agosto 06, 2008

Musicphones nas classes C e D

Engraçado usar somente os iPods como referência na hora de se falar em tocadores de MP3. O que grande maioria das pessoas quer mesmo é convergência, por isso os celulares com MP3 são tão procurados atualmente. Enquanto a Apple levou 5 anos para vender 100 milhões de iPods, a Nokia vendeu, somente no ano passado, 80 milhões de celulares com MP3.

Não sei se o iPod vai morrer em prol do iPhone. Mais do que beleza e interface amigável, o que atrai mesmo no telefone-tocador da Apple é a convergência. Mas continua elitista. Não são somente as classes mais privilegiadas, com computador próprio e banda larga em casa, que querem celulares musicais.

Estou na fase de pesquisa para o meu futuro livro sobre mobilidade e inclusão social, e o assunto música com certeza merecerá um capítulo próprio. Tenho observado de perto o comportamento dos jovens de classes C e D e me surpreendendo com os resultados. Além disso, pesquisei alguns números a partir de uma pesquisa feita pela empresa TNS, especializada em estudo de mercado, para corroborar o que tenho observado.

Os MP3 "genéricos" são relativamente populares, mas não são mais objeto de desejo desses jovens. O que eles querem agora são celulares com MP3. E não é só pela convergência ou preço cada vez menor. O que eles querem mesmo é baixar músicas! Com os MP3 genéricos, isso só era possível trocando e ripando CDs entre amigos. Com os celulares convergentes, baixa-se e ouve-se o que quiser quase instantaneamente.

No mundo do MP3, derruba-se em definitivo o conceito que pirataria está ligada às classes mais baixas. Enquanto jovens mais abastados podem baixar toneladas de músicas pela conexão rápida de suas casas (muitas vezes por redes P2P, sem pagar nada por elas), os jovens de classes C e D baixam bem menos músicas, mas pagam pela maioria delas, através dos serviços disponíveis pelas operadoras nos próprios aparelhos.

É fácil constatar o porquê: segundo a TNS, hoje no Brasil temos 26 milhões de celulares com MP3 *e* acesso à web. Porém, o número de PCs com banda larga gira em torno de apenas 9 milhões. E 40% desses celulares musicalmente conectados pertencem às classes C e D, que, por sua vez, são quase em sua totalidade pré-pagos.

Para resumir: quem mais compra música digital hoje são os jovens das classes C e D, através dos celulares, pelas redes de suas operadoras. Muitos não têm banda larga (às vezes, nem mesmo PC) em casa. E como não é preciso ter cartão de crédito para tal, o acesso fica ainda mais fácil - com uma recarga de R$ 30, dá para comprar mais de 50 músicas.

Os celulares que já vêm com músicas também vendem muito. A primeira iniciativa foi com a Sony Ericsson, há 2 anos, com o primeiro celular que vinha com um álbum completo da Ivete Sangalo, o W200, em exclusividade pela Vivo. Vendeu horrores. Logo depois, outras operadoras e fabricantes passaram a fazer o mesmo. O modelo que vinha com um álbum do Skank e mais 2 faixas extras exclusivas para o celular também fez história. Pelo ranking das operadoras, nota-se que os campeões de download são artistas populares, como Ivete Sangalo, McCréu, Fergie, Exaltasamba e Victor e Leo. A onipresente Ivete vende qualquer coisa, no mundo real e no mundo virtual. Mas só ela conseguiu a proeza de bater os 50.000 downloads da música Berimbau Metalizado, responsável pelo 1o "disco de ouro digital" da América Latina.

Se a indústria fonográfica quiser se salvar, precisará prestar mais atenção nesse fenômeno de consumo vindo das classes mais baixas. Mas é bom que saibam que os mais abonados também querem pagar pela música que consomem. Há anos, pelo menos meia dúzia de pessoas vêm semanalmente me perguntar como criar conta na iTunes store. Mas acabam recorrendo a formas "alternativas" por falta de opções tão descomplicadas quanto a dupla iPod + iTunes. Ou quanto o MP3 baixado em celulares...

Nokia XPressMusic 5310 e 5610 (foto acima)

Aproveitndo para fazer um comentário: a Nokia enfim acertou a mão em sua linha de celulares musicais. Tanto o 5310 como o 5610 têm excelentes players, as teclas dedicadas para música são eficientes, a bateria tem fôlego de sobra e o design é show - algo que o último 5200 ficou devendo. Sem contar que finalmente resolveram usar plugue padrão para fones de ouvido - ainda bem, pois o fone que o acompanha continua fraquinho. Mas não é a toa que ambos estão fazendo enorme sucesso: além de tudo, possuem o melhor custo-benefício hoje em sua categoria.

Pesquise preços de: Nokia XpressMusic 5310, Nokia XpressMusic 5610, SonyEricsson Walkman

postado via 3G

escrito por Bia Kunze em Celular às 10:13 PM | Comentários (36) | Citações

fevereiro 11, 2008

Mais lançamentos na MWC 2008


HTC P3470

Está explicado porque a CES foi tão mixuruca em novos smartphones. Todo mundo guardou as novidades para o Mobile World Congress!

- Além do primeiro Sony Ericsson rodando Windows Mobile, o XPERIA X1 do post anterior, surgem na área mais 6 modelos. Dois deles, o C702 e o C902, seguem o estilo Cybershot de celulares fotográficos. A diferença é que agora eles vêm com Symbian UIQ. Mas pelo visto, eles ficaram na sombra do XPERIA mesmo, que está ganhando toda a atenção da mídia.

- O XPERIA tem sido chamado por aí de competidor do iPhone. Mas será o Benedito? Agora todo aparelho com tela grande sensível ao toque e sem teclado "é para competir com o iPhone"? Hello! Ninguém mais lembra do Palm Pilot e de todos os outros inúmeros Palms que vieram depois?

- Upgrade na linha Advantage da HTC (foto acima): o novo modelo X7510 agora vem com 16GB de memória flash. Para quem gosta dos Advantage, vale lembrar que o modelo X7501 será vendido aqui pela HTC Brasil. Só data não temos ainda.

- Já que falamos de UMPCs da HTC, o HTC Shift finalmente saiu. Por 1119 euros (ai!). Muito se falou nesse aparelho, que nem sei bem classificar se seria um UMPC ou mini-notebook mesmo. Bem, depois de quase 1 ano de especulações em cima do lançamento, será que ele já não nasceu defasado?

- GPS em smartphones vieram para ficar mesmo! Outro lançamento da HTC, o P3470 (sem codinome amigável por enquanto), é um Windows Mobile Professional que vem com GPS embutido, mas própria a fabricante o classifica de entry-level. Faz sentido, pois não tem 3G nem wi-fi. Mas tem GPS. Quem diria, heim?

- Os lançamentos da Motorola são tão ridículos que os rumores de que ela pararia de fabricar celulares agora soam verdadeiros para mim. Será que a Motorola vai mesmo jogar a toalha?

Tem lançamentos da Nokia também. Daqui a pouco eu volto para comentá-los.

Pesquise preços de: HTC Advantage, smartphones com GPS, Sony Ericsson

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Smartphone às 02:18 PM | Comentários (15) | Citações

novembro 17, 2007

Aparelhos para o 3G da Claro

Apesar do feriadão, o pessoal não me poupou e encheu meu inbox pedindo dicas de aparelhos que funcionem com a rede 3G recém-inaugurada da Claro. Assim, decidi escrever esse post para sanar algumas dúvidas básicas e esclarecer alguns detalhes técnicos, antes que a galera saia comprando aparelhos a torto e a direito por aí...

E, em primeira mão e exclusivo para os leitores do GSF, os novíssimos smartphones da Nokia e da HTC prontos para 3G que estarão à venda no Brasil em breve.

Para começo de conversa, a nova rede de terceira geração da Claro é do tipo WCDMA 850 MHz (nada a ver com CDMA, por favor!) Se você já tem um aparelho GSM compatível com 3G, consulte o manual dele (ou o site da fabricante) para saber se ele suporta essa banda.

Um detalhe técnico: 800 e 850 MHz na verdade são a mesma banda de frequência, mas o GSM 850 não é compativel com o GSM 900 usado na Europa e na Ásia, apesar da diferença numérica pequena. Portanto, um aparelho que tem apenas 850 não pode operar numa rede de 900, e vice-versa.

Se você já tem um celular ou smartphone GSM compatível com 3G, mas que não suporta 850 MHz, vá com calma, isso não significa que seja preciso trocá-lo! A frequência de 2100 MHz é bem mais comum e é justamente a banda que ainda está para ser leiloada pela Anatel. É difícil dizer quando será esse leilão, uma vez que eles vivem sendo adiados. Mas em princípio, está marcado para o dia 18 de dezembro.


Aparelhos 3G

Eu, pessoalmente, pretendo esperar novos aparelhos e leilões. Até porque em São Paulo o 3G só deve chegar em dezembro, e em Curitiba, sabe Deus. Mas como o fim de ano está aí, vou antecipar algumas dicas: se você quer aproveitar seu 13º e o Natal para importar um aparelho, ou para aproveitar a baixa do dólar ou porque vai viajar, tente pegar um que suporte tanto 850 quanto 2100 MHz. Na prática, você terá mais opções de operadoras, uma vez que TIM, Vivo, Oi, entre outras, já estão na corrida para o 3G também.

Se você pretende trazer um smartphone de fora, e gosta de Windows Mobile, considere o HTC TyTN II, o melhor e mais completo modelo dessa plataforma atualmente. Lembrando que esse é o nome europeu, nos EUA ele é vendido como HTC Tilt 8925. Sendo quadri-band, suporta tanto redes de 850 quanto 2100 MHz.

Para quem gosta de Symbian, a melhor opção continua sendo o Nokia N95. Mas é preciso tomar cuidado onde você irá comprá-lo. Há uma versão européia e uma americana, cujas diferenças são justamente nas bandas suportadas. Tudo vai depender de qual operadora você é ou será cliente. Agora também temos o N82, mas o preço dele em euros está bem proibitivo por enquanto...


Aparelhos que serão lançados no Brasil

E por falar em N95, uma má notícia para os usuários brasileiros que compraram o N95 aqui: ele não é compatível com o WCDMA 850 MHz da Claro. Mas a Nokia anunciou essa semana uma nova versão do N95, diferente da comercializada até agora, que é compatível apenas com redes de 2100 Mhz. Além da freqüência, o novo N95 traz pequenas diferenças de cor (versões preta e marrom) na parte traseira e lateral do telefone e de detalhes externos da câmera. A bateria também foi aperfeiçoada e alcança um tempo de duração maior.

Para quem não quer gastar os tubos com o N95, outros 2 aparelhos da Nokia compatíveis com a rede 3G da Claro são o novo 6120, reedição de um modelo clássico da Nokia (que promete bom custo-benefício rodando Symbian S60 e trazendo câmera de 2 megapixels) e o Nokia 3555, um celular mais básico.

Outros dois aparelhos 3G, que já estão à venda na Claro, são o celular LG MU500 e o smartphone Treo 750 (Windows Mobile).

Para quem quer um Windows Mobile poderoso, o HTC TyTN II ganhará uma versão brasileira e deve estrear na Claro até janeiro de 2008. Essa informação é oficial, confirmada pela HTC Brasil, e exclusiva para os leitores do blog Garota Sem Fio. Se bem que, em julho, quando a outsourcing da HTC chegou no Brasil, eu já havia adiantado que o Kaiser era um dos aparelhos que seriam lançados aqui.

P.S.: saindo um pouco do mundo do 3G, gostaria de fazer algumas observações. Continuo recebendo um monte de mensagens de gente perguntando do HTC Touch. A informação de que ele será lançado apenas em 2008, conforme algumas pessoas dizem, não procede. As data oficiais da HTC Brasil prevêem o Touch nas lojas já para as vendas de Natal. Por parte da Nokia, N81 e o tablet-linux N800 continuam confirmados para estrearem por aqui ainda esse ano.

P.S. 2: Para quem quer testar a recém-inaugurada rede 3G da Claro: segundo apurei, ao contrário do GPRS / EDGE, os usuários não conseguirão usar o 3G se não tiverem adquirido um dos pacotes de dados 3G à venda (500 kbps a R$ 70 / mês e 1 MB a R$ 100 por mês). Também segundo a Claro, esses planos 3G não têm a limitação de 2GB presente nos planos "normais" vendidos até agora. Quero só ver ;)

Segunda-feira eu trago mais novidades e fotos dos bichinhos citados aqui. Bom fim-de-semana para todos!

Pesquise preços de: HTC S711, HTC Touch, Nokia N95

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Telecom às 11:54 AM | Comentários (139) | Citações

outubro 16, 2007

Google OS

Antes do lançamento real, o iPhone foi o rumor mais quente no mundo da tecnologia móvel ano passado. Esse ano, quem mais alimenta sites e blogs noticiosos seria um suposto GPhone, ou Google Phone, como queiram. Em que moldes o suposto GPhone revolucionaria o mercado, e em que aspectos ele se sobreporia à já aclamada revolução do iPhone?

Eu não acredito que o Google Phone exista. Não como hardware. Acho que seria perda de tempo, pois sabemos que o foco da empresa é outro. Miguel Helft, do New York Times, segue um raciocínio mais coerente e acredita que o Google está, na verdade, desenvolvendo aplicativos para celulares. E que celulares e anúncios têm tudo a ver.

Acredito que possa haver um sistema operacional do Google para celulares. Não sei o que vai acontecer de verdade, mas posso dizer o que eu gostaria que acontecesse. Faltam sistemas operacionais para dispositivos móveis no mercado? Acho que faltam sim. Falta um OS de código aberto. Enquanto a dupla Palm-Access fica na lenga-lenga de seu futuro OS que nunca dá as caras, algumas empresas lançaram aparelhos com sistema baseado em Linux, mas fechando-o para si próprias. O caso mais conhecido disponível comercialmente no Brasil é o Motorola A1200i. Mas eu gostaria de ver celulares com Linux de verdade rodando por aí, comercialmente e tudo. O máximo que ouvimos falar são iniciativas isoladas ou geeks instalando Linux em Palms. É preciso sair dos guetos, ganhar as ruas, exatamente como está acontecendo com os Ubuntus e Kurumins da vida!

Acredito no imenso potencial das plataformas de código aberto, mas acho que elas podem causar muito mais impacto em dispositivos móveis do que desktops. É simples: há muito mais usuários de celulares que PCs no mundo, e sistema operacional bom de verdade é aquele que a pessoa usa sem saber detalhes técnicos daquilo que está usando. Usa pelo fim, e não pelos meios. E isso é muito mais lógico de se acontecer em dispositivos móveis!

Onde é que entra o Google Phone nisso tudo? Bem... já imaginaram o impacto de um Google OS open-source? Aí sim viveríamos a verdadeira revolução móvel e o Google terminaria de conquistar o mundo. Até o tio Istive tremeria.

Pensem nas possibilidades...

Pesquise preços de: Motorola A1200i, notebooks com Linux, desktops com Linux

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Celular às 03:09 PM | Comentários (10) | Citações

agosto 27, 2007

Sony Ericsson Bravia no Brasil

Depois da linha de celulares Walkman, e Cybershot... Bravia! Sim, lá no Japão já temos alguns modelos, como esse da imagem abaixo. Mas ficar falando do que tem no Japão e não tem aqui é muita judiação com os leitores...

A novidade é que teremos os celulares Bravia no Brasil também! A Sony Ericsson está esperando apenas a TV digital começar as atividades por aqui para começar o planejamento da introdução da linha Bravia no nosso mercado.

Pelo menos é isso que eu soube pelo pessoal de marketing da empresa no país. Bem, já que o início da TV digital está programado para dezembro em São Paulo (e olhe lá), ainda vai demorar para termos uma belezinha dessas em nossas mãos. E não basta isso, é preciso muita banda também, né? Esse ano ainda devem começar os leilões para exploração das redes 3G no país. Mas sem data certa por enquanto.

Imaginem, um celular com TV digital, gravando seus programas favoritos no cartão de memória... para quem acha que revolução em vídeo se limita a YouTube, aguardem!

Pesquise preços de: Sony Ericsson K790, Sony Ericsson Walkman, Sony Ericsson Cybershot

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Celular às 01:35 PM | Comentários (9) | Citações

junho 27, 2007

A guerra começou!

É, amigos... parece que tem gente querendo deflagrar a 3ª Guerra Mundial...

Vou providenciar a pipoca.

Via: Darla Mack

Pesquise preços de: Nokia N95, iPods, Nokia N93

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Mac Sem Fio às 11:45 AM | Comentários (31) | Citações

O super-vibracall

Meu Motoneto, o Motorola L6, tentou o suicídio. Deixei-o em cima da mesa da sala, com o vibracall ativado.

Eu já tinha comentado, no review do aparelho, que os toques e sons dele eram altíssimos, mas não imaginava que o vibracall fosse tão forte também. Deixei-o na mesa da sala, esqueci de colocar no modo normal. Ele tocou, tocou, tocou... a ponto de andar pela mesa até a beirada e cair no piso, espatifando-se. Foi tampa para um lado, bateria para o outro e vidro quebrado. Mas só o vidro. Ele continua funcionando direitinho.

Desse episódio tiram-se as seguintes conclusões:

1. A Motorola faz aparelhos resistentes
2. A Motorola poderia fabricar uma versão ROKR do OhMyBod

Pesquise preços de: Motorola L6, Motorola V3 fones bluetooth

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Celular às 11:14 AM | Comentários (22) | Citações

junho 23, 2007

Mini-review: Opera Mini 4

Alô, donos de Palms, celulares, Blackberries e smartphones em geral: se vocês ainda não baixaram, baixem já o beta do Opera Mini 4, que está desde o início da semana disponível para download.

E temos a novidade em diversas versões: a tradicional em java, para aparelhos que suportam a tecnologia, para Blackberry e até uma versão .prc para donos de Palm. O Opera Mini enfim traz uma solução decente (e gratuita) para navegação em Palm OS. Apesar dele estar em beta, achei-o extremamente estável.

No Treo 680 ele me pareceu um pouco mais lento que as versões para demais celulares, mas isso não o desmerece. A resolução do Treo ajuda muito a navegar entre abas e dar zoom. É para dar um chute definitivo naquele Blazer horroroso.

O Opera Mini 4 está mais veloz e o update incorpora diversas funções novas muito legais, como o zoom em trechos de páginas. O aplicativo renderiza as páginas para as telinhas de dispositivos móveis, mas há uma função chamada "PC view" que mostra um thumbnail da página inteira antes de você escolher qual pedaço quer ver. Isso simplifica muito a navegação, pois os menus e a organização da página ficam exatamente como no PC.

O zoom inteligente é um prazer à parte. Se você selecionar uma determinada notícia de um jornal online, por exemplo, o browser pegará o texto da notícia e o adaptará à telinha do celular, para que sua leitura seja rápida e prazeirosa.

E para arrematar o post com chave de ouro, sugiro que vocês vejam o vídeo do Opera Mini versus iPhone. É uma provocação, mas com classe...

Pesquise preços de: celulares, celulares com Java, cabo de dados para celulares

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Celular às 03:16 PM | Comentários (21) | Citações

junho 10, 2007

Vem aí um novo PSP-phone?

Hoje é o domingo das especulações! Depois do Gandalf, ops, Gandolf, é a vez dos fãs do PSP se alvoroçarem. Ao que tudo indica, teremos um sucessor do portátil da Sony!

Segundo se comenta em inúmeros sites e fóruns web afora, o "PSP 2" manteria o mesmo hardware, mas o design seria completamente reformulado. O console seria bem mais fino e traria uma tela LCD bem mais brilhante, todavia, mais econômica. Assim, ganha-se em autonomia de bateria. E, apesar do slot para o padrão UMD permanecer, esse "PSP 2" ganharia 8 GB de memória flash interna. Os botões e o pad direcional, reformulados também, visam trazer maior conforto aos gamers.

Discute-se muito sobre a adição de uma câmera ou tornar a tela touchscreen, mas não há consenso.

O mais legal de tudo é o preço: fala-se dentro da Sony que ela não pretende vendê-lo por mais de U$ 170. Depois dessa, até eu já sou candidata a ter um!

Outros rumores dão conta que uma nova leva de celulares da Sony Ericsson será lançada dia 14 próximo, e, entre eles, um híbrido de PSP e outro com uma câmera de 5 MP.

A Fony é soda. Eles não têm smartphones, mas têm, de longe, os melhores celulares do mundo quando a palavra de ordem é diversão. Basta ver as linhas Cybershot e Walkman. Imaginem uma linha PSP, que maravilha!

postado via Qtek S200 / EDGE

escrito por Bia Kunze em Gadgets às 02:29 PM | Comentários (21) | Citações

junho 04, 2007

Wanessa Camargo, a spammer móvel

Saí da faculdade rumo à minha casa, para comer algo antes de ir para o consultório. Assim que cheguei fui retornar as ligações não atendidas.

No meu chip de SP havia uma chamada oriunda do número 011 91110085. Havia tocado de volta no carro, mas eu estava com o fone bluetooth no número de Curitiba e não atendi.

Já em casa, ligando para o número, só dava ocupado. Há alguns minutos tocou de volta e, achando que era algo importante, larguei o que estava fazendo e atendi.

Era uma ligação da Claro, uma gravação da Wanessa Camargo convidando para participar de um tal Chat Amizade.

Diabos, spam telefônico no celular?! Essas coisas desagradáveis não acontecem com meu plano da Claro de Curitiba. A Claro de SP é mancomunada com o capeta?

Alguém me dá uma dica para onde eu devo mandar a Claro...?

postado via HTC Advantage / EDGE

escrito por Bia Kunze em Telecom às 04:24 PM | Comentários (21) | Citações

maio 30, 2007

Surpresas a caminho!

A última moda entre os fabricantes de dispositivos móveis é fazer suspense.

Hoje ainda pela manhã, Jeff Hawkins, CEO da Palm, promete anunciar num webcast um 'novo e revolucionário' produto da empresa. Os fãs se alvoroçaram.

No próximo dia 5 é a vez da HTC, que anunciará um novo produto que 'revolucionará a experiência de uso em mobilidade'. A julgar pela imagem de divulgação da HTC, de uma moça tocando algo invisível e com as pontas dos dedos, parece algo a ver com uma nova modalidade de uso de tela. Bem, é só palpite. Mas não é de agora que eu acho que as stylus vão morrer!

A Palm, por sua vez, colocou um contador numa página - 24h antes do anúncio de algo entitulado 'Hawk'. Guardaram bem o segredo...

Tudo isso é medo do iPhone? Será que todo esse buzz se justifica? Logo descobriremos.

Pesquise preços de: PDAs, Palms, acessórios para Palm

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Palm OS às 01:32 AM | Comentários (23) | Citações

maio 29, 2007

Enfim, N95 no Brasil!

Novidades da TIM:

- Mês que vem teremos o N76 e o N95 no Brasil, informação já confirmada pela Nokia. Rápido, não? Parece que é a TIM quem disponibilizará primeiro os aparelhos, depois confirmo a informação. Preços sugeridos: R$ 1.500 para o N76 e R$ 2.500 para o N95.

- A TIM Music Store já está ativa e funcionando. O que posso adiantar: é uma loja de música online, que funciona via portal móvel da operadora. O preço por faixa sai de R$ 3,99 a R$ 5,99, com tarifação de dados cobrada à parte, o que deixa o serviço meio carinho. A não ser que se tenha plano de dados ilimitado (que não existe na TIM) ou se use w-fi. Testarei a novidade em breve e comentarei aqui depois. Eu, particularmente acho esse tipo de serviço muito promissor. Se o iPhone tiver a possibilidade de baixar coisas da iTS, direto, podem ter certeza que isso alavancará todo o negócio de música móvel, no mundo todo, em todas as operadoras e aparelhos, independente de ser iPod ou não. Afinal, a Apple dá as cartas hoje no mundo do entretenimento digital.

Se vocês tiverem dúvidas, postem aqui nos comentários para que eu verifique junto com o pessoal da TIM.

Pesquise preços de: Nokia N73 Nokia N76 Nokia N95

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Celular às 12:48 PM | Comentários (13) | Citações

maio 23, 2007

Programas de Java para celular

Nem todo mundo quer um smartphone só para ler e mandar e-mails, ou consultar sites na internet eventualmente. Ou mesmo blogar, ler RSS e usar o MSN. É perfeitamente possível fazer essas tarefinhas simples a partir de um celular comum, bastando que ele suporte Java. Depois você transfere tudo para seu aparelho por bluetooth ou usando um cabo de dados.

Volta e meia recebo e-mail de alguém pedindo dica de site para baixar aplicativos em Java para celular, mas acho que nunca falei a respeito aqui do GetJar. É um site completíssimo. Outro que acho muito legal também é o Zedge, apesar do seu forte ficar mais em temas, wallpapers e ringtones.

Você usa aplicativos Java em seu celular? Quais? Quem tiver mais dicas de sites assim, fique à vontade apara compartilhar aqui nos comentários.

Pesquise preços de: celulares com Java, celulares com câmera, cabo de dados para celulares

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Celular às 11:03 AM | Comentários (56) | Citações

maio 18, 2007

Constatações

Após anos convivendo com usuários de PDAs e smartphones, além de interagindo com eles através da enxurrada de emails com dúvidas que recebo diariamente, cheguei a uma constatação que muitos de vocês, que lêem o blog, irão se assustar: 90% desses usuários não instalam nenhum software em seu aparelho.

É isso mesmo. Mesmo em Symbians e Pocket PCs (os de Palm têm uma tendência à sair à caça, e a primeira coisa que buscam é um tal controle remoto, hehehe), e mesmo sabendo que há a possibilidade de instalar aplicativos em seus aparelhos, a esmagadora maioria não o faz. Posso levar horas aqui mastigando para compreender os motivos, mas os principais são comodismo e pura falta de necessidade. Esse pessoal todo faz uma boa pesquisa antes, e depois, não quer mais se incomodar.

É por isso que, nos reviews dos aparelhos que tenho recebido estou priorizando a qualidade do sistema e das aplicações nativas. Por mais que se tenha sempre um ProfiMail à disposíção, se o futuro usuário de Symbian quer um smartphone bom para ler e-mails, é a partir desse desejo que a escolha será feita, recaindo, assim, a opção por Nokias da série E.

Estou com alguns aparelhos "na fila" para subir os reviews: os Nokias N73 e E61 (que já foram extensamente falados aqui, portanto, serei atenta mais à detalhes ainda não comentados) e um aparelho não-smartphone, o Samsung D900, que é ótimo para diversão. Subirei tudo até esse fim-de-semana.

Muita gente me escreve sentindo falta desse tipo de aparelho também, e prometo de agora em diante falar mais deles. Em breve falarei também da linha Walkman da Sony Ericsson, tão logo cheguem os aparelhos.

Quanto ao podcast, coloquei o número 40 do Podsemfio como o vídeo da TV Record, em avi (25,1 MB, 6'37"). Baixem-no aqui ou diretamente pelo feeds RSS, para quem assina. É a solicitação de algumas pessoas que não conseguem acessar o YouTube. O número 41 é a edição normal em áudio do programa, já está pronta também e subirei hoje à tarde. Ah, HOJE ainda falarei do RAZR 2 e dos novos MotoQ. Obrigada a todos que mandaram dezenas de links e perguntas de quando será que virão para o Brasil. Depois eu conto... aiaiai, EDGE à lenha é fogo... :)

Pesquise preços de: celulares acessórios para celular cabo de dados para celulares

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Celular às 09:30 AM | Comentários (39) | Citações

maio 16, 2007

Homem de visão

A Nokia está aguardando o iPhone com expectativa. Sim, a Nokia! É o que diz um artigo publicado pela Tech.co.uk, onde o CEO Rick Somonson afirmou que "a chegada do iPhone incrementará o atual perfil dos smartphones e alavancará o mercado como um todo". (via PalmAddicts)

Um executivo assim é a alma de qualquer empresa. Nada como um homem de visão, e não um mero criador de iPod-killers...

Pesquise preços de: Nokia N80 iPod nano MP3 players

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Celular às 04:12 PM | Comentários (14) | Citações

maio 08, 2007

Mini-review: Motorola L6

Eis o novo membro da família da Garota Sem Fio, o Motorola L6.

O L6 pertence à família RAZR da Motorola. Parente rico do Motorola V3, é igualmente fininho e super leve. Tem a mesma espessura e quase o mesmo peso do seu parente pobre, o Motofone F3, vulgo MotoVô.

O Motorola L6 tem bluetooth para eu usar com meu fone (Motorola H700, que também é mini-USB, portanto usa o mesmo carregador), permite configurar perfis (indispensável) e, lógico, carrega pela mini-USB. É o que me basta para falar no dia-a-dia.

Já estava querendo um aparelho mini-USB e com bluetooth para essa padronização, então aproveitei uma promoção da Claro, baseada em pontuação, e o aparelho saiu bem em conta - menos ainda que o Motofone F3, o MotoVô. Eu não criei grande expectativa do L6, mas ele tem me surpreendido. A autonomia da bateria é excelente, mesmo com o bluetooth ligado o dia todo por causa do fone. A tela é colorida, brilhante, com boa visibilidade e resolução razoável. A câmera, VGA, sem dúvida é o ponto fraco. As fotos feitas por ela não servem para nada além de wallpaper do próprio celular. Mas tudo bem, não tenho a intenção de usá-la.

O Felipe Cepriano já tinha chamado minha atenção, dizendo que não me imaginava com um V3 por causa dos menus malucos da Motorola. De fato, apesar de já ter tido celulares da Motorola (o último foi um V60i, TDMA), estou estranhando um pouco a lógica meio bizarra que a fabricante usa para organizar seus menus, opções e configurações. Nesse ponto continuo amando a Sony Ericsson. O Motorola L6 entrará no lugar do Sony Ericsson Z600, que tirará merecidas férias.

O celular ainda deixa usar toques em MP3 em sua agenda, personalizando o toque de cada contato ou grupo de contatos. O alto-falante é escandaloso de tão alto. Tive que diminuir os volumes, uma atitude inédita, pois em geral estou acostumada com queixas de aparelhos que vem com o som baixo.

O L6 da Claro tem como alvo o público jovem. Assim, uma coisa me chamou a atenção no MotoNeto: ele vem com toques, imagens e jogos personalizados da MTV. Um dos joguinhos em Java chama-se Vector, onde você é um pichador (ops, grafiteiro) e precisa andar de skate pela cidade coletando sprays, pichando muros (ops, grafitando) com suas iniciais e fugindo de guardinhas. Isso é meio politicamente incorreto, não? Ou o público jovem da MTV é delinqüente por natureza? Bem, deixa pra lá...

O Qtek continua sendo meu PDAphone principal, com dados e meu número pessoal, e o L6 carregará meu número profissional, aquele que ligo às 9 e desligo às 19h. A primeira coisa que fiz como o MotoNeto foi levá-lo numa assistência e desbloqueá-lo, para usar tanto com meu chip curitibano da Brasil Telecom quanto o paulistano da Claro.

Pesquise preços de: Motorola L6, fone bluetooth Motorola H700, acessórios Motorola

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Celular às 07:30 AM | Comentários (23) | Citações

abril 26, 2007

A marca do celular é a cara do dono?

Vamos dar uma descontraída, esse blog anda técnico (e reacionário) demais... ;)

Vejam que curioso. Uma pesquisa conduzida pela Nielsen Media e publicada pelo Sydney Herald traçou o perfil dos compradores de celular, baseado na marca que escolhem. E perceberam que cada marca costuma formar um padrão.

Vejam o resultado, e ao lado, minha opinião pessoal.

Nokia
"Pessoa ligada à família; administradores de meia idade; pessoas que gostam de estabilidade e cuidam da própria saúde." Concordo que a Nokia tem boa penetração no público de meia-idade. Mas eu acho que é porque tem os modelos mais baratinhos e com menos frescuras. Quanto aos fãs de tecnologia, o Symbian não entra na pesquisa porque é smartphone.

Motorola
"Interessados por moda; usuários com menos de 24 anos; pessoas que buscam diversão; personalidades individualistas." Também faz sentido, em especial em tempos de V3. A Motorola costuma colocar estandes em eventos de moda.

Sony Ericsson
"Jovens ambiciosos; profissionais; pessoas focadas em ter sucesso; individualistas." Aí entram os tecnotarados, fãs de mobilidade, gadgets e afins. A SonyEricsson é a marca com melhor conectividade e melhor compatibilidade com Palms e Pocket PCs.

LG
"Preferido das mães; popular entre pais que ficam em casa; pessoas focadas em ter sucesso; usuários em busca de equilíbrio e harmonia." Mães gostam de celulares pequenos e em formato concha. Não sei porque, mas já notei esse padrão, embora não necessariamente com a marca LG.

Samsung
"Jovens mulheres; pessoas focadas na carreira e no sucesso; usuários que buscam diversão." Para mim, LG e Samsung é a mesma coisa. O único padrão aqui é a preferência feminina. Epa, e os celulares pink, onde ficam? :)

Fonte: Revista Connect

Pesquise preços de: celulares acessórios para celular cabo de dados para celulares

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Celular às 11:16 AM | Comentários (18) | Citações

março 13, 2007

Mais MotoVô

Apesar do blog falar essencialmente de tecnologias de ponta e internet móvel, o número de emails que tenho recebido de gente pedindo mais informações sobre o MotoVô é enorme. Prova aquilo que gosto de pregar, que a melhor tecnologia é aquela que satisfaz o usuário, e não necessariamente a mais sofisticada.

Diversas pessoas têm adotado o Motofone F3 como segundo celular, para "situações de risco" e um deles, o Gui Leite, publicou em seu blog suas impressões sobre o aparelho, com algumas fotos. Ele já cogita até comprar outro para sua avó de 83 anos, fazendo jus ao apelido que dei ao celular...

E conforme prometi, já posso falar da bateria. Mesmo sendo a primeira carga, e tendo usado bastante o aparelho no início, para testes, ela durou 6 dias. Agora estou na segunda carga desde domingo, com todos os tracinhos do indicador ainda cheios.

Pesquise preços de: Pesquise preços de: Motofone F3 acessórios Motorola cabo de dados para celulares

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Celular às 01:56 PM | Comentários (6) | Citações

março 07, 2007

CNN Mobile: não é mais um portal espremido no celular

Recentemente estreou o portal móvel da CNN, o CNN Mobile. Ao contrário do que muitos podem pensar, não se trata de uma adaptação do site do tradicional canal de notíciais. É um portal móvel criado exclusivamente para acesso através de celulares e outros dispositivos móveis.

A fim de ficar adequado à telinha dos celulares e consumir o mínimo de banda possível, os textos das notícias são mais sucintos, as imagens são readequadas e os vídeos para download podem ser baixados e vistos em qualquer aparelho. Alíás, o vídeo é o que mais chama a atenção. São atualizados de hora em hora e, com a duração de dois minutos, resumem as notícias mais quentes do momento. São disponibilizados no formato 3gp e têm entre 500 e 600 KB.

Naveguei entre as seções, baixei vídeos e adorei. Tudo é muito rápido, a navegação é instantênea e a leitura é prazeirosa, sempre focada no usuário em trânsito, até na relevância das noticias selecionadas. Além dos textos e vídeos, dá para ler os blogs dos correspondentes internacionais, ver a previsão do tempo em mais de 1000 cidades do mundo e, para quem mora nos EUA, receber alertas por SMS. Mas não há notícias brasileiras. O portal é da CNN International, ou seja, fortemente focado em política e com grande destaque para eventos dos EUA em geral.

Diariamente são publicadas cerca de 120 notícias, que ficam arquivadas por 14 dias, todas com ilustrações ampliáveis. A busca é rápida e eficiente. Sem dúvida, um excelente trabalho da equipe da CNN, como sempre provando estar na ponta quando se trata de jornalismo.

O futuro é esse mesmo. Vanguardistas como a CNN e o New Tork Times hoje são referência para todas as empresas jornalísitcas do mundo. Podem notar: iniciativas em comunicação e novas mídias sempre começam por elas antes do resto do mundo aderir. Mas demora. No Brasil, mais ainda. Curitiba então... Aliás, isso tem um pouco a ver com o motivo da minha mudança para São Paulo, mas isso discutirei num post especial, em breve.

Acessem o portal móvel da CNN em www.cnnmobile.com

Pesquise preços de: celulares acessórios para celular cabo de dados para celulares

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Celular às 11:35 AM | Comentários (3) | Citações

março 05, 2007

Mini-review: Motofone F3


Clique para ampliar

Estou há dois dias com um Motofone F3. Ele é tão básico que já é suficiente para fazer um mini-review.

O que o bichinho não tem de função, tem de apelido. Vocês nem imaginam o que tenho ouvido de gozação, tipo "a Garota Sem Fio está com um celular pé-de-boi". Já chamaram o meu F3 de "Celular de Mostruário", "Pé-de-Boi", "MotoPaia", "Stupidphone" e, o meu favorito, "MotoVô". Sim, MotoVô, porque ele é sob medida para usuários da terceira idade, em especial os com problema de visão e audição: é leve, fino, tem um visor enorme (monocromático, que funciona sob a luz do sol, com fontes BEM grandes) e faz barulho pra dedéu. E para os que tem problema de memória e esquecem de carregar a bateria, a autonomia do F3 é enorme, pelo que dizem. Uns 10 dias. Vamos ver quando será a próxima recarga, também estou curiosa.

No item funções, uma agenda de contatos bem básica, histórico de chamadas, SMS, despertador e configurador de data e hora. E só. Ah, ele tem um menu de ajuda falado. Sim, você navega pelas funções e o celular explica o que cada uma faz. Porém, ler SMS ou qualquer outra coisa nele é horrível. Uma palavra de cada vez, pois as fontes são gigantescas. E as fontes são aquelas de relógio digital. Seu avô lê e manda SMS? Seria bom se o celular também lesse os SMS para você, hehehe.

Mas o motivo de eu estar com o MotoVô é outro: o preço. Eu preciso de um aparelho para que meu novo chip com DDD 011 fique ativo direto para receber chamadas, independente de eu estar em Curitiba ou São Paulo. Nada mais que isso. Portanto, fui na escolha mais barata: optei pelo F3 da Claro, que me custou módicos R$ 99 no pré-pago.

No post em que falei que celular barato não precisa ser um lixo, falei que o F3 é um aparelho espartano até a medula. Mas não é de mau gosto. O design é bonitinho, a la RAZR. A fonte dele é bem pequeninha. O sinal pega muito bem. E ele vem numa latinha charmosa. Restrições em custo de produção não equivalem a feiúra. Ponto para a Motorola.

Os nerds e tecnotarados criariam urticária com meu MotoVô. Alguns que encontrei ontem e hoje tiveram um faniquito, dizendo que enlouqueci. Mas vão por mim: é o companheiro ideal para baladas e outros eventos etílicos. Ou para dar para seu avô de presente...

Por que escolhi o da Claro? Bem, é a empresa onde atualmente tenho conta corporativa. Futuramente, caso eu queira transformar esse número em pós-pago e mudar meu plano de dados ilimitado para ele, não terei dores de cabeça. Mas o F3 também está disponível pela Vivo GSM.

Estou falando demais, não? No decorrer da semana conto melhor sobre as mudanças radicais na minha vida... e... o... casamento...

Pesquise preços de: MotoQ Motofone F3 Motorola RAZR V3

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Celular às 05:25 PM | Comentários (54) | Citações

YouTube móvel

O link existe, apontem seus browsers móveis para http://m.youtube.com e vocês verão essa telinha:

Bloqueado? Como assim? É uma restrição de proxy? Ou é um serviço que ainda não está pronto? Tem alguma coisa a ver com aquele plano de assinatura da Verizon, que por U$ 15 ao mês você acessa os vídeos do YouTube no celular?

Pesquise preços de: celulares acessórios para celular cabo de dados para celulares

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Web às 07:50 AM | Comentários (8) | Citações

março 02, 2007

Teclado que dá tontura

Você gosta de teclados QWERTY expostos? Ou escondidos sob sliders? Ou fechados num aparelho concha? Ou não gosta de teclado algum e acha que o modelo apresentado pelo iPhone é o ideal?

Bem. A Samsung resolveu inovar na maneira de esconder seu teclado e apresentou o SCH-u740. Quando ele é aberto, o teclado QWERTY, normalmente oculto, fica lado a lado com os botões direcionais expostos quando ele está fechado. O problema é que os teclados ficam em sentidos opostos. Dá tontura só de pensar em digitar um e-mail ali.

Será que os designers da Samsung agora usam os mesmos alucinógenos dos designers da Nokia?

Pesquise preços de: acessórios para Palm acessórios para Pocket PCs acessórios para Nokia e Symbian

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Smartphone às 01:31 PM | Comentários (6) | Citações

Quem disse que celular barato tem que ser um lixo?

A Motorola colocou recentemente no mercado dois aparelhos com diferenciais bem úteis: o modelo CDMA que não tem bloqueio de bluetooth pela Vivo e o modelo de R$ 80 que não é um lixo.

Motorola K1m

A grande surpresa é que esse é o primeiro celular CDMA que vem com bluetooth desbloqueado pela Vivo. O MotoQ também não tem bloqueio, mas é um smartphone.

Motofone F3

Você ama seu celular top de linha e não desgruda dele nem quando vai à balada. Mas como celular de bêbado não tem dono, muitos já tiveram seus aparelhos furtados em momentos de alta dosagem etílica no sangue. O jeito é apelar para um aparelho baratinho.

O Motofone F3 (foto acima) pode ser um bom estepe para 'situações de risco'. Ele é extremamente básico, nem por isso é um lixo. Ele só funciona com chamadas de voz e SMS, mas a recepção e qualidade do som são ótimas e ele tem um design caprichadinho. É super fino, tem excelente autonomia de bateria e tem uma tela enorme, bem nítida, ainda que monocromática. Isso é possível graças à tecnologia ClearVision, usada em leitores de e-books, que diminui a reflexão de luz e poupa a bateria. Além de companhia de balada, o F3 pode ser uma excelente opção para seus familiares mais idosos, que relutam em usar celulares - só para falar e olhe lá - e não têm mais a visão tão boa. E custa apenas R$ 80, bem menos que boa parte dos atuais entry-level de qualidade discutível. Além da Vivo, a Claro também está vendendo o bichinho.

Pesquise preços de: celulares Vivo Motorola F3 Motorola K1m

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Celular às 12:29 PM | Comentários (15) | Citações

fevereiro 27, 2007

Parafina: a 1ª minissérie via celular no Brasil

A operadora Oi lançou ontem, 2ª feira, uma minissérie exclusiva para celulares. Usuários podem baixar um capítulo por dia da minissérie "Parafina", que conta as aventuras de um grupo de adolescentes em férias no Rio de Janeiro.

O tema pode ser banal, e a vontade do público em ver uma minissérie em tela de celular, zero. Mas esse é o pontapé para uma nova fase do entretenimento móvel no país. Claro, tudo leva um tempo. Lá fora os mobisodes estão ganhando mais espaço, seja adaptando conteúdo presente na TV aberta, seja criando conteúdo exclusivo para celular. Lembram dos shots do Hurley para os fãs de Lost verem no celular? Mais detalhes aqui.)

De segunda a sexta haverá um novo episódio de "Parafina" disponível para download, mas os capítulos antigos podem ser baixados a qualquer momento. Cada epísodio custará R$ 0,99, além do tráfego da conexão de dados. O preço está dentro da realidade.

Desejo sucesso para os produtores vanguardistas dessa minissérie! Mais informações no site da Oi, inclusive amostras gratiuitas dos capítulos, para demonstração, aqui. Já tem até um resumo da minissérie que sucederá Parafina.

P.S.: Sabem qual um dos motivos que me fez largar a faculdade de rádio e TV no último ano? Porque não tinha orientador apto a encarar meu projeto de conclusão de curso, que envolvia entretenimento, mobilidade e conteúdo sob demanda. Azar o deles, mudei de instituição. Talvez logo eles se lembrem de mim.

Pesquise preços de: celulares acessórios para celular cabo de dados para celulares

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Telecom às 03:50 PM | Comentários (4) | Citações

fevereiro 19, 2007

ShoZu, o amigo móvel do Flickr

O ShoZu não é nenhuma novidade entre os fãs de "blogagem móvel" de fotos e vídeos. Mas só decidi adotar o serviço agora, pois estou animada com a qualidade da câmera do Qtek S200 - com 2 MP e boas funções que produzem fotos razoáveis. Até então, eu tinha um pouco de vergonha de postar fotos toscas de celulares com 1 MP, VGA ou QVGA. Ainda mais no Flickr, famoso pela qualidade do material publicado pela comunidade.

A partir de hoje pretendo fazer mais posts on-the-go de fotos no meu Flickr, mostrando meu dia-a-dia sem fio. E fiz um mini-review do ShoZu.

Para que tirar e publicar fotos on-the-go, em tempo real, seja uma atividade prazerosa, é preciso que o processo seja prático. No Flickr, por exemplo, para fazer isso seria preciso abrir um novo email em seu celular, procurar a imagem perdida no seu aparelho, anexá-la, digitar um texto e mandar para um endereço de e-mail agregado à sua conta no serviço.

O aplicativo ShoZu facilita muito as coisas através do Share-it. Você o instala em seu celular ou smartphone e configura de acordo com seu serviço de hospedagem. Há versões do programa para uma imensa variedade de celulares, inclusive os mais simples, desde que tenham câmera.

Sempre que você fizer uma foto e quiser publicá-la de imediato, basta abrir o aplicativo. Automaticamente ele mostra uma janelinha com as últimas imagens obtidas.

Mais dois cliques e ela está no ar. Se você quiser, pode editar título, texto e tags, mas isso é facultativo. O que importa é que é tudo muito rápido e prático!

Se quiser, dá para deixar que o programa diminua automaticamente a resolução das fotos e as deixem mais leves, a fim de economizar algum dimdim de conexão de celular. Minhas fotos faço sempre na qualidade máxima e as posto assim mesmo, cada uma fica em torno de 250 KB. Mas só me dou a esse luxo porque meu plano de dados é ilimitado.

Outras funções legais do ShoZu: ele acompanha os comentários que as pessoas vão fazendo em sua página e até faz backup online dos contatos do seu celular. Show!

E o ShoZu não é o melhor amigo só do Flickr, mas de um montão de outros serviços de fotos, vídeos ou texto mesmo - como Wordpress, Blogger, Textamerica e até YouTube. Mais detalhes aqui.

Adorei o serviço e pretendo postar fotos adoidada daqui em diante. Para quem quiser acompanhar meu Big Brother Móvel, o feed das fotos é este.

Pesquise preços de: câmeras digitais celulares com câmera cartões de memória

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Celular às 11:00 PM | Comentários (19) | Citações

fevereiro 14, 2007

O que rola na 3GSM

Cheguei de viagem com muita coisa para colocar em dia. Tenho uma agenda de pacientes lotada até sexta-feira e ainda por cima minhas aulas na faculdade começaram ontem. Assim, peguei o bonde andando no 3GSM.

Explicando: O 3GSM é um grande congresso de telefonia móvel que está rolando em Barcelona. Começou na segunda-feira e vai até amanhã. E está repleto de novidades: o anúncio do Windows Mobile 6, novos Nokia da série E (incluindo o E61i, upgrade do E61, com câmera), novos screenshots do tão falado Access Linux Plataform, upgrade do Treo 750 para Windows Mobile 6 e o novo Flash da Adobe, versão Lite 3, que pretende melhorar a experiência de vídeos em dispositivos móveis. Xi, é tanta coisa... vou esmiuçando com calma ao longo da semana.

Pesquise preços de: celulares acessórios para celular cabo de dados para celulares

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Smartphone às 05:32 PM | Comentários (4) | Citações

janeiro 29, 2007

Parceria: Claro e Orkut

A partir de hoje, clientes da operadora Claro já podem enviar e receber scraps do Orkut em seus celulares.

Num belo senso de oportunidade, a operadora Claro fechou com a Google uma parceria para envio e recebimento de scraps do Orkut através de celulares, usando SMS.

O novo serviço permite que um usuário cadastrado no Orkut receba no celular os scraps enviados para sua página e envie igualmente para os contatos incluídos em sua lista de amigos. Além disso, também será possível receber as informações do perfil de outros usuários, desde que eles estejam na lista da pessoa cadastrada.

O envio de scraps é por SMS, para o número 67588, com o texto "recado" e o nome do destinatário. Para receber os dados, basta enviar "info" e o nome. Cada SMS enviado custa R$ 0,31. Mas os SMS recebidos são cobrados do destinatário também, a R$ 0,10 cada. Contudo, há um limite diário de recebimento de mensagens: segundo a operadora, teme-se que "os adolescentes se descontrolem com a novidade".

Alguém duvida que será um sucesso? Juntar duas paixões adolescentes, Orkut e SMS, em uma coisa só, é garantia de lucro para a Claro. Outras operadoras estão negociando para entrar nessa também.

Pesquise preços de: celulares Claro acessórios para celular celulares Claro com câmera

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Celular às 01:39 PM | Comentários (8) | Citações

janeiro 27, 2007

CDMA e GSM no mesmo aparelho, pela Vivo

O aparelho responsável por esse pequeno milagre é da LG, o MW560, que a Vivo disponibilizará a partir do mês que vem.

Mas não pensem que isso significa o início da liberdade dos usuários da operadora.

O novo aparelho é CDMA, mas funcionará em roaming como GSM. A idéia da Vivo é que seus clientes usem o GSM quando estiverem em regiões onde não há cobertura da Vivo CDMA, mas a nova rede GSM deles. Custará cerca de R$ 800 e acompanhará um chip da Vivo.

Ou seja, é um duplo Vivo.

A alternância entre as redes é feita manualmente no menu de seleção. A cobrança pelo serviço será feita como uso de roaming e virá na fatura no fim do mês. Agora eu pergunto: se ele é um duplo Vivo, é justo cobrar roaming à parte quando se estiver na rede GSM deles próprios?

Ok, ok, ele é útil, pois agora os clientes CDMA da empresa não ficarão à míngua em regiões como Minas Gerais, por exemplo. Mas vocês não sentem um cheirinho de engodo nisso tudo? Ou será pura implicância minha?

Pesquise preços de: acessórios para celular cabo de dados para celulares celulares Vivo

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Celular às 04:55 PM | Comentários (16) | Citações

janeiro 09, 2007

Notinhas rápidas

1. Nokia N76, via Henrique Martin - Perguntado se a Nokia tinha medo da comparação do design do N76 com o Motorola RAZR, um executivo da Nokia respondeu: “Não, o nosso aparelho é para quem procura design e funcionalidades multimídia.” E bota funcionalidades nisso! Um aparelho lindo desses e com Symbian, ainda por cima, é tudo de bom. E quando eu vi esse modelo na cor vermelha, minhas lombrigas deram saltos mortais. Eu quero um! Desesperadamente!

2. MotoQ Pro - Os smartphones de cunho corporativo não escondem de ninguém que querem ser Blackberries. Focado nesse público, a Motorola lançou o MotoQ Pro, que supre lacunas do modelo tradicional, como edição de documentos Office, itens de seguranças, bateria de maior durabilidade e acessórios extras diversos. Minha dúvida é: por que é que não colocaram tudo isso no MotoQ antes? Está na cara que um executivo gostaria de ter uma bateria mais potente, ou de editar e não apenas visualizar suas planilhas, não?

3. Sony Ericsson W880 - O novo membro na família walkman da Sony Ericsson é o mais esbelto de todos até agora. Não há especificações do produto e apenas duas fotinhos do aparelho foram oficialmente divulgadas, nenhuma mostrando ele inteiro. Isso é que é teaser...

4. E para encerrar o post... o áudio da rádio CBN com meu comentário sobre o CicaTubeGate está aqui. Quem assina o Podsemfio, nem se preocupe em baixá-lo, já subi ele nos feeds, em MP3, pois no site da CBN está em WMA. Falando no caso, os internautas e blogueiros mostraram sua força, enfim. A desinterdição do YouTube já foi solicitada. (Grata ao Wendel pela nota)

Pesquise preços de: Motorola RAZR V3 MotoQ celulares Symbian

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Celular às 01:08 PM | Comentários (4) | Citações

Tetéias da Nokia: N76, N93i e N800

A semana está agitada aqui no blog, graças às novidades da CES. As novas tetéias agora são da Nokia: o N76, o membro mais fininho da família N, o N93i, que parece mais filmadora que celular, e o N800 - esse sim não é celular, mas um internet-tablet-PDA com Linux.

N76

Todo mundo sabe que, quando se quer um smartphone, é preciso abrir mão de algumas características ligadas à espessura e leveza, presentes em celulares comuns. Era. Se o seu sonho sempre foi ter um smartphone esperto, rodando Symbian, mas morria de inveja da finurinha dos RAZR V3 da Motorola, o N76 foi feito para você. Beleza, estilo e leveza pela primeira vez aliados à poder e função!

Vamos às especificações: é GSM, roda Symbian S60 3ª edição, expansão de memória através de microSD de até 2 GB, câmera de 2 MP (mais uma outra VGA na parte frontal para videoconferências), MP3 player, push-to-talk, rádio FM, EDGE e WCDMA, estando apto a funcionar em redes 3G. E o melhor, não custará mais que 300 euros. Mais detalhes sobre essa tetéia, aqui.

N93i

De um lado, a finurinha do N76. Do outro, a parrudice do N93i. Se o N76 aposta em multimídia e aplicações em internet de altíssima velocidade, o N93i capricha na qualidade de imagens, seja foto ou vídeo, graças à câmera de 3.2 MP, com lentes Carl Zeiss, zoom ótico de 3x (uma raridade) e mais uma gama de recursos. Enfim, segue mais ou menos a linha que se iniciou com o N90.

Essa versão "i" tem poucas diferenças com relação ao N93 (que já está disponível no Brasil) e o visual da frente, meio espelhado, pode parecer estranho para alguns. O danado faz tanta coisa que eu passaria o resto do dia aqui escrevendo. Melhor checar todas as especificações aqui.

Agora, olhem mais uma vez para a foto lá em cima e me digam: parece um celular ou uma filmadora?

N800

Não se engane com a marca "Nokia" estampada nesse dispositivo: ele não é um celular. O N800 é, segundo definição da fabricante, um internet-tablet. Ou um PDA, como queiram. Não é a primeira experiência da empresa, esse é o sucessor do 770. O 770 não empolgou muito os fãs de mobilidade, nem mesmo os fãs de Linux, mas agora o N800 promete.

O danado é um senhor aparelho! Tem processador de 320 MHz, roda Linux, suporta aplicações VoIP, tem webcam VGA - sim, isso mesmo, webcam - telona de 4.13" com resolução de 800 x 480 pixels, alto-falantes, microfone, bluetooth, wi-fi, saída para fones de ouvido, mini-USB e dois slots SD, um interno e outro externo, que suportam até 2 GB cada. A justificativa para os dois slots: o externo seria exclusivamente para arquivos de mídia e documentos. Estranho, não?

O mais engraçado disso tudo é que, apesar de lançado "oficialmente" na CES, o N800 já podia ser encontrado em lojas CompUSA, por cerca de U$ 400. Vejam só o bichinho em fotos já saindo da caixa...

Pesquise preços de: Nokia N93 celulares Motorola RAZR Nokia N90

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Celular às 08:16 AM | Comentários (11) | Citações

janeiro 08, 2007

Vem aí: Nokia N73

Você acha o Sony Ericsson K790i o máximo por causa de sua câmera, mas lamenta que ele não seja um smartphone? Preferia que fosse um Symbian? Seus problemas acabaram! O Nokia N73 foi anunciado oficialmente no Brasil e deve chegar aos catálogos das operadoras GSM em breve.

O aparelho tem como principal característica sua ótima câmera de 3.2 MP, equipada com lentes Carl Zeiss e foco automático. O design deve colaborar na aceitação pelo público, pois seus 19mm de espessura fazem dele um dos smartphones mais finos do mercado.

Sendo um smartphone focado em fotografia móvel, ele também vem com um display grande, de 240x320 pixels, navegação otimizada no álbum de todos e a opção "one-touch" na barra de ferramentas - o que permite o envio de fotos por e-mail com apenas um clique. Os blogueiros e fotoblogueiros móveis vão amar.

Como toda a série N da Nokia, o forte do N73, além da fotografia, é a parte de multimídia. Ele oferece video streaming e MP3 player estéreo com suporte aos formatos MP3, AAC, AAC+, eAAC+ e WMA. O aparelho possui alto-falantes integrados com som 3D, rádio FM e é compatível com o aplicativo de transferência e conversão de música Nokia Music Manager. Há uma versão "musical" do N73 lançada lá fora, chamada de Nokia N73 Music Edition, com mais memória e controles otimizados para navegação no player.

Como ele está pronto para funcionar em redes 3G, ele tem uma segunda câmera VGA na parte frontal do aparelho, para videoconferência.

Principais características:

-Câmera digital integrada de 3.2 megapixels, zoom digital 20x
-Leitura de áudio nos formatos MP3, AAC, eAAC e WMA
-Leitura de vídeo nos formatos AMR-NB, AMR-WB, AAC, RealAudio, RealVideo, H.263 eMPEG-4
-Peso: 116g
-Dimensões: 110 X 49 X 19 mm
-Display: 240x320 pixels, 262.144 cores
-Memória interna: 42MB
-Expansão de memória: miniSD de até 1GB
-Sistema Operacional Symbian S60 de terceira geração
-Freqüência: GSM 850/900/1800/1900 e 3G
-Opções de conectividade: Bluetooth, USB e infravermelho
-Navegação: Internet browser XHTML/HTML
-Redes de dados: 3G e EGPRS/GPRS

A qualidade das fotos realmente é impressionante, vejam aqui. As lentes Carl Zeiss, a resolução de 3.2 MP e uma função de foco automático dão uma nitidez impressionante às imagens, que não têm aquele "borradão" característico de fotos de celulares. Como extra, o efeito "Ken Burns" presente na câmera proporciona a sensação de movimento.

Já estou louca para fazer um comparativo com o Sony Ericsson K790i para ver quem tem a melhor câmera...

Pesquise preços de: acessórios para celular celulares com câmera Nokia

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Celular às 09:03 AM | Comentários (32) | Citações

dezembro 21, 2006

Google Phone

Alguém sabe me dizer para que diabos serviria um Google Phone?

Pesquise preços de: celulares acessórios para celular

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Celular às 10:40 PM | Comentários (14) | Citações

dezembro 15, 2006

O que fazer com câmera de 4 MP num celular?

O Voxtel W740 é um PPCphone com 64 MB de RAM, 128 MB de flash, slot miniSD... e uma câmera de 4 MP com autofoco. Por enquanto, disponível só na Rússia, mas como é um GSM triband, pode ser perfeitamente usado em terras tupiniquins.

Mas o que fazer com uma câmera de 4 MP num PDA?

O público em geral acredita que, quanto mais megapixels, melhor a câmera. É verdade que os megapixels abundantes ajudam muito na hora de dar um "crop" numa foto sem perder tanta resolução da imagem. Mas é preciso lembrar que fotos de qualidade, com boa nitidez e saturação, dependem da qualidade das lentes. O zoom ótico ajuda muito também, já que não se perde qualidade nenhuma da imagem. Já o zoom digital trabalha por interpolação e a qualidade final despenca.

Eu nunca sequer pensei na possibilidade de ter a função macro na câmera de um celular / smartphone. Mas confesso que a macro do S200, somada aos 2 MP da câmera, têm me ajudado muito. Descobri novos usos. Tudo conjugado com a praticidade que só uma câmera de celular poderia proporcionar. Imagine só com 4 MP, como é o caso do nosso PDA russo.

Vocês nem imaginam os galhos que a macro do S200 tem me quebrado na hora de fotografar receitas, notas, páginas de livros e aulas de colegas copiadas em caderno...


Clique para ampliar.

Mais detalhes do Voxtel W740, aqui e aqui. Fonte: PocketPC Addicts

UPDATE: Esclarecendo a dúvida do Fernando, sobre o uso do crop:


1. Essa é a foto original, tirada na resolução máxima da minha câmera, 4 MP. Clique para ampliar. Sim, a imagem é enorme.


2. Essa é a foto depois do corte. Ficou esteticamente mais bonita, eu estou mais centralizada e foram tirados itens "poluentes" como o banco do carro. Como a imagem original era enorme, a imagem cortada continua grande, ainda dá para fazer impressões de 10x15, por exemplo, sem comprometer a qualidade final. Quanto mais MP na imagem original, melhor a qualidade da imagem cortada também.

Pesquise preços de: câmeras digitais acessórios para câmeras acessórios para celular

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Celular às 02:39 PM | Comentários (10) | Citações

novembro 28, 2006

TV nos celulares dos EUA e Brasil

Nos EUA, a concorrência acirradíssima entre as operadoras praticamente equiparou os preços dos aparelhos, das assinaturas de voz e do minuto das ligações. O jeito, agora, é apostar nos serviços de dados em busca de diferenciação. Para quem acha que aqui no Brasil estamos sempre atrás, já há iniciativas semelhantes!

A Verizon Wireless tem como grande vantagem sua rede 3G de alta velocidade e uma cobertura invejável em todo o território norte-americano. Por isso eles aproveitaram a febre do momento, o YouTube, para alavancar as assinaturas do seu serviço VCast. Nele, o usuário paga uma assinatura de U$ 15 para assistir conteúdos de vídeo por streaming em seus celulares.

Aqui no Brasil, estamos sempre um pouco atrás em termos de serviços de telefonia. Mas já não mais há milhas de distância. O serviço Idéias TV da Claro ainda é tímido, talvez por causa dos pouquíssimos aparelhos suportados - só o Treo 650 e os Nokia E62, N80 e 3250.

Para adquirir o serviço, basta entrar no Portal Claro Idéias, pelo navegador web do aparelho. O cliente será direcionado a fazer o download do aplicativo. Em seguida, basta sair do WAP e acessar o aplicativo baixado. Os canais estarão disponíveis em forma de grade e o teclado do aparelho fará o papel de controle remoto. Para o Treo, o browser específico compatível com Palm OS também pode ser baixado aqui. No Treo, a experiência de se ver TV por streaming pode não ser a melhor, afinal, ele não conta com EDGE.

O Idéias TV é um pacote de canais com conteúdo produzido de forma adequada para dispositivos móveis, ou seja, é diferente da TV a cabo convencional. Os canais são A&E®, Bloomberg Television, Cartoon Network, CNN International, Discovery Móvel, ESPN Móvel, Fashion TV, The History Channel®, Maxx Esportes e Nickelodeon. A maioria em português, com exceção da CNN International, Fashion TV e Maxx Esportes.

O serviço não é barato. É preciso, no momento em que se acessa o serviço no aparelho, escolher a modalidade de assinatura que se deseja: mensal por R$ 30,00, semanal por R$ 10 ou diário por R$ 3,30. Além disso, o tráfego de dados GPRS / EDGE é cobrado à parte.

No nosso país, segundo as operadoras, os serviços de dados campeões de faturamento são os ringtones, temas e papéis de parede. Enfim, os usuários gostam da customização dos próprios aparelhos. Quando as redes de dados forem mais estáveis e os preços mais acessíveis, é bem provável que os usuários mais jovens acessem em massa conteúdo de entretenimento em seus aparelhos.

Pesquise preços de: celulares acessórios para celular cabo de dados para celulares

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Celular às 01:04 PM | Comentários (21) | Citações

novembro 19, 2006

Ai

Não, não tem nada doendo. "Ai" será o nome de um novo (e diz-se, revolucionário) celular da Sony Ericsson, a ser lançado em 2007.

O nome vem da jogadora de tênis Ai Sugiyama, que é patrocinada pela fabricante de celulares. Que aliás, planeja lançar mais uma série de novos aparelhos com codinomes femininos: Elena, Maria, Sofia, Melinda... Por favor, meninos, peguem leve nas piadinhas, ok?

O que o tal aparelho tem de tão bom para merecer tamanho hype? Bem, ele seguirá a série walkman da empresa (que aliás, são EXCELENTES players), só que terá formato ultra-fino, como os RAZR da Motorola. Cogita-se que o celular terá 9,4 milímetros de largura, mais fino do que os 14 milímetros do RAZR, e estará disponível nas cores prata e preto. Nada de pink? Que pena...

Não adianta sair por aí procurando imagens do Ai. Da Ai você até acha, do Ai não. A empresa está fazendo o maior mistério em cima. Mas já imaginaram o sucesso? O design mais que aprovado da linha RAZR da Motorola mais a excelente série walkman-phone da Sony Ericsson? Uau!

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Celular às 11:27 AM | Comentários (2) | Citações

novembro 17, 2006

No rastro do V3

No último podcast expliquei que os celulares V3 da Motorola alcançaram uma popularidade imensa e hoje são presença certa entre os mais vendidos de qualquer operadora. Já devo ter falado aqui, também, que o V3 é o primeiro grande sucesso da Motorola desde o clássico starTAC.

O belo design do celular, aliado à funções poderosas, o transformaram em objeto de desejo, valoizado mais ainda pelo alto preço do produto. Com o passar do tempo, o preço despencou. Além do prata, surgiram versões em preto, pink e até dourado - este último um modelo "de griffe". Hoje é possível comprar um V3 pré-pago por cerca de R$ 600.

Ao olhar a foto acima, tenho certeza que você achou que era um V3. Olhe novamente. Aquele "Gradiente" acima da tela não é engano, esse é o GF970, aparelho que inaugura a linha "Real Flat" da empresa. Além do GF970, serão lançadas a versão slider, o GF950, e a versão barra, GF500. Todos ultra-fininhos. Os preços devem seguir a atual tabela da linha RAZR da Motorola.

Se você não é fã da Motorola mas sempre teve uma quedinha pelos V3, é de se pensar...

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Celular às 10:53 AM | Comentários (53) | Citações

novembro 16, 2006

Que tal um celular funcionando em 2 redes simultanemente?

Já imaginou um único celular funcionando em CDMA e GSM ao mesmo tempo? Não, não me refiro àqueles modelos dual, que suportam GSM e CDMA, mas só operam em uma rede de cada vez.

A Samsung promete que o SCH-W579 permitirá aos usuários acessem as redes GSM e CDMA simultaneamente, sem ter que ficar trocando o SIM chip ou fazendo gambiarras.

O aparelho ainda terá USB, bluetooth, câmera de 2 MP e suporte a mídia players. Só não se sabe ainda o SO que o bichinho rodará; especula-se que seja Linux. Gostou? Pois pode derrubar o beiço, essa belezinha estará disponível apenas na China...

Mas a idéia é agradável e outros fabricantes podem apostar nela. Eu, pessoalmente, tenho 2 chips de operadoras GSM diferentes. Um é o número pessoal e o outro é o profissional (ligado só no horário comercial) e cada linha fica em um aparelho diferente. Adoraria ter os 2 chips ativos ao mesmo tempo em um aparelho só, pena que não encontrei solução para isso ainda...

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Celular às 04:26 PM | Comentários (8) | Citações

novembro 14, 2006

VoEDGE

A pergunta que eu mais tenho recebido nas últimas semanas, seja por comentários ou e-mails, é: afinal, dá ou não dá para usar VoIP com conexão EDGE? Dá sim, e confesso que estou absolutamente viciada! No último Podsemfio esclareci de vez essa questão, fazendo uma demonstração prática com o notebook conectado ao meu smartphone e usando o Skype.

A qualidade de áudio estava muito boa, deu para conversar sem atrasos ou interrupções. A gravação é que não está aquelas coisas, usei o PrettyMay mas não gostei. Falando nisso, agurado sugestões de bons softwares para Windows que gravem conversas por VoIP.

Eu tenho pego conexões que variam de 170 a 190 kbps, em média. Mas depende. Tem dias que pego 120 kbps. A verdade é que até agora não peguei nada abaixo de 100 kbps. Isso me animou muito a usar aplicativos no PDA que até então só usava via wi-fi, principalmente streaming de rádio via Resco Radio.

Durante a conversa com o Cobra via "VoEDGE", nós nos animamos tanto com a boa qualidade que resolvemos fazer umas loucurinhas - do tipo usar a webcam ou transferir arquivos. E obviamente demos com os burros n'água - no vídeo o atraso era tão grande que o Cobra parecia um fantasma pixelizado. E na transferência de arquivos, a velocidade não passava de 247 B/s... Pudera, aí já é querer tirar leite de pedra, não?

O importante é que dá para usar VoIP com EDGE sim, e a qualidade é legal. Mais detalhes sobre "VoEDGE" no Podsemfio n.18.

*Feed para receber o Podsemfio: http://feeds.feedburner.com/podsemfio
*Feed para a versão low do Podsemfio, com menor qualidade porém mais compatível com dispositivos móveis ou conexão discada: http://feeds.feedburner.com/podsemfio-low

No próximo podcast falarei de dois aparelhos que estão "bombando": o Nokia E62 e o Moto Q. Se você tem um deles e quer mandar sua participação, deixe seu áudio na secretária eletrônica do meu Skype, o nome de usuária é biakunze. Também dá para mandar recados de voz pelo Gtalk, onde meu user também é biakunze.

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Celular às 12:11 PM | Comentários (7) | Citações

Tutoriais de conexão: PDA + celular

Quase todo dia recebo e-mails de gente perguntando como conectar Palm ou Pocket PC a um celular GSM para navegar na web. Esqueçam fios e cabos. Palms, Pockets e celulares com infravermelho e bluetooth hoje são abundantes no mercado. E navegar na web com seu Palm é mais simples do que parece, basta seguir algumas orientações simples.

Em primeiro lugar, a cobrança dos dados por GPRS é por volume de dados, e não por tempo de conexão. Assim, evite html em emails, se esse for seu uso principal. Baixe apenas os headers (assunto) das mensagens, e só baixe as mensagens completas que interessarem, depois. E não precisa de provedor, é tudo feito via APN da sua operadora - TIM, Claro, Oi ou Brasil Telecom.

Os tutoriais a seguir não são exatamente uma novidade no mundo da mobilidade, mas resolvi postar tudo aqui a fim de facilitar a vida dos usuários... e a minha também, já que o volume de pessoas que me escrevem a respeito é enorme.

CONECTANDO SEU PALM AO SEU CELULAR GSM

Palms com infravermelho: todos
Palms com bluetooth: Tungstens T, T2, T3, Zire 72, Tungsten E2, Tungsten T5, LifeDrive e TX.

1º Passo - Configurando o celular

Para configurar seu celular, você precisa primeiro obter os dados que serão inseridos no aparelho. Normalmente os aparelhos das operadoras já contém esses dados, mas caso você tenha um aparelho importado ou um chip de uma segunda operadora, deverá configurar manualmente. As configurações a seguir valem para o modelo Sony Ericsson T68i, mas basta você adaptá-las ao menu do seu aparelho, caso não seja Sony Ericsson.

A seguir:

Menu (ou Joystick p/ um dos lados, Direita ou Esquerda)
8 (Conectar)
7 (Comunic. Dados)
1 (Contas Dados)
Incluir Conta?) - "Yes"
Tipo de Conta) - "Dados GSM"
Abrirá uma janela chamada de "Nova Conta ? Nome:" onde você poderá digitar qualquer nome, mas é recomendável usar o nome do provedor, por exemplo, TIM CONNECT FAST, CLARO DADOS ou OI DADOS e clicar em "OK".

Os dados a ser inseridos são:
APN: tim.br ou claro.com.br ou oi.com.br
Identificação do usuário: tim ou claro ou oi
Senha: tim ou claro ou oi
Solicitação de senha desativado
Permitir chamada: automático para TIM. Para Oi e Claro, somente GPRS.
Endereço IP e DNS, deixar em branco
Em configurações avançadas: autenticação nenhuma, compactação de dados desativada, compactação de título desativada. Em qualidade de serviço, você encontrará os subitens: precedência, atraso, confiabilidade, taxa máxima e taxa média. Todos devem estar "subscrito".
Dados inseridos, volte ao menu de conta de dados e verifique se está lá. Selecione a conta que você criou. Ali aparecerá o número CID. Guarde-o, pois será importante na hora de configurar seu Palm.

A título de curiosidade, essas são as contas e perfis padrões da TIM:

Conta TIM CONNECT FAST
Vá em Conectar -> Comunic Dados -> Contas Dados -> Incluir Conta
Selecione Dados GPRS
Nome: TIM CONNECT FAST
APN: tim.br
Identif Usuário: tim
Senha: tim
Gravar
Esta conta deverá ser CID=1

Conta TIM WAP
Vá em Conectar -> Comunic Dados -> Contas Dados -> Incluir Conta
Selecione Dados GSM
Nome: TIM WAP
Número do telefone: *600
Identif Usuário: wap@tim
Senha: tim
Gravar
Vá em Avançada
Taxa de dados -> 14400
Tipo de discagem -> ISDN

Conta TIM WAP FAST
Vá em Conectar -> Comunic Dados -> Contas Dados -> Incluir Conta
Selecione Dados GPRS
Nome: TIM WAP FAST
APN: wap.tim.br
Identif Usuário: tim
Senha: tim
Gravar
Editar -> Avançado
Autenticação -> Normal

Conta TIM MMS
Vá em Conectar -> Comunic Dados -> Contas Dados -> Incluir Conta
Selecione Dados GPRS
Nome: TIM MMS
APN: mms.tim.br
Identif Usuário: tim
Senha: tim
Gravar
Editar -> Avançado
Autenticação -> Normal

Perfil TIM WAP FAST
Vá em Serviços WAP -> Config. WAP
Selecione um Perfil (Profile) e vá em Renomear
Renomeie para TIM WAP FAST
Mudar Homepage
Título: TIM WAP FAST
Endereço: http://wap.timbrasil.com.br
Gravar
Editar
Avançadas
Gateway -> Configuração de IP -> Conectar Usando -> Conta TIM WAP FAST
Endereço IP -> 200.244.116.65
Tempo de resposta -> 90

Perfil TIM WAP
Vá em Serviços WAP -> Config. WAP
Selecione um Perfil (Profile) e vá em Renomear
Renomeie para TIM WAP
Mudar Homepage
Título: TIM WAP
Endereço: http://wap.timbrasil.com.br
Gravar
Editar
Avançadas
Gateway -> Configuração de IP -> Conectar Usando -> Conta TIM WAP
Endereço IP -> 200.244.116.65
Tempo de resposta -> 90

Perfil TIM MMS
Vá em Serviços WAP -> Config. WAP
Selecione um Perfil (Profile) e vá em Renomear
Renomeie para TIM WAP MMS
Mudar Homepage
Título: TIM WAP MMS
Endereço: http://mms.tim.br/servlets/mms
Gravar
Editar
Avançadas
Gateway -> Configuração de IP -> Conectar Usando -> Conta TIM WAP MMS
Endereço IP -> 200.179.066.242
Tempo de resposta -> 90

Conta de MMS
Vá no menu Mensagens -> MMS -> Opções -> Servidor msg
Endereço do servidor: http://mms.tim.br/servlets/mms
Vá até Perfil WAP -> Selecione TIM WAP MMS

2º Passo - Configurando seu Palm

Se o seu Palm tiver o sistema operacional Palm OS 5 e tiver o Phone Link (Link de telefone instalado), basta clicar sobre ele. É uma espécie de assistente que fará a configuração para você automaticamente. Caso não o tenha, ou no Phone Link não conste sua operadora (carrier), como é atualmente o caso da Claro, você deverá inserir manualmente os dados.

Vá em Prefs e selecione Network.

Service: o nome de sua conexão. Pode ser TIM BR GPRS, CLARO DADOS GPRS ou OI DADOS GPRS.

Identificação do usuário: tim ou claro ou oi

Senha: tim ou claro ou oi

Connection: você deverá editar conforme seu aparelho celular e o tipo de conexão que queira. Pode ser por infravermelho, bluetooth ou cabo. Se for bluetooth, você deverá antes em connection e editar. Em Prefs, Connection, crie um nome para sua conexão. Connect to: Local Network, Via Bluetooth. Na hora de colocar o Device, deixe seu celular com o bluetooth ativado no palm e celular para que eles possam "encontrar" um ao outro e estabelecer a conexão, tornando-se "paired devices". Ou seja, um sempre reconhcerá automaticamente o outro tão logo a conexão seja solicitada.

No caso de configurada uma LAN, não é necessário colocar o número do telefone. Mas caso esse seja solicitado, coloque *99***1#

Importante: nesse caso, o "1" corresponde ao número CID da conexão de dados no seu aparelho celular. Portanto, se no seu celular o CID da respectiva conta seja outro, é esse o número que deverá estar ali.

Em "Details..." o tipo de conexão deve constar como PPP, timeout nunca. As caixas de DNS e IP devem estar marcadas.

Em script, não é necessário colocar números. Seu Palm o fará automaticamente, se for necessário.

Pronto. Agora, todas vez que quiser conectar-se, basta ir a Prefs Network, ou no Link de telefone, e clicar em "connect". No Tungsten T3, use a barra de atalho do bluetooth. É mais prático.

Celulares Siemens GSM

Tendo lido a primeira parte do tutorial Conectando seu Palm a seu celular GSM, é preciso saber que para celulares Siemens há alguns detalhes sutis na configuração.

*No Palm:

Crie uma conexao) - SYSTEM - > CONNECTION
Nome: LAN S55 BT
Connect to: Local Network
Via: Bluetooth
Device: S55 (nome que ficará visível para bluetooth)

[details]
Speed: 115.200 bps
Flow Ctrl: Automatic

Crie um servico de rede) - SYSTEM -> NETWORK
Service: TIM BR GPRS
User Name: tim
Password: tim
Connection: LAN S55 BT

[details]
Connection type: PPP
Idle Timeout: 3 minutes
Query DNS: marcado
IP Address: marcado; automatic

Script:
GPRS4:
GPRS1:
GPRS2:
GPRS3:
GPRS5:
GPRS5:
Wait FOR:
Delay:0
GPRS8:
GPRS9:
Delay:0
End:

*No celular:

Ativar GPRS
MENU>9>6>1GPRS (marcado)

Ativar Bluetooth:
Menu>9>6>4 Bluetooth (marcado)

Conexão:
menu->configurar (9)->conetividade(6)->servico dados(5)-> MMS, Wap
(1a posição) TIM Connect Fast
Ajustes CSD
- Num Acesso: *600
- Tipo chamada: ISDN
- Login: wap@tim
- senha: tim

GPRS settings (marcado)
Dados de GPRS:
- APN: tim.br
- Login: tim
- senha: tim

O tutorial acima foi testado num celular Siemens S55. Agradeço ao Filipe Pagani pela colaboração.

TUTORIAL PARA MODELOS DE PALMS MAIS ANTIGOS (Palm OS 3 e 4)

Engana-se quem acha que somente Palms de última geração, com recursos poderosos, podem navegar na internet, baixar e-mails e usar comunicadores instantâneos. Em tese qualquer palm com infravermelho pode rodar esses aplicativos, contanto que haja memória suficiente para eles e que o soft em questão atenda aos requisitos básicos de sistema operacional.
Alguns modelos de Palm que se incluem nessa categoria são o m515, m505, c505, m130, m100, m105, Vx, V, IIIxe, IIIc, IIIe, além de modelos Sony Clié como NR70, NR70V, N760, T665, T615, entre outros.

Até mesmo os modelos atuais mais espartanos, como o Zire, Zire 21 e Zire 31 podem conectar-se à internet num celular GSM infravermelho. A relação de alguns modelos de celulares com infravermelho você encontra na parte II deste tutorial. Se o seu celular não tem infravermelho, pode tantar procurar um cabo de conexão compatível. É uma tarefa penosa devido ao grande número de PDAs e celulares existentes no mercado. Mas você pode achar em sites como o The Supply Net.

*No celular:

De acordo com sua operadora e seu serviço de dados, selecione a conta TIM CONNECT FAST, CLARO DADOS ou OI DADOS. Ali aparecerá o número CID. Guarde-o, pois será importante na hora de configurar seu Palm.
Por exemplo: CID=1

*No Palm:

Vá em Prefs e selecione Network.
Service: o nome de sua conexão. Pode ser TIM BR GPRS, CLARO DADOS GPRS ou OI DADOS GPRS.
Identificação do usuário: tim ou claro ou oi
Senha: tim ou claro ou oi
Connection: você deverá editar conforme seu aparelho celular e o tipo de conexão que queira. Selecione infravermelho ou cabo, caso você o tenha. No local onde vai o número de telefone, coloque *99***1# sendo que 1 corresponde ao número CID da conta de dados do seu celular, usada como exemplo. Portanto, se no seu celular o CID da respectiva conta seja outro, é esse o número que deverá estar ali.
Em "Details..." o tipo de conexão deve constar como PPP.
As caixas de DNS e IP devem estar marcadas.
Em script, não é necessário colocar números. Seu Palm o fará automaticamente, se for necessário. E pronto.
Agora, todas vez que quiser conectar-se, basta ir a Prefs -> Network e clicar em "connect".

O tutorial acima foi testado num Palm m505 e num Palm Zire, usando-se o Eudora Internet Suite para navegar e baixar e-mails.

CONECTANDO SEU CELULAR GSM AO POCKET PC VIA BLUETOOTH

Aqui usamos o Windows Mobile 2003 SE, mas no WM5 não é muito diferente:

1. No menu "Start"/"Iniciar", toque em "Settings"/"Configurações".

2. Vá até a aba "Connections"/"Conexões" e toque no ícone "Bluetooth".

3. Toque no link "Bluetooth Manager"/"Gerenciador Bluetooth", na parte inferior da tela.

4. No rodapé da tela, toque em "New"/"Novo" | "Connect!"/"Conectar".

5. Escolha a opção "Connect to the Internet"/"Conectar-se à Internet" e toque em "Next"/"Avançar".

6. Na tela seguinte, escolha a opção "Connect via a dial-up device such as a cellular phone or a shared modem
connected to a computer"/"Conectar-se via dispositivo dial-up como telefone celular ou modem compartilhado conectado a computador". Toque em "Next"/"Avançar".

7. Prepare o seu celular para aceitar pareamento por Bluetooth e, no PocketPC, toque sobre o quadro _"Device: "/"Dispositivo: "_, para que se inicie o pareamento.

8. Se o celular em questão já tiver sido anteriormente pareado com o PocketPC, ele aparecerá na lista da tela seguinte e bastará tocar sobre o seu ícone. Se for a primeira vez, você deverá aguardar até que o ícone do celular apareça e surjam, em ambos dispositivos, as telas de autenticação.

9. Finalizado o pareamento, deve aparecer a seguinte tela, onde bastará tocar em "Finish"/"Finalizar" | Abre-se a tela do passo 10.

10. Agora vamos criar a conexão a ser discada: toque duas vezes em "New Connection"/"Nova Conexão", batize-a como desejar (TIM GPRS, por exemplo) no campo "Connection Name"/"Nome da Conexão". Deixe em branco os campos "Country Code"/"Código de País" e "Área Code"/"Código de Área". No campo "Phone Number"/"Número do telefone" coloque: *99***n#, onde "n" será o dígito de 0 a 9 conforme o ID de conexão GPRS (CID) que estiver configurado no seu telefone.

11. Toque em OK no canto superior direito da tela e automaticamente o PocketPC tentará conectar-se ao GPRS pela primeira vez. Se houver sucesso, ele retornará à tela do passo 4 e o ícone de atalho da conexão Dial-up com o celular estará verde, ativado. E pronto, você já pode navegar, baixar e-mails, usar o Messenger, etc.

Pesquise preços de: Palms com bluetooth celulares com bluetooth Pocket PCs com bluetooth

escrito por Bia Kunze em Palm OS às 12:09 PM | Comentários (94) | Citações

novembro 05, 2006

Serviços móveis: amenizando o caos nos aeroportos

Depois de uma semana enlouquecida nos aeroportos de todo o país e uma relativa calma durente o feriadão, tudo indica que hoje o caos tomará conta dos saguões novamente. Nessas horas, a fim de minimzar o sofrimento, é bom evitar novo sofrimento usando os melhores amigos dos viajantes: o celular e o PDA.

Situação dos aeroportos no site da Infraero

Você está em dúvida a respeito do que vai encontrar no aeroporto? Antes de ir até lá, consulte a situação pelo site da Infraero. É possível ver a situação de todos os vôos comerciais em todos os aeroportos do país, exatamente como aquele painel de pousos de decolagens dos aeroportos. O site é http://www.infraero.gov.br/sivnet.

O problema é que, se já no Firefox o site não funciona redondo, não espere o melhor nos browsers nativos dos dispositivos móveis. Apenas no Opera Mini e no NetFront funcionou direitinho. Não conte com os browsers wap de celulares. A melhor opção mesmo é ter o Opera Mini instalado. Funciona em qualquer celular que tem Java, ou seja, tirando os modelos básicos de entrada, qualquer um. Recomendo até para quem tem Palm, pois o Blazer é uma droga.

Check-In

A Gol oferece o serviço de check-in no celular, para clientes Vivo ou Telemig.
É preciso se cadastrar no site da Gol antes de usufruir desses serviços. Depois, clientes da Vivo acessam o Menu Wap, vão na opção nº 8 - Serviços. Lá você encontra as opções compra ou check-in. Clientes da Telemig o fazem via Menu Wap, opção finanças, item compras. Pronto, é só escolher entre compra ou check-in.

Se você não é cliente dessas operadoras, o jeito é fazer o check-in online via web mesmo. A Gol e a TAM oferecem essa facilidade. Na Varig só funciona para a ponte aérea Rio-SP (Santos Dumond-Congonhas). Quem não tem notebook ou não costuma levá-lo em viagens, dá para fazer via PDA. Eu mesma já fiz várias vezes. Talvez dê para fazer via Opera

Stress

Eu odeio viajar em feriadões. Prefiro ficar, trabalhando ou estudando. A cidade vazia, silenciosa e sem trânsito é perfeita. Deixo para viajar em dias úteis, com aeroportos ou rodoviárias desafogados. Eu até pretendia viajar nesse Finados, mas mudei de idéia diante da operação-padrão dos operadores de vôo. Com o verão chegando, muita gente tem um prazer mórbido em descer para o litoral apinhado de gente, pegando uma estrada igualmente cheia... Tô fora!

Se você não tem saída e precisará MESMO pegar um aeroporto lotado nesse fim de feriadão, vá preparado. As providências "online" que citei acima não adiantarão se o caos já tiver tomado conta do ambiente. Carregue seu portátil de MP3 e filmes, instale joguinhos e fuja dos lanches gordurosos dos aeroportos. Uma salada leve e um café bem forte ajudam... boa viagem!

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Celular às 10:45 AM | Comentários (6) | Citações

novembro 02, 2006

YouTube no celular

Reconhecendo a grandiosidade do mercado na área de mobilidade, o YouTube anunciou hoje que pretende oferecer os seus serviços de streaming e upload de vídeo em celulares. Segundo um dos fundadores do serviço, dentro de um ano já teremos algo em funcionamento!

"Within the next year we hope to have something on a mobile device, it's going to be a huge market, especially for the video mind-set we're dealing with, it's a natural transition." (Chad Hurley, co-fundador do serviço)

Por enquanto há apenas umas gambiarras que mal e mal funcionam em PDAs, através de browsers alternativos, mas uma solução nativa é sempre bem-vinda.

O Google tem toque de Midas. Alguém aí duvida que o empreendimento vai dar certo?

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Celular às 09:34 PM | Comentários (4) | Citações

outubro 31, 2006

Vivendo com EDGE

Lembro quando começaram os primeiros experimentos com EDGE pelas operadoras GSM no país, assim como quando ele começou a entrar na ativa para todos os usuários. A primeira vez que tive em mãos um celular com EDGE foi em julho de 2004. Mas a diferença do GPRS para o EDGE ainda não era significativa.

Em dezembro do ano passado decidi que não queria mais saber de banda larga na clínica, pois comecei a apostar no atendimento móvel. Pagar uma fortuna por mês para usar um mínimo? Nem pensar. Só para vocês terem uma idéia, aqui em Curitiba um link chinfrim, o Turbo 300 da Brasil Telecom, sai por R$ 90 ao mês. Comprei um consultório portátil para atender em domicílio. Continuando com a clínica, mas no intuito de ir diminuindo os atendimentos em consultório fixo. Apostando no novo empreendimento, vendi os meus dois desktops, comprei um notebook, um PDAphone e fiz um plano corporativo com pacote de dados GPRS ilimitado.

Em maio, desse ano, tentada a migrar para um aparelho com EDGE, ou pelo menos adquirir uma placa PCMCIA compatível, fiz novos testes. Os resultados obtidos foram melhores, mas ainda torci o nariz. Não valia a pena um investimento tão grande para apenas 30 kbps de diferença.

Quando eu mudei de casa, vivi 40 "inesquecíveis" dias sem banda larga, à base dos 30 ou 40 kbps de GPRS.

De julho para cá, comecei a ler os primeiro reviews "entusiasmados" do EDGE. A barreira dos 100 kbps regulares de taxa de download foi rompida. Demorou, não? Parece que eu migrei na hora certa. Foi acidental, é claro, mas a experiência de navegar no notebook com EDGE tem sido muito satisfatória. Eu amava meu Qtek 9090, mas pesava a falta de EDGE para quem usa muito como modem.

E é bem fácil configurar. Fecha-se o ActiveSync no Windows, abro o "Modem Link" do S200, seleciono USB, plugo o cabo. Ativo-o no S200, e no notebook, uso um discadorzinho que se encarrega de estabelecer a conexão em segundos. Estou super feliz navegando, é BEM melhor do que o GPRS puro e simples que tinha no Qtek 9090.

E o resultado, feito através do site Numion, pode ser conferido aqui. Ô alegria!

Pesquise preços de: smartphones acessórios para celular celulares com EDGE

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Celular às 01:49 PM | Comentários (14) | Citações

outubro 07, 2006

Vivo Zap ilimitado

Demorou, mas parece que a Vivo descobriu que há demanda para um plano de tráfego ilimitado para sua rede de dados 1xRTT / EV-DO.

No site deles, dá para notar que o antigo plano de 1 GB, que custava R$ 139,90 ao mês, passou a ser ilimitado. Agora há um novo plano de 1 GB, mais barato: R$ 99,90. Há ainda o pacote de 100 MB por R$ 49,90. Outra curiosidade: disponibilizaram o tráfego avulso ao praço de R$ 5,90 por MB, para quem navega esporadicamente e não quer pagar pacote mensal.

Nota-se que, com essas medidas, a Vivo equiparou seus preços de dados aos das operadoras GSM. Não é à toa. A operadora quer ser mais competitiva e preparar o terreno para o GSM dela mesma, que estréia em breve. A grande vantagem é que o 1xRTT / EV-DO é bem mais veloz que o GPRS / EDGE. E segundo a Vivo, seu GSM contará com a mesma cobertura atual do CDMA, o que também seria ótimo, já que tradicionalmente o CDMA cobre mais regiões no Brasil que o GSM.

O problema é confiar na rede da Vivo. Quando testei, há mais de um ano, vi muitas inconsistências. E muitas reclamações de usuários, principalmente do RJ. Não sei como estão as coisas agora.

Obrigada ao Leo Takata pelo link da Vivo.

Pesquise preços de: PDAs Palms celulares

postado via gprs

escrito por Bia Kunze em Telecom às 06:49 PM | Comentários (58) | Citações

setembro 30, 2006

Recall de baterias: por que só notebooks?

O assunto da semana foi a imagem arranhada da Sony no que diz respeito ao recall de baterias de notebooks - agora, a Lenovo se juntou à Dell, Apple e Toshiba na maratona das substituições.

Ninguém comentou nada a respeito de baterias de PDAs, celulares e tablets. Eles também não usam baterias Sony? Onde é o problema, afinal? Na bateria em si? Nos circuitos? Ou são só com certas marcas? Ou certos lotes? Como bem sabemos, ouvimos muitas histórias por aí sobre explosão de baterias de celulares, inclusive no Brasil. Mas acho estranho que tudo tenha ficado por isso mesmo.

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Celular às 08:12 AM | Comentários (2) | Citações

setembro 18, 2006

MP3 em celulares CDMA

Tenho recebido muitos e-mails e comentários a respeito de alguns celulares novos, em especial, musicphones. O LG Chocolate é um belo aparelho em termos de design, assim como o Black Safira, e o LG MX800 (o celular "carrinho") é uma graça. A respeito desse celular carrinho, estou com o review dele atrasado há um mês por conta de inúmeros pepinos que o aparelho apresentou. Como hoje posso afirmar que não há solução, subirei o review de qualquer jeito em breve. Mas o que eu quero enfatizar agora são as barreiras que um futuro usuário de musicphone CDMA enfrentará.

LG Black Safira e LG Chocolate

O LG Chocolate suporta fones bluetooth, vídeos, TV, rádio FM, GPS e tem câmera integrada de 1.3 MP. Mas o grande chamariz é seu MP3 player. Assim, o modelo busca atrair fãs de música móvel que querem um aparelho de design estiloso. Porém nem tudo é tão simples. Para transferir músicas de um PC via o aparelho, é preciso adquirir um cabo e um software especiais, que não vêm com o produto e são meio difíceis de se achar no Brasil. Além disso, a memória pífia de 62 MB para músicas obriga o usuário a comprar um micro SD à parte. Outra coisa chata são os fones - só dá para usar o fone que vem com ele por causa do maldito plug proprietário. O Black Safira, segue a mesma linha, mas tem o formato de concha.

Bloqueios e restrições

Muitas pessoas se frustram quando percebem que não conseguem passar livremente MP3 entre o celular e o computador. A culpa não é do aparelho, nem da LG. É da Vivo. Mas nem dá para dizer que é ela mesma a culpada - a tecnologia CDMA e a plataforma Brew são propriedade da Qualcomm, e quem explora essa tecnologia deve seguir todas as restrições impostas.

E as restrições são justamente a troca de arquivos de mídia - MP3, ringtones, fotos e filmes, no intuito de se evitar pirataria de conteúdo com direitos autorais. Mas não é bem assim. Conteúdo próprio também é "barrado", como por exemplo, uma foto que você acabou de tirar com a câmera do celular. Se você quiser enviar por USB para seu computador, ou por bluetooth ou infravermelho para o celular ou PDA de um amigo, não conseguirá. A Vivo só o deixa fazer usando sua rede, por MMS, e pagando uma boa grana por isso, claro. Com os toques, é a mesma coisa. Ainda que você transfira uma música com sucesso para seu aparelho, não é permitido usá-la como campainha. Apenas funciona com o áudio baixado pelo Vivo Downloads. Ou seja, tudo envolve a ganância da operadora.

Há dicas e tutoriais para desbloqueio em alguns fóruns por aí, mas vale lembrar que é preciso mexer no firmware e resetar o dispositivo, e isso ocasiona a perda da garantia. E como aparelhos da LG e Samsung, por exemplo, costumam ter um alto índice de problemas, não aconselho que isso seja feito. Se esse desbloqueio for fundamental para você, faça-o, mas por sua conta e risco!

Culpa da Vivo? Sim, mas não há o que ser feito, pois no manual desses aparelhos vem escrito, em letras miúdas, as restrições com troca de arquivos. O problema ocorre há anos, com sucessivos modelos de aparelhos - usuários compram celulares de última geração, empolgadíssimos, sem pesquisar os problemas antes (olha só a importância dos fóruns e blogs!) - e nada mudou.

Vale lembrar que isso só ocorre na tecnologia CDMA. Com o GSM há muito mais liberdade. Não é a toa que a própria Vivo está preparando sua oferta em GSM até o fim do ano. O CDMA está caindo em desuso, e nem é por ser ruim (pelo contrário, é avançadíssimo), mas porque envolve uma série de patentes e limitações impostas pela Qualcomm, detentora dos direitos de uso sobre ele. Quem for investir uma boa grana num celular de ponta, recomendo que o faça com um GSM.

Pesquise preços de: celulares desbloqueados celulares com MP3 cabo de dados para celulares

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Celular às 10:37 AM | Comentários (119) | Citações

setembro 11, 2006

iPod nano que fala

Lembra muito um iPod nano laranjão, já que é um tocador de MP3 diminuto, mas com telinha colorida e clickwheel. Só que o Samsung X830 Orange Edition (jura?) é muito mais que isso... apesar de seu tamanho diminuto (85 x 29 x 20mm e apenas 74g de peso) ele é também um celular GSM com câmera de 1.3 MP que faz fotos e vídeos, USB e bluetooth. Caramba!

Os homens podem não se dar muito bem com esse aparelhinho pela delicadeza e fragilidade. Para digitar naquelas teclinhas, só com a ponta da unha! Sem dúvida meninas geeks vão amar. Para quem não gostou do laranjão, o X830 (veja aqui detalhes do aparelho) está igualmente disponível em várias outras cores. Ele foi lançado na Ásia recentemente e, lógico, não tem previsão de desembarque por aqui.

E já que falamos em iPod nano, os olhos do mundo estarão voltados para o grande evento da Apple para amanhã. Nos sites de rumores fala-se numa 2ª geração do nano com 8 GB e carcaça estilo o iPod mini, disponível em várias cores e mais resistente a riscos.

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Celular às 10:55 PM | Comentários (8) | Citações

setembro 06, 2006

Encheu

Se eu ouvir mais uma vez algum ringtone do Crazy Frog, mando o dono engolir o celular. Ainda bem que é véspera de feriado. Senhor, dai-me forças...

postado via gprs

escrito por Bia Kunze em Celular às 05:19 PM | Comentários (9) | Citações

agosto 11, 2006

Promoção: 1 mês de TIM Wap Fast por R$ 10

A dica veio do leitor e ouvinte Fernando Kanarski: segundo a nova promoção da TIM, é possível usar o Wap Fast da TIM por um mês, ilimitado, pagando R$ 9,90. E vale para usuários pré-pagos também!

O nome da promoção é MegaTIM Wap, e você precisa contratar o pacote promocional simplesmente entrando em contato com eles. A promoção é válida para todo o Brasil. Encontrei o regulamento nos sites da TIM Sul e TIM Nordeste, mas pelo visto vale em todo o território nacional.

Se você tiver um aparelho com bastante recursos ou usa seu PDA para se conectar ao celular, um mês de conexão ilimitada sem dúvida é uma ótima oportunidade para aproveitar tudo de bom que a tecnologia móvel oferece! É bom ler direitinho o regulamento da promoção antes.

Clientes da TIM, liguem para o *144 do seu celular ou 0800 741 4141. Aproveitem!

Pesquise preços de: celulares acessórios para celular celulares com wap

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Celular às 04:25 PM | Comentários (68)

agosto 09, 2006

Hey Dude! I'm mobile!

Tem gente que acha um absurdo assistir vídeos no celular e ainda pagar por isso. Talvez seja esse o motivo dos serviços de TV móvel ainda não terem saído das sombras. A desculpa é que não é algo "útil". Mas se analisarmos os números dos faturamentos das operadoras em todo o mundo, vemos que o carro-chefe dos serviços, depois de voz e SMS, é o entretenimento. Entram aí toques, MP3, papéis de parede temáticos de filmes, e, no campo dos vídeos, clipes musicais e trailers de cinema.

As pessoas ainda estão avessas a esse tipo de mídia móvel. Mas agora, ao entrar na berlinda um megasucesso como Lost, os mais entusiasmados mudam um pouco de opinião. Aproveitando as "férias" do seriado (que volta em 4 de outubro), os produtores resolveram aplacar a sede dos fãs com o Lost Diaries - microepisódios de 2 minutos a serem disponibilizados pela Verizon (operadora de telefonia norte-americana), onde Hurley encontra uma filmadora na ilha e resolve gravar o que acontece por lá. Será tipo um "behind the scenes" do próprio seriado. Detalhe: com informações extras, não disponíveis nos episódios de TV, sobre mistérios da ilha e segredos dos personagens mais obscuros.

Sem dúvida essa é uma bela jogada de marketing, onde todos os envolvidos (TV, produtores e operadora de celular) saem ganhando, aproveitando a febre do momento. E para nós, entusiastas de tecnologia móvel, será um belo test-drive para ver se esse negócio de TV no celular tem futuro mesmo ou é oba-oba.

Mais detalhes sobre o MobiLost, aqui, em inglês.

Observação: Lostmaníacos do resto do mundo podem ficar aliviados, os microepisódios estarão disponíveis na web uma semana após a disponibilização nos EUA pela Verizon.

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Celular às 12:51 PM

agosto 06, 2006

Apple mobile?

À medida que se aproximam os keynotes de Steve Jobs (amanhã temos um voltado para desenvolvedores), os surtos "criativos" dos MacTarados se intensificam, produzindo "obras-primas" como o tal iChat Mobile:


O rumor a respeito de um iPhone, ou seja lá qual seja o nome do suposto celular produzindo pela Apple, começou quando vieram à público linhas de código tiradas da última versão do iPod Updater. Segundo o site Slashphone, os códigos relacionados a supostas funções de aparelho celular presentes no firmware do iPod seriam:

* t_feature_app_PHONE_APP
* kPhoneSignalStrength
* clPhoneMocksApplication
* clPhoneCallModel
* clPhoneCallHistoryModel
* prPhoneSettingsMenu
* prPhoneSettingsMenuView
* prPhoneEnableSetting
* prPhoneMenuItem

A única coisa concreta a respeito do vídeo acima é que, além da habilidade com cola e papelão, o "engenheiro" em questão jamais seria contratado pela Apple. Que protótipo horroroso! Acho que ele teria mais chances com a Nokia, célebre em produzir aparelhos com design esquisito.

Já o suposto iTalk parece mais simpático no quesito design, mas é um device tão maluco que obviamente ninguém conseguiu levar a sério:

postado via gprs

escrito por Bia Kunze em Celular às 03:01 PM | Comentários (5)

agosto 02, 2006

Dentista por SMS

A partir de hoje, todos os meus pacientes receberão por SMS lembretes de horário de suas consultas.

A medida visa eliminar a necessidade de um funcionário exclusivamente na recepção, agendando consultas, confirmando horários, anotando recados e manipulando prontuários. Incialmente a idéia era fazê-lo por e-mail, mas meus pacientes idosos (a maioria) não têm sequer uma conta. Todavia, já se renderam aos encantos dos celulares.

Hoje, minhas linhas telefônicas fixa e celular compartilham da mesma secretária eletrônica virtual. O fixo tem o serviço siga-me para encaminhar chamadas ao celular quando eu não estiver atendendo lá. E as confirmações agora vão por SMS, economizando tempo com ligações. E os prontuários são todos digitais, estão todos no bolso.

Com tantas facilidades tecnológicas e eu cada vez mais 'itinerante' na odontologia domiciliar, não vejo necessidade de tornar a ter uma recepcionista. Gasto bastante com telefonia fixa e móvel, mas ainda assim é *BEM* menos do que gastaria com salário e encargos para alguém fazer isso...

postado via gprs

escrito por Bia Kunze em Celular às 02:19 PM | Comentários (15)

julho 25, 2006

Motorola afina mais ainda seus aparelhos

Mai gódi! A Motorola fez o que parecia impossível! Afinou ainda mais sua bem-sucedida série RAZR de celulares, chamada agora de KRZR. Vejam no site da PC Magazine as fotos e especificações completas dos novos produtos.

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Celular às 04:21 PM | Comentários (1)

Mini-review: Nokia 6111

Tive a chance de mexer num Nokia 6111 por alguns dias e resolvi fazer um mini-review. O Nokia 6111 é um bom aparelho e agrada diversos tipos de usuários, desde aqueles que não ligam muito para funcionalidades, até aqueles que querem um aparelho para diversão e multimídia. Agrada inclusive os querem um aparelho elegante e pequeno para conectar seus PDAs na web.

Apesar de pequenino e não ser um smartphone, o celular GSM Nokia 6111 surpreende. O dispositivo é leve e compacto, com o teclado escondidinho sob um slider. Apresenta ótimo gerenciamento de PIM, voice dial, roda aplicativos Java e tem excelente conectividade: bluetooth, IR e até USB. Acessa e-mails nos protocolos POP e IMAP e navega na web por GPRS e EDGE! Ou seja, agrada em cheio os usuários móveis, que podem conectá-lo em seus PDAs e notebooks e navegar.

Fora isso, ele agrada aos mais exigentes com um belo pacote de funções multimídia: tem push-to-talk, tocador de MP3 e AAC, rádio FM e uma ótima câmera com flash que faz fotos a 1 MP e videos em qualidade QCIF.

Não sou fã de cor-de-rosa, mas esse até que é bonitinho. Aqueles Motorolas v3 na cor pink sim, são quase um atentado à moral. Mesmo assim, o Nokia 6111 na versão preta é muito, muito mais bonito. A tela é nítida, de ótima qualidade, grande e espaçosa. Daí a sacada em se fazer um slider para esconder o teclado e manter o aparelho pequenino.

O 6111 é mesmo recomendadíssimo, e só fica devendo na expansão de memória. Internamente, ele vem com apenas 23 MB de espaço. Um slot para cartão é indispensável num aparelho com câmera de ótimo nível e tocador de MP3. Pisada de bola bem feia... Mas pelo preço, compensa - cheguei a ver por R$ 700 na versão pré-paga, mas quem fizer um plano pós pode conseguir um belo desconto.

Pesquise preços de: celulares acessórios para celular Nokia 6111

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Celular às 03:54 PM | Comentários (151)

julho 17, 2006

Podcasts em tempo real no celular

Que tal um podcast em tempo real no seu celular? Você assina seus canais favoritos e recebe as atualizações em tempo real, tão logo sejam lançadas - baixando e ouvindo (ou vendo) direto no próprio aparelho. Isso já existe!

Meu amigo Gustavo Jreige lançou ontem seu podcast Outros Olhos, sobre mídia e jornalismo. Num trabalho de altíssimo nível, nessa edição especial de lançamento ele fala sobre telejornais, e conseguiu entrevistados de peso, como Joelmir Beting e Celso Freitas. Fiquei impressionada com o excelente conteúdo. Apenas precisa de alguns ajustes técnicos, um detalhe menor, já que é a primeira vez que ele se aventura no mundo dos podcasts. Esse guri vai longe... e digo que é meu amigo, com o maior orgulho!

Fiz uma participação falando sobre jornalismo, informação em tempo real, mobilidade e interatividade. E por pouco não falei de um tipo de serviço porque não existia: informação sob demanda, em formato de pod ou videocast, em tempo real, no seu celular ou smartphone.

Não existia até hoje, pois agora foi lançado o Mobipod: o serviço distribui os pod e videocasts que você assina em tempo real no seu smartphone. A plataforma suporta Java, Symbian, Windows Mobile e aparelhos CDMA que suportam mídia (baseados em Brew), ou seja, é um serviço democrático.

Por enquanto o Mobipod está restrito somente aos ingleses, mas não deve tardar o surgimento de algo parecido nas operadoras daqui. Mais que isso, as possibilidades de se explorar tal tecnologia são infinitas! Além de qualquer um de nós poder se fazer visto e ouvido, a qualquer hora e em qualquer lugar, abrem-se novas oportunidades para as áreas da comunicação e publicidade.

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Celular às 08:59 PM | Comentários (4)

julho 11, 2006

CDMA x Nokia

Não exatamente uma notícia nova, mas é péssima para os fãs da Nokia e de CDMA. Merece ser comentada. A Nokia anunciou que deve parar de fabricar aparelhos para essa tecnologia. Com isso, os usuários dessa tecnologia - presente no Brasil pela Vivo - se vêem com pouquíssimas opções de marcas boas para celular.

As melhores marcas de celular - seja no quesito qualidade ou funcionalidade - sempre foram a Nokia e a SonyEricsson, com a (Benq-)Siemens correndo por fora. Uma vez que SE e Siemens investem só em aparelhos GSM, não sobrou coisa boa para quem prefere CDMA. (Er... Alguém aí prefere CDMA...? Alguém...? Alôôô...?)

Samsung e LG são campeoníssimas em produção e venda de aparelhos CDMA, o que faz todo sentido já que a Ásia, paraíso do CDMA, é o berço dessas empresas. O chato é a *péssima* conectividade dessas marcas. Bluetooth é item raro por ali. E para quem faz questão, o jeito é apelar para os BOOMtorolas, que têm boa variedade de aparelhos, inclusive o "cult" v3. Mas convenhamos, isso não é lá grande vantagem, pois muitas das funcionalidades bluetooth são "capadas" pela Vivo. (Lembrei de do diálogo, que ouvi por acaso outro dia numa loja, em que uma vendedora, ao ser inquirida "sobre para que serve esse tal bluetooth" respondeu: "para usar com esse foninho!")

Aiko, Kyocera e Pantech têm participação tão pequena que nem vale a pena comentar, e os aparelhos também não são grande coisa.

Para não dizer que a Nokia "abandonou" o CDMA, ela irá de agora em diante apenas "licenciar a marca Nokia" em aparelhos fabricados por outras empresas, como o bizarro Nokia 6315i, da Pantech. Que não tem NADA dos Nokias que conhecemos, além do design de gosto duvidoso. Juro que ainda não entendi o porquê disso.

Não existe milagre. Quem quer um celular para outra coisa além de falar, tem que aderir ao GSM, tecnologia altamente PDA-friendly e que 'conversa' numa boa com seus demais gadgets. A Vivo, fazendo jus ao nome, quer abocanhar esse mercado, já que operará em GSM também até o fim do ano. Você arriscaria? E o CDMA, tem futuro?

Pesquise preços de: acessórios para Nokia e Symbian acessórios para celular celulares CDMA

postado via gprs

escrito por Bia Kunze em Celular às 02:43 PM | Comentários (31)

junho 30, 2006

Vivo GSM

Corriam rumores, mas muita gente não botava fé. Pois a Vivo anunciou oficialmente hoje: até o fim do ano passará a oferecer também a tecnologia GSM, além da CDMA.

Então, alguém aí se habilita? (Obrigada, Emanuel, pela notinha.)

Pesquise preços de: celulares CDMA celulares GSM acessórios para celular

postado via gprs

escrito por Bia Kunze em Celular às 04:58 PM | Comentários (76)

junho 21, 2006

MSN Messenger nos celulares brasileiros

Para a alegria de milhões de adolescentes (ou não só adolescentes...), o portal MSN Brasil anunciou que agora é possível trocar mensagens entre seu popular comunicador instantâneo e celulares via SMS. Testei a novidade e a seguir publico minhas impressões.'

O serviço 'MSN Mobile Messaging' na verdade já existia, mas não funcionava com operadoras brasileiras. Eu vinha usando o serviço há algum tempo, mas com encaminhamento das mensagens para meu e-mail móvel.

Agora, graças à uma parceria com Vivo, TIM e Claro, mensagens de textos (SMS) podem ser mandadas a partir do MSN Messenger no PC diretamente para o celular do seu contato. Quem usa smartphone poderá utilizar o sistema com SMS.

Cada mensagem custa 31 centavos, mais os impostos, e as mensagens originadas podem ter até 123 caracteres.

O MSN Messenger é indiscutivelmente o serviço de comunicação instantânea mais popular do Brasil, e boa fatia dos milhões de usuários é composta por adolescentes. Tanto que a Microsoft promoverá uma campanha na MTV e na TV paga, em breve, para divulgar a novidade.

MSN Live Messenger

Recém-saído do beta, o programa continua com as "frufruzices" de sempre, mas desta vez as novidades valem o download. Entre elas, o compartilhamento de pastas o "mais que aguardado" modo de conversação em off-line. E, o mais bacana de tudo, o encaminhamento de mensagens

Os contatos representados na categoria 'mobile' não têm iconezinho vermelho, mas um celular no lugar, quando estão off (nas versões antigas, o símbolo é um ícone amarelo). Isso significa que esses contatos receberão as mensagens em seus e-mails móveis ou em seus celulares.

Configurando o MSN para receber mensagens em seu celular

É preciso ter pelo menos a versão 7.5 do Messenger para habilitar o serviço. Vá em Ferramentas -> Opções -> Telefone. Marque o box "Permitir que as pessoas enviem mensagens para meu pager ou telefone celular" e clique no botão "Config. de dispositivos móveis..."

A página do MSN Mobile se abrirá. Você deverá escolher o link que configura país e região. Escolha o país, em seguida sua operadora (as opções atuais são Claro, TIM e Vivo) e coloque o número de seu celular. Concordando com os termos do serviço, seu aparelho celular está pronto para receber mensagens do MSN em SMS!

postado via gprs

escrito por Bia Kunze em Celular às 04:44 PM | Comentários (30)

junho 16, 2006

N-Gage Game Shop

Enquanto correm rumores que a próxima geração do N-Gage esteja no forno, 3 anos após lançado o primeiro modelo, a Nokia criou uma Game Shop para o dispositivo. Para o primeiro N-Gage...

Fica no ar aquela sensação de 'tarde demais', uma vez que a comunidade de gamers móveis apelou para a pirataria para conseguir os jogos, diante da dificuldade em consegui-los. O único caminho legal era a compra dos títulos em MMCs em lojas físicas. No Brasil a situação sempre foi ainda mais complicada: a escassez de títulos e lojas sempre foi uma barreira para os fãs da plataforma.

Mas por que a Nokia só abriu agora essa loja virtual? Bem, parece que os jogos têm sumido de vez das lojas, para desconsolo dos usuários, e a Game Shop seria uma forma de manter a 'chama' do N-Gage acesa.

Tarde demais ou não, eis uma chance de encontrar toda a biblioteca de games num só lugar, comprando, baixando e instalando na hora seus títulos favoritos a partir de ? 30 cada.

O N-Gage continua considerado um excelente Symbian na comunidade, principalmente depois do fiasco de seu sucessor QD. Para quem está empolgado com a Game Shop como uma possível prenúncio da 3a geração do dispositivo, melhor ir com calma: vale lembrar que a Nokia está integrando seus jogos com a série N. Pode não ser nada além disso.

E se você prefere games nos consoles tradicionais, acho bom esperar o afamado Nintendo Wii... esse sim parece que vai quebrar a mesmice dos videogames de última geração...

postado via gprs

escrito por Bia Kunze em Celular às 12:41 PM | Comentários (1)

junho 13, 2006

Um servidor no bolso

Ao invés de pagar um serviço de hospedagem, hoje, se eu quiser, posso usar um Symbian como servidor para meu site e deixá-lo sempre ligado na minha bolsa. Uau!

A Nokia portou o servidor web Apache para o ambiente Symbian. Isso significa que seus aparelhos agora podem servir conteúdo para a internet.

Com a palavra, a Nokia: "Muitos celulares atualmente têm mais capacidade de processamento do que os servidores de internet mais antigos (...) não há mais razão para que servidores web não possam residir em telefones móveis."

Mais detalhes aqui. Obrigada ao Anderson pela notícia. Segundo o Enxaqueca, a novidade já está funcionando.

Sempre digo que o futuro já chegou, é o presente e é móvel. Webmasters e designers, fazer sites compatíveis com dispositivos móveis não é o grande lance do momento! Logo os sites estarão todinhos no seu bolso também!

postado via gprs

escrito por Bia Kunze em Celular às 11:38 AM | Comentários (4)

Um servidor no bolso

Ao invés de pagar um serviço de hospedagem, hoje, se eu quiser, posso usar um Symbian como servidor para meu site e deixá-lo sempre ligado na minha bolsa. Uau!

A Nokia portou o servidor web Apache para o ambiente Symbian. Isso significa que seus aparelhos agora podem servir conteúdo para a internet.

Com a palavra, a Nokia: "Muitos celulares atualmente têm mais capacidade de processamento do que os servidores de internet mais antigos (...) não há mais razão para que servidores web não possam residir em telefones móveis."

Mais detalhes aqui. Obrigada ao Anderson pela notícia. Segundo o Enxaqueca, a novidade já está funcionando.

Sempre digo que o futuro já chegou, é o presente e é móvel. Webmasters e designers, fazer sites compatíveis com dispositivos móveis não é o grande lance do momento! Logo os sites estarão todinhos no seu bolso também!

postado via gprs

escrito por Bia Kunze em Celular às 11:38 AM | Comentários (4)

junho 09, 2006

Roaming na Alemanha

A procura pela habilitação do serviço internacional aumentou 50% nos últimos meses, graças à Copa do Mundo. Por causa disso travou-se uma batalha nas últimas semanas à caça de clientes que fossem para a Alemanha. Contudo, há várias opções interessantes para quem viajou e quer manter contato com família e amigos no Brasil, gastando o mínimo possível.

1. Roaming internacional - as promoções de roaming internacional só estão disponível para clientes do sistema pós-pago. Tradicionalmente e o custo de uma chamada pode chegar aos 3,50 euros por minuto, mas há operadoras anunciando o minuto a menos de R$ 1 dentro de seus pacotes. Para tal, a primeira providência é entrar em contato com sua operadora, já que a habilitação do serviço de roaming internacional deve ser solicitada previamente. Outro ponto a ser observado é que na Alemanha, o único padrão de celular disponível é o GSM, utilizado pela TIM, Brasil Telecom, Claro e Oi. No entanto, clientes da Vivo também podem solicitar o roaming internacional. Neste caso, a empresa empresta um telefone compatível para ser utilizado. O inconveniente é a mudança do número, mas a empresa promete o encaminhamento automático das ligações recebidas. Nas outras, o roaming é automático. Ou seja, não há necessidade de trocar o aparelho e o número do telefone. Quem liga do Brasil para alguém no exterior não percebe a diferença e nem paga a mais por isso, o custo é o mesmo de uma ligação para celular no Brasil. Porém, quem recebe precisa tomar cuidado para não tomar sustos quando a conta chegar. O valor vai de R$ 1 a mais de R$ 10 por minuto, conforme a operadora, o plano e os pacotes promocionais.

2. Chip pré-pago alemão - seu celular é GSM e está desbloqueado para uso? Assim que chegar na Alemanha, uma boa idéia é comprar um chip pré local da T-Mobile, E-Plus, O2 ou Vodafone e divulgar o número para família e amigos. Ligar do Brasil para a Europa sai um pouco caro, mas quem fizer isso via SkypeOut vai economizar bastante. Se sua família não está tão imersa na onda VoIP, o melhor é você ter um número SkypeIn local, da sua cidade, e encaminhar as chamadas para o número do chip alemão. Lembre-se que é preciso ter créditos SkypeOut para fazer esse redirecionamento.

3. Skype - não é difícil encontrar hotspots wi-fi na Alemanha, ainda mais nessa época de Copa. De olho no filão, muitos hotéis oferecem acesso sem fio de graça para clientes. Para quem tem Pocket PC então, é uma festa só, dá para conversar com qualquer um de qualquer lugar.

postado via gprs

escrito por Bia Kunze em Celular às 11:55 AM

maio 24, 2006

Tabela da copa na palma da mão

Na Copa de 2002, eu tinha um Palm m515 e usava um aplicativo, o TinyStocks, para acompanhar tudo na palma da mão. Já dava os primeiros passos no mundo wireless e atualizava as tabelas via conexão discada por infravermelho - com linha tradicional através de um modem Psion ou então via celular com um Nokia 3320, TDMA.

Hoje, para minha surpresa, verifiquei que o TinyStocks foi novamente disponibilizado (ainda de graça) nessa Copa do Mundo. O tempo passou, os Palms evoluíram e o programa acompanhou a evolução. Hoje, num mundo mobile com fotos, cores e conectividade ao alcance de todos, a experiência de acompanhar o evento é ainda mais prazeirosa.

Outra opção freeware para Palm OS é o World Cup Planner apresenta a listagem completa dos jogos e tem atualização online. Permite exportar partidas para o Calendário.

O Mobilo é a opção mais democrática para acompanhar a tabela da Copa. Todo mundo que tem celular ou PDA com suporte a Java pode usar e é igualmente gratuito, inclusive com versão em português!

Para quem uma versão poderosa e não se importa em gastar 15 Euros, a Resco disponibilizou o caprichado World Cup Mobile 2006, nas versões para Palm, Pocket PC, Windows Smartphone e Symbian Série 60. A interface é bonita, tem tabelas, estatísticas, fotos das cidades, dos estádios, histórico das seleções, notícias, curiosidades e até perfis dos jogadores. Enfim, completíssimo. Não há versão em português, apenas inglês, alemão, espanhol e francês. Indispensável para os fãs mais ardorosos de futebol.

postado via gprs

escrito por Bia Kunze em PDA às 10:56 AM | Comentários (2)

maio 23, 2006

Calendário Mobile da Copa

Faltam 2 semanas para o início da Copa do Mundo 2006. Você já tem a programação dos jogos? Se você quer acompanhar as partidas mais importantes, é hora de importar a programação para sua agenda e seu PDA!

Para quem usa o excelente Google Calendar (que para ser perfeito para mim, só ficou devendo uma opção de sincronismo) basta ir na opção 'add calendar' e selecionar uma das várias opções de calendários públicos da Copa, em formato iCal

Isso não vale só para o Google. Calendários no formato iCal podem ser importados para programas compatíveis, inclusive em plataformas Mac ou Linux.

Já para quem usa o Microsoft Outlook, encontrei em vários sites uma versão da empresa MT Criativa, bem difundida na web. Baixei e importei para meu Outlook, pois não quero agendar pacientes em certos jogos, mas foi uma decepção: há várias partidas com data e/ou hora errada, inclusive um dos jogos do Brasil.

Tive que fazer várias correções. Se alguém puder me explicar como exportá-lo corrigido, eu disponibilizo aqui para download.

postado via gprs

escrito por Bia Kunze em Web às 04:19 PM | Comentários (8)

maio 19, 2006

Radiação de celulares

Eiso ranking da CNet com os celulares (EUA) que mais emitem radiação...

Ao ver a listagem (obrigada ao Fraige pelo link, eu não sei mais se chamo os Motorolas de BOOMtorola ou TUMORola:

1. Motorola Slvr L6
2. Motorola V120c
3. Motorola V265
4. Motorola V70
5. Motorola C290
6. Motorola P8767
7. Motorola ST7868
8. Motorola ST7868W
9. Motorola A845
10. Palm Treo 650 GSM
11. Panasonic Allure

Ficou apavorado porque seu aparelho está no ranking? Fiz uma listinha com algumas dicas para atenuar os possíveis efeitos da radiação dos celulares.

Usei a palavra 'possíveis' porque ainda não temos estudos conclusivos suficientes a respeito das conseqüências nocivas desse tipo de radiação, mas há fortes indícios que haja alguma ligação com câncer. A imersão maciça celulares na sociedade é recente para estudos a longo prazo. Na dúvida, é bom se proteger, e proteger mais ainda as novas gerações.

1. Use o seu aparelho o mínimo possível junto à orelha. Se você fala bastante, use fones de ouvido, com ou sem fio, tanto faz.
2. Não deixe celulares no bolso da camisa, junto ao tórax. Prefira bolsos longe dos órgãos vitais. Bolsas e mochilas à tiracolo são a melhor opção.
3. Ao dormir, desligue o aparelho. Se for inevitável deixá-lo lïgado, não o deixe na mesinha de cabeceira. Deixe-o longe das pessoas.

postado via gprs

escrito por Bia Kunze em Celular às 07:45 PM | Comentários (10)

maio 18, 2006

Bloqueadores nos presídios funcionam?

Passado o susto inicial da onda de violência paulistana, é hora de tomar uma atitude com relação aos celulares nos presídios.

A situação em São Paulo está mais cabeluda que a sobrancelha do governador. Agora as autoridades trouxeram à tona a discussão sobre os bloqueadores de celulares. Seria uma solução para evitar rebeliões organizadas e impedir que bandidos continuem comandando o crime de dentro dos presídios.

A pergunta é: essa tecnologia funciona? Bem, minha opinião é que todo dispositivo de bloqueio de seja-lá-o-que-for é hackeável. Todo cadeado pode ser serrado, toda fechadura pode ser arrombada. É uma alternativa caríssima e não é à prova de falhas. E para piorar, tais bloqueadores podem ser deliberadamente 'desligados'... quem se responsabilizará por eles?

A única solução que realmente daria certo seria tirar todas as torres de celular das redondezas. Claro, como isso mexe com interesses econômicos, é bem provável que ninguém cogite. Mas e você, como autoridade, faria o que?

UPDATE: na continuação desse artigo, falarei um pouco sobre quais opções de bloqueio de celular que existem e como funcionam.

postado via gprs

escrito por Bia Kunze em Celular às 01:48 PM | Comentários (18)

maio 08, 2006

Teste do EDGE: resultados

Com o meu notebook, estou circulando nesse início de noite por Curitiba a fim de testar as velocidades de conexão da Claro e da Brasil Telecom, tanto via GPRS tradicional como EDGE.

Para medir a velocidade do GPRS, liguei meu notebook ao meu Qtek 9090. Para testar o EDGE, a ligação foi com um Nokia 6230.

Resultados:

Claro: GPRS - 23 kbps; EDGE - 51 kbps.
Brasil Telecom: GPRS: 35 kbps; EDGE - 47 kbps.

O medidor utilizado foi o Numion. As medições foram feitas às 19 h no bairro Campo Comprido. Fico devendo os resultados da TIM. Agradeço ao colega de faculdade Celso, que me emprestou seu Nokia com EDGE para os testes aqui na Unicenp.

Claro que uma medição esporádica não é suficiente para avaliar o serviço como um todo. Portanto, respondo às perguntas dos leitores que queriam sber se EDGE vale a pena com outra pergunta: o que vocês acham? Gostaria que vocês postassem aqui os resultados que vocês têm obtido em suas navegações móveis.

Pesquise preços de: smartphones celulares com EDGE celulares GSM

postado via gprs

escrito por Bia Kunze em Celular às 07:47 PM | Comentários (28)

maio 05, 2006

EDGE faz falta?

A fim de sanar as dúvidas de quem está indeciso na aquisição de um aparelho celular GSM com EDGE ou não, farei um teste com a Claro e a Brasil Telecom aqui em Curitiba, nesse fim de semana.

Vou providenciar um aparelho com EDGE e fazer medições no Pocket PC e no notebook. Aguardem.

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Celular às 09:42 AM | Comentários (2)

maio 03, 2006

Review: Sony Ericsson K750i

O K750i não é exatamente uma novidade no mercado de celulares, mas hoje o preço está longe daquela exorbitância que as operadoras pediam na época do lançamento. Muita gente me escreve direto querendo saber mais sobre o dito cujo, então "recrutei" um membro da lista de discussão Mundo Sem Fio, dono desse maravilhoso aparelho, para escrever aqui suas impressões.

A conclusão que eu tiro é que o K750i é hoje, na minha opinião, o melhor celular (não smartphone) hoje para quem deseja um aparelho robusto, poderoso, com excelentes aplicações multimídia e excelente câmera - sem ser um "tijolo". E claro, como todos os Sony Ericsson, ele é absolutamente "PDA-friendly": é o melhor amigo dos Palms e Pocket PCs. Continuo recomendando fortemente os aparelhos Sony Ericsson para quem quer excelente conectividade.

Review do K50i por Mário Márcio - mario.marcio arroba gmail.com

Quando a Bia me perguntou se eu poderia escrever um "review" para o K750i, eu simplesmente não imaginava o quanto seria difícil decidir o "por onde começar", até por que eu não quero redigir um texto extremamente técnico, pois honestamente falando, o K750i é sem sombra de dúvidas um aparelho espetacular e realmente muito próximo do que seria "o celular perfeito".



Em termos de usabilidade, o K750i oferece um novo conceito na facilidade de manuseio dos menus, que diga-se de passagem, muito bem estruturados e de tão fácil compreensão que simplesmente a coisa flui muito naturalmente.... o aprendizado é instantâneo !

Mas mesmo assim eu gostaria de ressaltar 4 pontos que teriam coroado de vez o aparelho, se tivessem sido contemplados ou corrigidos neste modelo:

* O soquete multifuncional serve tanto para conectar o cabo de dados como para os fones de ouvidos e para o carregador, ou seja se vc colocar para carregar não consegue usá-lo escutar musica com os fones;
* Não suporta EDGE;
* Visor um pouco pequeno para uma camera fotográfica de tão boa qualidade e recursos;
* Poderia servir como um "mass storage" drive, ou seja, tipo um pen-drive para rápida transferência de arquivos...

Porém esta pequena lista são meros anseios de um perfeccionista (eu), pois o K750i representa um marco, justamente por inaugurar a geração de celulares com câmeras integradas de 2 MP e suporte à 262.144 cores, ao invés dos míseros 65K de seus antecessores, além do importante detalhe que a navegação pelos menus e funções do sistema é auxiliada por meio de um mini-joystick, que agregou uma praticidade sem igual. E aqueles que já manusearam uma Sony Cybershot na vida vão se sentir bem familiarizados, pois foi incorporada a mesma interface (UI) do menu de funções que aparece no visor quando o modo camera é ativado, bem como grande parte dos recursos... Eu particularmente virei um fotógrafo amador de carteirinha, ainda mais que instalei um aplicativo chamado ShoZu que me ajudar a publicar as fotos diretamente do celular fotos em meu flog (Flickr) na internet...


[Integrated 2.0-megapixel camera lens] [Capable of recording video clips at up to QCIF resolution (3GPP-based)] [CMOS image sensor] [Digital zoom capability (up to 4x for all modes)] [Macro (close-up) picture-taking mode available] [Multi-shot capability] ['Night mode' (low lighting) picture-taking mode available] [Integrated photo light feature] [Optional flash light accessory] [Integrated self-view mirror]

Com relação aos recursos de áudio, enquanto muitos outros aparelhos ainda ressaltam os toques polifônicos, o K750i já está na geração dos formatos MP4 e M4A. Destaque para uma tecla de atalho rápido localizada na lateral esquerda que pode ser configurada para executar o "music player" ou rádio FM com suporte RDS. O som é de uma qualidade excepcional, graças à potente saída de audio localizado embaixo da abertura da lente.

Tanto as fotos como seus arquivos de áudio e vídeo podem ser armazenados no "memory stick duo", cujo slot fica elegantemente localizado na laterial esquerda do aparelho. O ideal é adquirir um "memory stick" adicional de no mínimo 512 MB, pois o que acompanha o aparelho não dá nem pro gasto (64MB)

A durabilidade da bateria varia de 3~4 horas de conversação e 3~4 dias em "stand-by", mas claro que esses tempos variam de acordo com as minhas vontades fotográficas, mas pra compensar a Sony Ericsson nos ofertou com um boa opção que é o carregamento da bateria enquanto conectado ao PC via cabo USB....

Outro detalhe que eu particularmente gosto muito é o sistema de iluminação das teclas: nem muito fraco, nem muito brilhante, simplesmente na medida certa...

Agora vou deixar aqui meu testemunho de como esse pequeno-notável tem me auxiliado a ser uma pessoa totalmente móvel. Inicialmente merece destaque a possibilidade de configurar contas de emails com suporte para os protocolos IMAP, POP3 e SMTP, permitindo ainda compor e responder em forma de "mensagem de voz", ou seja, acabou-se a era dos "malabarismos dedais" e agora finalmente consigo ser bem mais rápido e dinâmico quando estou fora do escritório. Inclusive eu prefiro navegar na internet diretamente no K750i do que usando o meu Dell Axim x51v e devo isso ao aplicativo Opera Mini. Esse browser em java não vem com o aparelho, é preciso proceder à instalação do mesmo, mas o conceito é simplesmente fantástico, pois todas as URLs requisitadas são encaminhadas para um servidor intermediário que irá receber o conteúdo do site solicitado, renderizar e compactar de forma a optimizar e ajustar o tamanho do layout para só então enviar de volta ao celular...



Se você quiser "sentir" um K750i na prática (virtualmente), acesse este link:
http://www.sonyericsson.com/trythephone/k750i/en/

E para ter uma ideia da real qualidade das fotos e constatar que não é exagero de minha parte, visite este blog e tire suas próprias conclusões:
http://k750iphoto.blogspot.com/

Pesquise preços de: Sony Ericsson k750i acessórios para celular cabo de dados para celulares

postado via gprs

escrito por Bia Kunze em Reviews às 10:50 AM | Comentários (35)

maio 02, 2006

Duelo de câmeras: K750i versus N90

O T68i da minha mãe pifou, e no meio de um surto esbanjativo ela comprou um Nokia N90.

Em breve publicarei um review completo desse aparelho, que tem muitas coisas que chamaram minha atenção.

Fora o fato dele ter uma resolução de tela fantástica e ser o Symbian mais completo e poderoso que já vi, o que se destaca nele é a qualidade da câmera. São 2 MP com lentes Carl Zeiss e flash. Enfim, uma câmera decente, pela primeira vez em um aparelho vendido oficialmente no Brasil.

Estou preparando um duelo entre ele e o Sony Ericsson K750i para saber quem faz as melhores fotos. Donos de K750i, por favor, enviem fotos em condições diversas de luz para bia arroba odontopalm.com.br e vamos compará-las aqui no site.

postado via gprs

escrito por Bia Kunze em Celular às 04:09 PM | Comentários (3)

Mais celulares explodindo

Será que sempre foi assim? Ou agora que a imprensa começou a notar mais o fato e noticiar? Nesse último domingo, foi relatado em Goiás mais um caso de celular que explodiu. Até o momento, foi o caso que provocou lesões mais sérias numa pessoa.

Segundo o JC Online, a vítima, uma mulher de 34 anos, falava no celular dentro do carro, e ao terminar uma chamada, colocou-o sobre a perna. Em seguida, o aparelho explodiu. A explosão teria provocado uma reação em cadeia e um outro aparelho, que se encontrava perto, explodiu também. Ela se machucou bastante e teve que ser levada a um hospital, onde foi operada.

A família afirma que o aparelho era um Motorola novo, com pouco tempo de uso, e bateria original. O outro aparelho era um Nokia. Hoje a Motorola deve publicar uma nota a respeito do ocorrido. Eles estão apurando o que aconteceu. Sendo o aparelho novo e com bateria original, o caso foge do comum. É aguardar para ver.

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Celular às 12:28 PM | Comentários (3)

abril 29, 2006

Celular a R$ 1 e outras pechinchas

Não é a primeira vez que surgem promoções de celulares a R$ 1 por aí. Tenho recebido inúmeros e-mails com dúvidas sobre esses aparelhos a preço de banana e outras ofertas mirabolantes. Valem a pena?

Para começar, não há nada errado com os aparelhos em promoção. Obviamente não são top de linha nem repletos de recursos, mas muitos são bonitinhos, há várias marcas à disposição e alguns têm até câmera integrada.

O "pulo do gato" para as operadoras são os planos que vêm atrelados à esses aparelhos, e é aí que elas tiram a diferença. Ou você acha que elas estão oferencendo aparelhos a R$ 1 porque são boazinhas?

Em geral, vendem-se pacotes de minutos onde o preço do minuto é maior. E nessas franquias, nada mais está incluso: interurbanos, torpedos SMS e dados vêm cobrados à parte na conta. Assim, quando o vendedor "garante" que você pagará ''só" R$ 50 por mês, ele "presume" que você só fará x minutos da ligações locais. Às vezes, nessas ligações locais, há diferenciação na tarifa entre ligações para fixos, móveis e até horário das chamadas. É bom checar todos os detalhes antes de escolher um plano.

Outra "armadilha" comum são as fidelizações. Vale lembrar que, por lei, não são mais permitidos planos de fidelização acima de 12 meses. Mesmo assim, muitas operadoras fazem alterações nos planos ainda no decorrer desse período de fidelização. Isso aconteceu recentemente com a Claro, que de uma hora para a outra anunciou a seus clientes que estaria abolindo os planos em reais, que englobavam qualquer serviço dentro de um valor fixo mensal. No seu lugar, obrigavam o cliente a escolher só planos em minutos, mesmo com muitos contratos em vigência. A pressão foi tanta que a operadora acabou recuando.

Também é bom ficar de olhos bem abertos com relação a ofertas de dia das mães. Várias operadoras estão com promoções do tipo "fale x, ganhe y para falar em dobro". Mais uma vez, vale a regra "nem tudo que reluz é ouro" - verifiquem *tudo* antes de fazer qualquer compra, e principalmente, esmiucem as letrinhas miúdas dos contratos.

Pesquisando bem por aí e agindo com cautela na escolha de planos, é possível aproveitar essa época de dia das mães para adquirir um bom aparelho por um preço legal. Aproveitem!

postado via gprs

escrito por Bia Kunze em Celular às 10:35 AM | Comentários (4)

março 22, 2006

Celulares que explodem

Vários casos de celulares que explodem e pegam fogo surgiram na mídia nas últimas semanas. As reportagens se resumem a contar o fato e falar a marca dos aparelhos. Sequer procuram um especialista. Preferem se ater ao tom senscionalista e deixar o povo em pânico.

Pois bem, vamos esclarecer algumas coisas a respeito, para acabar com o oba-oba em cima disso.

1. O que pega fogo não é o celular, é a bateria ou o carregador;
2. Os aparelhos são submetidos a diversos testes, e para irem ao mercado, devem ser aprovados por órgãos que fazem controles rigorosos. O que me leva a crer que as baterias e / ou carregadores envolvidos nesses acidentes são falsificados;
3. Se o seu aparelho esquenta, principalmente durante chamadas ou recargas, encaminhe-o à uma assistência autorizada. Se isso passou a acontecer depois de você comprar um acessório não original, descarte o acessório.
4. Não quero afirmar aqui que todo acessório não original é lixo. Os originais realmente são caros demais. Mas o problema desses itens é que a maioria não tem procedência. Na dúvida, não compre.
5. Prefira itens que tenham pelo menos embalagem com os dados do fabricante. Há vários no mercado, com preços justos. Você pode achar bons carregadores de fabricantes idôneos de acessórios, por R$ 30, contra os R$ 90 do original. Fuja dos de R$ 10 dos camelôs, que nem embalagem possuem.

postado via PDAphone

escrito por Bia Kunze em Celular às 01:57 PM | Comentários (16)

março 08, 2006

Celulares Cybershot

Recentemente li uma pesquisa que dizia que as vendas de celulares com câmera fotográfica cresce cada vez mais. Mas depois, a maioria das fotos dos usuários sequer sai do aparelho. Um dos motivos é a péssima qualidade das imagens.

Mas (aleluia!) o tempo em que câmeras para celulares só serviam para brincar passou, pelo menos nas mãos da Sony Ericsson.

postado via PDAphone

O K750i foi um divisor de águas. Sua câmera encanta os atuais usuários e suas fotos são de fazer inveja.

Agora com os novos K790 e K800i, enfim teremos fotos de verdade em nossos aparelhos celulares. São 3.2 megapixels, flash, and lentes cobertas, botão de disparo dedicado, estabilizador de imagem e redutor de olhos vermelhos.

Os novos celulares Sony Ericsson com essas "câmeras de verdade" vêm com a griffe Cybershot, do mesmo modo que os com tocadores de MP3 levam a griffe Walkman (termo que é patente da Sony e virou sinônimo de música portátil nos anos 80).

A griffe Cybershot se encarrega de trazer aos celulares:

1. Não só resoluções mas lentes decentes;
2. Suporte a PictBridge - liga-se o aparelho numa impressora compatível com a tecnologia e imprime-se as fotos direto, sem computador intermediando;
3. BestPic - com um único toque de botão obtêm-se 9 fotos em alta resolução: 4 antes e 4 depois da imagem que você capturou. Você escolhe a melhor e salva.

Não me resta dúvida que as câmeras digitais mais amadoras serão "engolidas" pelos celulares. Em prol da convergência, fotos cotidianas com amigos ou em viagens serão feitas, num futuro próximo, exclusivamente em celulares e compartilhadas com o mundo em tempo real. O que já existe hoje é apenas um esboço do futuro.

escrito por Bia Kunze em Celular às 11:33 PM | Comentários (3)

março 03, 2006

Perdas e danos?

Hoje faz uma semana que estou sem o GPRS da Claro. Estou uma pilha. Não há previsão de retorno, pode ser daqui 24 h ou mais uma semana. Aliás, quando o serviço ficou indisponível na 6a feira, seria por 24 h...

Estou sobrevivendo só com o chip da BrT no 6260, basicamente usando IM e lendo (apenas lendo) emails. Fiquei quieta durante o carnaval, pois achei que na 4a de cinzas tudo estaria normalizado.

Não se trata apenas de pagar (caro, R$ 100 ao mês) por um serviço e não ter. O incômodo vai além. Ontem deixei de atender um paciente idoso na casa dele porque eu não tinha como liberar o atendimento junto à operadora de saúde (é tudo online). Sacanagem, me senti mal por causa disso.

Já que não se pode evitar inconsistências da rede, vou EXIGIR da Claro ao menos o desbloqueio do meu Qtek, para que eu possa trabalhar usando outra operadora qualquer durante essas indisponibilidades. Se me negarem, Procon neles.

postado via laptop

escrito por Bia Kunze em Celular às 07:54 AM | Comentários (17)

fevereiro 26, 2006

GPRS da Claro tira férias no carnaval

Desde sexta-feira de tarde a Claro (pelo menos aqui no sul) está sem serviço de GPRS, SMS e MMS. A previsão era que voltasse sábado lá pelas 18 h.

Não só não voltou como hoje uma atendente me informou que não há previsão de retorno. Que beleza heim? Hora de pedir um abatimento na minha conta.

Bem. Enquanto a Claro tira o carnaval para desfilar na Acadêmicos da Hellen Keller, resolvi colocar o bloco da Brasil Telecom na rua. Criei até um dial-up para o Qtek conectar na ratoeira. Que papelão, heim?

postado via PDAphone, wi-fi

escrito por Bia Kunze em Celular às 11:12 AM | Comentários (2)

fevereiro 17, 2006

Novo u.find para os cariocas

Lembram quando comentei sobre a solução gratuita que oferece, via celular, informações sobre como chegar a um determinado ponto de São Paulo? (vejam aqui)

Pois bem. Já há uma versão do u.find para o Rio de Janeiro, em www.ufind.com.br. Avaliem e comentem os resultados.

No mais, peço sinceramente desculpas a todos pela ausência no blog. Nem o Podsemfio n.8 consegui subir ainda. Estou com alguns problemas pessoais meio sérios. Mas está tudo ok comigo, é apenas questão de tempo.

postado via PDAphone

escrito por Bia Kunze em Celular às 02:15 PM | Comentários (11)

fevereiro 11, 2006

GPRS ilimitado: tráfego do 1° mês

Enfim, chegou a hora... fechei o 1o mês com meu Qtek e o plano de GPRS ilimitado da Claro.

É hora de fazer as contas e ver o quanto de dados trafeguei. Colocarei aqui os números obtidos, e quais ferramentas de medição usei, tanto no note quanto no Qtek.

Tráfego de dados no Qtek 9090

Recebidos: 103,05 MB
Enviados: 34,02 MB
Total: 137,07 MB
Velocidade média: 31 Kbit/seg
Uso principal: e-mails (WebIS Mail), rss (Egress), instant messaging (Agile), browser (PIE)


Tráfego de dados no notebook, usando o Qtek como modem sem fio

Recebidos: 307,52 MB
Enviados: 60,64 MB
Total: 368,16 MB
Velocidade média: 24 Kbit/seg
Uso principal: navegações básicas no browser (Firefox), e-mails (MS Outlook) e instant messaging (Trillian)

Vale lembrar que nos dias que eu usava mais o note, não usava quase o Qtek. E vale lembrar também que esses números são obtidos no meu horário de trabalho na clínica ou em trânsito. Para lazer, streaming, navegações mais prolongadas, downloads ou VoIP, eu uso o wi-fi de casa.

Não sei o porquê da diferença nas velocidades. Talvez por causa do Win XP e o Norton Internet Security, aliás, este setado para bloquear pop-ups e banners publicitários, no sentido de agilizar minha navegação.


Ferramentas de medição

Para avaliar a velocidade de conexão no notebook, uso sempre o site Numion. Para avaliar a quantidade de dados trafegados, uso o freeware NetStat Live.

Já no Pocket PC uso o Spb GPRS Monitor, na minha opinião o melhor programa da categoria. Com GPRS ilimitado, ele perdeu a utilidade para mim, mas recomendo-o fortemente a todos os usuários. Ele não só monitora a quantidade de dados trafegados, como também calcula, na sua moeda, o total gasto, baseado nos informações de preço que você colocar nas configurações do programa. Ele ainda gera gráficos de tráfego por hora, dia ou mês, e os relatórios podem ser exportados para arquivo. Muito bom! Não tem como levar sustos quando a conta chega...

Pesquise preços de: smartphones celulares com EDGE Qtek

postado via PDAphone

escrito por Bia Kunze em Celular às 02:50 PM | Comentários (20)

fevereiro 10, 2006

Vulnerabilidade de segurança nos Sony Ericsson

De vez em quando aparece por aí um grupo com notícias alarmistas só para colocar os usuários de celulares bluetooth em pânico. Agora é a vez de um tal French Security Incident Response Team (FrSIRT) afirmar que celulares Sony Ericsson são suscetíveis a ataques DoS. (Denial of Service, não confundam com MS-DOS, mais detalhes aqui)

Que bom que a Sony Ericsson não faz celulares CDMA. Seria mais uma desculpa para a Vivo justificar o bluetooth capado nos aparelhos que vende. A operadora ia *amar* essa notícia...

Para encerrar a polêmica, de uma vez por todas, celular bluetooth só é contaminado por alguma praga se o usuário quiser. Dá para deixá-lo sempre ativo SIM, é só configurá-lo para aceitar conexões apenas de dispositivos confiáveis e só deixá-lo discoverable (visível, "achável") quando efetivamente quiser conectar-se a um outro gadget que você tenha conhecimento.

E quanto a essa suscetibilidade dos SonyE a ataques DoS, não há o que se preocupar. A vulnerabilidade é de baixo risco. Obrigada ao Rodrigo Maués Rocha pelo link da notícia.

postado via laptop

escrito por Bia Kunze em Celular às 07:04 PM | Comentários (1)

fevereiro 09, 2006

Memory Stick o quê?

Há não muito tempo, a Palm Inc. avisou certo dia que, dali por diante, todos os seus palms viriam com um tal "conector universal", para que as pessoas pudessem usar seus PDAs com qualquer acessório da empresa, como teclados, carregadores, modems etc. Até então, cada modelo de palm tinha seu respectivo teclado, cabo, base...

Lição número 1 para quem entra no mundo da mobilidade, gafanhoto: nada é para sempre. O conector universal-pero-no-mucho durou 2 anos. É o preço da evolução.

A Sony vai pelo mesmo caminho da Palm. Um belo dia, a empresa anuncia que seus Memory Sticks dariam lugar ao Memory Stick Duo, com metade do tamanho físico e maior capacidade de armazenamento. O MS Duo virou padrão nos celulares Sony Ericsson.

Porém, a Sony confirmou, junto com o release oficial do lindíssimo e poderosíssimo celular M600, um terceiro formato: o Memory Stick Micro. E já avisou que o dito, também chamado de M2, será o novo padrão em seus produtos daqui pra frente. Caramba, os sonymaníacos mal tinham se adaptado aos Duo!

Por isso sou fã dos SD/MMC. Até os RS-MMC (versão encolhida do MMC) costumam vir, em algumas marcas, com um adaptadorzinho que os deixam no tamanho de um MMC normal, podendo ser acessado nas leitoras já existentes.

Eu sempre odiei a mania da Sony de usar formatos proprietários (vejam o ATRAC e o finado Betamax), mas vocês não acham que agora ela passou da conta com essa dos Memory Sticks? Aliás, qual será o limite de miniaturização para cartões de memória? E será que é certo surgirem a cada dia mais e mais padrões diferentes?

postado via PDAphone

escrito por Bia Kunze em Celular às 10:48 PM | Comentários (7)

fevereiro 04, 2006

Para passar debaixo da porta

Primeira bola dentro da Motorola desde o clássico starTAC, a família RAZR ganha seu primeiro integrante em formato de barra, o L7 SLVR.

postado via PDAphone

As funções são parecidas com as do irmão-dobrável V3 (e-mail POP/IMAP, bluetooth, J2ME, mp3 player, câmera VGA embutida, sincronismo com PC), com alguns adicionais interessantes: push-to-talk, EDGE e slot para cartão TransFlash. E assim como o V3, confirmando uma tendência dos novos aparelhos com conectividade, não há porta infravermelha.

É um celular de respeito. Só achei estranho manterem a resolução da câmera em VGA (640 x 480 pixels). Mas como toda a série RAZR, é finíssimo e altamente fashion. Deverá ter boa aceitação.


Variações

Enquanto isso, a série V3 continua trazendo variações. Além da versão black como opção ao tradicional prata, e do V3c, versão CDMA do bichinho (com EV-DO) já disponível no Brasil, a Motorola resolveu investir em modelos coloridos.

Tudo bem que esse celular é fashion e bem-sucedido, mas precisavam exagerar e lançar uma versão... pink? Cruzes!

escrito por Bia Kunze em Celular às 07:20 AM | Comentários (7)

fevereiro 03, 2006

Mini-review: Opera em palms, pockets e pendrives

Fãs móveis do navegador Opera têm 3 novas opções de uso on-the-go: uma versão para memórias flash e pendrives, uma para Windows Mobile (inclusive WM5) e, por fim, uma em Java (J2ME) para qualquer aparelho portátil compatível - o que pode ser um alento para quem odeia os navegadores medíocres dos Palms...

Analisei as 3 versões e, a seguir, estão minhas impressões sobre cada um.

* Opera Mini: um browser compacto que funciona em qualquer celular que não tenha recursos sofisticados. Basta rodar Java e ter um navegador wap. A lista de aparelhos compatíveis está no site do OM. Por ser tão versátil, ele pode ser usado também em palms, que, como se sabe, não têm navegadores lá muito decentes. Baixe-o direto de seu portátil pelo endereço http://mini.opera.com.

Usuários de palms que testaram o produto adoraram o suporte ao botão 5-way, a rapidez na hora de carregar sites e suporte ao formato landscape. Por outro lado, há uns probleminhas na renderização de algumas páginas. Deve ser porque todas passam pelo servidor do Opera antes, que as encolhe e adpta às telinhas de celulares. Pelo pouco que testei da verão low em meu Z600, até ser roubado, gostei muito da rapidez. Mas não esperem grandes coisas. É um quebra galho bacana para pesquisas rápidas. Fico devendo as fotos da tela...

* Opera para Pocket PC: tenho testado a novidade (demo) no meu Pocket PC e não me adaptei muito bem ainda. Acho que ele poderia ser mais prático: dá para abrir várias janelas, mas pular de uma para a outra é bem chato, via menus, já que não tem abas. O jeito de contornar isso é via Magic Button. Em compensação, suporta telas VGA e modo landscape, e o ajuste das páginas na telinha do pocket é perfeito. Há uma versão compatível com WM5.


Java Applets

O grande trunfo dele, é o suporte a java applets. Isso significa que, pela 1a vez, é possível navegar num site de banco num portátil, passando pelo tecladinho virtual. Matador!


Ajuste perfeito na telinha do pocket

* Portable Opera: a exemplo do que ocorre com o Portable Firefox, é uma versão para pendrives, cartões de memória ou qualquer tipo de memória flash em geral. Deve rodar até em câmeras digitais e iPods. Achei muito interessante, dá para fazer tudo que o Opera normal faz: levar seus favoritos, feeds e até emails para todo lugar, usar em qualquer computador e não deixar rastros de navegação. E é gratuito.

Vale lembrar que já existe há um tempinho uma versão do navegador para Symbian s60 (como o Nokia 6600 e tantos outros) e outra para WM Smartphones (como o MPx220).

Enquanto isso, screenshots do futuro Internet Explorer 7 vazaram na web. Duas vezes. Eu particularmente acho que não vazaram, mas "foram propositadamente" vazadas... é muita coincidência tanto "vazamento". Bem... Com a concorrência ganhando cada vez mais terreno, a Microsoft precisa mostrar serviço, não?

Pesquise preços de: acessórios para Palm acessórios para Pocket PCs acessórios para Nokia e Symbian

postado via pocket pc

escrito por Bia Kunze em PDA às 10:51 AM | Comentários (29)

janeiro 28, 2006

Pandemônio na Oi

O que era para ser uma pacata tarde de sábado se transformou numa torre de Babel para usuários da operadora de telefonia celular Oi, seus amigos e familiares. TODAS as chamadas não atendidas, de TODOS os aparelhos da operadora, estão sendo redirecionadas para um único número. Aparentemente, isso está acontecendo em todos os estados onde a operadora atua.

postado via laptop

Conversei com alguns conhecidos no Skype que me confirmaram a informação. O que vai ter de casamento desmanchado por causa disso...

Cardoso e London relatam, do Rio de Janeiro:

Imagine a cena: Seu telefone toca, um sujeito dizendo que vai passar pra te pegar. Você explica que é casado, não ficaria bem. É engano, pra Aline. Sua mulher liga em seguida dizendo que suas ligações caem no telefone da Aline. Uma rápida pesquisa, e temos a surpresa: TODAS as ligações não-atendidas da Oi estão sendo redirecionadas para uma tal de Aline. (...)

Esse caso digno de um Além da Imaginação foi descoberto pelo Bernard, figura insuspeita do mundo Palm. Quando percebeu o que estava acontecendo, tentou cancelar o redirecionamento, mesmo sem entender que diabos o número da tal Aline estava fazendo em SEU telefone.

O estranho se tornou MAIS estranho ainda quando o número não saía. O telefone/operadora reportava cancelamento do redirecionamento, mas uma solicitação de status trazia tudo de volta.

Para tornar a coisa mais surreal ainda, Bernard ligou para a Oi. Primeiro explicaram que era configuração. Fizeram-no repetir o processo de limpeza. Mandaram que ele desativasse o desvio de chamada, coisa que ele nunca usou na vida. Não funcionou, claro. Fizeram com que ele desse um hard reset no telefone, usaram o atalho ##002#, que apaga os redirecionamentos.

Fizeram com que ele desligasse o telefone, removesse o SIMCARD, ligasse o telefone, desligasse de novo e repetisse o processo.Mandaram que ele colocasse operadora manual, 900/1800 MHz. Mandaram que ele verificasse se o celular estava na linha 1 (não escuto essa desde o TDMA). NADA funcionou.

Curioso que é, ele foi verificar com os amigos do trabalho. Os 3 Oi que achou, todos estavam misteriosamente direcionando suas ligações não-atendidas para 8802-2057. Em casa, ele verificou os aparelhos da mulher e da filha. Ambos estavam com a mesma configuração. No total, os seis aparelhos da Oi, de marcas e modelos distintos apresentavam a mesma condição.

Para melhorar, o gênio do atendimento da Oi disse que o número não existe. SIM, eles não se dão ao trabalho de ligar, consultam alguma base arcaica e soltam essa pérola. Teste você também, vá em seu ceular Oi, em desvio de chamadas, solicite o status. Se não consertaram ainda, você está provavelmente redirecionando suas ligações não-atendidas para a Aline.

Nossas hipóteses são várias, que vão de incompetência (o mais provável, dado que Oi é Telemar, e Telemar é e sempre será TELERJ) ou má-fé. O namorado da Aline, que trabalha na Oi, está com dor de corno e resolveu se vingar.


No Ceará, Eduardo Pereira faz a mesma constatação em seu PDAphone:

Eu entrei na opção call forwarding anteontem e tava lá marcado por default (ele busca esses dados na rede disponível): - forward phone calls if no answer: +558588022057 - forward phone calls if unavailable: +558588022057 - forward phone calls if busy: +558588022057 Em todas as opções esse mesmo telefone, que eu achei que era do redirecionador de chamadas deles. Ou então o numero da secretária eletrônica da Oi. Atentem para o detalhe: o número 8802-2057 é sempre local. Vejam que na minha configuração ele está precedido de +5585 (85 é o DDD do Ceará). Que estranho...

Não tenho dúvidas que esse é o grande mico do ano! Quero só ver quando a mega-caca for para a imprensa.

escrito por Bia Kunze em Celular às 08:40 PM | Comentários (10)

janeiro 25, 2006

Paulistanos ganham presentão de aniversário

A partir de hoje, aniversário de São Paulo, os paulistanos móveis terão acesso a uma solução que oferece, via celular, informações sobre como chegar a um determinado ponto da cidade. E o melhor, gratuitamente!

postado via pocket pc

Os interessados terão acesso à novidade via plataforma WAP, tecnologia que quase todo celular hoje tem, pelo endereço http://wap.ufind.com.br, mas há a opção é baixar o programa no computador e transferi-lo para o aparelho.

Desenvolvido pela Kwead.com, ele leva o nome de u.find e seu funcionamento é bem simples: basta escrever os endereços de origem e de destino e o aplicativo faz o resto, mostrando em forma de texto a rota entre estes dois pontos.

Quem já usa serviços como Apontador ou Maplink já entende o mecanismo da coisa. A questão agora é que isso foi simplificado ao extremo, não exigindo hardware sofisticado. Qualquer pessoa poderá usar o u.find em qualquer lugar da cidade. O único gasto é o acesso à web pelo celular e o pré-requisito é que o celular funcione pela tecnologia GSM.

Mal posso esperar para testar na minha próxima ida à Sampa! :)

escrito por Bia Kunze em Celular às 02:33 AM | Comentários (8)

janeiro 12, 2006

Vivo admite o verdadeiro motivo do bluetooth "capado"

Finalmente alguém conseguiu "arrancar" de um gerente da Vivo o real motivo do bloqueio do bluetooth para trocas de arquivos entre dispositivos. Segurança o caramba. Todo mundo já sabia disso, mas a gente ouvia cada coisa...

Para quem ainda não viu a matéria, de autoria da Kátima Arimo, no Estadão, eis o link.

“Temos um acordo com fornecedores de conteúdo para celular, que não querem que alguém compre um conteúdo e passe para outra pessoa que não pagou por ele”, justifica o gerente de Novos Serviços da Vivo, Alex Jucius.

Mesmo admitindo o verdadeiro motivo, a desculpa não justifica totalmente o ato: as operadoras GSM protegem os arquivos com direitos autorais de outra forma. Tal como música vendida online. Jamais "caparam" uma função nativa do aparelho, impedindo que o usuário faça outra coisa por bluetooth que não seja sincronizar PIMs ou usar foninhos sem fio.

Você quer enviar por bluetooth as fotos da câmera do celular ou música para palms, computadores ou outros celulares? Simples. Não seja cliente da Vivo.

Toda a polêmica do bloqueio do bluetooth pela Vivo e a intermediação do Mundo Sem Fio estão no histórico desse blog.

postado via laptop

escrito por Bia Kunze em Celular às 03:39 PM | Comentários (9)

dezembro 20, 2005

Ringtones grátis

Esclarecendo algumas dúvidas da galera sobre ringtones, celulares que tocam MP3 e disponibilizando um link gratuito com uma coleção de ringtones bacanas...

Quem me conhece bem sabe o quanto eu odeio ringtones. Tinha uma época de minha vida que eu tinha pesadelos com o Pour Elise dos caminhões de gás na rua às 7 da manhã. Os tempos mudaram, e quando os celulares se populzarizaram meus pesadelos passaram a ser digitais, com toques de William Tell por aí...

Meus celulares (é, a vida me obriga a ter 2, um pessoal ligado direto e um profissional ligado somente no horário comercial) passam a maior parte do tempo no modo silencioso / vibratório, com campainha ligada somente em caso excepcionais.


Tipos de toques

Quando se fala em ringtones e celulares, o que se ouve por aí são termos como monofônico, polifônico e truetones. Monofônicos
Polifônicos
Truetones - São trechinhos de música em mp3, igual aos mp3 que se ouve no PC e em tocadores. Justamente por causa do formato, é fácil o usuário escolher o que quer e jogar no seu aparelho como toque.

Agora na época de Natal, as operadoras estão anunciando direto "celulares que tocam mp3" dando a entender ao usuário que são celulares com players completos. É preciso ficar de olho, porque na verdade elas podem estar se referindo a aparelhos que aceitam e tocam truetones. E não dá para usar esses celulares como mp3 players porque não há memória suficiente e a qualidade de som é pífia.


Celulares com tocadores de MP3

Tive a chance de testar alguns aparelhos, e dentre eles, o que recomendo são os seguintes:
Para operadoras GSM (Claro, TIM, Oi, Brasil Telecom) recomendo Nokia 6681, Sony Ericsson W800 ou W600 (barra ou concha) e, se você está com a grana curta e não liga para designs esquisitos, N-Gage (o original, NÃO o QD).
Para operadoras CDMA (Vivo): LG ME500c (vulgo MusiCam), bonito, leve e está vendendo bastante.


Links

Está circulando em sites, listas de discussão e fóruns de celulares web afora o link para um apanhado de ringtones bacanas. Surpreendentemente, são ringtones de boa qualidade, raro na internet, onde o que mais tem são toquinhos chulés. E se você quer achar mais coisas legais para personalizar seu celular, além dos tones você pode pegar wallpapers, temas e aplicativos javas num dos melhores sites, o Zedge. Sou assídua nele desde os tempos do Sony Ericsson T68i e recomendo!

Eis o link da coleção de ringtones grátis. Aproveitem.

Pesquise preços de: acessórios para celular celulares polifônicos celulares com MP3

postado via desktop

escrito por Bia Kunze em Celular às 01:07 AM | Comentários (13)

dezembro 19, 2005

Mobile Gmail





Agora podemos acessar o Gmail de qualquer dispositivo portátil... PDA, celulares... Basta digitar no browser: http://m.gmail.com


Postado via celular

escrito por Bia Kunze em Celular às 11:47 AM | Comentários (1)

dezembro 14, 2005

GPRS ilimitado

Fechei o plano corporativo com a Claro. No pacote, pedi GPRS ilimitado a R$ 100 por mês. Com isso, economizarei os R$ 89 que a Brasil Telecom queria para colocar ADSL na clínica e terei muito mais liberdade com acesso onde eu estiver, via note ou PDA.

Vou me dar ao luxo até de baixar podcasts on-the-go, algo proibitivo a 5 reais por MB de transferência. E será via EDGE. Até então só o fazia por wi-fi, em casa, ou quando achasse hotspots livres - cada vez mais raros.

Alguém que use EDGE pode me informar que velocidades ele alcança em média? Na teoria é uma coisa, mas na prática, não diferenciava do GPRS normal...

Pesquise preços de: celulares com EDGE acessórios para celular smartphones


postado via pocket pc

escrito por Bia Kunze em Celular às 05:24 PM | Comentários (15)

dezembro 11, 2005

Claro que é uma droga

Resolvi fazer coro, junto com o Neto, contra a Claro.

Há um mês fiz contato com a Claro Empresas em busca do Qtek 9090 (tomei conhecimento através do Zandoná) e de um plano corporativo para algumas linhas. Na mesma semana uma consultora me visitou mas não tinha as tabelas com os planos atualizada, nem previsão de recebimento do aparelho, e ficou de voltar.

Desde então tem sido um suplício. Liguei várias vezes, ela ainda não tinha novidades, e passou o caso para o supervisor dela, que ficou de me ligar. Ele não ligou, fui atrás e ele nunca está disponível. Na única vez que falei com ele, ouvi a promessa de retorno no dia seguinte. Isso já faz uma semana. Enquanto isso, a Vivo Empresas me visitou e prontamente me disponibilizou tudo o que eu queria. O problema é que o aparelho deles, o Harrier, é CDMA e não tem wi-fi. Não corresponde às minhas necessidades, minhas redes hoje são todas sem fio, senão já tinha fechado.

Tem a TIM Business. Não os procurei porque, até onde eu sei, eles só tem o Treo 650. Neca de wi-fi também. Vou tentar descobrir se eles oferecem alguma solução em Windows Mobile. Mas convenhamos, Claro: QUE PAPELÃO! Pelo visto está sobrando cliente...

postado via pocket pc

escrito por Bia Kunze em Celular às 02:01 PM | Comentários (17)

novembro 07, 2005

Correndo por fora

Palm e Microsoft que se cuidem... No mercado dos portáteis, o Symbian S60 há muito deixou de "correr por fora". A grande ameaça para as duas grandes corporações é a Nokia.

A Nokia anunciou seu browser móvel open-source semana passada. E não é um browserzinho de celular qualquer não! Segundo a Nokia, o browser mostrará as páginas exatamente como elas são vistas nos browsers de desktops. De quebra, sistema anti-pop-up blocking software, acesso a feeds RSS e um sistema de busca de texto.

A Nokia agora conta ainda com um novo portal só sobre informações de suas atividades open-source. O bicho vai pegar!

postado via desktop

escrito por Bia Kunze em Celular às 01:02 PM | Comentários (9)

novembro 03, 2005

Alguém quer comprar uma mãe?

Estou resistindo heroicamente a não vender minha mãe, pai, gato e periquito pelo iPod nano. Ou pelo Nokia 6681, o celular com symbian que tem som de verdade. O maldito continua custando exorbitantes R$ 2.200,00. E nada dele aparecer no catálogo da Claro. No da Tim já apareceu, mas o preço não está muito diferente dos avulsos desbloqueados. Assim fica difícil.

Nas lojas o nano de 4 GB está por R$ 1.300,00. Nessas mesmas lojas leva-se iPod de 30 GB com vídeo por R$ 300,00 a mais. Não faz o menor sentido!

Ah, e antes que alguém me cobre... até amanhã, no máximo, eu subo o Podsemfio no. 3.

postado via pocket pc

escrito por Bia Kunze em Celular às 07:47 AM | Comentários (21)

outubro 09, 2005

MSN para celulares normais

Seu celular não é um smartphone mas suporta aplicativos em Java e GPRS? Dica do Glacial na MeioBit: acabou de sair uma nova versão do eMSNlite, um aplicativo que traz o MSN para qualquer celular que tenha Java. Com o eMSNlite é possível escrever/ver emoticons, convidar contatos, adicionar/remover contatos, enviar e-mails para os contatos e trocar fotos.

Instalei ele no meu Z600 e achei simpático. Boa interface, bons gráficos, uma pena que demora muito para carregar. Em alguns momentos o chat também fica bem lento, irritando um pouco.

De fato, é uma mão na roda pra quem não tem um celular com Symbian nem quer perder tempo, dinheiro e paciência tentando acessar o MSN pelos chatíssimos browsers wap. E o melhor de tudo: o eMSNlite é gratuito!

postado via desktop

escrito por Bia Kunze em Celular às 05:12 PM | Comentários (11)

outubro 04, 2005

Celulares com wi-fi

Na vida, tudo é assim: quando surgem os primeiros, inovadores em alguma coisa, ouve-se sempre aquele "oooh!" generalizado. Nos celulares com wi-fi não seria diferente. Muitos apostavam que fabricante nenhuma seria louca de botar wi-fi num celular, pois não seria interessante para as operadoras. Então apareceu o Nokia N91, um espetáculo de celular, que deixou a comunidade wireless babando e caindo na real.

Bem, mais e mais aparelhos surgem agora, como o LG CL400. E com eles, o termo UMA vai virar moda, familiarizem-se. Não, nada a ver com a Uma Thurmann... UMA significa "Unlicensed Mobile Access" e é a tecnologia que permite troca de chamadas da rede celular pela rede wi-fi e vise-versa. Agora sim, tigrada, em breve vocês verão o que VoIP e mobilidade podem, juntas, fazer por nós!

Notem também a tendência dos novos modelos em apresentar botões externos como controladores de players de música. A função de terminal multimídia em celulares se consolida cada vez mais!

postado via desktop

escrito por Bia Kunze em Celular às 10:14 PM | Comentários (9)

setembro 20, 2005

Duplamente conectada

Descobri uma coisa maravilhosa no Nokia Ratoeira. E bem por acaso.

Eu estava online no 6260 quando fiz o último post abaixo no Pocket PC. Ou seja, consegui conectar o PDA ao celular via bluetooth sem derrubar a conexão já existente no celular.

Esse novo post está sendo feito da mesma maneira. Não sabia que isso era possível. Alguém sabia?

postado via pocket pc

escrito por Bia Kunze em Celular às 05:51 PM | Comentários (8)

Ela. O anticristo.

Lutando contra a dor, fui trabalhar. Agora estou saindo do shopping, onde fui comer alguma coisa não sólida, pois minha fissura na mandíbula não me permite mastigar ainda. Na saída, perambulei pelas lojinhas em busca de um cordão bonitinho para meu celular. Lojas e cordões não faltam, mas engraçado que são todos iguais: rosa, com purpurinas e penduricalhos, sempre a mesma temática. Entrei numa loja.

- Olá, você tem cordão para celular?
- Sim, alguma preferência? - ela puxou montes de cordões da prateleira.
- Qualquer um que não tenha Hello Kitty.

postado via pocket pc

escrito por Bia Kunze em Celular às 05:34 PM | Comentários (4)

setembro 15, 2005

Globo na telinha do celular

A Globo está entrando no mundo mobile a todo vapor. O SBT, até o final deste mês, deve lançar o SBT Celular, com temas musicais e vídeos da emissora. É uma tendência que se transformou em realidade, como já era de se prever: TVs migrando para dispositivos móveis. Como já é realidade lá no outro lado do mundo. Os chineses saem do trabalho e, ainda no metrô, para não perderem o começo da novela, começam a assisti-la no celular.

Para quem acha que conteúdo para celular no Brasil é para pouquíssimos "privilegiados", basta lembrar que o lucro das operadoras só com entrtenimento móvel é assombroso, e em contíuno crescimento. Há conteúdo para todos os gostos, bolsos e aparelhos. E acima de tudo, é uma mina de ouro para as operadoras, num mercado que não pára de crescer e se ampliar.

O serviço de entretenimento móvel da Globo deve entrar em ação já em 2006, mas já funciona com gols e ensaios sensuais. Ano que vem poderão ser vendidas pelo celular resumos de dois minutos com um capítulo de telenovela, ou cenas inteiras. No jornalismo, boletins de notícias constantemente atualizados do Globo News deverão ser oferecidos pelas operadoras.

postado via desktop

escrito por Bia Kunze em Celular às 03:16 PM | Comentários (7) | Citações

setembro 11, 2005

Por que o Motorola com iTunes não vingou?

O novo Motorola Rokr E1, em tese, é anunciado como uma mistura de iPod com celular. Ele vem com uma versão especial do iTtunes embutida. Mas, por vários motivos, ele foi recebido com frieza no mercado:
- É a cara do Motorola e398. Nada no design lembra os cultuados produtos Apple. Os fãs desanimaram, é apenas um e398 branco...
- A versão embutida do iTunes só permite armazenar 100 músicas, independente do tamanho do cartão de memória.
- Concorrentes como o Sony Ericsson W800, ou o N-Gage, este já com bom tempo de mercado, cumprem muito melhor a função.

postado via desktop

escrito por Bia Kunze em Celular às 07:11 PM | Comentários (9) | Citações

setembro 08, 2005

Objetos do desejo

Fiz uma troca com meu amigo xfer - estou dando meu Nokia 7610 para ele em troca do Nokia 6260 dele mais uma bateria extra para o x50v. Sendo clamshell, acredito que a tela e a lente da câmera ficarão mais protegidos. Mas em se tratando de resolução, troquei uma câmera de 1 MP por uma VGA... :(

Tudo bem, talvez eu não fique com o 6260 em definitivo. Meu novo objeto do desejo é o Nokia 6681. Além dele ter uma tampa deslizante para proteger a lente, slot externo para MMC (não precisa tirar a bateria para remover o cartão) e o melhor de tudo, saída estéreo de áudio (algo raro nos symbians). Apesar de obrigar o uso de um fone pop-port da Nokia, ao invés adotar a pinagem padrão,já é uma evolução e talvez não seja mais preciso eu comprar um MP3 player avulso.

Se bem que agora surgiu o iPod Nano. Pela primeira vez me sinto realmente tentada por iPod, já que o modelo que eu idealizava seria mais ou menos um Shuffle com visor... caso eu não pegue o 6681 no futuro, o iPod seria uma ótima solução! Até baixei o novo iTunes 5 para ver a quantas ele anda...

postado via pocket pc

escrito por Bia Kunze em Celular às 03:19 PM | Comentários (9) | Citações

setembro 06, 2005

O primeiro a gente nunca esquece

Em dezembro próximo, completaremos 15 anos de telefonia celular no Brasil. Em 30 de dezembro de 1990, a comunicação móvel começou a funcionar no Rio de Janeiro, com capacidade para 10 mil terminais. O modelo MicroTAC, da Motorola, foi o maior sucesso. Considerado o mais leve da categoria, pesava 290 gramas e sua bateria durava 90 minutos em uso e 15 horas em stand by.

Mas o *meu* primeiro tijolar, ops, celular, foi adquirido em fins de 1997. E era o MicroTAC Lite II - como a própria denominação diz, o sucessor era mais leve que o original. Não sei em quantas gramas, mas certamente um valor que hoje nos faria rir.

Celular, naquela época, só se conseguia após uma longa fila de espera. A Brasil Telecom se chamava Telepar Celular e era estatal. A habilitação custava uma fortuna, e pagava-se, além da assinatura mensal, tanto as chamadas recebidas como as realizadas. Ainda assim, o investimento valeria mais a pena do que contratar uma secretária: eu era recém-formada em odonto, trabalhava meio período em consultório e meio período no Colégio Militar. Sim, eu fui militar, por 1 ano, para pagar a especialização em periodontia que iniciei em janeiro de 1998. A cada 15 dias, viajava para Ponta Grossa.

Ter celular era sinônimo de status. Mas para mim, foi um excelente auxílio nos tempos das vacas magras de todo início de carreira. Sem dúvida nenhuma foi um diferencial para outros recém-formados - ao invés de deixar o consultório vazio, atendia meus clientes onde quer que eu estivesse - seja no exército, seja na especialização. Aonde ia a Bia, lá estava o celular junto.

E agora, 8 anos depois, atendo 3 vezes por semana no consultório fixo, tenho consultório móvel, faço consultoria e faculdade de comunicação. E para minha surpresa, o celular continua tão indispensável quanto em início de carreira. O serviço "siga-me" direciona as chamadas para meu celular quando não estou no consultório fixo, leio sms, e-mails, msn, icq, navego na web e ainda agendo todos meus clientes e compromissos direto nele.

E pensar que *só* se passaram 15 anos... o que é a tecnologia!

postado via desktop

escrito por Bia Kunze em Celular às 10:08 AM | Comentários (9) | Citações

agosto 11, 2005

Telemarketing revenge

Amaury Jr. foi mais uma vítima do telemarketing invasivo-abusivo, aquele que catapulta seu sono nos sábados de manhã. Por causa disso, teve que se desculpar em rede nacional.

Saiu na coluna Ooops! do Ricardo Feltrin:

Teleinferno
Quem viu não entendeu nada: Amaury Jr. passou quase um bloco de seu programa esta semana pedindo desculpas a operadores de telemarketing. Dizia-se arrependido por ter gritado com pessoas que ligaram em sua casa tentando vender alguma coisa no final de semana. A ira de Amaury tinha motivos, que a coluna apurou:
1) No sábado, por volta das 8h, uma moça telefonou para a casa do apresentador tentando lhe vender a assinatura de um jornal. Sonolentão, Amaury resmungou que não queria. Desligou...
2) Dez minutos depois, toca o telefone de novo. Era outro telemarketing. Dessa vez uma mocinha tentava emplacar a venda de uma assinatura de revista. Amaury se irritou. Disse "não" novamente. Desligou e tirou o telefone do gancho. Voltou a (tentar) dormir...
3) Nem passou meia hora e ligaram em seu celular. Era telemarketing de um cartão de crédito. Ofereceram a Amaury um novo produto, alguma coisa do tipo "nosso novíssimo supercartão megaplus diamond exclusive sensor chip VIP --come on, baby-- unlimited".
Grrrrrrrrr!
Aí o apresentador da Rede TV espumou. Soltou os cachorros. Passou um sabão. Rodou a baiana. Engrossou o caldo. Mandou bala. Chutou o balde. Enfim, espinafrou o infeliz operador de telemarketing.
Puf! Puf! Puf!
Na terça, já com o sono devidamente recuperado, Amaury pediu desculpas a todos os operadores de telemarketing do país pelo destempero. Mas ressaltou:
"Ligar no sábado às 8 da manhã, não dá."
Concordamos com Amaury. Sábado, às 8h, não dá.

Se eu estivesse no lugar do Amaury, agiria um pouco diferente. Estenderia a bronca às telecoms, cameponíssimas no quesito telemarketing invasivo-abusivo.

E minha vingança já está pronta, a próxima será assim:

(Toca o celular)

- Alô?
- Alô, Senhora Beatriz?
- Sim?
- Sra. Beatriz, bom dia. Aqui é da Escuro Celular. Estamos ligando para oferecer a promoção 1.382 minutos, onde a Sra. tem direito...
- Desculpe, mas quem está falando?
- Aqui é Rosicleide Judite, da Escuro Celular, e estamos ligando...
- Rosicleide, me desculpe, mas para nossa segurança, gostaria de conferir alguns dados antes de continuar a conversa, pode ser?
- ... bem, pode.
- Você trabalha em que área aí na operadora?
- Telemarketing Pró Ativo.
- Você pode me informar seu número de matrícula?
- Senhora, desculpe, mas não creio que essa informação seja necessária.
- Então terei que desligar, pois não posso ter segurança que falo com uma funcionária da Escuro...
- Mas posso garantir...
- Além do mais, sempre sou obrigada a fornecer meus dados a uma legião de atendentes sempre que tento falar com vocês.
- Minha matrícula é 612631.
- Só um momento enquanto verifico.

(Dois minutos. Vou na cozinha tomar uma água.)

- Só mais um momento.

(Cinco minutos. Aproveito e converso com a vizinha.)

- Senhora?
- Só mais um momento, por favor, nossos sistemas estão lentos hoje.
- Mas senhora...

(Cinco minutos. Faço um sanduba, como e volto.)

- Pronto, Rosicleide, obrigado por ter aguardado. Qual o assunto?
- Estamos ligando para oferecer a promoção de 1.382 minutos, onde a Sra. tem direito a falar 1.300 minutos e ganha 82 minutos de graça, além de poder enviar 372 mensagens de texto totalmente grátis. A senhora está interessada, Sra. Beatriz?
- Rosicleide, vou ter que transferir você para meu marido, porque é ele que decide sobre alteração de planos de telefones celulares. Por favor, não desligue, pois essa ligação é muito importante para mim.

(Celular é colocado em frente ao aparelho de som, com a música Festa no Apê do Latino tocando no Repeat enquanto se toma uma cervejinha)

Créditos: a historinha acima foi recebida por e-mail e adaptada.

postado via desktop

escrito por Bia Kunze em Celular às 11:54 AM | Comentários (9) | Citações

agosto 08, 2005

SempreLivre Nokia

Tinha que ser ele. E tem gente que adorou a idéia e já a pôs em prática...

postado via desktop

escrito por Bia Kunze em Celular às 11:18 PM | Comentários (1) | Citações

julho 06, 2005

V3 black edition

A edição "black" (exclusiva e limitada) do Mototola RAZR V3 enfim deu as caras no Brasil, lançado oficialmente na SP Fashion Week. Estará nas lojas em agosto.

Não é só o design, agora em versão preta no lugar na prata, que chama a atenção. Ele tem firmware atualizado, com algumas melhorias no gerenciamento de agenda, e o fone bluetooth que o acompanha também é diferente.

O grande problema é o preço. Se ele já não é dos mais baratos, imagine uma versão limitada dele. O sucesso do V3, na minha opinião, é realmente devido à espessura (finíssima) e o design de bom gosto. Estiloso, sim. Mas em recursos, perde feio para qualquer Symbian da vida, como os Nokias 6600 (um sucesso de vendas), 7610 (o meu) e mesmo o N-Gage, que hoje está com um preço ótimo nas lojas. A Sony Ericsson está com dois modelos muito bons que estão fazendo muito sucesso com a galera do MundoSemFio: o K700 e o K750i. Ambos dão um banho de funcionalidade e conectividade nos Motorolas.

postado via desktop

escrito por Bia Kunze em Celular às 02:42 PM | Comentários (8) | Citações

julho 01, 2005

Nokia 7610 na assistência

O problema recomeçou: meu 7610 não aceita mais ligações de telefones fixos, só celular. Após alguns resets ele voltava ao normal, porém depois de certo ponto não adiantava mais restaurar a configuração original. Vencida, segui as instruções da operadora Claro e procurei uma assistência da Nokia. Uma vez que o problema permanecia ao trocar o chip para um da BrasilTelecom.

Ainda assim estou encucada, não me parece em nada problema do aparelho e o Starling me confirmou isso ontem. Reza a lenda que um upgrade de firmware resolverá tudo. O aparelho fica pronto só na 2ª feira.

postado via pocket pc

escrito por Bia Kunze em Celular às 08:42 AM | Comentários (11) | Citações

junho 21, 2005

Índio quer apito

Meu telefone fixo está mudo há 2 semanas e não consigo contatar a BrasilTelecom para conserto, por falta de tempo de aguardar 20 minutos na linha por um atendente.

Meu celular da Claro não aceita ligações de telefones fixos de novo. Já passei por esse problema, tentei resolvê-lo da mesma maneira que antes, mas dessa vez tive a infelicidade de pegar um mané na loja que jura que o problema é no meu aparelho. Agora estão dizendo que meu celular da BrasilTelecom também está dando a mensagem que não pode receber chamadas.

Vou virar índio e passar a me comunicar só com sinais de fumaça. Au!

postado via desktop

escrito por Bia Kunze em Celular às 09:59 AM | Comentários (5) | Citações

junho 16, 2005

Fone Jabra com display

As coisas no mundo do celulares evoluem de modo tão rápido que a gente mal acompanha, e em alguns casos, têm-se a impressão que, numa "ânsia" por inovações o tiro sai pela culatra.

É o caso do fone bluetooth Jabra BT-800. É o primeiro da família que acompanha um display. Simpático, mas o tamanho monstruoso dele assusta um pouco. Em se tratando de fones bluetooth, sou fã da discrição absoluta.

Posso estar enganada, mas quando se está dirigindo, por exemplo, não é mais fácil ter o celular por perto para se visualizar o display? No meu caso, quando estou com as mãos ocupadas, costumo usar o celular penduradinho no pescoço como um colar, enquanto o fone bluetooth fica na orelha. É bem prático!

E outra... o tal fone BT-800 tem até vibracall! Imaginei ele tremendo na minha orelha e fiquei apavorada. Deve dar cada susto...o próprio celular vibrando em cima da mesa já "quase" me matou do coração várias vezes! Se for assim, porque não fazer um headset que seja o próprio celular logo de uma vez? Aliás, será que isso já não existe? Alguém conhece?

postado via desktop

escrito por Bia Kunze em Celular às 10:41 PM | Comentários (12) | Citações

maio 26, 2005

Síndrome de Greta Garbo


Clique sobre a imagem para ampliá-la.

Desde que adotei minha política no-stress, passei a receber o dobro de reclamações de amigos, acostumadíssimos a me achar a qualquer hora. Não adianta. Podem chiar à vontade.

postado via desktop

Sou obrigada a ter 2 celulares, o pessoal e o profissional. O profissional, que eu divulgo, fica ligado só no horário comercial, com direito a siga-me do fixo do consultório quando não estou lá... (ou seja, o tempo todo por enquanto, já que tudo está em obras)

A mudança radical veio por conta do meu número móvel pessoal, que só família, amigos e os mais chegados têm. Antes eu deixava 24 h ligado, só desligava em algumas poucas ocasiões. Agora, estou radicalizando. Nos fins-de-semana ou feriados, ele passa boa parte do tempo desligado. Nesses dias, ligo apenas quando saio de casa. Fora isso, só uma ou duas vezes para checar recados, os quais só respondo se for urgente. Graças a Deus não sou nenhuma tecnofanática que tem síndrome de abstinência quando fica offline.

O único problema é minha família se acostumar com a idéia. Outro dia eu "sumi" por algumas horas e quando "apareci" estavam ligando até para a polícia e o IML. Eu heim.

No outro extremo da situação, acho engraçado as pessoas que se recusam a ter celular porque "invade a privacidade". A tecla "on/off" é algo tão simples... e você só se escraviza se quiser.

escrito por Bia Kunze em Celular às 09:01 PM | Comentários (10) | Citações

maio 23, 2005

Deixe 100% funcional seu Nokia 6255 "capado"


Clique sobre a imagem para ampliar a matéria de hoje do Estadão.

Agora a novela do Nokia 6255, dos usuários revoltados com a Vivo, está indo para a grande imprensa. Hoje saiu uma matéria bem detalhada no caderno de informática do Estadão, conforme imagem acima.

Como todos sabem, quando estive em Sampa no último dia 11 de maio, em nome do site Mundo Sem Fio (o qual não participo mais), levar à Nokia e à Vivo o problema do celular 6255, representando os usuários desse aparelho que estão na lista de discussão do aparelho no Yahoo! Grupos. Em resumo: o aparelho tem as funções bluetooth funcionando apenas parcialmente, no intuito de evitar a troca de arquivos entre dispositivos - obrigando o usuário a usar a rede da Vivo para tal e pagando por isso, lógico. Aqui está a novela bem explicadinha, e eu já tinha comentado isso aqui no blog, nos dias 23/03 e 08/05.

Na foto acima está a matéria. Pena que há alguns errinhos no texto, onde 6255 aparece como 6522 em alguns pontos da matéria. Não pude conter o riso ao ler, na matéria, o motivo pelo qual a Vivo diz ter limitado as funções do aparelho: segurança. "O bluetooth deixa o celular vulnerável, permitindo roubo de dados" disse Luiz Avelar, o vice-presidente de Marketing e Inovação da Vivo. E se alguiém tiver seu celular clonado, a Vivo vai aconselhar o que? Que usem apenas o orelhão?!

Senhores proprietários do Nokia 6255, eis o tutorial. Divirtam-se.

Vale lembrar que existem relatos de usuários que não conseguiram re-inicializar o aparelho, pois imagina-se que a Nokia mudou o código nos aparelhos mais novos. Não é aconselhavel, à pessoas que não tenham intimidade com a programação de celulares, tentar essa re-inicialização.

Reinicialização do Nokia 6255

1) O que é a reinicialização?
Existem algumas funções do aparelho que foram bloqueadas pela VIVO, este bloqueio é feito atravéz de modificações no software do aparelho, e a reinicialização consiste em restaurar as configurações de fabrica do aparelho. Desta forma, as modificações feitas pela VIVO, são apagadas e várias funções do aparelho são liberadas.

2) O que se ganha reinicializando o Nokia 6255?
Reinicializando o Nokia 6255 passa-se a contar com as funções limitadas pela VIVO. São elas:

- Personalização dos toques com arquivos de MP3 de qualquer origem
- Liberação total do Bluetooth (para a troca de arquivos)
- Liberação total do Infravermelho (para a troca de arquivos)

3) Quais dados irei perder execuntado a reinicialização do Nokia 6255?
Ao se executar o código de RESET, os dados da Lista de Contatos, Configurações do aparelho (cores, papel de parede), Fotos, filmes e os dados do MMC ficaram, intactos.

4) O que eu perco de funcionalidade destravando meu aparelho ?
Consulte o Tópico - "Consequencias do destravamento"

5) Como é feita a re-inicialização?
A re-inicialização é feita atravéz da digitação de códigos de manuteção da NOKIA

6) Como faço a re-inicialização?
A re-inicialização é simples, mas não esqueça de ler o Topico com as consquências da mesma
a) Com o celular ligado você ira digitar os seguintes codigos: *3001#12345#
b) Ao se digitar esse código você entrara em um menu de configurações do aparelho. Você deverá navegar dentre todas a opções, e ir anotando uma por uma. (NAM1, CDMA Settings, etc)
* Não mude nenhuma das configurações acima, somente anote os valores em cada uma das opções.
* É essencial que você faça isso, se não fizer seu aparelho vai ficar sem as configurações após o reset, e consequentemente ficará sem linha.
* Até aqui, se você não mexeu em nada nas configurações, seu aparelho continua como antes, se você desliga-lo, ele funcionará normamente quando for ligado novamente.

c) Se você deseja mesmo destravar o aparelho, após anotar todas as configurações acima desligue e ligue o aparelho novamente.
d) Após ligar o aparelho, digte o codigo: *#7370#
e) A mensagem "Restaurar Configurações Originais?" ira aparecer. Responda SIM.
f) Será solicitado a você que entre com o codigo de bloqueio, este codigo pode ser os ultimos 4 digitos do seu numero, ou no caso de você mudado o Security code, sera o codigo que você colocou nele. Se não mexeu em nada, e os ultimos 4 digitos não funcionarem, o codigo deve ser mesmo 12345.
g) Ao se terminar de digitar esse código no aparelho, aparecerá "reiniciar" no visor.
h) Nesse ponto, você verá que o logo da VIVO não existe mais, e sim o logo da Nokia.
i) Após o aparelho ter reiniciado, entre com o codigo *3001#12345# novamente.
j) Complete todos os campos com os valores anotados anteriormente.
k) Agora desligue e ligue novamente o aparelho e você terá o seu NOKIA 6255 completamente destravado.

Consequências da re-inicialização

1)Quais as conseqüências de re-inicializar o celular?
Como a re-inicialização consiste na exclusão do software da VIVO do aparelho, você ira perder vários dos serviços da VIVO. São eles:
- VIVO Downloas
- WAP
- Envio e recebimento de MMS
- VIVO ao VIVO

Perderá tambem a função de silenciar chamadas apertando os botoes de volume.

2) Existe alguma possibilidade de conseguir fazer o WAP e o MMS voltarem a funcionar ?
Todos que possuem este aparelho e fizeram o destravamento estão em busca de uma solução para este problema. Entretanto existem relatos de pessoas que ainda conseguem utilizar o WAP do aparelho após a re-inicialização

3) Perde-se a garantia do aparelho se re-inicializa-lo?
SIM, Segundo a Nokia ocorre a perda da garantia.

Outras questões
1) Destravei meu aparelho e agora ao tentar fazer uma ligação, aparece uma voz: "Seu telefone não está habilitado neste sistema...."
Faça o seguinte:
Reconfigure seu aparelho atravez do código *#639#
Será solicitado o MDN
Digite o codigo DDD + seu número (ex: 4799998888) sem o 0 do DDD.
Será solicitado o SID
Você devera colocar o mesmo valor que foi anotado no passo 2.

2) Destravei meu aparelho e agora ele não mostra mais a data e a hora no visor, o que fazer ?
Lembre-se que você resetou as configurações do aparelho para as configurações de fábrica.
Para corrigir basta fazer o seguinte:
Acesse o menu, Configurações-> Configurações de Data e Hora-> Data-> Mostrar Data

3) Não consigo mas colocar a faixa com o meu nome no aparelho, o que fazer?
Digite o código *3001#12345#, acesse NAN 1 e altere o Alpha Tag para o que você quiser que apareça.

UPDATE 18/09/2006: Leiam mais sobre as restrições e bloqueios em outros aparelhos CDMA com MP3, aqui. Os comentários para este post foram fechados.

Pesquise preços de: celulares desbloqueados acessórios para celular celulares com MP3

postado via desktop

escrito por Bia Kunze em Celular às 01:24 PM | Comentários (88)

maio 09, 2005

Claro... que estou no vermelho

Estou de saída para Sampa. Quarta, vou para o Rio. Quinta, volto para Curitiba.

A primeira coisa que farei ao chegar em SP será comprar um chip pré-pago local, código 011. Ainda não me recuperei do susto ocasionado pela recém-chegada conta de celular do mês passado. Foram R$ 213 só de chamadas recebidas em viagem pela Claro.

Gasto sempre uns R$ 90 de ligações feitas (locais e interurbanas), mais R$ 33 de GPRS e torpedos, normal para quem vive na rua pra lá e pra cá. Agora, R$ 213 extras de ligações RECEBIDAS em roaming? Ninguém merece.

Não sei dizer o que está me causando tanta falta de ar e taquicardia. Se é a entrevista na TV amanhã, ou ver ENFIM o meu equipamento odonto portátil na quarta no Rio. Ou se é a conta de celular mesmo e eu que estou fazendo onda...

Fui!

postado via pocket pc

escrito por Bia Kunze em Celular às 11:15 PM | Comentários (5) | Citações

maio 08, 2005

Nokia 6255

A história dos usuários do Nokia 6255 contra a Vivo e a Nokia virou novela. Mas está prestes a chegar ao fim! Mais de 1000 proprietários desse celular procuraram-nos com o objetivo de buscar apoio para tentar solucionar problemas desse aparelho frente a Vivo e a Nokia. Aquele bafafá do bluetooth "capado". O tutorial de desbloqueio está aqui.

Bia na TV

Quarta-feira estarei em Sampa para uma reunião com a Vivo e a Nokia. No mesmo dia estaremos também num fórum de convergência tecnológica, fechado somente para a imprensa. Mas na verdade estou embarcando para SP na terça - fui convidada pela TV Cultura para ser entrevistada no programa da Silvia Poppovic. Me aguardem!!!

Pesquise preços de: celulares desbloqueados acessórios para celular celulares com MP3

postado via pocket pc

escrito por Bia Kunze em Celular às 11:38 AM | Comentários (110)

maio 04, 2005

Filmadora no celular

Adoro o Flickr de paixão (tanto que tenho uma conta Pro), mas não pretendo me desfazer do Textamerica. Ao contrário. De agora em diante, postarei imagens estáticas somente no meu Flickr (sejam do celular ou da minha câmera digital) e o meu Textamerica ficará apenas para vídeos feitos no celular. O próprio Textamerica deu uma bela turbinada! Agora, até tags ele permite!

Ah, e pretendo brincar mais com o Muvee Editor do meu Nokia 7610 também... É o melhor celular multimídia que eu já tive!

Dêem uma olhadinha nos últimos vídeos: Mizzi respondendo quando é chamada, aula de técnicas de expressão sonora, testando uma mini-DV profissional da Canon, a gravação do talk-show de colegas da faculdade. É preciso que seu browser tenha plug-in do Quicktime, que roda os vídeos 3gp feitos em celulares.

postado via pocket pc

escrito por Bia Kunze em Celular às 08:37 PM | Comentários (5) | Citações

abril 14, 2005

SonyEricsson, Nokia, recordes

Desculpem-me os que têm me mandado e-mails nos últimos dias, mas estou em plena semana de provas e com muitos pacientes para atender. Prometo que responderei a todos, assim que a poeira baixe um pouco.

Novidades ótimas: a SonyEricsson disponibilizou sua linha de aparelhos para analisarmos. Falando com o Silvio Stagni, ele explica, entre outras coisas, se a empresa pretende remover o infra de seus aparelhos (como muitas estão fazendo), sobre os padrões de expansão de memória, câmera, novos modelos com symbian etc. Ontem, aconteceu a mesma coisa com a diretoria da Nokia: estamos com a linha inteira da empresa à nossa disposição.

Abro aqui uma enquete entre os leitores desse blog: quais aparelhos da Nokia e da SonyEricsson vocês gostariam que analisássemos minuciosamente?

Pesquise preços de: acessórios para celular celulares com câmera celulares com MP3

postado via pocket pc

escrito por Bia Kunze em Celular às 08:30 AM | Comentários (48)

janeiro 21, 2005

Configuração e desbloqueio de celulares

A todos os que me escreveram com dificuldades na configuração de dados (GPRS, MMS, wap etc) para seus aparelhos Nokia, aqui vai um link com um configurador automático. Basta preencher seus dados que o site da Nokia manda via SMS para você todas as configurações bem certinho. Daí é só aceitar e instalar, sem esforço nenhum.

A Sony Ericsson também tem, creio que ela foi pioneira nisso, e usei bastante seu configurador automático. Eis o link aqui. Mais recentemente, a Siemens disponibilizou o dela, aqui.

A melhor dica vai agora, para quem tem um Nokia bloqueado pela operadora. Nesse site você poderá baixar e usar o desbloqueador; basta configurar seu aparelho que aceitará qualquer chip.

ATENÇÃO: Eu *NÃO* realizo desbloqueio de celulares!!! Quem quiser dicas de desbloqueio, pode postar aqui e trocar idéias com os demais usuários e leitores do blog que porventura tenham conseguido desbloquear seus aparelhos com métodos simples. Contudo, para evitar danos irreversíveis no celular, recomendo que busquem ajuda profissional especializada, como o Sérgio (unlockbr@hotmail.com), que desbloqueou todos os aparelhos que tive até hoje. Recomendo. Grata pela compreensão.

UPDATE - Setembro / 2006 - Fechei os comentários desse post definitivamente. Infelizmente algumas pessoas estavam usando o espaço para dirigir ofensas a mim e aos demais usuários.

Pesquise preços de: celulares desbloqueados acessórios para celular celulares com MP3

postado via pocket pc

escrito por Bia Kunze em Celular às 11:51 PM | Comentários (436)

abril 08, 2004

Ringtones na faixa

Seu celular não tem infravermelho nem bluetooth mas você quer incrementá-lo com toques polifônicos, sem ter que comprar cabo? E nem gastar uma nota com os rings disponíveis no site da sua operadora? Seus problemas acabaram!

1) Procure no Google e no Kazaa os arquivos .mid que você gostaria de pôr como toque. Há até alguns "pacotões" com 400 e poucas MIDIs pra colocar no celular.

2) Hospede todos os arquivos .MID que queira colocar como toque em
algum desses sites que fazem hospedagem, como Kit.net etc. Se você tiver domínio e hospedagem próprios, melhor ainda.

3) Por último, coloque no celular o endereço do arquivo .MID que deseja
como toque e mande ele acessar... Voilá! Depois de baixar, aparece a
seguinte mensagem na tela: "som de toque recebido". Lembre-se: é necessário que seu celular tenha algum tipo de acesso à web - como o GPRS. A dica é do colega "listeiro" Gustavo Torres.

Pesquise preços de: acessórios para celular celulares polifônicos celulares com MP3

Via Palm

escrito por Bia Kunze em Celular às 04:46 PM | Comentários (4)

setembro 11, 2003

Vivo? Nem Morto!

Usei o gravador de voz de meu Palm Tungsten T3 para gravar a saga quase impossível de cancelar o celular Vivo de minha mãe... Meu amigo Carlos Cardoso disponibilizou no site dele a comédia, e quero que vocês deliciem-se clicando aqui.
Aproveitando: mama, mandou bem! Botou a Vivo no chinelo e ainda debochou do atendente.
Quanto à Vivo: TREINEM MELHOR SEU TELEMARKTING E RESPEITEM MAIS OS SEUS USUÁRIOS!!

O Marcelo Rodrigues (Mr Brando) resolveu dar uma mãozinha e dispôs de um guia. Um passo a passo para cancelar sua linha rapidamente em qualquer operadora.

[Atendente] - Operadora, bom dia.
[Consumidor] - Olá, gostaria de cancelar minha linha de celular.
[Atendente] - Sim, poderia me confirmar o número do seu aparelho?
[Diálogos de Confirmação]
[Consumidor] - Bom, já esta cancelado?
[Atendente] - Sr.(a) o Sr.(a) não gostaria de saber os benefícios em manter o aparelho com nossa
operadora?
[Consumidor] - Não, gostaria apenas do cancelamento.
[Atendente] - Mas Sr.(a), nossa operadora oferece várias vantagens em relação à concorrência.
[Consumidor] - Querido(a), apenas cancele.
[Atendente] - Mas...
[Consumidor] - Bom, já que você não vai me ajudar, me passe o número do atendimento, por favor (OS)
[Atendente] - Como, senhor?
[Consumidor] - O número deste atendimento pois já estou ligando para a ANATEL.
[Atendente] - Pois não, senhor, o número é 1234456677.
[Consumidor] - Obrigado.
[Desliga o telefone]

Palavras chaves para serem usadas com os operadores de telemarketing:
1 - PROCON
2 - Juizado de Pequenas Causas
3 - Agências Reguladoras
4 - Sou amigo do Fernandinho Beira-Mar e se você não fizer o que eu quero, te ponho no microondas.

Pesquise preços de: celulares Vivo celulares desbloqueados celulares GSM

escrito por Bia Kunze em Celular às 10:07 AM | Comentários (106)