« Podsemfio n.77 - Mídias móveis | Home | Review: HTC Touch Pro »

novembro 13, 2008

iPhone, o ditador das novas mídias móveis

De repente parece que TVs, rádios e até bancos descobriram que o universo mobile existe. Graças ao iPhone.

Assim que o iPhone foi lançado no Brasil, o portal de vídeos da Globo.com já tinha uma carta na manga: converteu sua base de vídeos para um formato compatível com o dispositivo da Apple. Criaram uma nova homepage otimizada, http://m.video.globo.com e, pelo Safari móvel, pode-se assistir todo o conteúdo disponível. Os videos são abertos em Quicktime. Embora anunciem o serviço para dispositivos móveis como um todo, não consegui abrir os vídeos em Symbian nem Windows Mobile.

Os bancos também já enxergaram potencial no iPhone e, seja para utilidade prática, seja para marketing, já disponibilizaram suas versões de internet banking adaptadas para o smart da Apple. Acho engraçado isso. Desde 2001 eu levantava a bandeira da mobilidade para os serviços bancários móveis, mas nunca foi ouvida. O máximo que conseguimos, na época dos Palms monocromáticos, foi um aplicativo do HSBC que sincronizava com o desktop conectado à web, via HotSync, atualizando o saldo para consulta offline. Algo que nem eles divulgavam muito. Com os celulares vieram os serviços de mobile banking, bastante limitados e atrelados aos portais das operadoras de celular. Excetuando-se o Banco do Brasil, ninguém oferecia nada mais sofisticado que meras consultas.

Outra curiosidade é acerca do serviço de fotos Flickr: consultando as estatísticas do site, a câmera do iPhone desponta como a campeã de postagens! Difícil tentar entender os motivos, já que câmera é o ponto fraco do iPhone, segundo a maioria dos usuários (exceto a Taís Araújo, talvez). Até pouco tempo atrás, o campeão entre os smarts era o N95, o que faz todo o sentido do mundo, seja pela popularidade do aparelho, seja pela qualidade da câmera. Como explicar a onipresença do iPhone num lugar onde se prima pela qualidade das fotos? A resposta: popularidade e conveniência. Tio Istive até pode atender a chorumela dos clientes e melhorar a câmera do aparelho, mas a grande verdade é que, mesmo que ele não o faça, as pessoas continuarão comprando iPhones e fotografando adoidado.

Números

As operadoras Claro e Vivo não têm do que reclamar. Segundo pude apurar, apesar dos preços nas alturas, o iPhone 3G está vendendo como pão quente.

Parece que a consultoria Predicta confirma isso apresentando números: em outubro, os dispositivos da Apple foram responsáveis por mais da metade dos acessos feitos a páginas de internet via smartphones no Brasil. Cerca de 54% dos acessos à web por smartphones são provenientes de iPhones (1a e 2a geração) e iPod touch. Na 2a colocação estão os dispositivos da Nokia, com destaque para o N95, com 33% dos acessos.

Ainda segundo a pesquisa da Predicta, os usuários do iPhone acessam mais páginas por visita que os demais. A média geral de páginas por visita nos smartphones é de 1,7. No iPhone, a média sobe para 2,7 – acima inclusive dos 2,2 páginas por visita registradas em PCs!

Uma observação: os números da Predicta não incluem acesso via WAP, portanto não refletem o perfil de navegação de todo o mercado de celulares no país. Aqui estamos falando apenas de smartphones. E também não dá para generalizar os números da web como um todo, já que apenas sites específicos são monitorados. Portanto não dá para generalizar os números para a web como um todo. A pesquisa foi feita basicamente entre clientes do mercado publicitário, o que mais uma vez também não reflete o comportamento do brasileiro médio.

Todos ganham

Enquanto os fanboys comemoram a supremacia da maçã no mundo móvel, é bom lembrar que não são só eles que saem ganhando com todo esse iOba-oba. Posso afirmar, com segurança, que todos os dispositivos móveis hoje estão sendo olhados com carinho por empresas e prestadores de serviços; assim, todo adepto da mobilidade sai ganhando. O CEO da Nokia já disse que a finlandesa também sai ganhando com o sucesso do iPhone, simplesmente porque ele chamou a atenção do mundo para a mobilidade e conquistou leigos como novos adeptos. Não é à toa que estão surgindo tantos aparelhos touchscreen por aí. Sorte que a Nokia enxerga mais longe as necessidades dos usuários e oferece modelos para todos os tipos de mãos, dedos, perfis, gostos e bolsos. Até a RIM percebeu que precisa diversificar, e não simplesmente imitar o iPhone, vide o Blackberry Storm.

Você não precisa ter um iPhone para ser feliz. Mas que o iPhone é o Messias do mundo móvel, ah, isso é. Ele está abrindo o mar para todos nós passarmos...

Pesquise preços de: iPhone 3G,celulares com YouTube, Nokia N96

postado via smartphone

Escrito por Bia Kunze em Mac Sem Fio | Multimidia em novembro 13, 2008 02:02 PM

Citações

Endereço para citar este post:
http://www.estrelasdopassado.com/odontopalm/cgi-bin/mt/mt-tb.cgi/1447

IMPORTANTE: escrevam nos comentários somente o que estiver dentro do assunto do post. Dúvidas genéricas sobre outros assuntos, mandem-nas para: bia arroba garotasemfio.com.br. Obrigada!

Bia, querida!

Sinceramente, não me surpreende essa enxurrada de serviços pro iPhone. Por que?

Você deverá se lembrar que, mesmo antes do lançamento oficial do iPhone em vários países (inclusive no Brasil), webmasters do mundo comentavam que o maior índice de acessos móveis era feito a partir do iPhone. Ou seja, agora que o bicho é oficial, não poderia ser diferente.

E, sejamos sinceros: acessar a web através do celular não fazia muito sentido exceto para serviços rápidos (informações, e-bank, etc.). Todo o resto esbarrava em duas barreiras: velocidade de acesso e interface. Antes do iPhone, as páginas nunca eram vem vistas, e a profusão de sistemas operacionais (Symbian, Blackberry, WM, Palm... ufa!) impedia que cada site customizasse sua versão mobile (já que Wap sempre foi sem graça, só prestava mesmo para serviços).

O iPhone clama por acessar a Web. Primeiro porque as páginas normais aparecem de forma, er, normal. E segundo porque as desenvolvidas pra ele funcionam de forma genial, com interface fantástica. Some-se isso com o 3G, e pronto: agora, sim, surgiu a verdadeira internet móvel que sempre esperávamos.

Acho que a exceção disso sempre foi o Japão, onde sempre se usou a internet a partir do celular para tudo nesta vida, e ninguém nunca reclamou... ;)

Beijão!

Escrito por oculos em novembro 13, 2008 01:55 PM

Depois de anos resistindo aos MACs e I-pods, me rendi ao poder da maçã e comprei um IMAC... Além do preço ser compatível com os PC concorrentes, o bichinho mudou muito com o último OS. Está bem mais compatível e fácil de usar. Se não der certo, se é só instalar um Windows nele (bem que casamento poderia ser assim). Acho que o próximo passou vai ser um I-phone... Quem sabe?

Escrito por Cebola em novembro 13, 2008 01:57 PM

Pena que a Nokia não invista pesado em celulares/smartphones touchscreen.Quem sabe com o sucesso do Iphone, isso não mude.

Escrito por Alfred em novembro 13, 2008 02:20 PM

só pra constar bia, o banco real tb tem um aplicativo que pode ser instalado em alguns modelos (eh java), que permite fazer pagamentos, transf, emprestimos, extrato... Usava muito no meu N73, infelizmente agora tenho que esperar eles "homologarem" pro meu E71.

Postado via E71

Escrito por gtose em novembro 13, 2008 02:28 PM

Eu não achava que o Iphone fosse grandes coisas... mas ele é ! Se ele tivesse uma câmera melhor ... a concorrencia seria ZERO.
O Iphone "jailbrekado" é praticamente completo!!!

Escrito por mitcha em novembro 13, 2008 03:42 PM

Se as empresas ainda se preocupassem em fazer os servicos acessiveis atraves de um aparelho mobile seria o melhor para nós.
Acontece que todas as paginas sao otimizadas para iPhone e alguns acessos por outros aparelhos, como o meu E62, acabam gerando erro de aparelho não suportado.
Acabo restringindo o numero de sites que acesso devido a isso... E a dificuldade de fazer qualquer outra tarefa.

Escrito por Nicholas em novembro 13, 2008 03:47 PM

Este site é melhor visualizado com Microsoft Internet Explorer ou Apple iPhone. O resto que vá navegar em outra freguesia.

Escrito por luc-movel em novembro 13, 2008 04:49 PM

Nada como ter um Messias abrindo o mar para nós. Nada como ser olhado com carinho por empresas e prestadores de serviços.
Nada como ser um adepto da mobilidade e sair ganhando.

http://img73.imageshack.us/img73/558/1226605878816zd6.jpg

Nada como a doce visão do mundo de alguém recém convertido.

Escrito por luc-movel em novembro 13, 2008 05:06 PM

Bia,
Excelente "disclaimer" com relação aos dados da Predicta. Foi o primeiro lugar que eu vi alguém fazer essa observação sobre uma informação que se contagiou de forma parcial no mercado.
Quanto ao iPhone, concordo contigo que foi um divisor de águas, mas acredito muito no poder de Google/Android/developers para fazer coisas ainda mais revolucionárias, e sem a barreira de estar preso a um único tipo de hardware.
Abcs!

Escrito por Eric Santos em novembro 13, 2008 07:07 PM

P.S. - Quanto à camera do iphone, sei não, mas gosto da qualidade das fotos dela... não tem a melhor resolução do mundo, mas o contraste, as cores, enfim, todo o resto é muito bom, considerando ser uma câmera de celular!

Escrito por oculos em novembro 13, 2008 08:19 PM

É, Bia, estou me segurando, mas não vai ter jeito, pelo visto o iPhone vai virar presente de Natal!!! heheheheehehehehehehe
Beijão!

Escrito por Advogada Online em novembro 13, 2008 09:33 PM

O iPhone vai é gerar nos dispositivos móveis o que o IE fazia até algum tempo atrás. O padrão é um, porém ele vai ser suplantado pelo mais popular.

Não acho páginas otimizadas para iPhone um ganho. Não tenho e nem me interessa ter um, então volto à periferia? Como quando não se abria certas páginas no Firefox, e você precisava usar ou emular o IE pra fazer certas coisas na rede?

Não, ganho isso não é.

Escrito por Zé em novembro 14, 2008 07:25 AM

O iPhone vai é gerar nos dispositivos móveis o que o IE fazia até algum tempo atrás. O padrão é um, porém ele vai ser suplantado pelo mais popular.

Não acho páginas otimizadas para iPhone um ganho. Não tenho e nem me interessa ter um, então volto à periferia? Como quando não se abria certas páginas no Firefox, e você precisava usar ou emular o IE pra fazer certas coisas na rede?

Não, ganho isso não é.

Escrito por Zé em novembro 14, 2008 07:26 AM

O iPhone tem uma outra vantagem em relação ao flickr: existem vários aplicativos que sobem as fotos para o flickr, alguns automagicamente assim que você tira a foto. Daí, fica realmente conveniente, não??

Escrito por Humberto Massa em novembro 14, 2008 08:18 AM

O iPhone não precisa de câmera melhor... ...Precisa "girar" o teclado na Horizontal para algumas funções (email, anotações...), texto preditivo ou poder desligá-lo. ...Precisa é ter a possibilidade de enviar as fotos tiradas por ela (ou o que tiver no aparelho) e receber, por MMS ou Bluetooth (será que tem acordo com as gravadoras nisso? ...e, muitos que criticavam DURAMENTE a Vivo por isso, lembram? Bluetooth "capado" ...agoram não se importam...) ...Precisa poder escutar Músicas e/ou Rádio (tem FM?) com fones Bluetooth (estéreos A2DP ou mono...) ...ou a Apple quer que continue a "febre do iPod" de pessoas em "todo" lugar com fones (fios brancos?) "pendurados" nos ouvidos?). Mas, na verdade acho que a Apple deve considerar isso um "nicho" do mercado (MMS, filmar, vídeo conferência, troca de arquivos/fotos e ouvir música por Bluetooth. ...Flash, copiar e colar, também?). ...Mas, na verdade, "mesmo", quem quer um iPhone, quer pra "sí mesmo" e não para compartilhá-lo com os "outros".

Escrito por Jeff em novembro 14, 2008 08:41 AM

Oi Bia,

To ficando fã do seu blog, também acho que uma amera de 2.o é mais que suficiente para fotos a qualqer momento, vejo o Iphone como um categoria diferenciada assim como o Blackberry,

abraço

Escrito por Luciano em novembro 14, 2008 09:37 AM

Olá, Bia!

Este é meu primeiro comentário no blog (tenho acompanhado o mesmo há pouco tempo), pois andei ouvindo seus podcasts, gostei muito e gostaria de parabenizar pelo pod e pelo blog, que achei buito bons.

Quando ao post:
Não acho que o iPhone esteja realmente trazendo uma "visibilidade" maior para o mundo mobile, mas sim para o mundo dele mesmo, ou seja o mundinho fechado da Apple. Veja bem, como você mesma disse, o mundo da internet móvel existe há muito tempo e só agora os bancos decidiram criar "client-zinhos" mobile, mas... mobile pra quem? Só para iPhone. O que isso muda para eu, por exemplo, que adoro meu s60 (n95)? Nada! pois continuo tendo de acessar a mesma pagininha wap. Ou seja, nada de app pra S60, blackberry, Windows mobile... só pra iPhone.

PS. Não tenho nada contra a Apple (antes que alguem me atire pedras e tals, rsrs), e adoro meu macbook, nunca tive um computador melhor do que esse (apesar de estar quase instalando um ubuntu nele), só não gostei do iPhone, achei muito mais atrativo um S60. Mas, gosto é gosto e cada um tem o seu ;)

Escrito por Rafael Gil em novembro 14, 2008 11:03 AM

Bia,

Há mais de um ano, eu já utilizo o programa de mobile banking do Banco Real no meu velho E62. Agora estou com o N95 e continuo usando o programinha. Na verdade, antes mesmo da febre iPhone, o Real Celular Banking já era o quebra-galho do correntista . Ou seja, o Banco Real já enxergava a possibilidade de fidelização dos clientes através da mobilidade há um bom tempo.

Escrito por Leandro Fiore em novembro 14, 2008 11:45 AM

Bia,
que aplicativo é este que tem um ícone do Bradesco no seu screenshot ??
Não existe na appstore.

"Cebola escreveu:
Pena que a Nokia não invista pesado em celulares/smartphones touchscreen.Quem sabe com o sucesso do Iphone, isso não mude."

Tá por fora. Veja o nokia xpressmusic 5800.

Escrito por Arliss em novembro 14, 2008 02:44 PM

Arliss, esses ícones de bancos são atalhos que se cria de páginas do Safari. Basta clicar em "+" e selecionar "adicionar à tela de início". Sites otimizados para iPhone abrem como web-apps.

Sobre os touchscreen da Nokia, o 5800 foi apenas o primeiros. Virão muitos, mas muito mais. Estou ansiosa pelos Nseries.

Escrito por Bia Kunze em novembro 14, 2008 04:12 PM

Gostaria de adquirir um smartphone, viajo bastante e preciso ficar conectado, além de uma boa agenda.Afinal qual é o melhor smartphone?

Obrigado

Escrito por carlos eduardo em novembro 14, 2008 06:40 PM

Carlos, procure pelo meu tutorial "como escolher um smartphone", aqui no blog. Já estou pensando em começar a versão 2.0 deste tutorial.

Escrito por Bia Kunze em novembro 14, 2008 07:15 PM

O IPhone é mais do que uma ditadura.
É uma histeria doentia.

A midia fala dele sem parar, qualquer porcaria feita para IPhone vira primeira pagina.

O único ponto positivo é que isto chamou a atençao para a Internet Mobile. Mas ele não foi o primeiro.

Mas a Apple é MONOPOLISTA. Ela controlar o seu hardware e o seu software. Vide o Mac.
Voce sabia que se alguem desenvolve um software para IPhone, e se ele que pode concorrer com interesses da APPLE, ela simplesmente proibe o software, tira do catalogo da lojinha dela e pronto ? Se cara reclamar, eles cancelam o cara, suspendendo ele como desenvolvedor. Pois esta em contrato de que o desenvolvedor cara não pode reclamar!!! Um coisa bem nazista.


Espero que Samsung, Nokia, Sony-Ericcson e a plataforma Androide superem logo a Apple e o IPhone. São plataformas mais abertas, mais flexíveis, e sem as políticas protecionistas bizarras da Apple.

Escrito por Juliano Ramos em novembro 14, 2008 07:18 PM

Bia, isso já era mais do que esperado por mim, pelo menos, foi exatamente o que aconteceu com o MP3 Player pré e pós iPod.

A Apple modificou a forma que o mundo via o MP3 e lucrou com isso, a mesma receita do bolo foi aplicada no iPhone.

Ele está bem longe de atender a demanda dos mobiles addicteds? Está sim. Mas o que eu tenho visto é uma mobilização geral no mundo corporativo em se adaptar ao mundo mobile graças a esse barulho todo do iPhone. Tenho recebido dezenas de propostas de novas empresas voltadas para marketing mobile! Mais uma vez, a Apple revoluciona um mercado que já existia mudando apenas a forma com que ele é visto.

Escrito por Renann Fortes em novembro 15, 2008 01:06 AM

"Cebola escreveu:
Pena que a Nokia não invista pesado em celulares/smartphones touchscreen.Quem sabe com o sucesso do Iphone, isso não mude."

Tá por fora. Veja o nokia xpressmusic 5800.

Tsc... tsc... isso quem escreveu foi o Alfredo, não eu...

Escrito por CEBOLA em novembro 15, 2008 04:07 PM

Bia, você teve qualquer notícias sobre utilização de sites de bancos no Windows Mobile?? Acho um absurdo todas essas páginas de banco de repente prestarem suporte a iPhone porque está na moda e não o fazer oara usuários de Windows Mobile, que hoje representamos uma quantia considerável. Entrei em contato com o Banco do Brasil e a resposta dada foi frustrante. UM ABSURDO.

Escrito por David Neto em novembro 16, 2008 09:15 PM

O iPhone tem muito marketing atrelado, como todos os produtos da Apple sempre tiveram. Desde os tempos das cavernas digitais em que diziam ser o Apple II o melhor computador pessoal, contra os IBM-PC-XT (extended turbo), MSX e os ´Amiga´. Esse último era utilizado em produtoras profissionais de vinhetas e animações para filmes e comerciais de tv. Enfim, hoje tudo é feito para a plataforma PC. Até mesmo os lindos Macs se renderam à compatilibização.
Tenho um N95 há mais de um ano e o que fez adquiri-lo foi a qualidade não da fotografia apenas, mas sobretudo a de filmagem, que é em VGA real, com 30pfs - frames por segundo -, com arquivo .avi, qualidade de dvd - ou próxima -, enquanto que a resolução do iPhone é apenas a de um quarto do tamanho e formato qcif.
Parabéns pelo blog.

Escrito por Rafael em dezembro 1, 2008 06:25 PM

Olá navegando pela internet cheguei a seu blog gostei muito moro em Juazeiro da Bahia as márgens do Rio São Francisco e gostaria de te conhecer melhor fazer uma grande amizade me manda resposta beijos

Escrito por sergio marinheiro em março 13, 2009 03:38 PM