setembro 08, 2009

IMPORTANTE - mudança no RSS do Garota Sem Fio

O blog novo está no ar desde o final da semana passada, mas achei por bem não divulgar o endereço novo até que alguns ajustes estivessem prontos. Entre eles, o RSS - para quem lê o blog em agragadores como o Google Reader, NewsGator, Bloglines, NetNewsWire, FeedDamon, Netvibes, entre outros.

Infelizmente, quem recebe o post completo terá que registrar novo link. O feed antigo é, digamos, muito antigo. A versão resumida continuará no mesmo link e em breve disponibilizarei na home a opção de receber os posts por email. Quem assina os podcasts pode ficar tranquilo, pois continuará recebendo as edições normalmente.

Anotem aí os links:

Posts completos: http://feeds.feedburner.com/gsf-completo
Posts resumidos: http://feeds.feedburner.com/gsf

E quem já quiser ir conferindo o blog novo... o endereço é:
http://www.garotasemfio.com.br/blog

Estou aberta para comentários e sugestões no layout.

Este é o último post que funcionará com o feed antigo. Obrigada pela compreensão!

escrito por Bia Kunze em Leitores às 10:50 PM

agosto 24, 2009

Preparando a reestreia do blog

Antes de mais nada, gostaria de pedir milhões de desculpas a todos os meus leitores e ouvintes. Foi uma parada longa. Os últimos meses foram repletos de reviravoltas na minha vida pessoal e profissional.

O primeiro motivo de eu ter parado é técnico: um belo dia eu simplesmente não conseguia mais postar no blog. Depois, houve problemas no sistema de comentários. Vocês devem ter notado que ele ficou por vários períodos sem funcionar. Acionei alguns "ninjas", que me disseram que o banco de dados estava corrompido, que havia backups duplicados no servidor, o MovableType estava mega desatualizado... enfim, uma confusão. Resolvido esse problema, e mediante conselhos, decidi que estava na hora de dar uma turbinada no blog.

Entreguei-o a uma agência especializada, dizendo que queria um redesign, migração do sistema de postagens para Wordpress, enfim, cara nova. A agência constatou que de fato havia diversos problemas também estruturais. O servidor estava uma bagunça de pastas e backups... bem, eu não entendo nada disso. No início eu mesma mexia no layout e no MovableType, mas à minha maneira (só entendo mesmo de gengivas, vovôs e mobilidade)... e meus conhecimentos nessa parte técnica são limitados.

Então, entreguei-o totalmente nas mãos da agência WX. A reformulação teve que ser um pouco lenta, porque o investimento foi alto, e eu estou numa fase de transição profissional - fechando clínica, cuidando de obras numa clínica nova e atendendo somente homecare. E cuidando de 2 casas, me alternando entre Curitiba e São Paulo!

Mas achei que seria melhor assim. Senti um peso enorme no coração de ter que parar por tanto tempo, mas eu queria que fosse uma coisa bem feita, profissional, impecável. Não tive como postar isso, então ficou lá nos comentários do último post. Sou perfeccionista, odiaria ter que fazer alguma coisa "nas coxas" ou correndo só para não ficar muito tempo sem o blog. Apesar de nunca ter usado o blog como meio para ganhar a vida, amo tecnologia móvel, amo escrever e meus leitores. Vocês merecem algo de primeira.

Nesse meio tempo, aproveitei para reorganizar minha vida, repensar metas, perder o medo e tomar algumas decisões ousadas. Dedicação ao homecare... a empresa de consultoria em tecnologia móvel que estou abrindo... projetos na mídia impressa e em rádio... e voluntariado.

Desde que fazia faculdade fiz trabalho voluntário com idosos, deficientes e portadores de HIV, e na correria da vida isso foi ficando em segundo plano. Não mais. Na vida, às vezes a gente precisa parar para refletir o que nos é realmente importante. Minha família e meu marido me apoiaram muito nessa fase de trocar o certo pelo duvidoso. Mas temos que ousar se desejamos buscar a felicidade verdadeira. Ninguém sabe quando deixará esse mundo, todo o dinheiro e correria nada valem se não tivermos com quem compartilhar nossas conquistas e sentimentos até nosso último dia na Terra. O que realmente importa é fazer sociedade um melhor, não viver em vão. Deixar um legado.

Isso tudo aprendi com meus pacientes, maravilhosos, que, mesmo com muitas adversidades, a cada dia me dão uma lição de vida!

O que eu amo é tecnologia móvel e odontologia para idosos e portadores de deficiência. De agora em diante, minha vida profissional se resume a homecare e tecnologia móvel, para que no futuro, o projeto da minha ONG para inclusão digital e acessibilidade saia do papel.

Portanto, estou comunicando que estou voltando, preparando a reestréia do blog, que receberá mais atenção e dedicação, abrindo mão de alguns dias da semana do meu papel de dentista para cuidar do meu papel de "Garota Sem Fio". Sou muito grata a todos os leitores que me prestigiaram nesses 7 anos de blog, e que tudo está sendo feito pensando em vocês.

O redesign está pronto (enfim!) e a partir de hoje começaremos a parte mais árdua e dolorosa, que é a migração nos servidores. O histórico do blog é imenso! São 7 anos! Quase 2 mil posts, 25 mil comentários! Estou fechando o sistema de comentários para que tudo flua sem problemas. Não estranhem se o blog sair do ar, der erro... faz parte. A reestréia oficial é dia 1º de setembro. O podcast voltará também, logo em seguida, dia 4. Haverá redirecionamento de links, pois o blog estará em endereço novo, deixando o odontopalm.com.br e indo em definitivo para o garotasemfio.com.br. Novos feeds também deverão ser feitos, para quem acompanha por RSS.

Mais uma vez obrigada pela paciência e espero vocês aqui dia 1º de setembro!

escrito por Bia Kunze em Leitores às 03:14 PM | Citações

dezembro 08, 2008

Podsemfio ao vivo sobre 3G

Pessoal, tive que dar uma "sumida" do blog na semana anterior porque estou preparando alguns eventos especiais para vocês.

Conforme avisei no Podsemfio anterior, um deles é uma edição sobre netbooks. Estou recebendo tantos feedbacks de usuários e estão sendo tantos modelos para analisar que isso está tomando um tempo extra. Bem, de cara já vou dizendo que não caberá tudo num só PSF. Então, eu o dividirei em 2! Creio que amanhã a primeira parte já esteja no ar.

O segundo evento é uma edição especial ao vivo sobre 3G. Ao vivo? Sim, a partir de amanhã, 19h, estarei no canal Podsemfio ao vivo no UStream para falar de 3G e interagir com vocês, leitores e ouvintes, tirando dúvidas e compartilhando experiências (boas ou ruins, hehe). Se você usa 3G ou pretende usar, não deixe de participar conosco amanhã, dia 9, a partir das 19h!

No primeiro bloco, falarei de operadoras, coberturas e pacotes de serviços. No segundo bloco, responderei as perguntas de todos que participarem, seja pelo chat do UStream, pelo Twitter ou pelo Skype (user "biakunze"). Acredito que o show deva durar 1h. Quem não puder participar na hora, não tem problema: mande sua participação por email no bia arroba garotasemfio.com.br desde já. O áudio será disponibilizado posteriormente para download, bem como no feed do Podsemfio.

Também não tem sido fácil montar a pauta desse podcast. Acreditem, muita informação que estou pesquisando tem divergência até dentro das operadoras... assim, as próprias estão convidadas a participar também.

O terceiro é uma palestra beneficente que estou organizando aqui em Curitiba, sobre mobilidade. A entrada será gratuita, mas quem levar 1kg de alimento, agasalho ou brinquedo, ganhará um cupom para concorrer a presentes da Nokia, entre eles um celular. Toda a arrecadação será em benefício da ACOA. A data, ainda não confirmada, deverá ser 22 de dezembro, mas eu tornarei a falar disso no blog posteriormente. A Faculdade Opet cederá o local para a palestra. Estamos acertando os detalhes.

Agora, voltemos à nossa programação normal... :)

Pesquise preços de: celulares 3G, modems 3G, celulares com câmera

postado via 3G

escrito por Bia Kunze em Podsemfio às 05:13 PM | Comentários (3) | Citações

novembro 16, 2008

Que aparelhos vocês querem ver aqui no blog?

Gostaria de reforçar que não faço reviews e posts pagos aqui no GSF. Não ganho dinheiro com o blog. Sou dentista homecare e minhas atividades remuneradas em torno da tecnologia móvel são as matérias que escrevo em revistas e as palestras e consultorias que dou para profissionais liberais e empresas. Aliás, é por isso que foi muito doloroso fechar o consultório para me dedicar exclusivamente ao homecare de idosos e portadores de necessidades especiais - estou numa fase de transição e incertezas. Parece "lindo" esse tipo de trabalho, mas na realidade, há muito preconceito e desvalorização - inclusive de profissionais de saúde!

Quem tem um idoso doente em casa ou internado, ou um familiar portador de deficiência, entende muito bem como é difícil viver num país com pouca assistência nesse sentido. Mas estou determinada a atuar nesse campo.

Quanto ao blog... Não tenho nada contra blogueiros que quem fazem posts pagos, afinal, cada um faz o que lhe apetece no espaço que lhe pertence. Mas entendo que muita gente se revolte com a enxurrada de blogs de pessoas que vivem só disso hoje em dia. Já tem gente dizendo que os blogs vão morrer por causa desse novo "perfil" dos blogueiros. Então, gostaria de esclarecer que não sou problogger, o GSF continua sendo um espaço pessoal e eu só posto assuntos que EU defino, baseada nos pedidos de vocês, leitores. Para blog, particularmente prefiro o formato de anúncios, e destacados como tal. Estou preparando alguns ebooks sobre produtividade e mobilidade, para 2009, e quero muito que eles sejam gratuitos. Para tal, estou atrás de patrocínio!

Olhando no histórico do blog, vocês verão que eu resenho aparelhos, serviços e aplicativos desde 2002 - o arquivo tem posts desde 2003, pois perdi algumas coisas quando migrei pela primeira vez. Sou das antigas. Quando comecei o blog ninguém sabia o que era tecnologia móvel. Mas também era difícil resenhar aparelhos. Ou eram os que eu comprava ou eram os que amigos compravam!

Hoje estou numa fase diferente, eu peço e recebo diversos aparelhos para testes. Infelizmente algumas empresas não têm interesse em emprestá-los, embora EU tome a iniciativa de solicitar. A Nokia é uma que sempre cede. Fui EU que pedi o N95 e o E71. Aliás, todos os aparelhos resenhados aqui sou sempre eu que escolho, baseando-me em centenas de solicitações que recebo semanalmente por emails e comentários. Os testes com operadoras é a mesma coisa. Uso as conexões que eu tenho (e pago por elas) e conto com as opniões dos leitores Brasil afora para saber como andam as coberturas em nosso país.

Adoraria que várias das empresas que procuro pedindo aparelhos emprestados para testes ao menos respondessem meus emails ou parassem de mandar respostas automáticas. Estou pensando seriamente em começar a citar nomes... ;)

Estou louca para testar dois aparelhos da Samsung, o Omnia e um celular dual-SIM. Também gostaria muito de testar os novos Mobos da Positivo, que vocês vêm me pedindo. Já fiz contato com eles e essa semana reforçarei os pedidos, mandando emails para diversas assessorias.

Da Nokia, o E71 era um que vinha sendo muito solicitado, junto com o N95 8GB, que já devolvi para poder receber o E71. Estou escrevendo o review do N95 8GB e do Palm Centro, que surpreendentemente tem sido escolhido por muitas empresas.

E por fim, gostaria de convidá-los a participar do meu Twitter, posto lá diariamente os aparelhos que mexo, os softwares que testo, os serviços que experimento... é um ótimo canal também para troca de informações com os leitores.

Continuem mandando por email sugestões de smartphones bacanas para review. Prometo que farei o que estiver ao meu alcance para conseguir testá-los. Agradeço imensamente a todos por prestigiar este espaço!

Pesquise preços de: iPhone, smartphones Windows Mobile, Nokia N95 8GB

postado via wifi

escrito por Bia Kunze em Leitores às 10:04 PM | Comentários (67) | Citações

julho 06, 2007

Reviews para semana que vem

Bem, agora que acabei as provas da faculdade, finalmente estou de férias e posso me dedicar aos reviews dos aparelhos e dispositivos que estão "entalados" comigo.

Estou trabalhando dobrado com pacientes, pois a partir do dia 13 passarei 10 dias fora, em SP. Mas estando em férias na faculdade, posso testar esses dispositivos com mais calma.

Hoje e amanhã de manhã estarei trabalhando adoidado, mas nesse fim-de-semana quero descansar um pouco para já na segunda-feira retomar os reviews. O HTC Touch, que está todo mundo doido para conhecer melhor, já que é o campeão de e-mails junto com o UMPC da Asus, será o primeiro: quero postar a primeira parte já no início da semana, e preparar um videocast bem legal. Mas para isso, preciso me habituar à câmera nova, a Canon A640, que estou AMANDO! Sempre estive acostumada com câmeras automáticas e com fotos feijão-com-arroz, mas com a A640 estou motivada a aprender mais sobre fotografia, já que ela é bem versátil nos comandos manuais! Também falarei dela aqui semana que vem.

E tem ainda o ovinho cozido, ops, o Modem USB da TIM Web Móvel. Já postei o review dele no Windows, já testei num Mac (funcionou lindamente, estou preparando o post) e ao longo dessa semana testarei em Linux. Mas antes, tenho que fazer o update do Frank, que ainda está com o Ubuntu 6.06. Embora o CD da versão 7 esteja comigo há um tempão, a falta de conexão de internet impediu meu upgrade. Aliás, pedengas com conexão rápida já viraram novela mexicana na minha vida. O lance da Brasil Telecom no Procon não evolui, meu modem Yiso do Vivo Zap ainda não chegou e a Vex continua me fazendo passar vex-xame, pois agendo conferências e reuniões e quando chego nos hotspots, eles estão fora do ar.

Existe algum santo padroeiro de internet, para quem eu possa acender uma velinha? :)

Bem, vou partir para um merecido descanso, mas não sumirei totalmente, estarei brincando com a Canon nova e subindo as fotos no Flickr para o crivo dos experts. E o podcast também vai ao ar assim que eu encontrar uma conexão rápida.

Bom fim de semana a todos e postem suas dúvidas sobre esses dispositivos aqui nos comentários. Vão ajudar bastante!

Pesquise preços de: câmeras digitais, acessórios para câmeras, notebooks

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Leitores às 04:39 PM | Comentários (15) | Citações

julho 03, 2007

Promoção Intel + Flickr: ganhe um notebook!

Quer ganhar de presente um notebook com processador Centrino Duo e um ano de assinatura Flickr Pro? Então, participe desse promoção da Intel em parceria com o Flickr.

Poste no grupo Semana da Mobilidade uma foto com o tema “Mobilidade”: o que é mobilidade pra você?

Eba! Quem bom que minha câmera nova chega amanhã, hehehe. As regras do concurso então aqui. Boa sorte a todos!

Pesquise preços de: câmeras digitais, acessórios para câmeras, notebooks

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Leitores às 08:35 AM | Comentários (4) | Citações

maio 29, 2007

Teste de mãe, agora também nos reviews

São tantos aparelhos para experimentar e resenhar, softwares para testar e e-mails para responder que acho que vou abrir vaga para estagiário no GSF. Alguém se candidata? :)

Falando sério agora. Estou com duas assistentes muito especiais para me auxiliar nos reviews. Minha mãe, dona Claudette, engenheira eletricista aposentada, hoje usuária de Symbian - usa seu primeiro smartphone, um Nokia N90. Dona Mara, arquiteta, sogra do meu amigo Günther, que já teve Treo 680 por 2 meses e hoje é usuária de um Nokia E61. Ambas têm muito em comum: boa formação educacional, pós-graduções, conhecem um pouco idiomas estrangeiros, mas possuem uma dificuldade natural na hora de mexer com computadores e gadgets. Elas se viram nas atividades básicas diárias: têm PCs rodando Windows XP, navegam na internet todo dia, usam e-mail, fazem compras em lojas virtuais, tiram fotos digitais e as salvam em seus PCs. Mas chamam seus filhinhos (e às vezes, netos) para prestar assistência diante de tarefas mais complicadas. Se eu colocar a idade delas aqui serei açoitada em praça pública, mas posso dizer, vagamente, que ambas já passaram dos 50 anos.

Assim, os reviews estão demorando um pouquinho porque quero que eles saiam no capricho. E como já enfatizei aqui antes, não quero esmiuçar detalhes técnicos demais nem repetir o que outros reviews, principalmente estrangeiros, falam. Quero focar na usabilidade, na prática diária, e, principalmente, no ponto de vista do usuário final. Por isso que o N61, N73, Treo 680, Blackberry 8100 e agora, o maravilhoso HTC X7500, passarão por um rigorosíssimo "teste de mãe" antes dos veredictos finais. Teremos o ponto de vista de uma heavy-user, e também o ponto de vista do usuário comum. Como fã de tecnologia, analisando as "mães", fiquei consciente que muita coisa simples, mas importante, passa batida. Usando "mães" como co-pilotos nos meus testes, teremos reviews bem fiéis dos aparelhos. Tenho certeza que essa iniciativa é inédita no mundo dos blogs de tecnologia, hehehe...

Pesquise preços de: Nokia N73, Palm Treo 680, HTC.

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Leitores às 12:04 PM | Comentários (12) | Citações

maio 07, 2007

Bronca com a Nextel

O leitor (e advogado brabo) Leandro Muylaert mandou um e-mail com bronca contra a Nextel. Motivo: a não-habilitação de determinados serviços em aparelhos não comprados na operadora.

Pessoal que se interessa por Nextel: inacreditável o suporte jurídico que essas empresas possuem. Eles sempre deixam a bomba estourar pra depois resolver o problema. Meu smartphone Motorola i930 é importado e comprei um chip avulso da Nextel (sem aparelho deles) pois o custo é muito mais elevado e eles permitem que se adquira somente o chip. Essa semana entrei em contato com a Mextel para habilitar a minha internet e o serviço mapas e rotas e qual foi a resposta? Não posso habilitar pois isso só pode ser feito com aparelhos comprados na Nextel aqui no Brail.

Minha opinião: ILEGALIDADE TOTAL E MUITA CARA DE PAU. Fiquem de olhos abertos. A Nextel está condicionando a venda do produto a prestação de um serviço nas barbas da lei. O serviço deve ser prestado a qualquer um que possua sua linha habilitada, sem qualquer óbice. Eles estão tentando evitar a compra de aparelhos no mercado de forma totalmente ilegal.

Leandro, você tem razão. Semana passada, em Sampa ainda, conversei com uma jornalista da TV Record que fez a mesma queixa para mim. Ela comprou um aparelho por fora e o habilitou, mas só consegue usar o rádio. As demais funções, apesar da empresa oferecer, não podem ser habilitadas porque o aparelho não foi comprado com eles. O que eu sugiro é precaução: antes de contratar qualquer serviço de qualquer Telecom, verifiquem a possibilidade de fazê-lo mediante aparelhos não comprados com eles.

Você é pé frio, heim? Já passou por alguns probleminhas com a Claro por causa do E62, não? Acho que, quem se sentir lesado, tem mais é que acionar a empresa juridicamente. Se você quiser, Leandro, deixe seu e-mail aqui nos comentários para trocar idéias com outros usuários Nextel que se sintam prejudicados por essa atitude restritiva.

Pesquise preços de: aparelhos Nextel, Motorola i930, acessórios Motorola

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Telecom às 07:26 AM | Comentários (19) | Citações

abril 12, 2007

Nokia PC Suite x Windows XP Media Center Edition

E-mail do leitor Fernando Penedo:

Olá, Bia! Tudo bem? Tenho um celular Nokia E62 e, por infelicidade, meu notebook não aceita o PC Suite da Nokia, pois meu Windows é o XP Media Center Edition.

O erro é o seguinte: O Wizard avisa que há um processo de instalação de hardware aberto e que eu preciso fechá-lo antes de continuar a instalação, mas não há nada aberto e a instalação não evolui.

O Atendimento da Nokia fala que realmente não é compatível e a Microsoft não dá assistência (é original) porque não vende o produto no Brasil. Se eu quiser assistência tenho que ligar para o EUA!

Preciso de uma alternativa ao PC Suite da Nokia, que funcione via cabo USB. Pode me indicar algum? Obrigado desde já.

Fernando, isso para mim é novidade. Não sabia que havia essa incompatibilidade do XP com o Nokia PC Suite, só porque ele é o Media Center Edition.

Deixo o espaço aberto aqui para leitores que já passaram por essa experiência, ou que tenham usado, com sucesso, opções ao Nokia PC Suite - se existirem.

Pesquise preços de: Nokia E62 Nokia E61 acessórios para Nokia e Symbian

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Symbian às 03:30 PM | Comentários (30) | Citações

dezembro 15, 2006

Falhas no sistema de comentários do blog

Desculpem-me pelas inconsistências no sistema de comentários no blog, muita gente reclamou por email e preferiu mandar seus comentários direto para mim. Acho que agora estabilizou. O Movable Type, pelo visto, anda tão instável quanto eu...

Acho que está na hora de migrar para o Wordpress... só tenho dúvidas se conseguirei postar nele via Windows Mobile. Uso o Pocket SharpMT.

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Leitores às 03:22 PM | Comentários (8) | Citações

novembro 16, 2006

E-mails

Meu Deus, 42 e-mails para a Garota Sem Fio de terça-feira pra cá? Não sei se reclamo ou agradeço :)

Peço que tenham um pouco de paciência... até o fim do mês estou meio sem vida própria. Fim de ano o consultório enche, e ainda tem as provas e trabalhos da faculdade. Ler, eu sempre estou lendo, falta um pouco de tempo para responder com calma. Mas prometo dar resposta para todos, com a devida calma e atenção... de antemão, obrigada pelo prestígio!

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Leitores às 04:58 PM | Comentários (1) | Citações

novembro 06, 2006

Fritando o cartão de memória

Vejam a história SINISTRA narrada pelo leitor Domenico Ribeiro, de Fortaleza, sobre seu cartão SD Sandisk de 4 GB que superaqueceu.

Tenho um LifeDrive e o utilizo para digitar meus textos e alguns trabalhos da especialização que faço. Pois bem, acontece que enquanto utilizava o dito cujo, comecei a sentir um cheiro forte de queimado, até que percebi pasmo que vinha dele, mais precisamente da saída do cartão SD, que não estava utilizando no momento, mas que tinha um cartão dentro...

Fiquei louco obviamente e corri para ver se não tinha perdido os dados do cartão. (Ele não chegou a pegar fogo, mas o cheiro de plástico queimado foi grande!) e enquanto ligava o computador, que nunca demorou tanto para ligar, ficava pensando onde poderia ser o problema...

Enfim, coloquei o cartão no leitor do computador e mais depressa ainda o bicho esquentou que quase não consegui retirá-lo do leitor... Enquanto isso já enfiava outro cartão no Lifedrive pra ver se era ele o culpado. Não era... O outro cartão rodou redondo, até agora...

Agora a parte boa... 5 minitos depois, recoloquei o cartão incendiário no leitor do computador e foi como se nada tivesse acontecido... Inclusive recuperei todos os dados dele...

Já ouviu falar de problema parecido? Eu não...

Um forte abraço, fica com Deus e muito obrigado por todo esse teu trabalho maravilhoso com o blog e afins.


Domenico, sua história é tão surreal que resolvi postá-la aqui para que os leitores nos ajudem a decifrar esse enigma. Eu nunca tinha ouvido falar em aquecimento de cartões, nem sabia que isso era possível, já que são memória flash. Se alguém tiver alguma explicação para o mistério, fique à vontade para postar aqui nos comentários.

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Leitores às 09:29 PM | Comentários (15) | Citações

setembro 28, 2006

Postando meus links do del.icio.us

Como vocês puderam notar, a partir de agora o del.icio.us postará automaticamente os links e notícias que eu adicionei no dia anterior logo nos primeiros minutos do dia seguinte. Como uma espécie de "meus links recomendados". Darei ênfase à tecnologia móvel, obviamente, mas para dar uma "respirada", vai uma ou outra coisinha sobre cybercultura e vida digital. Tomei essa decisão porque recebo muitos e-mails de leitores comentando notícias ou sites legais sobre mobilidade - adoro isso, continuem mandando! - e essa é a melhor maneira que achei para compartilhá-los com todo mundo.

Além disso, recebi um monte de links de blogs de leitores, conforme eu havia pedido algum tempo atrás. Adicionarei todos os meus leitores no del.icio.us aos poucos. Mandem os endereços de seus blogs para bia @ garotasemfio.com.br mas não esqueçam de colocar a tag [LINKS] no campo "assunto", ok?

E por fim, MUITÍSSIMO OBRIGADA a todos que prestigiam meu site, sejam os leitores velhos de guerra ou os "novatos" que me conheceram via CBN. Tentarei melhorar ainda mais o site para que todos possam aprender mais e mais sobre mobilidade. Entreguei meu blog a um amigo que é um designer de mão cheia. Sugestões para melhorar a interface e a navegabilidade podem ser enviadas tanto para mim como para ele.

escrito por Bia Kunze em Leitores às 12:36 AM | Comentários (3) | Citações

setembro 25, 2006

Receba os posts por e-mail

Atendendo uma solicitação dos leitores desse blog, configurei um serviço de recebimento de novos posts por e-mail, o Bloglet.

Na coluna da direta da home page, na seção rss / xml, há um campo a ser preenchido com seu e-mail. Em seguida é só clicar no botão assinar e você receberá uma mensagem automática confirmando sua inscrição, além de instruções para editar ou cancelar sua assinatura no futuro, caso assim deseje.

A partir de então, você receberá por e-mail os títulos dos novos posts e os 50 primeiros caracteres dele. Caso a notícia seja do interesse do leitor, basta clicar no link do referido post para lê-lo em versão integral.

Espero que seja útil. Qualquer problema, basta mandar um e-mail para mim em bia arroba garotasemfio.com.br

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Leitores às 05:01 PM | Comentários (11) | Citações

junho 11, 2006

Palm e Mind-Mapping

Não é mole viver nesses tempos modernos, mas é sempre bom manter contato com amigos que moram longe, ainda mais maravilhosos como a Liz Kimura - a primeira pessoa que conheci em 2001, quando entrei no 'mundo Palm'... Ela continua firme e forte nos seus cursos de Mind-Mapping, mas agora seguindo a tendência de todo usuário móvel em convergir para smartphone...

Bia, tenho novidades... chegou meu Treo 650. Estou amando! Por enquanto estou carregando o Dell e um V3, just in case... Mas confesso que tenho uma relação de amor-ódio com Palm e acabei seduzida pelos encantos deste smartphone. Estou fazendo o download dos emails, baixando os resultados da Copa direto no PDA além dele se conectar perfeitamente com meu fone de ouvido via bluetooth. Voltei até a dar aulas de Palm. Mas é claro, minha grande paixão e main business continua sendo o Mind-Mapping. Um forte abraço e sempre muito grata pelo seu apoio e indicações!
Liz Kimura

Liz, um super beijo e conte sempre comigo! Aguardo sua visita na minha casa nova ;)

postado via gprs

escrito por Bia Kunze em Leitores às 04:45 PM | Comentários (3)

junho 07, 2006

Indisponível

Peço um pouquinho de paciência aos que estão me enviando e-mails e dúvidas desde ontem... estou envolvidíssima com minha mudança e colocando tudo em ordem na casa nova. Hoje e talvez amanhã ainda eu esteja bastante ocupada. Estou recebendo e lendo tudo normalmente, mas só retornando mensagens mais urgentes. Responderei os demais a partir do fim de semana, quando espero que meu novo lar esteja habitável...

Mas o blog continuará sendo atualizado, tenho uns reviews prontos e que irão ao ar aos poucos.

postado via gprs

escrito por Bia Kunze em Leitores às 11:28 AM | Comentários (1)

maio 16, 2006

Bluetooth x Wi-Fi

Olá, Bia, tudo bom? Entrei no seu site e vi que voce tem um ótimo conhecimento em tecnologias sem fio. Estou fazendo um trabalho na minha graduação e gostaria de saber uma opinião sua: por que você acha que existe um grande desinteresse na tecnologia bluetooth? (Rodrigo Wesz, Porto Alegre)

Rodrigo, não é desinteresse... É que bluetooth e wi-fi tem finalidades específicas e usos bem distintos.

O bluetooth tem a função de ligar dispositivos distintos entre si. O PC se conecta ao mouse sem fio, o PDA se contecta com um teclado sem fio, o celular se liga a fones sem fio e a PDAs... Bluetooth tá em alta sim, hoje todo bom aparelho celular vem com a tecnologia para que se possa usá-lo com fones sem fio ou conectá-los a PDAs.

Só a idéia de se criar REDES com bluetooth caiu por terra, pelas limitações de alcance e velocidade, e por termos uma opção muito melhor e específica para isso, que é o wi-fi.

Imagine que o bluetooth é a versão sem fio do cabo USB e o wi-fi é a versão sem fio do cabo de rede, e tudo fica mais claro.

Wi-fi remete à rede, remete à internet... Internet sem fio é algo bastante sedutor, e é esse apelo que o tornou a febre do momento, sendo bem mais "badalado" que o bluetooth.

postado via gprs

escrito por Bia Kunze em Leitores às 07:24 PM | Comentários (9)

Voltei!

Desculpem, o servidor ficou doidão... eu não conseguia postar e vocês não conseguiam comentar. Já está tudo regularizado. O podcast subo no primeiro wi-fi que eu caçar.

postado via gprs, no trânsito engarrafado =P

escrito por Bia Kunze em Leitores às 07:23 PM

maio 14, 2006

Tutorial: Modem Sem Fio

Atendendo ao pedido do Arliss Ferreira, leitor desse site, publico aqui um tutorial bem explicadinho para se usar seu smartphone Windows Mobile com 'Modem Sem Fio'. A idéia é usar a conexão celular do PDA para navegar num PC ou notebook.

1. Para que o PC / notebook interprete seu PDAphone como um modem sem fio, desative o ActiveSync da bandeja do sistema: botão direito sobre o ícone -> sair. Feche também todos os aplicativos em execução no seu PDAphone.

2. Você precisará dos drivers de modem sem fio do seu PDAphone e do programinha discador. Geralmente eles acompanham o CD, mas no caso do meu Qtek 9090, preferi pegar a versão mais atual no fórum da HTC / XDA. O driver é um arquivo .inf e o discador, .exe.

3. No PDA, vá no aplicativo 'Modem Sem Fios'. Selecione a opção USB. Coloque o PDA na base e plugue-o na USB do computador. Clique em 'iniciar' na tela do 'Modem Sem Fios'.

4. O Windows XP imediatamente reconhecerá o dispositivo como um modem e pedirá o driver. Proceda à instalação indicando seu arquivo '.inf'. Em alguns casos o Windows diz que o driver não é aprovado pelo XP, aquele bla-bla-bla todo. Mande prosseguir.

5. Concluída a instalação, clique no .exe, o programa discador, e configure com usuário, senha e APN. Esses dados variam conforme sua operadora.

User: claro
Password: claro
APN: claro.com.br

ou

User: tim
Password: tim
APN: tim.br

ou

User: brt
Password: brt
APN: brt.br

Boa navegação!

postado via gprs

escrito por Bia Kunze em Tutoriais às 08:27 AM | Comentários (11)

abril 20, 2006

Quase pronto

Os problemas de postagem e comentários do site estão sendo regularizados, a migração nos novos servidores está quase pronta. Peço um pouquinho de paciência aos que não conseguiram comentar desde a semana passada e aos que acompanham via RSS, por causa dos posts de teste... se continuar havendo problemas, por favor, não deixem de me avisar, ok?

Logo mais vem a 2a parte, o layout novo... eba!

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Leitores às 11:22 AM | Comentários (1)

abril 06, 2006

Migrando o site

Estou migrando o site para novo servidor, de hoje para amanhã. Se vocês derem de cara com páginas não encontradas, ou os RSS derem erro, não se preocupem, é por poucas horas. Os e-mails continuarão funcionando normalmente. Eu espero.

Quem me pediu convite para o Wasabi, estou atendendo a todos, basta pedir nos comentários do referido post.

Fui...

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Leitores às 04:01 PM

fevereiro 06, 2006

WM5: downgrade para WM2003SE

De Georges do Vale:

Tudo jóia? Gostei muito do seu site, muito explicativo. Tenho um pequeno problema, ano passado eu adquiri um x50v do nosso querido "Johnny Bravo". Semana retrasada me chegou aqui em casa um CD-upgrade da Dell para o Windows Mobile 5.0, eu o instalei e não gostei do desempenho do novo S.O., muito pesado, demora no acesso dos programas e de vez em quando dá umas travadinhas que no WM2003SE não aconteciam. Gostaria de saber como faço para retornar para o Win 2003 SE porque o negócio aqui tá dificil! Desde já muito obrigado.

postado via laptop

Olá, Georges! Bem, acredite se quiser, muitos donos de x50v têm me procurado com a mesma queixa. O fato é que eu também achei o WM5 problemático, embora no x51v isso não acontecesse. Muitos se arreprenderam do upgrade, outros estão meio perdidos no sistema novo... tem até donos de x51v, como WM5 nativo, querendo usar o 2003SE no lugar!

Mas se você deseja voltar ao WM2003SE, no fórum do Aximsite há diversos tópicos sobre upgrade e downgrade de S.O., tenho certeza que os links a seguir serão muito úteis:

WM5 downgrade to WM2003SE links inside
WindowsMobile 5.0 compatible software list
I gave up... back on 2003se
Um, So has anyone actually SUCCEDED in downgrading on a x51?

Boa sorte!

escrito por Bia Kunze em Leitores às 08:20 AM | Comentários (3)