« Os riscos dos smartphones "genéricos" | Home | Preparando a reestreia do blog »

janeiro 15, 2009

Podsemfio n.80 - webOS

Nessa entrevista com Ricardo Garay, CEO da HandCase, uma das mais tradicionais desenvolvedoras para Palm OS, saberemos como funcionará o webOS, novo sistema operacional apresentado pela Palm na CES semana passada. O que os usuários podem esperar do webOS e do novo smartphone Palm Pre?

Baixe ou ouça o podcast n.80 diretamente na página do Podsemfio.

Pesquise preços de: acessórios para Palm,Palm Treo, Palm Centro

postado via wi-fi

Escrito por Bia Kunze em Podsemfio em janeiro 15, 2009 10:06 PM

IMPORTANTE: escrevam nos comentários somente o que estiver dentro do assunto do post. Dúvidas genéricas sobre outros assuntos, mandem-nas para: bia arroba garotasemfio.com.br. Obrigada!

Iphone morrer?
Não sei não.

Ele esta apostando todas as fixas contra o mercado, e caso de errado a empresa dele que vai morrer (junto com a moribunda palm)


Escrito por Diego em janeiro 15, 2009 10:37 PM

Ele esqueceu de um pequeno detalhe as operadoras do Brasil são atéias...
Já estou vendo usuários desse Palm correndo atrás de wi-fi e sendo obrigado a aguentar os péssimos serviços das operadoras com suas fidelizações e aplicativos "exclusivos".
Sem falar que deve consumir uma boa banda já necessita de comunicação constante com a web, o que é um perigo aqui graças as letrinhas pequenas nos contratos com limite de tráfego

Escrito por Nck em janeiro 15, 2009 11:53 PM

sim..o iphone vai morrer...
e nós também... um dia.

mas a palm já morreu.

Escrito por luix em janeiro 16, 2009 07:43 AM

Estou realmente curioso com esse Palm Pre. Será que essa será realmente a "volta" da Palm?? Meu Palm TX aposentado ficará feliz em saber. :P

Bem legal o podcast. Com relação ao iPhone morrer (tinha que comentar sobre isso)... acho que tudo depende do que vai acontecer no futuro. Certamente, a concorrência vai obrigar a Apple a se mexer um pouco. Acho que ainda teremos muitas surpresas.

Mas, é como ele disse (obviamente, com a idéia de vender o próprio peixe): o tempo vai dizer.

Escrito por Mauricio Sarmet em janeiro 16, 2009 08:11 AM

Eu tb pensava que a Palm tinha morrido... mas com esse equipamento novo eu acho que ela ta ressurgindo em grande estilo... mas daí dizer que o iPhone vai morrer... sei não hein... achei a entrevista boa, apesar de não concordar com várias coisas que o entrevistado falou.

Escrito por Victor Hugo em janeiro 16, 2009 08:37 AM

entrevista interessante .

O maior diferencial do webOs é a programação - basta saber css, java e html ???????

Se for só isso será um grande diferencial, e nem precisa de retrocompatibilidade com o palmOs antigo, pois com essa facilidade de programação surgirão muitos aplicativos.

E qto ao uai-phone, só espero que ele acorde, pois tem outros modelos mais interessantes fungando seu calcanhar, vide o palm pre, nokia n97, HTC touch HD, G1 (E o promissor android)

Pois achar que o uai-phone vai sobreviver com diversos limitantes num mundo livre, só com muita idolatria pelo istive Mobs! Senão vejamos o bluetooth capado num aparelho multimidia, dependencia do desktop/itunes para fazer tudo, app store ditadora, exigencia de MacOs para usar o SDK dp iphone, copy/past ausente e outras coisas mais que satisfazem apenas o midlle-user.

Mas como bom consumidor, quanto mais mobileOS no mercado, melhor - que venha symbian, webOs, WinMo, Android and go on! E que vença o que der melhores recursos para o usuário!

Escrito por dflopes em janeiro 16, 2009 12:46 PM

Sinceramente achei o Sr. Ricardo uma espécie de Steve Balmer. Adora fazer bravatas!!! Muitas coisas que ele falou não tem nada a ver e me espanta que a HandCase ainda esteja respirando com uma visão tão míope como a desse CEO.

Escrito por whinston em janeiro 16, 2009 02:20 PM

É galera, a entrevista foi bem interessante, porém, discordo uma coisa do Ricardo, quanto ao iPhone morrer. Isso é muita convicção em se falar do smartphone do momento, é claro que ele não tenha "O" aplicativo que chame a atenção, no entanto quantos aparelhos e sistemas tentaram desenvolver e sempre falaram "Agora sim desenvolvemos um 'iPhone Killer'" porém, nenhum desses aparelhos chamou a atenção, e outra, o iPhone não vai parar de evoluir, ele está em evolução constante, as versões de iPhones que conhecemos hoje pode morrer (2G e 3G), porém, virão mais versões do gadget do tio Jobs, eu aposto nisso, e aposto que o não iPhone morrerá.

Agora as outras coisas que foram faladas foi muito interessante, eu realmente fiquei bem empolgado com a nova plataforma da Palm, muita gente pensou que a empresa tinha "ido pro pau", mas com esse lançamento tudo mudou, grande Web OS. Vamos ver como que vai ser a aceitação do novo SO.

Escrito por Danilo Brizola em janeiro 16, 2009 02:26 PM

Outra coisa que esqueci de comentar: 'o usuário é Deus e não se brinca com Deus'. Será que ele acha que estamos nos EUA? Aqui a Anatel faz vista grossa pra todas as cagadas das operadoras. A gente é tratado feito cachorro e vai me falar que reclamar adianta? O sr. Ricardo deveria providenciar óculos urgentemente, pois ele tá 'vendo' tudo errado.

Escrito por whinston em janeiro 16, 2009 02:46 PM

Discordo da opiniões do Sr. Ricardo.
Ele vai precisar ralar muito para que as operadoras daqui passem a pensar do jeito linear que ele as vê. Não sei se é muita ingenuidade por parte dele, ou se ele tem realmente convicção que estas ideias utópicas fazem sentido.
Bom Bia, a polêmica está lançada.

Escrito por Jaboatão em janeiro 16, 2009 03:32 PM

@Whisnton
Tens toda razão. Só no Brasil que e agência reguladora não liga p/ o consumidor: obrigatoriedade de assinar provedor na aquisição de banda larga, assinatura de tel.fixo extorsiva, diminuição da concorrência (para ñ falar o pior da fusão do b.oi), e etc, e mais etc...

Sobre o uai-phone, nenhum sistema é eterno, vejam o próprio palmOs que reinou longos anos, perdeu seu posto p/ o WM, que foi superado em design pelo "precioso". Mais dia, menos dia aparece um "frodoOs" e joga o iphone no lixo.

Escrito por dflopes em janeiro 16, 2009 03:50 PM

"iphone vai morrer" mais parece um "wishful thinking". Dos milhões de users, quantos estão interessados em instalar apps? Sem falar que está ignorando os efeitos do campo de distorção.

No mais, concordo que fazer apps pro iPhone é um mico arriscado.

Escrito por Jeferson em janeiro 16, 2009 07:03 PM

Palm is Dead, qual é o aplicativo chamativo do Palm além dele servir de "AGENDA ELETRÔNICA"?

Escrito por Renato em janeiro 16, 2009 11:14 PM

Quanto ao iPhone morrer, eu acho uma previsão muito arriscada... Até o Ballmer teve de morder a língua e dizer que o iPhone está sendo um sucesso.
Se os Web Apps são tão bons, porque quando a Apple disse que usaria esse meio para usar aplicativos no iPhone TODO MUNDO chiou?? E a coisa só começou realmente a andar quando a App Store foi lançada...
Comparar iPhone com Lisa e Newton?? Completamente sem noção. O Newton foi lançado em um momento em que a Apple estava com enormes dificuldades financeiras e administrativas e perdida no mercado e, além disso, sem Mr. Jobs. Falar de Lisa?? Ele já ouviu falar de Mac?? O Mac chegou pra substituir o Lisa...
Cada um que aparece....

Escrito por Giovanny em janeiro 16, 2009 11:24 PM

Não conhecia a HandCase, achei muito legal os produtos deles apesar de "degustar" a maioria apenas pelos manuais do site. A proposta de migrar as aplicações para a tecnologia WebServices é bastante interessante, visto que dependendo como fosse implementada poderia atingir outras plataformas não só de Palms. Além do fato que a pirataria seria reduzida a ZERO por motivos óbvios. A desvantagem é que obrigaria o cliente a estar sempre online como resaltou a Bia e não sei se o brasileiro comum teria bala na agulha para isto. Com certeza para empresas seria uma bela alternativa. Existe uma carência muito grande de empresas de software em condições de desenvolver aplicações específicas. Mas enfim, desejo sorte a HandCase pela iniciativa que sem dúvida corre o risco pode abocanhar uma grande fatia desse mercado tão carente.

Escrito por Willy em janeiro 17, 2009 04:26 AM

iPhone morrer?
O Ricardo deve morar em outro planeta!
As ultimas previsões (Generator Research) diz que o iPhone deve dominar o mercado de smartphones até 2013 e a iTunes app acaba de registrar 500 milhões de apps vendidas.
Só se o mundo realmente acabar em 2012 como diz a mais nova profecia, vai ver ele acredita na profecia, na bobagem que ele falou e que o Acre existe... hehehe!

Escrito por Emerson Soares em janeiro 17, 2009 08:01 AM

Olá Bia.
No meu icone do msn no lugar do boneco apareçe o icone do celular,eu não coloquei e apareçe esse icone,como faço para cancelar esse icone e voltar com o boneco.pois as pessoas quando me mandam mensagem offline não recebo.pois está como se estivesse recebendo no celular e também não recebo nada.gostaria que me ajudasse.
Obrigada.

Escrito por Solange em janeiro 17, 2009 12:04 PM

Realmente, ele conseguiu chamar a atenção pra ele, mais que o próprio sistema novo da Palm.

Porque um programador que "vive" de sistema pra Palm Os, que viu a Palm estagnar durante muito, mas muito tempo mesmo..não vai se dar ao trabalho de migrar seus "cento e tantos" softwares pra plataforma iPhone OS, simplesmente diz que o iPhone vai morrer por falta de um Killer App.. ele acha realmente que a Apple não vai evoluir no sistema do iPhone ?

Ele deve estar desesperado pra alegar isso..pois não sabe se vai emplacar seus sistemas no WebOs, e vai "morrer com os cento e poucos softs na mão" se isso realmente não ocorrer.

Era mais que esperado ele "pichar" o iPhone Os, vindo de uma software house que programa única e exclusivamente pra Palm Os (que deve ficar pra trás, diga-se de passagem), com a Palm partindo pro novo sistema.

Escrito por Eduardo Lamblet em janeiro 17, 2009 12:42 PM

O consumidor é deus e as empresas são a ateístas!

Escrito por Sinkos em janeiro 17, 2009 01:10 PM


O Iphone nunca vai morrer, ele já é um imortal no mundo dos smartphones.
Poxa vida, até quando querem falar de um matador para o Iphone o assunto principal é ele mesmo.

Escrito por Ricardo Vieira em janeiro 17, 2009 05:36 PM

Killer app o iPhone tem dois: a interface e a navegação web.
A navegação web já não é tão diferencial, o Android é igual e me parece que o Pre também.
Os navegadores pra WinMob e Symbian evoluiram muito, mas o hardware (a sensibilidade da tela, principalmente) não são iguais.

Mas a usabilidade ainda é um grande diferencial, o Pre parece tão bom quanto, mas são poucas as empresas que conseguem fazer algo assim. A Palm tem uma filosofia parecida com a da Apple no que diz respeito a interface.

E a Apple aos poucos está se tornando mais permissiva com a App Store (permitindo outros navegadores, por exemplo). Como uma empresa focada no mercado Premium, logo devem implementar uma seção da App Store para aplicativos mais caros.

O iPhone não irá matar os outros sistemas/aparelhos, mas também não vai morrer. É uma excelente plataforma do ponto de vista técnico (a melhor plataforma móvel, na minha opinião), só as restrições da Apple que acabam com isso.

Escrito por Felipe Cepriano em janeiro 17, 2009 08:51 PM

Poucas vezes vi um sujeito disparar tanta bobagem como esse Ricardo. Quem ele pensa que é? Alguma versão tupiniquim do Steve Jobs, pra ficar lançando tendências? Legal é ele citando a si mesmo, na história do consumidor ser Deus. Papo mais herético! Mas numa coisa eu concordo: o iphone é mais hype do que utilidade. Para que ele morresse, no entanto, a Apple teria que congelar no tempo, e já vimos que isso não acontece. Vai sonhando, Alice. Cada mané que aparece!

Escrito por Alexandre Costa e Silva em janeiro 18, 2009 10:04 AM

Além de todos os disparates ditos pelo Ricardo, já comentados, tem a seguinte pérola: qual a empresa que vai querer produzir e vender software para o iPhone custando 1 dólar ou coisa parecida? E ele mesmo responde que nenhuma.

Ora, dezenas de milhares de empresas e/ou programadores autônomos estão anunciando seus programas e jogos pro iPhone nao só a esse preço como de graça, mais barato ou mais caro do que esse valor e faturando altíssimo!

Lamentável essa visão invejosa e preconceituosa de alguém que deveria entender um pouco de tecnologia e de mercado. Aliás, não só dele mas de boa parte da mídia especializada.

E dizer então que opinião pessoal nao vale nada, é igual a apendice, que nao serve pra nada. E depois ele cai numa enorme contradição ao dizer que o usuário é Deus, que ele é que comanda tudo?!

Destilou muita baboseira. Pena que a Bia ficou um tanto em cima do muro no momento, talvez um tanto chocada com as afirmacoes contundentes do Ricardo.

Escrito por Sergio Camargo em janeiro 18, 2009 11:03 AM

"O iPhone vai morrer..."

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHHAHAHAHAHAH... (tomando fôlego)... HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAAHAHAH

Escrito por Raphael em janeiro 18, 2009 07:27 PM

Se esse cara manjasse de previsões, teria largado o Palm Os faz tempo...

Escrito por Raphael em janeiro 18, 2009 07:30 PM

Nao se pode analisar um produto novo com essa mentalidade de fanboy da Apple. O webOS eh um produto inteiramente novo e nao tem nada a ver com o quase falecido PalmOS. A vantagem eh a pronta disponibilidade de programadores aptos a produzir apps. A aposta eh para onde todo o mundo tecnologico esta caminhando: a computacao em nuvem. Para quem acompanha os reviews feitos la fora com o Pre, iPhone e N96, pode ver que tecnicamente o Pre apresenta inumeras vantagens (pena q nao fizeram com o N97, isso sim ia ser briga da boa). Para aqueles apostam q o iPhone eh eterno, lembrem-se que ate uns 8 anos a Palm reinava sozinha no seu segmento.

Escrito por Edu M em janeiro 19, 2009 01:17 AM

Uma coisa ele está certo. Não tem Killer app. Mas o telefone é muito lindo e bem feito. Além disso, ele funciona direitinho com meu Mac. Na verdade, todos estão tentando lançar um telefone que tente "matar" o iPhone. Ele não precisa matar os outros.
Sinto falta de aplicativos de escritório sim e não se porque estão demorando tanto para lançar uma suíte pro iPhone. Tem algumas barbaridades na iTunes store que me fazem ter repulsa as vezes da politica da Apple.
Sobre o WebOS, eu entendi diferente no Keynote da palm. Ou talvez tenha entendido ele mal. Pelo que vi, haverá sim aplicativos para o telefone, só que eles estarão muito em conjunto e sincronia com os serviço web. Diferente do que ele disse, que os aplicativos são colocados na rede (como o Google Docs) e seu uso seja restrito à presença conexão.
Bom, tem muitas coisas mal respondidas ainda. Senti que a Dra. Bia ficou um pouco assustada com a entrevista, mas todos ficamos meio intrigados com a declaração do Ricardo.

Escrito por Eduardo Masuda em janeiro 19, 2009 10:41 AM

Independente de prognosticos sobre "quem vai reinar", o caso eh o seguinte: eh um saco produzir versao palm/windows/windows mobile/linux/mac/symbian de qualquer programa. Ao inves de instalar um programa, porque nao usar a web/browser? A convergencia eh na web, certo?
Eu usava varios programas da minha area em palm. Mudei para wm e perdi uma penca de coisas. Mudei para symbian e nao consigo acessar mais outra lista de coisas. Fico pensando que se fosse tudo web, html e tal, nunca teria perdido o acesso. Se, independente do sistema operacional, todos acessam a web, porque nao produzir algo que todos o browsers abram?
O novo sempre assusta: reforma ortografica? nao quero! Internet no celular? Nao vai pegar...
Por outro lado, o assunto vai longe: vai rodar flash?
Quanto a compatibilidade com o palm OS antigo, se migrar para web, acho que não vai fazer falta. O valor eh sempre a informacao (banco de dados), nao a plataforma.
Afinal, com uma nova licenca poderei tambem abrir o programa no desktop tambem? Ou em varias plataformas, nao ficando restrito ao aparelho x ou y?

Escrito por julio em janeiro 19, 2009 10:56 AM

Tipow

O Raphael escreveu.
"Se esse cara manjasse de previsões, teria largado o Palm Os faz tempo..."
Mas, ele manja é de Palm OS e quando entrou "nessa" o Palm "mandava" tinha e tem uma "Legião" de Fãs. Entaum...

O Problema da WEB é que a maioria dos programadores não querem... ...pois "estudaram muito" Linguagem de programação para se "renderem" a Scripts. Que segundo "eles" é de segunda linha, em programação!
Mas, sabem que o "Futuro" (para os "seus" programas) é a WEB !!! ...por enquanto "todos nós" confiamos mais no "On/Off Line" !!!

O Blackberry para "entrar" no "Mercado" tinha que ter um Diferencial e o fizeram com o Push Mail.

A Apple lançou o que é o seu Forte, o seu diferencial... ...Plataforma eficiente e precisa, Design, Internet... O "resto" que todo mundo "reclama" eles deixam de lado e Lançam aos poucos, para que o seu "Único" Aparelho NÃO perca o "FOCO". Ou seja, "Todos" ficam aguardando um "NOVO" (o mesmo) Aparelho com "mais" algumas Funções. E Vão se mantendo...

...Acho que é isso !!!

Escrito por Jeff em janeiro 19, 2009 01:44 PM

Tem muita gente criticando o que o sujeito disse, mas ele está absolutamente certo. É claro que o iPhone vai morrer. No entanto, ele mesmo disse que não sabe quando. Isso vocês esqueceram. Vamos prestar mais atenção à sua declaração. Ele disse que o iPhone vai morrer, mas não sabe dizer quando. Certíssimo! Ou vocês acham que daqui a 100 anos o iPhone ainda vai existir. Talvez em um museu, mas fora isso, o iPhone estará morto.
E ainda exagerei dizendo 100 anos. Pode ser 50 anos, ou 30, talvez 20 anos. Mas com certeza o iPhone vai morrer em algum momento...

Escrito por Rogério em janeiro 19, 2009 09:02 PM

Rogério, fala sério. Chega a ser hilário o seu comentário. Morrer por morrer todos nós vamos, inclusive a Palm e o WebOS. Ou eles vão durar pra sempre tb?

Por que nao dizer que o N95, 96, 97... e todos os demais smartphones similares ao iPhone não estão tb condenados. O Omnia terá vida longa, mas o iPhone vai morrer?!

Por que, essa é a questão, essa fixação no iPhone? Se tem dezenas de aparelhos similares e até melhores que ele em vários quesitos.

É a inveja da mídia naquilo que ela nao gostaria que tivesse sucesso, por motivos mercadológicos com certeza.

E esse negócio de que o futuro é Nuvem é a maior ilusão. Tema para outra entrevista da Bia. Taí minha sugestão Bia.

Escrito por Sérgio Camargo em janeiro 19, 2009 11:29 PM

Olha, o que me resta de tudo isso é saber se o iPhone vai sobreviver SEM O STEVE JOBS!
Eu concordo com o entrevistado quando ele diz que o iPhone não é o melhor do mercado, no fundo, e que a Apple é muito limitadora, mas tem o "fator cool" da Apple - e esse é o ponto da presença ou não do Steve Jobs!

Escrito por Fabiano Forte em janeiro 20, 2009 08:04 AM

Parabéns prá Bia que trouxe algo no minimo curioso prá servir de tema de debate.

Mas sobre a entrevista, fiquei muito intrigado com o Ricardo e suas colocações, ele parece não ter a minima noção que o comportamento dele como fanboy Palm põe muito em risco o negócio que administra, em vários momentos parecia que estava ouvindo não um desenvolvedor independente, mas sim o novo gerente de vendas Palm pro Brasil.

A posição de um líder de uma empresa deveria ser de alguém que tem os olhos voltados prá algumas direções que vislumbra interessantes pro negócio, mas com os pés bem apoiados no chão da realidade, não nessa bagunça de conjecturas e especulações sem pé nem cabeça, quem faz isso são os marketeiros de plantão que sempre falam demais, mas na prática pouco apitam, também não entendi o por quê de tanta inveja e rancor com a Apple? será que ele tem medo de sentir seu ego ferido se receber um carimbão vermelho na iTunes Store com seus aplicativos portados pro SDK do iPhone?

Mesmo assim pelo que entendo isso que ele esta se gabando agora de poder fazer com o Palm WebOS, ele já poderia estar fazendo há quase dois anos com uma base imensamente maior de aparelhos Simbian, iPhone, Android e eventualmente até WM, e até agora não fez por que será?

Talvez o Ricardo devesse falar menos e pensar mais um pouco de falar... ou talvez seja só isso mesmo que ele consiga fazer, barulho prá tentar atrair atenção pro negócio (estagnado) dele.

[]s

Gustavo


Escrito por Gustavo em janeiro 20, 2009 02:38 PM

Eu já ouvi muita besteira nessa vida, mas o Ricardo conseguiu superar tudo. Parabéns Ricardo!

Hoje em dia existem quantos modelos de celulares? Centenas? Milhares, talvez? E ele insiste em citar APENAS o iPhone como o aparelho que vai morrer por não ter um programa matador.

A Apple ainda vai aprimorar seu aparelho (assim espero), lançar novas versões, criar um sistema verdadeiro de push mail e criar programas melhores e mais produtivos do que os que existem hoje na app store. Não vai morrer, vai melhorar, adaptar-se e ditar moda, como a Apple sempre fez.

A Palm tem seus méritos e tem sua legião de fãs, mas com certeza é um smartphone que "saiu de moda". E quando eu digo isso, não quero dizer apenas por parte dos consumidores, mas estou falando também da parte principal dessa guerra de celulares, os DESENVOLVEDORES. Afinal, é melhor desenvolver um aplicativo para um celular que está vendendo relativamente bem e está sempre na mídia (iPhone), ou desenvolver algo para um aparelho que apenas os dinossauros geeks usam?

Um exemplo disso são os games do iPhone. Vc acessa a app store e tem diversos games, dos mais básicos aos mais elaborados, em 3D, que usam o acelerômetro e etc. Agora acessa o site da Handcase e dá uma olhada nos games. O que você vê? Games ULTRAPASSADOS como o próprio aparelho. Campo minado, labirinto, jogo da velha... Putz! Melhor que isso ó a descrição do jogo "Fivehand" que diz "...gráficos em alta definição". É rir pra não chorar.

Eu adoraria que a Palm lançasse um aparelho revolucionário, de verdade, afinal isso seria bom pra concorrência. Mas não é isso que está acontecendo, infelizmente.

E o que está morto, na minha opinião, é o site da Handcase. O que é aquilo? Uma homenagem aos sites dos anos 90?!

Sem mais...

Escrito por André em janeiro 20, 2009 04:25 PM

Caro Sérgio Camargo, que disse que meu comentário chega a ser hilário.

Claro que é. Chamei a atenção para o fato do entrevistado não saber dizer quando o iPhone morreria justamente para mostrar o quanto NÃO devemos levar em consideração a opinião do entrevistado.

Escrito por Rogério em janeiro 20, 2009 05:23 PM

Ricardo, por favor, pense e pesquise bastante antes de dar sua opinião sobre qualquer plataforma. Dizer que o iPhone vai morrer é hilário, no seu mundo não existe concorrência?

Não citar a Nokia e o Symbian OS como um forte concorrente também foi uma falha digamos que fatal na sua apresentação. A Nokia e o Symbian OS tem a maior presença de mercado no mundo.

Além disso a Nokia está anos luz à frente de todas as outras fabricantes e sistemas operacionais para dispositivos móveis, graças ao suporte ao Adobe Flash e o WebRuntime (Nokia WRT) e em breve com a publicação do código fonte do Symbian.

Como é possível dizer que o WebOS é um sistema para internet se nem ao menos suporta Flash em seu browser?

Boa sorte nos negócios e antes de qualquer grande passo pense em contratar uma consultoria especializada no assunto.

Abraço,
Felipe Andrade

Escrito por Felipe Andrade em janeiro 21, 2009 09:12 AM

Se era isso que Ele queria. Conseguiu !!! ...chamou a atenção, com uma polêmica, mas chamou !!!

Sempre que falam do iPhone. E sempre falam !!!
Digo que é a "arte" da Apple em "manter" o foco nos seus Lançamentos. Vejam "eles" são sempre Lançamentos !!!

A Apple vai sempre acrescentando, melhorando, adaptando...

O iPhone nada mais é do que o iPod, acrescentado, melhorado, adaptado (que seu própio criador disse que vai "morrer" (o iPod). Talvez a idéia tenha motivado o Ricardo).

O diferencial (e grande por sinal) é que a Apple a muitos anos desenvolve equipamentos e sistema operacional (Tem uma Plataforma MAC). E colocou a função "Telefone" numa grande evolução do seu iPod (sucesso garantido).

As outras nem tanto... ou pouco!
A Nokia é de Telefonia e comprou um Sistema Operacional a pouco tempo e está se adaptando...
Motorola, bem...não sabe o que quer (Sistema próprio, WM, Linux...).
A Sony para "entrar" na telefonia teve que se "unir" à Ericsson. E como Sansumg, LG...(sistemas próprios "para telefonia", WM, ...).
G1, Andróide... tem que evoluir.
A Palm tem equipamento, mas "parou" pois, seu Sistema Operacional não evoluiu conforme o mercado.

Quem tinha "Tudo" para "ganhar" este mercado ? Com um equipamento multimídia de Grande Sucesso (iPod) e uma Plataforma (Mac) já Forte no mercado ???

Escrito por jeff em janeiro 21, 2009 10:23 AM

Gente, tudo evolui, ou vcs acham q esse é o ÚLTIMO iPhone? É claro q não. O iPhone tem muito p evoluir e, c certeza ainda vai. Podem tentar superar ESSE modelo q está a venda agora, mas morrer????? Tão loucos???? Vcs acham q a plataforma do iPhone chegou ao limite???
Não......

Escrito por Xyvunky em janeiro 21, 2009 01:31 PM

é verdade....1 killer app o iphone não tem não...ele só tem mais de 15.000 onde vc pode ficar a vontade e escolher o seu killer app!ou oS seus (no meu caso);
vender um app a $0.99....não é boa coisa?experimenta fazer um app MUITO bom, voltado pro MUNDO inteiro...tipo como o Joel Comm (desenvolvedor do app iFart) que conseguiu ganhar 9mil dólares em 1 dia!!e olha que o app é..digamos inútil....e custava $0.99! ;)

Escrito por Marcela em janeiro 21, 2009 05:52 PM

Realmente o cara dá umas viajadas, acredito no Palm Pre, mas a não ser que a Palm tenha mudado muito ela pode colocar tudo a perder.
Quando penso no no Palm TX e no Treo, vejo que muito do Iphone já existia na mão da Palm, mas eles não tiveram visão, ou talvez tenha faltado talento, ou melhor, uma combinação de ambos.
Eu particularmente já não gostava do design dos Treos, odiei o Foleo e o Palm Centro foi uma piada, não tinha inovação. Agora com o PP há esperanças, na verdade nem parece que foi a Palm que fez, não tem a cara dela, acredito no produto, mas eles precisarão de boas parcerias para tudo funcionar bem.
Estamos discutindo isso na comundidade do Palm Pre no Orkut http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=80481837

Escrito por Ângelo Santos Alvarenga em janeiro 21, 2009 06:53 PM

Sempre fui um "Heavy user" do Palm OS; trabalho na area da saúde. Hoje tenho todos os programas que usava no Palm em meu iPodTouch. A superioridade dos aplicativos e do aparelho em relação aos Palms é indiscutível... realmente é comparar um fusca (Palm) com uma ferrari (iPhone)...

Em relação à App Store, só não desenvolve aplicativo pra iPhone quem é bobo (ou incompetente para tal tarefa). Tudo o que aparece por lá vende igual água! (peidos, lanternas, isqueiros). É um mercado que ninguém quer perder... Epocrates, Skyscape, iSilo e em breve Documents To Go já estão lá. Todos esses são desenvolvedores de peso, muito maiores que a pobre Hand(y)case...

Enquanto S. Balmer e outros aguardam a falência do iPhone muita gente segue ganhando grana e fazendo do iPhone OS uma plataforma mais ampla.

Escrito por Zoé em janeiro 22, 2009 12:50 PM

Como alguem escreveu aqui, ele o Ricardo, parecia o Balmer defendo sua empresa. O que se precisa entender é que existe 2 tipos de mercado. O corporativo e o não corporativo. No corporativo vai se ter Palm – por que os profissionais precisam ter acesso fácil a informações técnicas, assim como o confiáveis blackberrys. Porem este mercado corporativo é baseado na razão.

O outro mercado é no emocional, e este tem o maior público e dinheiro. Todo o adolescente de 9 a 19 anos quer ter um iphone. Por 2 Killer Apps dele, Web fácil navegação e o mais importante, acesso a mídia !!! Filme, música e jogos. Você que é velho e quer radio e tv... ;c )

O mercado que mais importa no mundo é adolescente. E quem esta no adolescente é o iphone. A nokia precisa mudar sua mentalidade para tentar sonhar em competir com ele.

No mercado corporativo competem LG com windows OS, Ipaq, NetBook, e Zumbi Palm e Blackberry....

No outro só tem a Apple...

se tem previsão de lucr

Escrito por Dandalo Gabrielli em janeiro 22, 2009 06:23 PM

Nooooooooooooooossa, o usuário vai mudar de operadora pq a mesma não fechou "contrato" c a Handcase?????????
Qual o aplicativo MATADOR da Handcase q vc usa???????

Escrito por Xyvunky em janeiro 23, 2009 03:10 PM

pessoal, o iphone na minha opinião não passa de um gadge de playboy.
Quem quer email sincronizado, email em tempo real, tem um blackberry, plano de dados ilimitados, sem preocupação com surpresas na conta telefonica, portanto resumo no seguinte:
produtividade e agilidade é blackberry, e olha que eu tenho um 8310 com gps e estou satisfeitissimo..........quantas vezes fiquei na rua perdido e lá estava meu google maps

Escrito por lima em janeiro 23, 2009 09:04 PM

Olá pessoal,
Muito esta se discutindo nesse caso, mas o que não se fala é que para a grande maioria dos usuários, a experiência de uso do UaiPhone é a melhor de todas....digo isso por possuir um Blackberry e, mesmo assim, ainda não abandonei meu velho Axim pq para gestão de tarefas o Pocket Informant em Windows Mobile é insuperável...além do mais, não vejo o push mail como uma graaaaande vantagem, são poucas as pessoas que realmente necessitam responder e-mails instantaneamente. mais de 90% dos profissionais produzem muito mais se reservarem um pequeno tempo certo para isso.
Acho que o mais importante a dizer é que cada aparelho tem um foco e proposta...e o que, na minha opinião, melhor atingiu isso foi o ihone do tio istive...

Abraço!!

Escrito por Jeferson em janeiro 23, 2009 10:05 PM

Acho que como citado acima, cada um o sistema que mais o agrada, conheco gente que adora o iphone, e a aparelho supri a sua nessecidade, no meu caso utilizo windows mobile, e com as ferramentas nativas do aparelho, ja consigo organizar minha vida. Depende muito de usuario a usuario.

Outro ponto é a canetinha, dizem que vai morrer outros dizem que não, acredito que vai demorar ainda para ela morrer, pois como no meu caso, utilizo muito o sistema de reconhecimento de escrita para escrever, pelo conforto, ainda que meu aparelho tem teclado QWERTY fisico, pois me agrada mais.

Quanto ao podcast, em certo ponto o entrevistado esta certo, migraremos quase todas as nossas informaçòes para a internet, mas enquanto os planos tornarem-se inacessiveis a maioria das pessoas, necessitaremos mais ainda do off para produzir

Escrito por lucineiy em janeiro 28, 2009 04:35 PM

O manezãooooo Iphone tem Push sim, além 5 mil programinhas para push na applestore .....

Escrito por Regis Coli em janeiro 28, 2009 05:21 PM

Sobre aqueles boatos de iphone nano, quem sabe sera verdade, o seidimobile apresentou um codigo que vem junto da ultima atualização do iphone 3g que indica um iphone v 2.1, sendo que o iphone 3g é considerado a v1.2. Quem sabe não é um iphone com teclado lateral deslizante, como o HTC Touch Pro

Escrito por lucineiy em janeiro 29, 2009 11:13 AM

Que venha mais um "Player" no Universo dos Smartphones... ...a Dell !!!!!

Aparelhos e Produtos sendo vendidos no Brasil... ...Tem que ter Total Suporte no País !!!

Escrito por Jeff em janeiro 30, 2009 04:02 PM

Firmware 2.2.1 do iPhone indica que um NOVO Modelo deve ser apresentado em breve pela Apple.

O próximo iPhone da Apple deve ser focado em jogos, numa tentativa de conquistar o mercado de consoles portáteis. Competindo com Nintendo DS e Sony PSP.
Esta notícia faz sentido devido a criação de uma área especial na AppStore para Jogos Premium que custariam US$ 19.99.

Escrito por Jeff em janeiro 30, 2009 04:11 PM

Tavez falar q "o iPhone vai morrer" seja um exagero, mas creio q o consumo vá diminuir. Como smartphone o iPhone deveria morrer sim, já q existem aparelhos muito melhores, tão charmosos quanto e mais confiáveis, porém ainda vai existir aqueles idiotas q compram o aparelho só pra aparecer em rodinhas e se tentarem se mostrarem, sendo q mal sabem q existem celulares muitos melhores q ele, e q o tal idiota disperdiçou dinheiro. Em outro lado o iPhone não vai morrer, q eh na parte q o Web OS peca, games. Todo gamer q já tenha usado um iPhone percebe imediatamente o potencial game q o aparelho tem, e a Apple talvez seja a unica empresa q tenha capacidade de bater a Nintendo nos video-games portáteis.

Escrito por Matches em fevereiro 3, 2009 11:56 AM

iPhone nunca vai cair. Só olhar para a linha iPod. Quantos players c/ mais memória, recursos e menor preço não apareceram, e o iPod continua vendendo?
A maioria dos produtos apple são items que são vendidos não só pelos recursos, mas pelo status, ou fanatismo pela marca.

É a mesma coisa de pensar, quem tem um Vertu, vai trocar de marca por conta de funcionalidade? Ou por outra marca que traga mais status?

Eu sou um Nokia fanboy, mas não posso deixar de admitir que enquanto a interface do Symbian não for refeita do zero pensando na usabilidade, ele não tem chance alguma contra os iPhone users.
Eu mesmo tenho um N95 8GB e queria um ipod Touch para ver vídeos, navegar na web, jogos dentre outros aplicativos interessantes.
A interface do Symbian S60, apesar de ter suas praticidades, é feia. Não é uniforme, cada aplicativo tem uma cara diferente.

O WebOS parece não ter esse problema, mas só quando for lançado vamos saber.
De qualquer forma, é um Palm, marca que faz diferença no meio corporativo, mas para usuários comuns, não tem peso algum contra o logo da Maçã.

Para derrubar a apple, tem q ser alguma marca com muito mais apelo no quesito status.

Escrito por A.Flammen em fevereiro 3, 2009 04:20 PM

Venda de aplicativos por US$1 - Como o leitor Sergio Camargo comentou, temos várias empresas de "gente grande" que estão colocando seus aplicativos a preços acessíveis na iTunes, e apesar do que foi dito pelo Garay isso é uma realidade! O que não sabemos é se esse modelo de negócio vai vingar, afinal o retorno é garantido pelo número de vendas, o que não chega a ser muito expressivo justamente pelo valor unitário, e pelo vínculo do programa com algum serviço ou funcionalidade que ai sim daria retorno financeiro ao desenvolvedor - vide IBM, Citrix, SAP e tantas outras que estão portando seu arsenal para a plataforma da Apple.

Morte do iPhone - pessoalmente, não apostaria na morte do iPhone, visto as vendas dos iPods - você tem no mercado inúmeros aparelhos MP3 com mais funcionalidades, como memória expansível, rádio FM, gravador de voz e tantas outras, mas mesmo assim o público do iPod é fiél pois ele faz o que se propõe de forma convincente e simplificada. Acredito que "buum" do iPhone passou, mas que ele deve continuar presente por um bom tempo, contando as as atualizações constantes do sr. Steve Jobs e dos desenvolvedores.

webOS - o que me deixou mais curioso foram os elogios e a aposta da Handcase no novo sistema da Palm. Se o iPhone vai morrer, conforme o prognóstico, qual o diferencial do webOS em relação ao Symbian ou ao Android para que ele reine e perdure? Symbian é uma plataforma estável e bem difundida no mercado; o Android é da Google, o que por si só garante um apoio grande dos usuários e desenvolvedores que confiam na marca (para quem interessar possa, I Love Google) além das promessas para o futuro dessa plataforma; ja o webOS não traz a compatibilidade com o legado da Palm, motivo pelo qual vários usuários se mantiveram fiéis a marca (não quiseram ou puderam perder os dados que ja carregavam a tempos nos seus antigos Palms), e apesar do marketing não mostrou nenhuma função matadora! Sendo assim, porque a Handcase não apostou nas plataformas que ja estão presentes no mercado?

Entrei a uma semana no mundo Symbian com um N95 8GB e estou acompanhando as novidades, como o N97 da Nokia quem entra no mercado no segundo semestre de 2009, mas aproveitando as comparações feitas no podcast digo que sinto falta de uma Symbian Store (ou Symbian Market) - o Symbian tem muitos sites espalhados pela internet, mas sinto falta de um que concentre os programas e novidades do Symbiam de forma simples, permitindo a avaliação dos usuários e o cadastro de novos programas.

Agora, comentando o que o Jesse (21/01 10:23AM) disse, falar que a Nokia está se adaptando a pouco tempo ao Symbian e dizer que a Apple tem tudo pra ganhar é phoda, mas "opinião é como apêndice, cada um tem a sua que não serve para nada". Quem tiver interesse pode pesquisar e ver que o Symbian foi criado em 1998 por um consórcio de empresas (Nokia, Siemens, Samsung, Ericsson, Sony e Panasonopen source a partir de então. O iPod, parente do iPhone, teve sua primeira encarnação em 2001, basta comparar as datas.

Abraço!

Escrito por Rogerio Buzelli em fevereiro 4, 2009 02:52 PM

Corrigindo a última parte do meu comentário que foi mal colada:

Quem tiver interesse pode pesquisar e ver que o Symbian foi criado em 1998 por um consórcio de empresas (Nokia, Siemens, Samsung, Ericsson, Sony e Panasonic), foi comprado pela Nokia em dezembro de 2008 e transformada em uma plataforma open source. O iPod, parente do iPhone, teve sua primeira encarnação em 2001, basta comparar as datas.

Escrito por Rogerio Buzelli em fevereiro 4, 2009 02:58 PM

Rogerio Buzelli,

Se lhe interessar. A samsung lançou um Loja Online de Symbian e Windows Mobile em http://applications.samsungmobile.com/

se interessar...

Uma dúvida!
Se o Symbian é tão bom ou Muito Bom ! ...porque as outras Grandes Marcas do Consórcio (Siemens, Samsung, Ericsson, Sony e Panasonic) venderam para a Nokia ?
...detalhe! ...a Samsung está usando Symbian nos seus recentes Aparelhos. E está "usando" Windows Mobile. Será por isso??? Sem estar "amarrada" ao Consórcio poderia usar livremente qualquer OS !!!

Escrito por Jeff em fevereiro 5, 2009 09:57 AM

Um CEO que trabalha com PALM hoje em dia é um cara extremamente otimista....

pois tenho um PALM TX (PDA) e pela segunda vez (agora fora da garantia) estou com problemas de defazagem de tela, e o meu palm comprei em uma loja de renome no Brasil, pagando todos os impostos direitinho e com o valor muito superior ao praticado no mercado "paralelo".

resultado para eu consertar e ter meu Palm com funcionamento correto por talvez mais um ano terei que desembolsar R$ 262,00 para o enviar novamente para manutenção.

entrei no site www.reclameaqui.com.br e pus na barra de pesquisa a palavra PALM, e vi a chuva de reclamações do CENTRO, e dos PDAs sobre a defazagem da tela....

portanto a Palm esta com os dias contatos mesmo...
e eu não compraria nenhum produto desta empresa nem se fosse de promoção de operadora de telefonia a preços simbólicos...

prefiro pagar mais caro por produtos que realmente funcionem...

quanto ao CEO que trabalha com o Palm OS, desejo muita sorte, mas se depender da concorrencia com os IPhone, certamente depois ele irá perceber como é a conduta da empresa anterior (Palm) e como é a da Apple... se ele não mudar ele vai perder o emprego...

Escrito por Fernando Jorge em fevereiro 5, 2009 07:49 PM

Olá! Queria dicas sobre o 'BlackBerry'!
Obrigada! :D

Escrito por Lara em fevereiro 5, 2009 11:02 PM

Jeff,
Valeu pela dica! Quanto ao Symbian, considero uma opção, não a melhor ou pior delas - afinal, o melhor é aquilo que te atende dentro das tuas possibilidades! Mas simplesmente falar que webOS veio para fazer a diferença é chover no molhado, ja que tem outros OS no mercado que podem ser bem explorados.

Vi a pouco uma notícia no Forum PCs, o anúncio da loja da Nokia: http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=250876
Pena que é só pra N97, vamos ver se isso se torna real! =)

Escrito por Rogerio Buzelli em fevereiro 16, 2009 09:31 PM

Gostaria de saber se 10% dos aplicativos desenvolvidos para webOS sendo freeware, será o suficiente para "disseminar" essa nova plataforma para novos usuárias, já que na minha opinião um dos motivos do "estouro" do Symbian, foi exatamente a pirataria e o grande número de freewares.

Escrito por Giuliano em fevereiro 18, 2009 11:05 PM

Ele tem razão, do ponto de vista de desenvolvedor não vale muito a pena desenvolver para Iphone, aplicativos tem que ser aprovados pela Apple, o aparelho é cheio de bloqueios e restrições, sem falar que a nível de recursos perde feio para muitos outros telefones, a inovação do Iphone é a tela, fora isso deixa muito a desejar e em breve muitos aparelhos terão telas semelhantes e esse diferencial vai sumir!

Fala sério, Iphone é puro modismo, moda passa e essa passará também... eu detesto a filosofia da apple, se compro um equipamento eu tenho o direito de usá-lo como quiser e essa série de restrições é um pé no s...co!

Escrito por MrShadow em fevereiro 21, 2009 10:05 AM

Olá Bia!

Conheço você e ao Garay virtualmente, então posso me dar ao direito de fazer comentários a respeito da entrevista. Como você pode se lembrar, tenho um blog sobre a plataforma Palm (www.masterpalm.blogspot.com). Porém, o blog foi descontinuado devido à inconstância da plataforma no mercado.

O Garay é um cara inteligente e um excelente CEO... numa Microsoft ou mesmo num Apple da vida, ele estaria já consagrado, parabéns pela entrevista!

Sobre o WebOS, no Brasil eu acho uma temeridade bárbara investir numa tecnologia onde o usuário se sentirá numa Lan House, tendo que pagar um plano de dados (que aqui ainda é abusivo ou simplesmente não atende) para usar seu mobile que, do contrário, servirá como um aparelho básico.

Sobre o iPhone morrer, o Garay viajou. Além do apelo de marketing monstro que o iPhone tem, a própria oferta de software e serviços é tentadora demais para que simplesmente se abandone a tecnologia. Morrer, não digo, já "morfar" eu aposto... Quem dos veteranos não lembram do Palm Pilot, o "paizão"de tudo o que acontece hoje na área de mobiles? Ele morreu? Não! Apenas evoluiu para o Palm Pre (mesmo depois de tropeços monstruosos como o Foleo). Um dia o iPhone que conhecemos será sim peça de museu, mas terá um sucessor no mercado certamente.

Outra coisa é que empresas concorrentes estão ficando boas até demais na área de smartphones. Se vc se lembra, eu era ferrenho defensor da Palm, mas hoje uso Windows Mobile 6.1 no meu mobile. Não deu para não acompanhar a tendência. Não optei pela RIM ou pela Apple porque perdi a cisma com o WM. Como todo sistema operacional mobile, tem uma ou outra pedreira para destrinchar, mas uma vez que o equipamento esteja "azeitado", roda que é uma maravilha! Minha atual opção é o novo Moto Q11.

Bom, desvirtuei um pouco do tema. Para fechar, não acredito que o Palm Pre vai vingar com essa filosofia. Parece que enterraram uma cabeça de bode no terreno da Palm Inc, pq desde o Treo 650 (que vemos rodando até hoje por aí) nada mais emplacou. Porém, gostar de Palm é o mesmo que gostar do Corinthians... vc toma umas decepções, mas continua amando. Eu estou na minha fase de decepção, mas desejo todo sucesso do mundo para a plataforma!

Parabéns pelo podcast 80!

Cesar

Escrito por Cesar Scavone em fevereiro 22, 2009 11:40 PM

Para todos os leitores do GSF:
O site GSF está passando por reformas que incluem mudança de design e layout. Isso irá facilitar o acesso e a iteratividade dos leitores.
Peço a paciência e a gentileza a todos os leitores que acompanham esse blog que aguardem tais mudanças.
Desde já agradeço,
sem mais,
Moderador GSF

Escrito por Moderador GSF em março 5, 2009 08:43 AM

As inovações tecnológicas no campo da informática estão constantemente em atualização. O webOS é só mais um dos muitos equipamentos. Mentalidade

Escrito por MENTALIDADE em março 6, 2009 06:00 PM

O iPhone tem um programa matador. Se chama iPod + iTunes. Se o iPod vende o que vende, imagina o a hecatombe que teria que ocorrer pra que o iPhone morresse... entrevista muito boa! Posições extremamente tendenciosas. Alguém ficou muito bravo de não ter liberdade total com a Apple.

Escrito por Raphael em março 10, 2009 07:30 PM

aconteceu algo? o site está sem atualizações desde janeiro...

Escrito por Josué Jr. em março 12, 2009 08:33 PM

O que houve? A Bia fechou o blog?

Escrito por Peter em março 13, 2009 05:51 PM

Acabou. Ela deve ter se desanimado de ficar postando, o que dá um trabalhão danado, se considerarmos os feedbacks que precisa dar aos leitores.

Escrito por lobon em março 14, 2009 01:21 PM

A Bia está atualizando o site e isso leva tempo. Tenho moderado algumas mensagens de constante desagrado e palavras de baixo calão no site. Frases ofensivas, desnecessárias. Acho normal reclamar, criticar, deixar suas posições, insatisfações, mas quem deixa palavras de baixo calão vai ser moderado. Aceito reclamações diversas, mas não deixem sujeira na casa alheia. Sujeira será moderada e vai para o junk messages!
Expressar-se é um direito de todos, mas entrar na casa alheia e faltar com educação é desrespeito.
Aproveito para agradecer aqueles que usam o espaço para debater idëias, reclamar da ausência de posts de maneira educada etc. Para essas pessoas vale a pena atualizar o site.
obrigado,
Moderador

Escrito por Moderador-gsf em março 15, 2009 01:02 PM

É, ta difícil mesmo, podia pelo menos colocar uma plaquinha dizendo prazo pra q o blog seja atualizado né? Eu entro todo dia e dou de cara com o mesmo post de dois meses atrás... Se tivesse uma estimativa de prazo pelo menos eu gastaria meu tempo em outros blogs.

Escrito por Artur em março 16, 2009 02:55 PM

A bia fechou o site msm, acho q isso ai eh so enrrolaçao.
O pior é a falta de respeito ao falar no fim do podcast que ir postar 2 podcast sobre netbook e que seria na semana que vem... Ja faz + de 2 meses isso....
Se ñ deu pra postar, coloca um aviso no site...

Escrito por Giovanni em março 16, 2009 09:16 PM

A Bia precisa fazer uns cursos sobre gerenciamento de tempo. :)

Escrito por alberto em março 17, 2009 04:42 AM

A Bia precisa fazer uns cursos sobre gerenciamento de tempo. :) (2)
E ela ainda fala que é usuária daqueles GTD....imagina se não fosse....hilário...

Escrito por Lex em março 18, 2009 09:35 AM

gente adicionem ela no twitter!!! vão até cansar de ler as coisas dela. Hj mesmo ela tá com a corda toda!

Escrito por gabi em março 18, 2009 10:15 AM

Ficaram sabendo da "atualização" do iPhone.
Versão do SO para 3.0 com:
MMS
copiar e colar
Bluetooth estéreo
Digitação de textos na Horizontal
Função de busca no próprio aparelho (spotlight)
Novo Gravador de Voz (chamado Voice Memos)
Novo Kit SDK
...

A Apple fazendo "Lançamentos" de um mesmo e único Aparelho.
Aos poucos... ...

Escrito por jeff em março 18, 2009 10:38 AM

sinceramente acho que o site deveria fechar.
além de uma falta de respeito com os leitores, é um ofensa com todos nós.

se algo aconteceu..... informem e comuniquem, mesmo que for pra que nós, leitores, tenhamos apenas uma luz no fim do túnel.

do contrário, retirem do ar esse blog. e não nos façam de palhaços.

Escrito por dave em março 19, 2009 05:25 PM

Amigo moderador, existe alguma estimativa de tempo para a atualização do site? Eu acompanho a Bia há muito tempo e nunca me arrependi, pelo contrário, sempre curti as dicas do GSF e pelo visto, não estou sozinho.

Não nos deixe sem resposta!

Abraços e um grande beijo na Bia.

Escrito por Moshe Dayan em março 21, 2009 01:47 PM

Olá, interessante que vc é toda ligada em tecnologia e tal, mas não consegui achar o endereço de um e-mail seu sequer para contato, estranho isso, mas tudo bem. Vou fazer minha pergunta por aqui mesmo então.

Vamos lá, vi uma foto sua usando uma daquelas canetas-scanner, estou precisando de uma, vc teria alguma indicação a fazer, não entendo nada disso.

Obrigado pela atenção.

Escrito por Edgard em março 21, 2009 05:51 PM

Olá, interessante que vc é toda ligada em tecnologia e tal, mas não consegui achar o endereço de um e-mail seu sequer para contato, estranho isso, mas tudo bem. Vou fazer minha pergunta por aqui mesmo então.

Vamos lá, vi uma foto sua usando uma daquelas canetas-scanner, estou precisando de uma, vc teria alguma indicação a fazer, não entendo nada disso.

Obrigado pela atenção.

Escrito por Edgard em março 21, 2009 05:51 PM

Achei seu e-mail.

Desconsidere msg anterior...rsss

Escrito por Edgard em março 21, 2009 05:52 PM

Já vi que nêgo vai ficar mandando spam para a Bi@....

Escrito por eu mesmo em março 21, 2009 10:16 PM

CLARO 3G não funcicona! Não comprem!

Escrito por anonimo revoltado em março 23, 2009 04:48 AM

Olha pessoal eu sou fã assíduo do blog da Bia e sempre fiz propaganda no "boca-a-boca", mas não sou nem um pouco fã dessa "twittermania". Não criei conta nesse serviço e nem vou criar. A Bia que me desculpe mas não vou acompanhá-la via twitter não. Torço pelo retorno do blog.

Escrito por Jones José Domingues da Silva em março 23, 2009 09:35 PM

Tenho o mesmo pensamento do amigo. Sempre acompanhei a Bia pelo Blog, mas não sou da twittermania, torço por seu retorno, porém confesso que estou triste pela falta de consideração com essa turma que acompanha seu trabalho a tempo e não sabe o que anda acontecendo. Abraços.

Escrito por Wlaudson Brito em março 23, 2009 10:57 PM

O iPhone vai morrer.
É sério.

Escrito por Daniel em março 24, 2009 05:40 AM

Não sou contra o uso do twitter.

Mas, acho que "acompanhar" pelo twitter "algo" MUITO pessoal. Tipo, um bate-papo informal.
Não para "algo" tipo Informação e/ou troca de experiências.

O Twitter é como o seu próprio slogan. Para saber o que a pessoa está fazendo.

E pelo que vejo a maioria, aqui, não que "saber" o que a Bia está fazendo. Quer uma troca de experiências, informações e orientações não só dela mas, de quem frenquenta o Blog.

Escrito por Jeff em março 24, 2009 11:58 AM

Olá pessoal, viram os lançamentos da Acer o Dual Sim DX900 e o M900 e F900 que vieram para competir com o iPhone e com o HTC Touch HD. Vi no www.mobiloides.com que eles vão fazer um review desses aparelhos, vale a pena acompanhar.

Escrito por Igor em março 24, 2009 02:13 PM

Concordo, o twitter não substitui um blog, é algo mais pessoal.
Não assino o twitter da bia e nem pretendo.

Escrito por Lex em março 24, 2009 11:00 PM

Kd as atualizações do blog???

Escrito por Bruna Pazinato em março 26, 2009 03:04 PM

Bia?
cade vc?

Escrito por MarcosPP em março 27, 2009 09:41 AM

Pessoal, a garotasemfio está voltando, com muitas novidades e artigos interessantíssimos. Quero agradecer a todos que continuaram firmes aqui no blog.
Moderador

Escrito por Moderador Gsf em março 27, 2009 12:49 PM

Olá pessoal,
Gostaria de pedir um favor aos leitores do blog. Para preservar a boa conduta das mensagens, por favor, não postem mensagens com letras maíusculas, algo deselegante na internet. Textos em maiúsculas é como se o leitor estivesse gritando. Vale destacar palavras em maiúsculas, no intuito de ressaltar um assunto, mas não o texto todo!!!!

grato,
Moderador

Escrito por Moderador Gsf em março 27, 2009 12:54 PM

Interessante ver como alguns comentários dão a entender que é uma obrigação da Bia atualizar esse blog. Seja lá qual for o problema dela acredito que se ela resolver fechar o blog sem avisar ninguém, ela tem todo direito de fazer isso!! Falta de respeito? Por favor, chega a ser cômico ler comentários como esses. Espero muito que o blog volte com as atualizações, mas não por obrigação e sim pela vontade de nossa querida Bia!

Escrito por carlson em março 30, 2009 08:27 PM

Olá a todos,

realmente a Bia está ausente a um bom tempo, para quem vinha atualizando o blog com regularidade. No entanto, alguns comentários tem sido feitos, avisando que o motivo principal da não atualização do blog é a migração do blog atual para um nova plataforma.
No entanto, acho válido os comentários e reclamações dos leitores que falam da ausência de posts, sinal realmente que a gsf está fazendo falta aqui.
O twitter jamais substituirá o blog mas pra quem quer ter uma palhinha dos projetos da gsf, dá uma conferida no twitter dela:
garotasemfio

obrigado a todos,
Moderador

Escrito por Moderador GSF em abril 1, 2009 01:28 PM

Para ser sincero, eu acho que a Bia não entende nada de tecnologia, até pela formação dela é odontologia e jornalismo, não estou ofendendo só falando a verdade. Acho que como tem pouco conteúdo os reviews que ela faz e o charme do marketing garota sem fio, fazem a diferença, mas tecnicamente não agrega muito. Se fechar o blog, paciencia.

Escrito por blackjk em abril 1, 2009 07:29 PM

A idéia de utilizar webapps em aparelhos celulares foi a estrategia inicial da apple no Iphone (1 geração) e não funcionou. A apple teve de correr atrás do prejuízo e criou a app store e divulgou o SDK para os desenvolvedores fazerem programas. Se ela tivesse insistido nos webapps, nem mesmo todo alvoroço inicial do iphone teria mantido os usuários dela, pois sem aplicações nunhuma plataforma se sustenta.

Escrito por Edivaldo em abril 3, 2009 11:45 AM

Bom pessoal....será que alguem antes de reclamar pensou no óbvio??
Ao invés de deixar reclamacoes aqui no Blog e ser respondido pelo "MODERADOR" alguem ja pensou em escrever um email diretamente para a Bia perguntando o que aconteceu? Pois bem .. a mais de 1 mes atraz eu escrevi e fui prontamente respondido...e olha .. ela divulga o email dela em todos os PodCasts que ela publica...será que vcs nunca ouviram ?? Nunca prestaram a atencao ?? Bom ..se alguem nao tinha ai vai o email dela ... escrevam que ela responde : bia@garotasemfio.com.br
Facil neh .....melhor do que ficar fazendo birrinha no comments do post de 3 meses atraz rsrsrsrs ...

Escrito por kaka em abril 6, 2009 10:41 AM

Infelizmente por razões óbvias... ...o que estavam postando era um monte de besteiras , como você não se apresentou Oficialmente como moderador do bloq. Achei ser mais um "fake". Nunca desrespeitei alguém aqui no Blog. E o máximo de deselegante que "fiz" foi escrever "muito" em maiúscula, como a Kaka o fez com a palavra "moderador". Se mereço ser moderado e/ou ir para "junk messages" cabe a vocês. Acompanhei por muito tempo este Bloq. E se não sou bem vindo...
...this is my last post !!!

Escrito por Jeff em abril 6, 2009 02:49 PM

Olá Jeff, olá a todos,
não sei se já participou de outros grupos de discussão, mas moderação é algo necessário onde começa-se a travar briguinhas e discussões sem sentido, comentários maldosos etc. Uma vez, que fui atacado como moderador, uma vez que realmente tive que moderar textos inteiros com letras maiúsculas de alguns usuários, eu estou aqui para tentar manter a ordem, em um site muito visitado.
O meu único intuito aqui é obter respeito e moderar sim as mensagens que talvez sejam menos críticas e um pouco maldosas. Não sei se foi o seu caso. Não guardo nomes, emails. Sinta-se a vontade para voltar quando quizer.
Como eu mesmo divulguei, acompanhem a Bia pelo twitter garotasemfio e sintam-se a vontade para escrever para o bia@garotasemfio.com.br

Moderador.

Escrito por Moderador GSF em abril 6, 2009 09:06 PM

olá caros amigos entendo que a bia possa estar com problemas mais ao menos ela deveria postar ela mesmo algo nos explicando sinceramente eu sempre gostei dos reviews e tudo mais, só q de uns tempos pra ca o blog esta meio desleichado, totalmente sem atualizações regulares acho q de fazer atualizações semanais a bia so fazia a cerca de um ano atras(me corrigam se eu estiver errado mais acho q é isso) estou muito desapontado com tudo isso a bia tinha a ainda tem muito prestigio nessa area era bem melhor se ela soubesse aproveitar isso fazendo mais é mais reviews no mais... se ela não atualizar mais se for possivel peço que os caros amigos me passem dicas de outros blogs sobre tecnologia movel que eh um dos meus hobbies bjos a todos i espero uma resposta da bia aqui se possivel...

Escrito por JB em abril 8, 2009 02:13 PM

Bia foi abdusida por isso tenham pasciencia para esperar o retorno dela!

Escrito por Marcio em abril 11, 2009 10:22 AM

A Palm tem uma legião de fãs. Acredito que será um sucesso este novo SO.
Sobre o Iphone, é um bom aparelho apenas para se gabar com os colegas, mostrar como se pode gastar tanto por um produto que ofereça tão pouco e comprado por quem, na realidade, não entendi nada de smarts.
JB, tem estes também
http://allgsm.blogspot.com/
http://nokiabr.blogspot.com/
http://www.rodrigostoledo.com/

Escrito por Eduardo em abril 13, 2009 05:12 PM

aniverário de 3 meses sem atualização :(

Escrito por gabi em abril 15, 2009 10:49 AM

É uma pena que o WebOS tenha de ser pago...

Gostariamos de ser seu parceiro! Aceita formar uma parceria com o Webhoney? Seu blog é mil! Beijos!

Escrito por Webhoney em abril 15, 2009 09:48 PM

Sou leitor deste blog há bastante tempo, sou admirador da Bia, principalmente por ela não ser da área de TI e graças a isso conseguir passar aos outros a informação de maneira mais acessível. Já rasquei a seda, agora vamos espalhar o féu. Bia você está vacilando. Basta um post seu. não precisa explicar nada, apenas dizer que precisa dar um tempo ou qualquer coisa que você possa dizer. Não dizer nada é o seu grande erro. Sou grande fã seu e aguardo o seu retorno.
Ricardo

Escrito por Ricardo Barboza em abril 17, 2009 07:06 PM

"aniverário de 3 meses sem atualização :("

concordo... vc vai nos abandonar????

Escrito por Rodrigo em abril 19, 2009 10:38 PM

Muito bacana este blog.

Escrito por Com lincença senhora... em abril 22, 2009 07:26 PM

Puxa vida, Bia! Volte logo! Faz falta! Também escrevo sobre smartphones, mas você é a pessoa soberana nisso...

Escrito por GLAUCO em abril 23, 2009 05:33 AM

Oi bia

Kd as atualizações e os pós casta
Sabemos que falta de tempo...
Mas estamos esperando novas atualizações

Valew

Escrito por Fábio Devai em abril 23, 2009 10:54 PM

Este blog já foi muito bom, hoje... que pena.

Escrito por Durval Ferreira em abril 24, 2009 07:39 PM

"Nota do moderador: seu comentário vai ficar no ar, pois não se trata de uma ofensa e sim de um crítica! segue abaixo:"


É, mais um dia, após meeeses, de entrar aqui e não ver nem um "ME desculpe, não vou mais atualizar o blog" da bia...
E é por isso que eu NUNCA MAIS vou entrar aqui. Nem pra ver se o moderador deixou meu comentário ir ao ar. É uma total falta de respeito, se eu quiser acompanhar a vida de Bia kunze, eu ia no Twiter! Eu quero é um blog de tecnologia, como ja arranjei vários outros. É uma pena não ter consideração por seus leitores e postar nem q seja uma nota. Enfim... ADEUS.

Escrito por Artur Carneiro em maio 3, 2009 02:35 AM

Gente, entrei em contato com a Bia através do email e creio que a garota-sem-fio deve estar postando em breve...

Aí vai a dica: Antes de saírem, tentem falar com ela por email, ela responde mesmo. E tenho certeza que ela esclareceria!

De qualquer forma, concordo que a falta de notas explicativas em minha opinião foi (e é...) um erro . Mas isso não quer dizer que, no meu caso, tomaria a atitude de "Ame-a ou deixe-a". Gosto muito do estilo de redação da Bia e, no máximo, só posso torcer que ela volte o mais rápido possível.

Abs a todos.

Escrito por Albert em maio 5, 2009 02:39 PM

Nota do moderador: não estamos bloqueando, apenas tirando do ar comentários ofensivos como o que você postou abaixo. E comentários escritos todas em letras maíusculas também como o que vocë postou também.

Estão bloqueando os posts agora é?

Escrito por Jones José Domingues da Silva em maio 8, 2009 10:54 PM

Nossa, quanta teia de aranha nesse blog. Última atualização em janeiro?

Escrito por Andre em maio 11, 2009 01:55 PM

Bia! Cadê você? Entro todo dia no google readers esperando uma nota sua! Era muito bacana voltar pra casa ouvindo suas observações e dicas sobre tecnologia! Por sinal o bom, e já velho, E61 resiste! Chego em casa e ele se conecta a rede wifi, lá na primeira entrada PodSemFio! Sinceramente espero que esteja tudo em ordem na sua vida! E que você volte logo!

Abraço

Escrito por Felipe Freitas em maio 14, 2009 12:15 AM

Gente, que drama!
A Bia está mais disponível do que nunca.
E só acompanhar o Twitter da nossa garota sem fio.
Pra quem não sabe, eu conto: Ela está em meio a vários bate-voltas entre SP. Ctba... e por ae vai. Vários compromissos.
A vida dela está bem agitada, mas vira e mexe ela faz um comentário sobre tecnologia. É bacana de acompanhar. =)
Aqui a coisa é mais completa e tals.
Confesso que faz muita falta ler algo mais elaborado por ela. Mas sinceramente... Com tanta coisa pra fazer, quem é que tem tempo disponível pra sentar e preparar pauta de blog?
=/
Sejam um pouco mais compreensíveis e menos autoritários.
Escrevam pra Bia, além dela responder, ela é um amor de simpática.

Abraços para todos!!
Dan

Escrito por Daniel em maio 16, 2009 04:15 PM

Twitter e blog são canais de comunicação diferentes. Eu não acompanho twitter e nem pretendo. Gosto do blog dela e lamentarei se for o seu fim.

Escrito por Rogério em maio 17, 2009 12:44 AM

Pessoal, enquanto a nossa querida garota segue ocupada...
Abaixo o endereço de outro blog muito legal sobre tecnologias sem fio:

http://www.vivasemfio.com

Vale a pena visitá-lo!
Os artigos são bem elaborados e, o mais importante, bem escritos!
Um abraço a todos e VOLTA LOGO BIA...

Escrito por Lucas em maio 20, 2009 11:13 AM

Nota do moderador: a Bi estará de blog novo em breve. Acompanhe ela no twitter: www.twitter.com/garotasemfio

Bia, cade vc? Estamos abandonados...

Escrito por Kojiman em maio 29, 2009 02:25 PM

Nunca ouvi tanta bobagem. Iphone morrer???

Escrito por Agência Dizz em junho 14, 2009 02:30 PM

Sinceramente, apesar de algumas coisas estranhas pessoalmente eu não duvido de nada.

Escrito por Jota Fagner em junho 20, 2009 05:38 PM

Escrito por Jota Fagner em junho 20, 2009 05:42 PM

Muito bom seu blog.

Escrito por Marcelo em junho 27, 2009 02:19 PM

depois que apinta casa, larga os blog de mão. fato.

Escrito por ANDRE em julho 1, 2009 11:18 AM

Não entendo esse lance de falta de tempo e tal... Se o lance é vida sem fio, cria um post durante o voo, e posta da sala de embarque do próximo vôo... Complicado isso ?

Escrito por Thiago em julho 1, 2009 03:07 PM

Vai ver que ela não é tão sem fio assim.

Escrito por eu em julho 15, 2009 12:29 AM

eu acho que foi este blog é que morreu

Escrito por Trish em julho 15, 2009 01:59 PM

Boa noite a todos,
venho aqui divulgar meu recém-criado blog com dicas de programas médicos para o iphone:

www.iphonemedicina.com.br

Um abraço

Escrito por Guilherme Aquino em julho 30, 2009 02:08 AM

Olha essa website vai sair sim, mas vai ficar tao bom tao bom, porque demorar 7 meses aff tem que ficar bom mesmo

Escrito por Fabio em agosto 1, 2009 09:18 PM

É uma pena esse blog ter morrido.
Hj é a última vez que entro aqui para ver se tem atualização.
O que será que fez a Bia desgostar de postar? Casamento? Filhos?
Nem por isso as meninas do Monacast deixam de postar.
Boa sorte na sua nova vida, Bia.

Escrito por Duffman em agosto 2, 2009 10:25 PM

Muito legal esse post!

Escrito por consultoria em agosto 3, 2009 04:59 PM

Nota do moderador: o blog dela está em manutenção e deve voltar com força total em breve. Aguarde.
obrigado,
Moderador


Estranho é que ela nem aparece para dar uma desculpa qualquer. Para quem nos cativou com seus comentários e dicas sempre inteligentes, é um pecado deixar este espaço literalmente largado. Pena, pois aprendi muita coisa aqui nos bons tempos.

Escrito por Durval Ferreira em agosto 8, 2009 08:43 AM

Iphone....morrer?.....aguardem....

Escrito por Claudio em agosto 14, 2009 10:38 PM

Pessoal,

A Bia não morreu, o site não morreu. Ela está preparando uma super surpresa para todos nós. Aguardem!!!

Escrito por Fabio Anselmo em agosto 20, 2009 09:51 AM