fevereiro 21, 2008

Enquanto a portabilidade não vem...

... recomendo o site Mudou Para. Se você trocou de número de telefone, além de avisar seus contatos, você pode deixar um perfil na página do serviço com todas as suas formas de contato. Altamente recomendado para quem está preso por correntes com uma operadora de telefonia (móvel ou fixa) e ainda não pode se libertar.

A idéia vale também para mudanças de endereço, email, IMs, etc. Mas sem dúvida a maior utilidade é na telefonia mesmo. Enquanto a portabilidade não vem, ficamos com a encontrabilidade mesmo...

E sabe o que mais? Não quer ter dor de cabeça com operadora de celular, use pré-pago. É caro, mas se você quiser cancelar, é só jogar o chip fora...

Pesquise preços de: celulares, acessórios para celular, cabo de dados para celulares

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Web às 05:45 PM | Comentários (16) | Citações

fevereiro 03, 2008

Como a compra do Yahoo! pela Microsoft afetaria o mundo mobile?

Correu rápido e essa foi a notícia mais quente na última semana: uma eventual compra do Yahoo! pela Microsoft. A CNET até publicou a carta (carta?) que tio Ballmer teria enviado aos diretores do Yahoo!

Muito se discutiu web afora quais seriam as conseqüências dessa aquisição. E nós, usuários, somos os que mais ficamos de orelha em pé. Para nós, a turma tecnologia móvel, eu acho que essa aquisição não seria legal. Vou enumerar os motivos:

1. O Flickr é o melhor serviço de fotos online hoje, tanto pela integração social quanto pelas funcionalidades. No quesito mobilidade, é imbatível: tem versão para browsers móveis e há inúmeras formas de publicação de novas fotos, além do email. Só para citar um exemplo, nos Nokia série N, há a possibilidade de postagem imediata após a captura da imagem, com um ou dois cliques. E está presente no Yahoo! Go.

2. O Yahoo! Go é um aplicativo para smartphones (Windows Mobile, Symbian e iPhone) que integra agenda, contatos, notícias, Flickr, email, finanças e muito mais. A navegação é simples e intuitiva e a conexão web é econômica. O leque de serviços oferecidos no Go aproveita ao máximo os recursos dos smartphones. O beta da versão 3 já está disponível em http://m.yahoo.com, estou testando - e gostando. Vejam review da versão 2 aqui.

3. O Yahoo! Mail funciona em IMAP, inclusive em dispositivos móveis. Em praticamente todos os dispositivos móveis.

4. A loja online de músicas do Yahoo! (não disponível no Brasil, por enquanto) tem a opção de assinatura ilimitada, e as músicas podem ser executadas em Windows Mobile e Symbian.

5. O serviço Y! Groups foi pioneiro na internet. Ainda hoje, considero-o o melhor, bastante superior aos concorrentes.

6. O Yahoo! é amigo dos Macs e mais amigo ainda dos iPhones. Oferece uma opção gratuita de email push para iPhone, entre várias outras coisas legais.

Como ficaria tudo isso? Será que passariam a ser serviços pagos? Ou, mais improvável, seriam abandonados até a extinção?

Todo esse bafafá não passa de uma medição de forças, algo que sempre alimenta a velha rixa entre Yahoo!, Microsoft e Google. Igualzinho àquele molecada de colégio, que vive se provocando para ver quem pode mais. Felizmente, enquanto houver concorrência, nós consumidores é quem saímos ganhando.

Pesquise preços de: iPhone, Windows Mobile, Nokia N95

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Web às 04:30 PM | Comentários (14) | Citações

janeiro 30, 2008

YouTube mobile na TIM: cobrando por aquilo que é de graça

Nem bem terminei de testar o novo site do YouTube mobile, agora compatível com qualquer dispositivo móvel que suporte streaming de vídeo, e me deparo com a notícia da parceria da TIM com a Google para fornecer os vídeos nos celulares da operadora.

Antes de mais nada, vamos ao YouTube mobile. Aponte o browser de seu aparelho para http://m.youtube.com e você poderá navegar no site, buscando vídeos, lendo comentários, votando, etc. No meu HTC Touch, para ver os vídeos, o aplicativo Streaming Media (nativo nos HTC mais novos) dá conta do serviço direitinho. Só não tente fazer com GPRS ou EDGE. Não rola mesmo. É preciso uma conexão 3G ou wi-fi. Por isso que, junto com o anúncio da parceria TIM-Google, a operadora de celular anunciou que sua rede 3G entrará em operação nos estados de SP e RJ até mês que vem.

Mas peralá. Se a tecnologia para o YouTube móvel está pronta e o serviço está livre para todo mundo, funcionando direitinho, onde é que a TIM entra nisso tudo? A TIM apenas colocará em seu menuzinho wap a opção de buscas do Google e de vídeos do YouTube. E cobrará R$ 1,50 por MB de dados trafegados, independentemente do pacote de dados que o usuário já possua. Fazendo uma analogia com sua conexão de internet de casa: imagine que você assine um provedor de internet, pode navegar à vontade, mas que o acesso de vídeos do YouTube seja cobrado separadamente. É isso que a TIM está fazendo.

Na minha opinião, isso é um absurdo. Um verdadeiro abuso. Querem prova maior do quanto essas operadoras de telefonia pintam e bordam às nossas custas?

Pesquise preços de: Palm Treo, HTC, Nokia N95

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Web às 10:58 PM | Comentários (31) | Citações

janeiro 29, 2008

Qtrax? Não, obrigada

Foi lançado ontem, com relativo estardalhaço, o Qtrax, serviço que promete download gratuito e legal de músicas de uma grande variedade de gravadoras.

Através de um aplicativo que mistura browser e P2P, o usuário baixa e ouve as músicas disponíveis no catálogo de, segundo os desenvolvedores, 25 milhões de faixas. Obtidas graças a um acordo com inúmeras gravadoras. Menos de 24 h após o anúncio, algumas gravadoras vieram a público anunciar que não fizeram acordo algum. Cheirou-me a factóide...

Factóide ou não, vamos aos que é, de fato, o Qtrax. Curiosa, saí a caça de mais informações sobre o funcionamento da coisa e até baixei o aplicativo para ver como ele é.


Clique para ampliar. É ou não é a coisa mais feia do mundo?

1 - As músicas são baixadas e ouvidas *somente* através de um aplicativo (Songbird, ainda em beta) que mistura browser e P2P. Por enquanto, disponível só para PC. Prometeram para Mac em breve. Mesmo assim, só funciona no lugar onde eu quase não ouço música, que é no computador.

2 - Nada de dispositivos móveis "por enquanto". Prometeram versão para iPod em breve. Eu sinceramente duvido que isso aconteça. Mais um factóide. Tio Istive não vai deixar.

3 - O aplicativo só roda com a máquina online, para poder mostrar propaganda (anúncios susutentarão o negócio)

4 - A propaganda ocupa a maior parte da tela

5 - Cada faixa tem um limite de execução: até 3 vezes por máquina

Ah, esqueci de falar: segundo os provedores do serviço, por enquanto (de novo "por enquanto"?) só funciona nos EUA e alguns países da Europa.

Qtrax? Não, obrigada. Quero pagar por minhas músicas e ter o direito de ouvi-las como e onde eu quiser. Sou mais a Amazon, que, não vejo a hora, começará a vender seus MP3 sem DRM mundo afora. Correm rumores que Yahoo! fará o mesmo. Veremos...

Pesquise preços de: MP3 players MP4 players iPod touch

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Música Móvel às 10:56 AM | Comentários (12) | Citações

janeiro 28, 2008

Review: RSS com o NewsGator

O serviço de RSS NewsGator recentementemente passou a ser gratuito, bem como seus subprodutos para leitura de RSS nas mais variadas plataformas.

O que é mais legal no NewsGator? Você pode ler seus feeds online, via browser, ou no seu desktop (Windows ou Mac), ou como uma conta de notícias na caixa de entrada do Outlook, ou no seu dispositivo móvel. No Mac OS X, quem faz o serviço é o NetNewsWire, no Windows, o FeedDamon.

Ler notícias online, diretamente no browser, em serviços como Google Reader, NetVibes ou Bloglines (que contam inclusive com versões mobile, para browsers de dispositivo móveis) é algo muito prático. Porém exige uma conexão permanente. Se você é um profissional móvel e está em constante deslocamento, nem sempre terá uma conexão disponível. Ao encontrar uma no saguão do aeroporto, por exemplo, o melhor a se fazer é baixar seus feeds e lê-los de modo offline no avião. É por isso que, mesmo sendo fã dos serviços online, ainda prefiro um leitor offline, de preferência que faça sincronismo de feeds, para eu não ter que ver notícia repetida quando for de um computador para outro.

Com o "pacote" do NewsGator dá para salvar suas notícias favoritas numa pasta de clippings, também sincronizável em todos os dispositivos.


No serviço online, ainda em beta (foto acima), você gerencia seus feeds a partir de qualquer máquina, como já faz o Bloglines e o Google Reader.


No inbox do Outlook, são baixados feeds direto do servidor do serviço online. Notíciais já lidas estão marcadas como tal. A pasta de clippings também é sincronizada. Funciona também com enclosures, ou seja, anexos. Se você também gerencia podcasts, pode marcar para o aplicativo baixar os anexos em MP3 automaticamente.

Além de web e desktop, também dá para ler e sincronizar seus feeds em seu dispositivo móvel, para leitura offline. Há leitores para iPhone, Windows Mobile e BlackBerry. Tudo gratuitamente. Não são como aqueles gerenciadores de feeds superpoderosos, mas para a grande maioria dos usuários, preenche perfeitamente as necessidades.

Escolha suas opções, faça os downloads e experimente a novidade:

FeedDemon for Windows
http://www.newsgator.com/Individuals/FeedDemon/Default.aspx

NetNewsWire for Mac OS X
http://www.newsgator.com/Individuals/NetNewsWire/Default.aspx

NewsGator Go! for Windows Mobile or BlackBerry
http://www.newsgator.com/Individuals/NewsGatorGo/Default.aspx

NewsGator Online
http://www.newsgator.com/Individuals/NewsGatorOnline/Default.aspx

NewsGator Inbox for Microsoft Outlook
http://www.newsgator.com/Individuals/NewsGatorInbox/Default.aspx

Recomendo essa linha de produtos para quem tem muitos feeds, múltiplos computadores e um dispositivo móvel, e deseja gerenciá-los de forma mais eficiente, aumentando a produtividade e economizando tempo. Mais detalhes sobre como fazer essa tarefa de forma produtiva estão no meu tutorial “Gerenciando feeds com eficiência”, no Profissionais Móveis. Lá eu explico também porque optei por feeds resumidos ao invés de integrais.

Pesquise preços de: smartphones, Blackberry, Outlook

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Aplicativos às 02:14 PM | Comentários (6) | Citações

janeiro 21, 2008

Homepage personalizada do Google também no celular

Desde semana passada, quem digita www.google.com/pda no browser de seu celular dá de cara com a opção de se personalizá-lo, a exemplo do que já é possível de ser feito no desktop.

Claro que não é uma réplica do desktop: a página identifica que você está automaticamente num dispositivo móvel, pede para você se logar com sua conta do Google e deixa você personalizar a página móvel. A conta é a mesma, mas desktop e móvel têm personalizações próprias.

É uma solução bem prática para checar "at a glance" as últimas notícias, a previsão do tempo e seu inbox do Gmail. Até tirinha do Garfield eu coloquei na minha homepage personalizada... :-)

Pesquise preços de: iPhone, MacBook iPod Touch

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Web às 10:12 AM | Comentários (6) | Citações

janeiro 09, 2008

Perguntar não ofende

Os feeds RSS são as melhores "peneiras" que podem nos manter incólumes diante do lixão que domina a internet. A gente só lê o que de fato interessa. Mesmo assim, ainda é possível setar mais filtros a fim de trazer apenas notícias com palavras específicas direto para nós. Por exemplo, posso mandar buscar no Yahoo! News apenas notícias que contenham a palavra "odontologia".

Mas o que eu queria mesmo era o oposto disso, uma espécie de filtro que deletasse notícias com palavras específicas. Por exemplo, carnaval e BBB. Alguém sabe como fazê-lo? Uso o Bloglines através do aplicativo Egress em meu PDAphone.

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Web às 08:09 PM | Comentários (7) | Citações

dezembro 10, 2007

Twitter e mobilidade

Tirei uma semana de folga do blog para colocar a vida pessoal em dia. Afinal, mal as aulas terminaram e eu tive que viajar para Vitória, depois a Sampa, depois de volta a Curitiba para a BlogCamp PR e alguns pacientes agendados, e agora, outra vez, de volta a Sampa. Resolvidas as pendências pessoais, agora posso colocar as novidades em dia aqui.

Não desapareci completamente. Agora que meu Twitter está mais afinado com minha vida móvel, acho que aprendi, finalmente, a usar o serviço a contento.

Sei que muita gente não gosta do Twitter, mas desde o começo eu vi bastante potencial nesses serviços de micro-blogging. Dentro do contexto do "what are you doing?" e sendo um serviço público, achei interessante a idéia de informar meus leitores e ouvintes a respeito dos softwares que estou testando, dos aparelhos que estou mexendo e das futuras pautas para o blog e o podcast. Mas depois da BlogCamp PR, descobri que é uma ótima maneira de trocar links, idéias e micro-pensamentos com outros blogueiros, e é mais para isso que estou usando o Twitter agora.

Eu me considero péssima em interagir com blogs. Leio muita coisa, mas raramente comento. O motivo: leio tudo por RSS no meu smartphone. Comentar é complicado para quem é online-móvel quase 100% do tempo. Nem me lembro quando foi a última vez que li meus feeds no notebook ou num desktop, nesse caso, comentar é fácil. Mas hoje falta tempo para ler tudo o que eu gosto e minha vida é naturalmente é uma correria. E como vou me casar no começo de 2008, já estou aprendendo a colocar a futura vida de esposa na administração do meu dia-a-dia.

Mas o Twitter é uma mão na roda. Vou adicionando os meus amigos blogueiros e sigo "conversando" com eles naturalmente. E, acima de tudo, existem tantas ferramentas "twitteiras" na internet, para todos os sistemas operacionais e comunicadores instantâneos, que é impossível não encontrar uma que se encaixe no meu perfil.

Para começar, o Twitter funciona através de SMS. Só isso já é motivo para os fãs de mobilidade aderirem ao serviço. Mas eu acho essa opção bem cara e intrusiva demais. Não quero que meu celular apite o dia todo recebendo SMS de atualizações, quem já usou isso por um tempo diz que é um pesadelo. Felizmente há outras opções móveis que não precisam encher nossa paciência ao longo do dia.

Em qualquer celular ou smartphone, basta colocar m.twitter.com em seu browser que você acessará sua página principal. E pronto. Mas para os heavy-users, há aplicativos dedicados que podem ser instalados nos dispositivos móveis. No meu Windows Mobile não instalei nenhum, pois não gostei das opções existentes. A solução que encontrei foi acompanhar as atualizações por RSS no meu Egress, com um plug-in na tela Today (vejam o screenshot lá em cima). E para twittar, uso o TwitterMail, que também envia para meu inbox todas as mensagens a mim dirigidas bem como as particulares (direct messages).

Para quem tem Palm OS, um aplicativo bem legal é o TreoTwit, e para quem tem Blackberry, vale a pena experimentar o TwitterBerry. Os usuários de iPhone, por sua vez, elegeram o iTweet. Ainda não achei nada em Symbian por que o serviço concorrente Jaiku impera nessa plataforma. Mas aceito sugestões para testar!

Agora que estou participando de uma série de eventos e recebendo um monte de aparelhos para testar, estarei sempre "twittando" tudo antes de fazer reviews e posts aqui no GSF. Amanhã, por exemplo, é o dia em que finalmente embarcarei no 3G da Claro e minhas impressões serão todas "micro-blogadas". Quem quiser me acompanhar, minha página do Twitter é www.twitter.com/garotasemfio

Agora com licença que, agora que voltei, tem uma fila de posts atrasados para terminar...

Pesquise preços de: HTC S711, HTC Touch, Nokia N95

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Aplicativos às 10:01 PM | Comentários (12) | Citações

outubro 24, 2007

Mais sobre IMAP no Gmail

Bem, no post anterior falei do IMAP do Gmail e já recebi uma enxurrada de mensagens com dicas, por email e IM - desde como "forçar" seu Gmail a funcionar com IMAP até a configuração em dispositivos móveis. Vou compartilhá-las com vocês!

O leitor Igor sugeriu que eu mudasse o idioma do meu Gmail para que as opções de IMAP aparecessem. Bem, eu mudei de português para inglês e deu certo! Agora, lá nas "Settings" ("Configurações"), aparece "forwarding POP/IMAP". Basta marcar a caixinha para habilitar IMAP.

Já o leitor Almir sugeriu que eu experimentasse usar as configurações de IMAP no meu Outlook, segundo explica o suporte do Gmail, mesmo que minha conta não falesse nada de "forwarding POP/IMAP". Ele disse que no Outlook dele deu certo, e imediatamente as "labels" que ele usava em seu Gmail se transformaram em pastas IMAP. Bem, como eu já consegui o IMAP com a alteração de idioma, não pude checar, Almir, mas fica sua dica para a galera.

Configurar o Gmail para funcionar com IMAP em seu PDA ou smartphone também é moleza. Coloque imap.gmail.com no servidor de entrada e smtp.gmail.com no de saída, e no username, seu login completo com @gmail.com e só. Importante: se no seu aplicativo de email houver uma opção para baixar automaticamente as configurações do seu servidor, desmarque-a. Isso acontece no Windows Mobile 5 e 6. Senão, ele baixará sozinho as configurações de conta POP!

Aqui o IMAP do Gmail funcionou tudo direitinho, tanto em Windows Mobile quanto em Symbian. As suas labels são automaticamente transformadas em pastinhas, como vocês puderam notar na foto lá em cima. Adorei! Agora poderei voltar a acompanhar alguns grupos do Google que não conseguia por pura falta de tempo para sentar na frente do notebook. Estou tão acostumada a gerenciar tudo por mobile que muita coisa que não é prática para mim, acabo preferindo abrir mão.

Espero que as dicas funcionem também com vocês! Aproveitando a onda e atendendo a pedidos de Google-fans, logo falarei mais de Google Calendar, Google Docs e Google Reader (RSS) para dispositivos móveis. Mas agora, pé na estrada... minha semana está bem cheia.

Pesquise preços de: HTC Touch, Nokia N76, MotoQ

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Web às 10:35 AM | Comentários (33) | Citações

Agora é a vez do Gmail aderir ao IMAP

Como falei no post anterior, estou bem ocupada e viajando, mas alguns leitores já me mandaram e-mails falando que o Google está implementando a plataforma IMAP no seu serviço de e-mails, o Gmail. Obrigada ao Jeferson, Eduardo e ao Ricardo pela boa notícia.

Não sou fã do Gmail, como vocês sabem, mas com IMAP ele ganha vários pontos em simpatia comigo. Vale lembrar que IMAP em contas de email gratuitas não é novidade nenhuma. O AIM foi pioneiro nisso há pelo menos 2 anos. Também já falei aqui do Yahoo! cujo IMAP foi disponibilizado esse ano.

Vou tentar fazer meu empoeirado Gmail aqui funcionar, depois eu conto mais. Mas vocês já podem ir experimentando e postando aqui nos comentários suas experiências com o serviço. Parece que não é para todas as contas ainda: entrem no webmail e, em "settings" ("configurações"), vejam se ele fala alguma coisa de IMAP. Em princípio, minha conta não foi atualizada, só fala em POP. Bem, vamos aguardar.

Mais sobre as diferenças entre POP e IMAP, aqui.

Pesquise preços de: fone bluetooth Motorola H700, fone bluetooth estéreo Motorola HT820, MotoQ

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Web às 08:27 AM | Comentários (11) | Citações

setembro 04, 2007

Exchange fácil e grátis

Há alguns meses testei e aprovei o serviço Mail2web, mas achei que não precisaria de um serviço Exchange naquele momento. Porém, chegou a hora de ativá-lo.

O Mail2web é um servidor Exchange gratuito, com limitações, claro, mas com opcionais mais completos na versão paga - como por exemplo, usando seu próprio domínio para hospedagem e manutenção de emails. No gratuito, você é obrigado a usar a conta seunome@mail2web.com. Isso não é um empecilho para a maioria dos usuários mais básicos, pois ele oferece um agregador - suas outras contas de email POP ou IMAP podem ficar todas agregadas à sua conta no mail2web e você poderá gerenciar toda sua correspondência num lugar só.

Ao logar no sistema, o visual é impressionantemente idêntico ao do Outlook dos PCs, com fácil acesso aos seus emails, calendário, contatos, tarefas e notas. Mas você usa apenas um browser qualquer.

O que eu mais gostei foi do adicional para usuários de Windows Mobile. Dá para configurar seu ActiveSync facilmente para sincronismo remoto, basta apenas uma conexão móvel de internet ativa em seu PDA ou smartphone. Usuários de Palm, Symbian e Blackberry também tem ferramentas separadas para sincronismo remoto, portanto, qualquer usuário móvel pode (e deve) usufruir do serviço. Basta utilizar como endereço remoto mobile.exchange.mail2web.com.

Eu me dei conta da necessidade desse serviço quando notei que eu fazia cerca de 20 intervenções diárias em minha agenda de compromissos, contatos e tarefas. Aquele sincronismo básico que a gente faz no PC ou no notebook não se mostrava mais suficiente. Tá, o sincronismo deveria ser diário, mas confesso que às vezes passo dois dias sem levantar a tampa no meu notebook, por causa da correria. E mesmo que meu sincronismo diário fosse religiosamente cumprido, em caso de uma "pane" eu perderia as intervenções mais recentes - o que é fatal para quem gerencia todas as suas consultas com pacientes, trabalhos da faculdade, provas, reuniões, compromissos e mil tarefas de um modo frenético.

Durante essa minha última viagem, então, foi o que me salvou: mal tive tempo de ligar o notebook. Aliás, com o Mail2web já me sinto segura para dispensar o computador quando for viajar, pois configurei meu ActiveSync para sincronizar automaticamente com o Mail2web tão logo seja feita qualquer intervenção em minha agenda. Mesmo se você não tem um plano de dados ilimitado com sua operadora, vale a pena deixar essa opção ativa se sua agenda for seu suporte de trabalho mais precioso que tiver.

O Mail2web ainda oferece opções mais avançadas, como sincronismo direto com Outlook, Blackberry, entre outros. O mais avançado até inclui um registro do Outlook 2007! Saiba de maiores detalhes aqui.

Pesquise preços de: Microsoft Outlook 2007 Windows Mobile Blackberry

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Aplicativos às 04:56 PM | Comentários (7) | Citações

agosto 28, 2007

Alguém explica para a Folha o que é podcast?

A Folha Online estreou, semana passada, o layout novo com o site reformulado, com diversas melhorias gráficas e estruturais.

Olhei a lista das melhorias e me animei ao ver, entre elas, podcasts e soluções para usuários móveis.

A animação logo se esvaiu. Mobilidade, para eles (e para a imensa maioria dos grandes portais de notícias) trata-se dos mesmos wap e sms de sempre.

Quanto aos podcasts, semana passada vi que um dos primeiros a serem disponibilizados era da Monica Bergamo. Curiosa, fiquei um tempão procurando a homepage do podcast, não achei. Baixei o podcast direto da página que anunciava a novidade, que linkava para um MP3, simplesmente. Mas não achei nem um link para assinar o feed. Acabou nem fazendo falta, o podcast é horrível, mas isso já é outra história.

Hoje voltei à Folha, pois vi uma nota dizendo que lançaram uns podcasts sobre informática, Fórumla 1, cinema e jornalismo online (!). Eba! Corri para o link da notícia. Outra vez não achei os feeds, apenas os links para baixar os MP3 diretamente.

Alguém consegue me dar uma luz para desencavar esses benditos feeds? Ou será que eles não têm feeds? Podcast sem feed não é podcast! Custo a acreditar que uma Folha Online cometeria tamanha gafe!

Aproveitando o gancho, a dupla Ricardo Macari e Adriana Saito voltou com o Código Livre. Nessa volta, fiz uma participação especial e me diverti muito com eles. Agora, vamos fazer uma pressãozinha básica para eles continuarem, né...?

Pesquise preços de: fone bluetooth H700, MP3 players, fones bluetooth Nokia

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Web às 01:36 PM | Comentários (42) | Citações

agosto 02, 2007

Yahoo! Go, um canivete suíço móvel

Disponível para Windows Mobile (PPC e smartphones) e Symbian, o Yahoo! Go é um aplicativo muito legal, indispensável para quem convive com os serviços do portal no dia-a-dia.

Eu não implico com o Google, acho ele legal, mas torno a afirmar que o Yahoo! está mais afinado com as necessidades do pessoal que gosta e vive de mobilidade. O Yahoo! Go é um dos exemplos que ilustra essa minha convicção. Ainda que você não use muito os serviço do Yahoo!, sugiro que baixe esse aplicativo em seu smartphone para experimentar. É de graça e não faz mal a ninguém. Mas nates, uma dica: baixem o CAB ou o SIS direto do site do Yahoo! Mobile e instalem no aparelho, ou apontem o browser do seu smart para http://mobile.yahoo.com/go - esse negócio de enviar SMS para o seu número de telefone não funciona muito bem aqui no Brasil, infelizmente...

A seguir, alguns screenshots das aplicações mais legais que vêm dentro do Go:


1. As configurações iniciais são rapidíssimas, basta escolher país e idioma e colocar seu ID e senha do Yahoo! (aqui, uma pequena bola fora... américa latina está vinculada apenas ao idioma espanhol... e eu me pergunto o que é pior, fazer parte do "resto" da América, como sugere o programa, ou ser obrigado a falar espanhol...?)


2. Outra aplicação muito legal: mapas e direções. Pena que não funcionem direito com mapas brasileiros. Além dos mapas estarem desatualizados, as informações de lugares interessantes e trânsito só estão disponíveis para gringos. Ok, mão à palmatória para o Google Maps...


3. News / RSS: se você não souber o endereço dos feeds que você mais gosta, a ferramenta de busca OneSearch (muito boa por sinal) sugere feeds para você. Basta citar palavras chave, como o nome do site em que você os costuma ler. O Go divide a parte de RSS em entretenimento, espotes, índices econômicos e notícias. A atualização de notícias se mostrou bem ágil.


4. Flickr, a parte que mais gostei no Go. Além de publicar suas fotos num instantinho, dá para navegar entre as últimas postagens dos seus amigos. Precisa falar mais alguma coisa?

Além das aplicações acima, o Go! traz seu email e as informações de calendário e contatos, sempre muito úteis para quem vive na rua e quer um sistema de PIM online a qualquer hora e lugar:

Estou há uma semana usando o soft e ele nunca travou nem deixou meu PPCphone lento. Até na hora de encerrar o aplicativo, o Go mostra que é amigo da turma móvel: ele mostra quantos MB sua sessão gastou ao todo. Para ficar perfeito, só faltou um clientezinho de instant messenger. No mais, dou nota 9,5 para essa ótima solução, que cativou um cantinho no meu HTC Touch.

Pesquise preços de: Windows Mobile, Nokia com Symbian, iPAQs

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Aplicativos às 08:50 PM | Comentários (19) | Citações

julho 25, 2007

IMAP no Yahoo! Mail não é cabeça de bacalhau

Para provar que IMAP no Yahoo! Mail não é cabeça de bacalhau, eis o screenshot, no momento da sincronização das pastas.

Conforme comentei aqui semana passada, o Yahoo! Mail passou a funcionar com IMAP. Depois de uma semana de uso, reafirmo que as pastas estão sincronizando a contento e estou bem satisfeita com o serviço num todo, tanto que voltei a usar o Yahoo! Mail para as listas de discussão que, aos poucos, estou voltando a acompanhar.

Infelizmente, em clientes desktop, como Outlook e Thunderbird, não rola. O que me fez concluir que é só em clientes mobile que o IMAP está funcionando.

Mas também não é isso. Dezenas de leitores e participantes da lista de discussão se manifestaram, protestando que em Symbian e Treo não rola. Então seria exclusividade dos Windows Mobile? Como?

Pesquisei web afora em busca de uma explicação e não achei respostas. Nem no Yahoo! Respostas :)

Alguém está conseguindo usar? Ou sou só eu?

Pesquise preços de: MotoQ, Samsung i321, HTC S411

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Web às 09:21 AM | Comentários (27) | Citações

julho 20, 2007

Digg ou del.icio.us?

O desenvolvedor Dale Lane criou um plug-in gratuito para o Pocket IE do Windows Mobile, onde dá para adicionar sites ao seu rol de favoritos no popular del.icio.us.

Idêntico àqueles plug-ins para Firefox e IE, todos são super práticos para ajudar a alimentar sua listagem. Acho sempre bom a gente dar uma "força" divulgando sites e blogs amigáveis com interfaces móveis.

Obviamente, já baixei e instalei aqui no meu. É pequenininho, levíssimo, ridiculamente fácil de instalar e configurar. vale a pena.

Tadinho do meu del.icio.us, anda meio empoeirado. Mas acho que não é só o meu... como hoje em dia até serviços online são "modinhas", tenho a impressão que o del.icio.us anda meio em baixa depois do advento do Digg. Ou é só impressão minha mesmo?

Tá, o Digg é bem legal, mas só acessei ele uma ou duas vezes na vida. Sou mais os meus RSS, gosto mais da minha própria personalização.

Pesquise preços de: acessórios para PDAs Dell Axim, acessórios para HP iPAQ, smartphones

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Web às 05:22 PM | Comentários (6) | Citações

julho 19, 2007

Resultado do concurso Flickr + Intel

Pessoal, saiu o resultado!

Parabéns aos vencedores!

Pesquise preços de: Câmeras Canon, câmeras Sony, câmeras Kodak

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Web às 09:38 AM | Comentários (8) | Citações

julho 18, 2007

Quanto você gasta em tráfego de internet móvel?

Muitos usuários e leitores estão me escrevendo e postando comentários com dúvidas bem recorrentes: "Quanto eu gasto de banda no meu notebook? Que plano e que operadora contrato? Será que 1 GB é suficiente?"

Cada pessoa tem suas próprias necessidades de uso. O grande desafio é descobrir a de cada um.

Não só a quantidade de dados, mas também a velocidade de conexão também influencia na decisão. Para a maioria das tarefas básicas, como sites, e-mails e messengers, um plano GPRS / EDGE de uma operadora GSM (TIM, Claro, Oi, Brasil Telecom etc) dá conta. Palavra de quem está vivendo só de EDGE há 5 meses, embora não por vontade própria. Porém, para ver vídeos e ouvir música online, usar programas de VoIP ou fazer muitos downloads e uploads, ainda é melhor uma conexão EVDO, proveniente do CDMA da Vivo. Mas além de ainda não estar disponível em todos os lugares (a maioria da área de cobertura ainda é via 1xRTT), a velocidade varia muito conforme o dia e há muitas instabilidades, como quedas constantes.

Há vários ótimos sites que medem a velocidade da conexão de dados, como o Numion ou o Mobile Speed, meu favorito, que sempre uso para medir velocidade e latência quando estou em celulares, PDAs e smartphones.

Além dos hábitos de navegação, o sistema operacional também influencia muito no gasto de banda. Windows gasta muito mais que Mac e Linux. Além de todos os processos que rodam em background sem a gente ver (como updates), firewall e antivírus são consumidores vorazes e grandes vilões das contas de dados. Em contrapartida, os sistemas operacionais de dispositivos móveis - Palm OS, WM e Symbian - são extremamente econômicos.

Mas qual plano contratar? 200 MB dá para fazer o que? 1 GB está bom ou será preciso um plano ilimitado? Minha sugestão: se você tem um notebook e quer contratar um plano de dados com modem para notebook, usem em sua conexão habitual um aplicativo que monitore todo o seu tráfego. Vai ajudar muito na sua tomada de decisão.

Para avaliar a quantidade de dados trafegados, sugiro o freeware NetStat Live, que já usei muito e funciona em Windows. Para Mac, a dica é o Surplus Meter (obrigada, Gui), igualmente gratuito. E por fim, se você usa Linux, experimente uma das dezenas de opções sugeridas aqui, de acordo com sua distribuição e preferências de uso, como modo console. Alguém saberia me dizer qual delas é a mais user-friendly para uma usuária eventual de Ubuntu como eu?

Nos sistemas móveis também dá para controlar tudo isso. Para WM Pocket PC, o melhor é Spb GPRS Monitor, na minha opinião o melhor da categoria. É shareware, mas hoje já acompanha alguns modelos da HTC nativamente. Ele não só monitora a quantidade de dados trafegados, como também calcula, na sua moeda, o total gasto, baseado nos informações de preço que você colocar nas configurações do programa. E mais, gera gráficos de tráfego por hora, dia ou mês, e os relatórios podem ser exportados para arquivo.

Para Windows Mobile para Smartphones (Standard, sem touchscreen) a dica é o GPRS Traffic Monitor. Para Symbian, temos o Stat Monitor. E para quem usa Palm OS, há o TrafficStat. São todos aplicativos pagos, mas excelentes e bem completos. Quem conhecer alternativas gratuitas, fique à vontade para sugerir nos comentários.

Pesquise preços de: acessórios para Palm, acessórios para Pocket PCs, acessórios para Nokia e Symbian

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Web às 05:08 PM | Comentários (45) | Citações

julho 17, 2007

Yahoo! Mail agora suporta IMAP

Essa novidade é para fazer os fãs do Gmail se roerem de inveja: agora o Yahoo! Mail suporta o protocolo IMAP.

Para quem não sabe o que é IMAP, vou explicar de maneira bem simples: é uma evolução do conhecido protocolo POP, onde seu programa de e-mail, ao invés de "puxar" as mensagens para sua máquina, faz um sincronismo de pastas. Ou seja, você visualiza num Outlook ou Thunderbird suas pastas, mensagens e respectivos status (respondida, encaminhada etc) da mesma maneira como estão no servidor / webmail.

Uso IMAP há anos e recomendo para os usuários móveis e os que acessam seu correio em máquinas diferentes todos os dias. Tudo está sempre perfeitamente organizado, simplificando nossas vidas. Mas até então o único serviço gratuito que tínhamos era o AIM, que infelizmente não suportava filtros. Já catequizei muita gente, que nunca mais conseguiu usar os famigerados POP desde então.

Estou tão satisfeita com o Yahoo! funcionando em IMAP que já penso seriamente em reativar minha conta, que, assumo, só existe para acessar os serviços Yahoo!. Vou colocá-la como minha conta principal para as listas de discussão do Yahoo! Grupos. Ok, o Gmail é excelente, ainda mais para quem o utiliza como "arquivo perpétuo" de e-mails, ou como convergente para todas as demais contas, através de redirecionamento. Mas nunca me adaptei a ele, nem ao Google Reader. Só achava original mesmo a idéia do comunicador instantâneo embutido, mas vi que até isso o Yahoo! acabou incorporando... então, no meu conceito, hoje o Yahoo assume o primeiríssimo lugar entre os serviços gratuitos. E, para vocês, usuários móveis, aderirem de vez a ele, basta conhecer o Yahoo! Go, que funciona lindamente nos Symbian e que em breve a HTC colocará nativamente em todos os seus aparelhos Windows Mobile.

Para configurar o seu Yahoo! Mail usando o protocolo IMAP, utilize as seguintes configurações de entrada e saída no seu cliente de e-mail:

imap.mail.yahoo.com
smtp.mobile.mail.yahoo.com

Mesmo que sua conta seja .br, configure só com a extensão .com que funciona do mesmo jeito. E não esqueça de marcar o box para autenticação em mensagens de saída ("outgoing server requires authentication") também.

Pesquise preços de: acessórios para Palm, acessórios para Pocket PCs, acessórios para Nokia e Symbian

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Web às 05:19 PM | Comentários (47) | Citações

julho 05, 2007

Ingresso móvel

Alguém aí já comprou ingresso de cinema via internet, recebendo seu ticket no celular?

No site do Cinemark, existe isso. Escolhi a estréia de Harry Potter e a Ordem da Fênix, dia 13, em São Paulo.

Ao escolher a opção de meia entrada, não dá para esquecer de, no dia, levar a carteirinha de estudante com comprovante de matrícula e RG.

O pagamento é feito via cartão de crédito e, logo após a confirmação, recebe-se um SMS com o filme, data, hora, local e um código. Só não entendi bem como proceder no dia da sessão, de posse desse código. O site não explica bem. Alguém sabe?

Se tem uma coisa que odeio é ir em shopping nos fins de semana. Fila para entrar, para estacionar, para comprar ingresso e no final você senta num lugar horrível. Alguns cinemas já oferecem salas com assento marcado. O ingresso custa o dobro, mas sinceramente, se você só vai em cinema nos fins de semana, acho que vale a pena. E comprando o ingresso pela internet, evita-se duas filas. Maravilha! Se for para passar o fim de semana de pé em fila, prefiro ficar em casa...

Pesquise preços de: iPod nano, iPod vídeo, acessórios para iPod

postado via Qtek S200 / EDGE

escrito por Bia Kunze em Web às 04:53 PM | Comentários (20) | Citações

junho 26, 2007

Literatura sob demanda

Essa dica é um prato cheio para fãs de e-mail e RSS móveis, como os blackberristas, em geral muito ocupados para livros. Ou para pessoas práticas, que vivem se deslocando e não podem ficar carregando volumes por aí.

O site www.dailylit.com permite que você leia mais, gastando apenas 5 minutinhos por dia. Funciona da seguinte maneira: você se cadastra, escolhe o(s) livro(s) que quer ler e agenda quando quer receber os capítulos da obra - em quais dias da semana e em quais horários. O recebimento pode ser por email ou RSS. Dependendo do tamanho do livro, você pode levar até um ano para lê-lo.

Comecei escolhendo uma tema leve, um livro de contos de Kipling, e adorei a iniciativa. Já estou na 33ª parte, de um total de 42, e leio um conto por dia. Programei para recebê-los de manhã, e leio enquanto passo o café, antes de sair de casa. Os e-mails são levíssimos, não contêm propaganda e não são em html. Justamente para poderem ser lidos em qualquer dispositivo. Aleluia!

Obviamente as obras são todas de domínio público, mas o site já está planejando cobrar uma taxa por títulos com direitos autorais em breve, através de parcerias com grandes editoras. Acho uma ótima iniciativa!

Pesquise preços de: livros, e-books

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Web às 04:32 PM | Comentários (3) | Citações

junho 21, 2007

Internet móvel na base da reza

Nos últimos 30 dias, vim 3 vezes ao Fran's do Shopping Barigüi, ao sair da faculdade aqui pertinho para usar a rede da Vex, que assinei há cerca de 3 meses. E nessas 3 vezes, incluindo hoje, a rede estava indisponível.

Os funcionários do Fran's não sabem explicar a coisa muito bem - desta vez, gravei em áudio a conversa e colocarei no podcast de hoje - e o assinante é quem paga o pato. Chato isso, você se desloca pela cidade e ao chegar no local, tem que rezar para a rede estar disponível. E notem, não é um problema específico do dia. A rede do Fran's do Barigüi está há pelo menos um mês sem funcionar, mesmo eu avisando os funcionários, toda vez que ia lá.

Sorte que a praça de alimentação do Shopping tem wi-fi gratuito. Mas não é sempre, às vezes também está fora do ar. Mas por ser de graça, a gente não reclama. Ainda tenho meu plano ilimitado da Claro, se for urgente e tanto a praça de alimentação quanto a Vex me deixarem na mão. Agora me perguntem se eu confio 100% na Claro? Nos dias que gravo o podcast, tenho que rezar para que a conexão se mantenha firme durante todo o upload, senão, tenho que recomeçar do zero.

Não dá para esconder a frustração: um serviço em que pago R$ 50 por mês de assinatura, e as poucas vezes que resolvo utilizar está fora do ar... complicado, né?

Também já reclamei da falta de tomadas. Quando podia, puxava uma extensão dos amplificadores de som que ficavam por ali. No Fran's da Paulista, outro dia, um segurança me deu uma bronca dizendo que não podia usar as tomadas do local no meu notebook. O Rene, que estava comigo, sugeriu que fôssemos então ao Suplicy. E assim foi.

Bem, a Vex é um serviço que eu assinava. Tão logo chegue meu modem da Vivo, cancelo o UOL Wi-Fi. Não vejo a hora. Mas para isso, terei que rezar muito para que o modem chegue no prazo. Dia 13 de julho vou para Sampa, devo ficar um bom tempo dessa vez, e espero já estar com o serviço. Pelo menos a Vivo me prometeu para bem antes, no máximo 2 semanas.

É, meus amigos! Nós, entusiastas da mobilidade, estamos muito bem em termos de hardware! Notebooks leves e velozes, PDAs potentes, smartphones versáteis... mas de que adianta tudo isso se os prestadores de serviço ainda pisam na bola com a gente?

Pesquise preços de: roteador wireless, modems ADSL, placa PCMCIA wireless

postado via wi-fi gratuito da praça de alimentação do Shopping Barigüi

escrito por Bia Kunze em Web às 12:17 PM | Comentários (15) | Citações

Vex liberada hoje!

Aproveite o horário do almoço ou café da tarde hoje e leve seu PDA ou laptop para baixar seus e-mails, usar VoIP ou dar uma navegadinha de graça. Como parte da Semana da Mobilidade, mais especificamente pelo dia da Conectividade Sem Fio, os hotspots da Vex hoje estão disponíveis gratuitamente para todos. Estou saindo do Unicenp, vou passar lá no Fran's do Shopping Barigüi para conferir.

postado via Qtek S200 / EDGE

escrito por Bia Kunze em Telecom às 11:21 AM | Comentários (1) | Citações

junho 17, 2007

YouTube Mobile no ar!

Felizes são aqueles que têm plano de dados ilimitado... ou, pelo menos, a tecnologia wi-fi em seus dispositivos móveis! Abram os browsers de seus celulares, PDAs ou smartphones no endereço http://m.youtube.com e divirtam-se!

O acervo completo do site ainda não está disponível na versão móvel, mas isso deve ser uma questão de tempo apenas. Os vídeos do YouTube Mobile estão todos no formato 3GP, compatível, portanto, praticamente com todos os celulares e smartphones.

Update: Para Palm e Windows Mobile, recomendo que usem o CorePlayer (ex-TCPMP) para ver os vídeos, já que os visualizadores nativos, como o WMP, não suportam o formato rtsp de streaming de vídeo. A não ser os WM6 e os modelos da HTC que venham com o "HTC Media Streaming Player". Nos Symbian série E e N eles abrem nativamente, mas nos Symbian mais antigos, não. Abrem também nos celulares Sony Ericsson e Samsung que suportam a tecnologia. Não testei em outros aparelhos, aguardo o feedback dos leitores ;)

Update 2: Foi mal, o CorePlayer também não suporta o formato. Pelo menos não rolou no Qtek S200 com WM5.

Update 3: Achei a qualidade dos vídeos PÉSSIMA!

Pesquise preços de: Nokia N95, Nokia N73, Treo 680

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Web às 11:48 AM | Comentários (40) | Citações

junho 08, 2007

Twitter

O Twitter não é nenhuma novidade, pelo menos lá fora. Em muitos países ele virou febre, mas por aqui ainda tem poucos usuários.

Confesso que no princípio não me animei muito com a idéia e não consegui achar uma utilidade no serviço. Em todo o caso, como Twitter e mobilidade têm tudo a ver, criei minha continha. O badge já está na coluna lateral.

Também acho esquisito ficar postando todo o tempo o que eu estou fazendo, como muitos usuários viciados fazem. Parece um Big Brother RSSficado. Mesmo assim, se focarmos o Twitter às nossas atividades principais - no meu caso, mobilidade - pode ser interessante para postar comentários rápidos sobre produtos e serviços que estou testando, antes do parecer definitivo aqui no blog. Ou, de modo mais geral, opiniões sobre filmes e séries que estou vendo, discos que estou ouvindo, livros que estou lendo... Se bem que para música há o Last.fm.

Enfim, quem sabe o Twitter pode ser útil como um lugar para idéias soltas... mas sem essa de "estou lendo jornal no banheiro" hehehehe. Bem, veremos se dá pé.

postado via HTC Advantage / wi-fi

escrito por Bia Kunze em Web às 11:58 AM | Comentários (9) | Citações

maio 26, 2007

Versão móvel do Google Calendar

Demorou, mas saiu. Agora os usuários do ótimo Google Calendar podem acessar seus compromissos diretamente do browser de seus celulares ou smartphones. Recomendo o Opera Mini.

Basta entrar no seu dispositivo móvel no endereço http://calendar.google.com e fazer o login. Você verá uma tela otimizada da sua agenda, inclusive podendo verificar detalhes como data, hora, local, compartilhamento etc. Além da visualização, é possível criar novos compromissos, mas nada além disso. Já está excelente para profissionais que, por exemplo, têm uma secretária que gerencia a agenda remotamente.

Há algum tempinho, comentei no Profissionais Móveis sobre softwares que sincronizam a agenda do smartphone com o Google Calendar, e como a solução era interessante para profissionais liberais. Mas nada como uma solução nativa e prática que necessite apenas de um browser, não?

Pesquise preços de: celulares com java, celulares com câmera, Nokia 6111

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Web às 08:13 PM | Comentários (2) | Citações

maio 10, 2007

Caiu na rede, Roberto... já era!

Qualquer tia com diploma de normalista sabe de uma velha máxima da pedagogia: proibir só aumenta a curiosidade em cima do proibido. E em tempos de web democratizada, isso é fatal: caiu na rede, é moqueca.

A história se repete com a biografia não-autorizada do cantor Roberto Carlos. Eu mesma jamais teria interesse na obra, se não houvesse tanto celeuma. Que será que esse livro tem que deixou o "rei" tão furioso?

O livro, que custava R$ 60 nas bancas e livrarias, nem bem teve venda interrompida, já apareceu em sites de leilão por R$ 150. A versão em PDF já está circulando na internet. Embora se fale em "caça às bruxas" para tirar o arquivo da rede, até o advogado do cantor admite que é causa perdida. Nada é tão grande quanto à internet. Nem mesmo o céu, nem as estrelas, nem mesmo o mar e o infinito...

Pesquise preços de: câmeras digitais acessórios para câmeras notebooks

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Web às 12:00 PM | Comentários (17) | Citações

maio 04, 2007

Os pilantras do NicRegistro não desistem

Eu não entendo como que os golpistas dos boletos de domínios continuam livres, leves e soltos. Vivo recebendo, há anos, boletos do tal 'NicRegistro' por domínios semelhantes aos meus, mas com outras extensões, como .com ou .net. Bem, qualquer um pode registrar o domínio que quiser e revendê-lo ao dono do domínio semelhante, ainda que eu ache isso anti-ético.

Mas agora passei a receber os tais boletos com minha extensões legítimas, .com.br, já devidamente registradas e pagas no Registro.br. Isso é GOLPE. E quase que meu pai, inocente, pagou um deles enquanto estive fora, viajando, pensando que eu tinha esquecido. Mas quantos e quantos ingênuos não receberam e pagaram?

Quem devemos acionar para dar um basta nesses pilantras?

Pesquise preços de: som automotivo PDAs Palms

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Web às 02:05 PM | Comentários (19) | Citações

abril 27, 2007

Qual o seu recorde em EVDO?

Mensagem + tela do MotoQ do leitor Milton Toshiba de hoje, às 17:21h:

"Olá Bia, estou numa travessa da Av. Paulista e essa é minha velocidade de conexão. Nunca ultrapassou os 1,3 MB. Gosto de brinquedos novos, mesmo se não vou usar todosos recursos. Comprei o MotoQ somente para enviar posts e imagens para o blogger e receber e-mails de notificações de comentários. Agora, com os rumores que a vivo vai abandonar o CDMA, ficaria fulo se descontinuassem o MotoQ e viessem com o H9... Será que abandonarão a rede EVDO? Está sabendo de alguma coisa? Bom fim de semana..."

Milton, a Vivo entrou na tecnologia GSM mas não se falou nada em abandonar o CDMA. Ao contrário, a empresa está investindo na expansão da rede de dados EVDO, pois é o grande chamariz de seus planos corporativos hoje.

Pesquise preços de: MotoQ celulares e acessórios Motorola Motorola Razr V3

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Web às 06:14 PM | Comentários (8) | Citações

abril 13, 2007

Blogs: Palm lança o seu; Dell fala do fim dos Axim

Blogs corporativos não são novidade, hoje eles se transformaram num importante elo entre a empresa e seus clientes.

Meio atrasadinha, a Palm lançou ontem o blog oficial da empresa. E por falar em blog, a Dell falou em seu blog, anteontem, sobre a descontinuidade da linha Axim de handhelds. É a primeira vez que a empresa se posiciona a respeito, de modo oficial.

A fabricante reforçou que continuará oferecendo suporte e garantia aos seus Axim, dentro dos termos de compromisso firmados no ato da compra. Baterias, cabos e adaptadores para a linha x51/x51v continuarão sendo oferecidos até 2009. Outros acessórios continuarão disponíveis até meados desse ano, ou até os estoques acabarem.

Pesquise preços de: Palm Treo acessórios para PDAs Dell Axim acessórios para Palm

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Web às 11:36 AM | Comentários (6) | Citações

abril 11, 2007

Como não atrair gatunos

Já fui vítima de assalto algumas vezes, e por incrível que pareça, meus gadgets não foram levados, e os que foram, consegui recuperar.

As medidas que adotei felizmente tem dado certo. Resolvi compartilhá-las com meus leitores do Profissionais Móveis.

Pesquise preços de: mochilas para notebooks PDA + teclado carteiras para PDAs

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Web às 07:58 AM | Comentários (6) | Citações

abril 04, 2007

Dicas para economizar na hora de navegar no celular

O post dessa semana no Profissionais Móveis trata de algumas dicas para economizar na hora de navegar usando sua conexão de celular. Se você tiver mais dicas, não seja tímido. Poste-as nos comentários!

Pesquise preços de: smartphones modems ADSL placa PCMCIA wireless

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Web às 04:06 PM | Comentários (4) | Citações

março 28, 2007

Dicas para estudantes móveis, no Profissionais Móveis

Conforme prometido, no ar as dicas para estudantes móveis, no Profissionais Móveis. Para quem ainda não tem o feed para receber os posts completos do PM, eis o link: http://feed43.com/gsf_uol.xml

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Web às 04:51 PM | Comentários (2) | Citações

março 08, 2007

Resultado da promoção da Revista Connect

Legal ver que entre os ganhadores do MotoQ na promoção da Revista Connect há nomes conhecidos de leitores do meu blog. Parabéns a todos os vencedores!

Pesquise preços de: MotoQ acessórios para celular cabo de dados para celulares

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Web às 03:43 PM | Comentários (2) | Citações

março 07, 2007

CNN Mobile: não é mais um portal espremido no celular

Recentemente estreou o portal móvel da CNN, o CNN Mobile. Ao contrário do que muitos podem pensar, não se trata de uma adaptação do site do tradicional canal de notíciais. É um portal móvel criado exclusivamente para acesso através de celulares e outros dispositivos móveis.

A fim de ficar adequado à telinha dos celulares e consumir o mínimo de banda possível, os textos das notícias são mais sucintos, as imagens são readequadas e os vídeos para download podem ser baixados e vistos em qualquer aparelho. Alíás, o vídeo é o que mais chama a atenção. São atualizados de hora em hora e, com a duração de dois minutos, resumem as notícias mais quentes do momento. São disponibilizados no formato 3gp e têm entre 500 e 600 KB.

Naveguei entre as seções, baixei vídeos e adorei. Tudo é muito rápido, a navegação é instantênea e a leitura é prazeirosa, sempre focada no usuário em trânsito, até na relevância das noticias selecionadas. Além dos textos e vídeos, dá para ler os blogs dos correspondentes internacionais, ver a previsão do tempo em mais de 1000 cidades do mundo e, para quem mora nos EUA, receber alertas por SMS. Mas não há notícias brasileiras. O portal é da CNN International, ou seja, fortemente focado em política e com grande destaque para eventos dos EUA em geral.

Diariamente são publicadas cerca de 120 notícias, que ficam arquivadas por 14 dias, todas com ilustrações ampliáveis. A busca é rápida e eficiente. Sem dúvida, um excelente trabalho da equipe da CNN, como sempre provando estar na ponta quando se trata de jornalismo.

O futuro é esse mesmo. Vanguardistas como a CNN e o New Tork Times hoje são referência para todas as empresas jornalísitcas do mundo. Podem notar: iniciativas em comunicação e novas mídias sempre começam por elas antes do resto do mundo aderir. Mas demora. No Brasil, mais ainda. Curitiba então... Aliás, isso tem um pouco a ver com o motivo da minha mudança para São Paulo, mas isso discutirei num post especial, em breve.

Acessem o portal móvel da CNN em www.cnnmobile.com

Pesquise preços de: celulares acessórios para celular cabo de dados para celulares

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Celular às 11:35 AM | Comentários (3) | Citações

março 05, 2007

YouTube móvel

O link existe, apontem seus browsers móveis para http://m.youtube.com e vocês verão essa telinha:

Bloqueado? Como assim? É uma restrição de proxy? Ou é um serviço que ainda não está pronto? Tem alguma coisa a ver com aquele plano de assinatura da Verizon, que por U$ 15 ao mês você acessa os vídeos do YouTube no celular?

Pesquise preços de: celulares acessórios para celular cabo de dados para celulares

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Web às 07:50 AM | Comentários (8) | Citações

fevereiro 27, 2007

Os 20 blogs favoritos dos leitores do BR-Linux

Fiquei surpresa ao ver meu humilde bloguito tão bem colocado no ranking final do concurso do Linux-BR. Aliás, nem comentei por aqui que estava concorrendo.

Meu espanto vem do fato de, apesar do meu blog ser de tecnologia, eu não ser da área de tecnologia e não ter conhecimentos tão avançados como a exigente comunidade do Linux-BR. E pior, sou uma verdadeira open-bisonha...

Fico orgulhosa. Obrigada a todos os leitores que prestigiam meu blog, procurarei retribuir de forma cada vez melhor.

E parabéns ao pessoal do MeioBit, os vencedores. Aliás, ontem enfim conheci pessoalmente o Leo Faoro, mentor do blog, numa visita dele e do Cardoso, que também ficou entre os 20, aqui em Curitiba. Faltaram fotos, mas fica para a próxima.

Pesquise preços de: PCs com Linux notebooks com Linux softwares Linux

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Web às 04:43 PM | Comentários (11) | Citações

janeiro 08, 2007

A censura continua: agora é a Telefonica

Atenção, usuários do Speedy. A qualquer momento, a Telefonica, ainda nessa 2ª feira, ativará também seu bloqueio ao site YouTube, atendendo ao pedido do desembargador Ênio Santarelli Zuliani, da 4ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo.

O desembargador vem insistentemente informando, por meio de sua assessoria de imprensa (hm, ele tem assessoria, chique, heim?), que a filtragem por ele determinada se refere somente ao vídeo da dona Cica, e não ao site todo. Porém o advogado Renato Opice Blum, especialista em direito na internet, afirmou ao portal G1 o seguinte: “O que vale é o que está no processo e, no meu entendimento, essa decisão refere-se ao bloqueio de toda a página.”

Caros leitores, desculpem-me por bater tanto nessa tecla aqui no blog. Mas como entusiasta de tecnologia e defensora da internet como o meio mais democrático de expressão, não posso compactuar com essa censura. Videomakers e músicos que usam o YouTube como meio de divulgação de seus trabalhos estão sendo prejudicados. Se vocês também não concordam com o que vem sendo feito, escrevam para os jornais, para a MTV, façam barulho... e se alguém consguir o e-mail do desembargador Ênio Santarelli Zuliani, que proferiu a sentença, ou do juiz Lincon Antônio Andrade de Moura, que emitiu o ofício, publiquem e divulgem.

Pesquise preços de: roteador wireless modems ADSL placa PCMCIA wireless

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Web às 09:12 PM | Comentários (26) | Citações

Confirmado: bloqueio ao YouTube pela Brasil Telecom é ordem judicial

A assessoria de imprensa da Brasil Telecom acabou de informar que o bloqueio ao site YouTube foi uma determinação judicial. Porém, a empresa não mais se pronunciará a respeito.

Grata ao Álvaro Borba e aos colegas da CBN pela agilidade na apuração dos fatos. O furo é exclusivo da rádio CBN Curitiba e do blog Garota Sem Fio.

Posts anteriores sobre o caso, aqui e aqui.

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Web às 11:13 AM | Comentários (39) | Citações

YouTube e Brasil Telecom na CBN Curitiba

A rádio CBN já colocou no ar a questão do bloqueio da Brasil Telecom ao site YouTube. Entrei ao vivo há alguns minutos, e, junto com o Luiz Geraldo Mazza e o Marcos Tosi levantamos alguns tópicos.

Não sei se o áudio vai ao ar no site da CBN amanhã, mas caso não vá, eis um resumo do que foi debatido:

1. Esse bloqueio funciona?
Não. Os blogueiros já estão divulgando aos quatro ventos maneiras de driblar a restrição, através de proxy. É algo extremamente simples, dá para fazer direto no browser, não precisa ser expert, nem precisar instalar nada ou mexer nas configurações.

2. É juridicamente correto?
Não é uma atitude ética, mas se o juiz ou desembargador mandou, tá mandado. Temos muitos e muitos casos de crimes no Orkut, e nem por isso o serviço foi retirado do ar. A justiça brasileira já é motivo de chacota lá fora por causa desse tipo de decisão.

3. Como fica a questão da privacidade e dos direitos de imagem?
Privacidade morreu. Qualquer pessoa com um celular com câmera filma ou fotografa o que bem quiser. E se tiver conexão à internet no aparelho, as imagens estão online em segundos. Quer evitar problemas? Aja com decoro quando estiver em locais públicos.

4. Toda essa briga da Cicarelli com o YouTube não está trazendo mais publicidade do que dor de cabeça à moça? Afinal, todos já viram esse vídeo, seja no YouTube ou em outros sites...
Sem dúvida.

5. A atitude da Brasil Telecom foi correta?
É preciso antes saber se o motivo do bloqueio foi uma ordem judicial. Enquanto isso, essa "censura" pura e simples não é correta e os usuários estão reclamando com razão.

Bem, depois desse "malho" que a Brasil Telecom levou no ar, estamos aguardando um pronunciamento da empresa, esclarecendo os motivos dessa restrição. Quaisquer novidades, volto a postar aqui. Enquanto isso, peço aos blogueiros que divulguem sites de proxy na web para que os mortais comuns possam continuar acessando o serviço. E se seu provedor de internet também está bloqueando o acesso ao site, denuncie aqui nos comentários.

Pesquise preços de: roteador wireless modems ADSL placa PCMCIA wireless

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Web às 09:55 AM | Comentários (12) | Citações

janeiro 07, 2007

Brasil Telecom bloqueia acesso ao YouTube

Quem usa a internet via Brasil Telecom não consegue abrir o YouTube desde ontem. Na web, não há nenhuma ordem judicial contra a Brasil Telecom solicitando o bloqueio ao site.

Impossível saber se o bloqueio é proposital, fruto da desavença Cicarelli / YouTube, ou derivado de alguma falha nos servidores. Entrei em contato com vários internautas de todo o país, e a restrição ao YouTube se confirma apenas com o pessoal da Brasil Telecom, em toda a área de cobertura, no sul e centro-oeste.

Como não há nenhuma notícia na web falando a respeito de um possível bloqueio por ordem judicial, estou fazendo contato com a assessoria da Brasil Telecom, via rádio CBN, pedindo explicações. Quando tiver novidades, torno a postar aqui, atualizando esse post.

UPDATE 11:40h - Conversando agora no MSN com o Cardoso, ele confirmou que no restante do país, via Telefonica, Telemar e Velox, o acesso está normal. Usando conexão via celular Claro, o acesso também é normal. Fizemos alguns testes e realmente o bloqueio só acontece aqui com a Brasil Telecom e somente com o YouTube. Segundo o Cardoso, esses testes de rastreio de IP e DNS comprovam que não há falha em servidor, o bloqueio é deliberado.

UPDATE 11:58h - O pessoal da Brasil Telecom, que antes desconhecia o bloqueio, agora me confirma: eles estão cientes do não-acesso específico ao site YouTube. Contudo eles não têm mais dados a passar e pedem que aguardem uma nota oficial. A empresa deverá se pronunciar a respeito.


A China é aqui

Quando li as primeiras notas nos últimos dias a respeito de um possível bloqueio ao site YouTube, eu ri. Claro que isso jamais aconteceria aqui, pensei. Afinal, estamos na terra do Orkut, onde muita gente se aproveita de um suposto anonimato para fazer ofensas, dar golpes e cometer crimes. A mídia cansou de pintar o Orkut como um antro de racismo, pornografia, golpes e violência.

Eu não gosto do Orkut, nem por isso eu apoiaria a retirada do serviço do ar. Muito pelo contrário. É um cerceamento da nossa liberdade de expressão, e não se pode punir milhares de pessoas por causa de meia-dúzia de contraventores.

Com o YouTube, é a mesma coisa. Tirar o site do ar porque uma moça, que se acha a última bolacha do pacote, se achou ofendida por algo que fez em um local público e todo mundo ficou sabendo... bem, eu acho que as brigas de torcidas que se iniciaram em comunidades do Orkut e foram para as ruas é algo muito mais grave, não?

Pesquise preços de: roteador wireless modems ADSL placa PCMCIA wireless

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Web às 11:25 AM | Comentários (50) | Citações

janeiro 06, 2007

Lista dos PDAs / smartphones mais populares

A lista publicada pela Brighthand não indica necessariamente os mais vendidos, mas os mais admirados pelos leitores do site, lembrando também que é uma pesquisa worldwide.

Eis as vedetes do mundo wireless no último mês de dezembro:

1. Samsung BlackJack
2. HP iPAQ hw6900 Mobile Messenger
3. Cingular 8525
4. Palm Treo 680
5. HP iPAQ rx5915 Travel Companion
6. Palm TX
7. RIM BlackBerry Pearl
8. Dell Axim X51v
9. Palm Treo 650
10. Sony VAIO UX Micro PC

Detalhes, aqui. Notem a presença de apenas 3 PDAs não-celulares e 1 micro-PC. Os smartphones / PDAphones sem dúvida estão na crista da onda, e há tantos modelos disponíveis hoje (principalmente da HTC) que é impossível listá-los todos.

Assim que o Glacial migrar o blog para WP, colocarei enquetes aqui para descrobrirmos quais os aparelhos mais populares entre os brasileiros. Enquanto isso, vou preparar uma listinha com os aparelhos que mais receberam solicitações de reviews, dúvidas e comentários aqui no GSF em 2006.

Pesquise preços de: smartphones PDAs notebooks

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Web às 09:38 AM | Comentários (7) | Citações

janeiro 05, 2007

For those who are about to die, we salute you

O e-mail revolucionou as formas de comunicação entre as pessoas. Você já parou para contar quantos cartões de Natal tem recebido, via correio tradicional, a cada ano? Na minha adolescência eu enchia uma caixa de sapato até as festas. Esse ano só recebi três, sendo dois deles impessoais, de empresas. Todo o resto é eletrônico.

Mas nem tudo é comodidade. Junto com o e-mail veio o spam, entupindo servidores, congestionando redes e acabando com a paciência dos usuários. Hoje, de cada 10 e-mails que circulam na rede, 9 são mensagens não-solicitadas, o chamado spam.

Todos nós odiamos spam.

Mas o que você faria se um spammer aparecesse do nada na sua frente, em carne e osso, fora do mundo virtual? O que você faria se você tivesse o nome, endereço e telefone dele?

Aconteceu comigo. Apareceu um spammer de carne e osso. Que ainda por cima se orgulha disso e acha que tem toda a razão do mundo. O que vocês fariam com ele?

Mandem sugestões. E aguardem o desenrolar da história: ele será atirado aos leões.

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Web às 08:44 PM | Comentários (11) | Citações

iPrédio

Eu aqui me preocupando com a desova financeira de início ano (IPVA, IPTU, seguro do carro, matrículas etc) e, enquanto isso, os biliardários de Dubai estão inventando moda por não ter onde gastar seu dimdim...

O máximo que conseguiríamos no Brasil seria uma casinha de cachorro de papelão, no formato de um Shuffle.

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Web às 12:12 PM | Comentários (5) | Citações

janeiro 04, 2007

Análise: lojas de música online

Quem nunca baixou música via redes P2P ou bitorrents que atire o primeiro iPod. As gravadoras e a RIAA dizem que isso é feio, que você será processado e irá arder nas profundezas dos infernos. Acho que praga de gravadora não mete medo em ninguém, pois as redes de troca de arquivo continuam firmes como a principal forma de se obter música digital hoje.

Mas suponhamos que de uma hora para a outra todos os brasileiros ficassem bonzinhos e resolvessem comprar música digital de maneira legal... A experiência seria agradável ou frustrante? Testei as principais lojas online do país e resolvi contar aqui minha experiência, que, por enquanto, é inédita na blogosfera brasileira.

Sonora

De todas, a loja do Terra é a única que naveguei, fucei bastante mas não tive coragem sequer de abrir uma conta. O acervo é muito, mas muito fraquinho mesmo. Corria o risco de empacar dinheiro lá, pois há um valor mínimo de créditos e não aproveitaria muita coisa. E como dinheiro não nasce em árvore, optei pela UOL Megastore, que pelo menos tinha algumas coisas que eu curtia.


UOL Megastore

Em princípio só estava disponível para clientes do UOL. Hoje, qualquer um pode comprar lá e ganhar um e-mail UOL de lambuja. Como sou assinante, foi fácil e rápido criar minha continha. Vasculhei o acervo, achei algumas coisas legais e arrisquei a compra de R$ 10.

O acervo é melhor que o do Terra. Mas em se tratando de músicas nacionais, vejam que ironia, é uma lástima. Das minhas bandas favoritas, Titãs e Paralamas, não tinha quase nada. Só algumas poucas faixas, de CDs bem antigos. Nem "Epitáfio", uma música tão conhecida e premiada, tinha. Para quem gosta de músicas ou bandas mais da moda, com sucessos que tocam em novela e tal, é uma boa. Infelizmente não foi o meu caso. Baixei só 3 músicas. Meus créditos continuam lá até hoje e não tenho onde gastá-los.

Cada música tem 5 licenças, ou seja, podem ser reproduzidas em 5 computadores / dispositivos diferentes. Como o formato é WMA e o DRM é da Microsoft, a transferência das músicas para MP3 players só pode ser feita através do Windows Media Player. E o número de transferências infelizmente também é limitado. Se você tem um tocador portátil de baixa capacidade e toda hora tira e coloca músicas novas, chegará uma hora que não conseguirá mais transferi-las do PC. Grrrr...

Vale lembrar que não basta que o MP3 player portátil (ou Palm, ou PPC, ou celular) seja compatível com WMA simplesmente. Ele precisa aceitar arquivos WMA que exigem licença de uso.

O UOL usa um "artifício" para convencer os donos de iPod e outros players não-compatíveis a comprar lá. Eles recomendam que se crie um CD de áudio com as músicas baixadas, e depois se ripe esse CD no iTunes. Funciona, mas vale lembrar que tal processo implica em perda de qualidade. Tudo bem, é melhor do que nada...

O GRANDE problema do UOL são os preços. Tudo por faixa, R$ 2,49, mas não há preços específicos para a compra de um álbum inteiro. Resultado: CDs que nas lojas "normais" custam R$ 30 saem por R$ 50 ou R$ 60 na loja do UOL. Fala sério!

E como sempre, temos o maldito DRM da Microsoft enchendo o saco. Se você ouve suas músicas sempre no mesmo PC, só coloca login e senha do UOL na primeira reprodução. Mas no Pocket PC, o lazarento do Windows Media Player pede login e senha o tempo todo, obrigando a pessoa a estar com o PDA conectado à web. Haaaaaaaja paciência!

iMusica

A primeira loja onde criei conta, e isso já tem quase dois anos, creio. A iMusica foi a primeira loja brasileira de música online. Mas a experiência foi tão ruim que nunca mais acessei desde então.

O esquema é o mesmo de sempre. Você define seu saldo disponível na loja através de uma compra com cartão de crédito, e imediatamente baixa as músicas, que variam bastante de preço. Álbuns podem sair por preços de CDs normais, às vezes até mais. O formato é WMA, com licença de uso em até 2 máquinas diferentes. Não me importei muito com isso, pois pretendia ouvir as músicas no meu PC e no meu PDA, na época um Dell Axim x50v. Pronto, as duas licenças estavam gastas.

Pouco tempo depois, vendi meu PC e comprei um notebook. E troquei de PDA. As licenças não foram mais reconhecidas. Fiquei furiosa. Teria que comprar as mesmas músicas de novo. Tudo bem, eu ainda tinha créditos lá. Voltei à loja. Para minha surpresa, os créditos em reais que eu tinha... expiraram! Inacreditável... ele definiam até quando eu podia gastar meu próprio dinheiro! Achei o fim. Fechei a conta e nunca mais voltei.

Hoje a iMusica está ligada ao Yahoo! Music Brasil. Justamente pelo tempo de estrada, é a que tem maior acervo hoje, além de audiobooks e ringtones para celular. Espero que tenham melhorado, mas eu dispenso.


Allofmp3

Que maravilha! Acervo vasto e invejável, preços mais que convidativos, músicas de boa qualidade e sem DRM algum: arquivos limpinhos da silva. Só tem um problema: o site, hospedado na rússia, é legal apenas na rússia. O preço não é por faixa, é de acordo com o tamanho do arquivo. Assim, há músicas que podem sair a 8 ou 10 centavos de dólar cada! Os administradores do site dizem que recolhem os direitos sobre as obras. Certo, vamos fingir que acreditamos.

A RIAA está processando o Allofmp3 em U$ 1,65 trilhão. Não, não é uma piada, o valor é esse mesmo. Então tá, sabemos que a tal loja é mafiosa, mas a RIAA parece que também não gosta de ser levada a sério. Bem, depois do imbróglio jurídico, o site até pode sair do ar. Mas logo ele ganharia casa nova, hospedado no Cazaquistão ou outro país qualquer...

Como eu estava com um cartão de crédito que ia cancelar, corri o risco e comprei U$ 10 de crédito para testar. Foi um desbunde, baixei muita coisa que não achei em nenhum outro lugar, como álbuns de bandas de metal suecas e finlandesas, não muito conhecidas. Graças ao sistema de pagamento por MB, é possível comprar álbuns inteiros com faixas a 192 kbps por 4 dólares.

Vejam bem: o site é ilegal, mesmo assim é a segunda loja que mais vende música no mundo, perdendo só para a loja da Apple. O que prova que tem muita gente disposta a pagar por música, desde que possam usá-la como bem entenderem, sem DRM e outras restrições.

Logo depois de um tempo o e-mail exclusivo que criei para a conta na loja começou a receber spam de pornografia, às toneladas. Ok, ok, valeu o teste, mas chega. Usei meus créditos, fechei a conta e cancelei o cartão de crédito. Depois dessa, alguém ainda confia em site russo?


iTunes Store

A loja da Apple, a mais famosa e bem-sucedida do mundo, ainda não é para o bico dos brazucas. É preciso ter um cartão de crédito domiciliado nos EUA. Consegui criar minha conta lá depois que um amigo me presenteou com um crédito de U$ 0,99, o suficiente para abrir uma conta, já que você precisaria dela para adquirir uma faixa na loja. O objetivo, na verdade, era atualizar online as capinhas dos álbuns, privilégio só de quem tem conta lá.

Logo depois um outro amigo apareceu com um cartão pré-pago da loja e rachamos os créditos. Não foi muita coisa, mas o suficiente para adquirir algumas músicas e um episódio de seriado. A experiência foi muito boa. A loja é completíssima, maravilhosa. A compra é rápida e fácil, e num clique tudo está no iPod. Existe o DRM da Apple, claro. Mas tudo é tão idiot-proof que a gente até se esquece disso. E um iPod é tão versátil que a gente não só ouve com os foninhos, mas pluga ele no carro, no som da sala... sem se preocupar com licenças e afins.

Entender o sucesso da iTS é fácil. Não tem mistério nenhum. Comprar música lá é tão fácil quando mexer num iPod. A loja da Apple deve vir ao Brasil em 2007. Mas eu nem vou esperar. Na primeira oportunidade comprarei mais um cartão pré-pago deles!


MusiG

É a caçulinha das lojas de música online, estreou no final do mês passado. Não foge muito do padrão das demais: usa o DRM da Microsoft, mas com apenas 2 licenças de uso, ou seja, as faixas podem ser reproduzidas em no máximo 2 dispositivos diferentes. O preço é fixo: R$ 2,49 por música. Ao meu ver, acho que esse é mesmo o teto "aceitável" para o preço de uma música digital no país. Mas bem que poderia haver desconto na compra de álbuns completos.

Para se diferenciar das demais, o MusiG implementou um sistema de assinatura: por R$ 24,90 ao mês, o usuário pode ouvir as músicas do acervo da loja de qualquer PC, por streaming, criando suas próprias "rádios". As rádios ficam disponíveis para qualquer um que acessar o site, mas quem não é assinante só pode ouvir 30 segundos das músicas.

Também pode se usar o método "convencional": baixar as músicas e ouvi-las num MP3 player. Mas nesse caso, as faixas têm prazo de validade. Cancelando a assinatura, as músicas não terão mais como serem reproduzidas. O Zune Marketplace instituiu a mesma filosofia. É uma opção particularmente interessante para quem consome muito conteúdo musical. Uma assinatura pode ser mais interessante e mais econômica que comprar dezenas de CDs ao mês. Mas para o usuário normal pode soar chata a idéia de não ser "dono" de suas músicas.

Quanto ao Zune Marketplace, ele segue o padrão da iTS. Mas a Microsoft deu uma pisada na bola feia criando um segundo DRM, específico para a loja do Zune. Quer dizer: músicas prévias que você comprou em outras lojas, em WMA com o DRM da Microsoft, não funcionam no Zune. Não sei se já mudaram essa filosofia ou não, mas que é uma mancada, isso é...


Conclusão

Os brasileiros hoje não têm como comprar música legal de forma satisfatória e justa. Ponto. As restrições punem o correto, aquele que compra as músicas. Comprando música, você não tem o direito de definir como e onde ouvi-la. O número de aparelhos é limitado, o número de transferências é limitado... Conclusão: DRM é uma droga, o que já sabemos sem fazer teste algum. A única forma de abastecer um tocador de MP3 com música legal, com liberdade, seria ripar um CD comprado - mas a legislação brasileira diz que até isso é ilegal, embora todo mundo o faça...

Assim, fica fácil responder aquela pergunta clássica: será que os brasileiros que baixam música via P2P e torrents são todos bandidos ou vagabundos que não querem pagar pelo trabalho alheio? Depois desse meu texto, qualquer pessoa com um mínimo de inteligência perceberá que não. As redes de trocas de arquivos são a única opção para muita gente, independente do fator financeiro!

Há demanda para música legal, quando há maneiras de se obter tudo grátis na moleza? Sim, há gente disposta a pagar por música. Eu sou uma. Porém, o que eu quero é usar os meus arquivos da maneira que eu bem entender. Quero que a música que eu comprei toque no meu PC, no meu celular, no meu iPod, no meu carro, ou que eu possa gravar um CD com elas caso eu tenha um aparelho de som incompatível com MP3. Só isso.

As novas gerações nasceram praticamente inseridas da cultura do conteúdo sob demanda. Os velhos dinossauros da RIAA ainda não acordaram para a realidade. Por mais que se crie restrições, sempre haverá um jeito de quebrá-la, pois no mundo digital tudo é efêmero e hackeável.

A boa notícia é que parece haver uma luzinha no fim do túnel. Correm rumores que Amazon, MySpace, Emusic e Yahoo! Music pretendem lançar serviços de venda de músicas sem DRM, com promoções e outras facilidades de compra. Vale lembrar que o DRM não é culpa das lojas, mas das gravadoras detentoras dos direitos das canções. Há gravadoras que sequer querem seu acervo para venda online.

O caminho da democratização legalizada é a facilitação, o incentivo. Nesse ponto acho que a Apple, com a iTS, é a única loja que segue esse princípio, mesmo que suas vendas sejam restritas apenas a usuários de iPod e iTunes - o que é até motivo de processo. Se mesmo sendo um sistema "fechado" ela já é um sucesso, imagine se ela abrisse suas portas para qualquer tocador digital. Espero MESMO que ela venha ao Brasil esse ano!

Leia mais textos meus sobre DRM e música digital, aqui e aqui.

Pesquise preços de: MP3 players iPod acessórios para iPod

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Web às 09:55 AM | Comentários (36) | Citações

dezembro 18, 2006

May the force be with you

A revista Time elegeu a personalidade do ano: "você".

Que bom que uma gigante dessas afirma categoricamente isso. Eu bato sempre nessa tecla, somos nós que decidimos o que ler, como e quando. Em qualquer lugar. E ainda produzimos notícia. Você. Eu. Todos nós.

O Marcelo Tas ainda faz uma colocação bem sucinta: Quando estreei meu site pessoal, aqui no UOL, escrevi na primeira página: "Finalmente virei o Roberto Marinho de mim mesmo". Era Agosto de 2003.

Já a Rosana alfineta: E pros bundões que encheram o saco da gente durante uma década dizendo que Internet era coisa de chato, blog era coisa de adolescentes, YouTube era coisa de desocupado, um solene 'chupa nenê!'

Obrigada ao Anderson Tavares pela notinha.

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Web às 12:47 PM | Comentários (1) | Citações

dezembro 07, 2006

Bill Gates, o profeta

Li em algum lugar (desculpem, não tenho mais o link, estava surfando no smartphone durante uma fila tediosa) que Bill Gates disse, no Forum Econômico Mundial de 2004, que "o problema do spam será resolvido em até 2 anos".

Enquanto isso, em 2006...

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Web às 11:33 PM | Comentários (6) | Citações

novembro 21, 2006

Que inveja...

Rede 3G da Cingular nos EUA... duas vezes a velocidade do meu ADSL em casa. E quatro a velocidade do meu EDGE.

Fiquei lembrando dos meus 40 dias de "Robinson Crusoé digital", quando estava de mudança de casa. Só no GPRS...

E fica a dica do site que mede velocidade de conexão em dispositivos móveis, que nem eu conhecia. É esse aqui, digno de ser guardado em nossos favoritos móveis, não? Bem... nem faz mais sentido eu manter o GPRS Monitor instalado. Com plano de dados ilimitado, só usava para checar a velocidade mesmo.

Vamos ver quanto dá no meu?

Droga... Turminha do EVDO, quanto vocês têm conseguido?

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Web às 03:01 PM | Comentários (12) | Citações

novembro 09, 2006

O outro lado da campanha dos feeds completos

O Rafael Arcanjo tomou uma excelente iniciativa no mundo blogueiro, a campanha em prol dos feeds completos. As vantagens dos feeds completos são indiscutíveis, como vocês mesmos poderão checar lendo o texto dele. Foram dezenas de blogs que aderiram à campanha, e eu visitei vários (em alguns comentei) a fim de compreender os argumentos dos blogueiros. E fiquei meio assustada! De uma hora para a outra, o feed resumido virou um câncer! Vamos analisar o outro lado da moeda?

Eu acho incorreto disponibilizar apenas um feed completo. Por que não oferecer, além da versão completa, a versão resumida? Você quer que só blogueiros que naveguem em desktop leiam seu blog? Acho que o ideal seria expandir seu leque de leitores e assinantes, não?

Um diretor de grande portal brasileiro, com quem costumo conversar regularmente, deixou bem clara a razão de preferir feeds resumidos. Ele só acompanha seus favoritos pelo Blackberry. Outro amigo meu, da Novell, um americano que está passando uma temporada no Brasil, também prefere os feeds resumidos em seu Treo 650, pois reclama (e muito) da lentidão das redes no país.

Para quem lê feeds em dispositivos portáteis, como celulares, PDAs e smartphones, vale lembrar que textos muito longos exigem maior tráfego de dados. Hoje, executivos de grandes empresas, diretores de grandes portais, veículos de comunicação, magistrados, jornalistas e até executivos de gravadoras usam mais os smartphones para acompanhar seus sites favoritos. Eu que o diga: prestando consultoria a eles, garanto que o número de adeptos é enorme. Ninguém mais tem tempo para ficar amarrado à escrivaninha e ser antenado ao mesmo tempo. E são sempre pessoas de opinião e de alto poder de decisão.

Na internet móvel, paga-se pelo tráfego, e não pelo tempo de conexão. Até quem tem tráfego ilimitado ou usa o wi-fi, muitas vezes se depara com a pouca memória do aparelho, ou com a lentidão dos dispositivos. Imaginem baixar dezenas (ou centenas) de feeds completos, repletos de html e imagens anexadas num celular...

Mesmo num blog ou site que você adora, às vezes há posts que não interessa ler. Mas aí já é tarde, depois da atualização dos feeds, seus preciosos KB já foram consumidos e seu dinheiro já foi para o ralo. E para os fãs dos feeds completos: não adianta criticar os grandes portais de notícias ou jornais online por disponibilizar suas notícias em feeds resumidos, apenas. Há um motivo estratégico para isso: o número de notícias publicadas por dia é ENORME e isso pode congestionar o inbox, estrapolar a banda do site gerador, travar o agregador ou dispositivo móvel do leitor... E ainda pode atrapalhar a vida de quem usa internet discada - a IMENSA maioria dos internautas brasileiros.

Assim, aproveito o gancho do Rafael e incremento sua campanha: disponibilize DOIS feeds, o completo e o resumo! Seja versátil e democrático. Amplie sua base de leitores!

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Web às 10:10 AM | Comentários (28) | Citações

Vamos apostar?

Quanto tempo vocês dão para a brasileirada toda largar o MSN e migrar em massa para o Gtalk?

postado via gprs / edge

escrito por Bia Kunze em Web às 01:40 AM | Comentários (18) | Citações

novembro 02, 2006

YouTube no celular

Reconhecendo a grandiosidade do mercado na área de mobilidade, o YouTube anunciou hoje que pretende oferecer os seus serviços de streaming e upload de vídeo em celulares. Segundo um dos fundadores do serviço, dentro de um ano já teremos algo em funcionamento!

"Within the next year we hope to have something on a mobile device, it's going to be a huge market, especially for the video mind-set we're dealing with, it's a natural transition." (Chad Hurley, co-fundador do serviço)

Por enquanto há apenas umas gambiarras que mal e mal funcionam em PDAs, através de browsers alternativos, mas uma solução nativa é sempre bem-vinda.

O Google tem toque de Midas. Alguém aí duvida que o empreendimento vai dar certo?

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Celular às 09:34 PM | Comentários (4) | Citações

outubro 22, 2006

Internet Explorer 7

Depois de uma semana meio fora do cybermundo, inclusive com posts nada geek, aos poucos vou me atualizando, dando uma rápida conferida nos meus feeds.

Sem querer pegar no pé mas já pegando, eu nem sabia que tinham liberado o tal do Internet Explorer 7 quando dou de cara com a seguinte notícia: IE7 já tem a primeira falha. Tem que rir para não chorar!

postado via gprs

escrito por Bia Kunze em Web às 07:48 PM | Comentários (4) | Citações

setembro 14, 2006

Google Livros

Dá para acreditar? Hoje tirei o dia para fazer algumas coisas fora da clínica e inevitavelmente peguei algumas filas. Nesse momento, estou na fila do supermercado relendo O Pequeno Príncipe no meu PDA. Devo ter lido esse livro quando tinha uns 7 ou 8 anos. Não, não virei miss... foi um professor da faculdade que pediu. Nada como uma leitura oportunista na sala de espera do médico ou na fila do supermercado. Comigo não existe momento chato e estressante...

Falando em livros, tem muita coisa boa no Google Livros. Ontem fiquei algumas horas caçando coisas por lá. Praticamente tudo que hoje é de domínio público pode ser achado. Aproveitem!

postado via gprs

escrito por Bia Kunze em Web às 03:25 PM | Comentários (2) | Citações

setembro 13, 2006

Adwords no Google Search mobile

O Google incluiu agora links patrocinados no seu serviço de buscas para dispositivos móveis. Isso já vinha ocorrendo no Japão, mas agora passou a valer também nos EUA. A novidade é que as propagandas vêm em forma de links para sites compatíveis com telefones móveis ou em forma de números telefônicos para os quais os usuários podem discar.

Recentemente assisti uma palestra do Alexandre Hohagen no UnicenP e deu para notar que o Google aposta sem titubear no mundo móvel como o futuro da web. Sorte nossa! Mas para nós, brazucas, o problema ainda é outro: a centralização do serviço de anúncios ainda é toda feita nos EUA, sejam Adwords ou Adsense. Tive sorte em conseguir fazer essa solicitação a ele pessoalmente, vamos ver quando será implementada.

postado via gprs

escrito por Bia Kunze em Web às 11:56 PM | Citações

setembro 05, 2006

Links do dia

Curitiba amanheceu hoje com 4°C lá fora. Como eu também ando meio congelada por dentro, resolvi postar uns links bacanas para esquentar um pouco o dia. Para arregalar o olho: Que tal o Xbox dentro de um Windows Mobile? Para babar: Samsung SGH-i600, Motorola "Q se cuide". E para rir um pouco, ladrão de celular publica fotos de família em site da vítima. Sim, dependendo do aparelho e dos recursos, e até dos aplicativos Java instalados, é possível que se envie automaticamente cada foto tirada para um determinado endereço.

Obrigada ao Jean Arantes, ao Basílio Yao e à Marcia Fialho, respectivamente, pelos links.

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Web às 12:50 PM | Comentários (18) | Citações

setembro 04, 2006

Clicou, Skypou!

E já que eu falei de aparelhos SkypePhone... O novo beta do Skype que acabou de sair trouxe novidades bem interessantes.

A primeira é o gerenciamento de SkypeCasts numa tab dentro do próprio programa (antes era preciso fazer um redirect do browser). A segunda e mais impressionante de todas, é a opção de transformar qualquer número de telefone em páginas web clicáveis para o Skype. Isso é possível graças um plugin do Firefox. O plugin reconhece até o país de origem da página que você está, mudando automaticamente o código do país para discagem. Show! Veja na imagem a seguir como os números de telefone do site da minha clínica aparecem quando esse plugin está instalado no Firefox:


Clique na imagem para ampliá-la

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Web às 04:04 PM | Comentários (1) | Citações

setembro 02, 2006

Vídeos do YouTube no Pocket PC

Muitos usuários se sentem frustrados por não poder ver vídeos do YouTube (a febre do momento) em seus dispositivos móveis. Bem, pelo menos para quem tem Pocket PC, isso é possível! E em tempo real, por streaming.

A solução é um browser chamado ThunderHawk, que permite uma visualização cheia em html de páginas da web. Basta ter o Flash Player para Pocket PCs instalado e pronto, é possível assistir qualquer vídeo online por streaming. O browser é pago, mas há uma versão trial disponível no site do desenvolvedor.

Ainda não testei porque estou com minha agenda apertadíssima. Mas conto com o feedback de vocês, leitores, aqui nos comentários.

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em PDA às 12:05 PM | Comentários (12) | Citações

agosto 28, 2006

Scam

Volta e meia chega algum e-mail, ou melhor, scam, como suposto cartão virtual. Nunca abro. Devo abrir os de hoje?

postado via gprs

escrito por Bia Kunze em Web às 09:38 AM | Comentários (24) | Citações

agosto 22, 2006

Não saia com ele

Sites de denúncia são relativamente comuns na web. Clientes ofendidos botam a boca no trombone contra empresas e prestadores de serviços dados à práticas comerciais abusivas.

A mulherada com certeza ia adorar se existisse um cadastro online de cafajestes brasileiros ou coisa parecida, não? Bem, isso já existe, é o www.naosaiacomele.com. Uma conhecida me ligou do outro lado do país, feliz da vida, só para avisar que um certo cidadão foi "fichado" lá. Incrédula, saquei meu Pocket PC em pleno ônibus para confirmar, pois achei que era pegadinha dela. Quase desmaiei de susto ao constatar a presença do meliante no site... Entendo a revolta da moça e até sou solidária a ela. Mas acho o site meio exagerado...

postado via gprs

escrito por Bia Kunze em Web às 05:12 PM | Comentários (26) | Citações

agosto 10, 2006

Uma chance para o Gizmo

Depois de dezenas de pedidos, e-mails, comentários e convites, decidi dar uma chance ao tal Gizmo Project. O que me motivou a fazer o download não foi só a prometida possibilidade de fazer ligações de graça, mas também a preocupação com a mobilidade - foi disponibilizada versão até para o tal Nokia com Linux, o 770. Mas por serem tão centrados no Open Source, acho que não devo ter esperanças em um dia ver uma versão para Windows Mobile, como o Skype...

De qualquer forma, devo testar o Gizmo no fim de semana. Até lá, quem quiser me adicionar, o user é biakunze. Depois comento o que achei.

UPDATE: Estou testando com o Sérgio, e até agora, user-a-user parece igual ao Skype...

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Web às 08:46 PM | Comentários (11)

agosto 04, 2006

Futebol 0 x 0 Mobilidade

É impressionante. Mesmo estando na era da informação "ao vivo e em tempo real", a gente sofre em certos momentos para obter informações aparentemente bobas.

Estava eu na faculdade, doida para saber como andava o placar entre Inter e Liberdad. Nenhuma emissora transmitindo o jogo. Saquei o Pocket PC. Nos meus feeds de sites esportivos, nada de jogo em tempo real. Abri o Pocket IE mas não encontrei uma informação em tempo real mostrando o andamento do jogo.

E agora, acabei de chegar em casa e o Jornal da Globo mostra flashes do jogo com a chamada "daqui a pouco tudo sobre o jogo que define quem enfrenta o São Paulo na final da Libertadores." E mais nada. Caramba, não consegui descolar UM placarzinho até abrir o Placar UOL, que é de onde costumo acompanhar partidas em meu notebook. Por que tanta sonegação de informação?

E para fechar a bronca, deixo na ar uma dúvida: será que não existe um sitezinho sequer que mostre andamento de partidas ou mostre placares atualizados, de maneira compatível com dispositivos móveis?

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Web às 12:31 AM | Comentários (8)

agosto 01, 2006

O custo do lixo móvel


Clique para ampliar

Checando as estatísticas do meu servidor, recebo uma média de 3.325 mensagens indesejadas por dia. Destas, apenas 3 ou 4 escapam do meu filtro, indo parar no Inbox. E estou falando apenas da minha conta principal e seus 'apelidos'. A conta reservada para lixo eu nem ouso contabilizar.

Que bom que há filtros no servidor, que bom que tenho plano de GPRS ilimitado e que bom que uso IMAP. Porque nessa minha vida repleta de afazeres, só tenho gerenciado a correspondência eletrônica no PDA. Quanto custaria baixar as 3.325 mensagens indesejadas de hoje, baixando isso no GPRS a R$ 6 por MB?

postado via gprs

escrito por Bia Kunze em Web às 05:54 PM | Comentários (6)

julho 30, 2006

MSNcídio

A parte 2 da operação MSNcídio foi colocada em ação. Há algum tempo limpei minha lista de pessoas as quais não lembrava ou não tinha mais contato. Parei de divulgar o endereço com o intuito de usar cada vez menos esse protocolo até abandoná-lo de vez. Estou agora abandonando "quase" em definitivo, só ficaram família, amigos mais próximos e colegas de trabalho ou faculdade, mas mesmo esses já estou "catequizando" para que migrem para algum outro protocolo, como o Gtalk - por sinal, que todos os meus principais amigos e contatos felizmente já adotaram graças à popularidade e integração ao Gmail.


Eis o recado que estou "despachando" para minha lista de contatos: pessoal, estou deixando de usar o MSN Messenger, por questões de segurança, privacidade, praticidade e mobilidade. Só manterei família e amigos mais próximos que não usem outros protocolos de conversa instantânea. O restante dos contatos serão apagados. Não venho adicionando ninguém faz tempo pois parei de divulgar o endereço. São mais de 300 contatos, e como fico online mais pelo celular (PPCPE) é complicado gerenciar uma lista imensa. Assim, se você usa rotineiramente outro protocolo de IM, adicione-me no Yahoo, AIM/ICQ ou Google Talk, além do Skype. Se você só usa MSN mesmo, e é das listas de tecnologia ou tem interesse em continuar mantendo contato comigo, mande-me e-mail - estou sempre online no smartphone, sempre à disposição de todos e considero todos igualmente meus amigos. Agradeço a compreensão :)

Amigos, não se sintam ofendidos. Estou eliminando o MSN, e não vocês, ok? Aliás... entre alguns amigos meus, o MSNcídio tem se tornando tão comum quanto o Orkuticídio. Só para constar, há 6 meses deixei o Orkut. E os amigos de verdade, de lá ou não, continuam em contato comigo sempre.

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Web às 12:43 PM | Comentários (12)

junho 21, 2006

Você confia na Wikipédia?

Costumo com freqüência consutar a Wikipédia, gosto muito, inclusive existe versões PDA-friendly, permitindo consultas on-the-go. Mas é bom tomar cuidado quando for usá-la como fonte de pesquisas acadêmicas.

A principal vantagem desse canal de informação é, ao mesmo tempo, sua grande desvantagem: a partir do momento em que qualquer pessoa pode editar seu conteúdo, deixando-o sempre atualizado, pode-se encontrar erros. Várias vezes, durante pesquisas, me deparei com informações erradas, incompletas ou mal explicadas, dando margem à interpretações equivocadas.

Assim, citar a Wikipédia como fonte no seu trabalho pode comprometer a credibilidade de um trabalho acadêmico. Alguns professores, mais exigentes, simplesmente não a aceitam como referência em monografias e teses.

Devemos consultar a Wikipedia sim, ela é excelente, completa, atualizadíssima e democrática! Mas para dar solidez a um trabalho de graduação ou pós, é preciso confirmar as informações em outras fontes, SEMPRE.

postado via gprs

escrito por Bia Kunze em Web às 11:58 AM | Comentários (5)

maio 31, 2006

Google Calendar agora é móvel

Ter uma agenda remota sincronizável é algo muito interessante para profissionais que tem PDA, estão em constante deslocamento e têm uma pessoa gerenciando seus compromissos em outro lugar. Algo como o Exchange Server, que infelizmente é uma solução cara e mais restrita a executivos. Eu desejava algo semelhante que funcionasse com o Google Calendar e minhas preces foram atendidas!

Um desenvolvedor colocou os neurônios para funcionar e criou um aplicativo para sincronizar o Google Calendar com Microsoft Outlook, Lotus Notes, Novell GroupWise, Palm Desktop, e, por conseguinte, os dispositivos móveis baseados em Palm OS, Windows Mobile e BlackBerry.

Obviamente já estou baixando as respectivas versões para testar com o Pocket PC e o Palm. Mais tarde comentarei os resultados aqui no blog, junto com outros aplicativos parecidos que eu vinha testando, o MobileSync for Plaxo e o Mail2web, dica do Enxaqueca.

O programa que sincroniza com o Google Calendar chama-se CompanionLink, é shareware e custa 30 dólares. Mais detalhes aqui.

postado via gprs

escrito por Bia Kunze em Desktop às 01:15 PM | Comentários (4)

maio 23, 2006

Calendário Mobile da Copa

Faltam 2 semanas para o início da Copa do Mundo 2006. Você já tem a programação dos jogos? Se você quer acompanhar as partidas mais importantes, é hora de importar a programação para sua agenda e seu PDA!

Para quem usa o excelente Google Calendar (que para ser perfeito para mim, só ficou devendo uma opção de sincronismo) basta ir na opção 'add calendar' e selecionar uma das várias opções de calendários públicos da Copa, em formato iCal

Isso não vale só para o Google. Calendários no formato iCal podem ser importados para programas compatíveis, inclusive em plataformas Mac ou Linux.

Já para quem usa o Microsoft Outlook, encontrei em vários sites uma versão da empresa MT Criativa, bem difundida na web. Baixei e importei para meu Outlook, pois não quero agendar pacientes em certos jogos, mas foi uma decepção: há várias partidas com data e/ou hora errada, inclusive um dos jogos do Brasil.

Tive que fazer várias correções. Se alguém puder me explicar como exportá-lo corrigido, eu disponibilizo aqui para download.

postado via gprs

escrito por Bia Kunze em Web às 04:19 PM | Comentários (8)

Calendário Mobile da Copa

Faltam 2 semanas para o início da Copa do Mundo 2006. Você já tem a programação dos jogos? Se você quer acompanhar as partidas mais importantes, é hora de importar a programação para sua agenda e seu PDA!

Para quem usa o excelente Google Calendar (que para ser perfeito para mim, só ficou devendo uma opção de sincronismo) basta ir na opção 'add calendar' e selecionar uma das várias opções de calendários públicos da Copa, em formato iCal

Isso não vale só para o Google. Calendários no formato iCal podem ser importados para programas compatíveis, inclusive em plataformas Mac ou Linux.

Já para quem usa o Microsoft Outlook, encontrei em vários sites uma versão da empresa MT Criativa, bem difundida na web. Baixei e importei para meu Outlook, pois não quero agendar pacientes em certos jogos, mas foi uma decepção: há várias partidas com data e/ou hora errada, inclusive um dos jogos do Brasil.

Tive que fazer várias correções. Se alguém puder me explicar como exportá-lo corrigido, eu disponibilizo aqui para download.

postado via gprs

escrito por Bia Kunze em Web às 04:19 PM | Comentários (8)

maio 19, 2006

E-mails gratuitos e PDAs

Desde janeiro venho testando os mais populares servicos gratuitos de e-mail para saber qual é o mais amigável com PDAs. Concluídos os testes, criei um ranking.

Via programas de e-mail no PDA

1° Lugar: AIM
Só o fato de ser IMAP e ter 2 GB já o tornariam o serviço de escolha. Contudo, adicione-se à isso o excelente controle de spams e pronto, temos o AIM como a opção indiscutível para donos de PDAs.

2° Lugar: Yahoo
Espaço de 1GB, acesso POP, excelente filtragem de spams. O Yahoo melhorou muito de uns tempos pra cá e hoje é um bom serviço para quem gerencia suas mensagens no PDA.

3° Lugar: Gmail
O serviço do Google é o mais popular hoje. Mas para quem tem PDA, o espaço de sobra (2,7 GB e aumentando) e o suporte POP/SMTP é só o que interessa. É um excelente serviço para usuários móveis. Pena que perdeu muitos pontos com a filtragem de spam. É boa, mas fica bem atrás do Yahoo! e do AIM. Acho bastante chato também o bloqueio de anexos .exe, mesmo zipados. Por esses 2 motivos ficou em 3° lugar.

4° Lugar: Hotmail
Apenas para quem tem Pockets o Hotmail chega a ser 'usável'. Obviamente a Microsoft facilitou a vida dos usuários de Windows Mobile que assinam os serviços MSN. Mas os pontos negativos pesam muito mais: não tem acesso POP, o espaço disponível é infinitamemete menor que a concorrência e os spams são uma tortura. Gasta-se muito dinheiro no GPRS com mensagens inúteis.


Via webmail no browser do PDA

1° Lugar: Gmail
O Gmail apresenta um diferencial importante em relação aos demais: o layout otimizado para PDAs no webmail. É algo raro alguém que tem PDA acessar o webmail no browser do próprio PDA. Contudo, se esse for o seu caso, considere o Gmail como o 1° do ranking, principalmente se for usuário de Palms.

2° Lugar: Yahoo
Uma ferramenta bem bacana que o Yahoo! Mail oferece é o sincronismo dos contatos com o Palm. Assim, ao acessar o webmail, fica fácil achar o e-mail dos seus contatos. E em breve trará mais novidades, com a nova interface em Ajax, que está em beta. A navegação nos browsers de PDAs funciona, mas não é otimizada. Talvez isso mude.

3° Lugar: Hotmail
Mesmo quem tem Palm, e não Pocket PC, consegue navegar legal de um mês pra cá com os novos serviços Live / Mobile do MSN. Claro qua a interface não é bonitinha como no Pocket Internet Explorer, mas dá para usar direitinho no Blazer.


A hora do pesadelo

Os demais serviços avaliados estão empatados em último lugar. Nem deveriam estar aqui, pois no geral são MUITO ruins. Mas já que a proposta é avaliar os serviços mais populares, vamos a eles.

O veterano iG não mudou muito desde o lançamento, no ano 2000, em meio a muito alarde com a 'internet gratuita'. Seu e-mail tem acesso POP/SMTP, mas a capacidade de armazenamento é ridícula: 10 MB que logo lotam com as toneladas de spam. O iBest já oferece 120 MB, mas só libera acesso POP/SMTP se a conexão à internet for pelo seu próprio discador. Assim, iG e iBest são inviáveis para usuários móveis.

O POP é um pouco melhor, oferece 1 GB e acesso POP/SMTP liberado. Mas a filtragem de spams é zero - aliás, logo no dia da criação da conta, já se tinha 5 spams no inbox. Em português. Hum, aí tem...

Importante...
Vale lembrar que o ranking foi feito considerando-se a USABILIDADE COM PDAs. Para quem gosta de acessar os e-mails on-the-go em cybercafés ou em outros lugares com computadores alheios, o Gmail é a melhor opção. Boa navegabilidade, espaço de sobra e integração fácil com outros serviços do Google o tornam invencível nesse quesito.

postado via gprs

escrito por Bia Kunze em Web às 10:07 AM | Comentários (8)

maio 14, 2006

Last.fm e o mapa do humor

Sou movida a música. Em casa, no consultório, na rua, o iPod está sempre plugado no som ou na orelha. Mas hoje descobri novos usos para esse serviço!

O Last.fm tem sido bem útil para descobrir amigos com as mesmas afinidades musicais. Mas o mais legal é montar rádios e conhecer novas bandas, novas músicas. O serviço 'analisa' seu gosto e sugere coisas novas que você possa gostar. Muito bom! Foi assim que virei fã de Blind Faith, Cream, The Byrds, entre outros.

Hoje, descobri que posso usar os charts do Last.fm para montar um 'mapa do humor'. Analisei minuciosamente o que ouço em cada período 'critico' da minha vida e percebi padrões!

O dia-a-dia rende bastante quando ouço U2 e Robbie Williams, onipresentes em qualquer situação. Ou minhas playlists de rock clássico, que eu AMO ouvir no trânsito, na rua, pedalando ou malhando.

Períodos de criatividade fluiram maravilhosamente com The Doors, Queen e The Beach Boys. Já criei uma playlist só para quando for escrever.

No consultório, rola mais Mike Oldfield, John Denver e pop em geral. Isso quando não coloco foninhos com Enya nos pacientes mais ansiosos.

Nem tudo são rosas, todavia. O bicho pega com certos ritmos... Quando estou agitada, ouço Rammstein. Por sinal, fiz besteiras homéricas (não necessariamente ruins) ao som de Du Hast e Ich Will. Até aí, tudo bem, tudo consertável. O extremo - e perigoso - oposto é quando fico ouvindo demais 2 músicas bem específicas - Monsoon e Come Undone, do Robbie Williams.

Será que tem como configurar um alarme quando certas músicas tocam demais?

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Web às 07:22 PM | Comentários (6)

maio 09, 2006

Análise do Skypecast

Na última sexta-feira, pude testar, junto com alguns membros da comunidade do Mundo Sem Fio, o novo serviço Skypecast - uma conferência em tempo real para até 100 pessoas via Skype. Mais que um podcast, o Skypecast permite interação em tempo real com todos os participantes.

A seguir, eis a análise do serviço.

Para marcar um Skypecast, é preciso antes ir no diretório de Skypecasts e criar uma conferência, agendando data, hora e duração do Skypecast. Ele automaticamente disponibiliza no diretório os horários dentro do GMT das pessoas que ali navegam. Assim, não há problema de fuso horário e todos se encontram na hora certa.

No diretório deve-se encontrar o evento desejado e clicar no link indicado para participar da conferência. O site pede seu username e senha de usuário do Skype e imediatamente o programa é aberto no seu computador, realizando uma chamada SkypeOut para a referida sala de conferência. Não há cobrança, seus créditos SkypeOut permanecem intactos, e para quem não assina o serviço, a chamada é feita do mesmo jeito. Em seguida, você é colocado numa salinha de chat, podendo ver quem está lá também.


Clique para ampliar.

O host (anfitrião) do Skypecast tem alguns privilégios que os demais usuários não tem. Em sua janela, ele pode controlar, com botões de "mute" quem pode falar e quem não pode. É fácil o anfitrião falar quando ele quer, e quando quiser dar a palavra à alguém, isso é feito facilmente no clique de um botão. Assim, a conferência não fica uma bagunça, com todos falando ao mesmo tempo. Um "mute geral" pode ser bem interessante para calar todo mundo se surgir alguma briga... Não foi o nosso caso... :)

O serviço é bem legal e funciona muito bem. Os problemas de microfonia, chiados e inconsistências estão ligados à conexão de cada um, por isso é importante ter uma boa largura de banda para que todos possam falar e ouvir bem.

Participaram, além de mim, Ismael Barbosa, Mario Marcio, Kleber, William Silva, Walter, Sérgio Lima, Vaine Barreira, Fraige, Mario Marcio, Mauricio Iwata, Ferdinando Demarchi, Alberto, Vinicius Lobo (do PapoTech), Myton Oka e Francisco Homsi. Se faltou alguém na lista, me avise que eu adiciono.

Em breve, marcaremos um novo Skypecast, com tema pré-definido, em um horário mais "simpático" para todos e participação livre de toda a comunidade mobile. Fiquem de olho.

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Web às 11:54 PM | Comentários (1)

março 31, 2006

Dial-up ilimitado a R$ 30 ao mês

A Brasil Telecom é uma operadora que realmente tem uma política agressiva para intimidar a concorrência. Pudera. São tantas ameaças - GVT concorrendo na telefonia fixa, TIM, Claro e Vivo na móvel, VoIP e até a NET - que aquele velho ditado da minha avó nunca foi tão atual: "é quando a água bate na bunda que se aprende a nadar!"

1. Tenho uma linha de celular pré-pago deles, que divulgo aos meus pacientes e contatos profissionais. A linha está disponível para receber chamadas quando não estou na clínica, inclusive com encaminhamento automático. O celular fica ligado só no horário comercial. Abasteço todo mês com o mínimo necessário para mantê-la ativa. Com R$ 14 ao mês e centenas de chamadas recebidas, todo mês recebo bônus pula-pula que varia de R$ 100 a R$ 200 nos meses mais calmos. Mas teve meses que recebi bem mais. Uso esses bônus à vontade para interurbanos, torpedos, dados... É uma festa. O roaming é uma lástima, mas isso não me incomoda, pois não a uso fora de Curitiba. Realmente, esse pula-pula é matador.

2. Mal o ministro Hélio Costa anunciou as políticas de tarifas de telefonia fixa para o ano que vem, a BrT divulgou uma plano tarifário para quem acessa a Web por conexões dial-up - a imensa maioria dos brasileiros que usam internet. O plano chama-se "Internet Toda Hora". Por uma mensalidade fixa de R$ 29,90 ao mês, não há limite de tempo ou quantidade de dados e pode ser usado a qualquer hora do dia ou da noite, por uma mensalidade fixa de R$ 29,90. Clientes da operadora não precisam pagar contas de adesão e a escolha de provedor é livre, podendo usar inclusive os gratuitos. Po enquanto esse plano funcionará em Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Brasília (DF), Goiânia (GO), Blumenau (SC), Pelotas (RS), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC).

3. Enquanto isso, na área da banda larga, ela está fazendo o possível e o impossível para não perder clientes para a NET e sua internet a cabo de altíssima velocidade. Meu irmão quis aproveitar a já existente TV por assinatura e pegar um plano de 1 Mbps, mas quem disse que a BrT deixou? Fizeram dezenas de contra-propostas, até chegar a uma irresistível, que ele cedeu: 600 kbps por R$ 49,00 ao mês. Nada mal para quem estava pagando R$ 79,00 por 300 kbps.

Nada como concorrência acirrada para popularizar a internet fixa e móvel, não? Mas ainda estamos longe, muito longe do paraíso...

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Web 2.0 às 11:42 PM | Comentários (9)

março 29, 2006

Eclipse sem fio




Eclipse sem fio



O fenômeno foi transmitido ao vivo nas TVs locais do Oriente Médio. Quem não mora na Líbia, viu pela web mesmo. Na telona do PC ou na telinha do PDA, a NASA transmitiu tudo por streaming.


Postado via celular

escrito por Bia Kunze em Web às 02:16 PM | Comentários (5)

março 27, 2006

O sucessor da carta social

Quem diria, agora os Correios têm um serviço gratuito de... webmail.
Nada como se adaptar aos tempos modernos, não?

Admito que foi inevitável pensar num administrador de rede vestido com o uniforme amarelinho e azul.

postado via wi-fi

escrito por Bia Kunze em Web às 11:44 AM | Comentários (5)

março 24, 2006

Receita Federal vende dados pessoais

O publicitário paulista Ailton Tenório da Silva estava com a pulga atrás da orelha querendo saber como recebia tanta propaganda indesejada em seu e-mail e em casa.

Em 2003 teve uma idéia. Adicionou letras ao final de seu endereço físico e criou endereços específicos de correio eletrônico para cada cadastro que fazia. Inclusive na declaração de Imposto de Renda.

Até que... surpresa! Ele passou a receber spams variados na sua conta de e-mail fornecida somente à Receita Federal. E, um belo dia, ele recebeu no endereço fornecido também exclusivamente à Receita (o nome de sua rua acrescentando as letras B, I e R no final) uma correspondência oferecendo cartão de crédito.

História completa aqui.

Eu faço isso também. Cada vez que tenho que botar meu e-mail em algum formulário num site qualquer (de procedência séria ou não), coloco o meu email como nomedosite arroba odontopalm.com.br. A do endereço físico não conhecia, mas vou adotar.

Já peguei muita gente de "alta reputação" por conta desse truque no email. Mas juro que nunca imaginei que até a Receita Federal fizesse isso, e foi o que me deixou estarrecida. Isso em tese deveria ser punido. Mas por quem?

postado via gprs

escrito por Bia Kunze em Web às 05:14 PM | Comentários (13)

março 19, 2006

Posts completos via RSS

Muita gente me escreve pedindo que publique os posts do site *completos* via RSS. Certa feita fiz isso, mas o pessoal que acessa via mobile chiou, pois obviamente o tráfego aumenta e os custos idem.

Pois bem, agora estou disponibilizando um feed para quem quer acessar os posts resumidos. Adicione em seu agragador: http://feeds.feedburner.com/gsf Para quem quer acessar tudo, inclusive as imagens, eis o link: http://feeds.feedburner.com/garotasemfio
Os feeds atuais (em atom, RSS 1.0 e RSS 2.0) continuarão existindo, agora com texto intergral.

postado via PDAphone

escrito por Bia Kunze em Web às 01:09 PM | Comentários (3)

março 01, 2006

E-mail selado (II)

Outro dia comentei aqui sobre a iniciativa de se cobrar pelo envio de e-mails, como medida de combate ao spam. Ninguém levou muito a sério, nem eu mesma, mas parece que a AOL quer fazer a coisa funcionar. Obviamente, já repercutindo em protestos dos usuários. (Obrigada ao Daniel pelo link)

Me corrijam se eu estiver errada, já que não sou especialista no assunto... mas particularmente acho que uma maneira eficaz de se conter o spam (acabar com eles creio ser impossível) seria uma iniciativa dos provedores de internet, de serem mais rigorosos com suas portas de e-mails. O assunto é tabu porque provavelmente os fariam perder clientes e, conseqüentemente, receita. Todo mundo acaba pagando o pato por isso.

postado via laptop

escrito por Bia Kunze em Web às 06:01 PM | Comentários (5)

fevereiro 13, 2006

E-mail selado

Lendo meus rss enquanto aguardo meu almoço, vi uma notícia que me fez gargalhar.

AOL e Yahoo querem criar um selo para e-mails. O usuário que quiser enviar correio eletrônico deverá pagar 25 centavos de dólar por mensagem. Como garantia, o serviço assume que seu e-mail não passará por nenhum filtro de spam. Mas o usuário deverá se comprometer a não enviar mensagens não solicitadas. Então tá.

Os motivos desse selo realmente são nobres, acabar com a praga do spam. Um amigo meu tem um endereço de e-mail desde 1996 e o filtro do seu servidor barra 20 mil spams por dia. Por dia! Mas alguém acredita que essa idéia do selo vai pegar?

Agora com licença, meu almoço está pronto.

postado via PDAphone

escrito por Bia Kunze em Web às 12:23 PM | Comentários (11)

fevereiro 07, 2006

Deixei de usar o Gmail

Apesar de ter uma conta de e-mail do Gmail "desde sempre", passei a usá-lo somente alguns meses atrás, para newsletters e listas de discussão. Estava seduzida pelo espaço de sobra e pela versatilidade do serviço.

Avaliei-o bem, o suficiente para chegar à conclusão que é melhor não usar. Abandonei-o, e explicarei melhor o porquê dessa decisão polêmica.

postado via PDAphone

São inúmeras as qualidades do Gmail. Além dos 2 gigas e meio disponíveis (dos quais nunca passei de 10%), sua integração com as demais ferramentas e serviços do Google é perfeita. O visual é clean e a navegabilidade muito boa, como tudo que é dessa empresa. Além disso, seu webmail é compatível com browsers de portáteis, tornando o serviço cult entre usuários móveis também.

Mas usando o Gmail regularmente, com um belo fluxo diário de mensagens, notei que muitas coisas incomodavam. E bastante.

Quem está acostumado com o protocolo IMAP sofre ao ter que usar POP de volta. O IMAP é muito mais inteligente, e bem melhor para quem gerencia suas mensagens em mais de uma máquina. Ou seja, ideal para 100% dos usuários móveis. (Em breve publicarei um review mais detalhado sobre esses protocolos)

Outra: o Gmail faz de tudo para evitar que o usuário apague suas mensagens. Oferece espaço generoso e esconde o caminho da remoção. Até 2 semanas atrás não havia nem botão de delete no webmail! E mesmo apagando as mensagens, elas não são 'exatamente' apagadas. É preciso empenho para apagar de verdade seja o que for. Tudo vai para algum lugar no cyberespaço... e continuará a ser indexado...

Você não teria calafrios se soubesse que mensagens pessoais suas antigas ainda estejam em algum servidor por aí? Se você já usou seu Gmail para enviar conteúdo sigiloso, informações pessoais e até fotos "comprometedoras" suas, pode ir tratando de se assustar.

Investigando mais, fui atrás da política de privacidade do Google. As suspeitas se confirmaram. Os anúncios que você vê lá, pra começar, são personalizados para o seu perfil. Até demais. Não são apenas anúncios de softwares e produtos ligados a wireless. Já vi até anúncios de periodontistas e instrumentais cirúrgicos da minha especialidade. É óbvio que a empresa acessa o conteúdo dos emails.

Não há nenhuma novidade nisso, a empresa já admitiu a prática. E justifica que isso é necessário por causa dos anunciantes. Que o serviço só pode ser mantido gratuitamente assim. Mas até que altura isso pode ir sem ferir a ética?

Analisando calmamente os spams (que já recebia antes de passar a usar a conta, jamais tendo sido divulgada) notei que até eles tem um quê pessoal. Nunca vi tanto spam ligado à odontologia como esses do Gmail.

Não há muito o que ser feito. Assinou o serviço, tem que concordar com os termos de uso. Bem, então não usarei. Simples. Minha conta continuará lá, recebendo seus spamzinhos. Permanecerei com o Google Talk e demais serviços da empresa. Mas meus e-mails passarão somente no meu próprio servidor, como sempre fiz.

escrito por Bia Kunze em Web às 11:26 AM | Comentários (53)

fevereiro 03, 2006

MSN 8 suporta mensagens offline

Quando o Donizetti me deu essa notícia hoje, tive uma visão do inferno.

Sei que os usuários desse serviço de comunicação instantânea adoraram a novidade. Mas eu entrei em pânico. Já pensou o caos que será para mim, com 308 contatos? E usando dispositivo móvel como PDA ou celular? E mais: como é que os servidores ineficientes desse serviço suportarão o novo supertráfego?

Espero que tal funcionalidade nova seja exclusiva do software MSN Messenger 8. Como uso Trillian e Agile, ficaria livre. Mas como com o ICQ o envio de mensagens offline funciona nesses agregadores também, fica a dúvida.

Bem, tenho um motivo a mais agora para dar um pé na bunda do MSN...

postado via PDAphone

escrito por Bia Kunze em Web às 09:56 PM | Comentários (9)

janeiro 26, 2006

Haja messenger!

Instant messenger (IM) é a única coisa no mundo da comunicação digital que depende exclusivamente da sua popularidade. Não adianta nada ter o melhor e mais funcional comunicador instantâneo se não se tem com quem conversar. Por outro lado, um IM comprovadamente péssimo, instável e inseguro continua sendo usado porque o povo todo que você conhece está lá. (claro que estou falando do MSN...)

Quantos e quais protocolos de IM você usa? Qual o melhor?

postado via pocket pc

AOL

Campeão de popularidade nos EUA, o AIM é nulo no Brasil. Alguém aí usa? Bem, eu uso, pois tenho 4 contatos estrangeiros importantes nele. Tenho ainda 2 brasileiros - coincidência, pois estes o usam pelo mesmo motivo que eu!


MSN

É quase unanimidade no Brasil: há cerca de 4 anos iniciou-se uma migração em massa do ICQ para ele. Ninguém entende bem a continuidade do seu sucesso, já que é tão ruim.

Preferência nacional, o MSN é acusado de ser o responsável por uma série de desastres sociais: banalização da paquera, idiotização de adolescentes, infidelidade conjugal, pedofilia pela web e assassinato da lingua portuguesa.


ICQ

Após a migração em massa para o MSN, uma pequena dissidência permaneceu no ICQ e ainda hoje se recusa a ir para o comunicador da Microsoft. São justamente... os anti-Microsoft!

O ICQ é a 1a opção, quando não única, entre linuxistas, applemaníacos e abominadores de Windows em geral.


Yahoo!

Estável e versátil, pois é ligado ao ID do usuário. Assim, a empresa inteligentemente o integra aos inúmeros serviços do portal: e-mail, grupos, redes sociais, entre outros. A imagem clean e a usabilidade é o que eu mais gosto nos serviços do Yahoo, que está bem imerso no conceito de Web 2.0.

Goza de boa popularidade nos EUA e Europa, mas aqui no Brasil continua tímido. Entre os meus contatos, gente que trabalha e vive da web, além dos tradicionais anti-Microsoft.


Google Talk

O irmão caçula dos IMs nasceu como uma tsunami: arrastou milhares em pouquíssimo tempo. Como tudo o que leva a "griffe" Google.

Entre os meus contatos, o Google é o que mais tem fãs de tecnologia.


Integração de IMs

O Google Talk já é capaz de trocar mensagens com outros comunicadores que adotem o protocolo de comunicação aberta XMPP, já que é um sistema Jabber / XMPP.

Por ocasião da compra de 5% da AOL, oficializado em dezembro último, as duas companhias comentaram sobre a possibilidade de se integrar o Google Talk aos programas de comunicação instantânea da AOL (AIM, ICQ e o navegador da AOL), que juntos formam a maior comunidade de IMs do mundo. Mas por enquanto não se tem nada em vista.

No fim do ano passado, MSN e Yahoo anunciaram que estavam trabalhando para que seus IMs passassem a comunicar entre si. O Yahoo já oficializou que isso deve acontece ainda nesse semestre, e sem dúvida representará um grande salto para os brasileiros. Parece que os anti-Microsoft poderão enfim conversar com a "galerinha MSN", embora eu acredite que essa não seja a vontade dos primeiros... ;)

escrito por Bia Kunze em Web às 01:26 PM | Comentários (28)

janeiro 23, 2006

WiMax saindo do forno...

Discretamente surgiu, na página de downloads do Skype para Pocket PC, uma nova opção: uma versão para PDAs com 312 MHz de processador. Até então, a única versão existente exigia processadores de 400 MHz. Isso é ótimo, mais usuários de WM poderão se beneficiar da versão móvel desse maravilhoso aplicativo!

Como todos sabem, exige-se alta velocidade para o Skype funcionar, pois a banda que o danado consome é imensa. Se fosse possível ter um plano de dados 3G ou EV-DO ilimitado, isso seria maravilhoso. Mas a Vivo (logo ela!) não seria louca de liberar isso, lógico, pois VoIP canibalizaria seus serviços de voz.

Na rua, o jeito é continuar caçando sinais wi-fi, que mesmo já bem difundido, ainda tem alcance limitado. Mas como 2006 será o ano do WiMax (um wi-fi mais rápido e potente, cujo sinal alcança quilômetros), pessoas que moram em locais distantes dos grandes centros finalmente poderão usufruir de banda larga sem fio. Os primeiros produtos certificados para a nova tecnologia estão saindo do forno... vamos aguradar a novidade na maior expectativa!

postado via laptop

escrito por Bia Kunze em Web às 06:44 AM | Comentários (3)

janeiro 21, 2006

Carta-despedida

Orkut, 21 de janeiro de 2006

Mais uma vez, as forças e os interesses contra uma rede de relacionamentos saudável desencadeiam sobre os orkutianos. Amigos queridos, o Orkut já deu o que tinha que dar. Estou aqui desde o início do serviço, quando ainda não era a febre que virou. E que infelizmente, perdeu todo o sentido e a razão de ser, seus propósitos hoje já não são tão nobres.

Não há preocupação em cultivar amigos, mas em acumulá-los, como a rede fosse um rebanho. Ostenta-se números. Pessoas que até o dia anterior mal olhavam na sua cara de repente surgem, radiantes, querendo adicioná-lo... Pessoas que você nem conhece (e que se sentem ofendidas quando você recusa a adição à sua lista) são rankeadas, classificadas e marcadas como se fossem gado. Perfis falsos se acumulam, ofensas são trocadas, perfis são hackeados...

O Orkut não é mais uma janela para o mundo. As pessoas, superexpostas e vulneráveis, agora são a janela.

Encontrei muita gente interessante aqui, fiz novas (e reais) amizades, reencontrei gente que há muito não via. Sou eternamente grata a isso, e minha atual lista de 344 contatos foi devidamente salva num arquivo Excel. Sei como encontrá-los, e vocês sabem onde me encontrar no Mundo Real.
(http://www.odontopalm.com.br/contato)

Várias vezes pensei em cometer orkuticídio, várias vezes hesitei na hora H. Lutei contra essa vontade de desistir, expus-me de peito aberto... mas decidi-me que o Fim era mesmo o melhor caminho, ao constatar que o que era para ser um ambiente de companheirismo virou terra de ninguém. Eu vos dei o meu perfil, agora ofereço meu orkuticídio. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho do Mundo Real e saio da vida para entrar na história...

Beijocas a todos os que ficam,
Bia Kunze - Curitiba

escrito por Bia Kunze em Web às 12:03 PM | Comentários (17)

janeiro 20, 2006

Portais conquistando usuários móveis

Semana passada falei da home-page personalizada do Google, que ganhou uma versão para browsers portáteis. Agora temos mais dois excelentes serviços.

O Google Mobilizer (clique na foto para ampliar) otimiza qualquer página da web para browsers portáteis, inclusive com a opção de não se exibir imagens. Além de resultar numa leitura mais confortável, a navegação é mais rápida e mais kb são economizados, interessante para quem paga o acesso móvel por volume de transferência.

O próximo serviço que vou testar é o Go! Yahoo. Uma solução completa para usuários do serviço que têm celular Symbian: um aplicativo on-the-go que agrega todas as ferramentas do Yahoo de maneira prática, convergindo web, desktop e smartphone.

Os grandes portais disputam hoje na unha a preferência das pessoas. Google e Yahoo lançam cada vez mais utilidades para todos, mas nota-se que os usuários móveis estão recebendo atenção especial. Quem ainda diz que "o futuro é wireless" precisa olhar melhor o presente...

postado via pocket pc

escrito por Bia Kunze em Web às 11:39 AM | Comentários (2)

janeiro 08, 2006

Desserviço à inclusão digital

A Rede Record tem um programa vespertino bastante interessante, chamado "Tudo a Ver". Uma espécie de revista eletrônica, misturando jornalismo, variedades e dicas diversas, para toda a família. A equipe de apresentadores é bastante competente e descontraída, ancorada por Paulo Henrique Amorim (substuído por Luciano Facciolli nessas férias).

Pois bem, o tal programa tem uma seção jurídica chamada "o que eu faço, Sophia?", onde a advogada (presumo) Sophia Camargo fala sobre economia da família e direitos do consumidor, abordando temas genéricos como plano de saúde, IPTU, imposto de renda, material escolar, consórcio da casa própria entre outros.

Pois na última sexta-feira, dona Sophia cometeu um deslize sério, ou mais do que isso, um verdadeiro desserviço à população.

postado via laptop

Comentando uma notícia que falava dos crescentes aumentos de golpes pela internet e como o consumidor deve agir em caso de problemas do gênero, a colunista fechou o quadro dando um "belo" conselho os telespectadores, dizendo para não usarem internet banking! Enfática, dizendo que ela jamais usa, com certeza deve ter posto toda a audiência do programa em pânico, uma vez que o número de usuários de serviços bancários pela web hoje é muito significativo.

Nesse tempo em que os bancos reduziram seus quadros de funcionários em prol dos avanços em TI, como é que essa senhora tem a audácia de aconselhar algo assim num programa de TV? Você, leitor desse blog e certamente amigo da tecnologia, o que acha? Com a vida corrida e cheia de compromissos, que não tem um personal office-boy, voltaria a usar o velho caixa do banco?

Além de tudo, tal postura é totalmente contrária à própria filosofia do programa "Tudo a Ver", que frequentemente veicula matérias mostrando as maravilhas da inclusão digital.

Dona Sophia, o número de usuários de internet banking só vai aumentar. Por conseguinte, os spywares, ataques hackers e scams também. Não seria melhor educar os telespectadores a usar direito firewall, anti-vírus e spaywares? E acima de tudo, entender de uma vez por todas que um banco jamais mandaria um email pedindo suas senhas?

Os tempos mudaram. Espero que dona Sophia não aconselhe, no futuro, a guardar dinheiro embaixo do colchão com medo das crescentes falências fraudulentas de instituições financeiras. Ou a fazer ligações só do orelhão, para evitar as clonagens de celular. Façam-me o favor!

Amigos, se vocês concordam com tudo o que falei, façam coro comigo e mandem um e-mail para a produção do programa. Ou então comentem aqui mesmo, no blog, já que estou enviando o link desse meu texto a eles. Que tal denunciá-la no quadro "Assim Não Dá", do próprio "Tudo a Ver"?

escrito por Bia Kunze em Web às 11:01 AM | Comentários (23)

dezembro 15, 2005

Cuidado com o Orkut

Meu irmão, funcionário de uma prefeitura da região metropolitana de Curitiba, acabou de contar que um scrap de Orkut motivou a abertura de uma sindicância ontem.

Quanto à menina que mencionei aqui outro dia, ela foi para a rua mesmo.

postado via pocket pc

escrito por Bia Kunze em Web às 06:45 PM | Comentários (6)

dezembro 09, 2005

Skype no Brasil

Embora já haja plug-ins de terceiros para colocar vídeo no Skype, é melhor ter a função embutida nativamente. Isso já é realidade no beta da nova versão 2.0! Testei ontem a novidade, gostei muito da nova interface e de mostrarem, ao lado do nome do contato, o horário na cidade onde se encontra. Evitará gafes de fuso horário entre amigos internacionais...

As novidades prosseguem: a empresa abriu escritório no Brasil, e com isso virão muitos benefícios extras para usuários brasileiros...

postado via pocket pc

Os preços das ligações DDD devem cair, graças à parcerias com operadoras locais - hoje, ligações DDI são mais baratas que DDD. Além disso, a empresa pretende inserir no mercado cartões pré-pagos que serão vendidos em mais de 30 mil pontos de varejo, inclusive bancas de jornais.

Eu sou uma entusiasta da novidade: com Pocket PCs e hotspots wi-fi cada vez mais abandantes, o serviço promete ficar ainda mais difundido. Imagine que maravilha ligar do meio da rua para qualquer lugar do mundo pagando 7 centavos por minuto. Ou ainda do meio da rua, receber chamadas através de números SkypeIn nacionais...

escrito por Bia Kunze em Web às 11:42 AM | Comentários (5)

dezembro 06, 2005

Coisas do Google

Se você entrar no Google e procurar por "garota" na web inteira, esse blog aparece na segunda posição. Ganho até da Daniela Cicarelli, a "garota da pepsi"! Se a busca for por "bia" em páginas do Brasil, eu estou na quinta posição, mas a maioria dos demais links listados são eróticos.

Quando fui checar nas estatísticas do meu site as frases usadas em buscadores que fazem os internautas chegar até mim... bem, é de dar espasmos de tanto rir.

postado via desktop

escrito por Bia Kunze em Web às 11:58 PM | Comentários (14)

novembro 24, 2005

Mais um desempregado nas estatísticas

Estava conversando com um colega meu sobre recrutamento e análise de currículo de funcionários (ou candidatos a funcionários) no Orkut. Será que é para valer?

Ele está com uma moça em período de experiência em seu estabelecimento e não sabia se registrava ou não, porque ela não era nem boa nem ruim... o famoso "não fede nem cheira". Mas como ele estava desconfiado sobre algumas coisas da personalidade dela, comentei que tinha ouvido falar sobre o uso do Orkut por muitos RHs.

Em menos de 1 minuto, pelas comunidades que ela participa, ele tinha o perfil da moça - coisas que o currículo não mostra. Não pedi detalhes, mas ele disse que "algumas coisas se confirmaram". Ficou louco da vida sei lá com o que...

"Só mais 5 minutinhos"
"Bom dia o caralho, tô com sono"
"Eu me nego"
"Se nada der certo, viro hippie!"
"Meninas malvadas"

O assunto é polêmico. Será que isso é certo? O Orkut pode ajudar ou atrapalhar alguém na hora de conseguir um emprego?

postado via desktop

escrito por Bia Kunze em Web às 12:05 PM | Comentários (20)

novembro 23, 2005

Cretinokut

Tudo bem que nasceram dezenas de sites de redes de relacionamentos na web, todos inspirados no Orkut, mas o que se esperar de um que copia tudo igual, inclusive a interface, as cores e o nome?

UOLkut é o nome mais cretino que poderiam ter posto na coisa. E botaram. Me desculpe, UOL, mas você tem cacife para coisa muito melhor e... mais criativa, digamos.

postado via pocket pc

escrito por Bia Kunze em Web às 12:50 PM | Comentários (7)

outubro 28, 2005

Remédio

Quando penso que já vi de tudo, dou de cara com um tal de Hetracil.

postado via desktop

escrito por Bia Kunze em Web às 11:48 PM | Comentários (5)

outubro 25, 2005

Em Sampa

Cheguei em Sampa. O blog continua instável, não sei o que houve com a engine do Movable Type, toda vez que publico um post tenho de republicar manualmente todo o site. Saco. Mas vamos ver agora se 25 GB de transferência por mês dão conta do recado, até eu trocar de empresa de hospedagem.

Minha agenda está cheia, mas espero que dê tempo de fazer um happy-hour com os amigos. Estarei online o dia todo, postando no Flickr e pesente nos meus IMs móveis (MSN, ICQ, Yahoo e AOL). Paulistanos, me dêem um oizinho.

postado via pocket pc

escrito por Bia Kunze em Web às 08:00 AM | Comentários (7)

outubro 24, 2005

Estouro de banda

É, o site ficou fora do ar o dia todo, os e-mails a mim enviados voltaram, etc. Só consegui resolver o problema depois de muiiiita conversa com a empresa que hospeda meu site.

Culpa de quem? Adivinhem...


Clique para ampliar.

Não pensem que isso me desmotivou, muito pelo contrário. Prometi que o Podsemfio seria quinzenal, pois bem, sábado próximo ele estará aqui. Já tenho planos até para videocast. Mas se vocês realmente quiserem que eu continue podcasteira, por favor, cliquem nos anunciozinhos do site quando vierem aqui... hehehe. Obrigada a todos vocês, leitores e ouvintes! E vamos que vamos, amanhã estarei em Sampa para compromissos profissionais.

P.S.: que fique bem claro que eu AMO o Netfront. Consegui republicar todo o blog acessando o Movable Type pelo Pocket PC!

postado via desktop

escrito por Bia Kunze em Web às 10:42 PM | Comentários (4)

setembro 15, 2005

Brasileiros estragando Flickr

Eu amo esse guri! Vejam o que ele escreveu:


Aiai, os brasileiros começaram a estragar o Flickr, postando fotos fora de foco, mal-tiradas, mal-enquadradas, com textos de pessoas analfabetas (aquelas frases terminadas em "-inhu", "-inha" e outras variações acéfalas) e comentários imbecis.

Bem que eles deveriam ter deixado o serviço pago. Ficaria livre dessas coisas, além de economizar uma banda considerável.

Estou rindo até agora, ainda não consegui me levantar da cadeira.

postado via desktop

escrito por Bia Kunze em Web às 05:18 PM | Comentários (22) | Citações

setembro 07, 2005

Santa sacanagem, Batman!

Essa eu peguei no blog da Lili:

Galeria é obrigada a retirar imagens de Batman gay.

Tiraram da galeria, mas não da internet. Eis aqui a coleção. Simplesmente sensacional!

Essa história toda me fez lembrar uma notícia de algum tempo atrás, que saiu num periódico de Boston. Um zôo tinha dois cisnes que faziam o maior sucesso, Romeo e Juliet. Até que descobriram que Romeo era, na verdade, uma fêmea também. Mas não rebatizaram o cisne para não traumatizar as criancinhas...

Censura de qualquer natureza não leva a lugar nenhum, ao contrário, excita ainda mais a curiosidade. Por que ninguém aprende isso?

postado via desktop

escrito por Bia Kunze em Web às 09:51 PM | Comentários (10) | Citações

setembro 05, 2005

O anticristo do mundo tech

Ao ler o título do post, todos acharão que falo do Bill Gates, da RIAA ou de algum hacker-celebridade...

Na verdade, o atual anticristo do mundo online é o Orkut. Reconheço os méritos de aproximação entre as pessoas e reencontro de amiguinhos da escola, mas creio que o oba-oba já passou. Hoje o Orkut é o inimigo número 1 de patrões, chefes e professores.

Sexta última fiz uma prova e, enquanto aguardava os colegas acabarem os seus, dei um pulo na sala de informática checar meus e-mails. De todos os gatos-pingados que ali se encontravam em horário de aula, todos estavam orkutando. Duvida? Clique aqui...

postado via pocket pc

escrito por Bia Kunze em Web às 02:00 PM | Comentários (5) | Citações

agosto 30, 2005

Passar corrente é feio... muito feio...

Não agüento mais receber e-mails "urgentes" de correntes sobre a menininha seqüestrada em Campo Largo (região metropolitana de Curitiba). A garota já foi achada faz tempo, caraio!

Pessoal, por favor. Não mandem correntes. Por mais que tenham lindas mensagens de amor, amizade, espiritualidade etc, fazer isso é feio. Muito feio. E se quiserem mesmo mandar, ao menos verifiquem o que estão mandando...

P.S. 1: Pior que não posso botar essa gente no meu filtro de spam porque boa parte vem da minha própria família...
P.S. 2: Também não abro anexos PPT ou PPS (PowerPoint). É contra minha religião. Arderei no mármore do inferno.
P.S. 3: A propósito, a tal menininha é Karina Caron Madej, e quem a seqüestrou foi uma quadrilha de Campo Largo mesmo, que pediu 20 mil reais "para comprar uma casa de praia". É mole?

postado via desktop

escrito por Bia Kunze em Web às 09:41 PM | Comentários (5) | Citações

Ríuston, uí reve a probrem!

Já fui professora de inglês por 5 anos, mas juro que NÃO foi nessa rede de escolas... ufa!

Tirei daqui.

postado via desktop

escrito por Bia Kunze em Web às 07:34 PM | Comentários (2) | Citações

agosto 25, 2005

Google Talk: para desbancar o MSN

Enfim, ontem o comunicador instantâneo mais aguardado do momento deu as caras: o Google Talk.

Também aproveitei e atualizei o Google Desktop e instalei a sidebar dele. Muito interessante, com links diretos para emails, notícias, feeds rss e por aí vai... E não duvido nada que em breve eles integrem uma ferramenta ao Orkut, algo do tipo conversa instantânea com seus amigos!

Se você já tem e quer me adicionar, ou quer um convite para entrar (sim, como tudo no Google, requer convite), anote: biakunze (arroba) gmail.com

Caramba, instalei agora de manhã e já estou com 29 contatos... e não páram de chegar convites e gente me adicionando. O programa é simplesinho, ainda está no primeiro beta... mas é leve e a qualidade do chat de áudio é tão boa quanto do skype. O negócio promete! Espero em breve encerrar o lixão do MSN. Vamos juntos desbancá-lo!

postado via desktop

escrito por Bia Kunze em Web às 12:13 PM | Comentários (14) | Citações

agosto 15, 2005

Odeio html em e-mail

Quando os Quatro Cavaleiros do Apocalipse vierem à Terra espalhar a fome, a peste, a morte e a destruição, certamente eles anunciarão sua chegada com e-mails em html.

postado via pocket pc

escrito por Bia Kunze em Web às 02:43 AM | Comentários (12) | Citações

agosto 13, 2005

Sem cartão para o papai

Você ama seu pai? Então *não* mande um cartão virtual para ele nesse dia dos pais. Motivos:

1) Alto risco de seu pai não abrir, já que muito phishing scan se "traveste" de aviso de cartão online.
2) Seu pai abre e gosta, e dali em diante passa a abrir todo e qualquer aviso cartão online, inclusive os phishing scam.

Se você quer ser mandar um cartão, seja original e crie um, salve em jpg e mande anexo. Se artes gráficas não são seu forte, fique no texto mesmo. Seja original. Pensando bem, não mande nada, dê um beijo nele por telefone ou pessoalmente, se possível. E caso seu pai não esteja mais nesse mundo, uma oração certamente fará muito bem. A ambos.

postado via desktop

escrito por Bia Kunze em Web às 05:17 PM | Comentários (1) | Citações

agosto 10, 2005

Raposa neles!

Hoje uma colega me ligou aos prantos dizendo que nada mais no seu notebook funcionava... assim, de uma hora para a outra. O Outlouco Express não abria mais, o o Iternhaca Explorer fechava sozinho, a máquina estava lenta e muitos aplicativos não funcionavam direito... falei para ele trazer o note no consultório no horário do almoço que daria uma olhadinha.

Eu já sabia o que ia encontrar pela frente, mas queria me certificar. Como o navegador não abria de jeito nenhum e ela não tinha nenhum aplicativo de limpeza ou segurança fora o Norton Antivirus, saquei meu cartão SD, coloquei no meu leitorzinho USB e espetei lá o Portable Firefox. Só assim consegui baixar o Ad-Aware e o Spybot e fazer uma limpeza na máquina. Era tanto bicho que fiquei pasma que o sistema funcionasse até o dia anterior! O Ad-Aware achou mais de 1.300 itens nocivos ou suspeitos. Cookies nem entraram na conta.

"E o que é que eu faço para isso não acontecer mais?" perguntou ela, entre lágrimas de alívio por não ter perdido a apresentação do PowerPoint que usaria no congresso que começa amanhã.

"Tá vendo essa raposinha aqui? Só clica nela de agora em diante para navegar na internet, tá?"

Aviso aos navegantes e navegadores: agora em agosto sai o beta do novo Firefox 1.5. E se algum site que você conheça não funciona direito no Firefox, dedure o webmaster limítrofe no Firefox Neles!

postado via pocket pc

escrito por Bia Kunze em Web às 08:00 PM | Comentários (9) | Citações

agosto 09, 2005

KIA

Isso é que eu chamo de Killed In Action...

postado via pocket pc

escrito por Bia Kunze em Web às 02:22 PM | Comentários (4) | Citações

agosto 06, 2005

Três coisas

Vi essa brincadeirinha em outro blog e resolvi aderir.

Três coisas que me assustam:
- o Gollum (não, não é o do Senhor dos Anéis, só os amigos da Bar vão entender essa)
- a tabela de repasse dos convênios médico-odontológicos
- o PT

Três pessoas que me fazem rir:
- Jim Carrey (adoro!)
- Kibe Loco
- Morroida

Três coisas que eu amo fazer:
- sexo
- sexo
- sexo

Três coisas que eu odeio:
- mulher neurótica
- gente que usa frases ou caracteres ilegíveis nos MSNs da vida
- frio

Três coisas que eu não entendo:
- o critério de alguns professores meus na hora de avaliar um trabalho
- gente que começa a fumar
- cabeça de mulher

Três coisas em cima da minha mesa:
- uma garrafinha de iogurte
- meu Dell x50v na base
- a Mizzi em cima do monitor

Três coisas que eu estou fazendo agora:
- digitando no teclado do PC
- ouvindo música
- bebendo iogurte

Três coisas que eu quero fazer antes de morrer:
- ter pelo menos 3 filhos
- ter pelo menos 5 netos
- ter energia para brincar com todos eles

Três coisas que eu sei fazer:
- profiterólis
- desenhar
- escrever tanto com a mão direita quanto esquerda

Três maneiras de descrever minha personalidade:
- determinada
- explosiva
- agitada

Três coisas que eu não consigo fazer:
- andar com salto agulha
- anotar as aulas em caderno comum, de papel
- dormir mais que 6 horas por dia

Três bandas/cantores que eu acho que você deveria ouvir:
- Charlotte Church
- Freddie Mercury
- John Mayer

Três bandas/cantores que eu acho que você NUNCA deveria ouvir:
- qualquer dupla sertaneja que usa agudos insuportáveis
- qualquer cantor solo que já fez parte de dupla sertaneja
- o item acima vale também para pagodeiros

Três coisas que eu digo freqüentemente:
- Odontopalm, bom dia! (com variações: boa tarde, boa noite)
- beijocas
- Jesus, Maria e José

Três das minhas comidas favoritas:
- spaghetti ao funghi
- profiterólis
- nhoque frito ao molho Alfredo

Três coisas que eu gostaria de aprender:
- alemão (só arranho)
- passar camisa
- mexer no Adobe Premiére

Três coisas que eu bebo regularmente:
- água
- suco Mais de pêssego
- Nescau com leite desnatado

Três programas de TV que eu assistia quando era pequena:
- Balão mágico
- Os Trapalhões
- Caverna do Dragão (dentro do programa da -argh- Xuxa, que felizmente eu não via)

postado via desktop

escrito por Bia Kunze em Web às 10:32 PM | Comentários (17) | Citações

FlickrDown

Hoje aproveitei para atualizar meu Flickr e colocar uma idéia nova em prática. Achei a dica no blog do Daniel e, devido à popularidade do sistema de publicação de fotos Flickr e à utilidade da ferramenta, posto aqui também. Trata-se do FlickrDown.

É uma excelente ferramenta para baixar o álbum daquela festa, as fotos de um evento, enfim, ocasiões que geraram muitas imagens e que ninguém tem paciência de baixar uma a uma. Para mim será bom também para baixar as lindas fotos da Dri, Marcelo e Luma, entre outros, que vira e mexe viram papel de parede no meu PC!

postado via desktop

escrito por Bia Kunze em Web às 09:02 PM | Comentários (1) | Citações

julho 30, 2005

Traduções e versões

Vou descansar da mudança nesse fim-de-semana, reclusa, atracada com Harry Potter and The Half-Blood Prince. Não vou agüentar esperar o fim do ano para comprar a versão em português (minha coleção é em português) então lerei um dos inúmeros PDFs soltos na web. Tenho fugido dos spoilers o quanto posso, mas sei que uma hora alguém vai cortar o meu barato.

Já existe até uma versão traduzida para o português circulando por aí. Foi feita por fãs e liberada 10 dias após o lançamento do original em inglês. Recebi uma cópia. Pena que essa versão não está boa, tem trechos omitidos e traduções equivocadas, fora a diagramação confusa. Vou voltar ao original em inglês.

Engraçado como uma simples tradução equivocada corta toda a empolgação de quem acompanha a história. Claro que no caso desse PDF do 6º Harry Potter a idéia é outra - satisfazer a gana dos fãs que não sabem inglês e estão desesperados. Dá para dizer que seria uma livre interpretação da obra. Mesmo assim, não consegui prosseguir na leitura. E na telinha do Nokia, ai ai, uma sofreguidão...

Não é o caso da saga HP, mas há muitas publicações legítimas por aí que cometem deslizes grosseiros, algo inaceitável em obras oficiais, com editores e revisores à disposição. Acho ainda que deveria haver revisores também para as legendas de filmes. Na sala de cinema, a gente leva cada susto que por vezes perde o fio da meada. No último Batman traduziram Union como União, ao invés de Sindicato. É muito desleixo, isso não deveria acontecer, ainda mais em distribuidoras de ponta!

postado via desktop

escrito por Bia Kunze em Web às 10:55 PM | Comentários (8) | Citações

julho 18, 2005

O evento literário do ano

Harry Potter and the Half-blood Prince está batendo recordes no mundo todo. Recordes de encomendas, recordes de reservas, recordes de vendas. E há novos recordes a caminho: o de rapidez em disponibilidade nos em redes P2P e, não duvido nada, o de número de downloads nessas redes...

Mesmo quem não gosta da saga do bruxo Harry Potter (eu particularmente adoro), tem que se dar mão à palmatória - numa época onde entretenimento é sinônimo de TV e cinema, ver uma obra literária fazer tanto sucesso entre os jovens é uma vitória dos amantes da literatura. E HP é literatura de primeira, não trata os leitores como idiotas. Eu mesma, ao ler os livros de J. K. Rowling, sinto o mesmo prazer que sentia aos 9 anos quando ganhei de meus avós a coleção completa dos livros infantis de Monteiro Lobato, da Editora Brasiliense, que guardo até hoje. Ainda sei de cor muitos trechos de meus favoritos - Reinações de Narizinho, Memórias de Emília, A Chave do Tamanho e Os 12 Trabalhos de Hércules.

Bem... Como minha coleção de livros da saga HP é em português, terei que aguardar até a Editora Rocco lançar a versão traduzida, no fim do ano. Será que eu agüento? É, eu sou uma voraz devoradora de e-books, mas ainda curto (e muito) o cheiro, o tato e o prazer de folhear as versões em papel também!

postado via desktop

escrito por Bia Kunze em Web às 01:23 PM | Comentários (4) | Citações

junho 28, 2005

Odeio o MSN

Depois que o MSN 7 passou a usar emoticons a torto e a direito, era uma penúria conversar com os amigos... Os diálogos viraram uma mistura braba de letrinhas coloridas e piscantes com palavras fosforecentes. Uma dificuldade de entender. Há uma opção no programa de não usá-los, mas aí não se usa nenhum, nem as simpáticas carinhas-padrão...

É uma pena, embora ache o MSN 7 simpatiquinho, com opção de mostrar a música que toca no WMP, o avatar ao lado... voltei para o Trillian. Sou o tipo de pessoa que não troca o funcional pelo bonitinho. Hoje descobri um plug-in para ele que lê RSS. Miranda é buguento, Gaim nem abriu aqui. Feliz é o Marcelo, que tem o privilégio de usar o Adium.

Mas pensando bem... conforme eu postei antes, all you need is Skype! E nada como ser mobile, onde vou posso estar no MSN e ICQ a um toque de botão no celular. E no Skype, se estiver com meu PDA e fone a tiracolo.

Pesquise preços de: celulares desbloqueados acessórios para celular cabo de dados para celulares

postado via desktop

escrito por Bia Kunze em Web às 11:44 AM | Comentários (39)

junho 25, 2005

All you need is Skype


Clique na foto para ampliá-la

Quem precisa de MSN quando se tem o Skype? Conversas de voz de excelente qualidade, mensagens instantâneas, conferências, mensagens offline, SkypeIn para ligar para um telefone normal em qualquer lugar no mundo por menos da metade que na telefonia convencional. Agora estou instalando, testando e adorando excelentes plug-ins para ele. Para quem se queixava da falta de vídeoconferência, duas ótimas opções: o Vskype e o Video4Skype. Outra ótima aplicação é a secretária eletrônica. Isso sem mencionar a verão móvel para Pocket PC (como na foto acima). É só catar uma conexão wi-fi (gprs não é veloz o suficiente para suportar voz, mas mensagens rola), conectar o fone bluetooth e sair falando sem fio por aí. Todos esses aplicativos são excelentes e, claro, gratuitos.

Acreditem, meu telefone fixo está há 2 semanas com problema e não tenho sentido falta dele... Por falta de tempo (provas e trabalhos da faculdade) eu não conseguia completar uma ligação com os atendentes da Brasil Telecom. Só agora pensarei nisso: entrei em férias ontem, após as apresentações do vídeos que nos consumiu um bimestre inteiro.

postado via celular

escrito por Bia Kunze em Web às 02:29 PM | Comentários (5) | Citações

junho 15, 2005

IE ganha abas

Novidade na área. Instalando a nova barra de ferramentas do MSN, o IE ganha um upgrade de funcionalidades. A mais evidente é o sistema de navegação por abas, mas só rola se você tiver o IE 5 em diante e Windows XP.

Fiz um teste hoje na minha máquina e foi um desastre total. Praticamente não uso mais IE, mas sou uma curiosa por natureza. Notei que o sistema ficou mais lerdo. Explica-se: cada aba a mais aberta equivale a um novo IE aberto. Assim, conclui-se que a funcionalidade nada mais é que um truque gráfico para o usuário achar que está com o IE aberto uma vez só. Uma bela embromação! E outra: se tentar abrir mais que 3 abas, tudo fica muito lerdo. A quinta, quando abre, congela tudo. Inaceitável para quem, como eu, chega a abrir 15 quando está lendo RSS ou fazendo uma pesquisa. Eca!

Li por aí que o MSN Toolbar incorpora outras novidades e funções ao IE além das abas. Bem, prefero morrer sem saber. Já tirei esse lixo da minha máquina. Não recomendo a instalação, aliás, fujam desse toolbar como se vocês fossem o diabo fugindo da cruz. Fui bombardeada por um monte de bicharadaware durante os testes.

Sorry, Bill, você terá que suar mais a camisa para deter a Raposa.

postado via desktop

escrito por Bia Kunze em Web às 11:55 PM | Comentários (16) | Citações

junho 08, 2005

Restituição IR

Eu não entendo porque distorcer os números e inserir riscos no meio desses códigos de tira-teima, como essa acima, do (argh!) anti-spam do UOL. Será que sou só eu a debilóide que nunca acerta de primeira?

Agora até a consulta da restituição do IR tem tira-teima. Só consegui ver o do meu pai, por enquanto. A página está sobrecarregada, muita gente acessando. Haja F5!

postado via desktop

escrito por Bia Kunze em Web às 01:48 PM | Comentários (14) | Citações

maio 08, 2005

Tags de música no MSN 7

Cardoso comentou isso comigo no MSN:

- Pena que o Windows Media Player só mostra música no MSN... ia ser muito engraçado ver gente esquecendo ligado e aparecendo do lado do avatar "Debutantes Eroticas IV.avi"

postado via desktop

escrito por Bia Kunze em Web às 05:17 PM | Comentários (3) | Citações

maio 04, 2005

confusão.com.br

Recebi isso num boletim do Registro.br:

"Domínios em Português - A partir de 9/5/2005, o serviço de registro passará a aceitar registro de nomes de domínios com os caracteres permitidos na língua portuguesa (vogais acentuadas e o cedilha exclusivamente). (...) Para fins de registro, estabelece-se uma equivalência (EQUI) na comparação de nomes de domínio como já era feito no caso do hífen. O mapeamento será realizado convertendo-se os caracteres acentuados e o cedilha, respectivamente, para suas versões não acentuadas e o "c". Somente será permitido o registro de um novo domínio quando não houver equivalência a um domínio pré-existente, ou quando o solicitante for a mesma entidade detentora do domínio equivalente. Assim evita-se induzir os usuários a erro e não se cria uma corrida ao registro de nomes."

Sei não... mas acho que isso vai dar uma confusão...

postado via pocket pc

escrito por Bia Kunze em Web às 10:16 PM | Comentários (10) | Citações

abril 27, 2005

Atualizando sites

Na volta do feriado tive dois dias bem corridos, entre faculdade, trabalhos e pacientes para atender, além de imposto de renda e mil outros pepinos. Segunda-feira foi um dia tão corrido que, terminando de atender um paciente no fim da tarde, tive que me trocar no carro se quisesse chegar em tempo na faculdade. Cruzar a cidade do Xaxim até o Barigüi leva entre 40 minutos e uma hora, dependendo do trânsito. Me abaixei e me escondi para trocar de blusa. As demais peças, só a escuridão e o insulfilm já ajudaram. Me senti o próprio Mr. Bean.

Fiquei meio resfriadinha de ontem para hoje, graças à mudança de tempo. Não vindo crise de asma, tudo bem, encaro sem reclamar. Ainda mais que coincidiu dessa quarta-feira eu ter que trabalhar em casa, na frente do PC. Isso se a Mizzi deixar.

Estou atualizando o site da Odontopalm, colocando o endereço novo, agora com data certa para reinaguração, no final de junho. Atenderei em consultório e em domicílio, assim que eu consiga ir para o Rio buscar meu equipamento móvel. Também estou aproveitando para categorizar esse blog, já que é que muita gente me escrevendo pedindo para criar seções com minhas dicas. Está difícil responder a todos. Mesmo assim, garanto que tardo mas não falho.

postado via desktop

escrito por Bia Kunze em Web às 04:03 PM | Comentários (6) | Citações

abril 19, 2005

Flickr Pro

Que maravilha! Por ter aderido ao Flickr Pro (serviço pago) enquanto ainda estava na fase beta, ganhei mais um ano de assinatura extendida e ainda 2 convites para chamar dois flickrzeiros para virarem Pro. Não tive dúvidas, na hora lembrei de duas amigas queridas que estão de aniversário semana que vem.

Quanto à primeira aniversariante, o Xfer a Laura e o Dip chegaram primeiro e já a presentearam... quanto à segunda, consegui com sucesso! Espero que ela aproveite bastante e poste muitas e muitas fotos.

Bem, com o convite que sobrou, registrei o Mundo Sem Fio no Flickr e a partir de agora as fotos de gadgets irão para lá. Vou convidar o pessoal da comunidade para usar a conta em grupo. Mas devagar, pois estou atarefadíssima e navegando pouco essa semana.

postado via desktop

escrito por Bia Kunze em Web às 05:18 PM | Comentários (5) | Citações

abril 18, 2005

MSN messenger em *qualquer* celular

Nada como um serviço absolutamente democrático! Não precisa ter nenhum celular sofisticado, nem mesmo com java. Basta um browser wap simples. Digite o endereço http://wap.e-messenger.net e faça o login no serviço.

postado via pocket pc

escrito por Bia Kunze em Web às 08:11 AM | Comentários (12) | Citações

março 02, 2005

Instant messengers (IMs)



Clique na imagem para ampliá-la

As mensagens instantâneas estão cada vez mais presentes em nossas vidas, seja no aspecto pessoal ou profissional, e não há novidade nenhuma nisso. E eles vão muito além do desktop: estão presentes também em PDAs e até celulares! O Agile Messenger, programa agregador de Yahoo, MSN e ICQ, está instalado no meu Pocket PC e no meu Nokia 7610. Existem versões também para Palm OS e diversos tipos de celulares.

postado via desktop (continua...)

IMs móveis

Nos celulares com symbian, você só desconecta se quiser. O programa continua ativo mesmo quando o celular fica em standby. E como a cobrança é por tráfego de dados e não por minutos, IMs em celulares são muito econômicos. No meu caso, como dentista móvel, estudante de rádio e tv e coordenadora de site / lista de discussão, isso será bastante útil para mim como uma central de recados. Pretendo usar bastante.

Produtividade no trabalho

IMs são os maiores inimigos do rendimento no trabalho. Muitas vezes fico online só para pegar recados, ou aguardando algum arquivo importante. Sim, eu sou resistente a chats online, não tenho paciência para ficar mais que 10 minutos dedilhando com alguém. Como sou daquelas que faz milhares de coisas ao mesmo tempo, não raro deixo o pobre interlocutor sozinho enquanto atendo alguém que me chamou, ou vou ao telefone, ou saio para dar uma conferida no mundo real. Se eu estiver como away, busy, só recados etc, não adianta que eu não responderei de imediato. Mas responderei na minha primeira pausa no trabalho. Sejam pacientes. Menina superplugada e acelerada é assim mesmo, fazer o que.

MSN amarelinho

Meus dois MSNs (fixo e móvel) aparecem com ícones amarelos (ao invés de vermelhos) se eu estiver offline. Tem gente que ainda se engana e acha que estou online. Na verdade, o MSN amarelo, com a mensagem "celular" escrita ao lado, significa que o recado que você escrever para mim irá direto para meu e-mail móvel.

Para criar seu MSN móvel, no MSN Messenger vá no menu Ferramentas -> Opções -> Telefone. Clique em config. de dispositivos móveis. Seu browser abrirá a página do MSN Mobile; faça o login e configure o país. Note que o serviço não está disponível para operadoras de celular brasileiras. Então, selecione EUA mesmo como país, e no campo que pede a operadora, coloque "other". Pronto. Ele pedirá um e-mail, esse será o endereço para onde suas mensagens serão encaminhadas quando você estiver offline (amarelo).

Há um porém: o e-mail chega com "MSN Alert" como remetente. E no corpo da mensagem, apenas o nick e o recado. Moral da história: se a pessoa colocar apenas desenhos, ícones, frases ou caracteres ilegíveis no campo do nick, o destinatário jamais saberá quem é o remetente, uma vez que o e-mail passport não aparece. Portanto, mesmo que você queira escrever gracinhas no campo do nick (eu também gosto), é útil colocar sempre seu nome junto. No PDA e no celular o passport não aparece de cara, é preciso abrir vários menus para descobrir a quem pertence um determinado nick.

Infelizmente, mensagens como essa que eu recebi ontem, não podem ser respondidas simplesmente porque não sei quem enviou:

-----Mensagem original-----
De: MSN [mailto:alert@mobile.msn.com]
Enviada em: terça-feira, 1 de março de 2005 21:46
Para: movel@odontopalm.com.br
Assunto:

(#)~~ Felicidade Virtual ~~(CO)Sonhar não paga imposto!!! (h): Bia, seu telefone mudou? Tentei te ligar ontem para falar do curso. Tá ocupada?

Pesquise preços de: notebooks computadores celulares compatíveis com MSN

postado via desktop

escrito por Bia Kunze em Web às 01:04 PM | Comentários (120)

junho 29, 2004

Quem tem Orkut tem medo...

A frase acima é da Rosana, que como eu, não acha tempo para se empenhar nesse Orkut. Só entro de vez em quando, e quando entro tá lento e congestionado. Ninguém merece! Tudo bem, estava precisando de mais motivos para pular fora desse sorvedouro de tempo. Embora estivesse decidida a me catapultar de vez, recebi um e-mail hoje da minha amiga Paty Yaedu, colega da faculdade de odonto, que pelo jeito finalmente perdeu o medo da internet - até conversamos no messenger, logo em seguida! Ela está criando uma comunidade da nossa turma de faculdade. Nos formamos em 97 mas perdemos muitos contatos, e ela disse que o Orkut vai ajudar a reunir a turma. Oh my God, então ok, né? Fiquei e ainda dei um upgrade no meu álbum.

Outra que está perdendo medo da internet é a Amanda, já navega e até comenta aqui direto, hehe. O problema é que ela me sacaneou! Ajudei a malandra, dando aulinhas, inclusive ensinei-a se cadastrar no Orkut e agora há pouco subimos foto, e em troca ela me sacaneia no testemunho pessoal. Tratante!
Ah, ainda falando em amigos, graças ao Cássio domingo descobri o Rockgol na MTV, já tinha ouvido falar mas nunca tinha assistido. Fazia tempo que não ria tanto! Valeu!

Pesquise preços de: câmeras digitais acessórios para câmeras webcams

.: postado via palm + celular pelo vagablog

escrito por Bia Kunze em Web às 02:49 AM | Comentários (28)