22 PM
Não acredito que tem gente dizendo e defendendo a Claro e a Vivo ninguem quer celular de graça ou é comunista so queremos que o aparelho tenha o preço justo como tem nossos hermanos o aparelho não foi criado para se colocar e mostrar no pescoço da Hebe não e nem ter seu lançammento na daslu quem conhece o aparelhos custa 199 dolares e deveria ter um preço justo o colega deve ser daqueles que ganha uma fortuna e não sabe o que fala. Obrigado pela atenção
Escrito por jorge sorosini em setembro 26, 2008 10:17 PM
Vocês querem comparar preços do Brasil, com outros países.
Isto é errado, pois além dos impostos, nestes países não tem tanta regra, como desbloqueio de aparelho gratuito e principalmente o limite de 12 meses de contrato. Esta última regra chuta o valor nas alturas.
Escrito por Sidney Costa em setembro 26, 2008 10:33 PM
Não entendo a VIVO. Antes eu tinha um plano de dados EV-DO 3G e depois mudei para um celular GSM e o custo do plano não diminuiu em EDGE.
Agora para voltar ao 3G GSM,o custo do plano aumenta.
:)
Escrito por Milton Toshiba em setembro 27, 2008 12:31 AM
É, o iPhone oficial no Brasil foi bom enquanto durou. Desisti.
Escrito por Giglio em setembro 27, 2008 12:41 AM
Acho é pouco. Quem manda criar hype em torno disso ai? A culpa é dos usuários e apenas deles.
Escrito por Alex Rodrigues em setembro 27, 2008 01:25 AM
O real problema do iPhone no Brasil é que as empresas o posicionaram para um público "rico". 41% de imposto não é uma taxa alta, já que não se trata de um produto de primeira necessidade e/ou possui similares nacionais (e-mail, browser, telefone, camera digital, agenda, calendario, GPS...).
Se houvesse inteligência, a Apple e as operadoras venderiam-no a um preço mais interessante e em planos que privilegiassem dados ao invés de telefonia: a tecnologia necessária à infra-estrutura móvel já foi paga, pois as antigas empresas privatizadas foram vendidas por uma ninharia e as teles demoraram anos até deixarem de utilizar os cabos analógicos de cobre ao invés de fibra óptica e wi-fi.
Se houvesse inteligência, praticamente matariam os Palms.
[]'s,
Hélio
Escrito por Hélio Sassen Paz em setembro 27, 2008 04:19 PM
recentemente ajudando a minha mãe com um telefone claro que havia acabado de comprar veio uma gravação que a consulta do saldo (pré-pago) custava uns 40 centavos. Daí eu digo que a ansia por dinheiro não é só no iphone e a miopia do que seja prestar um bom serviço é generalizada na claro.
as ofertas da vivo são realmente melhores (mas só se comparadas á claro)
portabilidade neles....
Escrito por erico em setembro 27, 2008 04:26 PM
Sejamos um pouco mais racionais em preços.
Preço dos planos iPhone na vivo: http://www.vivo.com.br/iphone/home.php?tipo=pf
Mais racionais, não é? Tem planos ilimitados em dados, e (infelizmente, acho) no plano mais completo, tem intrarede ilimitado.
Escrito por Diego em setembro 27, 2008 06:06 PM
NOTICIA QUE VÃO MUDAR O MUNDO NO TWITTER.
garotasemfio: Café na Paulista, decidindo que plano da Vivo farei. Sofri, mas fiz bem em deixar o Claro no pré por um tempo.
Escrito por Sou futil mas sou feliz em setembro 27, 2008 09:10 PM
@Milton Toshiba: caso esteja se referindo ao SmartMail, aparentemente a estratégia e preços de planos da operadora VIVO mudou para todas as tecnologias, incluindo o CDMA também. Agora você contrata o serviço de "push" e mais um pacote de dados Zap com limite de 1 GB (no caso do plano ilimitado) com penalidade de redução de velocidade caso seja ultrapassado.
Quanto ao post, não sou nem um pouco fã do iPhone e embora não costume criticar o blog, pois acho que blog é opinião pessoal, mesmo quando existe uma proposta de imparcialidade, devo dizer que aqui determinadas linhas são seguidas, basicamente: HTC, Blackberry, Apple e umas poucas dicas sobre mobilidade, ao menos atualmente eu vejo assim. Isso é muito chato sim, por exemplo, são lançados tantos aparelhos com touchscreen atualmente, muitos voltados para o mesmo público do iPhone -- gente que nem precisa de um smartphone -- e cadê que eles são comentados? Será que aparelhos como um F480 da Samsung ou um KF700 da LG não merecem umas palavrinhas? Tantos aparelhos da HTC e da Nokia (incluindo modelos de entrada, não só high-ends) merecem...
E em vez dessas duas operadoras citadas investirem tanto no hype do iPhone, deveriam investir em toda a rede de telefonia que têm e também nas lojas próprias, mostrando o melhor que possuem em termos de tecnologia, e não favorecer um aparelho que fora a interface (que nem é tão especial assim), carece de qualquer recurso realmente inovador. Entre um Nokia N95 8 GB e um iPhone por exemplo, eu fico com o Nokia, ainda mais com esses preços e por conhecer a Apple muito bem...
Quanto as operadoras, entendo a revolta, de certa forma. Mas se a Bia sofreu tanto com o EDGE quanto eu e sofreu com um péssimo serviço 3G como vejo tantos usuários Claro comentarem por aí, então a reclamação ainda foi pequena, pois como todos apontaram, não tem nada barato, não é mesmo?
Até entendo quando a Bia diz que não consegue subir aqueles prometidos vídeos. Com essas conexões móveis que temos por aqui? É realmente muito difícil.
Então é basicamente isso, Bia. Seu blog é bom e já leio faz uns anos, mas tente ser mais imparcial, não só nos assuntos abordados, mas em como anda abordando. Se for o caso, segmente mais os posts.
E desculpe pelo post nada breve.
Escrito por Caio César em setembro 28, 2008 10:45 AM
Esses planos da VIVO e Claro para o iPhone são simplesmente ridículos. Lembram da propaganda do biscoito???? iPhone legalizado custa caro porque vende pouco ou vende pouco porque custa caro???
Fico também com meu Blackberry 8310.
Escrito por Cleudys Bertelli Junior em setembro 28, 2008 09:02 PM
Enquanto tiver gente pra pagar, vai ter operadora pra vender. Não é só nesse caso, mas o consumidor brasileiro é em sua grande maioria MUITO burro. Teve gente tentando comprar o iPhone de manhã cedo no dia do lançamento. Com esse preço e esses planos? Continuo com meu celular que nem MMS faz... ops... o iPhone também não! ;-)
Escrito por Rafael em setembro 28, 2008 09:43 PM
Celular no Brasil é absurdamente mais caro do que em outros países, incrível!
Pergunta: É caro mandar mensagens do celular pro Twitter?
Escrito por Pedro Ferreira em setembro 28, 2008 09:43 PM
Recomendando a todos que usam iPhone/iPod, o Beejive IM, ele é o único que te mantém online mesmo saindo da aplicação!
Link pro iTunes: http://phobos.apple.com/WebObjects/MZStore.woa/wa/viewSoftware?id=291720439&mt=8
Isso não é um comentário patrocinado! Gostei do app mesmo! =)
Escrito por Lunks em setembro 29, 2008 01:08 AM
Gostaria de saber se posso usar meu chip 3g do modem da claro para navegar no Iphone 3g e nao pagar taxas adcionais....alguem sabe sobre isso?
Escrito por TatiGui em setembro 29, 2008 10:53 AM
É, não é o IPhone da Claro que tem essa dos minutos não usados não irem para o próximo mês. Vários planos tem isso.
Escrito por Pedro Henrique em setembro 29, 2008 04:37 PM
Momento sou robert e dai.
garotasemfio Confirmando minha presença no Business over IP Conference & Expo 2008, na quarta-feira:
Escrito por Luiz em setembro 29, 2008 09:26 PM
Ai Bia, você podia desfarçar melhor esses ataques a claro. Todo mundo percebe que você DEVE tá recebendo uma graninha ai da Tim, e acho normal, mas você podia desfarçar melhor. Diga isso pelo blog mesmo, pq eu ( e acredito que outros ) nem levam mais a sério o que tem nesse blog, num dá mais pra saber o que uma critica ou um ataque. Sem ofensas...
Escrito por Gustavo Barros em setembro 30, 2008 02:24 PM
@Bia Kunse
Antes de mais nada gostaria de registrar que apesar de ter minhas dúvidas em relação a credibilidade do Blog, tenho total confiaça na sua capacidade de receber esse feedback de seus leitores, e melhorar ainda mais o GSF.
Isso não quer dizer que esquecemos de cobrar o review dos planos da Vivo, a questão do rollover de franquia dos planos da Claro (se são permitidos realmente pela Anatel e se é uma exclusividade da Claro) e outros pontos negativos levantados.
Mais uma vez digo: não quero defender nenhuma telecom, quero apenas informações coerentes, sem apelos emocionais ou influenciadas por acordos financeiros.
Escrito por rICK em setembro 30, 2008 05:38 PM
Eu gostaria de saber o porque de tanto boxe aqui...
Istevão Jobi'z nem sabe o que e Brazil !
E outra, qual e a nacionalidade do camagada da Craro (que é um lixo...).
Então porque estamos surpresos e revoltados, no fundo e como na época da colonização os estrangeiros vem ate nos, nos tiram tudo e vão embora e pronto. A unica diferença e que agora não são mais portugueses que nos dilapidam...
Nessas horas e que eu do risada do pessoal que tem o N95 quando eles falam: "Iphone de *ú e *ola !"
Depois de ver esse samba do criolo doido que virou isso, optei por trocar meu velho e "ainda" bão Treo 650 por um N95 apesar de ser lento, pequeno eu to feliz a beça com ele. Hoje para eu pegar um Iphone com os backdoors oficiais de Istevão... NEM A PAU ! (de backdoor oficial ja basta: Uncle Bill & Mico$haft corp !).
Escrito por Grind em outubro 1, 2008 12:47 PM
nenhum comentario sobre a festa de lançamento do iphone ? estamos curiosos!
Escrito por Toni em outubro 1, 2008 04:23 PM
Só para esclarecer o Iphone não é vinculado somente a esses planos.
Esses planos são especiais, mas se você quiser comprar em outro, pode. Está no site da claro. Pode comprar até no Claro Cartão. E se você escolher um dos planos Estilo ou 3G ganha descontos de até R$ 999,00 na conta telefonica (ao longo de 12 meses).
Mas mesmo assim, não compensa nem um pouco....
Escrito por Paola em outubro 1, 2008 06:20 PM
... E quem disse que interessa pra dona desse blog???
Esquece, esse blog é patrocinado.
Qum paga mais??? VIVO? TIM?
Se der um carro pra ela ela resenha positivamente aqui...
Escrito por Joãozinho Iphone em outubro 1, 2008 06:47 PM
Oi, Bia, sou uma xará que lê sempre o seu blog, mas ainda não havia comentado. Ele é super informativo e tem sido muito útil nas minhas decisões de consumo, obrigada. Sobre o tópico, eu sempre cantei essa bola sobre os preços dos produtos de tecnologia no Brasil. Quando todo mundo chiou porque o maior preço pelo Ipod é aqui e culpava a carga tributária, pensei: tolinhos... A solução é boicotar. OK, os tributos são absurdos, mas só isso não justifica o preço astronômico. Mesmo porque, para alguns produtos os impostos realmente baixaram, mas os preços dos notebooks, por exemplo, ainda estão muito superiores ao que deveriam ser. Acontece que esses produtos só estão ao alcance de poucos, no Brasil a grande maioria da população está alijada desse tipo de consumo. Então, esses poucos têm que sustentar as estúpidas margens de lucro dos fabricantes e acabam pagando muito mais. Para nós, tecnologia é coisa de rico, de pessoa jurídica, que tem mais é que pagar caro mesmo, se quiser. Resultado: produtos e serviços (telefonia móvel, banda larga) caríssimos e de péssima qualidade, porque, além de tudo, a infraestrutura... sem comentários. Quem precisa usar para incrementar negócios e fazer o favor de movimentar a economia se sente muito lesado. Ufa... me desculpe pelo desabafo e continue com o seu "heroísmo móvel".
Escrito por Beatriz em outubro 1, 2008 08:31 PM
"Acho é pouco. Quem manda criar hype em torno disso ai? A culpa é dos usuários e apenas deles."
[2]
Escrito por Cynthia em outubro 2, 2008 11:17 AM
Ainda não entendo esse desespero pelo iPhone... que na verdade não tem nada demais... Escrevi sobre isso no meu blog. Qualquer outro aparelho põe no chão o iPhone. O aparelho é puro marketing.
Escrito por Glauco em outubro 2, 2008 06:14 PM
Comprei meu iphone na Vivo com um pacote muito melhor que o da Claro, e hoje de manhã solicitei o desbloqueio oficial do aparelho. Meia hora depois o mesmo funcionou com um chip da TIMe com outro da OI. Bastou levar a nota fiscal com o numero do IMEI ma loja e a atendente o repassou para a vivo, que automaticamente fez o desbloqueio.Nao precisei fazer nada no aparelho, só conectá-lo ao Itunes !
Escrito por LUIS ANDRÉ em outubro 2, 2008 10:47 PM
Ola Bia, adquiri um Samsung i321n, instalei o Fring mas nao consigo selecionar o IM q fica na parte de cima.... tentei de tudo mas nao vai... alguem ai sabe me dizer qual eh o modelo certo pra selecionar no site do fring? o i320 nao funcionou .... Grato
PS: se alguem tiver progs pra esse cel poderia me mandar um email ? turnpike.de@googlemail.com ... obrigado
Escrito por Turnpike em outubro 5, 2008 05:42 PM
Isto é a verdadeira inclusão digital.
Durval - www.hotmastersound.com.br
Escrito por Durval em outubro 6, 2008 12:10 AM
Eu tenho visto muitos post de vários aparelhos aqui no blog mas vários aparelhos bons ficam de fora e os que não prestam só tem mais atenção por motivo de modismo qual a vantagem do Iphone perto do N95 ou N96 ou até mesmo do HTC Tynt II ?
Sinceramente não vi vantagem nenhuma, além do Iphone ser um aparelho muito conceitual ao meu ver e não é só no caso de telefonia que os impostos são um absurdo só quem vive em contato com o mundo da música e na área automobilistica que ve também o absurdo que é um bem desse. A Apple veio com uma "novidade" que de novidade mesmo não teve nenhuma. Touch por touch fico com os recursos de aparelho touchs que tenham a caneta style pois dá raiva ver o aparelho todo engordurado !
Se eu tivesse a chance de fazer o estudo de gadgets faria para vários pontos e não só do que é moda.
Li praticamente 80% dos post daqui e vi certas frases que no Brasil isso é ridículo !
Falar em boicote contra as empresas que aumentam os preços, infelizmente os brasileiros são burros, ao invés de não comprarem ao que foi falado que vai aumentar o preço as topeirs correm e lotam os locais de venda um dia antes para abastecer suas casas, carros com o produto. Isso é boicote ? Detesto americanos mas nesse ponto eles tem uma cultura incrível ! Se os produtos vão aumentar de preço eles não compram e realmente deixam de comprar até a empresa ver que ela foi errada na decisão e voltar atrás.
Será que os produtos que temos no país são de luxo mesmo como nosso companheiro Sanseverini disse ? Acho que isso é relativo também pois as pessoas hoje se matam pra comprar um celular de 1500 reais mas não se matam para quitar suas dívidas e nem para conquistar uma casa própria. Certa vez eu estava na rua e vi uma mulher na rua vestida de copeira (e não era fantasia não !) com um N95 nas mãos ! Com certeza ela não tinha um plano pós pago, então imagine a grana que ela deve ter pagado no celular que provavelmente deve ter sido comprado nas casas bahia em 24x !
Aposto que como eu a maioria das pessoas que postam aqui não compram móveis e seus bens nessas lojas de departamentos que dividem seus produtos em milhares de vezes a perder de vista.
Então eu acho que devemos olhar mais pros nossos umbigos e botar um grande carga de consciencia nas nossas cabeças pois acredito que somos a classe média que sustenta esse país pagando a grande parte ou senão praticamente tudo dos impostos que são arrecadados pelo país. Então nós que devemos dar o exemplo e parar de ostentar e mostrar pro povo o que é necessário e o que é desnecessário para sobreviver.
Isso tudo que eu disse aqui envolve muitas coisas, como qualidade de prestação de serviços, valor de preço de produtos e por ai vai.
Espero que esse meu post mesmo sendo massante de ser lido possa abrir a mente de alguns que possam ver o quanto somos importante e não apenas simples peões !
Escrito por Danilo em outubro 6, 2008 06:31 PM
Os caras põe esse preço proque o Brasileiro é idiota a ponto de comprar as coisas mais caras por puro afã da exclusividade. Isso acontece com os carros, notebooks, jóias, entre outros badulaques de maior valor agregado. A diferença de preços entre produtos mais baratos e mais caros não é tão alta assim em outros países.
Escrito por bullittkowalski em outubro 7, 2008 11:01 PM
Os caras põem esse preço porque o Brasileiro é idiota a ponto de comprar as coisas mais caras pelo puro prazer da exclusividade. Isso acontece com os carros, notebooks, jóias, roupas de marca, shows de artistas interacionais, entre outros badulaques de maior valor agregado. A diferença de preços entre produtos mais baratos e mais caros não é tão alta assim em outros países.
O país não tem mais que 15 anos de poder de consumo, por isso vai levar um tempo pra o Brasileiro ter a consciência do investimento que está fazendo. Por isso que as taxas de juros são tão altas, o mercado aqui é extremamente sensível a picos inflacionários, justamente porque o brasileiro paga mais do que possui. Isso pode gerar uma crise. Principalmente nesses tempos ruins da economia.
Escrito por bullittkowalski em outubro 7, 2008 11:05 PM
O problema é que, não obstante os preços extorsivos, há fila de espera!
Escrito por NÃO SOMOS APENAS ROSTINHOS BONIT... em outubro 9, 2008 10:21 AM
Esse fim de semana fui a um shopping em Goiânia e passando pela frente de uma loja resolvi ter a ousadia de entrar pra conferir o aparelho. Caraaaaaaaalho! Fui perguntar para um vendedor o pq daquilo? O que a Claro anda pensando da vida. O vendedor, pelo que vi foi bem pessoal (revoltado tb) afirmou que o público que a Claro busca são somente os de classe alta. Na minha cabeça veio logo a imagem de um individuo que não sabe o poder que tem nas mão, aparecendo pros amigos com um celular na mão. Doeu pensar que ele entrou na lista de mais um aparelho que não vou poder comprar. Isso dá uma raiva tão grande que sendo um cliente da claro, vou cancelar minha conta e passar pra outra operadora que não esteja vendendo iphones. Pode não ser a melhor opção, mas dá menos raiva pensar que não estou sendo proibido de ter um aparelho.
Escrito por rafaelyazigi em outubro 27, 2008 02:09 PM
